You are on page 1of 12

ELE71

ENGENHEIRO A
ENGENHARIA ELTRICA Analista de Recursos Humanos Analista de Suprimento Auditor Engenheiro de Manuteno Eltrica Engenheiro de Operao Engenheirro de Planejamento Engenheiro de Projetos e Construes
INSTRUES GERAIS
Voc recebeu do fiscal: Um caderno de questes contendo 70 (setenta) questes de mltipla escolha da Prova Objetiva; Um carto de respostas personalizado para a Prova Objetiva; responsabilidade do candidato certificar-se de que o cdigo informado nesta capa de prova corresponde ao cdigo informado em seu carto de respostas. Ao ser autorizado o incio da prova, verifique, no caderno de questes se a numerao das questes e a paginao esto corretas. Voc dispe de 4 (quatro) horas para fazer a Prova Objetiva. Faa-a com tranqilidade, mas controle o seu tempo. Este tempo inclui a marcao do carto de respostas . Aps o incio da prova, ser efetuada a coleta da impresso digital de cada candidato (Edital 14/2006 Item 8.11 alnea a). Somente aps decorrida uma hora do incio da prova, entregar o seu caderno de questes , e retirar-se da sala de prova (Edital 14/2006 Item 8.11 alnea c). Somente ser permitido levar seu caderno de questes ao final da prova, desde que o candidato permanea em sua sala at este momento (Edital 14/2006 Item 8.11 alnea d). No ser permitido ao candidato copiar seus assinalamentos feitos no carto de respostas (Edital 14/2006 Item 8.11 alnea e). Aps o trmino de sua prova, entregue obrigatoriamente ao fiscal o carto de respostas devidamente assinado e o caderno de respostas. Os 3 (trs) ltimos candidatos de cada sala s podero ser liberados juntos. Se voc precisar de algum esclarecimento, solicite a presena do responsvel pelo local.

INSTRUES - PROVA OBJETIVA


Verifique se os seus dados esto corretos no carto de respostas. Solicite ao fiscal para efetuar as correes na Ata de Aplicao de Prova. Leia atentamente cada questo e assinale no carto de respostas a alternativa que mais adequadamente a responde. O carto de respostas NO pode ser dobrado, amassado, rasurado, manchado ou conter qualquer registro fora dos locais destinados s respostas. A maneira correta de assinalar a alternativa no carto de respostas cobrindo, fortemente, com caneta esferogrfica azul ou preta, o espao a ela correspondente, conforme o exemplo a seguir:

CRONOGRAMA PREVISTO
Atividade Divulgao do gabarito - Prova Objetiva (PO) Interposio de recursos contra o gabarito (RG) da PO Divulgao do resultado do julgamento dos recursos contra os RG da PO e o resultado final das PO Data 05/09/2006 06 e 07/09/2006 25/09/2006 Local www.nce.ufrj.br/concursos www.nce.ufrj.br/concursos ou fax at as 17 horas www.nce.ufrj.br/concursos

Demais atividades consultar Manual do Candidato ou pelo endereo eletrnico www.nce.ufrj.br/concursos

www.pciconcursos.com.br

Concurso Pblico - 2006

2 www.pciconcursos.com.br

Concurso Pblico - 2006

LNGUA PORTUGUESA
TEXTO UM BASTA A HIPOCRISIA Rodrigo Constantino Os fatos no deixam de existir pelo simples fato de serem ignorados. Aldous Huxley Infelizmente, a hipocrisia abunda no mundo, principalmente nas elites. Em troca do status de um nobre homem, pessoas vendem a alma ao diabo, traindo escancaradamente sua prpria conscincia e bom senso. A cretinice assume grau espantoso nos debates, e qualquer um que esteja mais preocupado com a verdade que com as aparncias de suas intenes perde a pacincia ao notar que est dando murro em ponta de faca. O interesse dessa elite prfida no a busca sincera pela verdade e resultados; mas, sim, o conforto psquico de apresentar ser bem intencionado. O mensageiro que traz a notcia, que destaca os fatos verdadeiros, que demonstra o absurdo das teorias romnticas, esse o culpado, um insensvel, egosta. A hipocrisia, aliada ignorncia de muitos, acaba vencendo a lgica e a verdade. A necessidade da mente humana de acreditar em explicaes simplistas, culpar fatores exgenos e bodes expiatrios, e buscar conforto mesmo que na mentira alimenta bastante essa hipocrisia. Esse texto um apelo para darmos um basta a isso. So tantos exemplos de debates hipcritas que mal sei por onde comear. Talvez o caso recente de cotas em universidades seja interessante. Com a constatao da existncia de muitos negros miserveis no pas, logo surgem as solues milagrosas, que encobrem atrs de uma nobre embalagem um objetivo populista eleitoreiro, que trar resultados catastrficos. Debater com seriedade o tema poucos querem, pois envolve estudo, a clara culpabilidade do prprio governo, maior causador da misria que vivemos, e medidas que depositam nos prprios indivduos parte da soluo. Mais fcil confundirem correlao com causalidade, e apontarem o racismo como culpado pela situao dos negros. E assim partimos para a soluo hipcrita das cotas, que representam discriminao, injustia e abuso de poder do governo. Os membros da elite ficam satisfeitos com a aparncia de que tal medida representa um ato de justia. Hipocrisia pura! 1 - O segundo perodo do texto, em sua relao argumentativa com o primeiro, estabelece: (A) (B) (C) (D) (E) uma exemplificao da hipocrisia referida; um esclarecimento sobre o que foi dito anteriormente; uma explicao metalingstica do que seja hipocrisia; uma razo da existncia da hipocrisia como fenmeno social; uma retificao de algo que pode gerar ambigidade de sentido.

3 - A alternativa em que a troca de posio de certos elementos pode alterar o sentido original do segmento do texto : (A) Em troca do status de um nobre homem em troca do status de um homem nobre; (B) pessoas vendem a alma ao diabo pessoas vendem ao diabo a alma; (C) A cretinice assume grau espantoso nos debates A cretinice, nos debates, assume grau espantoso; (D) traindo escancaradamente sua prpria conscincia e bom senso traindo escancaradamente seu bom senso e a prpria conscincia; (E) O interesse dessa elite prfida no a busca sincera pela verdade essa elite prfida no tem por interesse a busca sincera pela verdade. 4 - A expresso dar murro em ponta de faca se refere a uma ao: (A) de que no se pode prever os resultados; (B) cujos resultados so medocres; (C) que contrria ao bom senso; (D) cuja utilidade demonstrar dedicao intensa; (E) a que se atribuem resultados prejudiciais.

5 - que demonstra o absurdo das teorias romnticas; tais teorias so caracterizadas por: (A) apegarem-se a valores religiosos; (B) indicarem qualidades infelizmente abandonadas; (C) estarem ultrapassadas pela tecnologia moderna; (D) demonstrarem valores da sociedade patriarcal; (E) distanciarem-se da realidade dos fatos.

6 - Em troca do status de um nobre homem; a mesma idia contida nesse segmento do texto aparece repetida em: (A) (B) (C) (D) (E) vendem a alma ao diabo; aparentar ser bem intencionado; destaca os fatos verdadeiros; culpar fatores exgenos e bodes expiatrios; demonstra o absurdo das teorias romnticas.

7 - A alternativa em que o sinnimo ou termo equivalente da palavra sublinhada est INCORRETO : (A) Em troca do status de um nobre homem condio; (B) O interesse dessa elite prfida desonesta; (C) culpar fatores exgenos externos; (D) Este texto um apelo solicitao; (E) a hipocrisia abunda no mundo existe em grande escala. 8 - NO uma explicao plausvel para a hipocrisia: (A) estar mais preocupado com as aparncias que com a verdade; (B) buscar conforto na mentira; (C) demonstrar o absurdo das posies romnticas; (D) no acreditar em explicaes simplistas; (E) encontrar bodes expiatrios.

2 - A orao abaixo em que a forma sublinhada NO corresponde ao gerndio : (A) A hipocrisia vem crescendo no seio das elites; (B) Falando sobre qualquer coisa, os homens querem parecer mais do que so; (C) Nem todos os exemplos de hipocrisia tm vindo das elites; (D) Partindo dos argumentos apresentados, o autor se posiciona contra a hipocrisia; (E) Nem todos os artigos deste livro esto tratando de problemas sociais.

3 www.pciconcursos.com.br

Concurso Pblico - 2006

9 - O mensageiro que traz a notcia, que destaca os fatos verdadeiros, que demonstra o absurdo das teorias romnticas, esse o culpado, um insensvel, egosta; a opinio sobre o mensageiro mostra o ponto de vista do(da): (A) (B) (C) (D) (E) prprio mensageiro; receptor da notcia; elite hipcrita; nobre homem; autor do texto.

14 - O caso das cotas universitrias s NO funciona no texto como: (A) (B) (C) (D) (E) prova de que a hipocrisia no existe s na nossa sociedade; exemplo de um caso, entre muitos, de hipocrisia social; caso em que se atribui a culpa tambm a fatores exgenos; fato atual em que a soluo apresentada hipcrita; elemento que apia os argumentos do autor do texto.

10 - A hipocrisia, segundo o texto, NO inclui entre seus aliados: (A) a necessidade de apoio psicolgico; (B) a ignorncia de grande parte da populao; (C) o conforto psquico de bem aparentar; (D) a busca de resultados; (E) a atribuio alheia de culpa.

LNGUA INGLESA
READ TEXT I AND ANSWER QUESTIONS 15 AND 16: TEXT I Contrary to popular belief, hydroelectric power can seriously damage the climate. Proposed changes to the way countries climate budgets are calculated aim to take greenhouse gas emissions from hydropower reservoirs into account, but some experts worry that they will not go far enough. The green image of hydro power as a benign alternative to fossil fuels is false, says ric Duchemin, a consultant for the Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC). Everyone thinks hydro is very clean, but this is not the case, he says. Hydroelectric dams produce significant amounts of carbon dioxide and methane, and in some cases produce more of these greenhouse gases than power plants running on fossil fuels. Carbon emissions vary from dam to dam, says Philip Fearnside from Brazils National Institute for Research in the Amazon in Manaus. But we do know that there are enough emissions to worry about.
(adapted from http://www.newscientist.com, June 21, 2006)

11 - alimenta bastante essa hipocrisia; a frase em que a forma bastante est empregada ERRADAMENTE : (A) Os atos hipcritas so bastante incmodos para os sinceros; (B) A necessidade de encontrar culpados traz bastante sofrimentos psquicos; (C) Os hipcritas aparecem bastante nos debates pblicos; (D) So bastante problemticos os encontros de polticos em campanha; (E) Os polticos bastante experientes trazem a hipocrisia no sangue.

12 - Este texto um apelo para darmos um basta a isso; declarada essa finalidade do texto, podemos dizer que sua inteno prioritria : (A) (B) (C) (D) (E) informar; ensinar; prever; alertar; convencer.

15 The text suggests that hydroelectric power can be: (A) (B) (C) (D) (E) safe; trustworthy; harmful; innocuous; reliable.

13 - que mal sei por onde comear; esse segmento demonstra: (A) (B) (C) (D) (E) a dificuldade do autor em selecionar um caso entre muitos; o problema de distinguir o caso de maior hipocrisia; a dvida entre o que e o que no exemplo de hipocrisia; a difcil estruturao de um texto argumentativo; a facilidade de exemplificar a hipocrisia.

16 The main function of this text is to: (A) (B) (C) (D) (E) praise; warn; entertain; complain; advertise.

4 www.pciconcursos.com.br

Concurso Pblico - 2006

READ TEXT II AND ANSWER QUESTIONS 17 TO 21: TEXT II Brazils biofuel success story
1

20 The phrase The flight from fossil fuels (l.10 ) indicates a movement: (A) (B) (C) (D) (E) upwards; away; towards; beyond; downwards.

Brazilians are choosing to pump ethanol into their cars, reducing the countrys dependency on petrol and setting a worldwide example on how to reduce greenhouse emissions from transport. More than 183600 flexi-fuel cars, which run on petrol or ethanol made from sugar cane, were sold in December in Brazil more than 70% of all cars sold there. In total, 33% of all fuel used is now made from sugar. Cost is the driving factor ethanol fuel is 60% of the price of gasoline but there is also growing understanding that Brazil is leading the world in the flight from fossil fuels. President Lula da Silva describes Brazils use of biodiesel as the countrys energy revolution But there are some who doubt Brazil will be able to keep up with foreign demand for ethanol China and Africa have displayed interest. A recent study by So Paulos sugar cane agro-industry union, Unica, indicated that ethanol production would have to increase by 10 billion litres by 2010 to keep pace with overseas demand.
(adapted from Guardian Newspapers 2006 in http://www.mg.co.za/articlePage.aspx?articleid=262545&area=/ insight/insight__economy__business/)

21 The underlined expression in To keep pace with overseas demand (l. 17-18 ) can be replaced by: (A) (B) (C) (D) (E) avoid; stop; meet; curb; withdraw.

10

RACIOCNIO LGICO
22 - Um torneio disputado por 18 equipes em turno e returno, ou seja, cada equipe joga duas vezes com cada uma das demais. O nmero total de jogos desse torneio igual a: (A) (B) (C) (D) (E) 212; 264; 294; 306; 612.

15

17 According to the text, Brazilians are setting an example because they are ultimately: (A) (B) (C) (D) (E) using more petrol for transport; producing all the necessary sugar; becoming more dependent on oil; promoting greenhouse effects; helping improve the environment.

23 - Se a cada elemento X corresponde ao menos um elemento Y ento: (A) (B) (C) (D) h mais elementos Y do que X; h menos elementos Y do que X; pode haver tantos elementos Y quanto h elementos X; o nmero de elementos Y no mnimo o dobro do de elementos X; (E) o nmero de elementos Y no mximo o dobro do de elementos X.

18 This text ends in a note of: (A) (B) (C) (D) (E) irony; enthusiasm; denial; uncertainty; hope.

24 - Observe a seqncia: 2187 , 729 , 243 , 81 , ... O prximo termo :

19 choosing (l.1) is to choice as: (A) (B) (C) (D) (E) practicing is to practice; closing is to closed; organizing is to organize; computing is to compute; frightening is to frighten.

(A) (B) (C) (D) (E)

9; 18; 21; 27; 33.

5 www.pciconcursos.com.br

Concurso Pblico - 2006

25 - Uma capicua um nmero que lido de trs para diante igual ao nmero original. Por exemplo, 1881 uma capicua, 134 no capicua. Usando apenas os algarismos 1, 2 e 3 , alm de 11111, 22222 e 33333, h a seguinte quantidade de nmeros de cinco algarismos que so capicuas: (A) (B) (C) (D) (E) 6; 12; 16; 20; 24.

CONHECIMENTOS GERAIS
29 - Sobre os efeitos da grande volatilidade do atual sistema financeiro internacional de inspirao liberal, INCORRETO afirmar que: (A) provoca alteraes nas polticas macroeconmicas dos pases; (B) agrava a vulnerabilidade externa das economias nacionais; (C) provoca mudanas abruptas na quantidade e no preo do capital externo; (D) fora a implementao de polticas contracionistas, com reduo dos gastos pblicos; (E) torna os agentes pblicos os principais agentes de regulao da economia, em detrimento do mercado. 30 - A soja tem sido um smbolo da modernizao e do sucesso do agronegcio no Brasil. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir: I. A produo da soja resulta de iniciativas privadas associadas aos resultados da pesquisa e desenvolvimento realizados por instituies governamentais como a Embrapa. II. A produo da soja utiliza o modelo de produo qumicomecnico americano, dominado pelas multinacionais, produtoras de mquinas e equipamentos agrcolas. III. A produo de soja vem promovendo, nas ltimas dcadas, o deslocamento da fronteira agrcola graas ao das empresas agrcolas que empregam numerosa mo-de-obra. A(s) afirmativas(s) correta(s) /so somente: (A) (B) (C) (D) (E) I; II; I e II; II e III; I e III.

26 - A sentena Salta est para Atlas assim como 25435 est para ... melhor completada pelo seguinte nmero: (A) (B) (C) (D) (E) 53452; 23455; 34552; 43525; 53542.

27 - Roberto Carlos inventou o jogo da Roca. Nesse jogo, cada roca que um jogador faz pode valer 1, 2 ou 5 pontos. Numa famosa partida, Cafuringa fez um total de 11 pontos. Nesse caso, avalie as quatro afirmativas a seguir: I - Cafuringa com certeza fez ao menos uma roca de 1 ponto. II - Cafuringa fez no mnimo 3 rocas. III - Cafuringa fez no mximo 11 rocas. IV - Cafuringa fez no mximo uma roca de 2 pontos. Esto corretas somente as afirmativas: (A) (B) (C) (D) (E) I e II; I e III; II e III; II e IV; III e IV.

28 - Nas palavras codificadas abaixo h um algarismo omitido (substitudo por um ponto de interrogao). MACRO - A2C3M1O5R4 BALIDO - A2B1D5I4L3O6 FUNDO - D4F1N?O5U2 O algarismo omitido o: (A) (B) (C) (D) (E) 1; 2; 3; 4; 5.

31 - Sobre o povoamento da Amaznia, INCORRETO afirmar que: (A) at o sculo XX, a economia extrativa estabelecia o traado da rede fluvial como regra para a disposio geogrfica do povoamento; (B) durante a economia da borracha, os fluxos migratrios procedentes do Nordeste dispersaram-se pela floresta mas mantiveram os rios como eixos de circulao; (C) na segunda metade do sculo XX, a implantao de uma rede viria com o objetivo de integrao territorial direcionou novos fluxos migratrios para a Amaznia; (D) os recursos destinados expanso e equipamento das cidades desorganizaram as redes urbanas pr-existentes e diminuram a ao polarizante das capitais; (E) nas ltimas dcadas, as estradas pioneiras construdas na terra-firme passaram a atrair as frentes de expanso, alterando a disposio do povoamento.

6 www.pciconcursos.com.br

Concurso Pblico - 2006

32 - Em cerimnia no plenrio da Cmara dos Deputados, em 5 de outubro de 1988, o deputado Ulysses Guimares, presidente da Constituinte, declarou promulgada a nova Constituio. Sobre a Constituio Brasileira, analise as afirmativas a seguir:

34 - Com o colapso da Unio Sovitica, em 1991, e o fim da bipolaridade, iniciou-se um novo ciclo nas relaes internacionais. So tendncias que passaram a marcar os novos tempos: I. o avano do processo de integrao econmica e poltica da Unio Europia, aps o Tratado de Maastricht; II. a exploso de numerosos conflitos nacionalistas com origem em reivindicaes de natureza tnica ou religiosa; III. as intervenes polticas e econmicas dos Estados Unidos reforando a sua posio de potncia hegemnica. A(s) afirmativas(s) correta(s) /so somente: (A) (B) (C) (D) (E) I; III; I e II; II e III; I, II e III.

I.

Estabeleceu o Estado de direito, ou seja, uma estrutura poltica e jurdica a servio da liberdade e dos direitos individuais. II. Decidiu que os representantes do Poder Executivo, do Legislativo e do Judicirio seriam eleitos pelo voto direto e secreto dos cidados brasileiros. III. Criou o Ministrio Pblico que tem, entre suas atribuies, a defesa da sociedade contra os abusos do poder pblico. IV Aprovou medidas com vistas a reduzir as desigualdades . socioeconmicas, como a ampliao dos direitos trabalhistas. As afirmativas corretas so somente: (A) (B) (C) (D) (E) I e III; II e IV; I, II e III; I, III e IV; I, II, III e IV.

35 - Na operao do Sistema Interligado Nacional SIN, so considerados: (A) a otimizao do uso dos recursos eletromagnticos para o atendimento de parte dos requisitos da carga, sem considerar as condies tcnicas e econmicas para o despacho das usinas; (B) as necessidades de energia dos agentes; (C) os mecanismos de biossegurana; (D) o custo da matriz energtica internacional; (E) o mecanismo de realocao de energia para mitigao do risco financeiro.

33 -

O autor do desenho que representa Dom Quixote de la Mancha e o seu fiel escudeiro Sancho Pana considerado um dos maiores artistas do sculo XX. Indique-o, na relao a seguir: (A) (B) (C) (D) (E) Pablo Picasso; Cndido Portinari; Juan Mir; Marc Chagall; Paul Klee.

7 www.pciconcursos.com.br

Concurso Pblico - 2006

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
36 Uma fonte tenso CC de 12V est conectada em paralelo com uma fonte de corrente CC de 12A. Ambas alimentam um circuito eltrico linear, tal que a tenso entre dois pontos A e B 8V. Se o circuito for alimentado somente pela fonte de 12V, a tenso entre os mesmos pontos A e B ser igual a: (A) 8V; (B) 7,5V; (C) (20/3)V; (D) 6V; (E) 4V. 37 Um circuito R L srie operando em regime permanente alimentado por uma fonte de tenso de CA. Se a freqncia da fonte aumentar, mas a sua amplitude permanecer constante, podese afirmar que: (A) a amplitude da corrente no se altera; (B) a amplitude da corrente aumenta; (C) a freqncia da corrente no se altera; (D) a freqncia da corrente diminui; (E) o ngulo de atraso da corrente em relao tenso aumenta. 38 Um resistor de 4 est conectado em srie com um indutor de valor 0,03H. Os dois elementos so percorridos por uma corrente cuja expresso i(t) = 2 . 6 cos(100 t + 30) A. O valor eficaz da tenso de alimentao igual a: (A) 30V; (B) 24,18V; (C) 24V; (D) 18V; (E) 15V. 39 Em um circuito R C srie operando em regime permanente de CA, pode-se afirmar que: (A) a corrente est atrasada em relao tenso de alimentao: (B) a tenso no resistor est adiantada da tenso no capacitor: (C) a corrente est atrasada da tenso no capacitor; (D) a corrente est atrasada da tenso no resistor; (E) a tenso no resistor est atrasada da tenso no capacitor. 40 Entre os pontos A e B de um circuito alimentado por uma fonte de tenso de CA, deseja-se colocar um resistor de 3. Para saber a corrente que circular pelo resistor, adotou-se o seguinte procedimento antes da sua colocao no circuito: 1) mediu-se a tenso entre os pontos A e B e encontrou-se 10V (valor eficaz); 2) calculou-se a impedncia do circuito vista pelos pontos A e B com a fonte de alimentao anulada. Encontrou-se uma impedncia igual a (1+j3). O valor eficaz da corrente no resistor de 3, quando da sua colocao no circuito, ser igual a: (A) 10A; (B) (10/3)A; (C) 2,5A; (D) 2A; (E) (10/3)A.

41 Um circuito em CA alimentado por uma nica fonte de 2 .110 cos(2.60t + 73) V. A corrente que circula pela fonte apresenta expresso igual a i(t) = : (A) puramente resistivo e a resistncia vale 10; (B) puramente indutivo e a reatncia vale j10; (C) puramente capacitivo e a reatncia vale j10; (D) capacitivo e a reatncia capacitiva vale j5; (E) indutivo e a reatncia indutiva vale j5. 2 .11 cos(2.60t + 43) A. Pode-se afirmar que o circuito tenso cuja expresso v(t) =

42 A tenso v(t) e a corrente i(t) em uma carga monofsica apresentam as seguintes expresses: v(t) = i(t) = 2 .40 cos(wt + 75) V 2 .2 cos(wt + 15) A

Pode-se afirmar que a impedncia da carga : (A) (j20 3 ); (B) (20 + j20 3 ); (C) (10 + j10 3 ); (D) (20); (E) (10).

43 A potncia instantnea desenvolvida por um circuito operando em CA apresenta a expresso p(t) = 80 (1 + cos 2wt) + 60 (sen 2wt) volt-ampere Os valores das potncia ativa e aparente so, respectivamente: (A) 80W e 60 VA; (B) 80W e 100 VA; (C) 60W e 80 VA; (D) 60W e 100 VA; (E) 100W e 80 VA.

44 Um circuito trifsico equilibrado operando na freqncia de 60Hz apresenta as seguintes potncias: 100kVA, 50kW e 50 3 kVAr. Sua potncia instantnea tem expresso igual a:

(A) 50kW; (B) 50 cos(2 60 t 60)kW; (C) [100 cos(2 60 t 60) + 100 sen(2 60 t 30)]kW; (D) 100 cos(2 60 t + 60)kW; (E) [100 cos(2 60 t 60) 100sen(2 60 t + 30)]kW.

8 www.pciconcursos.com.br

Concurso Pblico - 2006

45 Uma carga trifsica equilibrada ligada em tringulo est conectada em uma rede de 220V tambm trifsica equilibrada. A impedncia de cada fase da carga igual a (8 + j6). A potncia ativa consumida pela carga igual a: (A) 18.150W; (B) 17.312W; (C) 11.616W; (D) 6.706W; (E) 6.050W.

49 Um motor de induo consome 24kW de potncia ativa, operando com fator de potncia 0,6 indutivo. Desejando-se aumentar o fator de potncia no ponto de sua ligao na rede para 0,8 indutivo, ser necessrio instalar capacitores cuja potncia reativa seja igual a: (A) 32kVAr; (B) 24kVAr; (C) 18kVAr; (D) 14kVAr; (E) 12kVAr.

46 Um circuito trifsico equilibrado com ligao estrela apresenta seqncia de fase abc. A tenso fase-neutro da fase a 1100V. A tenso entre os terminais a e b igual a: (A) (B) 3 11030V; 3 11030V;

50 Uma instalao possui as seguintes cargas: Carga A: 18kW, fator de potncia 0,6 indutivo; Carga B: 4kVAr, fator de potncia nulo indutivo; Carga C: 6kW, fator de potncia unitrio; Carga D: 10kVAr, fator de potncia nulo capacitivo. O fator de potncia global da instalao : (A) maior que 0,8 indutivo; (B) igual a 0,8 indutivo; (C) menor que 0,8 indutivo e maior que 0,6 indutivo; (D) igual a 0,6 indutivo; (E) menor que 0,6 indutivo.

(C) 1100V; (D) 1100V; (E) 3 110-30V.

47 Trs impedncias iguais esto conectadas em tringulo. Ao serem ligadas em uma rede equilibrada, consomem 30kW com fator de potncia 0,9 indutivo. Se as impedncias continuarem na mesma rede, mas a sua conexo for trocada para estrela, a potncia consumida ser: (A) 90kW com fator de potncia 0,9 indutivo; (B) 90kW com fator de potncia 0,3 indutivo; (C) 10kW com fator de potncia 0,9 indutivo; (D) 10kW com fator de potncia 0,3 indutivo; (E) a mesma, com o mesmo fator de potncia.

51 Um transformador de 10.000kVA apresenta eficincia nominal de 99%. Em vazio, ele consome da rede 10kW. Operando a 75% da carga nominal, a perda por Efeito Joule : (A) 90kW; (B) 80kW; (C) 50,625kW; (D) 38,4kW; (E) 27,6kW.

48 Em uma carga monofsica onde os fasores de tenso e corrente valem, respectivamente, 10015 V e 545 A, o fator de potncia : (A) (B) (C) 1 3 2 indutivo; 3 2 capacitivo; 2 indutivo;

52 Um dos principais objetivos dos dispositivos FACTS visa: (A) reduzir os efeitos das correntes de curto-circuito assimtricos; (B) reduzir os efeitos das correntes de curto-circuito trifsicos; (C) aumentar a relao de curto-circuito dos geradores; (D) aumentar a capacidade de interrupo dos disjuntores; (E) aumentar a capacidade de transmisso de potncia das redes.

(D) 1 capacitivo; 2 (E) 2 2 indutivo.

53 Um circuito srie de eletrnica de potncia composto pelos seguintes dispositivos: uma fonte de tenso senoidal, 02 (dois) diodos conectados entre si em anti-paralelo e uma carga resistiva. Pode-se afirmar que a corrente: (A) apresentar um comportamento DC no nulo; (B) ficar retificada em meia onda; (C) ficar retificada em onda completa; (D) ser alternada; (E) ser nula.

9 www.pciconcursos.com.br

Concurso Pblico - 2006

54 Uma carga puramente resistiva ser alimentada por uma fonte de tenso senoidal, usando-se um retificador de meia onda. A freqncia da tenso sobre a carga ser: (A) igual freqncia da fonte; (B) o dobro da freqncia da fonte; (C) a metade da freqncia da fonte; (D) igual a da freqncia da fonte; (E) nula.

59 Os ncleos dos transformadores so laminados para se reduzir as perdas: (A) por correntes parasitas; (B) por histerese; (C) por correntes parasitas e histerese; (D) dieltricas; (E) por correntes parasitas, histerese e dieltricas.

55 Em uma ligao tringulo, se a corrente de seqncia zero em cada brao da ligao vale 10 pu, a corrente de seqncia zero na linha : (A) 1 3 30 pu; (B) 1 3 -30 pu; (C) 160 pu; (D) 1-60 pu; (E) zero.

60 Um gerador sncrono est ligado em uma barra infinita e opera com fator de potncia 0,8 indutivo. Se a potncia mecnica entregue pela mquina motriz diminuir mas a sua corrente de campo permanecer inalterada, o seu fator de potncia: (A) no se alterar; (B) aumentar, porm mantendo-se indutivo; (C) diminuir, porm mantendo-se indutivo; (D) diminuir, podendo tornar-se capacitivo; (E) aumentar, podendo tornar-se unitrio.

56 Em um sistema de seqncia de fase a b c, se a componente de seqncia negativa da tenso da fase b tem valor 1-120 pu, a componente de seqncia negativa da tenso da fase a : (A) 10 pu; (B) 160 pu; (C) 1-60 pu; (D) 1120 pu; (E) 1-120 pu.

61 A corrente de campo de um compensador sncrono ideal ajustada tal que a sua tenso interna igual tenso terminal. Para essa situao, pode-se afirmar que a corrente na armadura: (A) capacitiva; (B) indutiva; (C) est em fase com a tenso terminal; (D) igual corrente de campo; (E) nula.

57 Um transformador trifsico com ligaes em tringulo e estrela alimentado pelo lado em delta. Se o transformador estiver em vazio, pode-se afirmar que: (A) existem componentes de 3 harmnico nas correntes de linha; (B) no existem componentes de 3 harmnico nas correntes de linha; (C) no existem componentes de 3 harmnico nas correntes das fases do primrio; (D) no existem componentes de 3 harmnico nas tenses fasefase do secundrio; (E) no existem componentes de 3 harmnico nas tenses fasefase do primrio.

62 Considere os ngulos de carga de 2 (dois) geradores sncronos operando nas mesmas condies de potncia e tenso. O primeiro de plos salientes e o segundo de rotor cilndrico. Se a reatncia de eixo direto do primeiro igual reatncia sncrona do segundo, o ngulo de carga do primeiro: (A) igual ao ngulo de carga do segundo; (B) maior do que o ngulo de carga do segundo; (C) menor do que o ngulo de carga do segundo; (D) poder ser igual ao ngulo de carga do segundo dependendo do valor de Xq; (E) poder ser igual ao ngulo de carga do segundo se Xq = Xd/2. 63 Um gerador sncrono apresenta os seguintes valores de reatncias: X1 = 0,25pu, X2 = 0,35pu, X0 = 0,10pu. O gerador est ligado em estrela, com o seu neutro aterrado por uma reatncia Xn = 0,10pu. O gerador inicialmente est em vazio, com tenso nominal. Ao ocorrer um curto-circuito entre a fase a e a terra, o valor da corrente de curto-circuito em regime permanente ser: (A) 3,75pu; (B) 3,00pu; (C) 2,75pu; (D) 2,50pu; (E) 2,25pu.

58 Se a regulao de tenso em carga nominal de um transformador monofsico de 13,8/138kV igual a 1,5%, a sua tenso em vazio no lado de AT : (A) 158,70kV; (B) 150,35kV; (C) 140,07kV; (D) 138,15kV; (E) 135,44kV.

10 www.pciconcursos.com.br

Concurso Pblico - 2006

64 Sejam X1 , X2 e X0 os respectivos valores das reatncias equivalentes de seqncia positiva, negativa e zero de um sistema de potncia, todos vistos (calculados) pelo ponto de ocorrncia de um curto-circuito. Se o sistema operava inicialmente em vazio e ocorreu o curto entre as fases b e c para a terra, a reatncia equivalente para se calcular a corrente de defeito dada pela expresso: (A) Xeq = (X1 X2 + X1 X0 + X2 X0 )/(X2 + X0 ); (B) Xeq = X1 + X2 + X0; (C) Xeq = X1 + X2; (D) Xeq = ( X2 X0 )/(X2 + X0 ); (E) Xeq = (X1 X2 + X1 X0 + X2 X0 )/( X1 + X2 + X0 ). 65 Um gerador sncrono ideal de rotor cilndrico est conectado em uma barra infinita. O ngulo de carga para o qual o gerador opera com metade da potncia mxima terica que o mantm estvel em regime permanente : (A) 90; (B) 60; (C) 45; (D) 30; (E) 15. 66 O valor pu de uma impedncia de 0,5, nas bases de 10kV e 200MVA : (A) 2,0pu; (B) 1,75pu; (C) 1,5pu; (D) 1,25pu; (E) 1,0pu.

69 Os dados a seguir so os valores, em pu, dos parmetros das linhas de transmisso de um sistema de potncia que possui 06 (seis) linhas e 05 (cinco) barras. Linha Linha Linha Linha Linha Linha 1 2: G = 0,6pu ; B = -2,4pu; 1 4: G = 0,4pu ; B = -1,6pu; 1 5: G = 1,2pu ; B = -4,8pu; 2 3: G = 1,2pu ; B = -4,8pu; 2 4: G = 0,6pu ; B = -2,4pu; 3 5: G = 1,2pu ; B = -4,8pu.

O elemento Y22 da matriz Ybus : (A) (1,8 j7,2)pu; (B) (0,6 j2,4)pu; (C) (2,4 j9,6)pu; (D) (2,4 j0)pu; (E) (0 j9,6)pu. 70 Nos bancos de transformadores conectados em tringuloestrela, a defasagem entre as correspondentes grandezas de linha do primrio e do secundrio : (A) 180; (B) 120; (C) 90; (D) 60; (E) 30.

67 No estudo de fluxo de carga, o barramento para o qual so especificados os valores da amplitude e do ngulo da tenso denominado por Barra: (A) Infinita; (B) Swing; (C) de Carga; (D) de Controle; (E) de Gerao. 68 O mtodo de Newton-Raphson usado para a soluo das equaes no-lineares existentes no estudo de fluxo de carga. Considere o sistema de equaes no-lineares abaixo: F1 = x2 + y2 5x = 0 F2 = x2 y2 + 1,5y = 0 Os elementos da diagonal principal da matriz Jacobiana, considerando a ordem F1 e F2 em relao s respectivas variveis x e y, na condio inicial de x = y = 3, so: (A) 1 e 4,5; (B) 1 e 4,5; (C) 5 e 1,5; (D) 5 e 1,5; (E) -3 e 1,5.

11 www.pciconcursos.com.br

INFORMAES ADICIONAIS

Ncleo de Computao Eletrnica Diviso de Concursos

Endereo: Prdio do CCMN, Bloco C Ilha do Fundo - Cidade Universitria - Rio de Janeiro/RJ Caixa Postal: 2324 - CEP 20010-974 Central de Atendimento: 0800 7273333 ou (21) 2598-3333 Informaes: Dias teis, de 9 h s 17 h (horrio de Braslia) Site: www.nce.ufrj.br/concursos

www.pciconcursos.com.br

You might also like