You are on page 1of 54

SALHABIT, SA

PROJECTO DE CONSTITUIO

CMARA MUNICIPAL DO SAL

ESTUDO DE VIABILIDADE ECONMICA E FINANCEIRA

Este estudo deve servir de base (tcnica, econmica e comercial) deciso de investir no projecto de constituio da Sociedade Salhabit, SA. Para o efeito, definiremos os elementos essenciais para a sua realizao, e as implicaes nos resultados, da alterao desses mesmos elementos. Este estudo baseia-se em clculos to exactos quanto possvel dos custos de produo e de investimento, e, de forma determinante, numa procura real de habitao, como resulta do inqurito realizado pela Cmara Municipal do Sal, cujo relatrio faz parte integrante deste estudo. Por ltimo, o estudo no um fim em si, apenas um meio que permite chegar a uma deciso de investimento.

A) Caracterizao do Investimento Trata-se de um projecto inovador, na linha do empreendedorismo social, que pretende facultar habitao a custos reduzidos, satisfazendo parte da sempre crescente procura de habitao.

I RESUMO II ANTECEDENTES E HISTORIAL DO PROJECTO III CAPACIDADE DO MERCADO E DO PROJECTO A ESTUDO DO MERCADO E DA PROCURA B VENDAS E COMERCIALIZAO a) Tipologia b) Quantidade c) Valor IV MATERIAIS E FACTORES DE PRODUO a) Materiais e Factores de Produo b) Engenharia Civil V CUSTOS DE INVESTIMENTO a) Terrenos b) Equipamentos c) Construo Civil VI ORGANIZAO E GASTOS GERAIS A ORGANIZAO a) Estrutura Organizativa b) Estatutos c) Misso e Objectivos B GASTOS GERAIS a) Administrativos b) Salrios e Ordenados c) Finanas d) Amortizaes e) Custos Comerciais VII ANALISE ECONMICA E FINANCEIRA Clculo do Fundo de Maneio Clculo do Ponto Crtico das Vendas Previsional de Explorao (3 cenrios) VIII TESTE DE SENSIBILIDADE Reduo dos Rendimentos a 5% Reduo dos Rendimentos a 10% Aumento dos Custos de Construo a 10% Reduo Rendimentos a 5% e Aumento Custos a 5% Previsional de Tesouraria IX CONCLUSO

Pg 4 Pg 5 Pg 9

Pg 20

Pg 21

Pg 24

Pg 43

Pg 49

Pg 54

I RESUMO

O estudo que agora apresentamos tenta, em primeiro lugar, demonstrar a firme inteno do Promotor, a Cmara Municipal do Sal, em desenvolver o projecto da Empresa Municipal de Habitao Social; Objectivo Responder necessidade bsica da habitao de interesse social, integrando conceitos de economia, desempenho, qualidade e conforto. Como veremos adiante, a empresa ter personalidade jurdica e financeira prprias, e dever guiar-se por critrios de profundo Humanismo na prestao de um servio marcadamente social, Eficincia na utilizao dos recursos, e Econmico, no sentido de que os compromissos assumidos com terceiros, nomeadamente com as Instituies Financeiras e com os empreiteiros devero ser respeitados e honrados nos prazos estabelecidos. A organizao prevista pretende uma cultura orientada para os Clientes e para o mercado, com uma equipa bastante reduzida e constituda por um pessoal motivado, tanto com o contedo do trabalho, como com as formas de recompensa e benefcios propostos. A proposta de financiamento prope colocar disposio da empresa os meios financeiros necessrios construo dos 360 fogos previstos, no havendo necessidade de novos financiamentos a meio percurso. Os contratos programa a serem celebrados com a Cmara Municipal revestem-se de importncia estratgia para o sucesso da empresa, pelo que aos mesmos se deve dar a respectiva importncia. Os resultados lquidos de explorao, nos trs cenrios propostos, um optimista, um realista e um pessimista atingem uma mdia anual sempre positiva de 23.000.000, 15.000.000 e 4.000.000 respectivamente. A anlise de sensibilidade mostra que o projecto aguenta redues nas receitas de 5%, aumentos nos custos de 10%, e, simultaneamente redues nas receitas de 5% e aumento dos custos de 5%, apurando-se no final um resultado lquido mdio anual de 2.000.000 ecv.

II ANTECEDENTES E HISTORIAL DO PROJECTO A Caracterizao da Situao actual

O Municpio do Sal pelas suas caractersticas de desenvolvimento e crescimento demogrfico, apresenta-se no contexto Nacional como um caso especifico de administrao territorial. Esta especificidade caracteriza-se por: - Existncia de condies naturais com uma superfcie de 216 km2; - Um crescimento econmico emergente na ultima dcada (8%) com base no desenvolvimento do turismo; - Um rpido crescimento demogrfico 6% ano, consequncia do aumento da procura de mo-de-obra no sector do turismo; - Uma grande e diversificada procura da ilha para investimentos imobilirios tursticos; A1 A nvel do sistema de planeamento, o municpio apresenta os Planos de Desenvolvimento Urbano (PDU) das Vilas (Espargos, Palmeiras, Santa Maria) e os respectivos Planos Detalhados (PUD) aprovados, no existindo o Plano de Municipal de Desenvolvimento (PMD) e o Plano Director Municipal (PDM), exigidos pela Lei de Bases do Ordenamento do Territrio e Planeamento Urbanstico. O municpio do Sal apresenta uma rea de . em regime das zonas tursticas especiais ao abrigo do Decreto Legislativo n 2/93. Estas zonas tursticas especiais esto sob a gesto da Agncia Cabo-verdiana de Investimentos (ExPromex), com competncias para aprovar os investimentos e os Planos de Ordenamento Turstico (POT). A Cmara Municipal no decorrer de 2004 elaborou e aprovou os Planos Urbansticos Detalhados de Palmeira e da entrada de Santa Maria, incluindo os respectivos Planos de pormenor das zonas industriais. Est em curso o processo de implementao e ampliao dos PUD4, PUD5, PUD6 na Vila dos Espargos, bem como do PUD da zona Norte de Santa Maria. (orografia e relevo) propcios ao

desenvolvimento urbano, dominada por um territrio plano e de fcil acesso,

A2 - Existe uma cartografia escala 1/25000 que se apresenta desactualizada e desajustada em relao s exigncias e aos objectivos do planeamento e ordenamento do territrio. No quadro do projecto de cartografia da ANMCV/ANMP o municpio do Sal ser dotado duma cartografia digital actualizada, com base em ortofotomapas, a partir do ms de Maro 2005, escala 1 /2000 nos centros urbanos e 1 / 12000 em toda a superfcie da ilha. A3 - Atendendo ao grande potencial de desenvolvimento do turismo na ilha, as solicitaes para implementao de projectos e investimentos neste sector so crescentes. A dinmica de crescimento do municpio notria e reflecte-se no aumento rpido da populao, com a duplicao da populao, de sete mil habitantes em 1990 para quinze mil em 2000. Este aumento da populao deve-se essencialmente s migraes internas, a nvel Nacional, e fixao de emigrantes estrangeiros, principalmente da Costa Ocidental da Africa, que so atrados pela procura de mo-de-obra local. A4 - O aumento demogrfico dos ltimos quinze anos, aliado no existncia de uma politica consistente de gesto urbana e de habitao, causou um desequilbrio entre a procura e a oferta de terrenos para habitao e investimento. Este desequilbrio provocou, o que hoje considerado, um caos urbanstico, caracterizado pela ausncia quase total de infra-estruturas e equipamentos urbanos. Esta realidade teve consequncias negativas na qualidade de vida e nas condies de habitabilidade dos muncipes, em todos os espaos urbanos da ilha, contribuindo para o aumento da pobreza urbana e a degradao do meio ambiente. A5 A rede de infra-estruturas urbanas insuficiente ou inexistente: Rede viria por definir e pavimentar; insuficiente rede de gua; ausncia de saneamento e um precrio sistema de recolha de lixo.

B - Definio duma nova politica de administrao territorial e promoo habitacional

A Cmara Municipal do Sal confrontada com esta difcil realidade, de caos urbano e uma crescente especulao urbana na venda de terrenos para edificao em toda a ilha, com maior incidncia na Vila de Santa Maria, decidiu definir uma nova politica de gesto urbana, fixando como objectivo principal o equilbrio entre o crescimento econmico, o rpido crescimento demogrfico e a promoo habitacional. Esta politica visa a classificao e valorizao dos solos municipais, urbanos e de expanso urbana, promovendo a infra estruturao e edificao dos equipamentos urbanos necessrios a um normal ordenamento do territrio, respeitando a Lei de Bases do Ordenamento do Territrio e Planeamento Urbanstico. Esta politica, preconiza criar condies de superar as enormes carncias habitacionais de grande parte da populao residente na ilha do Sal e daqueles que so atrados pela procura de mo-de-obra, cada vez maior no sector do turismo. B1 No quadro desta nova politica a Cmara Municipal prope duas prioridades em matria de promoo habitacional e gesto territorial:

a)

Promoo habitacional atravs da alienao de lotes de terreno individual, no mbito dos planos urbanos detalhados (PUD), garantir a infra estruturao urbana e definir claramente as condies de acesso aos terrenos.

Considerando a realidade socio-econmica do Municpio, o nvel de rendimentos e a capacidade financeira da populao alvo desta poltica, a Cmara apresenta trs nveis de acesso aos terrenos: a.1) . Venda directa de lotes com base na nova tarifa de venda de terrenos Municipais, aprovada pela Cmara Municipal no mbito do Estatuto dos Municpios, Lei n134/IV/95, artigo 92. a.2) . Venda de lotes por prestaes mensais; a.3) . Alienao de lotes por aforamento no mbito do Cdigo Civil Titulo IV, Artigo 1471.

b)

Promoo habitacional atravs da constituio de uma empresa pblica municipal de promoo habitacional e gesto territorial, no mbito do Estatuto dos Municpios, Lei n134/IV/95.

Prope--se esta alternativa, atendendo a que a construo de habitao individual no soluciona cabalmente a complexa situao de habitao social na ilha do Sal, dada a vulnerabilidade de muitas famlias que no apresentam capacidades financeiras para construir uma habitao individual. Esta concluso o resultado dos inquritos socioeconmicos realizados, com esta finalidade, pelos servios sociais da Cmara Municipal. b.1 ) Objectivos principais da Empresa Municipal de Promoo Habitacional e Gesto territorial : - promoo de habitao, valorizao do patrimnio territorial e gesto social e financeira do parque habitacional do Municpio ; - exercer actividades acessrias, complementares ou subsidiarias da promoo da habitao de custos controlados, nomeadamente a aquisio, permuta e venda de terrenos ou habitaes, bem como de equipamentos a ela destinados. Com esta empresa a Cmara prope-se maximizar a utilizao de terrenos municipais, em todos os Planos Urbanos Detalhados (PUD), atravs da promoo de construo de habitao seriada e de baixo custo ou de custo controlado, como alternativa social das famlias de menores rendimentos e carenciadas, obedecendo ao rigor e a transparncia dos inquritos socio-econmicos elaborados pelos Servios municipais. Esta estratgia permite Cmara executar a sua politica anual ou plurianual de habitao social, atravs de contratos-programa a celebrar com a Empresa Municipal, caso pretenda que esta realize investimentos de rendibilidade no demonstrada, ou adopte preos sociais. Nos referidos contratos programa sero acordadas as condies a que as partes se obrigam para a realizao dos objectivos programados. A Cmara Municipal do Sal no mbito desta nova politica de habitao e gesto territorial promover parcerias com outros promotores imobilirios, tais como o IFH, a TECNICIL, os Bancos Comerciais e outros parceiros internacionais, de forma a encontrar solues globais e integradas da problemtica habitacional na ilha do Sal.

III CAPACIDADE DO MERCADO E DO PROJECTO

A ESTUDO DO MERCADO E DA PROCURA Inqurito Habitacional Objectivo: Levantamento de barracas e moradias sem condies mnimas de habitabilidade. Durao: 1 ms (12 de Julho a 12 de Agosto de 2004). Inquritos realizados: 152 Agregados Familiares (populao Total - 577). Zonas Abrangidas: Alto Santa Cruz (72), Alto S. Joo (34), Ch de Matias (13), Alto Tanque (7), Hortel (2), Sanzala (2), Ftima (8), Prisco - Santa Maria (1), Feijoal (4), Pedra Lume (1), Vila Verde (8). Sexo: Feminino (83); Masculino (69). Mdia Agregado Familiar: 4 Pessoas. Mulheres Chefes de Famlia: 52. Idade: <= 25 (34); 25-35 (53); 35-50 (47); 50-65 (8); > 65 (9). Estado Civil: Casado (11); Divorciado (1); Solteiro (87); Unio Facto (53). Provenincia: So Nicolau (43); Santiago (41); Santo Anto (36); Sal (18); So Vicente (12); Fogo (1). Durao na residncia: < 1 ano (34); 1-5 anos (50); 5-10 anos (28); 10-15 anos (17); 15-20 anos (7); > 20 anos (12). Escolaridade: Sem nvel escolaridade / Analfabetos (31); <= 4. Classe (79); 5. e 6. Classe (29); 7. 9. Ano (13). Profisses Predominantes: - Mulheres - Domstica (49), Empregada Limpeza (20), Vendedor Ambulante (11). - Homens - "Trabalhador" (sem trabalho fixo, prestam diferentes servios, de acordo com as circunstncias) (32), Pedreiro (14), Desempregado (6), Pescador (3). Rendimento Mdio Individual: Sem rendimento/ No Responde (17); < 10.000$ (69); 10.000$00 -25.000$00 (64), 25.000$00 50.000$00 (2). Rendimento Mdio Agregado Familiar: Sem rendimento/ No Responde (10); < 10.000$00 (61); 10.000$00-25.000$00 (77), 25.000$00 50.000$00 (4). Regime de Ocupao: Prpria (73); Arrendada (39); Cedida (40). Mdia Rendas Praticadas: 4.000$00. Moradias Compartilhadas / 1 Quarto: 13 agregados familiares.

Inqurito N. 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51

Sexo Masculino Masculino Masculino Masculino Feminino Feminino Feminino Feminino Masculino Feminino Feminino Masculino Masculino Feminino Masculino Feminino Feminino Feminino Masculino Masculino Feminino Masculino Feminino Feminino Feminino Feminino Feminino Feminino Feminino Masculino Feminino Feminino Masculino Feminino Feminino Feminino Feminino Feminino Feminino Feminino Feminino Feminino Masculino Masculino Feminino Feminino Feminino Masculino Masculino Feminino

Idade 32 41 33 68 32 61 26 44 34 42 21 29 54 42 44 39 20 47 34 58 32 37 30 27 28 25 27 24 22 24 34 43 28 33 39 21 19 28 41 34 37 35 25 24 18 66 40 23 50 40

Anos de

Agreg.

Escolarid. Filhos

Rendim.

Rendim.

Tipo de

Residn. Familiar 1 2 6 Classe 20 2 4 5 4 Classe 11 3 6 6 1 1 1 Classe 11 4 4 Classe 8 9 12 5 4 Classe 15 5 4 Classe 4 2 8 Ano 11 7 4 Classe 2 7 3 Classe 3 2 4 6 9 5 2 Classe 1 1 3 Classe 6 6 27 3 6 Classe 1 1 3 Classe 9 3 19 6 meses 1 5 2 3 8 2 1 2 2 meses 14 1 21 19 4 6 2 3 2 3 3 meses 2 16 1 3 meses 3 2 6 1 3 1 2 2 1 2 4 1 3 2 1 5 5 4 2 4 4 6 2 2 1 1 3 4 5 1 7 9 4 Classe 1 Classe 4 Classe 4 Classe 6 Classe 4 Classe 6 Classe 6 Classe 3 Classe 9 Ano 4 Classe 1 Classe 9 Ano 4 Classe 4 Classe 6 Classe 8 Ano

1 3 1 4 2 8 3 4 1 4 5 4 3 3 1

Individual Familiar Habitao 2 2 Chapa 1 1 Alvenaria Chapa 2 2 Chapa Chapa 1 1 Chapa 2 Chapa 1 2 Chapa 1 Chapa 1 2 Chapa Chapa 2 2 Chapa 2 2 Chapa 1 1 Chapa 1 1 Chapa 1 2 Chapa 1 1 Chapa 1 1 Chapa 2 2 Alvenaria 1 1 Chapa 1 1 1 2 1 1 1 1 2 2 1 1 2 1 2 1 1 1 1 3 1 1 2 2 2 1 1 1 1 2 2 1 1 2 1 1 1 1 2 2 1 1 2 1 2 1 1 1 1 3 1 1 2 2 2 1 1 1 1 2 Chapa Chapa Chapa Chapa Chapa Chapa Chapa Chapa Chapa Chapa Chapa Chapa Chapa Chapa Chapa Chapa Chapa Chapa Chapa Chapa Chapa Chapa Chapa Chapa Chapa Chapa Chapa Chapa Chapa Chapa

2 1

1 2 2

3 Classe 9 Ano 6 Classe 5 Classe 4 Classe 6 Classe

3 3 2 1 2 3 4 1

1 4

7 Ano 2 Classe

5 6

10

52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103

Masculino Feminino Feminino Masculino Masculino Masculino Feminino Masculino Masculino Masculino Masculino Masculino Feminino Masculino Masculino Feminino Masculino Masculino Feminino Feminino Masculino Masculino Masculino Feminino Masculino Masculino Feminino Feminino Feminino Masculino Feminino Feminino Feminino Masculino Masculino Feminino Feminino Feminino Feminino Masculino Feminino Feminino Feminino Masculino Masculino Feminino Masculino Masculino Feminino Masculino Feminino Masculino

38 42 24 26 49 36 66 48 39 47 39 32 56 30 38 22 35 36 26 32 36 33 29 24 27 29 58 42 26 28 42 20 40 86 28 25 42 32 36 37 48 18 36 20 34 37 51 26 34 32 23 50

19 5 nr 8 10 14 17 6 4 7 4 7 3 1 2 6 2 meses 13 meses 1 7 meses 3 meses 7 meses 10 7 5 5 7 1 4 2 2 2 36 10 25 7 9 10 3 10 6 meses 3 2 5 14 15 2 3 meses 13 23 32

1 7 4 6 2 1 1 8 7 5 1 3 13 2 1 3 1 1 3 6 3 4 3 4 1 5 7 8 1 1 7 3 6 1 4 2 9 4 9 1 1 5 2 1 1 3 4 4 2 6 3 9

5 Classe 2 Classe 2 Classe 4 Classe 4 Classe 4 Classe 4 Classe 4 Classe 4 Classe 1 Classe 2 Ano 4 Classe 7 Ano 6 Classe 4 Classe 5 Classe 6 Classe 6 Classe 4 Classe 4 Classe 6 Classe 4 Classe 4 Classe 3 Classe 4 Classe 4 Classe 6 Classe 4 Classe 8 Ano 4 Classe 3 Classe 1 Classe 8 Ano 6 Classe 5 Classe 4 Classe 6 Classe 4 Classe

2 5 3 4 1

2 2 2 1 2 2 2 1 2 2 2 2 2 1 2 2 2 1 2 2 2 2 2 2 1 2 2 1 1 1 1 1 1 1 1 3 1 1 1 2 1 2 2 2 1 2 2

2 1 2 2 2 1 2 2 2 2 2 1 2 2 1 1 2 2 2 2 1 1 1 2 1 1 1 1 1 1 1 1 1 2 1 1 1 2 1 2 2 2 1 2 2

5 5 3 2 7

Chapa Chapa Chapa Chapa Chapa Chapa Chapa Chapa Chapa Chapa Chapa Chapa Chapa Chapa Chapa Chapa Chapa Chapa Madeira Chapa Chapa Chapa Madeira Chapa Chapa Chapa Chapa Chapa Chapa Alvenaria Alvenaria Chapa Chapa Chapa Chapa Chapa Chapa Chapa Chapa Chapa Chapa Chapa Chapa Chapa Alvenaria Alvenaria Chapa Chapa Chapa Chapa Chapa Chapa

2 4 1 2 1 2 3 4 6

5 2 5 1 1 8 3 8

1 1

2 1 Classe 2 Classe 6 Classe 4 Classe 4 Classe 4 Classe 2 2 4 2 7

11

104 105 106 107 108 109 110 111 112 113 114 115 116 117 118 119 120 121 122 123 124 125 126 127 128 129 130 131 132 133 134 135 136 137 138 139 140 141 142 143 144 145 146 147 148 149 150 151 152 153

Masculino Feminino Masculino Feminino Masculino Feminino Feminino Masculino Feminino Feminino Feminino Masculino Feminino Feminino Masculino Masculino Masculino Masculino Masculino Masculino Feminino Masculino Feminino Masculino Feminino Feminino Feminino Masculino Masculino Masculino Feminino Masculino Masculino Masculino Masculino Masculino Feminino Masculino Masculino Feminino Feminino Feminino Feminino Feminino Feminino Feminino Feminino Masculino Feminino Masculino

27 26 34 29 28 59 40 38 33 22 36 55 23 29 73 24 25 18 20 74 20 33 42 41 29 22 26 36 41 23 18 33 48 38 31 25 23 38 23 68 70 26 76 28 30 27 22 28

2 26 34 1 10 7 nr 13 6 6 4 2 11 2 4 66 6 1 1 1 13 1 ms 14 5 7 5 meses 4 meses 3 4 4 1 ms 4 1 18 37 6 meses 5 1 5 3 11 3 26 46 1 14 9 5 meses 2

3 4 1 7 4 3 2 2 8 2 3 3 4 3 2 3 3 4 1 1 6 3 7 2 8 6 2 6 1 7 3 2 2 11 7 4 4 3 7 4 5 6 3 5 5 2 3 4 3 6 Classe 4 Classe 4 Classe 4 Classe

1 2

2 2 2 1 2 2 1 1 2 2 1 1

2 2 2 2 2 2 1 1 2 2 1 1 2 2 2 1 2 3 2 2 2 2 1 1 2 1 1 1 2 2 2 2 2 2 2 1 2 1 1 1 2 2 1 1 2 3 2

Chapa Chapa Chapa Chapa Chapa Chapa Chapa Chapa Chapa Chapa Chapa Chapa Chapa Madeira Alvenaria Alvenaria Alvenaria Alvenaria Alvenaria Alvenaria Alvenaria Alvenaria Chapa Chapa Alvenaria Alvenaria Chapa Alvenaria Alvenaria Alvenaria Alvenaria Alvenaria Madeira Alvenaria Alvenaria Chapa Chapa Chapa Chapa Chapa Chapa Alvenaria Chapa Alvenaria Chapa Chapa Chapa Chapa Chapa

5 3 1

8 Ano 6 4 Classe 8 Ano 4 Classe 4 Classe 6 Classe 4 Classe 2 Classe 4 Classe 6 Classe 6 Classe 7 Ano 6 Classe 2 Classe 4 Classe 4 Classe 4 Classe 4 Classe 4 Classe 4 Classe 4 Classe 7 Ano 6 Classe 6 Classe 4 Classe 6 Classe 4 Classe 4 Classe 2 Classe 2 Classe

2 1 3 1 1 1 2

2 1 2 2 2 2 2 1 1 2 1 1 1 2 2 2 2 2 2 2 1 2 1 1 1 2 2 1 1 2 3 2

2 5 4 4 4 6 1

4 Classe

4 Classe 4 Classe 6 Classe 4 Classe

6 5 3 2 1 5 2 2 1 2 1 4 1 1 2

12

Nmero de Pedidos de Terreno

Localizao

Ano

Nmero

Espargos Zonas Industriais Palmeira Santa Maria Litorais

1997 - 2000 1998 - 2004 1997 - 2004 1990 - 2004 2000 - 2003

3481 73 764 1913 57

Total Geral

6.288

B VENDAS E COMERCIALIZAO So atribuies especficas da SalHabit: - A promoo de habitao, a valorizao do patrimnio territorial e gesto social e financeira do parque habitacional do Municpio; - Exercer actividades acessrias, complementares ou subsidiarias da promoo de habitao de custos controlados, nomeadamente a aquisio, permuta e venda de terrenos ou habitaes, bem como de equipamentos a ela destinados. Para efeitos deste estudo, damos ateno particular promoo de habitao valorizao do patrimnio territorial e gesto social e financeira do parque habitacional do Municpio, entendendo que as outras actividades, sendo acessrias ou complementares, para a sua realizao especfica sero realizadas as anlises pontuais e necessrias. Da resposta j dada pela Cmara Municipal, bem como da triagem na eliminao de duplicao de pedidos, consideramos que o mercado potencial situa-se volta de 4.500 famlias. Admite-se que 60% consegue adquirir o seu terreno na Cmara Municipal e construir a sua habitao prpria, quer seja pela administrao directa ou no, pelo que resta um mercado real de 1.800 famlias, ao qual a empresa pretende responder, no prazo de cinco anos com 20%, permitindo igualmente o surgimento de iniciativas privadas nesse sector.

13

Porm, como acontece com qualquer outra empresa, tratando-se de um produto embrionrio, ter grandes dificuldades em adquirir a sua quota de mercado. O ciclo de penetrao no mercado ser o seguinte: Introduo (Ano 1) Espera-se um crescimento lento das vendas e lucros inexistentes, porm, pela capacidade de penetrao no mercado, desse perodo depende o sucesso a longo prazo. Crescimento (anos 2, 3 e 4) Havendo maior expanso do mercado potencial motivada pela disponibilidade de produtos mais estabilizados, e de caractersticas mais alinhadas com as necessidades dos consumidores, o projecto alcana o equilbrio mnimo necessrio. Nesta fase, os lucros sero mais considerveis mas a necessidade de grandes investimentos pode fazer com que o cash flow seja eventualmente negativo. Maturidade (Ano 5) Nesta fase, a empresa ir atingir a velocidade de cruzeiro, sendo que o mercado estar a ser permanentemente controlado, e as alteraes resultantes do aumento da populao sero acompanhadas com aces direccionadas para novos segmentos. Ser igualmente nesta fase que a empresa dever projectar a sua actividade futura, introduzindo novos produtos, novas tecnologias e novas ideias. Para chegar ao mercado potencial, devero ser realizadas algumas aces de Promoo, incluindo publicidade e relaes pblicas, valorizadas em 1% do volume de negcios esperado. Sendo este um projecto de mbito social, a equipa de Assuntos Scias ter um papel importantssimo na definio e determinao dos critrios de acessibilidade aos fogos.

14

a) Tipologia As tipologias de edificao esto definidas no Regulamento Geral de Edificaes Urbanas (RGEU) de 31 Dez. 1988, sendo: T0 = 35m2; T1 = 52m2; T2 = 72m2; T3 = 91m2; T4 = 105m2; T5 = 122m2; T6 = 134m2. Normalmente em estudos de habitao social, com reas de habitabilidade mnimas, (IFH) a maior procura recai nos T2, T3, T4, e entre estes a tipologia mais pretendida o T3 (trs quartos de cama, uma sala, uma cozinha, uma casa de banho e um estendal). b) Quantidade Para estabelecer este importante critrio, recorremos ao inqurito socioeconmico realizado pela Cmara Municipal; ao volume de pedidos de venda de terrenos existente, e ao ritmo de produo que possa a um tempo, responder com celeridade e qualidade procura e permitir o desenvolvimento da empresa. Ciclos Consideramos ciclos de construo de 10 (dez) meses, e de preparao de 6 (seis) meses, pelo que este projecto ser desenvolvido em 9 ciclos em 5 anos de actividade, resultando o seguinte programa de construes:
Anos 1 2 3 4 5 40 80 80 80 80 360

Total

Trabalhos de Preparao 1 Elaborao dos projectos 2 Elaborao do Caderno de encargos 3 Procura de financiamento 4 - Concurso para construo e Fiscalizao 5 Adjudicao

15

Ciclos de Produo
Ano 1
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16

Ano 2
17 18 19 20 21 22 23 24

40 40 40

40

80

Ano 3
25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 48

Ano 4
41 42 43 44 45 46 47

40 40 40 40

80

80

Ano 5
49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 60 59

40 40 80

16

Aplicao Os fogos construdos tero aplicao diferente, prevendo-se que seja da seguinte forma:
Venda Habitao Venda Comrcio Renda 80% 5% 15% 288 18 54

As vendas para habitao e para comrcio, assim como as rendas resolveis, para efeitos do presente estudo, so considerados como encaixe ou recebimentos totais dos valores.

c) Valor Os custos de construo dependem do nvel de qualidade (acabamentos) que se projectar e dos custos unitrios do mercado de construo civil da Ilha do Sal. Neste quadro e atendendo realidade desta ilha o preo por m2 de rea bruta coberta o valor de 32.000$00 (32.000$00 * 91m2 = 2.912.000$00). Porm, tratando-se de um projecto de habitao a custos controlados, seja pela escolha da modalidade de auto-acabamento (em que a famlia completa a colocao de revestimentos aps a compra e incio de utilizao do fogo), seja pela introduo de novas tecnologias, consideramos ser possvel baixar o custo de construo do fogo para 2.000.000$00. O custo de construo por fogo fica ento estabelecido em 2.000.000 ecv. Tratando-se de um projecto marcadamente social, a margem de comercializao foi estabelecida em 5%, resultando um Preo de Venda por unidade de 2.100.000 ecv. Para os fogos destinados a utilizao comercial, aceita-se uma margem de comercializao de 20%, resultando um Preo de Venda Unitrio de 2.400.000 ecv. Renda Para apurar o valor da renda mensal por fogo, recorremos ao seguinte raciocnio: Do ponto de vista contabilstico, uma habitao amortiza-se em 20 anos, conforme a tabela oficial de amortizaes e reintegraes, resultando um valor anual mnimo a ser recuperado. A esse valor adicionamos como margem mnima de comercializao 5%, resultando, por arredondamento, um valor mensal de 8.800 ecv.

17

I - RENDIMENTOS

Quantidade Ciclos 10 meses Preparao Total Ciclos Total Fogos


40 6 meses 9 360 fogos

Valor Venda Habitao Custo fogo Margem Preo Venda


2.000.000,00 5% 2.100.000,00

Valor Venda Comrcio Custo fogo Margem Preo Venda


2.000.000,00 20% 2.400.000,00

Valor da Renda Custo Amortizao Total ano Valor Renda ms s/ Margem Valor Renda ms c/ Margem
2.000.000,00 20 anos 100.000,00 8.333,33 8.800,00 105.600,00

Aplicao
80% 5% 15% 288 18 54 604.800.000,00 43.200.000,00 28.512.000,00

Venda Habitao Venda Comrcio Renda

Margem de 20%

Mximo

676.512.000,00

18

ESTIMATIVA DE PROVEITOS

Para a elaborao da Estimativa de Proveitos considerarmos que o Preo de Venda no sofre alteraes ao longo dos 5 anos em estudo.

Anos

Total

Produo de Fogos
Venda Habitao 80% Preo Venda Total Venda Comrcio - 5% Preo Venda Total Renda 15%

40 32 2.100.000 67.200.000 2 2.400.000 4.800.000 6 105.600 633.600

80 64 2.100.000 134.400.000 4 2.400.000 9.600.000 12 105.600 1.267.200

80 64 2.100.000 134.400.000 4 2.400.000 9.600.000 12 105.600 1.267.200

80 64 2.100.000 134.400.000 4 2.400.000 9.600.000 12 105.600 1.267.200

80 64 2.100.000 134.400.000 4 2.400.000 9.600.000 12 105.600 1.267.200

360 288

604.800.000 18

43.200.000 54

Valor Anual Total

5.702.400

19

IV FACTORES DE PRODUO

a) Materiais e factores de Produo A SalHabit fixa como objectivo principal a optimizao dos custos de construo atravs da adopo de solues construtivas mais econmicas, especializando em construo de habitao de custo controlado. Esta especializao passa: - Pela tipologia de projectos a adoptar e o rigor na utilizao de espaos habitveis; - Pela seriao das construes e o seu desenvolvimento na vertical; - Pela construo em zonas urbanizadas e infraestruturadas; - Pelo tipo de materiais de construo a ser utilizado, priorizando a utilizao de materiais locais ou de fabrico Nacional quando houver garantia de qualidade e preo; - Investigao de solues construtivas mais econmicas e racionais a nvel Nacional e Internacional. - Cooperar com instituies, laboratrios e empresas vocacionadas para a construo de habitao social e econmico, a operar no Pais e em Pases ou municpios que mantm relaes privilegiadas com o municpio do Sal e com Cabo Verde. b) Arquitectura e Engenharia Civil Embora a empresa possa, no mbito de cooperao com entidades geminadas, conseguir que os projectos sejam oferecidos, os custos dos mesmos, nomeadamente arquitectura, e todas as especialidades foram estabelecidos em 2% do custo da construo. Esse custo real, normalmente oscila entre 2 e 4%.

Anos

Total

Desembolsos

126.000.000

160.000.000

160.000.000

160.000.000

114.000.000

720.000.000

Honorrios

2.520.000

3.200.000

3.200.000

3.200.000

2.280.000

14.400.000

20

V CUSTOS DE INVESTIMENTO

a) Terrenos Os terrenos disponveis so: Santa Maria Bairro Novo Palmeira PUD 4 PUD 5 PUD 6 Total 22.051,36 m2 1.984,00 m2 10.876,00 m2 2.108,80 m2 6.394,00 m2 2.660,00 m2 46.074,16 m2

Os custos (m2) a reter para estes terrenos so os seguintes: Santa Maria Palmeira 500$00 200$00

Bairro Novo e PUDs 400$00

O custo total dos terrenos de 18.460.200$00.

Para efeitos de desenvolvimento da empresa, interessa desde j proceder reserva de bolsas de terreno em reas de expanso da Vila de Espargos, da Vila de Santa Maria e da Palmeira, bem como o respectivo calendrio de disponibilizao.

21

22

23

24

b) Equipamentos

Descrio

Qntd.

Valor

Total

Gabinete PDG Computador Completo Mobilirio Escritrio Gabinete Director Tcnico Computador Completo Mobilirio Escritrio Gabinete Director Administrat. Computador Completo Mobilirio Escritrio Gabinete Assuntos Sociais Computador Completo Mobilirio Escritrio Gabinete Servios Administrat. Mobilirio Escritrio Contabilidade Computador Completo Mobilirio Escritrio Gabinete Tcnico Computador Completo Mobilirio Escritrio Viatura Ford 4 x 4 1 2 1 200.000,00 75.000,00 2.400.000,00 1 1 200.000,00 75.000,00 1 75.000,00 1 1 200.000,00 75.000,00 1 1 200.000,00 75.000,00 1 1 200.000,00 100.000,00 1 1 200.000,00 75.000,00

275.000,00 200.000,00 75.000,00 300.000,00 200.000,00 100.000,00 275.000,00 200.000,00 75.000,00 275.000,00 200.000,00 75.000,00 75.000,00 75.000,00 275.000,00 200.000,00 75.000,00 350.000,00 200.000,00 150.000,00 2.400.000,00

Total Investimento Equipamentos

4.225.000,00

25

c) Construo civil Timings dos desembolsos

Programas

Ano

Valor

Programas I e II Programas II, III e IV Programas IV, V e VI Programas VI, VII e VIII Programas VIII e IX Total Geral

1 2 3 4 5

126.000.000 160.000.000 160.000.000 160.000.000 114.400.000

720.400.000

26

VI ORGANIZAO E GASTOS GERAIS

A ORGANIZAO a) Constituio Legal e Controle da Empresa A empresa constituda sob forma de Sociedade Annima, pertencendo Cmara Municipal do Sal a totalidade do Capital Social, que, num futuro poder, eventualmente, proceder cotao na Bolsa de Valores, nomeadamente como forma de financiar novas operaes. Cronograma Aps a autorizao pela Assembleia Municipal: Homologao pelo Ministrio competente Instalao da Empresa Obteno dos Projectos Obteno do Financiamento Concurso para execuo Adjudicao da Obra Lanamento da 1 Pedra O Controle da Empresa A empresa pertence ao Municpio do Sal. 1 - Nos termos do nmero 3 do Artigo 1. dos Estatutos, sujeita-se tutela da Cmara Municipal, que atravs do seu Delegado faz-se representar como Assembleia Geral e exerce os poderes concedidos no Artigo 10 dos mesmos Estatutos. O Conselho Geral um rgo consultivo constitudo por sete a nove membros, eleitos pela Assembleia Municipal, de entre cidados de reconhecido mrito, com a competncia para emitir pareceres sobre quaisquer matrias que lhe forem submetidas pelo Conselho de Administrao, sem prejuzo da sua audio obrigatria nas seguintes matrias: a) Concepo dos programas habitacionais e das respectivas infraestruturas urbansticas e equipamentos de apoio; b) Fixao de preos dos bens e servios da empresa; c) Celebrao de contratos programa; d) Estudos de urbanizao e de requalificao urbana; At 15 de Abril At 30 de Abril At 30 de Junho At 15 de Julho At 30 de Agosto At 7 de Setembro At 15 de Setembro

27

A fiscalizao da actividade da SalHabit compete a um Conselho Fiscal composto por trs auditores eleitos pela Assembleia Municipal, sob proposta da Cmara Municipal, por maioria absoluta de votos dos seus membros, de entre auditores certificados ou personalidades de reconhecida competncia em auditoria ou contabilidade. b) Estrutura Organizativa O Conselho de Administrao composto por trs membros, um dos quais o Presidente. Compete ao prprio Conselho de Administrao a Gesto directa da empresa, sendo o Presidente o Director Geral, e os dois Administradores, os Directores Administrativo e Financeiro e Tcnico.

Organigrama da Empresa

A.G.

C. A.

Admini. Finan.

P.D.G.

Admin. Tcnico

Serv. Administ.

Servios Sociais

Gabinete Tcnico

Contabilidade

O Presidente do Conselho de Administrao Presidente Director Geral uma pessoa que, pela palavra ou pelo mesmo tempo: - Orienta as pessoas sob a sua responsabilidade em direco a uma viso clara do futuro da empresa; exemplo, influencia os pensamentos, o comportamento e/ou os sentimentos das pessoas, e que ao

28

- Demonstra um forte empenho em concretizar a viso proposta; - Possui o domnio da informao relevante para a tomada de deciso, tanto do ambiente interno como do ambiente externo; - Tem capacidade de delegao de responsabilidades e de descentralizao de funes. Espera-se do PDG: - Liderana forte e assente no exemplo; - Descentralizao e responsabilizao dos colaboradores; - Rigor e competncia no desempenho; - Identificao e sentimento de orgulho para com a empresa;

O Administrador Financeiro rea Administrativa e Financeira O Administrador Tcnico Director Tcnico

29

c) Estatutos CAPTULO I Firma, durao, sede e objecto Artigo 1 (Constituio) 1. constituda, nos termos dos presentes estatutos, uma empresa pblica municipal, sob a forma de sociedade annima, unipessoal, denominada SalHabit Empresa Municipal de Habitao e Urbanizao, Sociedade Unipessoal, S.A., adiante designada por SalHabit; 2. A SalHabit dotada de personalidade jurdica, com autonomia administrativa e financeira e patrimnio prprio. 3. A SalHabit est sujeita Tutela da Cmara Municipal do Sal. 4. A SalHabit rege-se pelas leis aplicveis s empresas pblicas municipais, pelos presentes estatutos e pelas deliberaes que, em conformidade com a legislao em vigor, forem adoptadas pela Cmara Municipal, como entidade de tutela; 5. A durao da empresa por tempo indeterminado. Artigo 2 (Sede) 1. A SalHabit tem sede na Vila dos Espargos, Ilha do Sal, Repblica de Cabo Verde. 3.O Conselho de Administrao pode criar e encerrar, em qualquer ponto do territrio nacional ou fora dele, agncias, delegaes ou quaisquer formas de representao. Artigo 3 (Objecto) 1.A SalHabit tem por objecto principal a promoo de habitao de custos controlados, urbanizao, valorizao patrimonial e da gesto do seu patrimnio habitacional e fundirio, na Ilha do Sal. 2. A SalHabit pode ainda exercer actividades acessrias, complementares ou subsidirias, da promoo da habitao de custos controlados, nomeadamente, aquisio, permuta e venda de terrenos ou habitaes, bem como de equipamentos a elas destinados. 3.Para a prossecuo dos fins referenciados nos nmeros antecedentes poder a SalHabit: a) Conceber e promover a execuo de programas habitacionais, construindo, adquirindo ou alienando habitaes de custos controlados, as respectivas infraestruturas urbansticas e equipamentos de apoio; b) Apoiar a construo, construir, adquirir, recuperar, onerar, arrendar e ou vender habitaes de custos controlados; c) Adquirir terrenos para neles executar projectos habitacionais ou, se se mostrar mais conveniente, proceder a sua venda a preos no especulativos; d) Celebrar contratos programas com o Municpio do Sal, ou com outra entidade pblica quando devidamente autorizada pela Assembleia Geral, nos domnios das suas atribuies e, especialmente, na produo de solos urbanos, gesto

30

e)

f) g) h) i) j) k) l) m) n)

imobiliria, infra-estruturas urbansticas, estudos de urbanizao e de renovao urbana; Procurar influenciar o mercado de preos das habitaes e dos terrenos para construo, fazendo uso de tecnologias alternativas de construo que assegurem um preo final mais compatvel com rendimento mdio das famlias residentes na Ilha; Promover uma adequada administrao patrimonial e social, designadamente organizando e mantendo actualizado o cadastro de bens imveis e um banco de dados relativo aos seus moradores; Assegurar uma correcta gesto financeira do seu patrimnio habitacional e fundirio ou, mediante conveno, do Municpio do Sal ou de outra entidade pblica; Realizar, promover e participar em estudos de urbanizao e de renovao urbana; Elaborar estudos e projectos relacionados com o seu objecto social; Promover as aces de cobrana do preo de venda e das rendas das habitaes; Promover as aces de formao e informao junto das populaes alvo; Exercer os poderes e executar os servios pblicos que o Municpio do Sal nela delegue; Exercer todas as actividades complementares e subsidirias relacionadas com as anteriores; Exercer os demais actos necessrios correcta prossecuo das suas atribuies gerais e especficas.
o

Artigo 4 (Participao em sociedades) A SalHabit pode participar em qualquer tipo de sociedade com objecto semelhante, afim ou complementar, associaes ou agrupamentos complementares de empresas. CAPTULO II Capital, aces e obrigaes Artigo 5 (Capital social) 1.O capital social de trinta e dois milhes e quinhentos mil escudos e est representado por vinte e oito mil e quinhentas aces, no valor nominal de mil escudos cada uma, estando o capital realizado de forma seguinte: a) Treze milhes, quinhentos e quarenta mil escudos em dinheiro, b) Dezoito milhes, quatrocentos e sessenta mil escudos em terrenos; 2. As aces so nominativas. 3. Podero ser emitidos ttulos de um, cinco, dez, cinquenta, cem e mil aces. 4. O Conselho de Administrao pode emitir certificados provisrios ou definitivos representativos de qualquer nmero de aces. 5. A SalHabit poder emitir obrigaes e outros ttulos de dvida nos termos da legislao em vigor. Artigo 6 (Aumento do capital)
o

31

O capital social poder ser aumentado uma ou mais vezes, sob a proposta do Conselho de Administrao, por deliberao da Assembleia Geral. Artigo 7 (Realizao do capital) O capital encontra-se integralmente subscrito e realizado em cem por cento, pertencendo a totalidade das aces ao Municpio da Ilha do Sal. CAPTULO III rgos sociais SECO I Disposies gerais Artigo 8 (Identificao dos rgos) 1. So rgos sociais a Assembleia Geral, o Conselho de Administrao e o Conselho Fiscal. 2. Junto do Conselho de Administrao funciona um rgo auxiliar com funes consultivas designado Conselho Geral. 3. Os membros dos rgos sociais exercem as suas funes por perodos de trs anos, renovveis. 4. Os membros dos rgos sociais consideram-se empossados logo que tenham sido eleitos e permanecem no exerccio das suas funes at eleio de quem deva substitui-los. SECO II Assembleia geral Artigo 9 (Constituio) 1.A assembleia geral constituda pelo delegado especialmente credenciado para o efeito pela Cmara Municipal do Municpio da Ilha do Sal, sob a proposta do Presidente, ouvido o vereador ou vereadores responsveis pelos pelouros do planeamento e da administrao urbanstica. 2. O mandato do delegado vlido por um perodo de trs anos, livremente revogvel a todo o tempo por deliberao da Cmara Municipal, sob a proposta do seu Presidente. 3. O delegado, sem prejuzo da autonomia tcnica que se mostrar necessria em face das circunstncias concretas do caso, deve obedincia s instrues e directivas que lhe forem determinadas pelo Presidente da Cmara Municipal. Artigo 10 (Competncia) Compete Assembleia Geral, para alm do disposto na lei, designadamente nas Bases Gerais das Empresas Pblicas, o seguinte: a) Definir polticas gerais, estratgias, objectivos e as metas a prosseguir pela SalHabit, tendo em vista a sua integrao e enquadramento nas opes e estratgia

32

de desenvolvimento e nas polticas pblicas sectoriais e regionais definidas, sem prejuzo da autonomia necessria a uma gesto eficiente; b) Apreciar o relatrio do Conselho de Administrao, discutir e votar o balano e as contas e o parecer do Conselho Fiscal e decidir sobre a aplicao dos resultados; c) Ordenar inspeces ou auditorias empresa; d) Exigir e obter informaes de gesto e outras consideradas necessrias ou convenientes para acompanhar de modo eficaz e eficiente a actividade da empresa ou para verificar actos especficos de gesto; e) Designar os membros do Conselho de Administrao e o Presidente do Conselho de Administrao; d) Deliberar sobre as alteraes dos estatutos; e) Aprovar os planos de actividades, os planos financeiros, os programas e oramentos anuais e plurianuais da empresa, o balano e contas, a constituio de reservas e a aplicao de resultados; f) Aprovar a contraco de emprstimos a mdio e longo prazos, a emisso de obrigaes, a aquisio, onerao e alienao de participaes sociais ou de imveis quando no previstos nos planos de actividades e nos planos financeiros aprovados; g) Aprovar a poltica geral de preos; h) Aprovar a poltica salarial e o estatuto de pessoal. Artigo 11 (Reunies da Assembleia Geral) 1.A Assembleia Geral convocada e presidida pelo delegado da Cmara Municipal e reunir ordinariamente, pelo menos, duas vezes por ano. 2. A Assembleia Geral funciona desde que o delegado da Cmara Municipal esteja presente e delibera pelo voto que ele emitir, conformando-se esse voto com as orientaes recebidas pela Cmara Municipal, atravs do seu Presidente. 3. A Assembleia Geral secretariada por quem for designado pelo delegado, cabendo ao secretrio elaborar e submeter aprovao da assembleia geral a acta da reunio. 4. Para a reunio devem tambm ser convocados os membros do conselho de administrao e do conselho fiscal, podendo ainda assistir qualquer cidado.

SECO III Conselho de administrao Artigo 12 (Vinculao) 1.A administrao da SalHabit e sua representao em juzo e fora dele, activa e passivamente, confiada a um Conselho de Administrao, constitudo por trs ou cinco membros, designados pela Assembleia Geral. 2. Para obrigar a SalHabit em contratos, seja qual for a sua natureza, aceites, saques, endossos de letras, subscrio de livranas ou de quaisquer outros ttulos que

33

implique responsabilidade financeira, seja qual for o montante, basta a assinatura do Presidente do Conselho de Administrao e de um administrador ou na ausncia do Presidente, de dois administradores, com as limitaes que forem estabelecidas em Assembleia Geral. 3.A SalHabit no se obriga em contratos, fianas, abonaes, letras de favor ou em quaisquer outros actos e documentos estranhos aos fins sociais, ficando os seus autores responsveis pelos prejuzos que lhe causarem. 4. Em assunto de mero expediente bastar a assinatura de um administrador. Artigo 13 (Competncia) 1.Ao Conselho de Administrao compete, alm das funes que por lei e por estes estatutos lhe so conferidas: a) Gerir os negcios sociais e praticar todos os actos e operaes relativas ao objecto social que no caibam na competncia atribuda a outros rgos da SalHabit; b) Representar a SalHabit em juzo e fora dele, activa e passivamente, podendo desistir, transigir e confessar em quaisquer pleitos e bem assim, comprometer-se, mediante conveno de arbitragem, deciso de rbitros; c) Vender ou, por outra forma, alienar ou onerar direitos e bens, mveis ou imveis, inscritos nos planos de actividades, planos financeiros e oramentos; d) Constituir e adquirir sociedades, subscrever, adquirir, onerar participaes sociais, com prvia autorizao da assembleia geral; e alienar

e) Estabelecer a organizao tcnico-administrativa da SalHabit, as normas de funcionamento interno, designadamente sobre o pessoal e sua remunerao; f) Constituir mandatrios com os poderes que julgue convenientes, incluindo os de substabelecer; g) Exercer as demais competncias que lhe sejam atribudas pela lei e pelos rgos sociais. 2. Pode a Assembleia Geral impor ainda outros limites ao Conselho de Administrao nos poderes conferidos nas alneas c) e d) do nmero anterior. Artigo 14 (Poderes do Presidente) 1. Compete, especialmente, ao presidente do Conselho de Administrao: a) Representar o conselho em juzo e fora dele; b) Coordenar a actividade do Conselho de Administrao e convocar e dirigir as respectivas reunies; c) Zelar pela correcta execuo das deliberaes do Conselho de Administrao. 2.Nas suas faltas e impedimentos, o presidente ser substitudo pelo administrador designado para o efeito, por deliberao do Conselho de Administrao.

34

Artigo 15 (Qurum) 1.O Conselho de Administrao no poder funcionar sem a presena de maioria dos seus membros em exerccio, salvo motivo de urgncia, como tal reconhecido pelo presidente, caso em que os votos podem ser expressos por correspondncia ou por procurao passada a outro administrador. 2.O Conselho de Administrao rene-se mensalmente e sempre que convocado pelo presidente ou a pedido de qualquer dos seus membros. 3.As deliberaes do Conselho de Administrao constaro sempre de acta e sero tomadas por maioria de votos dos membros presentes, tendo o presidente ou quem o substituir voto de qualidade. 4.O Conselho de Administrao pode deliberar por escrito, independentemente de reunio, desde que haja unanimidade.

Artigo 16 (Delegao de poderes) O Conselho de Administrao pode delegar poderes, nos termos da lei comercial em vigor, e constituir mandatrios que obriguem a SalHabit no mbito e termos do respectivo mandato. Artigo 17 (Assinaturas mecnicas) O Conselho de Administrao poder deliberar, nos termos e dentro dos limites legais, que certos documentos da SalHabit sejam assinados por processos mecnicos ou chancela. Artigo 18 (Remuneraes dos administradores) As remuneraes dos administradores sero fixadas pela Assembleia Geral. Artigo 19 (Conselho Geral) Junto do Conselho de Administrao poder funcionar, como rgo consultivo, o Conselho Geral, constitudo por sete a nove membros, eleitos pela Assembleia Municipal do Municpio do Sal, sob a proposta da Cmara Municipal, de entre cidados de reconhecido mrito, com a competncia para emitir pareceres sobre quaisquer matrias que lhe forem submetidas pelo Conselho de Administrao, sem prejuzo da sua audio obrigatria nas matrias seguintes: e) Concepo dos programas habitacionais e das respectivas infra-estruturas urbansticas e equipamentos de apoio; f) Fixao de preos dos bens e servios da empresa; g) Celebrao de contratos-programa; h) Estudos de urbanizao e de requalificao urbana. SECO IV Conselho Fiscal

35

Artigo 20 (Composio) A fiscalizao da actividade da SalHabit compete a um Conselho Fiscal composto por trs auditores eleitos pela Assembleia Municipal, por maioria absoluta de votos dos seus membros, de entre auditores certificados ou personalidades de reconhecida competncia em auditoria ou contabilidade, sob a proposta da Cmara Municipal.

SECO V Princpios de Gesto Artigo 21 (Equilbrio econmico e financeiro) 1.A gesto da SalHabit deve ser conduzida de forma a assegurar a sua viabilidade econmica e o seu equilbrio financeiro, no quadro das suas atribuies de promoo de habitao de custos controlados, urbanizao, valorizao patrimonial e da gesto do seu patrimnio habitacional e fundirio, na Ilha do Sal. 2.Na gesto deve a administrao procurar adaptar a oferta procura economicamente rentvel e a obteno de custos que permitam o equilbrio da gesto a mdio prazo, excepto quando sejam acordadas com o Municpio, ou com o Estado, especiais obrigaes decorrentes da prossecuo estrita de fins de interesse pblico. 3.Deve ainda a administrao assegurar ndices de produtividade compatveis com as exigncias de desenvolvimento local, regional e nacional e procurar adoptar progressivamente um modelo de gesto por objectivos, adaptada dimenso da empresa. Artigo 22 (Fixao de preos) A SalHabit prossegue fins de interesse pblico e deve actuar com recurso a critrios de eficcia e de economicidade, fixando preos e condies de pagamento, que, em conformidade com o que estiver disposto nas leis e regulamentos, facilitem, naturalmente sem perda de rentabilidade, a aquisio de habitao aos muncipes com menor rendimento. Artigo 23 (Contrato programa) Sempre que o Municpio ou o Governo pretenda atribuir SalHabit especiais obrigaes de interesse pblico para a prossecues de objectivos sectoriais especficos, deve estabelecer com ela o respectivo contrato programa, no qual devem ficar definidas as obrigaes recprocas e o plano de actividades da empresa para o perodo a que respeitar. Artigo 24 (Auditoria e Fiscalizao) Sem prejuzo da competncia atribuda ao Conselho Fiscal, a SalHabit est sujeita auditoria e fiscalizao econmico-financeira do departamento governamental responsvel pelas Finanas, o qual poder, para o efeito, recorrer aos servios de auditores externos idneos.

36

d) Misso A SalHabit opera no sector imobilirio, preocupando-se prioritariamente com o fomento da habitao social e valorizao do patrimnio, dirigida s camadas com menos posses, oferecendo uma relao preo qualidade satisfatria e assegurando resultados atravs de uma gesto eficaz dos recursos e das pessoas. e) Objectivos - Eliminar as barracas e casas de lata; - Criar habitaes condignas - Influenciar os preos e desencorajar a especulao fundiria e imobiliria - Contribuir para a requalificao urbana - Favorecer a Incluso social

B GASTOS GERAIS a) Administrativos Engloba as despesas resultantes de expedientes administrativos, servios de nomeadamente com a compra de materiais de escritrios, consumveis, combustveis, servios de contabilidade, comunicaes, segurana e despesas bancrias.

Despesas

Ms

Ano

Consultoria
Seguros Combustveis Comunicaes Manuteno Informtica Deslocaes da Direco Representao

50.000,00 15.000,00 20.000,00 40.000,00 35.000,00

600.000,00 180.000,00 240.000,00 480.000,00 420.000,00 400.000,00

10.000,00 15.000,00

120.000,00 180.000,00 400.000,00

Despesas do C. A. Formao do Pessoal Rendas e Aluguer Diversos Total Geral

50.000,00

600.000,00 302.000,00

235.000,00

3.922.000,00

37

b) Salrios e Ordenados Engloba as remuneraes certas e as frias. As remuneraes foram determinadas com base nos salrios praticados em empresas de renome a nvel nacional, incluindo um ms de frias.

Funo

N.

Salrio Base

Seguros

INPS

Mensal

Anual

PDG Administ. Tcnico Administ. Finan. Tcnico A. Sociais Contabilista Auxiliar Administ. Auxiliar Tcnico Total

1 1 1 1 1 1 1 7

198.000,00 158.400,00 158.400,00 65.000,00 65.000,00 45.000,00 45.000,00

330,00 330,00 330,00 330,00 330,00 330,00 330,00

29.700,00 23.760,00 23.760,00 9.750,00 9.750,00 6.750,00 6.750,00

228.030,00 182.490,00 182.490,00 75.080,00 75.080,00 52.080,00 52.080,00 847.330,00

2.964.390,00 2.372.370,00 2.372.370,00 976.040,00 976.040,00 677.040,00 677.040,00 11.015.290,00

c) Finanas O Capital Social constitudo pelo conjunto de bens e de direitos, econmicos ou financeiros, mveis ou imveis que o promotor afecta empresa, para o arranque da actividade.

Capital Social
- Terrenos - Dinheiro Total
18.460.000,00 13.540.000,00 32.000.000,00

Financiamentos A obteno dos financiamentos necessrios junto das Instituies de Crdito apresenta pelo menos 3 ordens de dificuldades: 1 Tempo Como verificamos, no programa de construo, o volume de trabalhos importante, e o relacionamento com os empreiteiros ser feito com base nos oramentos apresentados e na evoluo das situaes de trabalho. Da a necessidade incontornvel de uma disponibilidade financeira

38

partida. O tempo de disponibilizao dos valores pelas Instituies de Crdito no pode ser um factor inibidor da prossecuo dos trabalhos. 2 Custo do Dinheiro (taxas de juros) As taxas de juros actualmente praticadas so bastante elevadas (13,5%) existindo casos de negociao directa em que os investidores tiveram acesso a taxas de 12 e 11%. Sabe-se igualmente que o "Fundo Municipal de Investimentos" a ser financiado pela Caixa Francesa de Investimentos entra em funcionamento no prximo ms de Junho e que poder praticar taxas de juros de 8 ou 9%. 3 Garantias natural a hipoteca dos terrenos, alm de outras exigncias como a apresentao de uma livrana no valor do emprstimo mais 10%, para execuo em casos de incumprimento. Contratos - Programa Pelos contratos programa com a Cmara Municipal do Sal, no valor de 60.000.000$00 no 1 ano, crescendo 5% por ano, a empresa ter sua disposio meios financeiros, que adicionados s tranches libertas pela Instituio Financeira, sero suficientes para realizar o programa de construo.

Necessidade de Financiamento

Anos

Total

Desembolsos

126.000.000

160.000.000

160.000.000

160.000.000

114.000.000

720.000.000

Contratos Programa

60.000.000

63.000.000

66.150.000

69.458.000

72.931.000

331.539.000

Neces. Financiamento

66.000.000

97.000.000

93.850.000

90.542.000

41.069.000

388.461.000

Juros taxa de 11%

7.260.000

10.670.000

10.323.500

9.959.620

9.577.590

47.790.710

39

Os terrenos da empresa valorizados conforme a tabela de preos por metro quadrado aprovada em 15 de Dezembro de 2004 resultam no valor de 117.563.167$00, a ser considerado para efeitos de hipoteca e negociao junto das Instituies de Crdito. Santa Maria Bairro Novo PUD 4 PUD 5 PUD 6 Palmeira 3.000$00 2.384$00 2.384$00 2.148$00 1.909$00 2.100$00

2 Anlise do emprstimo Deve-se procurar um entendimento de parceria com a Instituio de Crdito, que garantir a execuo do programa de construo. Negociao global A negociao do financiamento com a Instituio de crdito dever basear-se no volume total de terrenos disponveis para os primeiros 5 anos de actividade (46.074,16m2), equivalente ao valor actual de 117.563.167$00, financiamento. Valor do financiamento Em forma de abertura de crdito at ao montante apurado no mapa das necessidades de financiamento (388.461.000$00); Desembolsos Os desembolsos sero feitos em funo das necessidades anuais, em tranches comprovados por situaes de trabalho apresentadas pelos empreiteiros e autorizadas pela entidade de fiscalizao. Taxa de juros Os juros - a taxa deve ser objecto de negociao e sero contados sobre o valor utilizado e efectivamente em dvida. Para a obteno dos encargos financeiros calculamos a taxa de 11%. correspondente a 30,26% da necessidade de

40

Perodo de carncia A Instituio de Crdito concede um ano de carncia sobre as tranches anuais, permitindo que a obrigao de liquidar os juros e o capital tenha lugar um ano aps a disponibilizao do capital. Liquidao A liquidao dos juros e do capital ser feita como previsto no Mapa dos Fluxos de Caixa, no constituindo nenhuma dificuldade tesouraria. Garantia A SalHabit concede Instituio Financeira hipoteca em primeiro grau numa nica escritura da totalidade dos lotes a serem utilizados no perodo em estudo. d) Amortizaes As taxas utilizadas so as constantes da Portaria 3/84 que trata as taxas de amortizaes e reintegraes.

Descrio do Activo Imobilizado

Anos aqui si o Uti liza o

Activo Imobilizado Qnt. valor bruto

Amortizao no Exerccio

Taxa

Valor

4231 - Equip.Bs. Mq. e Inst. Equipamentos Informticos 423 - Equip. Social e Mobilirio Mobilirio Escritrio 2005 425 - Mat. de Carga e transportes Viaturas 4 x 4 2005 5 1 2.400.000,00 2.400.000,00 Total Geral................ 4.225.000,00 20,00% 480.000,00 480.000,00 858.125,00 8 8 625.000,00 1.825.000,00 12,50% 78.125,00 378.125,00 2005 5 6 1.200.000,00 25,00% 300.000,00

41

e) Custos Comerciais Engloba os custos com Marketing, Publicidade e Promoo da empresa e dos seus produtos.

Anos

Total

Total Vendas Gastos Comerciais

72.633.600 726.336

145.267.200 1.452.672

145.267.200 1.452.672

145.267.200 1.452.672

145.267.200 1.452.672

653.702.400 6.537.024

42

VII - ANLISE ECONMICA

A avaliao econmica deve normalmente, procurar resposta para a seguinte questo:

Os benefcios econmicos gerados so suficientemente compensadores para justificar o sacrifcio de consumos inerentes afectao de recursos escassos no projecto? Para responder, procederemos de seguida a alguns clculos, sustentados por 3 cenrios que razoavelmente possam ocorrer, e atravs do teste de sensibilidade demonstraremos at onde os pressupostos chave podem variar sem colocar em risco a capacidade de solvncia (definio conforme os livros oficiais).

Clculo do Fundo de Maneio

Designao

Ano

Despesas Gerais Despesas com o Pessoal Despesas Comerciais

3.922.000,00 11.015.290,0 0 726.336,00

Fundo Necessrio Para 12 meses de Funcionamento

15.663.626,00

43

Clculo do Ponto Crtico das Vendas

Anos

Total

Custo Fixos

26.301.751

31.118.087

31.520.297

31.156.417

30.639.387

150.735.939

Custos Variveis

66.000.000

97.000.000

93.850.000

90.542.000

41.069.000

388.461.000

Total Custos

92.301.751

128.118.087

125.370.297

121.698.417

71.708.387

539.196.939

Ponto Crtico

46

64

63

61

36

270

Utilizao

Habitao 80% Preo Venda Habita Sub Total

36 2.100.000 75.600.000

51 2.100.000 107.100.000

50 2.100.000 105.000.000

48 2.100.000 100.800.000

28 2.100.000 58.800.000

213

447.300.000

Comrcio 15% Preo Venda Comrcio Sub Total

7 2.400.000 16.800.000

9 2.400.000 21.600.000

9 2.400.000 21.600.000

9 2.400.000 21.600.000

6 2.400.000 14.400.000

40

96.000.000

Arrendam. 5% Renda Anual Sub Total

3 105.600 316.800

4 105.600 422.400

4 105.600 422.400

4 105.600 422.400

2 105.600 211.200

17

1.795.200

Total Receitas

92.716.800

129.122.400

127.022.400

122.822.400

73.411.200

545.095.200

44

Previsional de Explorao I - Cenrio Realista - O Volume de Vendas permanece estvel ao longo do perodo; - Os Custos com a construo permanecem estveis ao longo do perodo; - Os Gastos Gerais sofrem aumentos de 5% ao fim de cada 2 anos; - Os Custos com o Pessoal sofrem aumentos de 5% ao fim de cada 2 anos;

Anos

Total

Produo de Fogos

40

80

80

80

80

360

Receitas

132.633.600

208.267.200

211.417.200

214.725.200

218.198.200

985.241.400

De Vendas e Rendas Subsdios da CMS

72.633.600 60.000.000

145.267.200 63.000.000

145.267.200 66.150.000

145.267.200 69.458.000

145.267.200 72.931.000

653.702.400 331.539.000

Custos

144.183.626

179.589.962

180.338.672

180.338.672

134.203.672

818.654.604

Custo Construo Gastos Gerais Custos Comercias Pessoal Honorrios

126.000.000 3.922.000 726.336 11.015.290 2.520.000

160.000.000 3.922.000 1.452.672 11.015.290 3.200.000

160.000.000 4.119.000 1.452.672 11.567.000 3.200.000

160.000.000 4.119.000 1.452.672 11.567.000 3.200.000

114.000.000 4.325.000 1.452.672 12.146.000 2.280.000

720.000.000 20.407.000 6.537.024 57.310.580 14.400.000

Resultado Bruto

-11.550.026

28.677.238

31.078.528

34.386.528

83.994.528

166.586.796

Amortizaes Amortiz. Juros Dvida Resultado Antes Impostos

858.125 7.260.000

858.125 10.670.000

858.125 10.323.500

858.125 9.959.620

858.125 9.577.590

4.290.625 47.790.710

-19.668.151

17.149.113

19.896.903

23.568.783

73.558.813

114.505.461

Proviso IUR

5.144.734

5.969.071

7.070.635

22.067.644

40.252.084

Resultados Lquidos

-19.668.151

12.004.379

13.927.832

16.498.148

51.491.169

74.253.377

45

Previsional de Tesouraria

Anos

Total

Origem dos Fundos

67.990

125.677

124.929

124.929

125.064

500.598

Resultados Libertos Capital Social Financiamento Bancrio

-11.550 13.540 66.000

28.677

31.079

34.387

83.995

166.587 13.540

97.000

93.850

90.542

41.069

388.461

Aplicao dos Fundos

11.485

76.670

107.324

103.810

100.120

41.069

440.477

Investimento Imobilizado Encargos financeiro Reembolso Capital

4.225 7.260

0 10.670 66.000

0 10.323 97.000

0 9.960 93.850

0 9.578 90.542

0 0 41.069

4.225 47.791 388.461

Saldo Tesouraria

56.505

49.007

17.605

21.119

24.944

-41.069

128.111

46

II - Cenrio Optimista - O Volume de Vendas cresce 10% em cada 2 anos devido a alteraes dos preos; - Os Custos com a construo permanecem estveis ao longo do perodo; - Os Gastos Gerais sofrem aumentos de 5% ao fim de cada 2 anos; - Os Custos com o Pessoal sofrem aumentos de 5% ao fim de cada 2 anos;

Anos

Total

Produo de Fogos

40

80

80

80

80

360

Receitas

132.633.600

208.267.200

225.943.920

229.251.920

248.704.312

1.044.800.952

De Vendas e Rendas Subsdios da CMS

72.633.600 60.000.000

145.267.200 63.000.000

159.793.920 66.150.000

159.793.920 69.458.000

175.773.312 72.931.000

713.261.952 331.539.000

Custos

144.183.626

179.589.962

180.338.672

180.338.672

134.203.672

818.654.604

Custo Construo Gastos Gerais Custos Comercias Pessoal Honorrios

126.000.000 3.922.000 726.336 11.015.290 2.520.000

160.000.000 3.922.000 1.452.672 11.015.290 3.200.000

160.000.000 4.119.000 1.452.672 11.567.000 3.200.000

160.000.000 4.119.000 1.452.672 11.567.000 3.200.000

114.000.000 4.325.000 1.452.672 12.146.000 2.280.000

720.000.000 20.407.000 6.537.024 57.310.580 14.400.000

Resultado Bruto

-11.550.026

28.677.238

45.605.248

48.913.248

114.500.640

226.146.348

Amortizaes Amortiz. Juros Dvida Resultado Antes Impostos Proviso IUR

858.125 7.260.000

858.125 10.670.000

858.125 10.323.500

858.125 9.959.620

858.125 9.577.590

4.290.625 47.790.710

-19.668.151

17.149.113

34.423.623

38.095.503

104.064.925

174.065.013

5.144.734

10.327.087

11.428.651

31.219.478

58.119.949

Resultados Lquidos

-19.668.151

12.004.379

24.096.536

26.666.852

72.845.448

115.945.064

47

III - Cenrio Pessimista - O Volume de Vendas permanece estvel ao longo do perodo; - Os Custos com a construo aumentam 5% por ano; - Os Gastos Gerais sofrem aumentos de 5% por ano; - Os Custos com o Pessoal sofrem aumentos de 5% por ano;

Anos

Total

Produo de Fogos

40

80

80

80

80

360

Receitas

132.633.600

208.267.200

211.417.200

214.725.200

218.198.200

985.241.400

De Vendas e Rendas Subsdios da CMS

72.633.600 60.000.000

145.267.200 63.000.000

145.267.200 66.150.000

145.267.200 69.458.000

145.267.200 72.931.000

653.702.400 331.539.000

Custos

144.183.626

188.336.827

197.121.034

205.944.452

158.689.041

894.274.980

Custo Construo Gastos Gerais Custos Comercias Pessoal Honorrios

126.000.000 3.922.000 726.336 11.015.290 2.520.000

168.000.000 4.118.100 1.452.672 11.566.055 3.200.000

176.000.000 4.324.005 1.452.672 12.144.357 3.200.000

184.000.000 4.540.205 1.452.672 12.751.575 3.200.000

136.800.000 4.767.216 1.452.672 13.389.154 2.280.000

790.800.000 21.671.526 6.537.024 60.866.431 15.816.000

Resultado Bruto

-11.550.026

19.930.374

14.296.166

8.780.748

59.509.159

90.966.420

Amortizaes Amortiz. Juros Dvida Resultado Antes Impostos

858.125 7.260.000

858.125 10.670.000

858.125 10.323.500

858.125 9.959.620

858.125 9.577.590

4.290.625 47.790.710

-19.668.151

8.402.249

3.114.541

-2.036.997

49.073.444

38.885.085

Proviso IUR

2.520.675

934.362

14.722.033

18.177.070

Resultados Lquidos

-19.668.151

5.881.574

2.180.179

-2.036.997

34.351.411

20.708.015

48

VIII TESTE DE SENSIBILIDADE

Mantendo os pressupostos do cenrio Realista Reduo dos Rendimentos Globais a 5%

Anos

Total

Produo de Fogos

40

80

80

80

80

360

Receitas

126.001.920

197.853.840

200.846.340

203.988.940

207.288.290

935.979.330

Custos

144.183.626

179.589.962

180.338.672

180.338.672

134.203.672

818.654.604

Custo Construo Gastos Gerais Custos Comercias Pessoal Honorrios

126.000.000 3.922.000 726.336 11.015.290 2.520.000

160.000.000 3.922.000 1.452.672 11.015.290 3.200.000

160.000.000 4.119.000 1.452.672 11.567.000 3.200.000

160.000.000 4.119.000 1.452.672 11.567.000 3.200.000

114.000.000 4.325.000 1.452.672 12.146.000 2.280.000

720.000.000 20.407.000 6.537.024 57.310.580 14.400.000

Resultado Bruto

-18.181.706

18.263.878

20.507.668

23.650.268

73.084.618

117.324.726

Amortizaes Amortiz. Juros Dvida Resultado Antes Impostos

858.125 7.260.000

858.125 10.670.000

858.125 10.323.500

858.125 9.959.620

858.125 9.577.590

4.290.625 47.790.710

-26.299.831

6.735.753

9.326.043

12.832.523

62.648.903

65.243.391

Proviso IUR

2.020.726

2.797.813

3.849.757

18.794.671

27.462.967

Resultados Lquidos

-26.299.831

4.715.027

6.528.230

8.982.766

43.854.232

37.780.424

49

Reduo dos Rendimentos Globais a 10%

Anos

Total

Produo de Fogos

40

80

80

80

80

360

Receitas

119.370.240

187.440.480

190.275.480

193.252.680

196.378.380

886.717.260

Custos

144.183.626

179.589.962

180.338.672

180.338.672

134.203.672

818.654.604

Custo Construo Gastos Gerais Custos Comercias Pessoal Honorrios

126.000.000 3.922.000 726.336 11.015.290 2.520.000

160.000.000 3.922.000 1.452.672 11.015.290 3.200.000

160.000.000 4.119.000 1.452.672 11.567.000 3.200.000

160.000.000 4.119.000 1.452.672 11.567.000 3.200.000

114.000.000 4.325.000 1.452.672 12.146.000 2.280.000

720.000.000 20.407.000 6.537.024 57.310.580 14.400.000

Resultado Bruto

-24.813.386

7.850.518

9.936.808

12.914.008

62.174.708

68.062.656

Amortizaes Amortiz. Juros Dvida Resultado Antes Impostos

858.125 7.260.000

858.125 10.670.000

858.125 10.323.500

858.125 9.959.620

858.125 9.577.590

4.290.625 47.790.710

-32.931.511

-3.677.607

-1.244.817

2.096.263

51.738.993

15.981.321

Proviso IUR

628.879

15.521.698

16.150.577

Resultados Lquidos

-32.931.511

-3.677.607

-1.244.817

1.467.384

36.217.295

-169.256

50

Aumento dos Custos de Construo a 10%

Anos

Total

Produo de Fogos

40

80

80

80

80

360

Receitas

132.633.600

208.267.200

211.417.200

214.725.200

218.198.200

985.241.400

Custos

156.783.626

195.589.962

196.338.672

196.338.672

145.603.672

890.654.604

Custo Construo Gastos Gerais Custos Comercias Pessoal Honorrios

138.600.000 3.922.000 726.336 11.015.290 2.520.000

176.000.000 3.922.000 1.452.672 11.015.290 3.200.000

176.000.000 4.119.000 1.452.672 11.567.000 3.200.000

176.000.000 4.119.000 1.452.672 11.567.000 3.200.000

125.400.000 4.325.000 1.452.672 12.146.000 2.280.000

792.000.000 20.407.000 6.537.024 57.310.580 15.840.000

Resultado Bruto

-24.150.026

12.677.238

15.078.528

18.386.528

72.594.528

94.586.796

Amortizaes Amortiz. Juros Dvida Resultado Antes Impostos

858.125 7.260.000

858.125 10.670.000

858.125 10.323.500

858.125 9.959.620

858.125 9.577.590

4.290.625 47.790.710

-32.268.151

1.149.113

3.896.903

7.568.783

62.158.813

42.505.461

Proviso IUR

344.734

1.169.071

2.270.635

18.647.644

22.432.084

Resultados Lquidos

-32.268.151

804.379

2.727.832

5.298.148

43.511.169

20.073.377

51

Reduo dos Rendimentos globais a 5% e Aumento do Custo de construo a 5%

Anos

Total

Produo de Fogos

40

80

80

80

80

360

Receitas

126.001.920

197.853.840

200.846.340

203.988.940

207.288.290

935.979.330

Custos

150.483.626

187.589.962

188.338.672

188.338.672

139.903.672

854.654.604

Custo Construo Gastos Gerais Custos Comercias Pessoal Honorrios

132.300.000 3.922.000 726.336 11.015.290 2.520.000

168.000.000 3.922.000 1.452.672 11.015.290 3.200.000

168.000.000 4.119.000 1.452.672 11.567.000 3.200.000

168.000.000 4.119.000 1.452.672 11.567.000 3.200.000

119.700.000 4.325.000 1.452.672 12.146.000 2.280.000

756.000.000 20.407.000 6.537.024 57.310.580 15.120.000

Resultado Bruto

-24.481.706

10.263.878

12.507.668

15.650.268

67.384.618

81.324.726

Amortizaes Amortiz. Juros Dvida Resultado Antes Impostos

858.125 7.260.000

858.125 10.670.000

858.125 10.323.500

858.125 9.959.620

858.125 9.577.590

4.290.625 47.790.710

-32.599.831

-1.264.247

1.326.043

4.832.523

56.948.903

29.243.391

Proviso IUR

397.813

1.449.757

17.084.671

18.932.241

Resultados Lquidos

-32.599.831

-1.264.247

928.230

3.382.766

39.864.232

10.311.150

52

Previsional de Tesouraria

Anos

Total

Origem dos Fundos

67.990

125.677

124.929

124.929

125.064

500.598

Resultados Libertos Capital Social Financiamento Bancrio

-11.550 13.540 66.000

28.677

31.079

34.387

83.995

166.587 13.540

97.000

93.850

90.542

41.069

388.461

Aplicao dos Fundos

11.485

76.670

107.324

103.810

100.120

41.069

440.477

Investimento Imobilizado Encargos financeiro Reembolso Capital

4.225 7.260

0 10.670 66.000

0 10.323 97.000

0 9.960 93.850

0 9.578 90.542

0 0 41.069

4.225 47.791 388.461

Saldo Tesouraria

56.505

49.007

17.605

21.119

24.944

-41.069

128.111

53

IX CONCLUSO

Tendo a Assembleia Municipal autorizado a criao desta Empresa Municipal, damos o nosso parecer favorvel validao do Estudo de Viabilidade e aprovao dos Estatutos, partes integrantes deste Projecto.

Sal, aos 27 dias de Maro de 2005

54

You might also like