You are on page 1of 5

Parte I

Os Efeitos Benficos e Nocivos da Msica elaborao: equipe do site newagemusic.com.br ( reviso 5 abril 2007) 1- Introduo 2- A Utilizao da msica desde a antiguidade 3- A msica como meio de restabelecer a harmonia 4- Os efeitos nocivos de alguns sons 5- Os ritmos e sua influncia em nossa vida 6- Os efeitos da msica rock e afins na sade 7-Concluso 1- Introduo
O que sabemos uma gota; o que ignoramos um oceano.(Isaac Newton)

Todos ns apreciamos determinados tipos de msica e ritmos, mas nem sempre sabemos do poder oculto que neles esto contidos, e dos benefcios que podem oferecer. Nossa proposta mostrar a importncia da msica como fonte de elevao espiritual e dar uma nova viso do maravilhoso mundo que a msica pode lhe oferecer, para obteno de uma vida mais saudvel. Em contrapartida, tambm abordamos aspectos surpreendentes dos efeitos nocivos que a msica e os sons podem causar quando mal utilizados. Este texto deve ser lido com uma viso mais ampla, voltada para a jornada evolutiva infinita do ser espiritual que somos ns, no prendendo nosso foco naquilo que tido como aceito e aprovado pela grande maioria da populao. Todo o contedo baseado nas obras relacionadas na bibliografia, em experimentos cientficos e na literatura dos Mestres Ascensos, especialmente nos livros da escritora best-seller Elizabeth Prophet, uma das maiores escritoras da literatura mstica mundial. Desejamos uma boa leitura.

2- A Utilizao da Msica Desde a Antiguidade


A msica o remdio da alma (Plato)

Desde a antiguidade, a msica utilizada para o bem-estar e para fins curativos. Plato afirmava que a alma pode ser condicionada pela msica, assim como o corpo pela ginstica. No antigo Egito h 4000 ac j usavam sons e mantras para tratamentos de doenas. Na ndia, a medicina Ayurvdica utilizava cnticos, sons instrumentais e mantras para recuperar o organismo. Na maioria das civilizaes a msica sempre teve importncia como terapia para o corpo e mente. Em nossos dias, a musicoterapia um recurso teraputico para harmonizar e curar o corpo e mente. Para isto, o paciente deve simplesmente ouvir regularmente o tipo de msica indicado para sua necessidade, juntamente com exerccios respiratrios, relaxamento ou meditao.

A boa msica atua diretamente no subconsciente, despertando sentimentos elevados e harmonizando todos os aspectos da pessoa.

3- A Msica Como um Meio de Restabelecer a Harmonia


Atravs do uso correto do som governamos a energia em todos os planos de conscincia (Prophet)

Segundo os especialistas, a msica harmoniosa pode trazer profundos benefcios, combatendo desequilbrios psico-emocionais, o stress, equilibrando o sistema crdio-circulatrio, a digesto, o metabolismo, o sistema nervoso, os rgos etc. A msica elevada pode restabelecer a paz e a harmonia interior, pois atua no ritmo e na frequncia de nosso corpo. Em ritmos lentos de 60 compassos por minuto, o corpo escuta o ritmo e pulsa de acordo com ele, reduzindo o ritmo agitado em que estava. Isso produz um efeito de massagem sonora, eliminando as tenses. O som de alguns instrumentos tambm contribui trazendo efeitos benficos, de acordo com estudo realizado pelo psiquiatra ingls Robert Schauffer, entre eles: o piano auxilia no combate depresso e melancolia; os metais de sopro inspiram coragem e fora; o violino pode afastar a sensao de insegurana; a flauta pode diminuir o nervosismo e a ansiedade. As msicas clssicas (incluindo aqui as sacras ) e as estilo new age so as recomendadas para a escuta constante, porm outros tipos de msicas tambm podem ser aceitos como: as religiosas cantadas suaves, as instrumentais, as romnticas, as tnicas, algumas populares e folclricas e msicas que no sejam agressivas. A msica new age um renascimento musical com viso holstica - a msica do futuro, geralmente instrumental suave, podendo ser mesclada com sons da natureza. Algumas dessas musicas possuem efeitos relaxantes e anti-stress, que ajudam a expandir a conscincia do ouvinte, e levam a um estado espiritual mais elevado. Assim, tanto a msica clssica suave como a new age tm o poder de despertar uma sintonia elevada, e quando ouvida regularmente, pode levar o ouvinte a um estgio de paz e tranquilidade que se refletir em seu bem-estar fsico e espiritual. Podemos substituir o vcio de assistir novelas noite, por uma saudvel leitura, ao som de belas msicas, que traro relaxamento e produzir um sono reparador. Com algum tempo disponvel poderemos realizar uma boa apreciao musical, utilizando fones de ouvido do tipo profissional, e um bom e equipamento de som, para captar a riqueza dos detalhes e da emoo transmitida pelo compositor e pela orquestra. Ao ouvirmos em equipamentos muito simples, perderemos uma grande parcela da qualidade e da satisfao que deveriam produzir.

4- Os Efeitos Nocivos de Alguns Sons


Quase no existe uma funo sequer no corpo humano que no seja afetada pelas notas musicais(Prophet)

As ondas sonoras chegam ao crebro atravs de vibraes que so interpretadas pelas clulas nervosas que entendem isso como um som. Este deslocamento de vibraes determina uma espcie demassagem snica que segundo sua qualidade produz efeitos positivos ou negativos Assim, no caso da msica harmoniosa os neurnios atingem um estado de harmonia que se traduz como repouso da clula.

O efeito oposto ocorre com sons estridentes da msica agressiva que trazem stress neuronial. Os nervos auditivos possuem razes distribudas amplamente e fazem com que o som afete quase todos os rgos do corpo. A audio regular de musicas agressivas durante o trabalho ou estudo, causa tenso, dificulta a concentrao e acarreta uma baixa produtividade. No entanto, em experincias realizadas, o rendimento escolar de crianas melhorou sensivelmente quando deixaram de escutar esse tipo de msica. De acordo com Dr. Mrcio Bontempo(*9), estudos realizados pela Academia de Medicina da Frana, apontam o rudo como responsvel por grande parte das depresses e outras enfermidades orgnicas, sendo que um quinto das internaes psiquitricas deveu-se a este mesmo motivo. O rudo do cotidiano acima de 65 decibis pode provocar desordens psico-orgnicas como lceras, elevao da presso, reduo da viso, reduo do tempo de sono, problemas cardacos, neuroses, problemas emocionais, depresso e muitos outros. O ouvido humano est preparado para resistir a rudos de alta intensidade apenas por curtos perodos. Aps uma hora de exposio a sons intensos de 100 decibis, o sistema nervoso necessita de 40 horas para se recuperar completamente desse trauma. Algumas pessoas submetidas presso sonora junto s caixas de som em concertos de rock e outros, podem ficar surdas. Abaixo vemos parte de um estudo dos nveis sonoros realizado pela UFRGS, em Porto Alegre: Fonte de rudo biblioteca calma Trfego mdio Trfego intenso Motosserra Boate Buzina a 1 mt Trio Eltrico Concerto de Rock Disparo de arma Foguete espacial Db(decibis) Efeitos 35 Limite para sono tranquilo 70 Danos aps alguns anos 85 Limite tolervel 95 Prejudicial 115 Perigo com mais de 15 seg 115 Perigo com mais de 15 seg. 130 Limite da dor - danos ao ouvido 130 Limite da dor - danos ao ouvido 140 160 Danos mesmo com fones protetores Danos irreversveis e imediatos

5- Os Ritmos e sua Influncia em Nossa Vida


Toda a criao esta baseada na frmula matemtica do ritmo (Prophet)

Todo o universo, desde os tomos at as estrelas vibram numa pulsao, numa freqncia, numa espcie de ritmo. O fsico alemo Schumann, mostrou seu estudo sobre a freqncia do planeta Terra, medida em hertz, denominada Freqncia Schumann. Ele a definiu como uma pulsao, uma freqncia cardaca do planeta, e de como ela est influenciando toda a vida humana. Ns, como parte integrante desse todo, temos uma freqncia, uma vibrao que rege nossos tomos, rgos, chakras*, e tambm nosso aspecto psicolgico e espiritual e para estarmos em harmonia com o universo, tambm devemos estar dentro deste padro. (Os chakras so os centros de fora ancorados no corpo etrico responsveis pela distribuio do fluxo de energia e funes vitais para o corpo).

De acordo com os ensinamentos dos Mestres Ascensos*, os sons e ritmos que ouvimos, e que pulsam dentro da mesma freqncia tm o poder de harmonizar as pessoas, trazendo um maior equilbrio Assim, alguns ritmos tm o poder de sintonizar e equilibrar os chakras, fazendo circular esta energia que poder elevar-se facilitando uma expanso da conscincia. O ritmo mais perfeito de todos o ritmo da valsa, e na seqncia, tambm a marcha 4/4, a balada 6/8, e outros similares. Por sua vez, os ritmos dissonantes e sincopados (com uma parada entre cada compasso) provocam o desequilbrio dos chakras e provocam a expulso destas energias que so projetadas para fora, causando depois perda da vitalidade. So tambm chamados ritmos hipnticos que causam xtase e induzem as pessoas agitao como o rock, heavy metal, jazz, blue, lambada, funk, hip-hop, reggae, samba, carnaval, ax, ritmos sensuais, dance music e afins. Destes, porm o que causa mais danos fsicos e espirituais o rock heavy metal. Prophet (*1), p.28 nos diz: O estmulo deste som extremamente contagiante e atraente...ao ouvir a msica e a batida a energia instantaneamente libertada nos chakras.. Ela projetada para fora ...forando os chakras a girarem numa espiral descendente... Nesse livro so mostradas imagens da aura de pessoas envolvidas pela msica rock que apresentamse desequilibradas, com entidades acopladas e formas-pensamento* sugando a energia da pessoa. Em todos esses ritmos, vemos tambm os danos causados por suas letras. A maioria delas induzem perverso, drogas, bebidas, futilidades, emoes inferiores, mgoas etc., que levam a serem imitadas e tidas como o padro do que correto. Pode ser fcil compreender que o rock heavy metal prejudicial, mas ser difcil e polmico quando falamos dos ritmos tpicos de nosso pas, como o carnaval. O fato que vivemos numa cultura de valores to invertidos que passamos a achar que certas coisas so corretas e inofensivas, quando elas mascaram a proliferao de valores negativos, violncia, drogas, gravidez precoce, cio, banalidades etc. A incorporao de certos ritmos na cultura pode estar obstruindo um maior progresso de um povo e de um pas. Ser uma simples coincidncia o fato de que nas cidades onde proliferam esses ritmos, tambm tenham altos ndices de criminalidade?

6- Efeitos da Msica Rock e Afins na Sade (sntese do texto de Sean Prophet )


O que nos causa problema no o que no sabemos; o que acreditamos ser verdade e no . (Mark Twain)

Alem dos efeitos negativos j citados como perda auditiva permanente e outros, os estudos cientficos apontam ainda outras conseqncias da audicao do rock e similares: 1) hipertenso; 2) fraqueza muscular; 3) mau funcionamento das glndulas e dos centros de energia do corpo; 4)histeria e outros problemas psicolgicos; 5) vicio pela propria musica e pelas drogas; 6)hiperatividade e agitao e falta de concentrao; 7)perda de rendimento no trabalho e na capacidade de tomar decises; 8) aumento da incidncia de erros e de ansiedade. Estudos mostram que a msica rock prejudicial no s ao ouvido como ao corpo inteiro. Um estudo mostrou que 41, de um total de 43 msicos de rock e outros ritmos frenticos sofriam de perda auditiva permanente. Vemos tambm que muitos msicos de rock tm mortes trgicas e precoces, enquanto a maior parte dos maestros de msicas clssicas tem vida excepcionalmente longa e produtiva, como Verdi.

Uma pesquisa realizada pelo Dr. John Diamond, M.D., demonstrou que a msica rock causava inmeras doenas devido batida peculiar ao rock. Esta batida antagnica ao pulso arterial natural, pois a batida pra ao final de cada compasso. como se a msica parasse para ter que recomear outra vez. O ouvinte subconscientemente pra, ao final de cada compasso, o que pode produzir tenso. A exposio msica rock e similares pode causar switching (troca), isto , um desequilbrio nos hemisfrios cerebrais, deixando o indivduo incapaz de reconhecer entre o que prejudicial e o que saudvel. Muitos participantes de concertos de rock ficam descontrolados e possessos. O roqueiro de heavy metal Ozzy Osbourne foi processado pelos pais de um jovem suicida que se matou depois de escutar por vrias horas os lbuns de Osbourne, dentre eles "Suicide Solution". H ainda as mensagens subliminares contidas em algumas msicas, que so frases ouvidas somente pelo subconsciente tais como: "Comece a fumar maconha", "Eis-me aqui meu doce Satans" etc. Em uma experincia feita na TV americana, foram colocadas plantas que cresciam ao som do grupo Led Zeppelin. Usando fotografia com lapsos de tempo, a TV mostrava que as plantas procuravam se afastar da fonte sonora. O documentrio pretendia provar que a msica no era s nociva s plantas, mas tambm ao homem.

7- Concluso Ns s temos uma certa quantidade de energia, de tempo e de espao para gastar nesta encarnao; como uma conta bancria. Cada pessoa tem que decidir o que pretende fazer com a sua vida e com a sua fora vital.(Prophet) Este texto poder causar polmica por tratar-se de uma revelao pouco conhecida. Mesmo tendo como fonte os grandes pesquisadores, cabe ao leitor aceit-las ou no. No temos a pretenso de induzir as pessoas a se afastarem totalmente dos tipos de msicas citados, pois no meio social em que vivemos, no devemos ser radicais. Em ocasies sociais, quando tivermos de ouvir msicas nocivas, podemos simplesmente transmutar e no nos deixar imantar por elas, no esquecendo de cultivar tambm a virtude da alegria. O que desejamos colocar um alerta as pessoas, especialmente os jovens, a escolherem suas musicas com maior conscincia. O que os nossos jovens esto ganhando com a escuta de msicas nocivas? Na era da informao devemos contribuir para disseminar estes conhecimentos ao maior nmero de pessoas possvel dando nossa parcela de contribuio construo de um futuro melhor. Ns, como estudantes, que desejamos avanar no caminho espiritual, devemos buscar na msica um meio para elevar nosso esprito, sintonizando com as energias elevadas do Alto.

Bibliografia vide final da Parte II (Este texto continua na Segunda Parte com o texto O Que so as Notas-Chave?, um estudo sobre as msicas dos Mestres Ascensos)

You might also like