You are on page 1of 23

110

A PRODUO CIENTFICA EM PEDAGOGIA DO ESPORTE: ANLISE DE ALGUNS PERIDICOS NACIONAIS

Luiz Gustavo Bonatto Rufino, Universidade Estadual Paulista - UNESP, Rio Claro, So Paulo - Brasil Suraya Cristina Darido, Universidade Estadual Paulista - UNESP, Rio Claro, So Paulo Brasil

RESUMO
Este estudo analisou a produo cientfica em pedagogia do esporte em alguns peridicos cientficos nacionais, tendo como recorte a ltima dcada, atravs da pesquisa na base de dados online em cada uma das revistas analisadas. Dos 2378 artigos encontrados, apenas 52 (2,19%) vertiam sobre esta temtica. Os artigos foram classificados em algumas categorias, possibilitando averiguar o estado da arte das pesquisas em pedagogia do esporte. Conclui-se que a produo cientfica em pedagogia do esporte ainda muito escassa e, portanto, mais estudos so necessrios, sobretudo nas categorias menos enfatizadas, como esporte escolar, esportes individuais, grupos especiais e esportes de alto rendimento. Palavras-Chave: Pedagogia do Esporte; Ensino de esportes; Produo acadmica; Revistas cientficas.

THE SCIENTIFIC PRODUCTION IN SPORT PEDAGOGY: A REVIEW OF SOME NATIONAL JOURNALS ABSTRACT
This study analyzed the scientific production in sports pedagogy in some national scientific journals based on the production in the last decade, through a research in online databases in each journal. Of 2378 papers founded, only 52 (2.19%) were focus on this topic. The papers were classified in some categories, making it possible to ascertain the state of art in researches in sport pedagogy. It is concluded that the scientific production in sport pedagogy is still very scarce and therefore more studies are necessary, especially in the categories less emphasized, as school sports, individual sports, special groups and high performance sports. Key-Words: Sport pedagogy; Teaching sports; Academic production; Scientific journals.

Conexes: revista da Faculdade de Educao Fsica da UNICAMP, Campinas, v. 9, n. 2, p. 110-132, maio/ago. 2011. ISSN: 1983-9030.

111

LA PRODUCCIN CIENTFICA EN PEDAGOGA DEL DEPORTE: ANLISIS DE ALGUNS PERIDICOS NACIONALES RESUMEN
Este estudio evalu la literatura cientfica en la pedagoga del deporte en algunas revistas cientficas nacionales, centrndose en la ltima dcada a travs de la investigacin en la base de datos en lnea en cada una de las revistas analizadas. De 2378 artculos encontrados, slo 52 (2,19%) fueron derramando sobre este tema. Los artculos fueron clasificados en algunas categoras, por lo que es posible determinar el "estado de la arte de la investigacin en pedagoga del deporte. Se concluye que la literatura cientfica en pedagoga del deporte es todava muy escasa y por lo tanto se necesitan ms estudios, especialmente en las categoras poco discutidas, como deportes de la escuela, los deportes individuales, grupos especiales y deportes de alto nivel. Palabras-Clave: Pedagoga del Deporte; Enseanza del deporte; Produccin acadmica; Revistas cientficas.

Conexes: revista da Faculdade de Educao Fsica da UNICAMP, Campinas, v. 9, n. 2, p. 110-132, maio/ago. 2011. ISSN: 1983-9030.

112

INTRODUO
Se outrora os estudos sobre esporte vertiam principalmente nas reas das cincias biolgicas como a fisiologia e a medicina esportiva, atualmente h a necessidade de se estudar este fenmeno plural e abrangente nos mais diversos campos, inclusive, o pedaggico. Paes1 cita alguma das reas que utilizam o esporte como seu objeto de estudo, como a pedagogia, a engenharia, a medicina, a fisiologia, a psicologia, a tecnologia e a sociologia. Com relao ao campo pedaggico, o autor o considera como um dos ramos da cincia que estudam o fenmeno esporte.1 (p. 171).

Essa transformao da concepo sobre o estudo do fenmeno esportivo possui origens histricas bem delineadas. Bracht2 afirma que, at a dcada de 1970, havia um predomnio das subreas da medicina esportiva, da fisiologia e da cineantropometria, ou seja, a Educao Fsica brasileira sofria forte influncia das cincias naturais. Porm, a partir de 1980, verificou-se um crescimento do nmero de pesquisas das reas pedaggica e sociocultural, influenciadas pelas cincias sociais e humanas.2 (p. 112).

A pesquisa na rea da Educao Fsica comeou a mudar a partir do final da dcada de 1970 devido a algumas iniciativas como: criao e implantao de cursos de ps-

Conexes: revista da Faculdade de Educao Fsica da UNICAMP, Campinas, v. 9, n. 2, p. 110-132, maio/ago. 2011. ISSN: 1983-9030.

113

graduao, incentivo capacidade docente, financiamento e fomento de pesquisa cientfica, dentre outros.2

Estas influncias e concepes modificaram tambm a relao entre os estudos sobre esporte. Com a influncia das cincias humanas, os processos educativos de ensino e aprendizagem de esporte passaram a ser considerados, formando um frtil campo de estudos devido, em parte, importncia crescente que o esporte passou a ter na sociedade.

Entretanto, durante a primeira dcada do sculo XXI, o que se tem pesquisado sobre a pedagogia do esporte? Seria hoje esta rea, que se preocupa com o estudo sistemtico dos processos de ensino e aprendizagens dos esportes, objeto decorrente de anlise, estudo e publicao de trabalhos acadmicos, ou ela estaria em dficit se comparada com reas que publicam grande quantidade de estudos, como a bioqumica, fisiologia do exerccio e treinamento desportivo?

Para se compreender estas indagaes necessrio, primeiramente, analisar mais profundamente algumas concepes da pedagogia do esporte enquanto rea de estudos das cincias do esporte.

A PEDAGOGIA DO ESPORTE
A pedagogia do esporte a rea que discute no s as possibilidades de como ensinar os esportes, mas tambm os motivos de se ensin-lo, nas suas diversas formas de manifestao. Bento3 conceitua a pedagogia do desporto (nomenclatura utilizada em
Conexes: revista da Faculdade de Educao Fsica da UNICAMP, Campinas, v. 9, n. 2, p. 110-132, maio/ago. 2011. ISSN: 1983-9030.

114

Portugal) como sendo originria da pedagogia geral e da cincia do desporto, apresentando tanto a funo de desenvolver perspectivas pedaggicas, como de direcionar o sentido do desporto para formao e educao do ser humano.

Reverdito, Scaglia e Paes4 consideram a pedagogia do esporte como uma das disciplinas das cincias do esporte, tendo surgido a partir do crescente interesse das sociedades pelas prticas esportivas corporais, visando compreender o fenmeno esportivo por meios pedaggicos e educacionais.

Para Bento5 a pedagogia do desporto visa analisar, interpretar e compreender as diferentes formas de ao ldico-desportivas luz de perspectivas pedaggicas e , por isso, uma cincia da ao, confrontando-se com a complexidade de questes pedaggicas que despontam da prtica. (p.82).

Graa6 considera que a pedagogia do esporte, embora seja uma rea de investigao ainda jovem, um edifcio muito complexo. Ela no se esgota na Educao Fsica, j que alm de ter como campo de estudos todas as prticas desportivo-corporais, ela tambm se interessa pelo praticante dessas atividades, sendo eles de todas as idades ou condies.

Bento3 afirma que a forte vinculao dos esportes com a necessidade de atingir a eficcia e os altos rendimentos esportivos fez com que fossem focalizados os processos de treinamento e planejamento estratgico ligado s competies, dessa forma, deixando as questes de ordem educacional em segundo plano.
Conexes: revista da Faculdade de Educao Fsica da UNICAMP, Campinas, v. 9, n. 2, p. 110-132, maio/ago. 2011. ISSN: 1983-9030.

115

De acordo com este autor, deve-se ampliar a funo da pedagogia do esporte, ao se revalorizar e constituir-se como teoria e metodologia normativas da formao humana.3 Para ele, no possvel utilizar os mesmos procedimentos didtico-pedaggicos para o ensino dos esportes, devendo, por outro lado, recriar constantemente diferentes maneiras de ensin-los, diversificando as estratgias e metodologias.3

Na mesma linha de pensamento, Paes1 alerta que no possvel tratar o esporte de maneira simplista e perifrica, restringindo-o prtica de sequncias pedaggicas centradas nos gestos tcnicos preocupados somente com as tarefas de decomposio e repetio de movimentos. (p.171). Para isso, o autor afirma que o esporte deve sugerir uma prtica pedaggica que priorize, alm dos mtodos, procedimentos nos quais a preocupao central seja voltada para quem faz o gesto, estimulando-o a identificar e resolver problemas e ainda proporcionando a criao de novos gestos.1

Ao considerar a dimenso sociocultural que o esporte alcanou, Reverdito e Scaglia7 afirmam que os significados atribudos aos esportes advm das diferentes sociedades que os transformam. Os autores ainda reiteram: o esporte no poder deixar de ser motivo de constante reflexo na pedagogia.7 (p. 16). J Perez, Reverdito e Scaglia8 afirmam que mesmo com os avanos significativos da pedagogia do esporte, destacando a sua contribuio irrefutvel, muito ainda se faz necessrio para comear a desvendar uma pedagogia do esporte comprometida com a prtica pedaggica.

Conexes: revista da Faculdade de Educao Fsica da UNICAMP, Campinas, v. 9, n. 2, p. 110-132, maio/ago. 2011. ISSN: 1983-9030.

116

Sendo assim, objetivou-se com o presente estudo analisar a produo acadmica sobre pedagogia do esporte em alguns peridicos cientficos nacionais, visando, em um primeiro momento, a quantificao do nmero total de artigos publicados sobre este tema e, em um segundo momento, classificar estes estudos em algumas categorias, discorrendo no s sobre a quantidade de estudos em si, mas tambm sobre o estado da arte das pesquisas em pedagogia do esporte no Brasil, tendo como recorte temporal a ltima dcada, compreendida entre os anos de 2000 e 2009 (a anlise foi at 2009, uma vez que o presente trabalho foi escrito no incio do ano de 2010).

METODOLOGIA
Esta uma pesquisa de reviso de literatura, que objetivou analisar quantitativa e qualitativamente o nmero de artigos produzidos por alguns dos principais peridicos nacionais da rea da Educao Fsica sobre a temtica da pedagogia do esporte, tendo como recorte temporal a ltima dcada, do ano de 2000 at o ano de 2009.

Para tanto, primeiro foi feito uma busca na base de dados online de oito peridicos nacionais, todos reconhecidos pelo portal QUALIS/CAPES e classificados nos extratos entre B1 e B4 (o ano-base de referncia no portal corresponde ao ano de 2008), visando obter o nmero de artigos em pedagogia do esporte em cada uma destas revistas.

Todas as revistas so da rea da Educao Fsica e mantm como diretrizes nos seus respectivos escopos a publicao de artigos nas mais diversas vertentes da Educao Fsica, esporte e movimento humano. As seguintes revistas foram analisadas:
Conexes: revista da Faculdade de Educao Fsica da UNICAMP, Campinas, v. 9, n. 2, p. 110-132, maio/ago. 2011. ISSN: 1983-9030.

117

Revista Conexes (Faculdade de Educao Fsica UNICAMP); Revista Motriz (Departamento de Educao Fsica UNESP Rio Claro); Revista Movimento (Escola Superior de Educao Fsica UFRGS); Revista Pensar a Prtica (Universidade Federal de Gois); Revista Brasileira de Cincia e Movimento (Universidade Catlica de Braslia-DF); Revista Mackenzie de Educao Fsica e Esporte (Faculdade Presbiteriana Mackenzie/SP); Revista da Educao Fsica (Universidade Estadual de Maring); Revista Paulista de Educao Fsica/ Revista Brasileira de Educao Fsica e Esporte (Escola de Educao Fsica e Esporte USP).

A pesquisa na base de dados foi feita com a incluso de trs palavras-chaves: pedagogia do esporte, pedagogia do desporto e ensino de esportes em cada um destes peridicos. Todos os artigos que apresentaram uma ou mais destas palavras-chaves em seu ttulo, resumo, palavras-chaves ou mesmo no corpo dos textos, foram considerados para anlise.

Aps a quantificao do nmero de artigos em cada um dos peridicos analisados e do nmero total de artigos encontrados na ltima dcada, houve a classificao dos artigos em algumas categorias temticas diferentes, estipuladas por meio de uma anlise de contedo de cada um dos artigos. As categorias foram: jogos esportivos coletivos, metodologias de ensino, iniciao esportiva/especializao precoce, valores e atitudes, teorias da complexidade, formao profissional/tcnicos desportivos, esporte escolar, esportes
Conexes: revista da Faculdade de Educao Fsica da UNICAMP, Campinas, v. 9, n. 2, p. 110-132, maio/ago. 2011. ISSN: 1983-9030.

118

individuais, ttica/anlise de jogo, abordagens pedaggicas do esporte, grupos especiais e alto rendimento.

Com a estipulao destas categorias, foi possvel analisar as interfaces de produo e divulgao dos resultados oriundos das publicaes em pedagogia do esporte. Discutiu-se tambm os resultados em cada uma das categorias analisadas e, posteriormente, buscou-se averiguar o delineamento geral dos artigos, visando identificar o estado da arte da produo acadmica em pedagogia do esporte no Brasil na ltima dcada.

RESULTADOS
Os resultados encontrados esto apresentados no Quadro 1, que ilustra o nmero de artigos totais e em pedagogia do esporte, sempre colocados entre parnteses, em cada um dos peridicos, postados anualmente. Alm disso, h a demonstrao do nmero total de artigos por revista no geral e em pedagogia do esporte (tambm entre parnteses) e o nmero total de artigos no geral e em pedagogia do esporte por ano, somando todos os peridicos. Finalmente, h o resultado total de artigos encontrados no perodo analisado e o nmero de artigos totais que vertiam sobre a temtica da pedagogia do esporte (colocada entre parnteses).

Conexes: revista da Faculdade de Educao Fsica da UNICAMP, Campinas, v. 9, n. 2, p. 110-132, maio/ago. 2011. ISSN: 1983-9030.

119

Quadro 1 - Nmero de publicao de artigos no geral e em Pedagogia do Esporte em cada um dos peridicos analisados
Ano/ Peridico CONEXES MOTRIZ MOVIMENTO PENS. A PRAT. RBCM REMEFE REV. DA E F RPEF/RBEFE 2000 36 (0) 13 (0) 27 (1) 15 (1) 28 (0) 0 (0) 18 (0) 25 (0) 162 (2) 2001 15(0) 14 (0) 19 (1) 14 (1) 32 (0) 0 (0) 24 (2) 29 (0) 147 (3) 2002 0 (0) 20 (0) 18 (0) 8 (0) 43 (1) 10 (1) 37 (0) 20 (0) 156 (2) 2003 1 (0) 26 (1) 24 (0) 12 (0) 54 (0) 9 (0) 24 (1) 14 (1) 164 (3) 2004 44 (1) 24 (0) 25 (0) 17 (2) 59 (0) 10 (0) 19 (1) 41 (2) 239 (6) 2005 31 (1) 24(0) 30 (0) 17 (0) 58 (0) 9 (1) 24 (0) 29 (0) 222 (2) 2006 17 (0) 35 (0) 29 (0) 21 (0) 51 (0) 29 (1) 24 (0) 28 (2) 234 (3) 2007 18 (1) 45 (2) 32 (0) 22 (0) 57 (0) 54 (0) 24 (1) 28 (1) 280 (5) 2008 83 (5) 58 (1) 33 (1) 33 (7) 52 (0) 54 (2) 60 (0) 28 (0) 401 (16) 2009 28 (0) 110 (5) 54 (2) 39 (2) 26 (0) 30 (0) 71 (1) 15 (0) 373 (10) TOTAL (por peridico) 273 (8) 369 (9) 291 (5) 198 (12) 460 (1) 205 (5) 325 (6) 257 (6) 2378 (52)

TOTAL (por ano)

Legenda: CONEXES: Revista Conexes (FEF- UNICAMP); MOTRIZ: Revista Motriz (UNESP - Rio Claro); MOVIMENTO: Revista Movimento (ESEF - UFRGS); PENS. A PRT.: Revista Pensar a Prtica (UFG); RBCM: Revista Brasileira de Cincia e Movimento (UCB); REV. DA EF: Revista da Educao Fsica (UEM); REMEFE: Revista Mackenzie de Educao Fsica e Esporte; RPEF/ RBEFE: Revista Paulista de Educao Fsica/ Revista Brasileira de Educao Fsica e Esporte (USP).

O total de artigos encontrados com a soma de todos os peridicos foi de 2378. Destes, apenas 52 artigos tratavam de pedagogia do esporte, o que corresponde a 2,19% do total. Identificou-se que a mdia de artigos por ano foi de 5,2. Com relao ao nmero de peridicos, a mdia de 6,5 artigos em cada revista no total destes 10 anos, ou seja, menos de um artigo publicado por ano em cada uma destas revistas. O Grfico 1 ilustra o nmero de artigos em pedagogia do esporte em cada um dos anos que integraram a anlise desta ltima dcada.

Conexes: revista da Faculdade de Educao Fsica da UNICAMP, Campinas, v. 9, n. 2, p. 110-132, maio/ago. 2011. ISSN: 1983-9030.

120

Grfico 1: Nmero de artigos em pedagogia do esporte por ano durante a ltima dcada.

Tambm houve a categorizao temtica dos artigos referentes pedagogia do esporte, o que possibilitou encontrar quais os assuntos em pedagogia do esporte mais discutidos cientificamente no mbito nacional. As categorias podem ser contempladas no Grfico 2.

A temtica mais discutida nos artigos corresponde categoria dos jogos esportivos coletivos, com 27% de frequncia de apario. Em seguida, a temtica da iniciao esportiva, conjuntamente com a especializao precoce, corresponde a 13% de frequncia, mesmo percentual da categoria de metodologias de ensino. A temtica da incluso de valores e atitudes obteve 11% de frequncia, enquanto a incluso de estudos que abordavam teorias da complexidade obteve a frequncia de 9%.

A vinculao da pedagogia do esporte no mbito escolar foi responsvel por 7% das frequncias e os estudos sobre formao profissional e tcnicos desportivos corresponderam a 6%, ao passo que os estudos que vertiam sobre os esportes individuais
Conexes: revista da Faculdade de Educao Fsica da UNICAMP, Campinas, v. 9, n. 2, p. 110-132, maio/ago. 2011. ISSN: 1983-9030.

121

corresponderam a 5% da frequncia. Finalmente, os estudos que abordaram aspectos tticos e de anlise de jogo apareceram com a frequncia de 4%, enquanto estudos que abrangeram as abordagens e panoramas em pedagogia do esporte apareceram com a frequncia de 2%, mesmo nmero dos estudos que vertiam sobre grupos especiais, como deficientes fsicos e idosos. Com a menor frequncia de apario esto os estudos sobre pedagogia do esporte relacionado ao esporte de alto rendimento, tambm denominado de alto nvel, com apenas 1% de frequncia.

Grfico 2: Categorizao das temticas referentes aos artigos sobre Pedagogia do Esporte encontrados.

Vale destacar que um mesmo artigo pode discorrer ao mesmo tempo sobre uma ou mais temticas categorizadas anteriormente, j que muitas categorias abordam questes relacionadas entre si como, por exemplo, iniciao esportiva e jogos esportivos coletivos.

Conexes: revista da Faculdade de Educao Fsica da UNICAMP, Campinas, v. 9, n. 2, p. 110-132, maio/ago. 2011. ISSN: 1983-9030.

122

DISCUSSO
Para facilitar a compreenso deste estudo, a discusso foi dividida em duas partes, uma para analisar quantitativamente os dados encontrados e a outra qualitativamente, visando discutir os resultados nas temticas categorizadas, alm da conceituao do estado da arte da produo acadmica analisada.

Anlise quantitativa Dos 2378 artigos encontrados na soma de todos os peridicos, apenas 52 artigos, que correspondem a 2,19%, eram referentes pedagogia do esporte. Considerada uma rea abrangente e diversificada, j que a prtica pedaggica complexa e plural, assim como o esporte, o escasso nmero de artigos encontrados no corresponde a esta complexidade.

Para Bento5 (p. 100), uma das tarefas centrais da pedagogia do esporte consiste na apresentao, descrio, interpretao, anlise crtica e fundamentao discursivas de normas, objetivos e valores de educao e formao das prticas desportivo-corporais. O baixo nmero de artigos encontrados permite que se constate que as fundamentaes discursivas no esto sendo amplamente discutidas no contexto da educao das prticas esportivas. A prtica pedaggica do, no e pelo esporte precisa abarcar mais temticas, o que sugere mais estudos, investigaes e, consequentemente, mais publicaes.

No entanto, deve-se considerar que durante a dcada investigada, houve uma tendncia de aumento no nmero de publicaes, algo ainda incipiente, mas que possibilita aferir que mais estudos foram e esto sendo produzidos. Dividindo a dcada analisada em duas partes
Conexes: revista da Faculdade de Educao Fsica da UNICAMP, Campinas, v. 9, n. 2, p. 110-132, maio/ago. 2011. ISSN: 1983-9030.

123

(a cada cinco anos) possvel considerar que, nos primeiros cinco anos a mdia de artigos foi de 3,2 artigos, enquanto nos ltimos cinco anos a mdia aumentou para 7,2, evidenciando um acrscimo considervel de artigos nos ltimos anos, o que ainda muito pouco perto do nmero de estudos possveis nesta rea.

Anlise qualitativa Em linhas gerais, a categorizao das temticas facilita a compreenso sobre o estado da arte da produo acadmica analisada. Isso permite a conceituao de quais as temticas mais e menos discutidas, bem como auxilia na proposio de novos estudos que visem melhorar o processo de ensino e aprendizagem da prtica pedaggica do esporte.

A temtica mais discutida e que teve a maior frequncia de apario (com 27%) foi referente aos jogos esportivos coletivos, que receberam tambm outras denominaes como esportes coletivos, modalidades esportivas coletivas, entre outras. De fato, as pesquisas com os esportes coletivos so as que mais abrangem estudos em pedagogia do esporte, devido ao prprio contexto de inter-relaes possveis, seja entre os companheiros de equipe, seja entre a equipe e seus tcnicos ou professores, seja entre duas ou mais equipes.

Ainda com relao aos jogos esportivos coletivos, foram evidenciados diversos estudos focados na compreenso ldica de jogos para o ensino das modalidades esportivas coletivas, com propostas de desconstruo de regras e de construo de jogos de menor

Conexes: revista da Faculdade de Educao Fsica da UNICAMP, Campinas, v. 9, n. 2, p. 110-132, maio/ago. 2011. ISSN: 1983-9030.

124

complexidade, os jogos possveis, e at mesmo estudos abrangendo concepes internacionais, como o Teaching Game for Understanding9, por exemplo.

H tambm o fator da forte tradio que as modalidades esportivas coletivas possuem na nossa sociedade, tanto nacional quanto internacionalmente, abrangendo diversos contextos, tanto em relao aos esportes coletivos na escola10 quanto fora da escola.11

Devido aos fatores elencados anteriormente, os estudos sobre pedagogia dos esportes coletivos so os que predominaram durante os artigos analisados. A predominncia desta temtica no significa que deva haver uma reduo no nmero de estudos e publicaes que vertam sobre os esportes coletivos, a qual bastante complexa e ainda carece de pesquisas. Contudo, preciso que haja diversificao nos estudos sobre pedagogia do esporte em outros contextos tambm.

Como possibilidades de estudos sobre pedagogia dos esportes coletivos ricas em perspectivas futuras h a necessidade de pesquisas que abranjam intervenes pedaggicas, estudos sobre o jogador em jogo e sobre as inmeras possibilidades do mtodo de ensino global funcional, por exemplo.

Outra categoria que teve considervel frequncia de apario, com 13%, foi sobre as metodologias de ensino. Esta categoria dialoga, em grande parte, com os esportes coletivos, j que muitas proposies e anlises de metodologias de ensino em pedagogia do esporte foram referentes s formas de jogo e dinmicas coletivas dos esportes, sobretudo
Conexes: revista da Faculdade de Educao Fsica da UNICAMP, Campinas, v. 9, n. 2, p. 110-132, maio/ago. 2011. ISSN: 1983-9030.

125

nas quatro modalidades esportivas mais populares: basquetebol, voleibol, handebol e futebol/futsal.

Nas metodologias de ensino, proposies pelo mtodo global funcional, tambm denominado de mtodo do todo, teve grande apario com 5% de frequncia, sugerindo que os estudos em pedagogia do esporte no Brasil devem relacionar-se com novas concepes de mtodos de ensino para as modalidades esportivas coletivas, sendo o jogo, seja ele o jogo jogado ou o jogo possvel, parte integrante destas concepes.

Tambm com a frequncia de apario de 13% est a categoria da iniciao esportiva/ especializao precoce. Esta categoria tambm dialoga com os esportes coletivos porque todos os artigos que trataram sobre a iniciao esportiva ou a especializao precoce corresponderam ao estudo do esporte nas modalidades coletivas. Ramos, Graa e Nascimento12 (p. 37) admitem que a iniciao desportiva de crianas e jovens tem sido um importante campo de investigaes nas Cincias do Desporto, afirmando que preocupaes com a produo de conhecimentos que forneam subsdios tericos para uma melhor interveno profissional justificam a realizao de estudos sobre esta abordagem.

A especializao precoce um tema bastante criticado pelos textos analisados. Este fato se deve, entre outros fatores, s contundentes crticas ocorridas a partir da dcada de 1980 com relao ao esporte de rendimento e ao desempenho a qualquer custa, conforme estipulado por Bracht,13 por exemplo.
Conexes: revista da Faculdade de Educao Fsica da UNICAMP, Campinas, v. 9, n. 2, p. 110-132, maio/ago. 2011. ISSN: 1983-9030.

126

Especificamente no que tange a especializao precoce, ela pode ser entendida como o termo utilizado para expressar o processo pelo qual crianas tornam-se especializadas em um determinado esporte mais cedo do que a idade apropriada para tal14. Os autores criticam tambm a pedagogia do rendimento que centra-se na submisso das crianas aos treinamentos que desprezem a riqueza das prticas ldicas em nome da preparao de futuros atletas.14 (p. 7).

A temtica de valores e atitudes, com 11% de frequncia e a temtica de teorias da complexidade, foram tambm temticas abordadas em alguns trabalhos, embora tenham sido menos destacadas nos artigos. Valores e atitudes corresponderam aos estudos que enfatizaram a importncia da preocupao com questes atitudinais, indo alm das dimenses procedimentais dos esportes, ou seja, alm do saber fazer. Estes estudos tiveram grande influncia das cincias sociais e humanas, conforme puderam ser constatados nos artigos. J a categoria das teorias da complexidade abrange os estudos que enfatizaram a necessidade de estudar como, por exemplo, o esporte livre da mcula da com concepes de

unidimensionalidade5,

integrando-o

multiplicidade de inteligncias.

Com cerca de 4% de frequncia de apario, h a temtica ttica/ anlise de jogo. uma porcentagem pequena nas inmeras possibilidades de estudos que podem ser realizados nesta temtica, como, por exemplo, anlises cinemticas e organizacionais da ttica de jogos esportivos coletivos. Muitas vezes tambm, estudos sobre ttica/ anlise de jogo no
Conexes: revista da Faculdade de Educao Fsica da UNICAMP, Campinas, v. 9, n. 2, p. 110-132, maio/ago. 2011. ISSN: 1983-9030.

127

abordam somente as concepes pedaggicas do esporte e por isso podem ser enquadrados em outras caractersticas que fogem do escopo da pedagogia do esporte.

As outras temticas encontradas podem ser consideradas como categorias que ainda esto silenciadas, devido ao baixo nmero de frequncia de apario. Formao profissional/ tcnicos desportivos, embora bastante abrangente, foi uma categoria com a frequncia de apenas 6%. Esta categoria abrangeu os estudos que abordaram especificamente os tcnicos desportivos e a formao profissional em Educao Fsica, seja ela inicial ou continuada, ou seja, nos recursos humanos da pedagogia do esporte.

Paradoxalmente, a categoria intitulada de esporte escolar obteve a frequncia de apenas 7% embora o esporte seja, dentre todos os contedos da cultura corporal, o de maior destaque e referncia no Brasil, como afirmam os Parmetros Curriculares Nacionais:
A influncia do esporte no sistema escolar de tal magnitude que temos no o esporte da escola, mas sim o esporte na escola. Isso indica a subordinao da Educao Fsica aos cdigos/sentido da instituio esportiva: esporte olmpico, sistema desportivo nacional e internacional.15 (p. 34).

Esta afirmao sugere que mais estudos sobre o esporte escolar, sobretudo o esporte da escola tambm sejam realizados nos prximos anos, para que algumas questes sejam elucidadas em relao complexa contextualizao da escola e do esporte, bem como da relao entre eles.

Uma categoria ainda pouco abordada refere-se relao da pedagogia do esporte com os esportes individuais, que obteve a frequncia de apenas 5%. Embora inmeras sejam as
Conexes: revista da Faculdade de Educao Fsica da UNICAMP, Campinas, v. 9, n. 2, p. 110-132, maio/ago. 2011. ISSN: 1983-9030.

128

opes de prtica destas modalidades e muitos sejam os cenrios e personagens, pouco se estuda sobre a prtica pedaggica das modalidades individuais. Isso sugere a urgncia no estudo da pedagogia das modalidades individuais, possibilitando que outros contextos possam ser compreendidos.

A categoria abordagens pedagogia do esporte, com a frequncia de 2% abrangeu os artigos que discutiam a pedagogia do esporte de maneira mais ampla, como suas bases epistemolgicas, panoramas de anlises e as diferentes abordagens que a constitui.

Finalmente, a categoria grupos especiais recebeu a frequncia de 2% de apario, enquanto a categoria de alto rendimento recebeu a frequncia de 1%. necessrio que se estude de maneira sistemtica e organizada a relao da pedagogia do esporte com a incluso, possibilitando que mais pessoas possam praticar esportes nas suas vrias dimenses, sejam eles deficientes ou mesmo idosos, por exemplo.

Com relao categoria de alto rendimento, preponderante que este nvel de esporte, embora altamente exigente e muitas vezes excludente, seja estudado no s pelos seus componentes fisiolgicos e biolgicos, mas tambm pedaggicos e psicolgicos, por exemplo, de maneira que possa ser dada uma roupagem de maior humanidade ao esporte de alto rendimento (ou alto nvel).

Conexes: revista da Faculdade de Educao Fsica da UNICAMP, Campinas, v. 9, n. 2, p. 110-132, maio/ago. 2011. ISSN: 1983-9030.

129

CONSIDERAES FINAIS
Para Bento5 (p. 64): as situaes pedaggicas so como os momentos da vida: so nicas e no se repetem, ou seja, em sua ampla possibilidade de aes complexas e plurais, o esporte conceitua-se como parte nica e integrante dos seres humanos e das sociedades, seja para se praticar, assistir, torcer, criticar, estudar, etc.

O total de artigos encontrados indica que a pedagogia do esporte ainda um tema escasso de publicaes em peridicos nacionais, o que sugere, de imediato, a necessidade de um maior nmero de investigaes sobre temticas referidas pedagogia do esporte, embora tenha sido observada uma tendncia de aumento no nmero de artigos.

Foi possvel considerar tambm o estado da arte dos estudos em pedagogia do esporte, cuja temtica mais abordada relaciona-se aos esportes coletivos e que ainda silencia muitas categorias que receberam, na escassa quantidade de artigos encontrados no geral (52 artigos, ou 2,19%), pouqussimos artigos.

Se este estado da arte por um lado alerta para a necessidade de transformaes na produo acadmica em pedagogia do esporte, por outro lado, abre um grande leque de possibilidades de pesquisas. Isso permite que, em um futuro prximo e, para a prxima dcada, mais estudos organizados, investigaes pertinentes, pesquisas sistemticas e, consequentemente, mais publicaes em peridicos nacionais possam ser efetuadas. O aumento de publicaes possibilitar ao estado da arte das pesquisas em pedagogia do esporte ser mais abrangente e dinmico, porm, estes estudos devero trazer mudanas
Conexes: revista da Faculdade de Educao Fsica da UNICAMP, Campinas, v. 9, n. 2, p. 110-132, maio/ago. 2011. ISSN: 1983-9030.

130

significativas para a prtica pedaggica do esporte em todos os contextos onde este fenmeno se insere.

Como afirmou Bento5 (p. 260), o desporto no pode esquecer o humano, e deve procurlo no em apelos difusos, abstratos e pouco vinculativos, mas sim na forma concreta como lida com cada praticante, no devendo ignorar que os limites do humano so mais estreitos do que os manipulveis limites biolgicos e tcnicos.

Dessa maneira, corrobora-se com Bento: 5


A pedagogia do desporto tem muita terra nova a descobrir. Assim tenha coragem, criatividade, ousadia e confiana para penetrar e iluminar cantos situados ainda na zona de penumbra do desconhecimento uma zona enorme reservada para imensas tarefas de investigao. (p. 119, grifo do autor).

REFERNCIAS
1

PAES, R. R. Pedagogia do esporte: contextos, evoluo e perspectivas. Revista

Brasileira de Educao Fsica e Esporte, So Paulo, v. 20, n. 5, p. 171, set. 2006.

BRACHT, V. Educao Fsica/cincias do esporte: que cincia essa? Revista

Brasileira de Cincias do Esporte, Campinas, v. 14, n. 3, p. 111- 118. 1993.

BENTO, J. O. Da pedagogia do desporto. In: TANI, G.; BENTO, J. O.; PETERSEN, R.

D. S. Pedagogia do desporto. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006. p. 26-40.

Conexes: revista da Faculdade de Educao Fsica da UNICAMP, Campinas, v. 9, n. 2, p. 110-132, maio/ago. 2011. ISSN: 1983-9030.

131

REVERDITO, R. S.; SCAGLIA, A. J.; PAES, R. R. Pedagogia do esporte: panorama e

anlise conceitual das principais abordagens. Motriz, Rio Claro, v. 15, n. 3, p. 600-610. jul./set. 2009.

BENTO, J. O. O outro lado do desporto. Porto: Campo das Letras, 1995.

GRAA, A. Breve roteiro da investigao emprica na Pedagogia do Desporto: a

investigao sobre o ensino da Educao Fsica. Revista Portuguesa de Cincias do Desporto, Porto, v. 1, n. 1, p. 104-113, 2001.

REVERDITO, R. S.; SCAGLIA, A. J. Pedagogia do esporte: jogos coletivos de invaso.

So Paulo: Phorte, 2009.

PEREZ, T. P.; REVERDITO, R. S.; SCAGLIA, A. J. Argumentos em favor da pedagogia

do esporte: implicaes para a prtica pedaggica. Lecturas, Educacin Fsica y Deportes, Buenos Aires, ano 13, n.125, 2008. Disponvel em:

<http://www.efdeportes.com/efd125/argumentos-em-favor-da-pedagogia-do-esporte.htm>. Acesso em: 08 jun. 2010.

BOLONHINI, S. Z.; PAES, R. R. A proposta pedaggica do teaching games for

understanding: reflexes sobre a iniciao esportiva. Pensar a Prtica, Goinia, v. 12, n. 2, p. 1-9. maio/ago. 2009.

Conexes: revista da Faculdade de Educao Fsica da UNICAMP, Campinas, v. 9, n. 2, p. 110-132, maio/ago. 2011. ISSN: 1983-9030.

132

10

KUNZ, E. Transformao didtico-pedaggica do esporte. Iju: Ed. da Uniju, 1994.

11

PAES, R. R.; BALBINO, H. F. Pedagogia do esporte: contextos e perspectivas. Rio de

Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.

12

RAMOS, V.; GRAA, A. B. S.; NASCIMENTO, J. V. A representao do ensino do

basquetebol em contexto escolar: estudos de casos na formao inicial em educao fsica. Revista Brasileira de Educao Fsica e Esporte, So Paulo, v. 20, n. 1, p. 37-49. jan./mar. 2006.

13

BRACHT, V. A criana que pratica esporte respeita as regras do jogo... capitalista.

Revista Brasileira de Cincias do Esporte, Campinas, v. 7, n. 2, p. 62- 68, 1986.

14

RAMOS A. M.; NEVES, R. L. R. A iniciao esportiva e a especializao precoce luz

da teoria da complexidade notas introdutrias. Pensar a Prtica, Goinia, v. 11, n. 1, p. 1-8. jan./jul. 2008.

15

BRASIL. Ministrio da Educao e do Desporto. Parmetros Curriculares Nacionais.

Braslia, 2000.

Conexes: revista da Faculdade de Educao Fsica da UNICAMP, Campinas, v. 9, n. 2, p. 110-132, maio/ago. 2011. ISSN: 1983-9030.

You might also like