You are on page 1of 30

sexta-feira, 19 de maro de 2010

SUGESTES - ATIVIDADES PERMANENTES PARA O 1 ANO

ATIVIDADE PERMANENTE * O QUE ? Trabalho regular, dirio, semanal ou quinzenal que objetiva uma familiaridade maior com um gnero textual, um assunto/tema de uma rea curricular, de modo que os estudantes tenham a oportunidade de conhecer diferentes maneiras de ler, de brincar, de produzir textos, de fazer arte, etc. Tenham, ainda, a oportunidade de falar sobre o lido/vivido com outros, numa verdadeira "comunidade". * SUGESTES VOC SABIA? - momento em que se discutem assuntos/temas de interesse das crianas. "Como viviam os dinossauros?" "Por que a gua do mar salgada?" "Como as crianas indgenas brincam?". Cada estudante ou grupo pode se encarregar de tentar descobrir respostas para as perguntas. O professor tambm pode trazer, para este momento, suas observaes sobre o que mais mobiliza sua turma, em termos de curiosidade cientfica. hora de trazer contedos das outras reas curriculares: histria, geografia, cincias, matemtica, educao fsica, como objeto de leitura e discusso. NOTCIA DA HORA- momento reservado s notcias que mais chamaram a ateno das crianas na semana. Hora de exercitar o relato oral da criana que, por sua vez, vai aprendendo, cada vez mais, a faz-lo, fazendo. Momento organizado para tambm o professor selecionar notcias que no mobilizaram as crianas, mas que podem ser discutidas em sala, na tentativa de ampliar as referncias do grupo-classe. NOSSA SEMANA FOI ASSIM...- momento em que se retoma, de forma sucinta, o trabalho desenvolvido e se auxiliam as crianas no relato e na sntese do que aprenderam; em que a memria de um pode/deve ser complementada com a fala do outro; em que o professor faz uma sntese escrita na lousa ou em cpias no papel ou no retroprojetor. Enfim, hora de sistematizar, um pouco mais, as aprendizagens da semana: o que sabamos? O que aprendemos? O que queremos aprender mais? VAMOS BRINCAR? - momento em que se "brinca por brincar", em pequenos grupos, meninas com meninos, s meninas, s meninos, em duplas, em trios, sozinhos. hora de o (a) professor(a) garantir a brincadeira, organizando, com as crinanas, tempos, espaos e materiais para esse fim. hora de observar as crianas nesse "importante fazer". hora de registrar essas observaes para que possam ajudar o (a) professor (a) a planejar outras atividades, a partir de um maior conhecimento sobre a turma, sobre cada criana.

FAZENDO ARTE - momento reservado para as crianas conhecerem um artista especfico (msico, poeta, pintor, escultor, etc.): sua obra, sua vida. Pode ser hora ainda de fazer moda de..., em que as crianas

realizam releituras de artistas e obras. Pode tambm ser momento de autoria de cada criana, por meio de sua expresso verbal, plstica, sonora. CANTANDO E SE ENCANTANDO - momento em que se privilegiam as msicas que as crianas conhecem e gostam de cantar, sozinhas, todas juntas. hora tambm de ouvir msicas de estilos e compositores variados, como forma de ampliao de repertrio e gosto musical. NO MUNDO DA ARTE - momento em que se organizam idas dos estudantes a exposies, apresentaes de filmes, peas teatrais, grupos musicais. Para isso, planejar com as crianas toda a atividade, fazendo o roteiro da sada, o que e como observar. Na volta, avaliar a atividade, ouvindo o que as crianas sentiram e pensaram a respeito e organizando registros, com bloces, cadernos coletivos ou murais. COMUNIDADE, MUITO PRAZER! - momento em que se convidam artistas da regio ou profissionais especializados (bombeiros, eletricistas, engenheiros, professores, repentistas, contadores de histrias, etc.) para irem escola e fazerem uma apresentao/palestra/conversa. O evento demanda ao das crianas junto com o/a professor(a): elaborar o cronograma, selecionar as pessoas, fazer o convite, organizar a apresentao da pessoa, avaliar a atividade, etc. A FAMLIA TAMBM ENSINA... - momento em que se convidam me, pai, av, av, tio, tia para contar histrias, fazer uma receita culinria, contar como se brincava em sua poca, cantar com as crianas. a famlia enriquecendo seus laos com a escola e com as crianas. a famlia compartilhando seus saberes. DESCOBRI NA INTERNET - para as crianas que tm acesso em casa ou na comunidade rede mundial de computadores, possvel reservar um momento para as descobertas que realizam, a partir dessa ferramenta de informao. Devagar, o/a professor(a) pode ajuda-las a selecionar informaes e a ter uma viso mais crtica sobre o que circula na Internet. LEITURA DIRIA FEITA PELO PROFESSOR - momento em que se l para as crianas. momento de o leitor experiente ajudar a ampliar o repertrio dos leitores iniciantes. possvel, por exemplo, ler uma histria longa em captulos, como se liam os folhetins, como se acompanha uma novela na TV, mas tambm se pode ler histrias curtas, como fbulas, crnicas, etc. Ou ler poemas, com muita expressividade, enfatizando aqueles cuja sonoridade das palavras, cujo jogo verbal so as tnicas da construo potica. possvel ler ainda o quadro de um pintor: suas formas, cores, linhas. RODA SEMANAL DE LEITURA - com as possibilidades referidas e outras ainda, como, por exemplo, quando as crianas selecionam, de prpria escolha, em casa, na biblioteca (de classe, da escola ou da cidade) livros/textos/gibis para ler em dias e horrios predeterminados. Podem depois conversar sobre o que leram para seus colegas. So leitores influenciando leitores. So leitores partilhando leituras.
* fonte: Modalidades Organizativas do trabalho pedaggico: uma possibilidade (Alfredina Nery), in ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS - ORIENTAES PARA A INCLUSO DA CRIANA DE SEIS ANOS DE IDADE (MEC)

http://alfabetizacaoecia.blogspot.com/search/label/1%C2%BA%20ANO 25-01-2012.

1 ANO - MOVIMENTO, BRINCAR, CUIDAR DE SI, DO OUTRO E DO AMBIENTE

Movimento/ Brincar/ Cuidar de Si, do Outro e do Ambiente As crianas do 1 ano tm o direito de expressar-se tambm por meio da brincadeira, do movimento, de conhecer seu corpo, suas habilidades motoras exercitando-as, cuidando cada vez melhor de si, do outro e do ambiente. Para isso a escola de Ensino Fundamental, precisa oferecer diferentes oportunidades para que a criana brinque, valorize a atividade fsica, adquira autoconfiana, e desenvolva aes para garantir seu bemestar e os cuidados com ambiente.
Fonte RCNEI-PCNS

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM

1. Brincar por conta prpria e interagir com os colegas * Brincar de: faz- de conta, escolhendo temas, enredos papis e companheiros. Condies didticas * Organizar espao, materiais e tempo para que a criana brinque diariamente. 2. Brincar de jogos de construo * Construir s ou com amigos estruturas de blocos de madeiras, papelo, panos etc. para brincar de temas variados. Condies Didticas * Observar as brincadeiras para registrar as capacidades infantis ligadas linguagem oral, s interaes e socializao, intervindo apenas quando se fizer necessrio 3. Ampliar as possibilidades expressivas do prprio movimento * Usar estruturas rtmicas para expressar-se por meio da dana, brincadeiras e outros movimentos. Condies Didticas

* Oferecer diversidade de apresentaes que envolvam a dana para que a criana aprecie utilizando DVDs, e apresentaes ao vivo quando possvel. * Instigar na observao de diferentes tipos de danas apoiando a descoberta e o interesse das crianas 4. Explorar diferentes qualidades e dinmicas do movimento * Desenvolver progressivamente a coordenao,o equilbrio, a fora, velocidade , a resistncia, a flexibilidade. Condies Didticas * Propor atividades fsicas que envolvam: correr, pular, jogar, nos espaos externos e internos * Oferecer oportunidades de jogar com regras jogos tradicionais usando bolas, cordas, tacos etc.

5. Apropriar-se progressivamente da imagem global de seu corpo, construindo auto- confiana em suas habilidades fsicas * Perceber e identificar sensaes fsicas, limites e potencialidades de seu corpo. Condies Didticas * Tornar observvel para a criana modificaes corporal aps exerccios mais intensos e mais calmos. * Propor jogos que envolvam que envolvam interao, imitao e reconhecimento de partes do corpo. * Valorizar as conquistas corporais, incentivar as habilidades motoras.

6. Aprender a cuidar de si no cotidiano, com segurana e autoconfiana, cuidar do outro e do ambiente * Identificar necessidades fsicas e saber satisfaz-las com independncia.Exemplo sede, frio, calor etc. * Aprender cuidados bsicos de higiene. Exemplo: lavar as mos aps ida ao banheiro e antes de comer. * Movimentar-se com segurana identificando situaes cotidianas de risco contra sua integridade fsica. * Oferecer ajuda a um colega quando se fizer necessrio. * Desenvolver hbitos de cuidados com o ambiente, reciclagem, economia de gua etc. Condies Didticas * Criar condies para que as crianas possam atender necessidades fsicas com independncia.

* Ensinar e oferecer condies para o auto-aprendizado dos cuidados de sade. * Tornar observvel para a criana possveis reas de risco, auxili-la a identificar cdigos identificadores de perigo. * Chamar a ateno para as necessidades de colegas. * Instituir hbitos de reciclagem e economia de gua.

Postado por Priscila s 13:55 0 comentrios Links para esta postagem Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar no Orkut Marcadores: 1 ANO

1 ANO - EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM: LNGUA PORTUGUESA

As crianas do 1 ano tm o direito de aprender e desenvolver competncias em comunicao oral , em ler e escrever de acordo com suas hipteses. Para isto necessrio que a escola de Ensino Fundamental promova oportunidades e experincias variadas para que elas desenvolvam com confiana cada vez mais crescente todo o seu potencial na rea e possam se expressar com propriedade por meio da linguagem oral e escrita
Fontes:Referencial Curricular Nacional para Educao Infantil-RCNEI-MEC-Diretrizes Nacionais para a Educao Infantil-Orientaes Curriculares- Expectativas de Aprendizagens e Orientaes Didticas para Educao Infantil SME-PMSP

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
1. Comunicar-se no cotidiano *Expressar oralmente seus desejos, sentimentos, idias e pensamentos. *Relatar fatos que compem episdios cotidianos, ainda que com apoio de recursos e/ou do professor. *Escutar atentamente o que os colegas falam em uma roda de conversa, respeitando opinies, ocupando seu turno de fala adequadamente. * Comentar notcias veiculadas em diferentes mdias: rdio, TV, internet, jornais, revistas, etc. * Usar o repertrio de textos de tradio oral tais como parlendas, quadrinhas, adivinhas, para brincar e jogar. * Reconhecer e utilizar rimas. * Organizar oralmente as etapas de uma instruo (uma receita ou as regras para uma brincadeira etc.) com apoio do professor.

CONDIES DIDTICAS * Criar situaes em que a crianas possa expressar-se oralmente. * Solicitar relatos sobre episdios do cotidiano, ouvindo com ateno, considerando a criana um interlocutor real. * Criar situaes em que as crianas tenham que ouvir os colegas, por exemplo; nas rodas de conversa, atentando para os comportamentos necessrios interlocuo. * Ler para crianas notcias interessantes e solicitar comentrios pessoais. * Ler e ensinar para os alunos, parlendas, quadrinhas, adivinhas, etc. * Tornar observvel para as crianas, as rimas e repeties. * Trabalhar com as crianas a elaborao de receitas e ensinar jogos de regras lendo as instrues e apoiando o jogo entre elas

2. Comunicar-se em situaes formais (para interlocutores mais experientes) * Dar explicaes de fatos e fenmenos sociais e/ou naturais utilizando procedimentos de comunicao oral para um pblico especfico (pais, alunos de outras turmas etc.). CONDIES DIDTICAS * Desenvolver projetos didticos e ou seqncia que envolvam observao,pesquisa e informao em livros e na internet sobre conhecimentos da Natureza ou Sociais

3. Ler ainda que no convencionalmente

* Identificar parlendas, quadrinhas, adivinhas e outros textos de tradio oral apresentados pelo professor. * Ajustar o falado ao escrito a partir dos textos j memorizados tais como parlendas, quadrinhas e outros do repertrio de tradio oral. * Localizar palavras num texto que se sabe de memria tais como as brincadeiras cantadas, adivinhas, quadrinhas, parlendas e demais textos do repertrio da tradio oral. * Localizar um nome especfico numa lista de palavras do mesmo campo semntico (nomes, ingredientes de uma receita, peas do jogo etc.). * Ditar para o professor bilhetes, cartas, textos instrucionais etc. * Diferenciar publicaes tais como jornais, cartazes, folhetos, textos publicitrios etc. * Distinguir algumas caractersticas bsicas dos textos informativos e jornalsticos e conhecer os diferentes usos e funes desses portadores. * Localizar informaes explcitas no texto.

* Antecipar significados de um texto escrito a partir das imagens / ilustraes que o acompanham.

* Identificar legendas e levantar hipteses sobre seu significado. * Ler legendas ou partes delas a partir das imagens e de outros ndices grficos. * Apreciar e ler por prazer. * Diferenciar tipos de livros, literrios, informativos e demais suportes de texto e nome-los, conhecendo seus usos. * Procurar informaes, em imagens, de livros e enciclopdias sobre assuntos relacionados a plantas, corpo humano, animais, entre outros. * Emitir comentrios pessoais e opinativos sobre o texto lido. CONDIES DIDTICAS * Criar oportunidades de leitura: de parlendas, quadrinhas etc. Solicitando que a criana diga onde est escrita determinada expresso, palavra. * Efetuar atividades que envolvam a identificao de nomes das crianas da sala, e diferentes listas usando prticas sociais, tais como chamadas, elaborao de lista de material para festa etc. * Oferecer oportunidades freqentes de contato com diferentes suportes de texto, tornando observveis as caractersticas lingsticas, estruturais e funo social. * Tornar observvel a relao entre imagem e texto, chamando ateno para os recursos que o ilustrador usou para transmitir idias * Oferecer momentos de leitura, manuseio de livros de maneira livre.

4. Desenvolver comportamentos leitores * Desenvolver comportamentos para escutar leitura de histrias com ateno. CONDIES DIDTICAS * Ler narrativas e contos para as crianas tornando observveis as linguagens prprias a este tipo de texto explicitando os comportamentos leitores.

5. Apropriar-se da linguagem dos contos e narrativas

* Utilizar elementos da linguagem que se escreve no reconto de narrativas. * Narrar histrias utilizando recursos expressivos prprios.

* Antecipar significados de um texto escrito a partir das imagens / ilustraes que o acompanham. * Relacionar texto e imagem e antecipar sentidos na leitura de quadrinhos, tirinhas e revistas de heris. * Reconhecer nomes dos personagens dos quadrinhos e reconhecer suas caractersticas principais. CONDIES DIDTICAS * Solicitar que as crianas recontem aps ouvir leituras de contos. * Ler narrativas e contos para as crianas tornando observveis as linguagens prprias a este tipo de texto explicitando os comportamentos leitores. * Criar situaes em que as crianas possam antecipar os sentidos do contedo dos textos olhando as imagens. * Criar situaes em que as crianas possam antecipar os sentidos das histrias em quadrinho, tirinhas e revistas de heris. * Levantar coletivamente com as crianas personagens e suas caractersticas aps s leitura.

6. Produzir textos escritos ainda que no saiba escrever convencionalmente * Usar conhecimentos sobre as caractersticas estruturais dos bilhetes, das cartas, e-mails ao produzir um texto, ditando ao professor. * Usar conhecimentos sobre as caractersticas estruturais das narrativas clssicas ao produzir um texto, ditando ao professor, respeitando as normas da linguagem que se escreve. * Revisar textos escritos coletivamente com apoio do professor. CONDIES DIDTICAS * Criar oportunidades de escritas coletivas de bilhetes, cartas e textos instrucionais tornando observveis suas caractersticas grficas, estruturais e funo social. * Criar oportunidades de escrever coletivamente contos tornando observveis suas caractersticas grficas, estruturais e funo social. * Presena de situaes onde as crianas possam revisar os textos produzidos coletivamente, tornando observveis recursos de compreenso, expresses de linguagem escrita, formas de evitar repetio. 7. Uso de texto fonte para escrever de prprio punho * Recorrer a alfabeto exposto na sala, quadro de presena, listas diversas etc., para escrever em situaes de prtica social. * Escrever o nome prprio e o de seus colegas onde isto se fizer necessrio.

* Produzir listas em contextos necessrios a uma comunicao social: lista de ingredientes para uma receita, ttulos de histrias lidas, brincadeiras preferidas etc. CONDIES DIDTICAS * Presena de alfabeto em letra basto (sem enfeites e desenhos), lista de nomes etc. para apoiar a pesquisa grfica da criana para escrever de prprio punho. * Criar oportunidades para que os alunos escrevam listas com funo social real. 8. Demonstrar conscincia crescente sobre as regularidades do sistema de escrita * Arriscar-se a escrever segundo suas hipteses. * Refletir em dupla sobre seus escritos demonstrando a capacidade de rever a produo inicial CONDIES DIDTICAS * Promover situaes nas quais as crianas sejam levadas a pensar sobre as especificidades do sistema e escrita alfabtica * Ler para as crianas diferentes tipos de livros e textos tornando observveis os comportamentos leitores necessrios para cada tipo de suporte de texto.

Postado por Priscila s 13:38 0 comentrios Links para esta postagem Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar no Orkut Marcadores: 1 ANO

domingo, 10 de janeiro de 2010


1 ANO - EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM: MATEMTICA

As crianas do 1 ano tm o direito de usar seus conhecimentos e habilidades para resolver problemas, raciocinar,calcular, medir, contar , localizar-se, estabelecer relaes entre objetos e formas. Para isto necessrios que a Escola de Ensino Fundamental promova oportunidades e experincias variadas para que elas desenvolvam com confiana cada vez mais crescente todo o seu potencial na rea .
Fontes: PCNS, RCNEI, Matemtica D+ FVC

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM - MATEMTICA

1. Usar nmeros no cotidiano e efetuar operaes

* Atribuir significado, produzir e operar nmeros em situaes diversas de acordo com suas hipteses. * Refletir acerca das regularidades do sistema numrico. * Produzir escritas numricas ainda que no seja registro convencional. * Saber ouvir as explicaes de seus colegas respeitando as diferentes solues encontradas. * Incorporar solues, reestruturar e ampliar idias nos problemas apresentados. * Realizar contagens orais de objetos usando a seqncia numrica. * Comunicar quantidades, utilizando linguagem oral, notao numrica ou registros no convencionais. * Construir procedimentos de agrupamentos a fim de facilitar a contagem e comparao entre duas colees. * Indicar o nmero que ser obtido se forem retirados objetos de uma coleo dada. * Indicar o nmero de objetos que preciso acrescentar a uma coleo para que ela tenha tantos elementos quantos os de outra coleo dada. Condies Didticas * Propor atividades que envolvam o sistema de numerao e o uso dos nmeros em diferentes situaes. * Promover sequncias didticas e ou projetos didticos nos quais as crianas precisem escrever os nmeros ( por exemplo, idade, telefone, numerao do calado, peso altura etc.) auxiliando para que se tornem observveis as regularidades. * Garantir que todas as crianas tenham espao, em algum momento, para expor o que pensam e fazem. * Criar situaes em que as crianas ouam as solues que os colegas acharam para os problemas e reavaliem suas solues caso seja apropriado. * Criar oportunidades de contagens em situaes de prticas sociais reais, por exemplo, usando colees de objetos de interesse das crianas. * Verificar como as crianas fazem contagens e que estratgias usam. * Possibilitar usar jogos de tabuleiro e de regras que necessitem marcar pontos. * Criar oportunidades nas quais as crianas tenham que comparar quantidades de forma contextualizada * Propor problemas que envolvam somar e subtrair. * Criar situaes problema envolvendo aes de transformar e acrescentar. 2. Estabelecer relaes entre espao, objetos, pessoas e forma * Identificar pontos de referncia para indicar sua localizao na sala de aula. * Indicar oralmente a posio onde se encontra no espao escolar e represent-la por meio de desenhos.

* Indicar o caminho para se movimentar no espao escolar e chegar a um determinado local da escola e representar a trajetria, por meio de desenhos. Condies Didticas * Propor situaes em que a criana tenha que se situar no espao, deslocar-se nele, d e receba instrues de localizao. * Propor atividades que as crianas possam representar a posio de um objeto e ou pessoa esttica ou em movimento. * Propor atividades nas quais as crianas tenham que construir utilizando desenhos seu itinerrio, solicitando pontos de referncia 3. Explorar diferentes procedimentos para medir objetos e tempo * Comparar tamanhos, estabelecer relaes. * Utilizar-se de expresses que denotam altura, peso, tamanho etc. * Pensar e desenvolver estratgias prprias e ou com colegas para medir, pesar e produzir representaes dos dados encontrados. Identificar dias da semana, meses do ano, horas. Condies Didticas * Propor atividades nas quais as crianas tenham que medir, e ou pesar usando instrumentos no convencionais e convencionais tais como fita mtrica, rgua, balana etc. * Oferecer atividades em que as crianas precisem calcular por exemplo, quantos passos preciso dar para chegar a um determinado local etc. * Trabalhar diariamente com o calendrio para identificar o dia do ms e registrar a data

Postado por Priscila s 12:03 0 comentrios Links para esta postagem Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar no Orkut Marcadores: 1 ANO

sbado, 9 de janeiro de 2010


1 ANO - EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM: ARTES

As crianas do 1 ano tm o direito de conhecer a produo artstica, expressar sua criatividade compartilhando: pensamentos, idias e sentimentos tambm por meio de atividades de explorao envolvendo artes visuais e msica, reconhecidas como linguagem e conhecimento. Para isto a escola de Ensino Fundamental dever oferecer diferentes situaes de contato com a produo artstica , possibilitando o fazer e o apreciar.

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM

1. Reconhecer elementos bsicos da linguagem visual * Identificar algumas tcnicas e procedimentos artsticos presentes nas obras visuais * Apreciar externando opinies, sentimentos reprodues de obra de arte em livros, internet, documentrio, museus, casas de cultura, ateliers Condies Didticas * Oferecer diversidade de produes artsticas para que a criana aprecie * Instigar na observao das obras, a descoberta e o interesse das crianas * Escolher artistas cujas obras sejam significativas para as crianas quer pelo uso de temas ou tcnicas e suportes *Pesquisar junto com as crianas em livros, internet museus e ao vivo com artistas locais, informaes interessantes sobre o artista e obras analisadas

2. Utilizar elementos da linguagem visual para expressar-se * Desenhar, pintar, esculpir, produzir colagens etc. transformando, produzindo novas formas, pesquisando materiais, pensando sobre o que se produz * Explorar espaos e materiais bidimensionais e tridimensionais em seus projetos * Valorizar suas produes e de seus colegas Condies Didticas *Organizar um espao para dispor os materiais e suportes necessrios produo e criar sistemtica de uso * Promover situaes que as crianas possam produzir em argila, massa de modelar, e demais recursos que permitam a tridimensionalidade * Expor com esttica e cuidado as produes das crianas, socializar em roda de conversa, por exemplo, as solues encontradas para produzir com singularidade

3. Reconhecer elementos bsicos da linguagem musical * Conhecer repertrio de msicas no s infantis, mas,populares, clssicas etc.

Condies Didticas * Oferecer diversidade de produes musicais para que a criana aprecie, por meio de CDs, DVDs de apresentaes e apresentaes ao vivo * Instigar na observao das obras, a descoberta e o interesse das crianas por detalhes sonoros, identificao de instrumentos etc. * Escolher artistas cujas obras sejam significativas para as crianas quer pelo uso de temas, intencionalidade, diversidade regional * Pesquisar junto com as crianas em livros, internet, e com o prprio ( em caso de artistas locais) informaes interessantes sobre o artista e sobre a sua produo

4. Utilizar-se dos elementos bsicos da linguagem para expressar- se musicalmente * Fazer arranjos simples, interpretar, utilizando a voz, sons feitos com o corpo materiais sonoros convencionais e no convencionais, instrumentos musicais e tecnologia * Explorar as diferentes propriedades do som Condies Didticas * Organizar um espao para dispor os materiais sonoros necessrios experimentao, e improvisaes etc. * Propor a construo de objetos sonoros * Propor atividades que tornem observveis altura, timbre, intensidade * Promover situaes que as crianas apresentem-se para pblicos diversos as canes que aprenderam e as produes sonoras.
:: FONTE: VERSO PRELIMINAR - 1 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DO CICLO I - EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM (CENP, 2008)

OBS: Aos poucos irei postar as expectativas de todas as reas... Postado por Priscila s 11:14 1 comentrios Links para esta postagem Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar no Orkut Marcadores: 1 ANO

1 ANO - EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM: MATEMTICA

As crianas do 1 ano tm o direito de usar seus conhecimentos e habilidades para resolver problemas, raciocinar,calcular, medir, contar , localizar-se, estabelecer relaes entre objetos e formas. Para isto necessrios que a Escola de Ensino Fundamental promova oportunidades e experincias variadas para que elas desenvolvam com confiana cada vez mais crescente todo o seu potencial na rea .
Fontes: PCNS, RCNEI, Matemtica D+ FVC

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM - MATEMTICA

1. Usar nmeros no cotidiano e efetuar operaes * Atribuir significado, produzir e operar nmeros em situaes diversas de acordo com suas hipteses. * Refletir acerca das regularidades do sistema numrico. * Produzir escritas numricas ainda que no seja registro convencional. * Saber ouvir as explicaes de seus colegas respeitando as diferentes solues encontradas. * Incorporar solues, reestruturar e ampliar idias nos problemas apresentados. * Realizar contagens orais de objetos usando a seqncia numrica. * Comunicar quantidades, utilizando linguagem oral, notao numrica ou registros no convencionais. * Construir procedimentos de agrupamentos a fim de facilitar a contagem e comparao entre duas colees. * Indicar o nmero que ser obtido se forem retirados objetos de uma coleo dada. * Indicar o nmero de objetos que preciso acrescentar a uma coleo para que ela tenha tantos elementos quantos os de outra coleo dada. Condies Didticas * Propor atividades que envolvam o sistema de numerao e o uso dos nmeros em diferentes situaes. * Promover sequncias didticas e ou projetos didticos nos quais as crianas precisem escrever os nmeros ( por exemplo, idade, telefone, numerao do calado, peso altura etc.) auxiliando para que se tornem observveis as regularidades. * Garantir que todas as crianas tenham espao, em algum momento, para expor o que pensam e fazem. * Criar situaes em que as crianas ouam as solues que os colegas acharam para os problemas e reavaliem suas solues caso seja apropriado. * Criar oportunidades de contagens em situaes de prticas sociais reais, por exemplo, usando colees de objetos de interesse das crianas. * Verificar como as crianas fazem contagens e que estratgias usam. * Possibilitar usar jogos de tabuleiro e de regras que necessitem marcar pontos. * Criar oportunidades nas quais as crianas tenham que comparar quantidades de forma contextualizada * Propor problemas que envolvam somar e subtrair. * Criar situaes problema envolvendo aes de transformar e acrescentar. 2. Estabelecer relaes entre espao, objetos, pessoas e forma

* Identificar pontos de referncia para indicar sua localizao na sala de aula. * Indicar oralmente a posio onde se encontra no espao escolar e represent-la por meio de desenhos. * Indicar o caminho para se movimentar no espao escolar e chegar a um determinado local da escola e representar a trajetria, por meio de desenhos. Condies Didticas * Propor situaes em que a criana tenha que se situar no espao, deslocar-se nele, d e receba instrues de localizao. * Propor atividades que as crianas possam representar a posio de um objeto e ou pessoa esttica ou em movimento. * Propor atividades nas quais as crianas tenham que construir utilizando desenhos seu itinerrio, solicitando pontos de referncia 3. Explorar diferentes procedimentos para medir objetos e tempo * Comparar tamanhos, estabelecer relaes. * Utilizar-se de expresses que denotam altura, peso, tamanho etc. * Pensar e desenvolver estratgias prprias e ou com colegas para medir, pesar e produzir representaes dos dados encontrados. Identificar dias da semana, meses do ano, horas. Condies Didticas * Propor atividades nas quais as crianas tenham que medir, e ou pesar usando instrumentos no convencionais e convencionais tais como fita mtrica, rgua, balana etc. * Oferecer atividades em que as crianas precisem calcular por exemplo, quantos passos preciso dar para chegar a um determinado local etc. * Trabalhar diariamente com o calendrio para identificar o dia do ms e registrar a data

1 ANO - EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM: LNGUA PORTUGUESA

As crianas do 1 ano tm o direito de aprender e desenvolver competncias em comunicao oral , em ler e escrever de acordo com suas hipteses. Para isto necessrio que a escola de Ensino Fundamental promova oportunidades e experincias variadas para que elas desenvolvam com confiana cada vez mais crescente todo

o seu potencial na rea e possam se expressar com propriedade por meio da linguagem oral e escrita
Fontes:Referencial Curricular Nacional para Educao Infantil-RCNEI-MEC-Diretrizes Nacionais para a Educao Infantil-Orientaes Curriculares- Expectativas de Aprendizagens e Orientaes Didticas para Educao Infantil SME-PMSP

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
1. Comunicar-se no cotidiano *Expressar oralmente seus desejos, sentimentos, idias e pensamentos. *Relatar fatos que compem episdios cotidianos, ainda que com apoio de recursos e/ou do professor. *Escutar atentamente o que os colegas falam em uma roda de conversa, respeitando opinies, ocupando seu turno de fala adequadamente. * Comentar notcias veiculadas em diferentes mdias: rdio, TV, internet, jornais, revistas, etc. * Usar o repertrio de textos de tradio oral tais como parlendas, quadrinhas, adivinhas, para brincar e jogar. * Reconhecer e utilizar rimas. * Organizar oralmente as etapas de uma instruo (uma receita ou as regras para uma brincadeira etc.) com apoio do professor. CONDIES DIDTICAS * Criar situaes em que a crianas possa expressar-se oralmente. * Solicitar relatos sobre episdios do cotidiano, ouvindo com ateno, considerando a criana um interlocutor real. * Criar situaes em que as crianas tenham que ouvir os colegas, por exemplo; nas rodas de conversa, atentando para os comportamentos necessrios interlocuo. * Ler para crianas notcias interessantes e solicitar comentrios pessoais. * Ler e ensinar para os alunos, parlendas, quadrinhas, adivinhas, etc. * Tornar observvel para as crianas, as rimas e repeties. * Trabalhar com as crianas a elaborao de receitas e ensinar jogos de regras lendo as instrues e apoiando o jogo entre elas

2. Comunicar-se em situaes formais (para interlocutores mais experientes) * Dar explicaes de fatos e fenmenos sociais e/ou naturais utilizando procedimentos de comunicao oral para um pblico especfico (pais, alunos de outras turmas etc.).

CONDIES DIDTICAS * Desenvolver projetos didticos e ou seqncia que envolvam observao,pesquisa e informao em livros e na internet sobre conhecimentos da Natureza ou Sociais

3. Ler ainda que no convencionalmente

* Identificar parlendas, quadrinhas, adivinhas e outros textos de tradio oral apresentados pelo professor. * Ajustar o falado ao escrito a partir dos textos j memorizados tais como parlendas, quadrinhas e outros do repertrio de tradio oral. * Localizar palavras num texto que se sabe de memria tais como as brincadeiras cantadas, adivinhas, quadrinhas, parlendas e demais textos do repertrio da tradio oral. * Localizar um nome especfico numa lista de palavras do mesmo campo semntico (nomes, ingredientes de uma receita, peas do jogo etc.). * Ditar para o professor bilhetes, cartas, textos instrucionais etc. * Diferenciar publicaes tais como jornais, cartazes, folhetos, textos publicitrios etc. * Distinguir algumas caractersticas bsicas dos textos informativos e jornalsticos e conhecer os diferentes usos e funes desses portadores. * Localizar informaes explcitas no texto. * Antecipar significados de um texto escrito a partir das imagens / ilustraes que o acompanham.

* Identificar legendas e levantar hipteses sobre seu significado. * Ler legendas ou partes delas a partir das imagens e de outros ndices grficos. * Apreciar e ler por prazer. * Diferenciar tipos de livros, literrios, informativos e demais suportes de texto e nome-los, conhecendo seus usos. * Procurar informaes, em imagens, de livros e enciclopdias sobre assuntos relacionados a plantas, corpo humano, animais, entre outros. * Emitir comentrios pessoais e opinativos sobre o texto lido. CONDIES DIDTICAS * Criar oportunidades de leitura: de parlendas, quadrinhas etc. Solicitando que a criana diga onde est escrita determinada expresso, palavra. * Efetuar atividades que envolvam a identificao de nomes das crianas da sala, e diferentes listas usando prticas sociais, tais como chamadas, elaborao de lista de material para festa etc.

* Oferecer oportunidades freqentes de contato com diferentes suportes de texto, tornando observveis as caractersticas lingsticas, estruturais e funo social. * Tornar observvel a relao entre imagem e texto, chamando ateno para os recursos que o ilustrador usou para transmitir idias * Oferecer momentos de leitura, manuseio de livros de maneira livre.

4. Desenvolver comportamentos leitores * Desenvolver comportamentos para escutar leitura de histrias com ateno. CONDIES DIDTICAS * Ler narrativas e contos para as crianas tornando observveis as linguagens prprias a este tipo de texto explicitando os comportamentos leitores.

5. Apropriar-se da linguagem dos contos e narrativas

* Utilizar elementos da linguagem que se escreve no reconto de narrativas. * Narrar histrias utilizando recursos expressivos prprios. * Antecipar significados de um texto escrito a partir das imagens / ilustraes que o acompanham. * Relacionar texto e imagem e antecipar sentidos na leitura de quadrinhos, tirinhas e revistas de heris. * Reconhecer nomes dos personagens dos quadrinhos e reconhecer suas caractersticas principais. CONDIES DIDTICAS * Solicitar que as crianas recontem aps ouvir leituras de contos. * Ler narrativas e contos para as crianas tornando observveis as linguagens prprias a este tipo de texto explicitando os comportamentos leitores. * Criar situaes em que as crianas possam antecipar os sentidos do contedo dos textos olhando as imagens. * Criar situaes em que as crianas possam antecipar os sentidos das histrias em quadrinho, tirinhas e revistas de heris. * Levantar coletivamente com as crianas personagens e suas caractersticas aps s leitura.

6. Produzir textos escritos ainda que no saiba escrever convencionalmente

* Usar conhecimentos sobre as caractersticas estruturais dos bilhetes, das cartas, e-mails ao produzir um texto, ditando ao professor. * Usar conhecimentos sobre as caractersticas estruturais das narrativas clssicas ao produzir um texto, ditando ao professor, respeitando as normas da linguagem que se escreve. * Revisar textos escritos coletivamente com apoio do professor. CONDIES DIDTICAS * Criar oportunidades de escritas coletivas de bilhetes, cartas e textos instrucionais tornando observveis suas caractersticas grficas, estruturais e funo social. * Criar oportunidades de escrever coletivamente contos tornando observveis suas caractersticas grficas, estruturais e funo social. * Presena de situaes onde as crianas possam revisar os textos produzidos coletivamente, tornando observveis recursos de compreenso, expresses de linguagem escrita, formas de evitar repetio. 7. Uso de texto fonte para escrever de prprio punho * Recorrer a alfabeto exposto na sala, quadro de presena, listas diversas etc., para escrever em situaes de prtica social. * Escrever o nome prprio e o de seus colegas onde isto se fizer necessrio. * Produzir listas em contextos necessrios a uma comunicao social: lista de ingredientes para uma receita, ttulos de histrias lidas, brincadeiras preferidas etc. CONDIES DIDTICAS * Presena de alfabeto em letra basto (sem enfeites e desenhos), lista de nomes etc. para apoiar a pesquisa grfica da criana para escrever de prprio punho. * Criar oportunidades para que os alunos escrevam listas com funo social real. 8. Demonstrar conscincia crescente sobre as regularidades do sistema de escrita * Arriscar-se a escrever segundo suas hipteses. * Refletir em dupla sobre seus escritos demonstrando a capacidade de rever a produo inicial CONDIES DIDTICAS * Promover situaes nas quais as crianas sejam levadas a pensar sobre as especificidades do sistema e escrita alfabtica

* Ler para as crianas diferentes tipos de livros e textos tornando observveis os comportamentos leitores necessrios para cada tipo de suporte de texto.

ATIVIDADES DE SISTEMATIZAO

Atividades de sistematizao
1 - O que So atividades destinadas sistematizao de conhecimentos das crianas ao fixarem contedos que esto sendo trabalhados. Em relao alfabetizao, so os contedos relativos base alfabtica da lngua ou ainda s convenes da escrita ou aos conhecimentos textuais. Em outras reas curriculares, podem ser contedos que ajudem a compreender ou trabalhar outros assuntos/temas, como as misturas de cores como geradoras de outras cores, a diversidade do mundo animal para compreender as relaes interdependentes da vida no planeta, o conhecimento de aspectos do corpo humano como forma de cuidar melhor da prpria sade, etc. Lembrar ainda que as atividades de sistematizao podem ser ldicas, como os jogos. 2 - Sugesto A - Oficina de produo de textos (para os projetos, por exemplo) Em que se selecionam alguns gneros textuais, para que as meninas e meninos escrevam, tendo em vista um projeto e, portanto, uma determinada finalidade e um determinado leitor: as crianas da mesma classe, de outra classe, de outra escola ou, ainda, os pais e a comunidade. O que importa reservar momentos, previamente acordados com o grupo, em que se decida, coletivamente, para que, para quem, o que e como escrever. Para isso, necessrio tambm que as crianas tenham modelos/referncias de textos e assuntos/ temas do que se vai escrever. E mais: que se viva a escrita como um processo: planejando a produo, em funo do projeto; fazendo vrias verses at a verso final; discutindo possibilidades melhores ou mais eficazes de expresso de certas palavras, enunciados, idias, tendo em vista o leitor do texto.

* FONTE: ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS - ORIENTAES PARA INCLUSO DA CRIANA DE SEIS ANOS DE IDADE

Postado por Priscila s 18:06 1 comentrios Links para esta postagem Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar no Orkut Marcadores: 1 ANO

tera-feira, 6 de abril de 2010


MAIS UMA SUGESTO DE PROJETO PARA O 1 ANO

PROJETO: NOSSA CIDADE, NOSSA CASA

Produto: uma mostra que expresse a cultura e a produo artstica do bairro, da cidade ou do municpio em que a escola se localiza. O acervo pode ser verbal (oral e/ou escrito), imagtico (fotografias, colagens, desenhos, etc), flmico (gravaes em fitas de vdeo). Pode ser tambm uma exposio de obras da cultura local: esculturas, quadros, peas de tecido, utenslios variados etc. Objetivo: propiciar que o estudante conhea mais o lugar em que vive, percebendo-se como parte dele. Desenvolvimento do trabalho 1 Discuta com os estudantes o projeto: objetivos,etapas, necessidade de envolvimento de todos, responsabilidade de cada um e produto final. Discuta o projeto com os pais/comunidade no sentido de ter a adeso deles em relao finalidade desse trabalho, assim como possveis contribuies. 2 Organize as crianas em grupos para que cada um faa uma pesquisa. As categorias poderiam ser, por exemplo: - a breve histria da cidade; - o museu; - a biblioteca; - os grupos de dana; - os grupos musicais; - as comidas tpicas; - o teatro (ou grupos de teatro mesmo sem sede fsica) - o artesanato local; - os artistas da regio: poetas, cantadores, contadores de histrias, repentistas, pintores, etc.; - as atraes tursticas (toda cidade as tem, mesmo que seus moradores, muitas vezes, no saibam ou no percebam esse potencial...). 3 Auxilie os grupos com a sua pesquisa e tambm pea para que as crianas pesquisem com familiares, amigos e moradores mais antigos seus conhecimentos sobre a cultura local e at mesmo se h disponibilidade de objetos que possam ser emprestados para a mostra cultural/ acervo. Um gnero textual para esse momento pode ser a entrevista oral ou escrita (*). 4 Proporcione ainda visitas a locais da cidade que possam contribuir para a pesquisa das crianas, como a sede da prefeitura, o jornal da regio, etc. Para essa sada da escola, possvel elaborar com as crianas uma carta-requerimento (*) para reservar/marcar a ida a esses lugares. 5 Enfatize bastante com os estudantes a questo das mudanas histricas havidas entre o antigamente e o hoje. Organize com eles, um cartaz que possa ir registrando as contribuies das pesquisas, ao longo do desenvolvimento do projeto, na direo de compreenderem um importante conceito que se refere s permanncias e mudanas do contexto histrico e geogrfico.

OLHO VIVO A partir do sculo XX, so consideradas fontes histricas vrios registros como msicas, mapas, grficos, pinturas, gravuras, fotografias, ferramentas, utenslios, festas, rituais, edificaes, literatura oral e escrita, etc. Nesse sentido, os estudantes podem enriquecer suas pesquisas com um farto material, entendendo, inclusive, no s que so parte da histria que est sendo construda, como tambm podem viver o papel do historiador, quando investigam e encontram documentao histrica, a partir dessas fontes variadas.

6 Ajude os estudantes nos planos de trabalho para que possam ter autonomia de trabalho e cumprir o cronograma estabelecido. Defina com eles quais os dias da semana sero reservados para o projeto, quanto tempo o projeto vai durar, que grupo vai fazer o que, para que, onde, como e quando. 7 Ao longo do desenvolvimento do projeto, marque as datas em que discutiro os andamentos

das pesquisas, os registros (orais ou escritos) do que as crianas esto aprendendo com o trabalho, o trabalho em cada grupo, bem como os produtos finais: painel fotogrfico? Audio de msicas, declamadores, contadores de histrias? Apresentao de dana e/ou de teatro? Exposio de objetos culturais? Feira de comidas tpicas? Enfim, so muitas as possibilidades... 8 Os produtos finais podem ser apresentados tanto num mesmo dia, previamente estabelecido, quanto em dias diferentes, tambm acordados em consonncia com os estudantes e a comunidade.

OLHO VIVO bom lembrar que um projeto pode demandar outros projetos para ampliao de alguns aspectos. Um projeto comporta, assim, uma grande flexibilidade no seu desenvolvimento, a depender dos nossos objetivos, dos interesses e necessidades das crianas e, por fim, do envolvimento de todos. Postado por Priscila s 19:19 1 comentrios Links para esta postagem Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar no Orkut Marcadores: 1 ANO

quarta-feira, 24 de maro de 2010


PROJETO PARA O 1 ANO - NOSSA ROTINA, NOSSAS APRENDIZAGENS

Projeto 1- O que Essa modalidade de organizao do trabalho pedaggico prev um produto final cujo planejamento tem objetivos claros, dimensionamento do tempo, diviso de tarefas e, por fim, a avaliao final em funo do que se pretendia. Tudo isso feito de forma compartilhada e com cada estudante tendo autonomia pessoal e responsabilidade coletiva para o bom desenvolvimento do projeto. O projeto um trabalho articulado em que as crianas usam de forma interativa as quatro atividades lingsticas bsicas falar/ouvir, escrever/ler , a partir de muitos e variados gneros textuais, nas vrias reas do conhecimento, tendo em vista uma situao didtica que pode ser mais significativa para elas. Marcamos com um asterisco (*) alguns gneros textuais que sero mais detalhadamente trabalhados na modalidade Atividade de sistematizao. Ressalte-se que isso poderia ter sido feito tambm nas outras modalidades organizativas, uma vez que a atividade de sistematizao entendida como uma parada para estudar mais, para enfatizar e sistematizar conhecimentos das crianas relativos a temas/assuntos, gneros textuais, aquisio da base alfabtica, convenes da escrita, etc.

Projeto: Nossa rotina, Nossas aprendizagens

Produtos:dada a especificidade desse projeto trabalhar as rotinas escolares , podemos pensar em vrios produtos finais possveis. Sugerimos que os registros escritos de determinadas aes sejam considerados produtos finais: listas (*), agenda, quadros e tabelas, regulamento, arquivos temticos, cartas, colees, portfolios. Objetivo:conhecer mais as rotinas escolares como organizadoras das aes cotidianas e todo seu potencial de aprendizagem, no somente em relao leitura, escrita e aos contedos especficos das reas curriculares, mas tambm no que diz respeito s relaes interpessoais, aos valores, s normas, s atitudes e aos procedimentos. Desenvolvimento do trabalho 1 Discuta com os estudantes o projeto: objetivos, necessidade de envolvimento de todos, responsabilidade de cada um e produtos finais. Discuta o projeto com os pais/comunidade, no sentido de ter a adeso deles em relao finalidade desse trabalho , assim como possveis contribuies. 2 Solicite que as crianas fiquem atentas ao que fazem na escola e ao que pode ser tema de trabalho do projeto, como, por exemplo: - organizar listas para saber quem so os presentes e faltosos, os horrios, o cardpio da merenda, a diviso de tarefas/ responsabilidades de cada um, os livros do acervo da classe, os brinquedos do cantinho da brincadeira, etc.; - agenda para comunicar os endereos das crianas, os materiais que sero usados em determinados dias ou atividades, os recados para os pais, etc.; - quadros e tabelas para organizar dados de forma visual: leituras realizadas na atividade permanente, tarefas realizadas e pendncias, planos de trabalho, dados de outros projetos ou das seqncias didticas, etc.;podemos regulamento para registrar e divulgar normas de comportamento, regras de convivncia discutidas com a turma, etc.; - arquivos temticos para organizar estudos/ pesquisas feitas sobre temas/assuntos relativos s reas curriculares, como, por exemplo: A vida dos sapos, O corpo cresce, A Terra e o Universo, A cidade grande e a cidade pequena, Os contos de fadas, A Amaznia, A televiso, etc.; - cartas para que os estudantes se comuniquem com outras turmas, relatando o que esto aprendendo; - colees para coletar e organizar objetos (tampinhas, figurinhas...), gneros textuais (poemas, fbulas, contos de assombrao...). Essa ltima categorizao pode ser objeto de comunicao oral dos alunos, em dias e horrios marcados, com antecedncia. Dessa forma, as crianas aprendem a se comunicar oralmente, com mais propriedade, a partir de uma situao real, com interlocutores reais e a partir de uma preparao prvia; - portfolios para registrar e avaliar as atividades feitas, o que se aprendeu, o que mais se quer/ se deve aprender. Veja o que dizem, a respeito, os autores do captulo Avaliao e aprendizagem na escola: a prtica pedaggica como eixo da reflexo: "O uso de portfolios, por exemplo, pode ser til para fazer com que os estudantes, sob orientao dos professores, possam analisar suas prprias produes, refletindo sobre os contedos aprendidos e sobre o que falta aprender, ou seja, possam visualizar seus prprios percursos e explicitar para os professores suas estratgias de aprendizagem e suas concepes sobre os objetos de ensino. Tal prtica especialmente relevante por propiciar a idia de que no cabe apenas ao professor avaliar o processo de aprendizagem e de ensino. Tal concepo contrria s orientaes dadas em uma perspectiva tradicional, com seus fins excludentes de classificar e selecionar estudantes aptos e no-aptos, que sempre foi promotora de heteronomia: como s o professor quem julgava os produtos do estudante, este introjetava a idia de que era incapaz de avaliar o que fazia, que s o adulto-professor sabia o certo. Se queremos formar crianas e adolescentes que venham a ser cada vez mais autnomos, precisamos promover, no cotidiano, situaes em que o estudante reflete, ele prprio, sobre seus saberes e atitudes, vivenciando uma avaliao contnua e formativa da trajetria de sua aprendizagem. " 3 Organizar os recursos, como impressora, xerox, mimegrafo, papel carbono para reproduo de textos (quando for necessrio), e materiais diversos para os diferentes momentos e produtos finais do projeto, como: papis/ folhas de tamanhos diferentes, lpis, canetas coloridas, caixas de papelo de tamanhos diferentes, cola, etc. 4 Trabalhar, por exemplo, com os diferentes gneros textuais e seus portadores/suportes, nas atividades de sistematizao, como forma de fazer uma espcie de zoom em cada um, considerando que a produo de textos acontecer em situaes reais, para interlocutores concretos, de forma coerente com a concepo de linguagem como interao.
* fonte: Ensino Fundamental de Nove Anos - Orientaes para a incluso da criana de seis anos de idade (MEC)

Postado por Priscila s 14:37 3 comentrios Links para esta postagem Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar no Orkut Marcadores: 1 ANO

domingo, 21 de maro de 2010


SEQUNCIA DIDTICA PARA O 1 ANO - BRINCADEIRAS DE ONTEM E DE HOJE

BRINCADEIRAS DE ONTEM E DE HOJE

Objetivo:compreender o brincar como ao humana fundamental para o desenvolvimento da pessoa e dos grupos sociais, em diferentes pocas e espaos. Desenvolvimento do trabalho: 1 Comece perguntando quais so as brincadeiras preferidas das crianas. Faa uma relao dos nomes das brincadeiras citadas, em um cartaz, e guarde para uma discusso posterior. 2 Reserve dias, horrios e materiais (se for o caso) para as crianas vivenciarem as brincadeiras mais citadas. 3 Durante as brincadeiras das quais voc pode participar ou no registre como as crianas se organizam para brincar; quem fica de fora e por qu; quais as negociaes mais freqentes entre elas; como vai a sociabilidade da turma, etc. Procure analisar esse momento a fim de que sejam incorporadas as contradies e as tenses sempre presentes nas relaes humanas. Ou dito de outra forma: tomar cuidado para no ser moralista e pregar sermo, na direo de um bom comportamento das crianas, de modo que simplifique o que complexo. Veja o que diz a respeito um trecho do captulo "O brincar como um modo de ser e estar no mundo": Compartilhando brincadeiras com as crianas, sendo cmplice, parceiro, apoiando- as, respeitando-as e contribuindo para ampliar seu repertrio. Observando-as para melhor conhec-las, compreendendo seus universos e referncias culturais, seus modos prprios de sentir, pensar e agir, suas formas de se relacionar com os outros. Percebendo as alianas, amizades, hierarquias e relaes de poder entre pares. Estabelecendo pontes, com base nessas observaes, entre o que se aprende no brincar e em outras atividades, fornecendo para as crianas a possibilidade de enriquecerem-nas mutuamente. Centrando a ao pedaggica no dilogo com as crianas e os adolescentes, trocando saberes e experincias, trazendo a dimenso da imaginao e da criao para a prtica cotidiana de ensinar e aprender. Enfim, preciso deixar que as crianas e os adolescentes brinquem e aprender com eles a rir, a inverter a ordem, a representar, a imitar, a sonhar e a imaginar. E no encontro com eles, incorporando a dimenso humana do brincar, da poesia e da arte, construir o percurso da ampliao e da afirmao de conhecimentos sobre o mundo. Dessa forma abriremos o caminho para que ns, adultos e crianas, nos reconheamos como sujeitos e atores sociais plenos, fazedores da nossa histria e do mundo que nos cerca. 4. a Quando terminarem de brincar e de conversar a respeito do que se passou, momento de ouvir as crianas: o que fizeram, como se sentiram, o que tiveram que negociar com o outro, etc. Lembre-se de que o

comentrio um gnero textual que prev uma certa explicao (sobre um fato, um texto escrito, um filme, etc.) e a opinio de quem comenta. Novamente, veja que h uma diferena entre o que se prope aqui e a atividade permanente, anteriormente explicitada. Na atividade permanente, brincar por brincar. brincar como experincia de cultura, mesmo considerando que o espao escolar um contexto especfico que tambm constri suas relaes com as crianas, diferentemente da rua, da casa, etc. 4. b Uma outra maneira de trabalhar o depois da brincadeira solicitar que as crianas faam colagens, pinturas, modelagens que representem o que viveram, o que experimentaram, o que sentiram quando estavam brincando. 5. a Solicite que a turma pesquise em casa, na biblioteca da escola/da cidade, na Internet, com familiares e amigos livros que tratem de brincadeiras de crianas. Marcar dia para que todos tragam suas contribuies e socializem uns com os outros. Conversar a respeito das brincadeiras pesquisadas. Comparar com a lista feita no item 1 desta seqncia. 5. b Se possvel, mostre s crianas uma reproduo do famoso quadro de Bruegel Brincadeiras de rapazes, que foi pintado em 1560 e est em um museu de Viena, na ustria. uma aldeia medieval, pequena e antiga, em que h muitos brinquedos e brincadeiras. Veja, ento, se sua turma reconhece algumas delas: pula-sela? Roda arco? Cambalhota? Quais mais? 5. c Se possvel, mostre tambm reprodues de telas de Portinari, como Jogos Infantis (1945), Brincadeiras infantis (1942), Meninos soltando pipas (1943), Menino com pio (1947), Futebol (1935) cujos temas so a infncia e o brincar. Discuta formas, imagens, cores usadas pelo artista. Obs.: h um livro muito interessante, chamado Brinquedos e Brincadeiras, de Nereide Schiaro Santa Rosa (Editora Moderna, 2001), que traz muitas reprodues de pinturas e esculturas de artistas brasileiros e estrangeiros 6 Pea que os estudantes pesquisem a respeito das brincadeiras dos pais, avs, tios, primos mais velhos, em seus tempos de criana. Solicite que gravem, escrevam ou peam para algum escrever as regras de como se brincava cada uma das brincadeiras. 7 Em dia e hora, previamente marcados, organize a turma em pequenos grupos para que contem uns para os outros a respeito das brincadeiras pesquisadas. 8 Solicite que cada grupo explique para o grande grupo uma ou duas brincadeiras, entre todas as trazidas pelas crianas, em momento reservado especialmente para isso. 9 - Proceda, junto com as crianas, a uma seleo das brincadeiras de antigamente, entre aquelas que foram apresentadas. Aproveite para categorizar as brincadeiras trazidas, com alguns critrios, como: brincadeiras com o corpo, brincadeiras com bola/sem bola, brincadeiras de meninas/meninos/ambos (e outros critrios estabelecidos por voc e sua turma). Faam depois uma votao das brincadeiras j conhecidas e experimentadas pelas crianas, usando, para a contagem dos votos, grficos e tabelas. Essa uma boa oportunidade para trabalhar a linguagem grfica da matemtica. 10 Organize espao, tempo e materiais para que as crianas brinquem as brincadeiras de antigamente. Se possvel, convide familiares dos estudantes para esse momento. Cada familiar pode ficar em um pequeno grupo para tambm brincar.
possvel proceder a um processo de escolha das brincadeiras, pelas crianas, para que se elabore uma coletnea, cujo ttulo poderia ser, por exemplo, Brincadeiras de sempre: as brincadeiras preferidas da turma...... Mas agora outra histria. O trabalho pode ser um projeto de produo de livro. Essa escolha passa, lgico, por todo um procedimento de escrita que pressupe um planejamento: para que se vai escrever, quem o leitor previsto para o livro, o qu e como escrever. Prev ainda verses do mesmo texto at se chegar verso final para que as regras estejam bem explicadas tendo em vista o leitor. E finalmente, pensar no dia de lanamento do livro, junto comunidade escolar. Lembrar que todo esse trabalho deve envolver as crianas integralmente, tanto na elaborao das regras das brincadeiras que constaro da publicao e na confeco do objeto livro capas, pgina de rosto, dedicatria, prefcio, sumrio, ilustraes , quanto na organizao do lanamento do livro: convites aos familiares, s outras turmas da escola, imprensa local; o papel do mestre de cerimnia que faz a abertura do evento e explica todos os momentos, etc. sobre o tema. Vale a pena conhecer! * fonte: Ensino Fundamental de Nove Anos - Orientaes para a incluso da criana de seis anos de idade (MEC)

OLHO VIVO

segunda-feira, 8 de agosto de 2011


PROJETO - SESSES SIMULTNEAS DE LEITURA DE CONTOS

1. Justificativa Participar de uma comunidade de leitores, escolhendo leituras a realizar, comentando o que leu, indicando livros, compartilhando dvidas, preferncias e impresses, essencial para a formao de novos leitores. Esse projeto apresenta um contexto extremamente favorvel para a construo dessas prticas. Para a escola, ele um instrumento valioso porque valoriza o papel dos professores enquanto leitores-modelo para as crianas, cria um ambiente de troca e construo de saberes entre seu corpo docente e faz que a escola se constitua, de maneira mais ampla, numa comunidade de leitores de literatura. As crianas tm a oportunidade de escolher a histria que vo ouvir segundo suas preferncias literrias e no como de costume, pelo voto da maioria ou escolha pelo professor. O painel com as resenhas dos livros da sesso divulga o acervo da biblioteca e da escola, ampliando o repertrio das crianas. O fato das sesses de leitura acontecerem simultaneamente promove o envolvimento de toda a equipe de professores, pois cada um oferecer uma leitura diferente no mesmo horrio da rotina.

2. Objetivos e contedos

Objetivos: Ter prazer em escutar a leitura em voz alta; Fazer antecipaes sobre a histria; Compartilhar o efeito que a leitura de um conto produz; Trocar opinies e discutir interpretaes sobre aspectos do conto lido/ouvido; Voltar ao texto para esclarecer interpretaes, tirar dvidas ou para apreciar novamente um trecho do qual se gostou especialmente; Trocar informaes sobre o autor, ilustrador e contexto do conto; Recomendar leituras fundamentando sua escolha; e Evocar outros textos a partir do escutado. Contedos: Critrios de escolha e de indicao de contos; Leitura como fonte de prazer e entretenimento; e Intercmbio entre leitores.

3. Pblico Esse um projeto que pode ser realizado com a Educao Infantil ou Ensino Fundamental I.

4. Prazo e estrutura Esse projeto institucional de leitura pode ser realizado em um ms de atividades, com o planejamento dividido da seguinte forma: A primeira semana deve ser de do professor para escolha dos livros que estaro disponveis na sesso, produo de uma resenha e socializao com a equipe docente; Deve-se ento programar um dia para realizao da primeira sesso (leitura dos livros) e,

tambm, a repetio de outras sesses por mais trs semanas consecutivas. Para realizar as atividades preciso providenciar os seguintes materiais: os contos escolhidos para as sesses de leitura e um mural com a propaganda das sesses de leitura. Para o mural recomendamos que este contenha uma reproduo das capas dos livros que deve ser acompanhada de resenha e espao para as inscries, uma lista de nome das crianas.

5. Etapas de desenvolvimento So duas as etapas principais do desenvolvimento: planejamento das sesses de leitura e implementao das sesses de leitura.

5.1. Planejamento das sesses de leitura Primeira etapa O projeto se inicia com a seleo, por parte de cada professor, do conto que ser lido por ele nas Sesses de Leitura. Para fazer essa escolha importante prezar pela qualidade literria deve ser um conto bem escrito, encantador para os ouvintes e com certo grau de novidade um novo livro de um autor/coleo conhecido e apreciado pelas crianas, um novo livro de um tema apreciado, etc. As sesses de leitura so, tambm, um timo momento para apresentar novas aquisies da biblioteca da escola. Segunda etapa Nesse momento, deve-se planejar como ser feita a apresentao dessa leitura s crianas e de questes que podem alimentar o intercmbio aps a leitura: importante que o professor, uma vez tendo seu conto escolhido, procure saber mais sobre o autor, coleo ou curiosidades sobre o livro/tema em questo, para o momento de apresentar essa leitura para as crianas. importante, tambm, antecipar boas questes, que despertem a curiosidade, para antes da leitura, e boas questes que levem ao compartilhar de idias e reflexes, para iniciar a conversa aps a leitura. Terceira etapa Etapa de discusso das propostas no coletivo de professores: nesse momento cada professor apresenta sua proposta de leitura e trocam-se idias para aperfeio-las. Quarta etapa Essa etapa de montagem do mural com as propostas de leitura. Esse mural deve conter uma cpia da capa de cada livro que ser lido sem se preocupar em identificar que professor ler o livro. No mural deve-se colocar uma resenha de cada um dos livros que sero lidos para ajudar os alunos a escolher a sesso em que participaro. No mural deve haver espao para as crianas escreverem seus nomes em uma lista de inscries para cada uma das sesses.

5.2. Implementao das sesses de leitura Primeira etapa Apresentao dos livros da SSL. Cada professor compartilha com sua sala as propostas de leitura, lendo as resenhas com as crianas e conversando sobre as expectativas delas acerca de cada conto. (No se deve identificar o professor que ler cada conto, pois isso cria outros

critrios de escolha: as crianas no escolhem uma obra literria, mas um leitor conhecido, e, principalmente os menores, tendem a escolher o prprio professor, perdendo-se o potencial desse projeto que criar uma comunidade maior de leitores, alm do grupo classe). Segunda etapa As crianas so instrudas a inscrevem-se para a sesso de leitura. Os professores devem ler ou ajud-las a ler as resenhas e as crianas devem escolher a histria que querem ouvir. As crianas, ento, anotam seus nomes na ficha de inscrio do livro que querem conhecer. Terceira etapa Depois de inscritas, as crianas so direcionadas para os locais das sesses escolhidas por elas. No dia das sesses, o professor orienta seus alunos para qual sala se dirigir e se prepara para receber o pblico da leitura que escolheu. Quarta etapa Essa a etapa das rodas de leitura. Nas sesses de leitura, cada professor apresenta o conto escolhido de forma a gerar suspense e interesse Primeiro apresenta-se brevemente o autor. Depois o ilustrador e a coleo... O professor, ento, faz questes que levem as crianas a fazer antecipaes (levantar hipteses) sobre a histria. Faz-se, por fim, a leitura do conto. Aps a leitura, o professor conversa com as crianas sobre as antecipaes que fizeram, sobre a histria e cria, tambm, um espao para que troquem opinies e impresses sobre o enredo, os personagens, etc. Quinta etapa Esse o momento de intercmbio entre leitores: quando as crianas retornam para suas salas, o professor cria um espao de intercmbio para que as crianas, vindas de diferentes sesses, possam contar sobre as leituras que escutaram. fundamental estabelecer com as crianas a regra de no contar o final. As crianas, depois de comentarem suas sesses, fazem indicaes da sesso de leitura de que participaram para seus colegas exemplos: uma histria que a gente sente uma pontinha de medo, uma histria muito engraada, eu adorei o personagem principal, ele .... Sexta etapa Essa penltima etapa de repetio das sesses. Recomendamos que as sesses se repetissem pelo menos mais duas vezes, em intervalos semanais ou quinzenais. Antes da nova sesso h uma nova apresentao das resenhas dos livros escolhidos e como j se est na segunda ou na terceira vez, as crianas podem ajudar nessa apresentao, pois j conhecem as obras. H, ento, uma nova escolha do conto que ouviro um professor ler e nova fase de inscries. Stima etapa Esta etapa vem imediatamente depois das rodadas de leitura dos livros selecionados e tratase do planejamento de novas sesses simultneas. Para isso, os professores discutem as leituras que fizeram que tenham resultado em um maior sucesso e tambm as intervenes que foram boas para animar a discusso. Devem-se trocar ideias ou sugestes para inspirar as novas escolhas de contos.

6. Avaliao A cada Sesso Simultnea de Leitura importante avaliar o projeto, seu planejamento e tambm sua implementao, considerando-se, principalmente: o acompanhamento dos avanos das crianas com relao aos objetivos do projeto; o planejamento de intervenes individualizadas e/ou replanejamento; e o reajuste das etapas do projeto em funo desse processo.

PROJETO - JOGOS DE PERCURSO

Turma: 5 e 6 anos

Eixo predominante: prticas de leitura e escrita, matemtica (seqncia numrica)

Objetivo compartilhado com as crianas: *Confeccionar em grupo jogos de percurso para oferecer como possibilidade de brincar nos cantos de atividades diversificadas.

Objetivo didtico: *Organizar situaes de uso da leitura e escrita com propsitos sociais e reais, contextualizadas no cotidiano de trabalho de um grupo de crianas. *Propor situaes em que as crianas possam conhecer e utilizar recursos do computador para produzir tabuleiros e regras de jogos. Contedos (o que a professora espera que as crianas aprendam): *Prticas de leitura e escrita. *Conhecer textos dos tabuleiros e das regras dos jogos. *Escrever regras para um jogo em parceria com outras crianas. *Usar o computador como instrumento de trabalho. *Usar os recursos do editor de texto (wordpad, KidDesk e Casa do Stanley) e de criao de imagens (Paint). *Abrir, salvar e fechar documentos num editor de texto e imagem. *Valorizar sua prpria produo, utilizando formas de edit-la e reproduzi- la. *Saber decidir e escolher. *Produzir individual e coletivamente.

Seqncia das atividades: 1 Apresentao do projeto em grupo e apreciao dos jogos (em roda). 2 Levantamento prvio a respeito de jogos e suas regras. 3 Convid-los a trazer jogos de regras para a sala, deixar que expliquem,em seguida fazer a leitura das regras (profa), deixar nos cantos para jogarem. 4 Fazer uma lista de palavras que se repetem nas regras dos jogos, como fim, chegada, iniciar, voltar 1 casa etc. 5 Definir os grupos para a construo dos jogos e o que cada um ir fazer.

6 Construir os jogos (esboo). 7 Escrever as regras. 8 Socializar em roda os jogos que foram construdos por cada grupo. 9 Reviso da escrita. 10 Montar os tabuleiros (decidir desenhos, montar a trilha). 11 Passar a limpo no computador as regras dos jogos realizados pelas crianas (salvar em disquete e socializar). 12 Reunir as trs creches de Osasco que participaram do projeto e organizar um dia de jogos com as seis turmas, no qual elas vo ensinar os jogos que fizeram s outras crianas e aprender novos jogos feitos por outras turmas.

You might also like