You are on page 1of 3

A CLASSIFICAO DOS SERES VIVOS 1.

Taxonomia

Prof. Samuel Borges

o ramo da biologia que trata da descrio, classificao, nomenclatura e agrupamento dos seres vivos, segundo suas relaes filogenticas (grau de parentesco evolutivo).

2. Necessidade
Desde os mais remotos tempos o homem tem a necessidade de classificar as coisas que o rodeiam e, entre elas os seres vivos, at mesmo porque disso dependia sua prpria sobrevivncia. Ex.: plantas comestveis x plantas no comestveis, animais domsticos x animais selvagens

3. Sistema de Classificao Artificial


todo aquele que usa critrios arbitrrios, no refletindo as semelhanas e diferenas fundamentais entre os indivduos. Este sistema classifica os seres vivos com base em uma nica caracterstica escolhida aleatoriamente, sem levar em conta as caractersticas morfolgicas e fisiolgicas dos indivduos, nem as relaes filogenticas (de parentesco) existentes entre eles. Ex.: classificao dos animais quanto ao seu habitat, ou quanto o seu comportamento; classificao dos vegetais quanto a sua altura (Plato, sc. IV a.C.) Os evidentes erros cometidos pela forma artificial de classificao, aliados s evidncias da ocorrncia de evoluo fez surgir uma nova forma de classificar os seres vivos.

4. Sistema de Classificao Natural


todo aquele que ordena naturalmente os organismos, visando estabelecer uma relao de parentesco entre eles. Assim, para se fazer uma classificao natural deve-se considerar todos os caracteres que sejam relevantes, morfolgicos, fisiolgicos, bioqumicos, ecolgicos dos organismos, suas semelhanas e diferenas, de modo que a comparao entre eles permita a verificao de parentesco evolutivo e, ao mesmo tempo, estabelecer a filogenia ou filognese dos diferentes grupos de seres vivos. Sistemtica = rea da biologia que se preocupa com a taxonomia e com a compreenso da filogenia dos grupos.

5 . Sistema de Classificao de Lineu ( atualizado )


O naturalista sueco Carl von Linne (conhecido como Lineu), mesmo sendo fixista, uma vez que em sua poca no se tinha conhecimento da evoluo das espcies, criou um sistema de classificao dos seres que , at hoje, considerado um sistema ideal, por apresentar as seguintes caractersticas: 1) Classifica todos os seres vivos at ento conhecidos, sem deixar nenhum deles de fora. 2) um sistema aberto, isto , capaz de abrigar qualquer ser vivo que venha a ser descoberto. A base deste sistema a ESPCIE. ESPCIE: Conjunto de indivduos semelhantes (morfolgica e fisiologicamente), potencialmente intercruzveis e capazes de produzir descendentes frteis. GNERO: conjunto de espcies com caractersticas morfolgicas e fisiolgicas semelhantes. FAMLIA: conjunto de gneros com caractersticas comuns. ORDEM: grupo formado por vrias famlias cujos representantes apresentam caractersticas semelhantes. CLASSE: um conjunto de ordens que guardam entre si algumas semelhanas. FILO ou DIVISO: um grupo de vrias classes que apresentam uma ou mais caractersticas em comum. REINO: um conjunto de filos. Este sistema pode ser ampliado com o uso dos prefixos SUPER ou SUB que se aplicam a qualquer um dos nveis de classificao, exceto ao gnero e espcie, aos quais no se aplica o prefixo SUPER. Imagine que cada prdio abrigue um reino; que cada andar de cada prdio corresponda a um filo de cada reino; que cada sala em cada andar corresponda a uma classe; que cada arquivo em cada sala seja uma ordem; que cada gaveta de cada arquivo seja uma famlia; que cada pasta de cada gaveta seja um gnero e, que cada ficha de cada pasta seja uma espcie.
TAXON REINO FILO/ DIVISO CLASSE ORDEM FAMLIA GNERO ESPCIE HOMEM
ANIMALIA OU METAZOA CHORDATA MAMMALIA PRIMATA HOMINIDAE HOMO Homo sapiens

CO
ANIMALIA OU METAZOA CHORDATA MAMMALIA CARNIVORA CANIDAE CANIS Canis familiaris

FEIJO
PLANTAE OU METAPHYTA TRACHEPHYTA ANGIOSPERMAE LEGUMINOSAE PAPILIONACEAE PHASEOLUS Phaseolus vulgaris

Sistema de Binomial de Lineu Regras de Nomenclatura


1. Todo nome cientfico deve ser escrito em latim ou ser latinizado. 2. Todo nome cientfico deve ser grifado. 3. O nome da espcie consta de duas partes: a primeira, geralmente um substantivo, representa o nome ou termo ou
epteto genrico e identifica o gnero; a segunda, geralmente um adjetivo que qualifica o gnero, representa o nome ou termo ou epteto especfico.

ESPCIE = TERMO GENRICO + EPTETO ESPECFICO


4. O epteto genrico obrigatoriamente escrito com inicial maiscula; enquanto o epteto especfico deve ser
escrito com inicial minscula. Ex.: Anopheles darlingi ou Anopheles darlingi (mosquito transmissor da malria) 5. O epteto especfico pode ser escrito com letra maiscula somente quando dado em homenagem a algum. Ex.: Trypanosoma cruzi ou Trypanosoma Cruzi (Protozorio causador da doena de Chagas - em homenagem a Oswaldo Cruz) 6. Na primeira vez que o nome da espcie citado no texto deve ser escrito por extenso. Nas demais vezes, pode-se abreviar o epteto genrico, utilizando-se a inicial maiscula, seguida de ponto. Ex.: Rhea ameriacana (1 vez- ema). R. americana (demais vezes que aparece no mesmo texto). 7. O epteto genrico poder ser escrito sozinho quando desejamos nos referir a todas as espcies que compem determinado gnero ou quando desejamos nos referir apenas ao gnero. 8. O epteto especfico nunca poder ser escrito sozinho. 9. O nome do sub-gnero deve ser escrito entre o termo genrico e o epteto especfico, entre parnteses e com inicial maiscula. Ex.: Anopheles (Nyssurhynchus) darlingi 10. O nome da sub-espcie deve ser escrito aps o nome da espcie, com inicial minscula. Ex: Rhea americana alba (ema branca) Rhea americana grisea (ema cinza)

OS RENOS DE SERES VIVOS


O moderno sistema de classificao idealizado por Whittaker, em 1969, distribui os seres em cinco reinos: Monera, Protista, Fungi, Metaphyta (Plantae) e Metazoa (Animalia). Os trs Critrios Bsicos de Classificao:

a) b) c)

Nmero de Clulas: Divide os seres vivos em Unicelulares ou Pluricelulares, conforme sejam formados por uma nica clula ou por inmeras delas. Tipo de Organizao Celular: Divide os seres vivos em Procariontes e Eucariontes, conforme a presena ou ausncia de membrana nuclear (Carioteca), nuclolo e organelas membranosas em suas clulas. Tipo de Nutrio: Divide os seres vivos em Auttrofos ou Hetertrofos, dependendo de serem ou no capazes de sintetizar o seu prprio alimento. Esse critrio tambm considera a maneira pelo qual os hetertrofos obtm o seu alimento: se por Absoro ou por Ingesto do material orgnico.

Monera : so organismos unicelulares, procariontes, isolados ou coloniais, hetertrofos ou auttrofos (fotossintticos ou quimiossintticos), aerbicos ou anaerbicos. Exs.: bactrias e cianobactrias. Protista : so unicelulares e pluricelulares, eucariontes, isolados ou coloniais, hetertrofos ou auttrofos (fotossintticos), aerbicos ou anaerbicos. Exs.: protozorios e algas. Fungi : so organismos uni ou pluricelulares, eucariontes, de estrutura geralmente sincicial, possuidores de parede celular, isolados ou coloniais, hetertrofos que realizam absoro de alimento. Exs.: ascomicetos, ficomicetos, basidiomicetos e deuteromicetos. ( cogumelos, leveduras, bolores, candidas) Plantae : so pluricelulares eucariontes, possuidores de parede celular, com ou sem tecidos diferenciados, ciclo de vida haplntico-diplntico, aerbicos, auttrofos fotossintticos. Exs.:brifitas, pteridfitas, gimnospermas e angiospermas. Animalia : so organismos pluricelulares eucariontes, desprovidos de parede celular (exceto os tunicados), com ntida diferenciao celular, com ou sem tecidos diferenciados, ciclo do vida diplntico, que atingem pelo menos a fase de gstrula durante o desenvolvimento embrionrio, isolados ou coloniais, aerbicos ou anaerbicos, hetertrofos que obtm o alimento por ingesto ou filtrao. Ex.: Porferos, Celenterados, Platelmintos, Nematelmintos, Aneldeos, Artrpodes, Moluscos, Equinodermos e Cordados (peixes, anfbios, rpteis, aves e mamferos). Os vrus, em funo de suas caractersticas peculiares (so desprovidos de estrutura celular, no se nutrem, no tm metabolismo prprio, crescimento e nem capacidade de auto-reproduo) no se incluem em nenhum dos reinos

propostos por Whittaker A histria evolutiva dos seres vivos determinada pelo seu material gentico e pela seleo natural exercida pelo ambiente em que se encontram.

You might also like