You are on page 1of 3

RESENHA DO TEXTO UM ESTRANHO NO NINHO

FONTANA, Mnica Graciela Zoppi. Entre o Jurdico e o Poltico: espao pblico urbano. Rua, Campinas, 1999. p. 53-65 (nmero especial)

A anlise da leitura reproduzida no painel de aviso do saguo de uma rodoviria, comunicao denominada de volvel pela autora, nos trs diversos questionamentos, tais como: o que vulnervel para a nossa sociedade? O que importante? Douto sim, quais so os requisitos que possam ser determinantes para que uma mensagem seja realmente compreendida e apreendida no contexto da aprendizagem a que a mensagem se prope. O que seria um estranho? Outro questionamento que est presente em todo o artigo: Ser que estranho no pode ser somente aquele que diferente, ou ser que aquele que alm de ser diferente no pertence as delimitaes do que em nossa sociedade legal, isto , que esteja inserido no contexto da sociedade a qual pertence e que regido por normas? Nesse nterim, se abrem outros pontos para uma discusso, j que o mesmo ns impe a definir o conceito de cidado, que no Dicionrio Aurlio Eletrnico, define como: Indivduo no gozo dos direitos civis e polticos de um Estado, ou no desempenho de seus deveres para com este. E nessa dialtica, de ser ou no cidado, surge a pessoa do estranho, que parece, neste caso, o antnimo de cidado. O texto constantemente impele o leitor a procurar, mentalmente, essa associao entre o estranho e o seu lugar e o cidado e o seu espao. Tambm o texto chama a ateno para o espao pblico, j que segundo Zuppi: Quero focalizar a delimitao de mecanismos de incluso/excluso dos sujeitos no espao pblico. Sendo assim, de suma

importncia ver que o pblico , muitas vezes, diferente do seu significado etimolgico, mas pblico, mas no para todos. Todo o texto procura analisar um comunicado transmitido, por um meio impessoal aos que estavam em tal terminal rodovirio, eram pessoas que chegavam e que partiam, deste modo, no tinham a oportunidade de entrar em contato com todo o texto, mas somente com frases soltas; mas chamando a ateno da autora, que o analisa, por meio de seu espao e as pessoas envolvidas em tal discurso. Tendo baseado a sua anlise nos discursos elaborados por Pchex, Gumares, Orlandi, entre outros autores. Ver-se presente em todo o texto, implicitamente, a procura de remeter o leitor do texto a imaginar-se est presente no local, alm do mais prope o leitor a sentir-se na situao de cada um dos sujeitos, na procura de compreender o lugar de cada um no discurso, alm de remeter aos direitos, mas tambm dos problemas a serem evitados, desde que sigam as recomendaes expressas no texto emitido no painel eletrnico. Quando a autora trata dos sentidos no ditos nos discursos do painel eletrnico, ela coloca as excluses que ocorrem a partir do momento em que aponta o que est certo ou o que est errado. Zoppi bem coloca, na tabela da pgina 60, a questo das funcionalidades e papeis de cada um termo: usurio, passageiro e consumidor. Noutro momento ele retorna a questo do cidado, que nos faz refletir: o que seria um cidado legtimo e quais so os critrios que definem um no cidado? Tambm prope-nos a indagao: o que seria um estranho? Esse seria um estranho para quem?

Perguntas so constantes neste texto, perguntas que no so feitas diretamente ao leitor, mas por meio de uma proposta implcita de reflexo. Sendo um texto indicado para quem queira se dedicar anlise do espao pblico e as suas funcionalidades nas perspectivas social e histrica, como tambm para professores e alunos de Letras, fillogos e filsofos.

You might also like