You are on page 1of 12

QUESTES TCNICO DO SEGURO SOCIAL

pblicos da populao C) burocratizao D) busca de qualidade E) neutralidade

BATERIA 1: REGIME JURDICO NICO PROVIMENTO VACNCIA/REMOO/ REDISTRIBUIO/SUBSTITUIO 4. Os cargos, empregos e funes pblicas so acessveis: A) a todos os brasileiros. B) somente brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei. C) a todos os brasileiros e estrangeiros com residncia permanente no pas. D) somente aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei, assim como aos estrangeiros, na forma da lei. E) a todos os brasileiros, e tambm aos estrangeiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei.

1. O Regime Jurdico da Unio, atravs das Lei n 8.112, de 11 de dezembro de 1990, alm de alcanar os servidores pblicos da administrao direta, atingir tambm os funcionrios da (s): A) Autarquias Pblicas B) Sociedades de Economia Mista C) Empresas Pblicas D) Fundaes Privadas E) Administrao direta e indireta

5. Julgue os itens e assinale a alternativa correta: 2. Servidor Pblico, na fase de concluso do perodo de estgio probatrio, foi avaliado de forma negativa, mostrando que no est apto ao exerccio do cargo. Nessa hiptese, a vacncia do cargo ocupado pelo servidor que no foi aprovado no estgio probatrio decorre do ato de: A) demisso B) exonerao C) inabilitao D) desligamento E) afastamento compulsrio I. So estveis aps trs anos da data da posse os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso pblico. II. O servidor pblico estvel s perder o cargo mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa. III. Como condio para a aquisio da estabilidade, obrigatria a avaliao especial de desempenho por comisso instituda para essa finalidade. A) Todos os itens esto corretos. B) Todos os itens esto incorretos.

3. Marque a alternativa que no apresenta uma caracterstica do princpio da eficincia: A) transparncia B) participao e aproximao dos servios

C) Somente esto corretos os itens II e III. D) Somente est correto o item I. E) Somente est correto o item III.

B) Se adquirida a estabilidade pelo servidor pblico, somente poder ele perder o cargo em 6. A investidura do servidor em cargo de virtude de sentena judicial transitada em julgado. atribuies e responsabilidades compatveis com a limitao que tenha sofrido em sua capacidade C) Como condio para a aquisio da fsica e mental, verificada em inspeo mdica, estabilidade, obrigatria a avaliao especial de tem o nome de: conhecimento e eficincia a ser realizada por comisso instituda para essa finalidade por meio A) readaptao de lei. B) reconduo C) reverso D) aproveitamento E) afastamento D) Extinto o cargo ou declarada a sua desnecessidade, o servidor estvel ficar em disponibilidade, com remunerao proporcional ao tempo de servio, at o seu adequado aproveitamento em outro cargo. E) Invalidada por sentena judicial a demisso do servidor estvel, ser ele reintegrado, e o eventual ocupante da vaga, se estvel, reconduzido ao cargo de origem, com direito a indenizao, se o ato de demisso ilegal praticado pela administrao pblica causou-lhe prejuzo.

7. Analise os itens a seguir e assinale a alternativa correta: I. A estabilidade aps trs anos de efetivo exerccio no servio pblico garantida aos servidores ocupantes de cargo de provimento efetivo. II. A nica imposio imposta pela Constituio Federal para a aquisio da estabilidade pelo servidor a de natureza temporal, ou seja, necessrio que ele tenha trs anos de efetivo exerccio. III. Para que o servidor estvel perca o cargo em virtude de deciso judicial necessrio que esta tenha transitado em julgado. A) Apenas o item I est correto. B) Apenas o item II est correto. C) Apenas o item III est correto. D) Apenas os itens I e II esto corretos. E) Apenas os itens I e III esto corretos.

9. Assinale a alternativa incorreta: A) Cargos pblicos podem ser ocupados por estrangeiros. B) Decretos podem declarar de livre nomeao e exonerao os cargos em comisso. C) S os servidores ocupantes de cargo efetivo podem exercer funo de confiana. D) Os cargos em comisso destinam-se apenas s atribuies de direo, chefia e assessoramento. E) As funes de confiana destinam-se apenas s atribuies de direo, chefia e assessoramento.

10. Marque a alternativa incorreta: A) O provimento de cargos pblicos far-se- mediante ato de autoridade competente de cada Poder. B) A investidura em cargo pblico ocorrer com a posse. C) Exerccio o efetivo desempenho das atribuies do cargo.

8. Assinale a alternativa correta: A) So estveis, aps trs anos de sua posse, os servidores pblicos nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso pblico.

D) de 30 dias o prazo para o servidor entrar emB) I e III exerccio, contados da data do ato de provimento. C) I e IV 11. O ingresso no servio pblico depende: D) II e III A) Do preenchimento da condio de brasileiro E) II e IV nato. B) Da prestao de concurso pblico de provas, ou de provas e ttulos, para quaisquer cargos. C) Da prestao de concurso pblico de provas, ou de provas e ttulos salvo para os cargos ou empregos regidos pela CLT. D) Da prestao de concurso pblico de provas, ou de provas e ttulos salvo para os cargos cujos titulares sejam demissveis ad nutum e outros indicados em lei.

14. A nova redao do art. 39 da Constituio Federal, definida pela Emenda Constitucional n 19, extinguiu o regime jurdico nico dos servidores pblicos. Assinale a opo correta acerca das conseqncias decorrentes dessa extino. A) Os estados e municpios podero, a partir de ento, adotar para seus servidores regime jurdico distinto do adotado pela Unio. B) Podero ser admitidos empregados pelo regime da CLT para entidades autrquicas, fundacionais ou mesmo para a prpria Administrao Pblica direta. C) empresas pblicas e sociedades de economia mista no mais esto obrigadas a seguir regime estatutrio. D) empresas pblicas e sociedades de economia mista no mais esto obrigadas a contratar seus empregados mediante concurso pblico. E) As autarquias devero manter o mesmo regime aplicvel aos servidores da administrao direta a que estejam vinculadas; as fundaes podero adotar o regime da CLT.

12. A natureza do regime jurdico dos servidores pblicos federais de ordem predominantemente: A) privatista B) contratual C) celetista D) eletiva E) legal

13. A aprovao do texto da reforma administrativa, pela Emenda Constitucional n 19/98, alterou diversos dispositivos disciplinadores da Administrao Pblica brasileira. Em particular, foi extinto: I- estabilidade dos servidores pblicos II- regime jurdico nico dos servidores pblicos III- paridade (isonomia de vencimentos) entre os servidores dos diversos Poderes; IV- vedao de vinculaes ou equiparaes de vencimentos. Esto corretos apenas os itens: A) I e II

15. De acordo com o regime jurdico aplicvel aos servidores pblicos: A) vedada atividade sindical a esses servidores. B) durante o estgio probatrio, os servidores no podem desempenhar nenhum cargo em comisso ou funo de confiana. C) cada cinco anos de efetivo exerccio, todo servidor faz jus a seis meses de licena-prmio. D) a licena para tratar de interesses particulares no remunerada e pode ser

interrompida no interesse do servio. E) o servidor que recebe dirias com frequncia as incorpora, em definitivo, aos seus vencimentos. 16. O funcionrio pblico federal, subordinado ao Regime Jurdico nico da Lei 8.112/90, que ainda esteja em estgio probatrio, no poder: A) afastar-se para fazer curso de formao necessrio a assumir outro cargo. B) afastar-se para misso oficial no exterior. C) exercer cargo comissionado. D) ter licena para atividade poltica. E) ter licena para mandato classista.

BATERIA 2: DIREITOS E VANTAGENS

19. A espcie de indenizao que se destina a compensar as despesas de instalao do servidor, que no interesse da Administrao, passar a ter exerccio em nova sede, com mudana de domiclio em carter permanente, dita: A) diria B) ajuda de custo C) indenizao de transporte

17. No causa de vacncia do cargo pblico: A) exonerao B) demisso C) promoo D) aposentadoria E) nomeao

D)adicional pela extraordinrio

prestao

de

servio

E)gratificao por encargo de concurso.

20. Quanto ao direito de petio, marque a alternativa incorreta: A) a prescrio de ordem pblica, no podendo ser revelada pela administrao. B) Para o exerccio do direito de petio, assegurada vista do processo ou documento, na repartio, ao servidor ou a procurador por ele constitudo. C) A Administrao dever rever seus atos, a qualquer tempo, quando eivados de ilegalidade. D) So fatais e prorrogveis os prazos estabelecidos no captulo referente ao Direito de Petio, no se admitindo qualquer tipo de ressalva.

18. A respeito da posse em cargo pblico, assinale a opo correta: A) A Administrao livre para exigir, ou no, que, antes da posse, o empossado submeta-se a inspeo mdica oficial. B) O nomeado que no toma posse no prazo estabelecido em lei tido como demitido. C) No se toma posse em cargo em comisso. D) possvel tomar posse por meio de procurao especfica. E) Tendo tomado posse no cargo, o servidor deve, necessariamente, entrar de imediato no exerccio do cargo.

21. Quanto ao direito de petio ainda, marque a alternativa incorreta: A) assegurado ao servidor o direito de requerer aos Poderes Pblicos, em defesa de interesse ou direito legtimo.

B) O requerimento ser dirigido a autoridade servidores de carreira diplomtica. competente para decidi-lo, e encaminhado por intermdio daquela a que estiver imediatamente D) O afastamento do servidor para servir em organismo internacional de que o Brasil participe subordinado o requerente. ou com a qual coopere, dar-se- com perda total C) Cabe pedido de reconsiderao autoridade da remunerao. que houver expedido o ato ou proferido a primeira deciso podendo ser renovado uma nica vez. 24. Conforme a Lei 8.112: D) O requerimento e o pedido de reconsiderao devero ser despachados no prazo de 5 dias e I- a ajuda de custo destina-se a compensar as despesas de instalao do servidor que, no decididos dentro de 30 dias. interesse do servio, passar a ter exerccio em nova sede, com mudana de domiclio em carter provisrio. 22. A lei 8.112/90 dispe que: II- Correm por conta da administrao as I- Nenhum servidor, receber, a ttulo de despesas de transporte do servidor e de sua vencimento, importncia inferior ao salrio famlia, compreendendo passagem, bagagem e mnimo. bens pessoais. II- O vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens de carter permanente, irredutvel. III- A remunerao do servidor investido em funo ou cargo em comisso ser paga na forma prevista no art. 62, ou seja, por meio de gratificao. A) I e II esto corretas. B) II e III esto corretas. C) I e III esto corretas D) todas esto corretas. 25. A Lei 8112, dispe: I- Haver permanente controle da atividade de servidores em operaes ou locais considerados penosos, insalubres ou perigosos. II- A servidora gestante ou lactante ser afastada, enquanto durar a gestao e a lactao das operaes e locais previstos no item I da questo, exercendo suas atividades em local salubre e em servio no penoso e no perigoso. III- Na concesso dos adicionais de atividades penosas, de insalubridade ou periculosidade, no sero observadas as situaes estabelecidas em legislao especfica. A) I e II esto corretas. B) I e III esto corretas. III- A famlia do servidor que falecer na nova sede sero asseguradas ajuda de custo e transporte para a localidade de origem, dentro do prazo de 30 dias contados do bito. A) I e II esto corretas. B) somente II est correta. C) I e III esto incorretas D) todas esto corretas.

23. Marque a alternativa incorreta: A) A ausncia do servidor para estudo ou misso no exterior no exceder a 4 anos, e finda a misso ou estudo, somente decorrido igual perodo, ser permitida nova ausncia. B) Ao servidor beneficiado pelo afastamento para estudo ou misso no exterior no ser concedida exonerao ou licena para tratar de interesse particular antes de decorrido o perodo igual ao do afastamento, ressalvada a hiptese de ressarcimento da despesa havida com seu afastamento. C) O disposto na alternativa b se aplica aos

C) I e II esto incorretas D) todas esto corretas.

da exonerao.

31. ( ) Aos servidores em exerccio em zonas de fronteira ou em localidades cujas condies de 26. No que se refere s frias, marque a assertiva vida o justifiquem, ser devido adicional de correta: atividade penosa. I- O servidor far jus a 30 dias consecutivos de frias, que podem ser acumuladas, at o mximo de 3 perodos, no caso de necessidade do servio, ressalvadas as hipteses em que haja legislao especfica. II- Para o primeiro perodo aquisitivo de frias sero exigidos 12 meses de exerccio. III- vedado levar a conta de frias qualquer falta ao servio. A) I e II esto corretas B) II e III esto corretas C) I e III esto incorretas D) todas esto incorretas 32. ( ) O vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens de carter permanente varivel.

BATERIA 3: DEVERES E PROIBIES

33. Jos titular do cargo de mdico em hospital mantido por autarquia estadual, no qual trabalha de segunda a quarta-feira, toda semana. Paralelamente ocupa cargo semelhante em hospital mantido pela Administrao direta municipal, no qual trabalha s quintas e sextasfeiras. A acumulao de cargos nessa hiptese, : A) permitida, por se tratar de dois cargos de profissional da rea da sade devidamente regulamentados. B) permitida, por se tratar de hospitais mantidos por diferentes entes federativos. C) permitida, pois a proibio de acumulao no se estende a cargos da Administrao Indireta. D) proibida, pois a acumulao somente permitida para cargos de professor. E) proibida, pois no se pode acumular cargos pblicos.

27. O prazo inicial da licena concedida por motivo de doena em pessoa da famlia que pode ser prorrogada com remunerao, de: A) 180 dias B) 90 dias C) 30 dias D) 60 dias

Marque C (certo) ou E (errado): 28. ( ) O Vencimento de cargo efetivo, acrescido de vantagens pecunirias permanentes estabelecidos em Lei, denomina-se Remunerao. 29. ( ) O vencimento, a remunerao e o provento no sero objeto de arresto, sequestro ou penhora, exceto nos casos de prestao de alimentos resultante de deciso judicial. 30. ( ) O servidor exonerado receber sua gratificao natalina proporcionalmente aos meses de exerccio, com a remunerao do ms 34. NO proibio aplicvel ao servidor pblico: A) aceitar emprego ou comisso de Estado estrangeiro. B) valer-se do cargo para obter proveito pessoal, em detrimento da dignidade da funo pblica. C) delegar funes a pessoas estranhas repartio, fora dos casos previstos em lei. D) ser membros de Conselho da Administrao

de sociedade de economia federal. E) retardar injustificadamente a tramitao de processo administrativo. 35. No caracteriza conduta proibida ao servidor pblico: A) recusar f a documentos pblicos B) aceitar comisso, emprego ou penso de Estado estrangeiro. C) promover manifestao de desapreo no recinto da repartio. apreo ou

38. proibido ao funcionrio: A) entreter-se em palestras, leituras e outras atividades estranhas ao servio. B) valer-se de sua qualidade de funcionrio para desempenhar atividade estranha s suas funes. C) constituir-se procurador de partes ou servir de intermedirio perante qualquer repartio pblica, em qualquer circunstncia. D) participar da gerncia, administrao de empresas bancrias ou industriais, em qualquer circunstncia. E) fazer contratos de qualquer natureza com o Governo, por si, ou como representante de outrem.

D) cometer a outro servidor atribuies estranhas ao cargo que ocupa, em situaes de emergncia e transitrias. E) participar de gerncia ou administrao de sociedade privada, personificada ou no personificada, exercer o comrcio, exceto na qualidade de acionista, cotista ou comanditrio.

36. dever do funcionrio: A) requerer ou promover a concesso de privilgios. B) residir no local onde exerce o cargo ou onde autorizado. C) promover manifestaes e apreo dentro da repartio. D) constituir-se procurador das partes.

39. Pedro, Tnico Judicirio, encontra-se no exerccio de mandato eletivo. Assinale a alternativa incorreta: A) Se o mandato for estadual, ficar afastado de seu cargo. B) Se o mandato for de vereador, havendo compatibilidade de horrios, perceber as vantagens de seu cargo, emprego ou funo, sem prejuzo da remunerao do cargo eletivo, e, no havendo compatibilidade, poder optar pela sua remunerao. C) Seu tempo de servio ser contado para todos os efeitos legais, exceto para promoo por merecimento. D) Se o mandato for de Prefeito, havendo compatibilidade de horrios, perceber as vantagens de seu cargo, emprego ou funo, sem prejuzo da remunerao do cargo eletivo, e, no havendo compatibilidade, poder optar pela sua remunerao. E) Para efeito de benefcio previdencirio, no caso de afastamento, os valores sero determinados como se estivesse no exerccio.

37. proibido ao funcionrio: A) deixar de comparecer ao servio sem justa causa. B) representar quando receber ordens superiores manifestadamente ilegais. C) atender preferencialmente sobre qualquer outro servio, s requisies feitas pelas autoridades administrativas, para defesa do Estado. D) representar aos seus superiores sobre todas as irregularidades de que tiver conhecimento no exerccio de suas funes.

provas. C) cumprir a pena criminal. 40. Marina, empregada do Banco do Brasil, sociedade de economia mista, prestou concurso para cargo tcnico do TRT e, aprovada, tomou posse e entrou no exerccio na mesma data da posse. Entendendo que haveria compatibilidade de horrios, manteve a servidora o seu emprego no Banco do Brasil. Verificando a acumulao, seu chefe do TRT notificou-a da necessidade de que fizesse a opo pelo emprego ou pelo cargo pblico. Em face dessa situao, assinale a opo correta: A) Marina no estar obrigada a fazer opo haja vista a compatibilidade de horrios tornar a acumulao permitida. B) Marina no estar obrigada a fazer opo, haja vista a Emenda Constitucional n 19/98 no mais caracterizar como indevida a acumulao de cargo pblico com emprego em sociedade de economia mista. C) A servidora, caso no faa opo, dever ser imediatamente demitida do cargo que ocupa no TRT. D) A chefia dever, em face da omisso da servidora em manifestar-se acerca da opo, adotar procedimento sumrio para a apurao e regularizao imediata da situao. E) Caso a servidora faa a opo pelo cargo ou emprego, no prazo legal, ainda assim, sua conduta caracterizar m-f e exigir a aplicao de punio. D) vier a ser aposentado. E) for primrio

42. A responsabilidade civil do servidor pblico: A) abrange a responsabilidade penal. B) confunde-se administrativa. com a responsabilidade

C) no gera obrigao extensvel aos herdeiros. D) distinta da responsabilidade civil do Estado. E) independe da ocorrncia de ato doloso ou culposo.

43. Considere que Mvio, funcionrio civil da Unio, praticou ato, no exerccio de suas funes, que configura ilcito administrativo, penal e civil. Assinale a alternativa correta: A) Mvio ser responsabilizado apenas criminalmente, porque a j se pune o dano prpria sociedade. B) Mvio ser responsabilizado apenas administrativa e civilmente, porque o ato foi praticado no exerccio de suas funes e o patrimnio lesado deve ser ressarcido. C) Mvio ser responsabilizado apenas criminal e civilmente, porque se punir a falta em seu aspecto mais profundo, excluindo, portanto, a punio administrativa. D) Mvio ser responsabilizado apenas administrativamente, embora com a severidade que o caso requer, pois o ato foi praticado no exerccio de suas funes. E) Mvio ser responsabilizado administrativa, civil e criminalmente

BATERIA 4: RESPONSABILIDADES

41. O servidor civil da Unio, que cometer infrao administrativa, que configure tambm, infrao penal, no ser punido, disciplinarmente, se: A) ocorrer a prescrio penal. B) for absolvido do crime, por insuficincia de

44. Maria Cristina, servidora do TRT, delegou o desempenho de atribuio de sua

responsabilidade a pessoa estranha repartio, fora dos casos previstos em lei. Esse fato deu ensejo abertura de processo criminal, alm de ter causado prejuzos administrao pblica. Diante do exposto, assinale a opo correta: A) Caso seja a servidora condenada no processo penal, sua responsabilidade administrativa restar afastada, a fim de no caracterizar dupla punio. B) Se no processo penal, a servidora for absolvida por negativa de autoria, ficar isenta de qualquer responsabilidade civil e administrativa. C) Prescrito o crime, no mais poder a servidora ser demandada civilmente a fim de ressarcir possveis prejuzos causados Administrao. D) As instncias civil e penal so sempre vinculadas. E) As instncias administrativa e penal sero sempre independentes.

B) A responsabilidade administrativa exime o funcionrio da responsabilidade civil. C) A responsabilidade administrativa exime o funcionrio da responsabilidade penal. D) O pagamento da indenizao a que ficar obrigado o funcionrio exime o exame da pena disciplinar em que incorrer. E) O pagamento da indenizao a que ficar obrigado o funcionrio exime-o da responsabilidade penal.

BATERIA 5: PENALIDADES

47. A exonerao de servidor que ocupa cargo em comisso, por deciso da autoridade superior, A) depende da oitiva prvia do servidor.

45. Nos termos da Lei 8.112/90, assinale a assertiva correta a respeito da responsabilidade do servidor: A) O servidor s responde civil e administrativamente pelo exerccio irregular de suas atribuies. B) Tratando-se de dano causado Administrao, reponder o servidor perante Fazenda Pblica, em ao regressiva. C) A responsabilidade administrativa do servidor ser afastada no caso de absolvio criminal por falta de provas. D) As sanes penais, civis e administrativas no podero cumular-se, sendo independentes entre si. E) A obrigao de reparar o dano estende-se aos sucessores e contra eles ser executada, at o limite do valor da herana recebida.

B) deve ser precedida de regular processo administrativo C) depende da verificao de hiptese prevista taxativamente na lei. D) sano aplicvel aos casos de falta grave no exerccio da funo. E) ato administrativo discricionrio.

48. Por ineficincia nas suas funes, a pena de demisso s ser aplicada ao servidor pblico que: A) no desempenhar com zelo as tarefas atribudas B) no cumprir, no prazo, as determinaes judiciais. C) ocorrer a impossibilidade de readaptao. D) faltar por mais de 45 dias interpoladamente.

46. Assinale a alternativa correta: A) o pagamento da indenizao a que ficar obrigado o funcionrio no exime o exame da pena disciplinar em que incorrer.

49. A pena de suspenso no poder exceder de: A) dois anos

B) cento e vinte dias C) noventa dias D) cento e oitenta dias E) n.d.a.

53. So penas disciplinares, exceto: A) advertncia B) suspenso C) multa D) priso administrativa

50. Ao Funcionrio Pblico que praticar, em servio, ofensas fsicas contra funcionrios ou particulares, salvo se em legtima defesa, ser aplicada a pena de: A) suspenso B) advertncia C) demisso a bem do servio pblico D) n.d.a.

E) demisso a bem do servio pblico

51. Deixando sem justa causa, de atender exigncia, para cujo cumprimento haja prazo certo, o funcionrio, at que a atenda: A) ficar suspenso B) sujeitar-se ao pagamento de multa diria. C) ser reputado ineficiente, sujeitando-se pena de demisso. D) ter suspenso o pagamento de seu vencimento ou remunerao. E) a nenhuma pena estar sujeito.

54. Pedro, funcionrio pblico civil, cometeu em julho de 1989, em servio, falta prevista em lei como infrao penal. No ms de julho de 1990, a autoridade tomou conhecimento da existncia da falta, e em decorrncia, foi instaurado processo administrativo, precisamente no ms de julho de 1995. O processo administrativo concluiu, em julho de 1996, pela punio de Pedro. Considerando o prazo prescricional para a infrao penal correspondente de 4 anos, assinale a alternativa correta: A) a punibilidade prescreveu em julho de 1993. B) a punibilidade prescreveu em julho de 1994. C) a punibilidade prescreveu em julho de 1999. D) a punibilidade prescreveu em julho de 2000. A) a punibilidade prescreveu em julho de 1997.

55. Prescrever a punibilidade A) da falta sujeita pena de cassao de aposentadoria em 5 anos.

52. O funcionrio que vier a ser suspenso: A) poder trabalhar e outra repartio durante a suspenso. B) perder todas as vantagens e direitos decorrentes do exerccio do cargo. C) no poder retornar ao servio pblico. D) ter que fazer novo concurso pbico para retornar atividade anterior.

B) da falta sujeita pena de multa em 3 anos. C) da falta sujeita pena de suspenso em 5 anos. D) da falta sujeita pena de demisso em 8 anos. E) da falta sujeita pena de demisso a bem do servio pblico em 10 anos.

56. Em matria de falta do servidor pblico ao servio e dos respectivos reflexos em sua remunerao, considere as seguintes afirmaes:

I- o servidor perder a remunerao do dia e que B) cassao da aposentadoria e exonerao. faltar ao servio, sem motivo justificado. C) advertncia verbal e licena para fins II- o servidor perder a parcela de remunerao militares. diria, proporcional aos atrasos e sadas antecipadas, salvo na hiptese de compensao de D) destituio do cargo em comisso e horrio, at o ms subseqente ao da ocorrncia, a afastamento para outros rgos. ser estabelecida pela chefia imediata. E) destituio de funo comissionada e cassao III- as faltas justificadas decorrentes de caso da disponibilidade. fortuito ou fora maior podero ser compensadas a critrio da chefia imediata, sendo assim consideradas como de efetivo exerccio. 59. A prescrio ocorrer, quanto s penalidades: correto o que se afirma em: A) I e II B) II e III C) I e III D) I E) I, II e III. A) Em 2 anos, no caso de pena de advertncia. B) Em 2 anos, no caso de pena de demisso. C) Em 5 anos, no caso de pena de suspenso. D) Em 5 anos, no caso de pena de destituio de cargo em comisso. E) Em 2 anos, no caso de pena de cassao de aposentadoria.

57. Determinado servidor ausenta-se do servio, sem causa justificada, pelo perodo de 45 dias alternados, no prazo de 4 meses. Posteriormente o servidor retoma, normalmente suas atividades. Em razo desse fato, instaurado processo administrativo disciplinar, que poder culminar com a aplicao da pena de: A) demisso por inassiduidade habitual. B) advertncia ou suspenso por inassiduidade habitual. C) demisso por abandono de cargo. D) advertncia, sem prejuzo da posterior demisso caso o servidor falte mais de 15 dias nos prximos 12 meses. E) advertncia, sem prejuzo da posterior demisso caso o servidor falte mais de 15 dias nos prximos 8 meses.

60. Quanto ao instituto da disponibilidade no correto afirmar: A) s se aplica ao servidor estvel. B) o aproveitamento do servidor em disponibilidade pode-se dar e qualquer outro cargo pblico. C) a remunerao do servidor em disponibilidade proporcional ao tempo de servio. D) O tempo de disponibilidade no computado para fins de aposentadoria. E) a desnecessidade do cargo pode ser revertida, com a volta atividade do servidor em disponibilidade.

58. Dentre outras, constituem penas disciplinares aplicveis aos servidores pblicos, a: A) advertncia e frias obrigatrias sem abono.

GABARITO 1-A 2-B 3-C 4-D 5-E 6-A 7-E 8-D 9-B 10 - D 11 - D 12 - E 13 - E 14 - B 15 - D 16 - E 17 - E 18 - D 19 - B 20 - D 21 - C 22 - D 23 - C 24 - B 25 - A 26 - B 27 - C 28 - C 29 - C 30 - C 31 - C 32 - E 33 - A 34 - D 35 - D 36 - B 37 - A 38 - B 39 - D 40 - D 41 - B 42 - D 43 - E 44 - B 45 - E 46 - A 47 - E 48 - C 49 - C 50 - C 51 - D 52 - B 53 - D 54 - B 55 - A 56 - E 57 - E 58 - E 59 - D 60 - D

You might also like