You are on page 1of 4

So idias fundamentais em torno das quais se constri a organizao.

Representam as convices dominantes, as crenas bsicas, aquilo em que a maioria das pessoas da organizao acredita. So elementos motivadores que direcionam as aes das pessoas na organizao, contribuindo para a unidade e coerncia do trabalho. Sinalizam o que se persegue em termos de padro de comportamento de toda a equipe na busca da excelncia. - Exemplos de valores: Excelncia, conscincia tica, transparncia, comprometimento social, pluralidade, respeito pelo indivduo, integrao, igualdade, responsabilidade, democracia, cidadania. As crenas e as convices fundamentais da organizao, devem estruturar-se em torno de alguns poucos valores bsicos: convico de ser a melhor; convico da importncia de seu patrimnio humano; convico da qualidade do servio que presta; convico da criatividade e do esprito inovador e solucionador de problemas de sua equipe; convico de prestar um servio de relevante interesse social. Misso A misso uma declarao sobre o que a organizao , sobre sua razo de ser. A definio de misso serve de critrio geral para orientar a tomada de decises, para definir objetivos e auxiliar na escolha das decises estratgicas. necessrio que a misso tenha certa flexibilidade, a fim de acompanhar as mudanas ambientais. Periodicamente, preciso repensar a misso da organizao. - Exemplos de misso: Universidade Federal da Bahia A Universidade Federal da Bahia tem por misso produzir, socializar e aplicar o conhecimento nos diversos campos do saber, atravs do ensino, da pesquisa e da extenso, indissociavelmente articulados, de modo a contribuir para o desenvolvimento social e econmico do Pas e do estado da Bahia e promover a formao de profissionais qualificados para o mundo do trabalho e capazes de atuar na construo da justia social e da democracia.

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuria (Embrapa) Viabilizar solues para o desenvolvimento sustentvel do agronegcio brasileiro, por meio da gerao, adaptao e transferncia de conhecimentos e tecnologias em benefcio da sociedade. Petrobras

Atuar de forma segura e rentvel, com responsabilidade social e ambiental, nas atividades da indstria de leo, gs e energia, nos mercados nacional e internacional, fornecendo produtos e servios adequados s necessidades dos seus clientes e contribuindo para o desenvolvimento do Brasil e dos pases onde atua. - Aspectos que devem ser sempre considerados: segmentos-alvo, tecnologia, escopo-geogrfico, benefcios demandados x benefcios oferecidos e crenas e valores dos dirigentes. - Questes que devem estar respondidas: Quem somos ns? Qual nossa finalidade? Que fazemos para reconhecer, antecipar e responder s finalidades? Como devemos responder a nossos grupos de influncias? Quais so nossos valores, cultura e filosofia? Que nos faz ser distinto e nico? - Anlise do Ambiente um processo de constante investigao das foras que influenciam a organizao. Compreende uma anlise do ambiente interno organizao, atravs dos pontos fortes e pontos fracos, elementos estes participantes de uma dinmica sob o controle da organizao. Compreende tambm uma anlise do ambiente externo organizao, atravs das ameaas e oportunidades consecuo da misso e pertencentes a uma dinmica cuja capacidade de controle da organizao mnima ou no existente. A anlise da organizao, ante as dinmicas ambientais, constitui o principal recurso para o desenvolvimento do pensamento estratgico. O diagnstico estratgico dever considerar aspectos como:

- Ambiente interno: cursos oferecidos e novos cursos; pesquisas desenvolvidas; linhas de pesquisa; eficincia do ensino, pesquisa e extenso; sistemas de informao; recursos humanos, materiais e financeiros; tecnologia; estrutura organizacional; e imagem institucional.

- Ambiente externo: aspectos culturais; aspectos sociais, polticos e econmicos; insero na comunidade; evoluo tecnolgica; mercado de trabalho; rea de abrangncia; entidades de classe; desempenho institucional; competitividade; e tendncias do ambiente. Viso de Futuro A viso de futuro define o que a organizao pretende ser no futuro. Ela incorpora as ambies da organizao e descreve o quadro futuro que a organizao quer atingir. Identifica as aspiraes da organizao, criando um clima de envolvimento e comprometimento com seu futuro. A definio de onde se pretende chegar permite entender com clareza o que preciso mudar na organizao ou como ela precisa mudar para que a viso seja concretizada. Uma viso compartilhada une e impulsiona as pessoas para buscarem seus objetivos, apesar de todas as dificuldades. Uma organizao sem viso uma organizao sem direo. - Exemplos de viso de futuro: Universidade Federal de Santa Maria Ser reconhecida como referncia de excelncia no ensino, pesquisa e extenso pela comunidade cientfica e pela sociedade em geral . Instituto Serzedello Corra do Tribunal de Contas da Unio (TCU) Tornar-se referncia internacional em educao e em produo e disseminao de conhecimento na rea de controle da Gesto Pblica.

Petrobras A Petrobras ser uma empresa integrada de energia com forte presena internacional e lder na Amrica Latina, atuando com foco na rentabilidade e na responsabilidade social e ambiental. A viso de futuro deve refletir os valores compartilhados pela organizao. O enunciado deve ser claro e objetivo, positivo e desafiador; em geral, expresso com verbo no futuro. O enunciado da viso de futuro de responsabilidade da liderana. A cada organizao corresponde apenas uma declarao de viso de futuro. A viso de futuro raramente muda, estvel. Deve ser capaz de, num nico pargrafo, esclarecer qualquer pessoa, de dentro ou de fora da organizao, sobre o que ela pretende fazer. Deve-se evitar que o seu enunciado seja genrico, sem identidade prpria, ou seja, aplicvel a qualquer organizao. Definio de Objetivos, Metas e Aes - Objetivos: Podem ser definidos como resultados a serem alcanados pela organizao no contexto de seu ambiente para concretizar sua viso de futuro e cumprir sua misso. - Metas: Caracterizam-se por serem elementos propulsores de gesto e, portanto, orientadoras das aes destinadas ao cumprimento da misso e dos objetivos da organizao. Normalmente so quantificveis e com prazo para alcanar os desafios. - Aes: So atitudes e tomadas de deciso necessrias ao cumprimento da meta.

You might also like