You are on page 1of 8

Tamanho da fonte:

A Guerra do Suez (1956)


Sexta-feira, 29 outubro, 2010

Operao conjunta da Gr-Bretanha, Frana e Israel contra o Egito

IDF tanques no Sinai Em 29 de outubro de 1956 a Gr-Bretanha, Frana e Israel lanaram uma operao militar contra o Egito. Em uma operao rpida e abrangente de 100 horas, sob a liderana do ento Chefe do Estado Maior Geral, Moshe Dayan, toda a Pennsula do Sinai caiu nas mos de Israel, a um custo de 231 soldados mortos. Esta operao foi realizada em resposta ao fechamento do Canal de Suez pelos egpcios e os ataques terroristas de Israel que violou o acordo de armistcio entre os dois pases.
:: udio IsraCast::

No outono de 1948, seis meses aps o estado de Israel foi criado, o Conselho de Segurana da ONU apelou a Israel e os Estados rabes para negociar acordos de armistcio. No vero de 1949, acordos de armistcio tinham sido negociado entre Israel e Egito, Jordnia, Lbano e Sria.

Gamal Abdul Nasser O Egito manteve seu estado de beligerncia com Israel aps o acordo de armistcio foi assinado. Em 1955, o presidente egpcio Gamal Abdel Nasser comeou a importar armas do bloco sovitico para construir seu arsenal para a confrontao com Israel. No curto prazo, no entanto, ele empregou uma nova ttica para prosseguir a guerra do Egito com Israel. Ele anunciou que

em 31 de agosto de 1955: "O Egito decidiu despachar seus heris, os discpulos do fara e os filhos do Isl e eles vo limpar a Terra de Israel .... No haver paz na fronteira de Israel porque ns exigimos vingana, ea vingana a morte de Israel". Esses "heris" eram terroristas rabes ou fedayoun, treinados e equipados pela inteligncia egpcio para praticar aes hostis na fronteira e se infiltrar em Israel para cometer atos de sabotagem e assassinato, principalmente de mulheres e crianas.

Abba Eban Embaixador de Israel na ONU, Abba Eban, explicou as provocaes para o Conselho de Segurana em 30 de outubro: "No h agresso, no h beligerncia no Oriente Mdio, mas h oito anos foram suas vtimas, no os seus autores. Isso o que eu quero dizer quando digo que a opinio pblica mundial como aqui representado deve decidir em quem confiar. Shall ser o pequeno povo livre estabelecimento de sua terra natal em paz e progresso construtivo ou deve ser a ditadura que tem intimidado e gabou e chantageou o seu caminho atravs da vida internacional dos nossos tempos, que ameaam a paz em muitos continentes, admitindo abertamente beligerncia, colocando seu punho no veia jugular de comunicaes do mundo, trazendo o Oriente Mdio eo mundo cada vez mais perto do limiar do conflito, intimidando todos aqueles que esto em seu caminho ... "( Leia o discurso completo aqui )

O Canal de Suez (da NASA) Em 26 de julho de 1956, no Egipto, sob a liderana do presidente Gamal Abdel Nasser, bloqueou o Golfo de Aqaba, fechou o canal de Suez navegao israelense, e anunciou a nacionalizao do canal. O Canal de Suez foi aberto em 1869, tendo sido financiada pela Frana e pelos governos egpcio. Mais tarde, a parte do governo egpcio foi comprada pelos britnicos. O canal foi de importncia estratgica, sendo a ligao entre a Gr-Bretanha e seu imprio da ndia, e da rea como um todo foi estratgica para o Norte de frica e do Oriente Mdio. Nos meses que se seguiram a nacionalizao do Egito do canal, um encontro secreto entre a Frana, Gr-Bretanha e Israel teve lugar no Severes, nos arredores de Paris. A delegao israelense foi liderada pelo primeiro-ministro Ben-Gurion, Moshe Dayan e Shimon Peres. Detalhes s surgiu anos mais tarde, como registros do encontro foram suprimidas e destrudas. Todas as partes concordaram que Israel deve invadir e que a Gr-Bretanha e Frana, subsequentemente, se intervir, instruir os exrcitos de Israel e do Egito para retirar suas foras de ambos os lados do canal, e em seguida, coloque uma fora de interveno anglo-francesa na Zona do Canal em torno de Port Said. Era para ser chamado de "Operao Mosqueteiro". A Invaso

Quando foi tomada a deciso de ir guerra em 1956, mais de 100.000 soldados foram mobilizados em menos de 72 horas ea fora area foi totalmente operacional dentro de 43 horas. Pra-quedistas nas foras israelenses do Sinai e avanou rapidamente sem oposio em direo ao Canal de Suez antes de parar em conformidade com as exigncias da Inglaterra e Frana. Como esperado, os egpcios ignoraram o ultimato anglofrancs a se retirar para a margem ocidental do Canal. Em 30 de outubro, os Estados Unidos patrocinou uma resoluo do Conselho de Segurana pedindo uma retirada imediata de Israel, mas a Inglaterra ea Frana vetou. No dia seguinte, os dois aliados lanaram operaes areas, bombardeando bases areas egpcias perto de Suez. Dado o pretexto para continuar a lutar, as foras israelenses derrotaram os egpcios. Corpo de blindados do Exrcito Israelense varreu o deserto, a captura de praticamente todo o Sinai por 05 de novembro. Nesse dia, tropas pra-quedistas britnicos e franceses desembarcaram perto de Port Said e navios anfbios caiu comandos em terra. As tropas britnicas capturaram Porto Said e avanou para dentro de 25 quilmetros de Suez City antes de o governo britnico abruptamente concordou com um cessar-fogo.

Um mapa da guerra de Suez (Da Wikipedia)

Embora os seus aliados no conseguiram atingir seus objetivos, os israelenses estavam satisfeitos por ter atingido a deles em uma operao que demorou apenas 100 horas. At o final dos combates, Israel realizou na Faixa de Gaza e tinha avanado tanto quanto Sharm al-Sheikh ao longo do Mar Vermelho. Um total de 231 soldados israelenses morreram nos combates. Resumo dos acontecimentos que levaram Guerra de Suez Os egpcios completar uma grande compra de armas e armas do bloco sovitico O primeiro-ministro Ben-Gurion aprova cooperao militar entre Israel e Frana. Egito declara a nacionalizao do Canal de Suez. Nikita Kruschev, secretrio do Partido Comunista da Unio Sovitica envia especialistas russos para ajudar os egpcios. Como resultado da nacionalizao Frana e GrBretanha comeam a sua preparao militar, colocando suas foras em Chipre e Malta. 6 soldados mortos no IDF Bet Gubrin. Os assassinos vieram da Jordnia.

Final de 1955

22 de junho de 1956

26 de julho

09 de agosto

11 de setembro

25 de setembro

Arquelogos israelenses assassinado em Jerusalm. Os assassinos vieram da Jordnia. Iraque move uma diviso do exrcito para a fronteira da Jordnia. Uma delegao israelense liderada por Golda Meir FM realiza uma reunio secreta na Frana. Dois trabalhadores israelenses mortos em um campo perto de Tel-Mond.The assassinos vieram da Jordnia. Delegao israelense liderada por PM BenGurion decola para a Frana para assinar o acordo com a Frana ea Gr-Bretanha. O acordo assinado para abrir a guerra no Sinai O IDF invade Sinai

27 de setembro

28 de setembro

10 de outubro

22 de outubro

24 de outubro 29 de outubro

"Agresso" de Israel, o Nebelspalter, Sua, 1956

O plano poltico de Israel, Frana e Gr-Bretanha 1.O plano com todos os seus detalhes sero mantidos em segredo para que a operao no vai parecer que foi planejado 2.Israel comear a guerra em 29 de outubro contra o Egito e ir para o Canal de Suez 3.Em 30 de outubro a Frana ea Gr-Bretanha ir colocar um ultimato para o Egito e Israel a se retirar a 10 quilmetros do Canal de Suez. Israel vai concordar e as foras francesas e britnicas vo assumir o controle do Canal. 4.if os egpcios no concordar com estas condies, as foras britnicas e francesas comear uma operao militar contra o Egito (Operao Mosqueteiro) 5.Israel no vai atacar a Jordnia, mas se os jordanianos atacaro Israel, Gr-Bretanha no ir mant-lo de acordo com a Jordnia e no defendla.

Guerra de Suez - Kings College, de Londres

Back To The Top


IsraCast 2011 | Desenhado pelo Studio Deckel | SEO Jerusalm Hotel do Mar Morto | Tel Aviv Hotel | Hotel Jerusalm Sintetizador es microondas | Mudar Microondas | Kosher Gelatina Encanadore s| Eletricistas | Motores | Bares Janela de Segurana | Remodelers

You might also like