You are on page 1of 23

O BAPTISMO EM NOME DE JESUS CRISTO, OU SE ENGANOU SO PEDRO NO DIA DO NASCIMENTO DA IGREJA?

? ACTOS 2:38 OBJECTIVO: Interrogao para analisar na eclesiologia do Novo Testamento Valledupar Cesar Rua 27 nr. 2-80 Vila do Rosrio PATROCINADO PELO COMIT DE PRO-CAMPANHA Copyright y compilado pelo pastor York Anthony Shalom Magistral em Divindades Teolgicas Traduzido para portugus pelo pastor Ivanildo Santos Introduo: Neste texto de Actos 2:38 se encontra a frmula completa para ser salvo nesta dispensao da graa, compreendida de trs partes: a) Arrepender-se b) Baptizar-se no nome de Jesus Cristo para perdo de pecados c) Recebereis o dom do Esprito Santo Estas trs partes para a salvao se fundem no indivduo; querendo dizer que uma sem as outras no funciona a SALVAO. No nosso meio ambiente temos muitas circunstncias pelo mau enfoque que se lhe foi dado alnea b; dado nos acordos surgidos no ano 325 d.C. de mudar frmula de Baptizar (devido mudana da Bblia para estabelecer os acordos nascidos). Se trocou a forma Bblica de imerso (submerso, ou afundamento) pelos acordos da asperso (salpicadura ou rego). Se trocou a forma de expresso Nome de Jesus Cristo pela expresso de Pai, Filho e Esprito Santo. Tem havido muitos controvertidos com nossos contemporneos religiosos, com pessoas que tentam minimizar e tirar valor evidncia bblica sobre o baptismo na gua no Nome de Jesus, dizendo: no, mas eu prefiro obedecer a Jesus que a Pedro. Isso usar um comboio de pensamento muito inconsistente, equvoco com a lgica e com a Bblia. Tanto Mateus 28:19 como Actos 2:38 foram escritos por homens! Ambas passagens os conhecemos atravs dos seguidores e Jesus, porque JESUS NO ESCREVEU NENHUM LIVRO!

DOUTRINAS DE BAPTISMO Jesus mesmo disse aos seus discpulos: E vs tambm testificareis, pois estivestes comigo desde o princpio (Joo 15:27). E, em sua orao ao Pai, Jesus tambm disse: E no rogo somente por estes, mas tambm por aqueles que PELA SUA PALAVRA HO DE CRER EM MIM (Joo 17:20). Tambm disse: Quem vos recebe, a mim me recebe; e quem me recebe a mim, recebe aquele que me enviou. (Mateus 10:40) Ademais, temos essa passagem fundamental que diz Edificados sobre o fundamento dos apstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo a principal pedra da esquina. (Efsios 2:20) Se o baptismo em Nome de Jesus mandamento de homens, ento TODA a Igreja Primitiva estava baseada e praticava mandamentos de homens. Mas, creio que eles sabiam mais que ns sabemos hoje. A filosofia racionalista se recreia em seu dito: A gua mais pura quanto mais perto esteja da sua fonte! Agora, Jesus Cristo disse: Portanto ide, fazei discpulos de todas as naes, baptizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Esprito Santo (Mateus 28:19), mas, QUE FIZERAM OS APSTOLOS? Como baptizaram eles? Que palavras diziam ou usavam sobre os que estavam sendo baptizados? EVIDNCIA NO LIVRO DOS ACTOS Achamos o primeiro incidente no livro de Actos captulo dois, quando Pedro pregou no dia de Pentecostes. Ao receber os 120 o Esprito Santo, se congregou toda Jerusalm por causa desse fenmeno. Vendo a atitude de alguns, e especialmente sendo impulsado pelo Esprito Santo que acabavam de receber, o apstolo Pedro pregou. Ao estar pregando seus ouvintes sentiram tal convico que interromperam o discurso de Pedro com a pergunta: Que faremos, homens irmos? Agora, essa pergunta no s para Pedro, mas sim perguntaram a PEDRO E AOS DEMAIS APSTOLOS. Pedro foi o que respondeu dizendo: Arrependei-vos, e cada um de vs seja baptizado EM NOME DE JESUS CRISTO, para perdo dos pecados; e recebereis o dom do Esprito Santo. (Actos 2:38) A resposta pergunta Que faremos? foi: 1 Que se arrependessem; 2 Que se baptizassem em Nome de Jesus Cristo; 3 Que recebessem o Esprito Santo.

H vrias coisas importantes que h que observar aqui: Primeiramente, isto ocorreu S DEZ (10) DIAS depois da ordem do Senhor Jesus, antes de ascender. No um ms, um ano, ou mais, mas sim dez dias. As palavras de Jesus todavia estavam frescas na mente dos apstolos. Muito embora, quando Pedro disse que se baptizassem, no lhes disse que o fizessem em nome do Pai, e do Filho e do Esprito Santo, mas sim EM NOME DE JESUS CRISTO Porqu? Porque eles entenderam o que Jesus queria dizer, e o obedeceram. Mateus 28:19 o mandamento mas Actos 2:38 o cumprimento! Ser que Pedro errou? Que num momento de emoo fez uma declarao errnea? Absolutamente no! As palavras de Cristo estavam frescas em sua mente, e ademais estava falando sob a uno e inspirao do Esprito Santo que acabava de receber. Deus tampouco permitiria que um erro dessa ndole ficasse registrado na Bblia, especialmente sem ser corrigido, e no dia de Pentecostes! Ademais nesse momento acabava de ser cheio do Esprito Santo, e dava o discurso de inaugurao oficial da Igreja Crist. E que dizer ou pensar das epstolas de Pedro? So credveis ou no. So verdadeiras ou esto erradas? Se tivesse sido um erro, Pedro o teria corrigido posteriormente, mas NUNCA MUDOU. Inclusive A IGREJA PRIMITIVA SEMPRE BAPTIZOU EM NOME DO SENHOR JESUS!

ANLISE PARA COMPEENSO DE LEITURA O mais interessante do caso que Jesus Cristo no escreveu nenhum livro ou manual. Isso quer dizer que em realidade lhe estamos crendo a Mateus, quem diz que Jesus disse: baptizando-os em NOME do Pai, e do Filho e do Esprito Santo. Mas nesta mesma linha de pensamentos sabemos que Pedro no escreveu o livro de Actos, o que quer dizer que ao acreditar Actos 2:38 acreditamos a Lucas que escreveu o que reporta o que Pedro disse. Mas no se trata de acreditar mais a Mateus ou a Lucas, mas sim ao Esprito Santo, quem inspirou a ambos. Os escritores so humanos, mas o livro de Deus. MATEUS ESTAVA PRESENTE no dia de Pentecostes, inclusive, ele ainda no havia escrito seu Evangelho, que foi escrito 22 anos mais tarde. Mateus, corrigiria a Pedro, se que se tratasse de um erro. Ao contrrio, no foi assim! Mateus apoiou a declarao de Pedro. NA CASA DE CORNLIO. Onze (11) anos depois do dia de Pentecostes encontramos a Pedro na casa de Cornlio, ainda mandando a que as pessoas se baptizassem no Nome de Jesus! Se por acaso tivesse errado, em onze anos Pedro teve mais que suficiente tempo para corrigir seu erro. Mas, ELE NO COMETEU NENHUM ERRO.

4 Quando Pedro viu como Deus encheu Cornlio e sua casa com o Esprito Santo (e eles eram gentios) disse: Pode algum porventura recusar a gua, para que no sejam baptizados estes, que tambm receberam como ns o Esprito Santo? E MANDOU que fossem baptizados em nome do SENHOR. (Actos 10:47-48) Agora bem, no s Pedro baptizou em Nome de Jesus Cristo. FILIPE tambm baptizou em NOME DE JESUS (Actos 8:5-8); PAULO foi baptizado nesse nome (Actos 22:16); Paulo baptizou aos Efsios no Nome do Senhor Jesus (Actos 19:1-5); aos Romanos (6:3); aos Glatas (3:27); aos Corntios (1:12-13). Erraram tambm Filipe e Paulo? No se requer de um estudo muito profundo do livro dos Actos dos apstolos para descobrir e notar que TODOS OS APSTOLOS da Igreja Primitiva FORAM BAPTIZADOS EM NOME DE JESUS CRISTO. NO H NENHUM REGISTO NA BBLIA DE ALGUM QUE FORA BAPTIZADO EM NOME DO PAI, E DO FILHO E DO ESPRITO SANTO! Porque esta doutrina apareceu no ano 325 d.C. ANALIZANDO A GRANDE COMISSO Baptizando em nome do Pai, e do Filho e do Esprito Santo (Mateus 28:19). Este o NICO LUGAR EM TODA A BBLIA onde se encontra esta expresso. E se essa era a frmula ou as palavras que se deviam dizer sobre um candidato ao ser baptizado, NO SE ENCONTRA NENHUM EXEMPLO de tal caso em toda a Bblia. Analisemos este mandato do Senhor. Ele disse baptizando EM NOME Observe bem que, ELE NO DISSE nos nomes (plural), ou nos ttulos, seno que NO NOME (singular). Jesus ali claramente, se est referindo um nome em particular. A nfase sobre O NOME, O NOME o objecto principal da comisso. Porqu tem que ser o Baptismo em Nome de Jesus Cristo? Porque EM NENHUM OUTRO H SALVAO, PORQUE TAMBM DEBAIXO DO CU NENHUM OUTRO NOME H, DADO ENTRE OS HOMENS, PELO QUAL DEVAMOS SER SALVOS. (Actos 4:12)

ANLISE MINUCIOSO DO CAPTULO DOIS DE ACTOS Actos 2:4 e todos foram cheios do ESPRITO SANTO, e comearam a falar noutras lnguas Recordemos que em Marcos 13:10-11 falando da pregao do evangelho perante todas as naes diz: no estejais solcitos de antemo pelo que haveis de dizer, nem premediteis; mas, o que vos for dado naquela hora, isso falai, porque no sois vs os que falais, mas o Esprito Santo. No dia de Pentecostes, que a festa do captulo dois dos Actos, estavam todas as naes reunidas, por motivo da referida festa.

5 No aposento alto, todo este pessoal que havia vindo festa se moveram a este lugar por motivo do grande estrondo e nesse momento veio o Esprito Santo e lhes falou, por boca de cento e vinte reunidos. A cada um segundo sua prpria lngua. (Actos 2:6) Em Actos 2:37, o pessoal presente, ao ouvir o sermo e suas aclaraes, disseram a Pedro e a seus acompanhantes (e ali estava Mateus): Que faremos, homens irmos? O ESPRITO SANTO responde pela boca de Pedro: ARREPENDEI-VOS, E CADA UM DE VS SEJA BATIZADO EM NOME DE JESUS CRISTO, PARA PERDO DOS PECADOS; E RECEBEREIS O DOM DO ESPRITO SANTO.

PORQU TEVE QUE SER PELA BOCA DE PEDRO Recordemos que em Mateus 16:19, foi dado a Pedro as chaves do reino dos cus, e teve que ser por ele, quem abriu a pregao aos israelitas nesse captulo dois. E no captulo 10 aos gentios na casa de Cornlio. Conclumos que foi o Esprito Santo, pelas cordas vocais de Pedro, quem mandou a Baptizar em NOME DE JESUS. Ademais Mateus 28:19 o mandamento (que a frmula) e Actos 2:38 o cumprimento (que a medicina)! E agora por que te detns? Levanta-te, e baptiza-te, e lava os teus pecados, invocando o nome do Senhor (Actos 22:16). Foi dito a Saulo de Tarso e tambm dito a voc tambm, se quer ser salvo. (Marcos 16:16) Amigo e irmo simpatizante! Investiga bem sobre a doutrina do perdo de pecados, no seja que no final teus pecados apareceram sem o perdo, por no aplicar o estabelecido pelo Senhor Jesus Cristo. Mateus 28:19. Baptizando-os NO NOME (SINGULAR). Para que isto funcione, tens que saber como se chama, qual o nome do Pai e igualmente do Filho e do Esprito Santo. Porque estes so ttulos e no so nomes. Analisa bem as Escrituras! Aclaratria: J temos aprendido que a palavra PAI no nome, mas sim um ttulo que recebe quem gera. A palavra FILHO tampouco nome, mas sim ttulo que recebe quem gerado. A palavra ESPRITO SANTO tampouco nome, mas sim ttulo de um gnero (Deus pertence ao gnero dos espritos: Joo 4:24) e Santo tampouco nome, mas sim um ttulo de uma qualidade ou carcter definido (I Pedro 1:16). Mas Ele mandou que se usasse o NOME. Aclarao da unicidade de Deus: O Pai o mesmo Esprito Santo. Porque Pai o que gera. O corpo de Jesus foi gerado pelo ESPRITO SANTO (Mateus 1:20). O Esprito Santo ao gerar recebe o ttulo de Pai, no so dois, mas sim um. O Esprito Santo ao gerar recebe o ttulo de Pai, ento o Esprito Santo e o Pai no so dois, mas sim um. (Mateus 1:20)

6 O que foi gerado pelo Esprito Santo, o anjo disse que seria chamado: ser chamado Filho de Deus. (Lucas 1:35) Paulo chamou-o Deus manifestado em carne (I Timteo 3:16) e teve um Nome: JESUS (Mateus 1:21) e esse Nome, o que Pedro diz que no h outro NOME DADO AOS HOMENS (Actos 4:12). Isaas chamou-o Emanuel, Deus connosco (Isaas 7:14) e tambm chamou-o Deus Forte e Pai Eterno (Isaas 9:6). Actos 2:38 cada um de vs seja baptizado em NOME DE JESUS CRISTO, PARA PERDO DOS PECADOS. O Nome de JESUS, o NOME: do Pai, do filho e do Esprito Santo pelas seguintes razes: a) Porque o Esprito Santo e o Pai o mesmo; um s, (Mateus 1:20) e tem um Nome (Mateus 1:21) b) Jesus chamado Filho de Deus e o Pai o mesmo (Joo 14:10; 10:30; I Timteo 3:16) c) Jesus (Filho) veio no nome do Pai (Joo 5:43) d) O Filho trouxe o Nome do Pai e o deu a conhecer (Joo 5:43; 17:6,26) e) O Pai e Jesus o mesmo (Joo 14:18), Jesus disse: No vos deixarei rfos; voltarei para vs. Quem aquele que deixa rfos? No o Pai? f) O ESPRITO DE VERDADE o mesmo JESUS (Joo 14:17). O Esprito de verdade, que o mundo no pode receber, porque no o v nem o conhece; mas vs o conheceis, porque habita convosco, e estar em vs. Observe: vs o conheceis, porque habita convosco, e estar em vs.. E quem conheciam? E quem estava com eles? JESUS. e estar em vs. O qual veio no dia de Pentecostes, chamado o ESPRITO SANTO. Observao bblica: Jesus deu tanta importncia a seu NOME, que o utilizou para guardar a seus seguidores: Estando eu com eles no mundo, guardava-os em teu NOME. (Joo 17:12) Na orao intercessora dizia: guarda em teu nome aqueles que me deste, para que sejam um, assim como ns (Joo 17:11). E qual esse Nome? O que So Pedro disse: E em nenhum outro h salvao, porque tambm debaixo do cu nenhum outro nome h, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos. (Actos 4:12) Considere: se os primeiros seguidores de Jesus, tinham que ser guardados em seu NOME, porque os derradeiros no? OS PRIVILGIOS DE SER BAPTIZADO NO NOME DE JESUS Actos 10:43 A este do testemunho todos os profetas, de que todos os que nele crem recebero o perdo dos pecados pelo seu NOME. I Joo 2:12 Filhinhos, escrevo-vos, porque pelo seu NOME vos so perdoados os pecados.

Glatas 3:27 Porque todos quantos fostes baptizados em Cristo j vos revestistes de Cristo. Nmeros 6:27 Assim poro o meu NOME sobre os filhos de Israel, e eu os abenoarei. Actos 15:14 Simo relatou como primeiramente Deus visitou os gentios, para tomar deles um povo para o seu NOME. Actos 15:17 Para que o restante dos homens busque ao Senhor, E todos os gentios, sobre os quais o meu NOME invocado, Diz o Senhor, que faz todas estas coisas Joo 1:12 diz: Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, AOS QUE CREM NO SEU NOME. Jesus Cristo era perseguido pelos fariseus e religiosos de seus dias pelo NOME que levava, porque ESSE NOME REVELAVA SUA IDENTIDADE Jeov salva; Jeov salvando raa humana. Filipenses 2:9-10: Por isso, tambm Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que sobre todo o nome; para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que esto nos cus, e na terra, e debaixo da terra. Se somos Baptizados nesse Nome, estamos colocados Nele e tudo tem que submeter-se ante ns por motivo desse Nome. Jesus Cristo em certa ocasio disse: Pai, glorifica o teu nome. Ento veio uma voz do cu que dizia: J o tenho glorificado, e outra vez o glorificarei (So Joo 12:28). Essa resposta que veio do cu, era para aquele tempo e tambm para hoje! Deus glorifica SEU NOME! Se somos baptizados nesse Nome, glorificar-nos- tambm. Logo, Jesus Cristo disse que ns tambm seramos aborrecidos por SEU NOME (Mateus 10:22) Ento vos ho de entregar para serdes atormentados, e matar-voso; e sereis odiados de todas as naes por causa do MEU NOME (Mateus 24:9). O diabo no gosta que se esteja a usar o Nome de Jesus Cristo! Ele o odeia pelo que representa! Mas, como cressem em Filipe, que lhes pregava acerca do reino de Deus, e do NOME de Jesus Cristo, se baptizavam, tanto homens como mulheres. (Actos 8:12)

COMENTRIO EXEGTICO DE BAPTISMOS ATRAVS DA HISTRIA E APLICADOS POR DIFERENTES CRENAS 1. O QUE O BAPTISMO? BAPTISMO: Esta palavra procedente do idioma latim.

8 Baptisma do verbo Baptizo: este vocbulo indica e quer dizer: Sepultar, enterrar, submergir, estar submergido, submergir totalmente ao candidato, e como matria-prima a gua. Este o baptismo aplicado no Novo Testamento. Indo histria: Na antiguidade, quando o ministro anunciava que havia baptismo s tinha que dizer que convidava submerso ou imerso de fulano de tal ou vamos a submergir a um grupo de pessoas.

CONDIES PARA SER BAPTIZADO Marcos 16:16: Quem crer e for baptizado ser salvo Primeira condio: quem crer. A pessoa antes de baptizar-se, deve crer, e em qu deve crer? No evangelho. Quando um indivduo comea a crer mais ao que Deus diz, que ao que diz sua conscincia, comeou a morrer. Deve crer que no dia que o Senhor morreu, ele tambm morreu. E deve ser sepultado figurativamente, nas guas baptismais. Segunda condio: Actos 2:38 Arrependei-vos. Arrepender-se, ir crendo que vou mal no caminho que ando, e reconhecer que vou equivocado. Tambm quer dizer mudar de direco ou morrer ao orgulho. Se antes no fazemos isso, no podemos continuar; embora ningum gosta de reconhecer que est errado! Por isso, necessitamos a interveno do Esprito Santo, para que nos convena de pecados. (Joo 16:8) Terceira condio: Convertidos?. Devo amar a nova forma de vida. Estes trs passos anteriores ao baptismo deixam fora aos bebs e as crianas, tendo em conta que essas aces demandam um exerccio racional. E eles no podem completar esses requisitos. (I Pedro 3:21) Quarta condio: O candidato, antes de ser baptizado, ou submergido em gua, deve possuir uma boa conscincia de sua personalidade e de sua relao com Deus. (I Pedro 3:21) Quinta condio: Se cumprimos em sua totalidade esta classe de baptismo, confere a quem o recebe garantia de ser incorporado no corpo de Jesus que a Igreja (Marcos 16:16; Glatas 3:27- do grego original: sejam colocado dentro de)

O BAPTISMO TEM HAVER COM A SALVAO Antes de Jesus Cristo ascender aos cus, encomendou a seus discpulos o que se tem chamado: A grande comisso.

9 Jesus disse (Marcos 16:15-16): E disse-lhes: Ide por todo o mundo, PREGAI o evangelho a toda criatura. Quem crer e for baptizado ser salvo. Jesus no disse Quem crer e for salvo ser baptizado, mas sim, quem crer e for baptizado ser salvo. Ou seja, que a salvao a consequncia do arrependimento e do baptismo e nunca ao contrrio (Marcos 16:15-16). Tambm o apstolo Pedro disse: Que tambm, como uma verdadeira figura, agora VOS SALVA, o baptismo (I Pedro 3:21) O apstolo Paulo disse em sua carta aos glatas que: Porque todos quantos fostes baptizados em Cristo j vos REVESTISTES de Cristo (Glatas 3:27). Nesta experincia o homem desaparece como indivduo, para adquirir uma nova identidade. Revestido, coberto, tem aparncia de Cristo, cheiro a Cristo. Aquele que tendo a roupa de Cristo, tambm recebe seu cheiro e sua identificao. O baptismo no Novo Testamento sempre foi relacionado com o perdo dos pecados. Joo Baptista pregava o arrependimento. (Marcos 1:4) O apstolo Pedro no dia de Pentecostes proclamou o baptismo para perdo dos pecados. (Actos 2:38) ANANAS tambm ligou a experincia baptismal com o problema do pecado, quando ordenou a Saulo de Tarso a baptizar-se: E agora por que te detns? Levanta-te, e baptiza-te, e lava os teus pecados, invocando O NOME do Senhor. (Actos 22:16) O BATISMO NO NOME DE JESUS CRISTO TIRA E PERDOA NOSSOS PECADOS. A ESCATOLOGIA DO ANTIGO TESTAMENTO nos ensina: Tornar a apiedar-se de ns; sujeitar as nossas iniquidades, e tu lanars todos os seus pecados nas profundezas do mar. (Miquias 7:19) O baptismo oficiado nesta dispensao da graa, transporta as mesmas caractersticas: Ao submergir o candidato nas guas baptismais, um smbolo de enterro ou sepultura que, determina o trmino das complicaes de uma vida velha. Ao ser levantado o candidato das guas, simboliza: a ressurreio de um novo amanhecer ou a mudana de uma vida velha uma nova; como fez o barco de No, tirando a esta famlia de uma gerao pecaminosa uma gerao nova. APOLOGETICAMENTE, EXISTEM PELO MENOS QUATRO RAZES IMPORTANTES PELAS QUAIS O BAPTISMO DEVE ADMINISTRAR-SE EM NOME DE JESUS Deus no caprichoso. Devemos entender que quando faz ou estabelece algo, porque esta carregado de razes. 1. Actos 4:17-22 diz que este Jesus a pedra que os edificadores rejeitaram e que ela precisamente, chegou a ser cabea de esquina. Sendo a pedra angular se converte em razo principal e sustento da salvao.

10

2. I Corntios 1:13 introduz estas interessantes perguntas: Est Cristo dividido? Foi Paulo crucificado por vs? Ou fostes vs baptizados em nome de Paulo? 3. Porque EM NENHUM OUTRO H SALVAO, PORQUE TAMBM DEBAIXO DO CU NENHUM OUTRO NOME H, dado entre os homens, PELO QUAL DEVAMOS SER SALVOS. (Actos 4:12) 4. Quando Maria concebeu, a declarao do anjo Jos, foi que: E dar luz um filho e chamars o seu nome JESUS; porque ele salvar o seu povo dos seus pecados. (Mateus 1:21)

O BAPTISMO EM GUA POR IMERSO FOI O MTODO APOSTLICO O baptismo em gua por imerso, segundo a Sagrada Escritura: De sorte que fomos sepultados com ele pelo baptismo na morte (Romanos 6:4) e Colossenses 2:12 diz: Sepultados com ele no baptismo, um enterro no que algum pe um cadver sobre a terra e o roce com um bocadinho de terra; mas sim, pondo-o dentro da terra, enterrando-o.

QUAL O MODO DE BAPTIZAR-SE QUE USARAM OS PRIMEIROS CRISTOS, SEGUNDO O MARCO HISTRICO?
ENCICLOPDIA MUNDIAL Volume 1 pgina 651 No princpio todo baptismo foi por imerso completa ENCICLOPDIA CATLICA Volume 11 pgina 263 nos primeiros sculos, todos foram baptizados por imerso em fontes de gua, lagoas ou em baptistrios ENCICLOPDIA BRITNICA Volume 111 pgina 365-366 A frmula baptismal foi trocada do nome de Jesus Cristo s palavras Pai, Filho e Esprito Santo ENCICLOPDIA BRITNICA Volume 111 pgina 82 Nas antigas fontes, se praticava a frmula do baptismo no nome de Jesus ENCICLOPDIA CANNEY pgina 53 A igreja primitiva, sempre baptizou no nome de Jesus, at ao desenvolvimento da doutrina da trindade no sculo II ENCICLOPDIA HASTING pginas 377-389 O baptismo cristo foi administrado usando as palavras: em nome de Jesus. O baptismo foi sempre no nome de Jesus, at ao tempo de Justino Mrtir HISTRIA DA IGREJA CRIST pginas 53 e 95 Isto se v na frmula baptismal trinitria que estava substituindo ao antigo baptismo em nome de Cristo

11

MANUAL DAS DOUTRINAS pgina 47 O baptismo era comummente administrado em nome de Cristo DICIONRIO HASTING DA BBLIA: uma explicao possvel, poderia ser que a forma original das palavras foram em nome de Jesus Cristo ou em nome de Jesus. O baptismo em nome da trindade foi uma evoluo posterior DICIONRIO INTERPRETE DA BBLIA: A evidncia de Actos 2:38; 10:48; 8:16; 19:5, est suportada por Glatas 3:27, Romanos 6:3, e sugerem que esse era o baptismo administrado pelo Cristianismo Primitivo COMENTRIO DA BBLIA SAGRADA: Sablio (bispo do terceiro sculo), discute que todos os baptismos realizados no Novo Testamento so em nome de Jesus ENCICLOPDIA BRITNICA: A frmula trinitria e a tripla imerso, no foi usada uniformemente desde o princpio BAPTISMO POR ASPERSO Arremessando gua ao baptizado; est classe de baptismo, aplicada pelos romanos s crianas, sem uso de raciocnio, aprovado pelo conselho de NICEIA no ano 325 d.C. e logo, admitindo e confirmando no conselho de TRENTO, ordenando aos ministros a obedincia dos livros nessa rea. BAPTISMO POR INFUSO Praticado pelas Igrejas Catlicas de ocidente, desde o sculo XV. Esta forma de baptismo consiste em verter (derramar) gua sobre a cabea da pessoa que se baptiza, ou seja, derramando gua sobre a cabea do candidato. A TIPOLOGIA NO BAPTISMO O baptismo tipo da sepultura. O livro aos romanos, nos diz: Ou no sabeis que todos quantos fomos baptizados em Jesus Cristo fomos baptizados na sua morte? (Romanos 6:3) Este tambm um argumento positivo, a favor da imerso total. BAPTISMO CRISTO COMO SMBOLO No baptismo o acto ser submergido, simboliza a sepultura, e o acto de ser levantado das guas, simboliza a ressurreio. Este tem obrigatoriamente que suceder no indivduo que se socorre salvao. (Marcos 16:16)

12

O BAPTISMO CRISTO DIVIDE A VIDA DO INDIVDUO EM DUAS FASES a) Da vida velha at o baptismo ou sepultura a primeira fase, e o baptismo para ele, significa: pr fim aos inconvenientes da velha vida. b) Da ressurreio ou ao sair das guas baptismais, como indivduo singular, a segunda fase, para dar incio uma nova vida; experimentar um novo nascimento, um reino diferente. (Colossenses 3:1-3; Romanos 6:3-4) NO SUBMERGIMENTO DO INDIVDUO EM GUA EM NOME DE JESUS, RECEBE OS SEGUINTES BENEFCIOS: 1. 2. 4. 5. 6. Perdo dos pecados (Actos 2:38; Actos 10 43; I Joo 2:12) A bno prometida (Nmeros 6:27) 3. O novo revestimento (Glatas 3:27) e so mencionados noutras cartas em forma imperativa (Colossenses 3:10; Romanos 13:14) xitos ante as adversidades infernais (Filipenses 2:9-11) Transporte da velha vida nova vida (Colossenses 1:13) Libertao do pecado (Romanos 6:17-18)

BAPTISMO NA LINGUAGEM FIGURADA Baptismo de fogo: provas, dificuldades pessoais quando se nos vem diferentes dificuldades e permanecemos em combates constantes ou em algo difcil, mas beneficioso para avanar: (Mateus 3:11) E eu, em verdade, vos baptizo com gua, para o arrependimento; mas aquele que vem aps mim mais poderoso do que eu; cujas alparcas no sou digno de levar; ele vos baptizar com o Esprito Santo, e com fogo. (Mateus 20:22) Jesus, porm, respondendo, disse: No sabeis o que pedis. Podeis vs beber o clice que eu hei de beber, e ser baptizados com o baptismo com que eu sou baptizado? Dizem-lhe eles: Podemos. (Marcos 10:38) Mas Jesus lhes disse: No sabeis o que pedis; podeis vs beber o clice que eu bebo, e ser baptizados com o baptismo com que eu sou baptizado? (Lucas 12:50) Importa, porm, que seja baptizado com um certo baptismo; e como me angustio at que venha a cumprir-se! (I Pedro 4:12) Amados, no estranheis a ardente prova que vem sobre vs para vos tentar, como se coisa estranha vos acontecesse.

13

Baptismo de sangue A morte de um mrtir por amor a Cristo (Lucas 21:16) Pedro quis praticar esse baptismo antes de tempo (Mateus 20:23; 26:33; Lucas 22:3334; Hebreus 12:4)

PERGUNTAS COMPLEMENTARES COM SUAS EXPLICAES Se o baptismo para o perdo dos pecados, porqu o ladro da cruz est com o Senhor no paraso sem ser baptizado? Resposta: Todo leitor da Sagrada Escritura deve saber que a dispensao da graa, na qual vivemos, iniciou no dia de Pentecostes, 50 dias depois que morreu o Senhor e o ladro. Este senhor conhecido como o ladro da cruz SALVO, mas no faz parte da Igreja, porque ele morreu noutra dispensao; na dispensao da lei, que diferente da nossa. A dispensao da lei iniciou depois que Moiss desceu do monte Sinai. (xodo 19:7-8) A dispensao da graa iniciou no dia de Pentecostes, cinquenta dias depois da crucifixo. (Actos 2:1-4) Jesus, em seu ministrio personificado, durou trs anos e meio aproximadamente, e podia dizer a algum: teus pecados te so perdoados, e com certeza, os pecados eram perdoados, porque era Ele, o SENHOR, quem o dizia. E o autor do perdo e da vida, e por conseguinte, no tem a quem pedir autorizao. Por tanto, todos os que viveram nesse tempo e se lhes perdoou foram bem-aventurados. O mesmo Senhor, antes de ir ao cu, deu uma ordem diferente IGREJA: Quem crer e for baptizado ser salvo (Marcos 16:16). De igual modo a ns que temos que viver nesse tempo da Igreja, se queremos ser salvos temos que obedecer este mandamento. E isso foi o que a Igreja fez ao nascer no dia de Pentecostes, se baptizou em Nome de Jesus, para perdo dos pecados, e se ns queremos pertencer a ela, temos que entrar pela mesma ordem; j que a Igreja cumpre o que se lhe mandou, e por bvio no autnoma para trocar de frmula. Se o baptismo para perdo dos pecados, porqu se baptizou o Senhor Jesus no rio Jordo, por Joo, se Ele no tinha pecado? Respostas: 1. O baptismo efectuado por Joo, no era para perdo dos pecados. Recorda que Joo se lhe ops e disse: Mas Joo opunha-se-lhe, dizendo: Eu careo de ser baptizado por ti, e vens tu a mim? Jesus, porm, respondendo, disse-

14 lhe: Deixa por agora, porque assim nos convm cumprir toda a justia. Ento ele o permitiu. (Mateus 3:14-15; Actos 19:3-5) 2. Jesus teve vrios baptismos: a) Em gua no rio Jordo (Mateus 3:13-17) b) De prova no Getsmani (Mateus 26:36-46; Lucas 12:50; Lucas 22:39-46), deste fala Pedro (I Pedro 4:12-19) c) Na sua morte, no calvrio (Joo 12:24). Numa forma simblica, Paulo explica aos romanos (Romanos 6:4-5) 3. No mundo oriental o baptismo era uma identificao: a) Dos educandos a suas escolas ou pedagogos b) Dos seguidores de certos partidos ou suas personagens Jesus, em seu baptismo em gua, no rio Jordo, foi identificado desde os cus, e foi usada a metodologia grega: A visual; Mateus 3:16 A oral; Mateus 3:17 Anlise: se biblicamente o baptismo por imerso nesta dispensao em nome de Jesus Cristo, para perdo dos pecados, os que tm obedecido, seus pecados sero perdoados?

PENSAMENTO INCOERENTE
Entre o mundo religioso, se acostuma dizer: Pedro mandou baptizar em nome de Jesus Cristo, porque eram judeus, e os judeus odiavam o Senhor Jesus. Este argumento muito pobre, porque escasseia de substncia BBLICA. A Bblia ensina em Efsios 4:5 que h Um s SENHOR, uma s f, um s baptismo. No se sugere em nenhuma parte, que exista um evangelho para uma parte dos homens, e outro diferente para outros em virtude de sua raa ou nacionalidade. Jesus disse: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura (Marcos 16:15). Nota que a palavra evangelho est em singular. Na carta aos Glatas, captulo 1:6-9 diz que no h outro evangelho. O evangelho uma mensagem universal. Ademais, certo que grande nmero de baptizados na Igreja Primitiva eram judeus, e outros no. Ponhamos por exemplo o caso de Cornlio, Actos captulo 10. Embora alguns se aventuram dizer que era um proslito, isso escasseia de veracidade; o apstolo Pedro disse quando chegou a esta casa: Vs bem sabeis que no lcito a um homem judeu ajuntar-se ou chegar-se a estrangeiros (Actos 10:28) Os proslitos no eram considerados estrangeiros, e este gentil foi baptizado em nome de Jesus. (Actos 10:48)

15

Outro exemplo: os samaritanos eram israelitas misturados com os gentios e quando acreditaram no evangelho, Filipe baptizou-os em Nome do Senhor Jesus. (Actos 8:1216) Recordemos que no tempo do Senhor Jesus houve trs classes de pessoas: a) Os judeus b) Os samaritanos c) Os gentios E todos eles foram baptizados em nome do Senhor Jesus, quando creram no evangelho.

A IMPORTNCIA DO REINO DE DEUS NASCER DE NOVO O Senhor Jesus Cristo disse ao docente NICODEMOS: aquele que no nascer de novo, no pode ver o reino de Deus. (Joo 3:3) Logo na explicao acrescenta: aquele que no nascer da gua e do Esprito, no pode entrar no reino de Deus. (Joo 3:5) Notemos estes dois versculos: aquele que no nascer de novoe da gua e do Esprito no pode ver, e no pode entrar no reino de Deus. ONDE EST O REINO DE DEUS QUE NO SE PODE VER, NEM ENTRAR, SE NO SE NASCER DE NOVO? Recordemos que a Pedro, em Cesareia de Filipos, se lhe ofereceu as chaves para que ele abrisse a porta do reino dos cus nesta dispensao da graa. No dia de Pentecostes, Pedro, usando estas chaves, na pregao do evangelho, por primeira vez, entraram cerca de trs mil israelitas no reino de Deus, e o demonstraram com o arrependimento, baptismo em Nome de Jesus e recepo do Esprito Santo. Estes viriam a entrar ao reino de Deus, porque j haviam nascido, acreditando na pregao do apstolo. Na casa de Cornlio, com um gentio, novamente, Pedro usou a mesma chave da pregao da segunda vez, abrindo de novo a porta: entraram os primeiros gentios no reino de Deus, e logo foram baptizados em Nome do Senhor Jesus Cristo, e a recepo do Esprito Santo. Tambm nasceram de novo, porque creram na pregao e logo entraram no reino de Deus baptizando-se. Esta frase: aquele que no nascer de novo, na compreenso de leitura indica: para aquelas pessoas que antes tiveram o primeiro nascimento, porque primeiro o terrenal e logo o espiritual. (Joo 3:6; I Corntios 15:46-49) Nicodemos entendeu a primeira parte; a outra no a compreendeu, porque ele pergunta como pode ser isso? (Joo 3:9)

16

Jesus respondeu-lhe mediante quatro pontos de vista: 1. Tu s mestre de Israel, e no sabes isto? Noutras palavras: de Israel sair a salvao e os DOCENTES no o entendem todavia? 2. Jesus disse-lhe: dizemos o que sabemos, e testificamos se vos falei de coisas terrestres, e no crestes, como crereis, se vos falar das celestiais? O primeiro nascimento to conhecido, que todos o vemos e o sabemos, porque so coisas terrenais, o qual figura do celestial. Ou seja, NICODEMOS, o novo nascimento figura do primeiro. Para que haja um primeiro nascimento terrenal teve que ter iniciado uma engendra, uma gestao e logo o nascimento. (Gnesis 4:1,25) 3. Como crereis, se vos falar das celestiais? Ora, ningum subiu ao cu, seno o que desceu do cu, o Filho do homem, que EST no cu. Para que haja um novo nascimento ESPIRITUAL tem que descer a matria-prima do cu, (Porque o PRIMEIRO homem terrenal e o LTIMO espiritual (I Corntios 15:47). A Palavra ou o Verbo, que Deus, ao entrar no mundo tomou um corpo e se chamou JESUS, Ora, ningum subiu ao cu, seno o que desceu do cu, o Filho do homem, que EST no cu. (Joo 3:13) 4. Usa um exemplo: E, como Moiss LEVANTOU a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem (que est no cu, e est falando com Ele na terra) seja LEVANTADO; para que todo aquele que nele cr no perea, mas tenha a vida eterna. (Joo 3:14-15) O novo nascimento seria a chegada e aceitao DO EVANGELHO COM A INSPIRAO DIVINA vida do Homem, e convert-lo do humano ao espiritual, atravs de um processo de: engendra, gestao e nascimento (Colossenses 1:13-14) Assim tambm sucedeu nas bodas de Can de Galileia, convertendo a gua em vinho. Este o processo de gerar, espiritual: como Moiss LEVANTOU a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja LEVANTADO.

O FILHO DO HOMEM TEVE QUATRO LEVANTAMENTOS: (Te dou trs e te devo um. Anlise de Joo 12:32) 1. Jesus Cristo foi levantado num madeiro no calvrio, chamado A CRUZ Sua cabea no tocava o cu, seus ps no tocavam o solo, foi um madeiro entre Deus e os homens, na cruz pagou o que o homem devia; venceu a todos os inimigos do ser humano; anulou a acta dos decretos que havia contra ns, que nos era contrrio, tirando-nos do meio E nos tirou da maldio, feito por ns maldito. No calvrio se realizou trs coisas: a) Se resolveu o problema do pecado do homem em uma maneira conforme justia de Deus e pacificaria a sua ira. b) Fez santo ao Homem sem lhe tirar a liberdade de sua vontade. c) Se renovou o companheirismo

17 entre Deus e o Homem que se perdeu no den. Estes benefcios so imputados ao homem quando se converte ao Senhor Jesus. 2. Jesus Cristo foi levantado do sepulcro pela ressurreio (da morte vida) Ressuscitou para nossa justificao; por meio da ressurreio, venceu morte fazendo proprietrio de suas chaves e de todos os seus domnios, e seu corpo no viu corrupo. Jesus Cristo foi levantado ao cu Quarenta dias depois da ressurreio, foi preparar moradas para sua Igreja; e se sentou na potncia celestial, e a Ele est sujeita toda a autoridade, domnio e imprio. De ali h-de vir buscar um povo redimido. Amigo leitor, cr esta evidncia, j que a essncia do evangelho.

3.

Esta crena foi a que o Senhor Jesus disse ao rabino Nicodemos e diz-nos tambm: Que era NECESSRIO que o filho do homem fosse LEVANTADO. Estes trs levantamentos formam a matria-prima que nos leva ao novo nascimento e entrar no reino de Deus, pelas guas baptismais em Nome de Jesus Cristo, acompanhado de um arrependimento. A virgem Maria, quando acreditou no anjo, nas palavras trazidas do cu, nesse mesmo instante concebeu no seu ventre. E naturalmente, teve que dar a luz (Lucas 1:30-38), cuja gravidez semelhante ao novo nascimento para salvao. Se no acreditamos Deus, no acontece nada! Mas se acreditamos nele, nos acontece no INSTANTE, como aconteceu com Maria. Amigo leitor, acredita no efeito destes trs levantamentos, e de certeza que concebers em teu ser essa nova criatura, nas guas baptismais em Nome de Jesus. Nascer de novo, quer dizer, que o indivduo primeiro teve que haver nascido de sangue e carne, e logo voltar a nascer pela Palavra. Leiamos Joo 1:12-13; I Corntios 4:15; I Corntios15:1-4; Tito 3:4-6; I Pedro 1:3, 18-23; I Joo 5:13. Observe o que diz Glatas 4:4-7. Primeiro temos que nascer de novo, ser filhos de Deus e logo receber o Esprito Santo; Deus pode fazer todas estas coisas num instante. AS GUAS TM PARTE TANTO NA PRIMEIRA CRIAO COMO NA SEGUNDA A BIBLIOLOGIA nos ensina que quando Deus ia organizar a criao, diz que o Esprito de Deus, ia, vinha e se movia sobre a superfcie das guas (Gnesis 1:2 N.V.I.) Quando Deus quis fazer outra nova criao, no tempo de No, tirou-o do barco navegante das guas do grande dilvio. (Gnesis 7:17; II Pedro 2:6) Quando os israelitas subiram de Egipto, ao entrar ao deserto, se encaminharam para passar pelas guas do mar vermelho; ao entrar terra prometida, tiveram que passar pelas guas do rio Jordo. (xodo 13:21-22; Josu 3:13)

18 Paulo faz meno dessa sada, que todos em Moiss foram baptizados na nuvem e no mar (I Corntios 10:1-2), estas passagens nos inclina a pensar que sempre que Deus trata de fazer algo NOVO, tem como elemento primordial as guas. Para o Senhor Jesus fazer uma transmigrao de dois reinos contrrios, usou a gua (reino mineral) para convert-la em vinho (reino vegetal). (Joo 2:6-10) Em Apocalipse 22:1, quando se fala da nova Jerusalm, se fala tambm de um rio limpo de gua de vida, resplandecente como cristal, que saa do trono de Deus. O Senhor Jesus Cristo ao fazer meno do novo nascimento, no passa por alto a primeira criao de Gnesis 1:2. O Esprito de Deus ia e vinha sobre a superfcie das guas. (Bblia N.V.I.) No novo nascimento igual, opera a gua e o Esprito como no livro de Gnesis; j que se h-de criar uma nova criao. Jesus disse: aquele que no nascer da gua e do Esprito, no pode entrar no reino de Deus (Joo 3:5). A palavra Esprito est em maiscula, quer dizer que o mesmo de Gnesis 1:2. A Palavra de Deus possui excessivamente todos os ingredientes das coisas criadas, e pode actuar sem elas, para satisfazer as necessidades fsicas, pelas quais foram criadas. (Mateus 4:4) A BIOLOGIA nos ensina que ao nascer um beb, vem atravs duma fonte de gua, que durante vrios meses, tem vindo navegando, at que se encontre com um novo mundo de respirao pulmonar e de gua convertido em oxignio, onde seu corpo possui 75,9% deste mineral e de cujo lquido se alimentam todos os ecossistemas, grandes e pequenos. SE COSTUMA DIZER QUE A GUA TEM SIDO UM LQUIDO BENFICO PARA TODOS A unio do H2O, chamado gua contm um componente essencial, que produz humidade e no organismo humano to importante que as clulas no podem funcionar sem ela; os tecidos pulmonares necessitam gua para incorporar oxignios. A gua dissolve os materiais dos alimentos; a gua alimenta os sobrantes alimentcios, a gua regula a temperatura do corpo. Sem esse lquido os rins, os pulmes e os poros da pele podem tambm ser estorvados na alimentao dos resduos produzindo um corpo semelhante a um poo estancado, cheio de parasitas e bactrias. Muito embora as guas correntes so vida permanente. (Joo 4:14) A gua fsica com toda sua propriedade, procede da PALAVRA DE DEUS, querendo dizer, que Deus pode trabalhar e satisfazer as necessidades prprias da gua, sem utilizar a gua. Repito: porque a Palavra de Deus obtm excessivamente todas as propriedades da gua e das demais coisas criadas. (II Pedro 3:5) Observemos em Joo 13:8-19, quando o Senhor Jesus disse a Pedro: se eu te no lavar, no tens parte comigo. Disse-lhe Simo Pedro: Senhor, no s os meus ps, mas tambm as mos e a cabea. Disse-lhe Jesus: Aquele que est lavado no necessita de

19 lavar seno os ps, pois no mais todo est limpo. Ora vs estais limpos, mas no todos. Estas palavras VS ESTAIS LIMPOS, mas no todos, indicava que havia lavado uma parte do corpo dos discpulos, mas faltava a outra parte: os ps; o demais j havia lavado, e para fazer a limpeza completa, lavou-lhes os ps utilizando a gua fsica. Nos demais membros do corpo utilizou a Palavra. Vs j estais limpos, pela palavra que vos tenho falado. (Joo 15:3) Temos dito que a gua to importante, que as clulas no podem funcionar sem ela; os tecidos pulmonares necessitam deste lquido para incorporar oxignios. JESUS DISSE MULHER SAMARITANA: Qualquer que beber desta gua tornar a ter sede; mas aquele que beber da gua que eu lhe der nunca ter sede, porque a gua que eu lhe der se far nele uma fonte de gua que salte para a vida eterna. (Joo 4:13-14) Com isso o Senhor lhe faz entender que existe uma gua excelente com melhores ingredientes do que a que ela buscava. Esta nova gua oferecida pelo Divino Mestre fluiria internamente no indivduo, a maneira de uma fonte que a conduziria at a vida eterna. (Joo 4:5-14) Quando o Senhor Jesus quis falar do Esprito Santo que haviam de receber, os que crerem Nele, usou o tempo oportuno de ingerir a gua, e exclamou no lugar dos recipientes dos bebedores: Se algum tem sede, venha a mim, e beba. E acrescenta Quem cr em mim, como diz a Escritura, rios de gua viva correro do seu ventre (Joo 7:37-38), querendo dizer que a Palavra e o Esprito tm os mesmo os ingredientes, j que a Palavra e o Esprito o mesmo (Joo 6:63). Nas primeiras criaturas criadas, Ado e Eva, no nasceram, porque no foram engendrados. Foram criados pelas mos do criador, no permaneceram no reino de Deus, porque foram tentados pelo maligno; pecaram contra Deus e fracassaram. Ao receber o pecado pela desobedincia, fisicamente receberam a maldio da serpente p comers todos os dias da tua vida. (Gnesis 3:14) Ao homem foi dito: porquanto s p e em p te tornars. (Gnesis 3:19) Noutras palavras sers alimento da serpente (p). No novo nascimento, o homem e a mulher ficam livres dessa maldio, pelas seguintes razes: a) Onde h um novo nascimento, primeiro tem que haver um novo engendra (I Corntios 4:15; I Pedro 1:23) b) Aquele que tem nascido de novo est rodeado de muitas promessas positivas, e deve ter uma nova nacionalidade (I Pedro 1:3-5) c) Aquele que tem nascido de novo o maligno no lhe toca (I Joo 5:18) d) Aquele que tem nascido de novo no pratica o pecado, porque a semente de Deus permanece nele. (I Joo 3:9-10) e) Agora somos filhos de Deus, nova criatura, no de semente corruptvel, ou seja: no de Ado (de p), mas sim de semente incorruptvel, pela Palavra de Deus. (I Pedro 1:23; I Joo 3:2)

20

A MANIFESTAO DE DEUS EM CARNE PARA TORNAR-SE FAMLIA DO HOMEM E LEVAR A CABO A REDENO DO SER HUMANO. O IMPOSSVEL SE ENCAMINHAVA AO POSSVEL HEBREUS 2:14

A REDENO A doutrina da redeno mostra que o Homem se encontrava nas mos do diabo; do pecado, como um escravo. Necessitava ser redimido, libertado, resgatado por meio de um pagamento de um preo. (Romanos 6:18-22) A redeno, ou seja, a liberao obtida atravs do pagamento de um preo, ou pagar o preo, o valor posto para redimir a algum que est em cativeiro permanente. O QUE REDIME O REDENTOR E SUA OBRA PROPICIATRIA SE CHAMA REDENO. O que redime tem que reunir certos requisitos: 1. DEVE SER PARENTE PERTO DO HOMEM Nenhum homem por bom que haja sido poder livrar a outro homem, porque um escravo no pode livrar a outro escravo; nem os anjos bons, nem os maus e nem nenhum outro ser criado. Nunca alcanaram e nem podero libertar ao Homem, porque o Homem pertencia a outra criao diferente (a criao terrestre). E segundo a lei tinha que ser famlia do sequestrado ou impedido, ademais ter o valor do preo adequado e da disponibilidade pessoal para que ele pudesse redimir. (Levtico 25:4749) Deus em sua essncia de Esprito, tampouco o podia redimir, porque Deus incorpreo e o Homem corpreo; Deus pertence ao gnero dos espritos e o Homem ao gnero animal (humano). Deus eterno e o Homem criatura como as demais que foram criados. Deus para cumprir aquela lei dada por Ele mesmo em Levtico 25:47-49, teve que tornar-se famlia do Homem, nascendo duma mulher para ocupar o lugar de irmo e assim defender sua causa. (Isaas 49:24-26; Glatas 4:4-5; Hebreus 2:11,14,17)

2.

DEVE ESTAR DISPOSTO A REDIMIR OU COMPRAR OUTRA VEZ No era s a realidade de ser parente, mas sim, ter o preo e estar disposto a pag-lo. No livro de Rute vemos o caso de um fulano. Era parente, tinha com que redimir, mas no tinha a vontade. (Rute 4:1-10)

21 O Senhor Jesus sempre esteve disposto para pagar o preo desse resgate. No poo de Jacob disse: Uma comida tenho para comer (Joo 4:32-34) No jardim de Getsmani disse: no seja como eu quero (Mateus 26:36-42) 3. DEVE TER O PREO DEVIDO O Homem no foi comprado por dinheiro. (Isaas 49:24-25; 52:3) Na parbola de Mateus 13:44-45 h um reflexo do negcio por realizar Na primeira carta de Pedro encontramos o capital valoroso para adquirir a propriedade. Em I Pedro 1:18-19 se fala da realizao desse negcio e o preo pago.

JESUS CRISTO REUNIU TODOS OS REQUISITOS: Sendo Deus, se manifestou em carne ao nascer de uma mulher (Hebreus 2:14) Padeceu por ns na carne com um propsito (I Pedro 3:18; 4:1) Se deu a si mesmo por ns para redimir-nos (Tito 2:13-14) Sendo justificado gratuitamente por sua graa (Romanos 3:24-26) Sabendo que no foi com coisas corruptveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa v maneira de viver que por tradio recebestes dos vossos pais, mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado (I Pedro 1:18-19) Porque fostes comprados por bom preo; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso esprito, os quais pertencem a Deus. (I Corntios 6:20) Temos sido comprados por um preo. Qual foi o preo? H uma s resposta: o sangue de Jesus derramado na cruz do calvrio. Estude as seguintes referncias para considerar: Levtico 25:47-49; Isaas 52:3; Jeremias 15:21; Mateus 20:28; Glatas 3:13; Filipenses 2:6-9; Hebreus 2:14; Tito 2:14; I Pedro 1:18-19; Apocalipse 5:9. A palavra redimir uma locuo bblica, tanto no Antigo, como no Novo testamento quer dizer: A. Comprar outra vez pagando o preo devido (Isaas 52:3) B. Livrar da escravido pagando o preo completo (I Pedro 1:18-19) C. Comprar num mercado e levar de um mercado (Osias 3:2) PRIMEIRO PONTO: COMPRAR OUTRA VEZ PAGANDO O PREO DEVIDO Ns, os redimidos nessa dispensao da graa, devemos ao Senhor por duas razes: 1. Ele nos criou, nos formou e nos fez, em Ado (Isaas 43:7) 2. Nos redimiu em Cristo Jesus, porque ramos escravos:

22 a) Do mundo (Joo 16:33); e ns, aos redimidos nos diz: No ameis o mundo, nem (I Joo 2:15) b) Do pecado (Romanos 6:18), por isso ns diz Paulo em Romanos 6:14 Porque o pecado no ter domnio sobre vs c) Do diabo (Colossenses 1:13), para os que j so redimidos diz Paulo (Tiago 4:7) Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugir de vs. d) Dos desejos da carne (Glatas 5: 1,24), por isso Paulo aconselha aos redimidos: Andai em Esprito, e no cumprireis a concupiscncia da carne. e) Do egosmo pessoal (Glatas 2:20). Paulo depois que foi redimido disse: J estou crucificado com Cristo; e vivo, no mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na f do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim. (I Corntios 6:20; Glatas 2:20, 3:13, 4:3-5; I Pedro 1:18)

SEGUNDO PONTO: LIVRAR DA ESCRAVIDO PAGANDO O PREO COMPLETO Jesus nos livrou da potestade das trevas (Romanos 6:17-18; 8:2; Colossenses 1:13) TERCEIRO PONTO: COMPRAR NUM MERCADO E LEVAR DE UM MERCADO Os mercados sempre eram e estavam em lugares pblicos. Os lugares pblicos em alguns pases orientais, na antiguidade muitas vezes ficavam na bico dos pontes (Isaas 23:3), nos portos martimos, nas estradas perto das cidades, fora das portas principais da cidade e, em certos lugares diminutivos, de acordo ao mercado. (Sofonias 1:10-11) Quando Cristo nos comprou foi num lugar pblico, no lugar da caveira; no cume do calvrio se uniam trs caminhos: o dos romanos, o dos gregos e o dos judeus (Joo 19:20), e todos eles se deram conta do pagamento que fizeram ao Senhor Jesus (pelo rtulo escrito em trs idiomas). O calvrio ficava fora da porta principal da cidade de Jerusalm (Hebreus 13:12). Ali foi que o Senhor pagou o grande negcio. (Mateus 13:45-46). Paulo fala da mudana de vida e o destronamento do velho imprio em Colossenses 2:13-15.

Estimado irmo e amigo leitor


Depois desta leitura com suas respectivas anlises, declaro-te consciente das doutrinas do baptismo, do Nome de Jesus Cristo e do perdo dos pecados, da redeno que se recebe pela f, nas guas do baptismo. Unindo com ele a doutrina da unicidade.

23 Recorda: para entrar igreja tens que entrar pela porta e a porta Jesus Cristo a qual se encontra Actos em 2:38. A FRMULA EFECTIVA PARA O PERDO DOS PECADOS A CONTINUAO DE SEU RESPECTIVO ARREPENDIMENTO

You might also like