You are on page 1of 1

Escola Secundria de Viriato Encontros da Viriato 11

Grupo CS-XAP rea de Projecto 12 C


Andr Rodrigues n3, Daniel Aparcio n7, Lus Pedro Lemos n16, Marilyne Marques n18, Patrick Carvalho n20

Como funciona um Avio?


As foras envolvidas no voo
O funcionamento de um Avio implica 4 foras:
A Traco uma fora aerodinmica que deve superar o arrasto, uma vez que estas duas foras tm sentidos opostos. A traco de um avio normalmente gerada por hlices, motores a jacto ou at por foguetes. O Arrasto uma fora de resistncia ao movimento de um objecto num fluido (na fsica o ar um fludo, semelhana da gua). Esta fora de arrasto pode ser comparada fora exercida na mo quando se coloca esta de fora na janela de um veiculo em movimento. A intensidade desta fora depende de alguns factores, como o tamanho da superfcie, a velocidade do objecto e a densidade do ar. A Sustentao a fora aerodinmica que mantm um avio no ar. Nos avies, grande parte da sustentao necessria para manter o avio no ar criada pelas asas. Quanto maior for a superfcie das asas maior ser a Sustentao do avio. O Peso representa a fora exercida pela Terra no avio. Todos os corpos superfcie da Terra esto sujeitos a esta fora. O Peso tem sentido contrrio ao da Sustentao e responsvel pelo movimento

Componentes estabilizadores do avio

de descida do avio.

O Aileron tem a funo de controlar a estabilidade do avio em torno do eixo longitudinal, ou seja responsvel pela inclinao/rolamento longitudinal do avio para a esquerda ou para a direita. As Flaps tm a funo de controlar a estabilidade do avio, uma vez baixados aumentam a estabilidade do avio, permitindo que este voe a velocidade mais baixas, por exemplo. O elevador e profundor tm a funo de controlar a estabilidade do avio em torno do eixo transversal, alm de controlar a inclinao da cauda do avio. So estas as principais partes as responsveis pela atitude de descida ou subida do avio. O Leme tem a funo de controlar a estabilidade do avio em torno do eixo vertical, responsvel pela orientao para a esquerda ou para a direita, do avio, segundo o eixo vertical.

O Funcionamento da Asa
A asa do avio a grande responsvel pelo seu voo, uma vez que a asa que confere Sustentao aeronave. O formato da asa faz com que o ar que passa por cima dela tenha uma velocidade maior que o ar que passa por baixo dela. Isto acontece porque a parte de cima curva, aumentando a distncia percorrida pelo ar, no mesmo intervalo de tempo, e consequentemente sua velocidade. Tendo em conta o princpio de Bernoulli sabe-se que, sendo a velocidade do ar (fludo) maior na parte superior da asa a presso menor, e na parte de baixo, como a velocidade do ar menor a presso maior. Desta diferena de presso surge a fora de sustentao do avio.

Desafios Aerodinmica

Airbus Beluga Avio de Carga

Piaggio Avanti e Varieze Avies com os motores na cauda

You might also like