You are on page 1of 3

Conto Saga categorias da narrativa

ESPAO: Os vrios espaos/lugares onde ocorrem os acontecimentos, nos quais se situam as personagens, constituem o espao. Espao fsico
o cenrio da aco, constitui-se por

Espao social referente ao nvel econmico e cultural das personagens (meio social). Hans pertencia.

todos os elementos que servem a movimentao das personagens e o desenrolar da histria. H espaos interiores e exteriores. Vig, .

Tempo: A aco desenrola-se e situa-se sempre num determinado tempo. O tempo a sucesso de momentos em que se passa a aco. da histria do discurso histrico localizao temporal da a ordem por que contexto temporal em ao narrada. esses que se situa a narrativa. acontecimentos so (poca) apresentados; pode referir factos anteriores (analepses) ou antecipar factos futuros (prolepses)

Narrador: O narrador a entidade fictcia a quem cabe narrar a histria. Classificao do narrador
quanto presena - modo como se situa relativamente aos factos relatados. Autodiegtico O narrador a personagem principal e relata as suas prprias experincias.
(Ao narrada na primeira pessoa do singular e do plural, (eu/ns).

Homodiegtico O narrador relata uma histria na qual participa apenas como testemunha ou personagem secundria.
Ao narrada na primeira pessoa do singular e do plural, (eu/ns).

Heterodiegtico O narrador no participa, enquanto personagem, na ao que narra.


A ao encontra - se narrada na terceira pessoa do singular e do plural (ele/eles).

( narrador no participante)

( narrador participante)

quanto cincia quanto quilo que sabe Focalizao Omnisciente O narrador conhece tudo sobre a histria e as Focalizao Interna O relato feito segundo o ponto de vista de uma Focalizao Externa O narrador limita-se a narrar a histria

personagens.
( conhecimentos ilimitados, ultrapassa a mera observao)

personagem.

conforme esta acontecendo. (o que observvel)

vai

quanto posio Subjetivo Narra os acontecimentos emitindo juzos de valor, deixando evidente a sua posio face aos mesmos e preferncias relativamente s personagens. Objetivo imparcial, no faz qualquer comentrio, limitando-se a narrar os acontecimentos.

Escritor Entidade real que cria e escreve a histria.

Narrador Entidade que conta a histria, que relata os acontecimentos.

Narratrio o destinatrio da histria narrada.

Personagens:

As personagens so os agentes da ao em torno das quais se desenrolam os acontecimentos, construindo-se a histria. Classificao das personagens quanto ao relevo (importncia na ao) Personagens principais ou protagonistas Detm o papel central sendo, por vezes, o(s) heri(s) heronas) da histria. Personagens secundrias Tm um papel de menor relevncia, participando, no entanto, no desenrolar dos acontecimentos. Personagens figurantes No tem poder, nem relevncia no desenrolar dos acontecimentos, sendo necessrios para a construo de ambientes.

Processos de caraterizao das personagens Direta Atravs da descrio do narrador, ou de outras personagens (heterocaraterizao) ou pela prpria personagem (autocara terizao). Indireta Deduzida pelo leitor atravs do comportamento e personalidade da personagem.

Ao: conjunto de acontecimentos que constituem a histria.

Momentos / sequncias da ao - sucesso de todos os acontecimentos que constroem a ao. Delimitao da narrativa: aberta se o seu final no claro. fechada ao solucionada, perfeitamente definida. Organizao das sequncias : encadeamento encaixe alternncia

Simbologia do conto

Ciclo luminoso da lmpada; Linha que separa a diferena de ideias, de Hans e de Soren; Essa diferena era que Hans queria ser marinheiro e Soren queria que o seu filho que seguisse engenharia, leis ou medicina; A tempestade simboliza o perigo, a morte a fraqueza humana, perante a natureza; um sentimento de impotncia;
Torre

Local de contemplao; de imaginao; onde podia viajar no tempo

Jazigo.

Viagem inacabada; os sonhos naufragados, que no foram realizados. (No inicio o seu sonho era sair de Vig, mas depois o seu principal sonho era voltar para junto da sua famlia.)

You might also like