You are on page 1of 3

PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR No

(Do Sr. Esperidio Amin)

, DE 2011

Modifica a Lei Complementar n 95, de 1998, para tornar obrigatrio constarem, de modo circunstanciado, da justificao das normas referidas no art. 59 da Constituio da Repblica, desde que impliquem recursos pblicos, o diagnstico dos fatos e o prognstico dos efeitos sobre eles da respectiva inovao legislativa, e, da parte final de tais textos legais, clusula de avaliao peridica do impacto de sua introduo no seu sistema jurdico.

O Congresso Nacional decreta:

Art. 1 introduzido o art. 3-A na Lei Complementar n 95, de 1998, com a seguinte redao: .................................................................................. Art. 3-A. De projeto de lei, projeto de lei complementar, projeto de medida provisria, projeto de decreto legislativo, projeto de resoluo e proposta de emenda Constituio constaro alm das partes bsicas, enumeradas no art. 3, a justificao. 1 Sempre que a proposio implicar o uso de recursos pblicos, deve-se incluir na sua justificao, de modo circunstanciado, o diagnstico dos fatos e o prognstico dos efeitos sobre ele da respectiva inovao legislativa. Art. 2 Esta Lei Complementar entra em vigor na data de sua publicao.

JUSTIFICAO
O objetivo desse Projeto de Lei Complementar introduzir as noes de prognstico e diagnstico como elementos necessrios do processo legislativo, na sua fase de projeto de lei, projeto de lei complementar, projeto de decreto legislativo, projeto de resoluo, ou de proposta de emenda Constituio que implicarem o uso de recursos pblicos. O diagnstico e o prognstico circunstanciados passariam a ser componentes obrigatrios da justificao de tais proposies. O diagnstico pode ser aqui compreendido como a anlise circunstanciada dos fatos que so ou que foram. O prognstico como estudo das consequncias da introduo da norma que veio a inovar o mundo jurdico, visando a dar outro contorno aos eventos futuros, os quais j no devem acontecer como acontecem ou aconteceram. Diagnstico e prognstico so, portanto, conceitos que se referem ao passado, ao presente e ao futuro. Passado e presente se reportam ao diagnstico, e o futuro ao prognstico. A justificao o texto de defesa da proposio que a acompanha desde a sua apresentao. elemento importante no processo legislativo. Responde pergunta: por que a proposio? Por que assume essa figura e no outra? Justificao conceito bsico. Compreend-lo fcil. Todavia, esse fato no reduz o seu alcance e a sua importncia. Aquele que prope uma lei no o faz por um mero querer, mas por motivos racionais e legalmente ancorados. A justificao facilita a compreenso do sentido da proposio. Com a introduo obrigatria do diagnstico e do prognstico na justificao, essa ser, ao mesmo tempo, mais robusta e mais precisa. Essas noes bem manejadas favorecem o debate saudvel e democrtico. No caso de proposies referentes ao uso de recursos pblicos, a discusso sobre os indicadores, numricos ou no, sobre a relao custo e benefcio, bem como sobre a estrutura dos argumentos, presentes no diagnstico e no prognstico, constituir indiscutvel ganho. Com essas noes, a justificao se tornar mais clara e justa, elevando tanto a qualidade da democracia praticada no Parlamento quanto a qualidade da relao do Parlamento com os demais Poderes. Justificao, diagnstico e prognstico

realizam de forma concreta os princpios da publicidade e do contraditrio, conceitos de que no se pode prescindir na sociedade democrtica e plural. A propsito, a boa doutrina constitucional j realara a significao do conceito de prognose na conformao dos atos do legislador: Ao reagir contra a arreigada idia (mas inadmissvel num Estado Democrtico-Constitucional) da liberdade do fim nos atos legislativos, a doutrina constitucional procurou, atravs de medidas (princpios) jurdico-constitucionais princpio do excesso, princpio da exigibilidade, princpio da proporcionalidade e princpio da adequao --, alicerar um controlo jurdicoconstitucional da liberdade de conformao do legislador e (mais concretamente no campo da constituio dirigente) situar constitucionalmente o espao de prognose legislativa. (Constituio Dirigente e Vinculao do Legislador, Coimbra Editora, 1994, p. 274). Outra questo que pode ser suscitada, ao se examinar o presente Projeto de Lei Complementar, a convenincia de inseri-lo no corpo de Lei Complementar n 95, de 1998. Ora, essa norma trata da elaborao, redao, alterao e consolidao das leis. Justificao, diagnstico e prognstico dizem respeito, inequivocamente, ao processo de elaborao das leis. Eis por que me parece que a insero da matria do presente Projeto no corpo da Lei Complementar n 95, de 1998, plenamente justificada. Haja vista as razes apresentadas aqui, conto com o apoio de meus ilustres Pares ao presente Projeto de Lei Complementar. Sala das Sesses, em 23 de maro de 2011.

Deputado ESPERIDIO AMIN


2011_388

You might also like