You are on page 1of 7

21/01/12

Cultivo do cogumelo shiitake em substratos

cultivo axnico e pasteuriz

Entrar ou se C

Inicial
Buscar Fruns Buscar Fruns

F runs

Biblioteca

Wiki

Doar

lbuns

Membros

Ajuda

O que h de Novo?

Buscar
O que h de Novo?

Inicial

Fruns

Cultivo de Cogumelos

Medic inal e Comest veis

Cultivo do cogumelo shiitake em substratos cultivo axnico e pasteurizao seve


Discusso em 'Medicinal e Comestveis' iniciada por mirador, 12 Maio 2011.

mirador

mirador: Podia colocar apenas o link mas achei que pode ser interessante estar disponvel aqui para pesquisa. Cultivo do cogumelo shiitake em substratos cultivo axnico e pasteurizao severa

Desligado
Membr o Desde:

31 Janeiro 2009
Nmer o de Mensagens:

707
Apr ovaes Recebidas:

352
Pontos de Tr ofu:

66
Reputao:

Os cogumelos comestveis so altamente apreciados em culturas orientais e europias e sua importncia no m cresce a cada dia devido aos avanos tecnolgicos. Os sistemas de crescimento e cultivo so resultados desses avanos e, por meio da modernizao da produo, a qualidade, a produtividade e os custos da produo vm aprimorados.

Pode-se dizer que o cultivo do cogumelo comestvel um processo biotecnolgico e utiliza resduos da agricult pecuria e agroindstria. Alguns exemplos so o esterco bovino, eqino, de aves e outros animais domstico tambm a palha e resduos do trigo, arroz, milho, algodo, madeira, dentre outros.

So inmeros os tipos de cogumelos que podem ser cultivados e utilizados na alimentao, como nutracutico fitoproteo. Em pases em desenvolvimento, normalmente com alto ndice de desnutrio populacional, o cogumelo, por ser rico em protenas, vem sendo usado como incremento alimentar.

O crescimento do uso da tecnologia para o cultivo desses fungos relativamente novo, pois at a dcada de 80 apenas Agaricus bisporus, mais conhecido como champignon, e algumas espcies do gnero Agaricus e edodes, o shiitake, contavam com uma moderna tecnologia de produo. O que se v hoje um quadro diferenciado, uma vez que, em alguns pases, j se moderniza a produo de espcies como: Volveriella volvac Kuhnerom ces mutabiles, Flammulina velutipes, H pholoma capnoides e Coprinos comatus.

No Brasil, possvel dizer, que o cultivo comercial de fungos comestveis restringe-se ao Agaricus bisporus em pouca quantidade, ao Lentinula edodes shiitake. Shiitake o nome mais conhecido do Lentinula edodes e vem de uma palavra japonesa que significa fungo da rvore Shii . Lentinula um fungo de madeira saprfito que absorve nutrientes que precisa de madeiras morta vrias espcies de rvores e em diferentes condies climticas. Cultivo do Shiitake
cogumelosmagicos.org//cultivo-do-cogumelo-shiitake-em-substratos- 1/7

21/01/12

Cultivo do cogumelo shiitake em substratos

cultivo axnico e pasteuriz

O cultivo do shiitake comea pela escolha de matrizes e sementes, pois quando mal conservadas ou velhas per vigor. Como a produtividade do shiitake cultivado em toras de madeira relativamente baixa devido ocorr de pragas e contaminao das toras outras opes vm sendo desenvolvidas. Uma das mais promissoras o cultivo em blocos de substratos. As caractersticas essncias do cultivo do shiitake em substratos so:

Os materiais utilizados como substrato podem ser serragem, bagao de cana-de-acar, farelo de trigo, fa arroz, farelo de soja dentre outros resduos agrcolas. No cultivo em substrato a produtividade maior e em menor tempo. Maior facilidade operacional No cultivo em substrato h menos probabilidade de contaminao e doenas no cogumelo. mais fcil de utilizar o espao podendo, at mesmo, ser cultivado nos centros urbanos. Apesar de terem a aparncia inferior aos cultivados em toras, os cogumelos em substratos tm melhor qu protica.

Como o miclio acontece mais rapidamente, a produtividade torna-se maior. A prtica usada para o crescimen cmeras de cultivo envolve a esterilizao do substrato em embalagens resistentes ao calor (cultivo axnico), s de inoculao que pode ser substitudo pelo cultivo em substratos submetidos pasteurizao severa.

No cultivo axnico quando o microorganismo inoculado sozinho ou em um substrato previamente esterili o cogumelo poder ser muito enriquecido, pois no ter que competir com outros microorganismos. Mas no esquea: fundamental que seja mantida a assepsia para que no venha ocorrer a biostase. Quando o shiitake domnio sobre o substrato ele poder ser exposto ao ar e sofrer indues para a frutificao. Nos casos de algum contaminaes, as hifas mortas do shiitake tornam-se matria orgnica fresca para a invaso dos contaminad

Em pasteurizao severa somente uma frao dos microorganismo combatida. A pasteurizao normalmen acontece quando o processo trmico acontece, normalmente, a 75C, de 6 a 8 horas. Como essas temperatura facilmente alcanadas, a pasteurizao pode ser feita at em envases menos resistentes a altas temperaturas, c os sacos de polietileno. Essa tcnica de pasteurizao para o shiitake ainda pouco explorada no Brasil.

Como nmero de microorganismo presente influencia no tempo e na temperatura necessrio para esterilizar o substrato, muito importante que seja analisada a qualidade microbiolgica das matrias primas. O b a o

O substrato o maior responsvel pela fonte de nutrientes e gua para o posterior desenvolvimento do cogum tambm o que sustenta o cultivo. Devido ao seu alto grau de importncia no processo, preciso que se tenha cuidados especiais em sua formulao. A falta de cuidados com o substrato faz com que os microorganismos o colonizem muito antes dos cogumelos. Os substratos ricos so submetidos a compostagem, pasteurizao e condicionamento esse processo demora de 21 a 30 dias e, quando chega ao fim, ele est parcialmente estabil e condicionado. Existem alguns organismos termfilos, antagnicos ao shiitake, que apenas so mortos quand
cogumelosmagicos.org//cultivo-do-cogumelo-shiitake-em-substratos- 2/7

21/01/12

Cultivo do cogumelo shiitake em substratos

cultivo axnico e pasteuriz

elevados a altssimas temperaturas. Isso faz com que os cultivos axnicos e os pasteurizados sejam eficientes, p temperaturas a que elevam o cultivo conseguem extermin-los. Porm, lembre-se, que existem microorganism que so altamente resistentes e no sero eliminados e daro biostase em ambientes onde a assepsia no for t rigorosa.

Os substratos para o cultivo axnico em blocos precisam ser em sacos resistentes a 125C, ou seja, o polipropil o polietileno de alta densidade, serragem enriquecida de nutrientes e condies ambientais controladas ou sem controladas. Acompanhe a formulao de um substrato para a produo axnica no quadro abaixo: link tabela A formulao para os substratos de pasteurizao severa menos nutritiva para que os nutrientes usados no possibilitem a proliferao de microorganismos. Com C/N entre 50 e 65/1, o que pode envolver inmeras combinaes de matrias-primas. P epa o do b a o

Como o substrato um dos fatores de maior importncia no cultivo dos cogumelos preciso que seu preparo s feito com o mximo de cuidados possveis.

Primeiramente, se escolhe o material a ser usado. No caso da serragem (quem deve estar frescos e no conter o primeiro passo o seu peneiramento. Isso acontece porque a serragem contm pedaos de madeiras ou outr materiais duros que precisam ser retirados, pois se ficam podem causar perfuraes nos sacos essas perfura facilitam a entrada de microorganismos contaminantes.

A composio do material deve ser bastante estvel no estando nem muito fina, pois dessa forma compacta demasiadamente o bloco, e nem muito grosso, pois, dessa maneira, forma bolses de ar que diminuem a produ Depois de misturados os substratos devem ser colocados nos sacos apropriados e a quantidade a ser adicionada de acordo com o tamanho do saco normalmente de um quilo e meio a quatro quilos.

Depois de prontos os substratos so levados para a autoclave, mquina que funciona como uma panela de pre elevados a uma temperatura de 121C por duas horas ou mais.

Na pasteurizao severa a temperatura aumentada a partir da emisso de vapor, mas sob presso ambiente. blocos devem permanecer nesse ambiente por um perodo de seis a 10 horas. Essa diferena de tempo existe de ao fato de que na pasteurizao severa a temperatura mais baixa.

A autoclavagem, no processo axnico, de alto custo de implantao, contudo a nica forma eficiente p esterilizao do material. A pasteurizao severa tem custo inferior e indicada quando o cultivo do cogumelo acontece em galpes.

A serragem componente mais comum nos substratos, pois so ricos em nitrognio e em outros nutrientes. P de capim e bagao de cana-de-acar tambm so materiais utilizados ricos em carbonos e pobres em nitro fsforo. Como existe uma interao significativa entre linhagem e substrato fundamental que um comerciante de se as teste antes de coloc-la em comercializao. preciso saber sua produtividade, qualidade e caractersticas d basidiocarpos. Saber em que tipo de substrato e qual mtodo de cultivo elas se desenvolvem melhor tambm importante. Aps o resfriamento do substrato, deve ser inoculado o miclio do fungo. As sementes devem ser de linhagem selecionadas para as condies de cultivo. Depois de selecionada as sementes, a inoculao pode acontecer em
cogumelosmagicos.org//cultivo-do-cogumelo-shiitake-em-substratos- 3/7

21/01/12

Cultivo do cogumelo shiitake em substratos

cultivo axnico e pasteuriz

diferentes tipos de ambientes: Cmaras de fluxo laminar para o cultivo axnico ou em salas de inoculao, no caso de pasteurizao severa. primeiro caso, as cmaras geram um ambiente estril no momento de introduzir o inoculante nos sacos. Crescimento do miclio

Antes que o substrato seja tomado pelo miclio, acontece a corrida micelial. Essa etapa ocorre logo aps a inoculao. Logo aps esse etapa, o miclio comea a atingir sua estabilidade e, finalmente, o endurecimento d capa micelial. Quando o bloco do substrato for considerado pronto para a frutificao o saco plstico deve ser retirado completamente e o bloco colocado em local mido. Isso acontece porque a funo da capa micelial proteger a perda da umidade. A capa micelial indica que o miclio est pronto para a frutificao. Frutificao

Para que a frutificao acontea com sucesso preciso manter condies timas durante a fase de produo. N de frutificao os fatores fundamentais so a umidade relativa do ar, temperatura e conservao de oxignio. condies s podem ser obtidas com a instalao de nebulizadores na cmara. Esses nebulizadores devem ser acionados freqentemente, porm por um perodo breve. Em galpes tecnificados instale sensores para que oc esse controle. Para facilitar, as entradas dos galpes devem, sempre que possvel, ficarem abertas para a entrad luz e aerao. Contaminao

As principais contaminaes que acontecem com os cogumelos se do por fungos e bactrias. E como qualque praga, acarretam prejuzos para os produtores, pois podem limitar a produo e atrapalhar a aparncia do pro final. Para manter a produo livre de fungos e bactrias o cuidado com a higiene deve ser extremo. Os fungos competidores que contaminam os blocos so os maiores adversrios dos produtores de shiitake. Os comuns so osTrichoderma iridi e Penicilli m spp. Comercializao

Antes de comercializar o shiitake, preciso saber qual o melhor momento para fazer a colheita. O mercado t preferncia por cogumelos menores, firmes e escuros, mas quanto maior o cogumelo mais ele pesa. Consequentemente, quanto maior o cogumelo maior a produtividade. A colheita deve ser feita todos os dias pe manh, pois nesse momento a temperatura e o metabolismo do fungo so menores. Realize a colheita em recipientes rasos e limpos para que os cogumelos no fiquem um em cima do outro e sejam danificados.

o mercado tem preferncia pelos cogumelos menores, firmes e escuros para evitar quebras, manchas e rachad Os cogumelos totalmente aberto murcham com mais rapidez e possuem menos valor, mas podem tambm se colhidos.

Os cogumelos no ponto ideal podem ser conservados por mais de 10 dias em refrigerador (4 C) e so embalad bandejas de isopor coberto por filme de PVC ou em pequenas caixas de papelo para que tenha maior aerao produto.

Considera es Confira no quadro abaixo as vantagens e desvantagens do cultivo do cogumelo em substrato em relao ao cu em toras de madeiras.
cogumelosmagicos.org//cultivo-do-cogumelo-shiitake-em-substratos- 4/7

21/01/12

Cultivo do cogumelo shiitake em substratos

cultivo axnico e pasteuriz

link tabela Custo de produ o na pasteuriza o severa link tabela --http://www.empregoerenda.com.br/paginas/104/1/cultivo-do-cogumelo-shiitake-em-substratos


mirador, 12 Maio 2011 Curtir x 3 Lista

Ec ador

bom colocar a matria, quando interessante, claro. Porque seno o link morre e ficamos sem nada. H alguns casos assim em tpicos pelo frum.

Ecuador, 12 Maio 2011 Administrador


Membr o Desde:

Curtir x 1 Lista

22 Dezembro 2007
N mer o de Mensagens:

3,045
Apr ovaes Recebidas:

1,000
Pontos de Tr ofu:

123
Reputao:

21

mirador

Um estudo mais especfico em cultivo axnico de Shiitake: CULTIVO AXNICO DE SHIITAKE (Lentinula edodes) EM RES DUOS DO PROCESSAMENTO DA PALMEIRA-REAL-DA-AUSTRLIA (Archontophoenix alexandrae) CAROLINA NILSEN VIANNA BITTENCOUR

Desligado
Membr o Desde:

RESUMO As agroindstrias tm gerado quantidades expressivas de resduos, o que torna necessrio rever a sua destinao na cadeia produtiva, pois alm de ser um problema econmico, devido ao desperdcio, tambm, um srio problema ambiental. Em Santa Catarina, um dos processos tradicionais do agronegcio a produo de palmito que, na ltima dcada, est sendo extrado, na sua maioria, da palmeira-real-da-austrlia (Archontophoenix spp.). O processo origina quantidades expressivas de bainhas, folhas e estipes que ainda no possuem destinao adequada e, pouco tem sido estudado sobre a potencialidade econmica dos mesmos. Assim sendo, este trabalho teve como objetivo analisar a viabilidade dos resduos de bainha mediana e estipe como substratos para a produo axnica de shiitake (Lentinula edodes). Para o estudo foram empregadas as linhagens de Lentinula edodes, LE-96/13, LE-98/55, CCB-515 e CCB-514 e, como suplementos para os cultivos, foram utilizados alm dos resduos-base, outros resduos agroindustriais: o bagao de mandioca e o farelo de soja. Inicialmente, foi avaliado o crescimento micelial radial em placas de Petri com diferentes combinaes de substratos que resultaram em 9 tratamentos para cada resduo (bainha e estipe). Em seguida, foi determinado o crescimento micelial axial em tubos de ensaio contendo os substratos para produo axnica
5/7

31 Janeiro 2009
N mer o de Mensagens:

707
Apr ovaes Recebidas:

352
Pontos de Tr ofu:

66
Reputao:

cogumelosmagicos.org//cultivo-do-cogumelo-shiitake-em-substratos-

21/01/12

Cultivo do cogumelo shiitake em substratos

cultivo axnico e pasteuriz

(T1 = 65% de bainha, 30% de bagao de mandioca e 5% de farelo de soja; T2 = 60% de bainha, 35% de bagao de mandioca e 5% de farelo de soja; T3 = 95% de bainha e 5% de bagao de mandioca; T4 = 65% de estipe, 30% de bagao de mandioca e 5% de farelo de soja; T5 = 60% de estipe, 35% de bagao de mandioca e 5% de farelo de soja e T6 = 95% de estipe e 5% de bagao de mandioca). Por fim, realizou-se o cultivo axnico das linhagens em sacos de polipropileno em condi es controladas de temperatura e umidade durante 147 dias. O crescimento micelial radial foi superior nos meios com predominncia de estipe (2,9mm/dia). No experimento com substrato axnico em tubo de ensaio, o maior crescimento ocorreu em meio contendo 60% de estipe, 35% de bagao de mandioca e 5% de farelo de soja (87,5mm). No entanto, a produo do basidioma foi superior nos meios contendo bainha mediana com o mximo de 60% de eficincia biolgica. Das linhagens testadas a L. edodes LE-96/13 foi a que apresentou a maior produo de basidiomas, seguida da LE-98/55. Quanto ao emprego do estipe como substrato para produo axnica das linhagens testadas, o mesmo no se mostrou apropriado, uma vez que os blocos de cultivo no apresentaram a consistncia e a porosidade adequadas. Desta forma, comprova-se a possibilidade de utilizao das bainhas medianas no cultivo de shiitake. Palavras chave: Lentinula edodes, palmeira real, resduo, bainhas medianas, estipe PDF: http://proxy.furb.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=393
mirador, 13 Maio 2011 Curtir x 1 Lista

RainSpirit

, d para por os dois. O material e o link, como voc fez a em cima. D uma garantia para os dois lados.

RainSpirit, 18 Maio 2011 Surfista do Espiral


Membr o Desde:

28 Maro 2011
N mer o de Mensagens:

1,146
Apr ovaes Recebidas:

542
Pontos de Tr ofu:

113
Reputao:

13

nuka o

Qual a umidade relativa do ar recomendada?

nukayo, 6 Julho 2011 Hifa


Membr o Desde:

27 Janeiro 2011
N mer o de Mensagens:

66
Apr ovaes Recebidas:

19
Pontos de Tr ofu:

8
Reputao:

cogumelosmagicos.org//cultivo-do-cogumelo-shiitake-em-substratos-

6/7

21/01/12

Cultivo do cogumelo shiitake em substratos

cultivo axnico e pasteuriz

RainSpirit

nukayo disse:

Q al a midade rela i a do ar recomendada?

95%. Leia sempre o f rum antes de perguntar.


RainSpirit, 7 Julho 2011 Surfista do Espiral
Membr o Desde:

28 Maro 2011
Nmer o de Mensagens:

1,146
Apr ovaes Recebidas:

542
Pontos de Tr ofu:

113
Reputao:

13

(Voc deve entrar ou se cadastrar para respo

Share This Page


T eet Inicial Fruns Cultivo de Cogumelos Medic inal e Comest veis

Skin by xFStyles.net 2011 Software do frum por XenForo 2010 XenForo Ltd.

cogumelosmagicos.org//cultivo-do-cogumelo-shiitake-em-substratos-

7/7

You might also like