You are on page 1of 2

TESTE DE AVALIAO (12 ANO) O tempo passa, No nos diz nada. Envelhecemos. Saibamos, quase Maliciosos, Sentir-nos ir.

No vale a pena Fazer um gesto. No se resiste Ao deus atroz Que os prprios filhos Devora sempre. Colhamos flores. Molhemos leves As nossas mos Nos rios calmos, Para aprendermos Calma tambm. Girassis sempre Fitando o sol, Da vida iremos Tranquilos, tendo Nem o remorso De ter vivido.

Mestre, so plcidas Todas as horas Que ns perdemos, Se no perd-las, Qual numa jarra, Ns pomos flores. No h tristezas Nem alegrias Na nossa vida. Assim saibamos, Sbios incautos, No a viver, Mas decorr-la, Tranquilos, plcidos, Tendo as crianas Por nossas mestras, E os olhos cheios De Natureza... beira-rio, beira-estrada, Conforme calha, Sempre no mesmo Leve descanso De estar vivendo.

Ricardo Reis, in "Odes"


1. Caracterize a relao entre ns e o Tempo. 2. Explicite um dos efeitos de sentido produzidos pelas formas verbais saibamos(vv. 10 e 28), Colhamos (v. 37) e Molhemos (v. 38). 3. Interprete o valor simblico das referncias s flores (vv. 6 e 37), aos Girassis (v. 43), aos rios (v. 40). 4. Refira a importncia, no texto, do vocabulrio relativo ideia de calma. 5. Sintetize a filosofia de vida expressa no poema.

II Fazendo apelo sua experincia de leitura, explicite o modo como Ricardo Reis perspectiva a passagem do tempo e as implicaes da decorrentes. Escreva um texto de oitenta a cento e trinta palavras.

Correco 1. Assunto Neste poema, o sujeito potico dirige-se ao seu Mestre, Alberto Caeiro, como que partilhando os seus pensamentos. H, neste desabafo, uma srie de aconselhamentos dirigidos a um ns, no qual o sujeito potico se inclui, e, simultaneamente, um conjunto de mximas, que contm ensinamentos de vida, facto que confere ao texto o estatuto de proposta de uma filosofia geral de vida. (Para estes aspectos contribuem, indubitavelmente, as formas verbais no imperativo e/ou presente do conjuntivo, com valor imperativo/optativo). 2. Relao entre ns e o Tempo (caracterizao) O sentido da relao entre ns e o tempo est representado na referncia figura mitolgica de Cronos, o deus que devorava os filhos: o Tempo assim definido como o pai e, simultaneamente, o devorador, aniquilador do ns. A conscincia do carcter inevitvel desse facto exige a aprendizagem da sua total aceitao, por parte do ns, de modo a saber conformar-se s leis do tempo (ao devir da vida, inscrio do tempo em ns: Envelhecemos). 3. Valor simblico da referncia s flores, girassis e rios Estes elementos presentificam a Natureza como a realidade com que o ns se identifica, tendo cada um deles valores simblicos. Assim sendo: _ Flores representam a vida perecvel (mortal); _ Girassis (que mudam de orientao, acompanhando o movimento do Sol) representam a vida iluminada, regida pela luz do Sol; _ Rios representam, a passagem das horas, do TEMPO. 4. Importncia do vocabulrio relativo ideia de calma Os adjectivos [plcidas (v.1), Tranquilos (v. 14 e 16), plcidos (v.14) , calmos (v. 40)] e os nomes [descanso (v. 23), Calma (v. 42)] tornam recorrente, no poema, a ideia de calma e serenidade. Contribuem, assim, para afirmar a centralidade do tema do sossego absoluto, sem qualquer perturbao, entendido como ideal a atingir na vivncia do Tempo. 5. Filosofia de vida expressa no poema a defesa da arte de viver sem envolvimento emocional com o presente e sem expectativas de futuro, por forma a chegar morte sem sobressalto e com o mnimo de sofrimento (No a viver, v. 12; tendo / Nem o remorso / De ter vivido, vv. 46-48). O sujeito potico aspira a decorrer a vida, isto , a atingir a sensao elementar de existir, aceitando voluntariamente o seu destino, aprendendo a viver em conformidade com as leis da Natureza, aceitando, com calma lucidez, a relatividade e a fugacidade de todas as coisas, recusando tristezas e alegrias, na busca da indiferena dor, ao desprazer, a qualquer sentimento extremo.

You might also like