You are on page 1of 7

Anlise estrutural em

Autores Edina Cristina de Sousa Ignacio Josiane Maria de Sousa

1. Introduo O intuito desse artigo apresentar uma anlise estrutural do conto "O poo e o pndulo", uma das obras do escritor Edgar Allan Poe, considerado um dos mais importantes autores do romantismo americano, o qual tambm exerceu grande influncia na literatura francesa. Os contos de Poe apresentam caractersticas marcadas pelo suspense, fico e excentricidade, elementos que servem de suporte para personagens loucos, viciados e muitas vezes atormentados por inquietaes do prprio ser.

O conto retrata o julgamento e a condenao de um inquisitado, que aps receber a sentena proferida pelos inquisidores, atirado inconsciente num calabouo, local onde ir sofrer inmeras torturas fsicas e psicolgicas. Em uma de suas tentativas em reconhecer o lugar onde foi aprisionado, ele se depara com um poo, que desperta-lhe, os mais horrveis pressentimentos, quanto ao seu futuro como prisioneiro. Depois de tomar conhecimento sobre sua real situao, os inquisidores tentam dar cabo de sua vida a qualquer custo, em uma das vezes, amarram-no sobre uma grade presa ao cho, para que este possa assistir lentamente a descida de um pndulo uma lmina presa a um suporte e sofrer a cada metro de aproximao do objeto cortante. Aps tentar dar fim a sua prpria vida, em momentos de torturas e desespero, o inquisitado salvo pelo exrcito francs.

Pretende-se ento aplicar na mesma, a anlise estrutural proposta por Roland Barthes. O modelo proposto pelo autor, possibilita trabalhar com o texto, da mesma forma em que se trabalha com unidades menores frases numa perspectiva semelhante ao tratamento utilizado pelas gramticas.

2. Objetivos O objetivo deste trabalho realizar uma anlise estrutural do conto "O poo e o pndulo" de Edgar Allan Poe, seguindo a proposta de anlise estruturalista ditada por Roland Barthes. Colocando em prtica a teoria estudada na disciplina de Teoria Literria II, no 3 semestre do curso de letras Portugus, a qual buscou entre outras formas de estabelecer conhecimentos, possibilidades de interpretaes e apurar a viso crtica e analtica do aluno.

3. Desenvolvimento

1/7

O modelo de perspectiva funcional de Roland Barthes objetiva encontrar na narrativa o que o autor denomina de funes Distributivas e Integrativas. As funes distributivas so aquelas que agem na estrutura da narrativa, ou seja, agem em apenas um s nvel, e so constitudas por funes menores chamadas de cardinais (aes que determinam o desenrolar do enredo) e catlises ( todo momento de pausas ).

J as Integrativas trabalham no texto como um todo, unindo as outras funes. As integrativas so formadas pelos indcios (elementos sutis) e os informantes (considerados como elemento simples, para autenticar a realidade, ex: tempo, espao ).

Enfim, nessa anlise estrutural, empregam-se tambm as distines propostas por Tzvetan Todorov, que so as seqncias (o conjunto de pequenas unidades, que formam uma maior).

Aps a diviso do texto, resta agora descrever como esse processo, ou melhor, essa distribuio se dar ao longo da narrativa.

Sabe-se que uma narrativa pode nos levar as vrias interpretaes, e diante desse fato, tendo conhecimento da interpretao que busca-se dar a ela, sero iniciadas ento a descrio dos fatos, e seus elementos estruturais ao longo da sintagmtica textual.

O conto analisado foi dividido em cinco seqncias, nas quais foram demarcadas um nmero semelhante de catlises e funes cardinais em cada uma delas.

Atente-se ao fato de que S1, S3 e S5 se tratam de seqncias lentas, nas quais as pausas so longas e suas aes curtas, outro fato observado, que essas trs seqncias possuem um nmero inferior de catlises e cardinais em relao S2 e S4.

Tem-se ento na 1 S o julgamento do inquisitado, na 3S o inquisitado tem o conhecimento da existncia do seu pior pesadelo ( o poo ), e na 5S a rendio ao que para ele era o maior de todos os horrores.

A presena do maior nmero de catlises e cardinais vai se dar na 2S onde ocorre a tentativa do inquisitado em se localizar no ambiente e na 4S a descoberta do pndulo, seguida de uma desesperada tentativa de acabar com a prpria vida, para se livrar do poo. Ambas as seqncias possuem um fluxo maior de aes e pausas, dando certa importncia para a interpretao aqui desejada.

J no nvel integrativo, destacam-se principalmente os indcios (no texto encontrados) que apontam situaes, comportamento, enfim, os vrios graus de expressividade que vo garantir uma interpretao mais clara. Observe-se que como foi visto, os indcios so pequenas unidades que compe a narrativa atravs da funo integrativa.

Para demonstrar que o inquisitado j se encontrava prisioneiro e padecia de uma longa agonia, utiliza-se da primeira seqncia o fragmento:

2/7

"Estava exausto, mortalmente exausto com aquela longa agonia ( ...)

[I1]

Outros indcios aprecem para denotar que o prisioneiro j tem premonies de que algo terrvel vai lhe acontecer, so eles:

"Mas, de repente, uma nusea mortal invadiu-me a alma (...)"

[I4]

"As grandes velas reduziram-se a nada; suas chamas se apagaram por completo e sobreveio o negror das trevas; todas as sensaes pareceram desaparecer como numa queda louca da alma at o Hades (...)"

[I5]

O pavor percorre todo seu corpo ao comparar o lugar onde se encontrara com um poo, lugar o qual tanto temia.

"No que me aterrorizasse contemplar coisas terrveis, mas tinha medo de que no houvesse nada para ver (...)"

[I8]

"(...) o poo, imagem do inferno, considerado como a ltima Tule de todos os seus castigos (...)"

[I24].

O inquisitado temia o castigo, e sua certeza se dava na medida em que ele tomava conhecimento da existncia do poo, e de que esse seria sem sombra de dvidas, a punio que seus inimigos haviam-lhe reservado.

"Devido aos longos sofrimentos, meus nervos estavam flor da pele, a ponto de tremer ao som de minha prpria voz, de modo que era, sob todos os aspectos, uma vtima adequada para a espcie de tortura que me aguardava (...)"

[I18].

3/7

"(...) o poo cujos horrores haviam sido destinados a um herege to temerrio quanto eu(...)"

[I23]

Em seguida tem-se a tentativa desesperada de dar cabo da prpria vida, para escapar daquilo que acreditava ser o pior dos castigos.

"Tremendo dos ps cabea, voltei, s apalpadelas, at a parede, resolvido antes a ali perecer do que a arrostar os terrores dos poos (...)"

[I19]

Aps momentos de desespero e loucura, o julgado tambm oscila com atitudes nas quais seus instintos humanos de sobrevivncia so aflorados.

" Mesmo entre todas as angstias por que estava passando, a natureza humana ansiava por alimento (...)"

[I26]

"Ao levar um bocado boca, passou-me pelo esprito um vago pensamento de alegria... de esperana (...)"

[I27].

Em relao aos informantes, sabe-se que so aqueles que remetem ao espao, tempo ou estado, porm de maneira muito sutil.

Para se referir ao estado fsico do inquisitado apresentam-se os seguintes informantes:

"Seguiu-se outro intervalo de completa insensibilidade. Um intervalo muito curto, pois, ao voltar de novo vida (...)"

[IF28]

4/7

" (...) uma parte flutuou vagamente em meu esprito quando levei o alimento aos meus lbios febris (...)"

[IF32]

Quando faz aluso ao tamanho, formato ou aparncia da priso tem-se ainda:

"Alm disso, meu calabouo, bem como as celas de todos os condenados, em Toledo, tinha piso de pedra e a luz no era inteiramente excluda (...)"

[IF6].

"Portanto, havia ao todo cem passos e, supondo que dois deles fosse uma jarda, calculei em cerca de cinqenta jardas a circunferncia de meu calabouo (...)"

[IF11].

A aparncia do pndulo mostrada pelos informantes:

"Observei ento - tomado de um horror que bem se pode imaginar -, que a sua extremidade inferior era formada de uma lua crescente feita de ao brilhante (...)"

[IF24]

"O primeiro golpe da lmina em forma de meia lua (...)"

[IF31]

E finalmente apresenta-se a localizao e tamanho do temvel poo atravs dos informantes:

"Ao centro, abria-se o poo circular de cujas fauces eu escapara (...)"

5/7

[IF21]

"Tinham sado do poo, que ficava a direita bem diante de meus olhos (...)"

[IF22].

"O resplendor da abbada iluminava as suas cavidades mais profundas (...)"

[IF36].

4. Resultados As diversas interpretaes possveis de uma narrativa devem levar s respostas de determinadas perguntas que, no momento da leitura devero ser formuladas. A diviso estrutural em seqncias, funes cardinais, catlises, indcios e informantes essencial para que se possa chegar a tal interpretao, e o que se espera concluir, ao final desta anlise. Depois de ler o texto vrias vezes, procurou-se, portanto por algo, ou por uma pergunta que sobressaia em diversos momentos da leitura. Questionava-se ento o fato de que, mesmo diante de tantos castigos, porque ser que o inquisitado temia tanto o poo? Se a inquisio no poupava torturas aos seus prisioneiros, no importando idade ou sexo, porque ele temia somente o poo? Ao dividir o texto em seqncias, demonstrando-se em etapas, o julgamento, a busca frentica do personagem em se localizar, o conhecimento da existncia do seu pior pesadelo, a descoberta do pndulo e a tentativa de morrer para se livrar do poo, e enfim a rendio ao seu maior e mais forte inimigo. O inquisitado sabia que seus inquisidores no lhe poupariam sofrimento, e isso explicitado nos indcios [ I23, I31 ]: (...)o poo cujos horrores haviam sido destinados a um herege to temerrio quanto eu(...) [I23] No poderia haver dvida quanto inteno de meus verdugos, os mais implacveis, os mais demonacos de todos os homens! [I31]. Ele sabia sim, o motivo pelo qual estava sendo julgado, tanto que tinha certeza de que seu destino era ficar a merc dos horrores do poo. A inquisio no perdoava aqueles que atentassem contra a f suposta f, por eles denominada e estavam inclusos nesse crime os novos catlicos, protestantes, muulmanos e judeus dentre outros. O prisioneiro em questo era um judeu, e isso podemos notar j na primeira seqncia, com os [ I3 e I21 ]: (...)e o meu olhar caiu ento sobre as sete grandes velas que estavam em cima da mesa. A princpio, tiveram para mim o aspecto de uma claridade, e pareceram-me anjos brancos e esguios que deveriam salvar-me (...) [I3] Toda a superfcie daquela construo metlica era revestida grosseiramente de vrios emblemas horrorosos e repulsivos nascidos das supersties sepulcrais dos monges [I21].

6/7

Ou seja, no momento de delrio, causado por tanto sofrimento, o inquisitado acreditou ser um MENORAH as sete chamas que viu em cima da mesa (vide indcio 3, ou I3), pois para o povo judeu o menorah representa luz e salvao, j o outro sinal de que ele no seria um catlico, era em [ vide I21] onde ele no reconhecia, ou no aceitava os emblemas originados pelos monges.

5. Consideraes Finais Diante do fato de ser um judeu, o inquisitado sabia que perante a inquisio, um pecador como ele, deveria padecer sob os mais terrveis castigos por eles aplicados. O poo ento era uma certeza, e ao mesmo tempo o pior castigo: A morte, disse de mim para comigo. Qualquer morte, menos a do poo! [I34] No por sua forma ou profundidade, pois, quem nele padecia no voltava para relatar seu sofrimento. Ento o grande pavor em relao ao poo no poderia vir da, mas sim, de uma idia ou aluso que fazem do poo ao inferno, de suas profundezas, do desconhecido e sombrio mundo das trevas, do lugar onde as almas permanecem em eterno sofrimento.

Referncias Bibliogrficas REIS, Carlos. Tcnicas de Anlise Textual, Coimbra, ed. Almedina, 1973.

POE, Edgar Allan - Fico Completa, Poesias & Ensaios, Rio de Janeiro, ed. Nova Aguilar S.A., 1997

7/7

You might also like