You are on page 1of 30

ACONSELHAMENTO

Introduo: O objetivo deste estudo, no fazer um tratado sobre a arte de aconselhar. J existem bons livros publicados sobre este assunto, que podero ajudar os leitores com necessidades mais profundas. O trabalho que voc ver agora, visa dar instrues bsicas e prticas, para que qualquer membro de Igreja, seja lder ou no, tenha um desempenho cada dia melhor, nos aconselhamentos que Deus lhe permitir fazer.

Princpios De Aconselhamento
1. O Aconselhamento e a Bblia 1.1 - Velho Testamento a) A nica Fonte Segura: somente o prprio Deus era fonte segura de bons conselhos. Ele escolhia homens e os capacitava a falarem Sua vontade ao povo. Por exemplo: Am 3:7; Jr 23:18, 22; Ez 39:1 . b) Dois tipos de conselheiros: PROFETAS: falavam ao povo o que ouviam de Deus, quase sempre exortando ao arrependimento. Por exemplo: Is 6: 8, 9; Jr 25:4, 5. SACERDOTES: falavam a Deus, o que ouviam do povo, em geral pedindo o perdo de Deus para as pessoas. Por exemplo: Ex 28:29, 30, 38. c) Provrbios: um dos livros de sabedoria, que exalta a importncia dos bons conselhos, na vida do ser humano. O aconselhamento d segurana ao povo - Pv 11:14; 15:22 . Torna as pessoas mais sbias - Pv 12:15; 13:10. Traz alegria - Pv 12:20.

1.2 - Novo Testamento O povo de Deus chamado em 1 Pe 2:9, de sacerdotes reais. As palavras gregas mais utilizadas para definir o ato de aconselhar so: a) PARKLETO: literalmente chamar ao lado, mas tambm utilizada com os seguintes sentidos: exortar a permanecer na f - At 14:22; Hb 3:13. exortar doutrinariamente - Tt 1:9; Hb 13:22. confortar, encorajar - At 16:40; 20:1, 2; 2 Co 7:6, 7. consolar, edificar - 1 Ts 5:11; 2 Co 1:3, 4; Ef 6:22. solicitar em nome do amor - Fm 9, 10.

Obs. 1 - O Messias (Cristo), chamado de MARAVILHOSO CONSELHEIRO em Is 9:6. Jesus cumpriu plenamente este papel, atravs de todo o Seu ministrio. Sua mensagem no Sermo do Monte apenas um exemplo disto. Obs. 2 - Cristo, aps a ltima ceia, promete aos discpulos um outro Consolador (PARKLETO). Segundo o original, seria um Consolador da mesma qualidade que Jesus havia sido. Esta a referncia vinda do Esprito Santo, com Seu ministrio atual sobre a Igreja de

Deus. Jo 14:16, 26; 15:26; 16:7, 8.

b) NOUTETO: usada com os seguintes sentidos: admoestar - At 20:31; Rm 15:14; 1 Co 4:14; 1 Ts 5:12, 14; Tt 3:10 ; Ef 6:4; Hb 10:25. instruir, ensinar - Cl 1:28; 3:16. advertir - 2 Ts 3:15; 1 Co 10:11.

Obs. 1 - O aconselhamento dever de todo cristo: Hb 3:13 ;Hb 10:25 . Obs. 2 - O Esprito Santo capacita a alguns irmos de forma especial, atravs do dom de EXORTAO - Rm 12:8.

2. Qualidades para o bom Conselheiro a) Saber ouvir: Escutar as angstias de algum, um valor muito pouco cultivado, hoje em dia. Todos correm, ningum tem tempo. O bom conselheiro precisa ouvir com calma, precisa estar disponvel. Muitas vezes, s o fato do aconselhado desabafar, ele prprio reconhece as sadas para o seu problema, sem que digamos uma s palavra. Tg 1:19 - Sabeis estas coisas, meus amados irmos.Todo homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar b) Cordialidade - um cuidado, respeito e uma preocupao sincera pelo que revelado, sem demonstrar visivelmente uma decepo ou surpresa, diante do que falado. c) Empatia - Colocar-se na situao da pessoa, tentando entender o seu ponto de vista. Mostrar-lhe compreenso, sem fazer julgamentos apressados. d) Amor - pedindo que o amor GAPE (que o amor com que Deus nos ama), primeiramente invada voc, e transborde at o seu aconselhado. 3. Como aconselhar quando o problema envolve pecado? a) Saber do que o corao humano capaz Muitas vezes, os conselheiros so enganados com mentiras e comportamentos decepcionantes, por parte dos aconselhados. No podemos ser ingnuos: o mesmo ser humano que pode ser to bom, capaz de agir de forma absolutamente malfica. Veja o que a Bblia nos mostra sobre o corao do homem: A avaliao que o Criador faz do homem - Jr 17:5,9,10. Todos so pecadores - Rm 3:10,11 e 23. Todo homem tem a tendncia de fugir da Luz - Jo 3:19-21. comum o homem culpar aos outros e ser egosta - por exemplo: Ado e Eva, em Gn 3. Procedimento errado, produz reao negativa - Gn 4:4-7; Sl 42:7.

b) Confrontar com a verdade bblica, para que haja arrependimento Falar com amor, mas identificar o pecado e como sair dele. Procure sempre apoiar seu posicionamento, com passagens bblicas. 2 Sm 12:12,13; Sl 51:2-4,10 . c) Crer que Deus pode modificar qualquer situao No existe "buraco to profundo", que o Senhor no possa estender Sua mo e livrar algum de l. Mt 19:26; Mc 10:27; Lc 1:37; Lc 18:27 . Deus nos d centenas de promessas na bblia, para que confiemos mais nEle, tendo uma esperana cada vez maior, com relao ao que Ele ainda far - Rm 15:13 .

4. Dicas prticas para o aconselhamento a. Dar ateno integral pessoa, com o olhar, gestos naturais e postura no tensa. No fique apenas com o corpo presente, mas mantenha tambm a sua mente atenta. b. Seja um bom ouvinte e no interrompa a pessoa, at que ela tenha terminado de falar. Lembre-se que pequenas pausas na conversa, seja por indeciso no falar ou at mesmo para chorar, no querem dizer que a pessoa terminou de expor seu pensamento. Portanto, aguarde a hora certa para responder. c. Se for necessria a sua orientao e liderana na conversa, faa isto sutilmente, perguntando com habilidade, para obter informaes teis.

d. Procure entender a opinio da pessoa, mesmo que no coincida com a sua. D margem a diferenas. Esta atitude vai ajudar ao conselheiro a dar uma orientao equilibrada. e. Tente descobrir o ponto principal do problema, discernindo e afastando os fatos que no so centrais. f. Se j tiver dados suficientes para uma concluso, confronte com muito amor ao aconselhado. No fuja do problema central.

g. No enfoque apenas os problemas, mas tambm as solues de Deus. h. Mostre que a soluo de qualquer problema, passa pela obedincia integral Palavra de Deus. i. j. k. Alguns problemas surgem, devido ao mal uso da "agenda" da pessoa. Verifique se no existem atividades demais, sem critrio de prioridades. Verifique se a pessoa necessita de uma ajuda mdica ou at psicolgica. Se no souber responder algo e dar a soluo ao problema, seja honesto e confesse isto. Diga que vai estudar melhor o assunto ou at mesmo, pedir auxlio a um conselheiro mais experiente. Se houver necessidade, d tarefas prticas, para serem avaliadas em prximos encontros.

l.

II. ACONSELHANDO QUESTES PESSOAIS 1. ANSIEDADE Muitos psiclogos tm definido a Ansiedade como "o mal do sculo 20", pois ela tem se tornado a BASE para muitas neuroses. 1.1 ALGUNS TIPOS DE ANSIEDADES: a. Ansiedade Aguda - aparece de repente, vem com grande intensidade, mas de pequena durao. b. Ansiedade Crnica - persistente e de longa durao, mas de pequena intensidade. c. Ansiedade Normal - manifesta-se quando existe uma ameaa real ou uma situao de perigo. Ela pode ser controlada e reduzida, quando as circunstncias exteriores se modificam. d. Ansiedade Neurtica - sentimentos exagerados de desespero e medo, mesmo quando o perigo pequeno ou inexistente. e. Ansiedade Moderada - desejvel e sadia. Motiva e ajuda as pessoas a evitarem situaes de perigo, levando a um aumento da eficincia.

f.

Ansiedade Intensa - pode diminuir o perodo de ateno, dificultar a concentrao, afetar negativamente a memria, prejudicar a capacidade de realizao, interferir com a soluo de problemas, bloquear a comunicao eficaz, despertar o sentimento de pnico e algumas vezes causar sintomas fsicos desagradveis, tais como paralisia ou terrvel dor de cabea.

(Fonte: Gary Collins, Aconselhamento Cristo, pag. 51, Ed. Vida Nova) 1.2 O QUE ANSIEDADE ? uma reao da pessoa que se sente desamparada, diante de um problema, e fica maquinando em sua mente, COMO sair sozinho desta dificuldade. H uma frustrao, pelo fato der no conseguir resolver o problema, que no momento est fora do seu controle. Surge um sentimento ntimo de apreenso, mal estar, preocupao, angstia e medo, provocando at insnias.

1.3 E NA REA ESPIRITUAL ? Ansiedade resultado de pensarmos (consciente ou inconscientemente), que Deus no maior que o meu problema. O diabo pode facilmente se aproveitar da situao de Ansiedade, para injetar (como se fosse uma serpente), duas idias: a. Deus no nos ama - comum a pessoa pensar: "Se Ele me amasse, eu no estaria assim !" b. Dependa apenas de si mesmo - a sugesto de Satans que "Deus o abandonou! Agora voc est s! Vire-se por si, pois deste problema, nem o Criador pode ajud-lo! " 1.4 POSSVEIS CAUSAS DA ANSIEDADE Citaremos apenas algumas : a. AMEAAS Perigo (crime, guerra, doenas etc.) Auto-estima (questionamento de imagem, competncia etc.) Separao (por morte, divrcio, mudanas etc.) b. CONFLITOS Para realizar - algo que seja desejvel. Para fugir - ou evitar algo que seja desagradvel. c. MEDO Pode surgir em relao a diversas situaes, como: o futuro, o sentimento de fracasso, a solido, a doena etc. Estes temores podem crescer nas mentes de algumas pessoas, criando ansiedades extremas, mesmo que no existam ameaas reais. 1.5 EXISTE ORIENTAO BBLICA ? a) JESUS - Mt 6 : 25 - 34 ( 4 conselhos ) :

1. Reconheam que sozinhos, no podem mudar nada em suas vidas (v. 27)
pela graa de Deus que fazemos progressos e por Sua interferncia que vem nosso livramento, nos maus momentos.

2. Entendam que Deus sabe o que necessitamos (v. 32b)


Por incrvel que possa parecer, o Senhor no perdeu o controle da situao.

3. Busquem em 1o. lugar o Reino de Deus e a Sua Justia (v. 33)


Implica em buscar MAIS de Cristo em seu viver. no abaixar o nvel do testemunho, s porque a situao est difcil.

4. Resolvam primeiramente os problemas do dia de hoje (v 34)


Este um princpio fundamental em administrao. Se tentarmos resolver vrios problemas de uma s vez, aumenta a possibilidade de ficarmos ainda mais ansiosos, e de no solucionarmos estas questes.

b) PAULO - Fp 4 : 6 - 9 ( 3 Conselhos ) :

1. Levem os problemas diante de Deus (v. 6b)


Paulo concorda com Pedro, que disse: "lanando sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vs" (1 Pe 5:7). Aos filipenses no v. 6b, ele indica trs maneiras de levarmos os problemas a Deus: ORAO - conversa constante e persistente ( Lc 18: 1- 8) SPILICAS - senso de urgncia e necessidade. Talvez seja um momento para a prtica de jejum ( Et 4:16; 2Sm12:16; Mt 17:21) AES DE GRAAS - confiana antecipada no que Deus ainda vai fazer. RESULTADO : v. 7 - "E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardar os vossos coraes e as vossas mentes em Cristo Jesus".

2. Ocupar a mente com boas coisas (v. 8)


H um ditado que diz: "mente vazia oficina do diabo". Paulo aconselha a procuramos tudo que seja "verdadeiro, respeitvel, justo, puro, amvel, de boa fama, com virtude e louvor", para preencher o nosso pensamento.

3. Praticar o que aprendemos de homens fiis a Cristo (v. 9)


Nos momentos de ansiedade, Paulo aconselha que lembremos de homens fiis que com suas palavras e testemunhos de vida, so hoje um bom exemplo de como agirmos em meio s lutas. RESULTADO: v. 9b - "e o Deus da Paz estar convosco"- Lembre-se que a traduo de EMANUEL "Deus conosco". Se no v. 7 existe a certeza de que a PAZ DE DEUS ir guardar as nossas mentes e coraes, no v. 9b h a garantia de que o DEUS DA PAZ, no nos abandonar. Esta a resposta do Senhor s duas idias mentirosas de Satans, no ponto 1.3: DEUS NOS AMA SIM! e DEUS NO NOS ABANDONOU! 2. DEPRESSO A experincia crist processa-se em trs nveis, segundo Pr. Vance Havner:

a. os dias em que estamos "em cima da montanha"- tudo vai bem e o mundo parece
cheio de sol. D a irreal impresso de que as dificuldades no existem.

b. os "dias comuns" - quando fazemos nossos trabalhos usuais, sem nos sentirmos c.
exultantes ou deprimidos. os "dias sombrios" - quando nos arrastamos pesadamente atravs do desnimo, desespero, dvida e confuso. Estes perodos podem ser breves ou longos. Quando persistem, estes tornam-se "dias de depresso". Fonte:Vance Havner,"Though I Walk Through the Valley"(Sem parar, eu atravesso o vale), Old Tappan, NJ:Revell,1974, pg 102.

1. SINAIS DA DEPRESSO
Gary Collins, em "Aconselhamento Cristo" (pg. 73), cita alguns destes sinais:

a. Tristeza, Apatia e Inrcia - torna-se difcil equacionar os problemas, tomar decises e


manter concentrao.

b. Perda de energia e fadiga - normalmente acompanhada de insnia. c. Pessimismo e falta de esperana - nada est bom e nada vai dar certo. d. Medo, auto - conceito negativo - quase sempre acompanhado de autocrtica e e. f.
sentimentos de culpa, vergonha, senso de indignidade e desamparo. Perda de interesse e de espontaneidade - no trabalho, em atividades usuais e na vida sentimental. Incapacidade de apreciar - mesmo que sejam acontecimentos ou atividades agradveis. Sue Atkinson, autora do livro "Depresso" (Abba Press, pg. 20), tambm d uma lista de sintomas: Irritabilidade Choro Perda ou ganho de peso Falta de concentrao Violentas mudanas de humor Desesperana Temor e ansiedade Sensibilidade exagerada s crticas Sentimentos de culpa Lgrimas sem motivo aparente Sentimento de inadequao Mudanas de hbito no dormir (acordar cedo demais ou falta de sono) Desinteresse pela comida - ou comer em demasia, como uma espcie de compensao Sentimentos descontrolados de desespero total Retraimento Raiva Paul Hoff, em "O pastor como Conselheiro" (Ed. Vida, pg. 257), acrescenta outros dois sintomas:

a. Concentrao em si mesmo - tende a perder o afeto para com os demais familiares e a b.


isolar-se, evitando o companheirismo com eles e com as outras pessoas. Doenas fsicas variadas - tonturas, palpitaes, dificuldades respiratrias, presso no peito e sinais de acidez estomacal.

2. POSSVEIS CAUSAS DA DEPRESSO

a. Causas Fsico-genticas:
o Fsicas: falta de sono, alimentao imprpria, efeitos de entorpecentes, contagem baixa de acar no sangue e outros elementos qumicos desequilibrados, tumores cerebrais, desordens glandulares, perda da energia neuro-hormonal do hipotlamo etc. Genticas: embora no seja conclusivo, existe alguma evidncia de que a depresso severa hereditria. Isto levou concluso de que algumas pessoas so por natureza, mais inclinadas depresso que outras, embora deva ser enfatizado, que a depresso em si no herdada, como a cor de olhos ou de cabelo. (Fonte: Gerald Klerman, "Affective Disorders", Guia

Harvard para a moderna psiquiatria, Cambrige, MA, Harvard Univ. Press, 1978, pg. 253).

b. Causas ambientais:
As experincias traumticas na infncia, aumentam a probabilidade de depresso severa na vida adulta. Alguns exemplos de experincias traumticas: crianas separadas de seus pais e criadas em instituies; rejeio dos filhos por parte dos pais; famlias que estabelecem padres excessivamente altos para os filhos, tornam inevitvel por parte destes, o sentimento de fracasso e a depresso. Pensamento negativo Geralmente ocorre em trs reas: Viso negativa do mundo - "tudo est indo por gua abaixo" Viso negativa de si mesmo - sentem-se incapazes e cheios de autopiedade Viso negativa do futuro - tm contnuos sentimentos de desesperanas

c.

d. Tenso:
Principalmente quando estas tenses acarretam perdas, como por exemplo: de um emprego, de uma oportunidade, de sade, de liberdade, de um ente querido que morre, de um divrcio, etc.

e. Ira:
o o o Negao da expresso da Ira - lares ou igrejas que probem a expresso da ira desde crianas, esto cultivando adultos potencialmente depressivos. Voltada contra si mesmo - problemas de autorejeio Decepo com outros - ao invs de admitir que se est magoado, fica remoendo o problema. A ira cresce transforma-se em mgoa e o prximo passo o desejo de vingana.

f. Culpa:
Quando a pessoa sente que falhou ou que fez algo errado, surge a culpa, autocondenao, frustrao, desesperana e outros sintomas de depresso. 3. ACONSELHANDO PESSOAS DEPRESSIVAS

1. Lembre-se destes detalhes:


a. Este tipo de pessoa sempre um desafio qualidade do conselheiro. comum o aconselhado estar desanimado e no transparecer progressos. b. O depressivo muitas vezes se isola e rejeita os amigos, quando mais necessita deles. c. Nem sempre os familiares de pessoas depressivas esto bem informados sobre este problema. Muitas vezes, passam a criticar seus parentes, justamente quando estes precisam de apoio e amor. O depressivo se sente ferido e trado.

2. um erro pensar que pode animar o depressivo, mostrando apenas alegria e


jovialidade (Pv 25:20): Isso irrita, ao invs de alegrar. A reao pode ser a inversa da que desejamos.

3. Resista tentao de critic-lo por estar depressivo - s vezes achamos que com uma
repreenso, poderemos "em um passe de mgica", mudar o quadro. A situao no to simples assim.

4. Ajude o aconselhado a entender os fatores pelos quais entrou em depresso - Tendo


esta compreenso, ser mais fcil identificar possveis sadas. Exemplo: vejamos o caso citado em 1 Re. 19 COMO DEUS TRATOU DE ELIAS, UM PROFETA EM DEPRESSO: A. SUPRIU SUAS NECESSIDADES FSICAS Aps uma tremenda vitria espiritual sobre os profetas de Baal, Elias fugiu desesperado, com medo das ameaas feitas por Jezabel. Caminhou 460 Km (de Jezreel ao monte Orebe) e estava abatido em termos fsicos e espirituais. Como agiu Deus? o o Deixou-o dormir e providenciou comida, atravs de um anjo. No o censurou, nem o obrigou a tomar uma deciso. Muitos depressivos precisam de descanso, alimentao; no convm pression-los a tomarem decises - relmpago.

B. DEU CLAREZA VISO DO PROFETA, DESFAZENDO SEUS PENSAMENTOS NEGATIVOS Inicialmente, Deus ouviu as reclamaes de Elias. Ele demonstrava pena de si mesmo, julgando-se sozinho, esquecido, marginalizado e o ltimo defensor do Reino de Deus, na face da Terra. Deus mostra que ele no era o nico a sofrer perseguio, nem o ltimo fiel (haviam mais sete mil). O deprimido costuma achar que seu caso nico e o mais grave de todos. C. DEUS FAZ ELIAS DESVIAR OS OLHOS DE SI MESMO E DEU-LHE TRABALHO PARA FAZER Um timo remdio para a excessiva preocupao consigo mesmo, auxiliar na necessidade de outras pessoas. Tira-se os olhos, mesmo que momentaneamente, dos prprios problemas, e percebe-se que em muitos casos, possvel ajudar pessoas com problemas at mais graves que os nossos. D. DEUS MOSTRA QUE SOBERANO SOBRE A SITUAO Jezabel, a causadora de tanto pavor em Elias, no era NADA perto do Senhor a quem o profeta servia. o o o o Deus encarrega Elias de ungir novos monarcas; Incumbiu-o de ungir um novo profeta; Informa qual seria a punio dos idlatras; O Senhor castigaria a Acabe e a Jezabel (1 Re 21:17-29).

5. Alguns conselhos pessoa deprimida:


a. b. c. d. e. f. Fale de si mesmo sem se depreciar, reconhecendo aspectos positivos No deixe que somente suas emoes dominem sua conduta Trace um plano para sair da depresso Faa novas amizades Seja mais tolerante consigo mesmo No use a depresso como desculpa, para no mudar o que necessrio mudar Melhore seu autoconceito: aproximando-se de Cristo melhorando relacionamentos estabelecendo metas de melhoria

g.
o o o

a. Ore e sature a mente com a Palavra de Deus

3. IRA " fcil deixar-se arrebatar por uma paixo. Qualquer um pode fazer isso. Mas irar-se com a pessoa certa, no tempo certo, com o objetivo certo e da maneira certa, isso no fcil e nem todos podem fazer isso." ( ARISTTELES - ano 322 a . C . ) 1. A IRA UM SENTIMENTO A SER CONTROLADO "Deus nos criou com capacidade de sentirmos emoes: amor, ira, repugnncia, medo, culpa, alegria, exaltao e outros sentimentos. As emoes representam uma parte importantssima dos acontecimentos mais nobres e teis do homem, mas tambm contribuem para os atos mais trgicos de sua vida" - Paul Hoff, op. cit., pg. 235. A IRA uma emoo dada por Deus ao homem. O prprio Criador manifesta na Bblia, diversas vezes, este sentimento. Como um Ser Perfeito, o Senhor manifesta esta ira, em equilbrio com Sua Justia e Misericrdia. O homem, sendo imperfeito, no tem o mesmo equilbrio, utilizando a ira como fator negativo, com uma regularidade impressionante. Um dos grandes desafios do ser humano manter DOMNIO PRPRIO, com relao ao sentimento de ira. Quando NO CONTROLADA, a ira pode causar inmeros estragos como: quebra de amizades, brigas vergonhosas, casamentos abalados e at atos criminosos. 2. O LADO POSITIVO DA IRA 1) Quando uma indignao contra a violao dos padres de Deus "Ao estudarmos as ocasies em que Jesus se irou, interessante fazer algumas observaes: a) Ele se dirigiu contra o mal; b) No foi motivado pelo orgulho ferido, nem por fins egostas; c) Jesus atacava a maldade e no os malfeitores", Paul Hoff, op.cit. pg. 238.

2) Quando atua como um "alarme" contra um perigo ou uma ineficincia - Existem ocasies em que a passividade pode custar a vida de algum. Caso houvesse maior tempo para explicaes, agiramos mais controladamente. A exploso da ira, muitas vezes alerta contra um perigo prximo, ou exorta contra a ineficincia. Nem sempre este "alarme" acionado sem magoar ou ferir algum. Por isso necessria a disposio de pedir perdo ou acertar com quem nos irritamos. Ef. 4:26 - "Irai-vos, e no pequeis; no se ponha o Sol sobre a vossa ira". 3) Quando uma repreenso honesta, que leva a outra pessoa a arrepender-se e a mudar para melhor - O verdadeiro amigo, no fala somente o que bom e agradvel; quando for necessrio, ele deve repreender de forma leal, mesmo que a outra pessoa se entristea. ( Pv 27 : 5,6 ; 2 Tm 4 : 2 ; 2 Co 7 : 8 - 10 ) .

3. O LADO NEGATIVO DA IRA


1) Ela pode ser altamente destrutiva - dependendo da direo em que a Ira manifestada, ela pode ferir muitas pessoas :

1. EXPLOSO DE IRA - as energias emocionais so disparadas contra algum e


podem provocar reaes idnticas, voltadas contra o primeiro a explodir.

2. IMPLOSO DE IRA - a pessoa se fecha dentro de sua irritao, e as tenses


so liberadas contra si mesma.

3. NEGAO DA IRA - Quando a pessoa irada, ao invs de enfrentar o motivo da


irritao, NEGA que esteja com o problema, tentando adiar sua resoluo. Ao ser argida a respeito, geralmente a resposta : "Est tudo bem !" O acmulo de "negaes" da ira, pode gerar uma "exploso descontrolada" num futuro prximo. Em todos estes casos, as energias so usadas destrutivamente, sem contribuir para a soluo dos problemas. 2) A ira pode ser resultado de uma percepo distorcida dos fatos Devido ao fato dos homens serem imperfeitos, cada um v a situao de acordo com a sua perspectiva, no se preocupando com os outros lados da questo. Como conseqncia, muitas vezes ficamos irritados com coisas que julgamos erradas, mas que de fato no seriam consideradas erradas, se estivssemos de posse de todos os dados. Sem dvida podemos sentir-nos vulnerveis, ameaados por crticas, ou tornarmo-nos crticos, por entendermos mal os atos alheios e tirarmos concluses precipitadas, negativas e injustificadas. 3) A ira freqentemente leva ao pecado - isto fica implcito na advertncia de Paulo : "Irai-vos e no pequeis ...". O pecado desse tipo, pode manifestar-se de vrias maneiras :

1. VINGANA - amargura, dio, represlia e uma atitude crtica, so resultados da ira,


sendo todas estas atitudes condenadas nas Escrituras. A vingana pertence somente a Deus. No existe qualquer justificao bblica para a represlia ou o explodir da ira humana (Rm 12:19 ; Ef 4:31 ; Mt 7:1-5). ABUSO VERBAL - os cristos tem a responsabilidade de controlar suas palavras, mas isto especialmente difcil quando estamos zangados. No Velho Testamento, quem no se controla, muitas vezes descrito como insensato -

2.

(Pv 14:29 ; 15:18 ; 29:11, 20, 22). Tiago diz que todo homem deve ser tardio para falar e tardio para se irar (Tg 1:19; Tg 3:1-18) .

3. FALSIDADE - a pessoa irada e magoada, que no tem coragem de acertar o


problema, pode vir a utilizar-se de sutilezas, falsidades, tramar enganos e divulgar fofocas contra seu ofensor. O objetivo "dar o troco", ferir, vingar-se, sem um ataque frontal. Jesus diz que nossa palavra tem que ser ou SIM, ou NO. No h lugar para falsidades. O que passar disto, de procedncia do diabo (Mt 5:37). 4. POSSVEIS CAUSAS DA IRA 1) INJUSTIA - pode acontecer no sentido de indignar-se com a injustia cometida contra outras pessoas, ou ento contra o fato de sentir-se prejudicado de forma injusta. 2) FRUSTRAO - a frustrao um obstculo que nos impede de alcanar um objetivo. Chegar atrasado a um compromisso, por causa de um pneu furado, pode causar-nos uma leve frustrao. Mas perder a hora do vestibular, ou ter uma doena grave, pode nos levar a uma forte frustrao, com reaes claras de ira. 3) A IRA "APRENDIDA" - os meios de comunicao, divulgam todas as formas de iras, descontroles e violncias. Nossa memria capta estas informaes e reproduz, nos momentos em que estamos irados. (Fonte : Gary Collins, op. cit. , pg. 90) . 5. ACONSELHANDO PESSOAS IRADAS

1. Ajude os aconselhados a admitirem a ira - a ira negada jamais poder ser eliminada.
Muitas vezes, o mais difcil auxiliar a pessoa a admitir que est zangada. - ajude a pessoa, mostrando que a ira uma emoo dada por Deus, mas que em algumas situaes, temos dificuldades em domin-la. - cite alguns sinais da ira oculta, como depresso, queixas fsicas, crticas, impacincia, etc. - persistindo a negao de estar irado, verifique se ele aceita a "possibilidade" de estar zangado. 2) Considere as origens da ira - mesmo se persistir a negao da ira, pergunte: "O que deixa voc to zangado? Voc lembra de alguma vez que ficou muito zangado? Conte como foi ?" Quando existe a admisso da ira, mais fcil trabalhar as causas que motivaram esta irritao. O objetivo conseguir a restaurao da paz entre os implicados, bem como a paz com Deus. 3) Enfatize a necessidade de Humildade, Confisso e Perdo a. Humildade - uma experincia humilhante admitir que estamos ou estivemos zangados, ou que perdemos o autocontrole. Mas de fundamental importncia para a resoluo do problema. b. Confisso - a Bblia enfatiza a necessidade de confessarmos a Deus e s pessoas implicadas - Pv 28.13; 1Jo 1:9; Tg 5:16 c. Perdo - se Deus nos perdoou de coisas to mais graves, ns devemos em relao aos homens, perdoar e sermos perdoados.- Mq 7:18-19

4. Ensine a necessidade do autocontrole, por ser ensino bblico a. devemos tirar da nossa vida a ira, indignao e maldade (Cl 3:8) b) temos que manter longe: amargura, ira , clera, gritaria (Ef 4:31) c. o servo de Deus, no deve viver brigando (2 Tm 2: 24)

5. Dicas para prevenir a Ira a. b. c. d. e. f. evitar situaes e pessoas que provoquem Ira - Pv 22: 24,25 aprenda a avaliar a situao, tentando colher todos os dados edifique sua auto - estima evitar remoer os sentimentos negativos aprenda a confrontar, com uma comunicao equilibrada submeta-se ao controle do Esprito Santo

6. ANALISANDO UM EXEMPLO BBLICO : CAIM (Gn 4: 1-7) 1. O COMPORTAMENTO DE CAIM a. Possvel perda das atenes para o irmo "caula", desde a infncia b. Relacionamento apenas formal com Deus (v.3-oferta comum) c. Inveja pelo sucesso do irmo (v. 4 - 5) Deus analisou cada um, inicialmente, como pessoa, e depois analisou suas oferendas. Em Abel, Deus achou f (Hb 11:4) d. Ira extremamente negativa, expressa na face (v.5) e. Desejo no contido de vingana (v.8) f. Torna-se mentiroso sarcstico, tentando enganar a Deus ( v.9) g. Faz-se de vtima, quando descoberto ( v.13) 2. OS RECADOS DE DEUS a. Eu sei que voc est irado! ( v.6 - Deus no perguntou "se" ele estava irado, mas "por qu") b. Qual o motivo central da sua ira? (v.6) c. Voc ser aceito se andar retamente (v.7) d. O desejo de pecar, est batendo sua porta (v.7) e. A responsabilidade de dominar o pecado, do ser humano (v.7) Rm 12: 17-21 - orientaes do Novo Testamento

4. ACONSELHANDO QUESTES FAMILIARES 1. ACONSELHAMENTOS SOBRE A ADOLESCNCIA 1.1 O QUE A ADOLESCNCIA ? a) MANEIRAS ERRADAS DE ENCARAR A ADOLESCNCIA Os adolescentes so encarados por grande parte dos adultos como a "gerao dos descontentes". Em nossas igrejas, comum serem colocados de lado. muito difcil achar um "heri" para enfrentar as "feras indomveis".

Ao notar que uma dessas "feras" est despontando para a sua puberdade, muito comum este "rebento" ouvir de uma pessoa mais velha , frases como estas: - Voc no sabe o que lhe espera menino! - A adolescncia um perodo difcil ! - uma fase negativa da vida! Cheia de crises absurdas! - Eu me lembro o quanto sofri na adolescncia! - Prepare-se para o pior !!! A maneira como os adultos encaram esta fase, certamente refletir no comportamento dos adolescentes que com eles convivem. -"Se tanta gente diz que esta idade to turbulenta e cheia de conflitos, porque verdade! " Afirma o adolescente, assimilando assim, de uma forma negativa esta fase da vida. b) MANEIRA CORRETA A adolescncia deve ser encarada normalmente, como as outras fases da vida: infncia, juventude, adulta e velhice. Em todas estas etapas, enfrentamos mudanas com as quais devemos nos adaptar. Devemos entend-la como um processo normal do indivduo, em direo maturidade. A peculiaridade desta faixa etria que todas as transformaes (fsicas, emocionais, psicossociais, intelectuais e espirituais), acontecem ao mesmo tempo e rapidamente. c) A DURAO DA ADOLESCNCIA A cada dia que passa, as crianas esto amadurecendo precocemente. Deve-se considerar o contexto cultural em que cada uma vive. Por isso, no se pode fixar uma determinada idade especfica, para o incio ou fim da adolescncia. Podemos dizer, que na maioria dos casos, segundo pesquisas de comportamento, por volta dos 9 anos de idade, comeam a despontar as caractersticas da adolescncia. As transformaes desta fase, prolongam-se at aos 20 anos. Podemos dividi-la em trs etapas: - Pr - Adolescncia: 9 aos 12 anos - Adolescncia : 13 aos 16 anos - Adolescncia Final ou Juventude : 17 aos 20 anos 1.2 ADOLESCENTES: SEUS ENCONTROS E DESENCONTROS a) MUDANAS FSICAS As mudanas fsicas, causam-lhes embaraos e problemas de auto-aceitao. um desafio conviver com seu prprio corpo. Descobrem a sexualidade. As dificuldades em controlar seus impulsos sexuais, em muitos casos acabam levando-os prtica da masturbao e s primeiras experincias de relaes sexuais. Por isso, importante serem instrudos, sobre os padres bblicos da sexualidade. As principais transformaes fsicas que ocorrem so: - alterao das propores do corpo - aumento de massa muscular - mudana de estatura - crescimento acelerado dos rgos sexuais - crescimento dos plos

- mudana na voz - aparecimento de espinhas e cravos - cansao - crescente atividade das glndulas sudorparas - aparecimento da menstruao nas garotas e poluo noturna nos rapazes. b) OUTRAS MUDANAS 1) A TURMA Os adolescentes procuram seu "grupo" e querem ser aceitos. Buscam sua IDENTIFICAO COM A TURMA atravs dos costumes, maneira de se vestir, linguagem e formas de diverso. Longas horas so gastas ao telefone com os amigos. o meio que encontram, para estarem em contato com o mundo l fora e sentirem-se queridos. 2) OS "DOLOS" So pessoas com quem eles se identificam. Neles, vem seus sonhos e aspiraes concretizados. So modelos para se espelharem e motivarem-se a lutar por seus ideais. 3) AS PAIXES um perodo de despertamento das paixes. Sonhar acordado muito comum, principalmente quando ocorrem as "PAIXONITES" pelo sexo oposto. Os rompimentos amorosos so muito penosos, deixando-os depressivos. Os pais muitas vezes, podem tentar impedir um adolescente de namorar; mas evitar que se apaixone, impossvel. Os sentimentos, so inconstantes e volveis. Um dia ele acorda amando. No seguinte, pode esquecer completamente seu amor no correspondido. E se algo mais interessante aparecer sua frente, capaz de apaixonar-se rapidinho por outra pessoa. Esta instabilidade, faz parte do seu processo de ajuste social. O equilbrio desejado chegar aos poucos. 4) LIBERDADE, J! Ocorre o esprito de INDEPENDNCIA dos pais e dos seus valores. A famlia passa para um segundo plano. No querem mais acompanhar os pais em viagens de frias, festas e passeios. A comunicao em casa, pode se reduzir ao mnimo, provocando um certo distanciamento. Querem ser e agir como se fossem adultos. Buscam explicaes racionais para tudo. Paradoxalmente, revelam uma falta de segurana afetiva, como crianas, que precisam sentirse queridas e protegidas. 5) CRISE DE IDENTIDADE Em meio aos conflitos, ficam agressivos e atrevidos na maneira de se expressar. Por trs dessa "rebeldia", muitas vezes, escondem suas crises e inseguranas. Eles esto fazendo quatro perguntas bsicas sobre a vida: - Quem sou eu ? - Quais atitudes devo escolher ? - Quais autoridades devo respeitar ? - Qual ser meu estilo de vida ? Infelizmente, muitos adolescentes no encontram oportunidade e ambiente favorveis para responder seus questionamentos. Assim, tornam-se mais tarde adultos imaturos, que chamamos de ADOLESCENTES MAL-RESOLVIDOS, pois na adolescncia, no amadureceram suas atitudes infantis.

6) CORAGEM E OUSADIA Eles acham que so capazes de mudar o mundo, com suas brilhantes idias. Querem espao para coloc-las em prtica (pelo menos algumas delas). O primeiro lugar com que se identificam e sentem-se aceitos, eles se estabelecem. Isto pode acontecer tanto na igreja , num clube, ou mesmo numa turma de vndalos e delinqentes. A importncia de canalizar essa CORAGEM E OUSADIA para o caminho correto, funo em primeiro lugar dos pais (Dt.6.7), e tambm da igreja. 1.3 SUGESTES DE ACONSELHAMENTO duas das situaes mais comuns: 1) AGRESSIVIDADE E REBELDIA Situao: O adolescente grita, bate a porta, xinga, reclama e no faz o que voc manda. Reao dos pais: Os pais berram e dizem que ele sem educao, grosseiro e mal criado ! Sugesto: Nem sempre a falta de educao, atrevimento e grosseria sinal de Rebeldia, mas sim, um alerta de que o adolescente pode estar enfrentando uma crise de afirmao da sua personalidade. Fique atento e se detectar isto, espere a hora certa para uma boa conversa. A Rebeldia muitas vezes, tambm fruto de no ter conhecido, desde criana, um mnimo de disciplina, enchendo-se de vontades e caprichos. Ou ento, sofreu exagerada disciplina e aproveita o fato de estar grande para descontar o tempo perdido, com atitudes de Rebeldia. Se voc perceber isto, pea perdo a ele por ter errado em sua educao e comece daqui para a frente, uma disciplina equilibrada. 2) COMUNICAO TRAVADA Situao: O adolescente se tranca no quarto e quase no fala com ningum ! Reao dos pais: Voc o maltrata, pois ele no liga para os pais e nem para o que se passa em casa. Voc reclama que ele s se interessa pelos amigos, namorada, colegas de classe, mas com os de casa, nem conversa ! Sugesto: Avalie como voc o tem tratado ultimamente : Voc tem considerado a opinio dele ? Ou tem sido o tradicional "fique quieto que voc no sabe nada" ? Voc tem tido pacincia em ouv-lo, quando ele quer contar alguma coisa ? Ou tem dito: "fale logo que eu estou com pressa" ? Voc tem procurado separar um tempo em sua agenda, para conversar ou sair com ele ? Voc aponta diretamente os erros dele, sem se importar quem est assistindo a "cena", na hora da "bronca" ? Voc tem provocado discusses com gritarias ? Voc tem feito que ele se modifique, atravs da imposio ?

CUIDADO ! VOC PODE NO ESTAR DOMINANDO O "CDIGO" PARA CONVERSAR COM O ADOLESCENTE ! Trate do assunto mostrando respeito, considerando o ponto de vista do adolescente e expressando calmamente o que voc acha. Essas conversas devem parecer com as de bons amigos, sem o ar de "professor que sabe tudo". No se mostre infalvel !

Ao admitir que no sabe algo, mostrando-se aberto a pesquisar melhor a questo, voc no estar se humilhando, mas sendo uma pessoa que, como o adolescente, procura aprender sempre mais. Voc estar GANHANDO PONTOS com seu filho ! O adolescente NEM SEMPRE est a fim de conversar. NO FORCE A BARRA. Espere uma "dica". Quando querem alguma coisa, eles demonstram atravs de atitudes. Principalmente quando se sentem carentes (agem com a fragilidade de crianas), ficam sensveis e carinhosos. Mostre que ele sempre tem um canal aberto com voc. Aproveite quando ele lhe contar algo de corriqueiro e demonstre interesse. Voc estar ganhando sua confiana para quando surgirem os problemas maiores. SUGESTES DE ACONSELHAMENTO COM ADOLESCENTES 1) DESLEIXO Situao: O adolescente no liga para aparncias, s quer usar camisetas largas, o seu cabelo super esquisito. Reao dos pais: Eles no cansam de perguntar se ele tem mesmo "coragem" de sair com aquela roupa, ou usar cabelo que parece de mulher. Critica diariamente tudo que ele veste, suas vaidades e modismos. Sugesto: Ser que esse, no o jeito de andar do grupo ao qual ele pertence? Ele quer andar como os amigos andam, pois um modo de sentir-se aceito por eles. No interfira em demasia nos seus gostos, penteados, roupas, arrumao dos seus objetos e outras coisas, sobre o que eles necessitam exercitar sua autonomia no decidir. A interferncia exagerada dos pais, ao invs de ajudar no desenvolvimento de sua personalidade, acaba atrapalhando. 2) BAGUNA Situao: O quarto dele uma baguna! Parece a favela da Rocinha! Reao dos pais: Os pais gritam dizendo que se ele no arrumar o quarto, no vai receber alguma coisa que quer! Sugesto: Espere o momento em que ele no encontrar um livro, caderno ou alguma roupa que goste. A voc aproveita para dizer que todo este transtorno seria evitado, se ele guardasse suas coisas! Isto diminuir um pouco o desgaste, (principalmente das mes), com as necessrias advertncias, para que eles coloquem tudo no lugar certo (esta "briga" existir por toda a Adolescncia). 3) AMIZADES Situao: Voc acha os amigos dele insuportveis, apesar de no serem ms companhias. Reao dos pais: Voc critica, trava uma batalha, no o deixa sair de casa. Enche-o de deveres. Quando aparece um amigo em casa, voc o trata friamente. Sugesto: Voc pode estar com medo de perder o amor de seu filho. Talvez inveje seus novos amigos, as afeies que dedica fora de casa. difcil aceitar a realidade de que ele tem novos amigos confidentes. Procure ser amvel e simptico com os amigos de seu filho. Ele vai achlo o mximo, quando ouvir dos amigos: "Puxa, seu pai (ou me) muito legal". Se os amigos, realmente forem ms companhias, alerte-o quanto a isto. Se ele no entender, endurea a posio: " melhor chorar lgrimas de gua agora, do que de sangue, mais tarde". 4) CHORO MALANDRO

Situao: Ele se diz um coitado, a vtima da famlia. Todos os amigos tm tnis de griffe famosa, e s ele tem que andar com um "mixuruca". Reao dos pais: Voc tenta explicar que o tnis que ele tem, o nico que o "oramento domstico" conseguiu comprar. Mas ele continua reclamando! Os pais se sentem culpados, entram em dvidas e compram o que no poderiam comprar. Sugesto: Essas exigncias do adolescente, so efeitos da propaganda comercial. Voc precisa ensinar que existe um tempo certo para tudo (este discernimento ele no tem). A famlia um "time" formado por vrias pessoas, com diferentes necessidades; assim, precisamos analisar o oramento e eleger prioridades. No entanto, se ele quer tanto o tnis de grife, incentive-o a ganhar o dinheiro realizando trabalhos temporrios. 5) TEMPO COM A FAMLIA Situao: Ele no para um sbado em casa! Reao dos pais: Voc diz que ele parece que no tem casa, s vive na rua! Sua casa virou um Hotel, para servir refeies e mudar a roupa de cama! Sugesto: Entenda que o adolescente precisa ter uma vida em grupo. Colabore para que isso seja possvel, mesmo quando exige de voc algum sacrifcio, como trazer para uma programao na igreja ou levar numa lanchonete onde eles marcaram encontro. Afinal, sbado o dia internacional da turma, para os adolescentes. Lembre-se: se voc no fizer sua parte para "enturm-lo" com a moada crist, a possibilidade dele se unir a grupos com idias estranhas ser grande. Crie oportunidades para ter sua companhia durante a semana, ou nos tradicionais almoos de famlia, aos domingos. A vida em famlia tambm precisa ser cultivada. Ele deve entender isso, apesar da turma de amigos lhe parecer mais importante. 6) DESEJO DE INDEPENDNCIA Situao: Ele no tem hora para chegar e no d satisfao de nada. um "espaoso" que quer tudo do jeito dele. Reao dos pais: Voc tem ataques, chama-o de irresponsvel. Um dia voc impe horrio, outro dia, no. No consegue fixar regras ou limites. Sugesto: A medida que ele cresce (em altura e em idade cronolgica) e se mostra confivel, deve Ter gradativamente mais liberdade. Mas preciso determinar os limites. O fato de ver o adolescente crescido, no quer dizer que ele seja totalmente responsvel. Ele ainda est aprendendo. No est suficientemente maduro. Apesar de no admitir, o adolescente anseia por limites, para saber determinar o que certo e errado. medida em que ele se mostra responsvel e cumpridor dos seus deveres, deve Ter aumentada sua medida de liberdade. Conhecemos muitos pais, que passaram a Ter problemas com seus adolescentes, justamente por no admitirem o aumento de liberdade, mesmo tendo filhos extremamente confiveis e obedientes.

ACONSELHAMENTOS ENVOLVENDO JOVENS 1. CONHECENDO MELHOR A FAIXA ETRIA a. Perodo de grandes escolhas CONVERSO: mais difcil que na Adolescncia CASAMENTO: procura e escolha do parceiro certo CARREIRA: definies sobre vocaes e profisses

b. Parte fsica completa seu desenvolvimento c. Este fato gera muito mais estabilidade emocional e confiana prpria, do que na Adolescncia. Curtem a beleza do corpo. Alguns tornam-se vidos por sexo. Sede de Conhecimento H o amadurecimento intelectual. Idade filosfica: Por qus?, Comos?, Origem da vida? Procuram resolver os graves problemas da vida: injustia, misria, falta de educao no pas, etc. Engajam-se muitas vezes em ideais polticos.

d. rea emocional Menos turbulentos e instveis que os adolescentes. No querem ser identificados com a irresponsabilidade. Iniciam a busca da maturidade. Querem tomar atitudes bem pensadas e racionais.

e. Esprito de sacrifcio Quando se interessam por algo, esto prontos a sacrificar-se. Principalmente quando se trata de alvos pessoais. s vezes tornam-se ambiciosos consumistas, esforando-se por possuir sempre mais coisas.

f. Desenvolvimento da Autoconfiana
Buscam mostrar que so bons, confiveis e competentes naquilo que fazem. Infelizmente, vivemos um momento nacional onde a sociedade e as instituies, muitas vezes no tm dado este bom exemplo de confiana, que nossos jovens tanto precisam. 2. SUGESTES DE ACONSELHAMENTO - reas mais comuns: 1) ACONSELHANDO SOBRE O RELACIONAMENTO SEXUAL ANTES DO CASAMENTO - "Qual a base bblica que nos impede de transar antes do casamento?" - Esta a pergunta que muitos pais detestariam que seus filhos fizessem, pois a grande maioria no estaria preparada para respond-la. H uma "enxurrada" de informaes, sobre o que Deus no quer que faamos (via meios de comunicao, amigos da escola etc). Ao mesmo tempo, existe uma tremenda falta de informao, sobre o que a Bblia diz a respeito do relacionamento sexual, antes do casamento. Infelizmente este assunto muito pouco estudado em nossas igrejas. Vejamos algumas passagens bblicas que podem nos orientar a este respeito: Gn 2: 24 - Desde Ado e Eva, o prprio Deus ordenou que houvesse uma formalizao do compromisso matrimonial, atravs do "deixar pai e me", obviamente com a beno destes, que so autoridades sobre ns enquanto solteiros; do "unir-se sua mulher" e no a qualquer mulher que sentimos atrao e desejo. S numa terceira fase que viria a unio fsica - "sero os dois uma s carne". Esta a idia do Velho Testamento e do Novo Testamento. Este versculo citado tambm por Jesus (Mt 19:5) e Paulo (1 Co 6:16).

Dt 22: 13 - 30 - esta passagem mostra regras muito rgidas, tanto para o rapaz que difamava com mentiras a uma "virgem de Israel", quanto moa que casava sem ser virgem. Naquela poca, ela seria apedrejada at a morte; hoje, graas a Jesus, que levou sobre si as nossas culpas, "o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e por suas pisaduras fomos sarados" (Is 53:5). No precisamos de apedrejamentos, MAS DEUS REQUER ARREPENDIMENTO, CONFISSO E ABANDONO DA PRTICA DO PECADO - (Pv 28:13; 1 Jo 1:9). 1 Co 7: 9 - A soluo aconselhada por Paulo, a quem no consegue se dominar e est abrasado sexualmente, casar-se e NO dar vazo aos desejos, indo para o Motel. Muitos namoros j poderiam estar caminhando para o casamento; mas a falta de alvos concretos para a convivncia, agrava o abrasamento e tentao sexual. Mt 1: 18 - 25 - Jos ficou extremamente embaraado diante da gravidez de Maria, justamente porque no era aprovado o relacionamento sexual entre noivos. A palavra "FORNICAR" - No dicionrio "Aurlio", tem o sentido de "praticar coito copular", ou seja, ter relaes sexuais. Na Bblia, a "fornicao" sempre condenada por ser identificada a um relacionamento sexual fora do casamento. No encontramos nem um nico versculo onde Deus estimule os jovens "fornicao". Em algumas verses bblicas, a palavra "fornicao" vem traduzida como: impureza, impureza sexual, incontinncia, devassido, prostituio etc (At 15:29; Ef 5:5; 1 Tm 1:10; Hb 12:16; Ap 21:8). Vrias passagens condenam o relacionamento sexual ilcito, entre solteiros ou envolvendo pessoas casadas, denominando estes atos de "imoralidade" e "adultrio" (At 21:25; 1 Co 5:1; 1 Co 6:13-18; 2 Co 12:21; Ef 5:3; 1 Ts 4:3-8). Hb 13: 4 - Esta passagem diz: "Digno de honra entre todos, seja o matrimnio, bem como o leito sem mcula; porque Deus julgar os impuros e adlteros". A palavra "leito", no original grego KOITE, cuja traduo literal COITO! Deus considera digno de HONRA, o COITO SEM MCULA ou pecado. Era exatamente a relao sexual realizada no contexto do casamento, com os noivos (como vimos em Dt 22:13-30), preservando sua virgindade. A passagem diz que Deus julgar os impuros e adlteros. O QUE FAZER COM QUEM J PECOU?

Enfatizar a necessidade de ARREPENDIMENTO: muitas vezes eles alegam no estarem arrependidos porque foi uma boa experincia. Argumente que a maioria dos pecados so atraentes e aparentemente bons, MAS NO DEIXAM DE SER PECADOS, produzindo afastamento da presena de Deus. Enfatizar a necessidade de CONFISSO: 1 Jo 1:9 diz "Se CONFESSARMOS os nossos pecados, ele (Deus) fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda a injustia". Pea perdo a Deus (Ele j sabe do seu pecado, pois NADA escapa aos Seus olhos), e tambm pessoa envolvida, dizendo que agora voc percebeu que fez algo que desagradou ao Senhor. Enfatizar a necessidade de ABANDONAR a prtica do erro: Pv 28:13 diz "O que encobre as suas transgresses, jamais prosperar; mas o que as confessa E DEIXA, alcanar misericrdia". A seqncia de ter se arrependido e confessado o erro, PARAR com aquilo que Deus j mostrou que pecado. Caso contrrio, possivelmente no existiu verdadeiro arrependimento. Lembre-se do que Jesus disse mulher adltera em Jo 8:11: "...Vai, e no peques mais". Enfatizar a GRAA DE DEUS: quele que est verdadeiramente arrependido, o Senhor no apenas lhe d a certeza do perdo, mas a convico da Sua presena, orientao e o derramar da Sua Maravilhosa Graa. Deus quer recuperar e no destruir, os pecadores arrependidos.

O relacionamento sexual fora do casamento traz conseqncias em diversas reas:


EMOCIONAL: Culpa, cime, medo, ansiedade, insegurana, autocondenao, ira e depresso. Muitas vezes existe um desastre psicolgico. RELACIONAMENTOS INTERPESSOAIS: Namorados que praticam sexo antes do casamentos, por anos s vezes, na vida de casados, podem levantar acusaes mtuas. Surgem desconfianas por coisas mnimas e ficam mais susceptveis infidelidade conjugal. ESPIRITUAL: a fornicao, o adultrio e toda a imoralidade condenada por Deus. Se no confessar e abandonar o pecado, a vida espiritual do jovem ficar cada vez mais sem sentido, e a tendncia de um afastamento cada vez maior de Deus. FSICA: Gravidez indesejada, que muitas vezes leva ao aborto (um crime). Doenas sexualmente transmissveis e o perigo da AIDS.

COM TANTAS CONSEQUNCIAS, ESTEJA CERTO: DESOBEDECER A DEUS, ALM DE SER UM MAU NEGCIO, TEM UM ALTO CUSTO!

ACONSELHAMENTOS ENVOLVENDO JOVENS 2) ACONSELHANDO SOBRE COMO VENCER AS TENTAES Muitos jovens j desistiram de resistir s tentaes, alegando que "a carne fraca". S que Deus deixou ordens claras para que resistamos, pois somos "mais que vencedores", quando vivemos por meio de Cristo, o Senhor (Rm 8: 37). Vejamos o que a Bblia diz a respeito: Mt 26: 41: "Vigiai e orai para que no entreis em tentao; o esprito, na verdade est pronto, mas a carne fraca". a) VIGIAR Dicionrio: "vigiar", quer dizer - "observar atentamente, ficar atento, estar de sentinela, precaver-se".

a situao do sentinela em uma guerra: ao avistar o inimigo com maior fora e potncia, ele no o enfrenta, mas foge para avisar seus amigos. EXEMPLO POSITIVO: JOS (Gn 39: 7 - 12) EXEMPLO NEGATIVO: DAVI com Bate-Seba (2 Sm 11: 1 - 5) Paulo nos exorta a fugirmos das tentaes: 1 Co 6:18; 2 Tm 2:22 Martinho Lutero disse: "No posso impedir que os pssaros voem sobre minha cabea, mas posso impedir que eles faam ninho nela".

- Ser tentado no pecado. O pecado est em aceitar que a tentao faa "ninho em nossa cabea" (Tg 1:15). b) ORAR Este o segundo conselho que Jesus nos d na passagem. bom lembrar que Jesus, sendo o prprio Filho de Deus, nunca dispensou os momentos de orao.

Cristo ansiava pelo tempo a ss com o Pai, e recomendava a prtica da orao a seus discpulos. A orao leva nosso clamor a Deus, e nos torna mais dependentes do Senhor, para resistirmos s tentaes. c) NO CONFIAR NA CARNE Em 1 Co 10:12, Paulo diz: "Aquele que PENSA estar em p, veja que no caia". Quem se acha maduro o suficiente, para no entrar em tentao, j um srio candidato queda. No podemos facilitar. Em Tg 4:7 - "Sujeitai-vos portanto a Deus; mas resisti ao diabo e ele fugir de vs", Tiago diz que precisamos resistir, pois com a ajuda do Senhor, o diabo foge de ns. O Esprito Santo, que em ns habita, fortalece-nos para que no venhamos a dar lugar carne (Rm 8: 5 - 7 e 11; Rm 13: 14). d) OCUPAR A MENTE Em Fp 4:8-9, Paulo nos d uma lista de boas coisas, para que tenhamos com o que ocupar a mente. Precisamos policiar o que vai entrar em nossa vida, para gastarmos nosso tempo com o que realmente vale a pena. Leia principalmente a Bblia, mas tambm bons livros, de preferncia cristos. Ocupe seu tempo com atividades criativas e interessantes como: esportes, bons filmes, fazer algum curso, ajude a algum, etc. Tenha coragem de ir contra a maioria. Nem tudo que a maioria diz e pensa correto, do ponto de vista de Deus. Ainda existem pessoas fiis aos padres bblicos, como nos diz 1 Pe 5: 9 - "Resisti ao diabo, firmes na f, certos de que sofrimentos iguais aos vossos esto se cumprindo na vossa irmandade espalhada no mundo". Decida lutar, mesmo sabendo que no vai ser fcil. Lembre-se no entanto que teremos a ajuda e a fora do prprio Deus. 3. ACONSELHAMENTO SOBRE CASAMENTO Poderamos abordar dezenas de aspectos da vida do casal, que mereceriam um detalhamento maior, numa preparao de conselheiros. Existem bons livros que podemos indicar, que falam sobre a maior parte deles. Percebemos atravs dos anos, aconselhando casais de vrias partes do pas, que dois assuntos so essenciais: A definio que o casal tem sobre O QUE O AMOR; A definio de REGRAS para nortearem suas DISCUSSES

Quando o casal tem estes dois assuntos resolvidos, poder enfrentar bem a maior parte das dificuldades, dentro do casamento.

3.1 AMPLIANDO NOSSA VISO SOBRE O AMOR Hoje em dia temos recebido, por parte dos meios de comunicao de massa, uma viso completamente distorcida sobre o AMOR. A viso que nos chega, sempre voltada para a paixo, romances ardentes, caindo invariavelmente em relacionamentos sexuais, sejam entre os prprios cnjuges ou em encontros extra - conjugais. Como conseqncia desta viso unilateral do amor, temos por parte dos solteiros, o condicionamento mental de que todo o relacionamento de amizade, deve culminar na cama. Por parte dos casados, a verdadeira parania de que, se a relao sexual no for perfeita, temse o "direito" de trair o cnjuge com outra pessoa e at mesmo partir para o divrcio, por uma questo de "pele" (termo usado para definir o desejo sexual). O AMOR algo muito mais amplo do que a TV, o cinema ou at os poetas tm conseguido definir. Vamos ampliar nossos horizontes, com relao ao amor, tendo como ajuda a lngua grega. Nossa palavra AMOR, encontra no grego cinco outras palavras, que detalham diferentes aspectos do AMOR. No se trata de tradues da palavra, mas sim de ASPECTOS QUE DEFINEM o sentimento do AMOR.

1) EPITHUMIA - Desejo sexual - Aspecto fsico do Amor


A Bblia jamais chama EPITHUMIA de amor. Quando usada em sentido negativo, traduzida como lascvia. Quando em sentido positivo, vem como desejo. a este segundo sentido que nos referimos. No o aspecto mais importante, mas a rea sexual no casamento um bom indicador da sade da vida a dois. A tenso de outras reas, geralmente reflete no aspecto sexual. Nos casamentos mais felizes, os casais descobrem que podem sempre melhorar sua vida sexual, mediante maior conhecimento, compreenso e sensibilidade mtua. O desejo fsico jamais deve ser ignorado no casamento. O relacionamento sexual considerado biblicamente um dever. 1 Co 7: 3 - "O marido conceda esposa o que lhe devido, e tambm semelhantemente a esposa ao seu marido".
PERGUNTA QUE DEVEMOS FAZER:

"Eu sou o(a) amante (no bom sentido da palavra) do meu

cnjuge?" COMO DESENVOLVER O ASPECTO FSICO DO AMOR?

DESENVOLVE-SE ESTE ASPECTO ELEVANDO-SE O SEU VALOR


Claro que se perguntssemos a amigos no convertidos, "como desenvolver o amor fsico", eles nos aconselhariam comprar revistas e vdeos pornogrficos. Por termos valores de pessoas transformadas por Deus, que so habitadas pelo Esprito Santo, no podemos aceitar esta sugesto. Aquele que ainda no entregou sua vida a Jesus, no tem a mnima noo do que seja "a busca constante de santificao". Ele no v a pornografia com maus olhos, MAS DEUS SIM!

A Bblia est cheia de orientaes para que fujamos da prostituio (no grego, a palavra porna, com o sentido de "toda imoralidade: seja em pensamento, palavra ou atitude"). Irmo, se algum dia voc "apelou" para os mtodos acima, pea perdo a Deus, ao seu cnjuge, e como disse Jesus, "v e no peques mais". Acabe com esta prtica danosa para sua mente e para o seu casamento. Existem outras maneiras de desenvolvermos a rea fsica do amor: Livros Cristos: j temos vrios livros cristos que detalham como melhorar a vida sexual do casal, como "Ato Conjugal"- Ed. Betnia, e "Sexo e Intimidade"- Ed. Mundo Cristo, entre outros. Livros e Revistas Mdicas: com matrias srias, que podem ser indicadas por profissionais da rea, para instruo e educao de seus pacientes. Palestras de Mdicos Cristos: feitas a classes de casais, visando um contato mais aberto e informal, possibilitando perguntas. Conhea os propsitos de Deus para o Sexo:

Veja Hb 13: 4 "Digno de honra entre todos seja o matrimnio, bem como o leito sem mcula; porque Deus julgar os impuros e adlteros". A palavra honra tem o sentido de "precioso, cheio de valor". A palavra leito vem do grego KOITE, cuja melhor traduo COITO, dando a idia de uma relao sexual cheia de honra. O ato sexual no pecaminoso. uma bno de Deus, pois Ele inventou o sexo. No entanto, devemos entender os propsitos para os quais ele foi criado:

a. Procriao: Gn 1:28 - "E Deus os abenoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicaivos, enchei a terra e sujeitai-a..."

b. Prazer: Pv 5:18,19 - "Seja bendito o teu manancial, e alegra-te com a mulher da tua
mocidade, cora de amores, e gazela graciosa. Saciem-te os teus seios em todo o tempo, e embriaga-te sempre com suas carcias". Lembre-se que a mulher tem poucos dias frteis. Assim Deus no nos deu o sexo apenas para procriao, pois contrrio, a mulher teria muitos dias frteis. O apstolo Paulo orienta a que o casal cristo no se prive na rea sexual, a no ser com mtuo consentimento e em ocasies bem especficas (1 Co 7:5). Unidade: Este o propsito quando o texto em Gn 2:24, menciona uma s carne. Revelao: O casamento uma figura da alegria que teremos no cu.

c. d.

preciso compreender a necessidade que o casal tem, da parte sexual. A relao sexual, deve ser considerada como um ministrio. Deve ser incentivada e no reprimida, para que "Satans no vos tente pela incontinncia" ou seja, pela falta do sexo (1 Co 7:1-5). Devemos tambm entender a natureza pessoal da relao sexual. Na maioria dos casos, o homem "sobe" mais rapidamente, no vigor sexual, do que a mulher. H portanto, a necessidade de autocontrole por parte do homem, para que sempre que possvel, cheguem ao clmax juntos. Isto tem muita lgica, pois a vontade de Deus para o relacionamento sexual, em momento algum na Bblia, mostrada como um "jogo" solitrio onde s um se satisfaz, mas uma atividade entre o homem e a mulher casados.

Veremos a seguir, outros QUATRO aspectos (EROS, STORGE, PHILO e GAPE), que nos ajudaro a ampliar e valorizar o conceito e a prtica deste maravilhoso sentimento chamado AMOR. 2) EROS - Afeio Romntica - Aspecto Emocional do Amor No encontramos a palavra EROS no Novo Testamento, mas o seu equivalente hebraico (AHEB) usado no Velho Testamento, garantindo a utilizao bblica. A idia fundamental a de ROMANCE. Nem sempre EROS sensual ou amor carnal. na verdade, um amor romntico, apaixonado e sentimental. Os casamentos comeam freqentemente atravs dele. Exemplo : Casal apaixonado, andando de braos dados, corao batendo forte, achando a lua bonita etc. Um problema com EROS : precisa de ajuda, ser alimentado, pois mutvel e no dura a vida inteira sozinho. Esse amor cheio de emoes, traz mais cores a um casamento que j comea a se mostrar sombrio. Base Bblica : Livro de Cantares PERGUNTA QUE DEVEMOS FAZER : " Eu sou o(a) namorado(a) do meu cnjuge ? " COMO DESENVOLVER O ASPECTO EMOCIONAL DO AMOR ? * DESENVOLVE-SE CRIANDO CONDIES PARA O ROMANTISMO a) Decidir dispor-se a ficar apaixonado; b) Cultivar a imaginao, relembrando das situaes da poca de namoro (flores, frases inesperadas de amor); c) Criar o clima romntico: preparar o local, manter o contato fsico (beijo, abrao, mos etc) e o contato visual; d) Verbalizar o quanto o outro , e tem sido importante, por todos estes anos de convivncia. 3) STORGE - Associao Leal - Aspecto Social do Amor Citado vrias vezes no Novo Testamento, como tipo de afeto compartilhado por pais e filhos ou irmos e irms. Todo ser humano tem a necessidade de pertencer a um grupo. Esse aspecto do amor, d a um cnjuge a necessidade de pertencer um ao outro. No haver apenas o "EU", mas o "NS". Inclui a idia de defesa e refgio emocional (Ec 4:9-12). o "nosso cantinho", a "nossa turma l de casa". Perante a lei dos homens, os cnjuges j so scios, quando se unem. Por que no assumir esta sociedade tambm em termos EMOCIONAIS ? PERGUNTA QUE DEVEMOS FAZER: "Eu sou o(a) scio(a) do meu cnjuge ?"

COMO DESENVOLVER O ASPECTO SOCIAL DO AMOR ? * DESENVOLVE-SE ASSUMINDO A RESPONSABILIDADE DE SER SCIO a) "Vestir a camisa da famlia", pois jogamos no mesmo time; b) Assumir o prisma de "ns" e no de "eu" - quando solteiros, pensvamos preferencialmente no "eu"; como casados, a preferencia deve ser pelo "ns"; c) Ser scio nas finanas; d) Defender o cnjuge acima de qualquer pessoa, quer sejam familiares, filhos ou outros; e) Expressar verbalmente a confiana no cnjuge. No deixe apenas subentendida esta confiana; f) Perdoar e esquecer possveis problemas do passado, tratando de ser transparente para o futuro. Afinal, Deus nos perdoou de coisas muito piores (Mq 7:18-19) . 4) PHILO - Amizade ntima - Aspecto Intelectual do Amor Mencionado com freqncia no Novo Testamento. Envolve o querer bem, mostrar afeio pela pessoa amada, mas espera sempre ser correspondido. Implica em camaradagem, partilha, comunicao e amizade. Cria uma amizade ntima, que tem prazer em estar junto. Divide pensamentos, sentimentos, atitudes, planos e sonhos, coisas ntimas e particulares. Compartilham seu tempo e interesses. Um casamento sem PHILO, ser insatisfatrio, mesmo com muito prazer na cama. O objetivo ter tudo em comum. Fazer pontes entre o mundo da esposa e do marido. Compreender e ser compreendido. Necessidade maior : ser transparente com o cnjuge. PERGUNTA QUE DEVEMOS FAZER: "Eu sou o(a) melhor amigo(a) do meu cnjuge ?" COMO DESENVOLVER O ASPECTO INTELECTUAL DO AMOR ? * DESENVOLVE-SE COM O COMPARTILHAR DE SUAS VIDAS A maior causa da separao de casais, a falta de habilidade (e at mesmo falta de "costume") na COMUNICAO. Existe a necessidade de fazerem coisas juntos. Isso aumenta o nvel de comunicao, de forma gradativa. H o conhecimento da reao e opinio do outro, em assuntos e momentos informais (que no fazem parte da "formalidade" interna da casa). Exemplos: passeios, cinema, teatro, esporte, compras, ministrio na igreja, etc . 5) GAPE - Servio Sacrificial - Aspecto Sobrenatural do Amor Existem vrias referncias no Novo Testamento, pois foi este amor que trouxe Cristo Terra, para nos favorecer (1 Jo 4:9-10). um amor DISPOSTO A SACRIFCIOS, para beneficiar e servir o outro, mesmo quando nem tudo est bem .

GAPE totalmente desprendido, pois tem a capacidade de dar e continuar dando, sem esperar nada em troca. Ele valoriza e serve o outro cnjuge. amor ATIVO - no emoo, mas ao. No o que sinto, mas o que fao. Amar dar, suprir necessidades, servir (Ef 5:25) amor VOLITIVO - tenho que decidir amar. ordem de Deus e eu escolho obedecer ou no. No para esperar acontecer. amor INCONDICIONAL - devo amar, mesmo que no seja correspondido. Alguns exemplos: Osias e sua esposa (conforme o livro de Osias); Cristo e seu amor demonstrado na cruz. PERGUNTA QUE DEVEMOS FAZER: "Eu sou o(a) servo(a) do meu cnjuge ?" COMO DESENVOLVER O ASPECTO SOBRENATURAL DO AMOR ? * DESENVOLVE-SE ENCHENDO-SE DO ESPRITO SANTO a) Aproximar-se de Deus para RECEBER - o suprimento das necessidades, receber fora e motivao. (Alis, como vai nossa hora devocional, hein ?). b) Aproximar-se do cnjuge para DAR - a atitude de SERVO : O homem precisa sentir que significa algo importante para sua mulher; A mulher precisa sentir-se segura; O homem deve conhecer as necessidades da esposa (1 Pe 3:7). A mulher, por seu procedimento cheio de temor a Deus, cativa a seu marido (Pv 31:10-31 ; 1 Pe 3:1-2). 3.2 APRENDENDO A BRIGAR Existe um grande nmero de casamentos completamente destrudos, justamente pela falta de sabedoria do casal, em observar certos princpios que devem nortear suas discusses conjugais. Com isto, estou admitindo que temos discusses srias no casamento. Mas, como qualquer discusso se no obedecer regras, via se tornar algo semelhante a uma briga de bbados num bar. Para evitarmos tais acontecimentos, lembremo-nos de algumas "dicas" importantes: 1) NEM SEMPRE O QUE VOC DIZ, O QUE O OUTRO ENTENDE A Comunicao uma "rua de duas mos". Voc lana uma idia, em direo a quem voc est conversando. Como consequncia, esta idia provoca uma reao em quem a ouve. Maneiras de interpretar uma Comunicao : O que voc quer dizer - aquilo que voc tem a inteno de dizer. O que voc realmente diz - nem sempre voc consegue se expressar como deveria, e acaba verbalizando mal o seu pensamento. O que a outra pessoa ouve - suponha que enquanto voc falava, algum rudo externo tenha atrapalhado ainda mais a compreenso de sua frase. O que a outra pessoa pensa que ouve - o ouvinte interpreta o que voc disse,(da maneira como conseguiu entender) e prepara-se para "dar o troco". O que a outra pessoa diz sobre o que voc comunicou - a frase mal colocada do incio da conversa, quase sempre provoca uma resposta rspida.

O que voc pensa que a outra pessoa diz, sobre o que voc comunicou - quando recebe a resposta que no lhe agrada, voc tambm tem vontade de "dar o troco". As mulheres tm expectativas e reaes diferentes dos homens Desde a infncia, garotos brincam com outros garotos de forma mais "agressiva" e as meninas preferem diverses mais calmas (bonecas, casinhas...). Na vida adulta, muitos homens continuam tratando suas esposas como se fossem outros homens (agressivamente), sem perceber que esta atitude jamais ser assimilada pacificamente, por sua mulher. A mulher encara e reage aos problemas da vida, de forma diferenciada do homem. Foi Deus quem as fez assim, e graas a Ele por esta diferena, que torna o sexo feminino to especial. Margaret Hardisty, em seu livro "Tudo o que voc sempre quis saber sobre sua esposa" Editora Betnia, nos d alguns exemplos deste princpio : O MARIDO DIZ - No foi um mau jantar, embora a batata estivesse um pouco salgada... A ESPOSA PENSA - S reclamao! tudo o que recebo em agradecimento... A ESPOSA QUER OUVIR - O jantar estava timo! A sobremesa ento... O MARIDO DIZ - Assistindo pela TV a um concurso de Beleza : "-Uau! Olha! Nada mau!" A ESPOSA PENSA - Estpido ! A ESPOSA QUER OUVIR - Realmente no so feias, mas no so do meu tipo. Voc ganha de todas elas! (se no ganha na beleza, ganha por ser a me de seus filhos). O MARIDO DIZ - Eu j disse que voc est bonita , agora chega... A ESPOSA PENSA - Devo estar horrvel ! A ESPOSA QUER OUVIR - Querida, voc est linda ! Vamos sair, para eu "exibir" voc! 2) PRINCPIOS PARA RESOLVER CONFLITOS a) NO EVITE O CONFLITO USANDO O TRATAMENTO DO SILNCIO Algumas pessoas usam o silncio como uma arma para controlar, frustrar ou manipular seus cnjuges. b) NO ACUMULE IRRITAO PARA US-LA MAIS ADIANTE Devemos acertar nossas discordncia, medida em que vo surgindo. c) SE POSSVEL PREPARE O CENRIO PARA A DISCUSSO Cuidado para no explodir na frente de filhos, amigos etc. d) ATAQUEM O PROBLEMA, NO UM AO OUTRO Podemos discordar de "idias", sem rejeitar as "pessoas" que tm estas idias : Reforce as acusaes com fatos Lembre-se de esquecer. Acabe com frases como: "Eu me lembro quando..." No critique a aparncia do outro cnjuge No faa gozao com os familiares do seu cnjuge e) NO LANCE SEUS SENTIMENTOS COMO SE FOSSEM "PEDRAS" Descubra como fazer para informar o outro, acerca dos seus sentimentos, sem feri-lo ou

mago-lo. Afinal, vocs podem estar passando por um problema, mas o mundo no acaba por causa disto. No pense em desestruturar a pessoa que voc ama. f) NO FUJA DO ASSUNTO Tente sempre descobrir sobre o qu, exatamente, vocs esto discutindo e no fuja a esse assunto. Quanto mais damos "voltas", mais nos perdemos do caminho para as solues. g) JUNTE SOLUES S CRTICAS Ao criticar o seu cnjuge, voc consegue oferecer uma tentativa para solucionar o problema? h) JAMAIS DIGA "VOC NUNCA" OU "VOC SEMPRE" Cuidado com a generalizao. Isto complicar ainda mais o problema. Cuidado com o volume de voz. i) CUIDADO COM O HUMOR DURANTE AS DISCUSSES O humor pode aliviar as tenses mas, quando usado de maneira infeliz, pode aumentar as dificuldades. j) SEJA HUMILDE. VOC PODER ESTAR ERRADO(A) Caso esteja errado(a), admita-o e pea perdo. Se o outro reconhecer o erro, no deixe de dizer que o perdoa. O Pr. Jaime Kemp costuma dizer (com muita razo), que trs frases podem salvar um casamento: "EU ESTAVA ERRADO(A) !","VOC ME PERDOA ?","EU AMO VOC !!"

3) MELHORANDO A COMUNICAO CONJUGAL a) DICAS PARA A ESPOSA No conte para os outros o que seu marido lhe diz confidencialmente ( Pv. 13 : 3 ; Pv. 21 : 23 ) Ajude seu marido a se expressar - os homens tm mais dificuldade em colocar seus sentimentos para fora. Tenha sabedoria e no force a barra. Alguns maridos demoram anos para conseguir isto. Quando ele estiver falando, no interrompa - deixe que ele complete todo o seu pensamento. Isso ajudar vocs a no tirarem concluses precipitadas (Pv 18 : 13 ; Tg 1 : 19). Fale a verdade, mas com amor - podemos estar certos no "contedo" do que pretendemos expor e, no entanto, perdermos a razo, por falarmos com ira ao invs de amor . Espere o momento apropriado para falar - pea que o Senhor lhe mostre o momento certo para abordar aqueles assuntos "desagradveis", porm inevitveis, que algumas vezes enfrentamos no casamento. b) DICAS PARA O MARIDO Desenvolva a capacidade de escut-la - a mulher sente mais necessidade de falar do que o homem. Mostre interesse pelo que ela diz. D ateno e elogie sua esposa, na presena de outras pessoas - claro que voc vai usar de discrio e modstia. Esta atitude significar muito para ela. No a culpe ou critique precipitadamente, principalmente diante dos outros - tente entender seu ponto de vista e a razo de sua atitude. Aguarde um momento em que vocs possam conversar a ss. Quando ela estiver implicante demais, observe se est acontecendo algo - pode estar enfrentando problemas de sade, ou menstruao, ou menopausa. Pode estar com problemas de auto - estima, sentindo-se sem realizao pessoal etc.

Procure controlar suas respostas - a irritao desmedida, implicar logo adiante, na necessidade de arrependimento e perdo mtuo (Ef 4:26). Suas palavras devem encorajar e edificar (1 Ts 5:11).

AUTORES O Pr. SERGIO LEOTO e sua esposa MAGALI, atuam desde 1975 no ministrio entre Adolescentes, Jovens e Casais, nas reas de Aconselhamento, Treinamento de Liderana, Evangelizao e Msica. Autores dos livros (Ed. ABBA PRESS): CASAMENTO: REAVALIAR PARA CRESCER TRANSAR OU NO TRANSAR? FICAR: BEIJINHO, BEIJINHO E TCHAU, TCHAU!! Autores dos livros (Ed. CANDEIA: EU, UM SANTO ? T DIFCIL... ADOLESCENTES: O QUE EU FAO COM ELES? So articulistas convidados por diversas revistas e peridicos evanglicos, como: LAR CRISTO CASAL FELIZ SENSAO RAIO DE LUZ VIDA CRIST REVISTA DA TCHURMA DBORA ESSNCIA JORNAL BATISTA, entre outros.

Produziram dois vdeos pela REBORN VDEO: TRANSAR OU NO TRANSAR? e NOVA ERA: DE VOLTA AO PASSADO. Trabalharam em entidades como ALIANA BBLICA UNIVERSITRIA, VENCEDORES POR CRISTO alm de igrejas locais, como: Igreja Batista da Liberdade e Igreja Batista do Morumbi, ambas em So Paulo - SP. Ele formado pela Fac. Teolgica Batista de S. Paulo e bacharel em Arquitetura. Ela, formada em Msica Sacra pela Fac. Teolgica Batista de S. Paulo e em Educao Artstica pela Fac. Sta. Marcelina, em S. Paulo. Atualmente faz Psicologia. Atualmente, freqentam a Igreja Batista da gua Branca, na capital paulista. Tm atuado como preletores de seminrios em Congressos para a Juventude, Famlia, Lderes e Pastores como os promovidos pela SEPAL, VINDE, ATLETAS DE CRISTO, PASTOREIO DE FAMLIA, MPC e Congressos denominacionais como: Igreja Presbiteriana do Brasil, Batistas Brasileiros, Nazarenos, Metodistas Wesleyanos, Evangelho Quadrangular, etc. E-Mail: smleoto@uol.com.br

www.sergioemagalileoto.com.br/

You might also like