You are on page 1of 3

A Fontica a cincia que estuda os sons da fala, considerando as seguintes perspectivas: as suas propriedades acsticas, as condies fisiolgicas necessrias

s para a sua produo e a forma como esses sons so percebidos pelo ouvido humano. por essa razo que a Fontica divide-se em trs ramos: 1) Fontica articulatria (ou fisiolgica): focaliza os mecanismos de produo da fala, ou seja, todas as estruturas anatmicas e as configuraes articulatrias necessrias para a produo dos sons. A Fontica articulatria descreve e classifica os sons da fala em face da maneira como eles so produzidos pelo aparelho fonador. Ela tem contribudo fundamentalmente para a descrio lingstica, permitindo a classificao dos sons da fala de acordo com o contexto no qual so articulados. 2) Fontica acstica: analisa a natureza fsica dos sons produzidos pelo falante, isto , a maneira como esses sons so transmitidos atravs das molculas do ar. O ramo da Fontica acstica tem-se dedicado essencialmente anlise das propriedades fsicas dos sons da fala e s correspondncias entre traos acsticos e elementos dos sistemas fonolgicos das lnguas. De modo a concretizar esse objetivo, a referida disciplina recorre a mtodos de investigao e tcnicas instrumentais entre as quais se destacam o uso de espectrogramas de sons, nas dcadas de 50 e 60, e a utilizao de tcnicas informticas de processamento da fala, a partir da dcada de 70. 3) Fontica auditiva (ou perceptiva): ocupa-se dos mecanismos de percepo dos sons pelo ouvinte. Relativamente ao estudo da percepo da fala, este tem sido desenvolvido com base em diversas tcnicas de anlise que envolvem as respostas do ouvido, do nervo auditivo e do crebro aos sons da fala. Leia uma entrevista feita com o professor Luiz Carlos Cagliari sobre Fontica para complementar os seus conhecimentos sobre a disciplina.

A respirao e a voz
Quando estamos em silncio, o ar inspirado e expirado durante a respirao passa livremente de fora para dentro dos pulmes e vice-versa, seja pelo nariz, seja pela boca ou por ambos.

Para haver produo de som pelo aparelho fonador, necessrio que haja algum impedimento ou alguma dificuldade para a passagem do ar utilizado na respirao. Diversos tipos de impedimento so possveis em diferentes pontos do aparelho fonador. O impedimento bsico que produz a voz acontece nas cordas vocais. Outros tipos de impedimento so possveis e sero examinados nos prximos tpicos. Na figura abaixo, vemos dois diagramas que representam um aparelho fonador em dois momentos distintos: no primeiro, h a representao do posicionamento das cordas vocais para a respirao, com as setas indicando o movimento de inspirao e expirao; no segundo, h a representao da produo do que se costuma chamar 'voz', ou seja, as cordas vocais esto unidas e as ondas representam a vibrao que se d em decorrncia da presso exercida pelo ar para sair.

As cordas vocais, na realidade, so duas membranas que, durante a respirao, ficam recolhidas, deixando a laringe desobstruda. As membranas podem estar estendidas encostando firmemente suas

bordas na parte central. Dessa forma, elas fecham o topo da laringe como uma tampa. Na produo da voz, o ar proveniente dos pulmes chega s cordas vocais, que se encontram estendidas, e o ar, no podendo passar, acumula-se embaixo delas. A presso do ar faz com que as cordas vocais comecem a vibrar, num movimento repetido de aproximao e afastamento dessas membranas.

Segmentos voclicos e segmentos consonantais


Os sons da fala produzidos com impedimento apenas nas cordas vocais so denominados segmentos voclicos. Os sons da fala produzidos com impedimento em outros pontos de articulao, acima das cordas vocais, so denominados segmentos consonantais. Os segmentos consonantais podem ser produzidos com ou sem impedimento simultneo nas cordas vocais. No primeiro caso, quando os segmentos consonantais so produzidos com vibrao das cordas vocais, eles so classificados como sonoros e, no segundo caso, quando so produzidos sem vibrao das cordas vocais, so classificados como surdos.
Levando em considerao as caractersticas do aparelho fonador o que podemos afirmar? Qual afuno primario do aparelho fonador? Neste tpico estudaremos a anatomia do aparelho fonador. Da mesma maneira que no primeiro frum deste tpico, a participao do aluno muito importante pois o objetivo desta atividade trocar idias com os tutores e com os colegas sobre o contedo do tpico da semana. Para isso o seu tutor distncia postar perguntas que devem ser respondidas. Recomenda-se que os alunos tambm postem perguntas que podem ser respondidas pelos colegas ou pelo tutor. A avaliao desta atividade ser baseada na quantidade e na qualidade das respostas, das perguntas e dos comentrios postados pelo aluno, que devem ser individuais e originais de modo que indiquem reflexo sobre o contedo por parte do aluno.

You might also like