You are on page 1of 4

rea: Sociedade, Tecnologia e Cincia

UFCD 1: Equipamentos Princpios de Funcionamento Contexto Privado - Equipamentos Domsticos


Formador: Mnica Dias

RA 4

Formando: Nome: ___________________________________ Turma: ________N:___


A mquina de lavar roupa Quem inventou a mquina de lavar?

Quando as pessoas comearam a lavar as suas roupas, faziam-no batendo com elas contra os pedregulhos e retirando-lhe a sujidade nas guas de um ribeiro ou de um rio. Abordo, as tripulaes dos navios costumavam colocar a roupa suja num saco e atar-lhe uma corda no topo. Colocavam ento o saco fora de bordo e deixavam que a gua agitasse as roupas com o balanar do navio. H vestgios de que os detergentes antigos eram feitos das cinzas dos animais oferecidos em sacrifcio na Roma antiga. Outros sabes incluam lixvia e perfumes. Lavar as roupas mo era uma das mais duras tarefas do lar at inveno da mquina de lavar roupa. Era muito cansativo para os braos das mulheres e a lixvia causava, muitas vezes, queimaduras. Muitas mulheres pagavam a outras mulheres para lhes lavarem a roupa, ou ento mandavam-nas a uma lavandaria que usava exactamente o mesmo processo. Levou muitos anos a que as mquinas de lavar se desenvolvessem at terem o aspecto que tm hoje em dia. Agora possvel encontrar mquinas que lavam a roupa a vapor, que lavam em dois ciclos dentro do mesmo carregamento de roupa, e aquelas que usam apenas alguns litros de gua para lavar a roupa. Os avanos na tecnologia trouxeram grandes mudanas s mquinas de lavar roupa e sua utilizao. A primeira mquina de lavar foi a scrub board inventada em 1797. Mquina de lavar roupa rotativa Em 1851, James King inventou a mquina de tambor, mas que ainda trabalhava manualmente. Esta mquina usava um tambor giratrio que era impulsionado manualmente para agitar a gua. A primeira mquina rotativa foi patenteada em 1858 por Hamilton Smith.
Scrub Board

Modelo do primitivo aparelho mecnico, anunciado no tabloide American Agriculturist de janeiro de 1864.

Mquinas de lavar roupa de tambor

Menos de 20 anos depois, em 1874, William Blackstone, um comerciante norte-americano de Indiana, resolveu surpreender a mulher com um presente e construiu uma mquina que lavava e removia o sujo da roupa. Consistia numa tina onde estava uma tbua de madeira lisa com seis estacas, e com o recurso a uma manivela a roupa suja era empurrada por entre os paus, enquanto passava por gua quente com sabo. A ideia resultou e Blackstone comeou a construir e vender mais mquinas de lavar roupa, tendo transferido o negcio para Nova Iorque. Entretanto, surgiu a concorrncia, com novas aplicaes na mquina, como um instrumento para torcer a roupa e a utilizao de tinas de metal, que surgiram por volta de 1900. Nesta mesma poca, tambm comearam a ser utilizados motores a gasolina e a vapor, em substituio da manivela que fazia girar o tambor e implicava fora manual. O motor eltrico apareceu em 1906, mas a mquina no estava bem protegida e muitas vezes provocava curtos-circuitos. Os motores eram colocados no exterior, debaixo da tina, ao alcance da gua que saltava. A primeira mquina completamente elctrica foi baptizada de a THOR. A Hurley Machine Company, localizada em Chicago, Illinois, introduziu esta mquina no mercado em 1908. As mquinas de lavar roupa tinham um motor elctrico e uma cuba galvanizada, muito grande.

Thor foi a primeira mquina de lavar movida a eletricidade. Introduzida em 1908 pela Companhia Hurley Mquina de Chicago, Illinois, a mquina de lavar Thor foi inventado por Alva J. Fisher. Mesmo assim, a partir de 1914, as mquinas de lavar roupa comearam a ser produzidas em srie, dando s mulheres uma liberdade que elas j vinham reclamando h muito. No s o trabalho de lavagem antes era demasiado duro, porque implicava um grande esforo fsico a carregar a gua, a esfregar roupa grossa ou toalhas e lenis, como ainda expunha a mulher s substncias perigosas dos detergentes. Os construtores, entretanto, introduziam algumas melhorias, como um mtodo de transferir o poder do motor para o mecanismo sem risco de provocar choques eltricos. Em 1920, apareceu o tambor mecnico, sistema mais seguro que ainda hoje utilizado. Para atender aos desejos dos consumidores foram pensadas mquinas que no estragassem a roupa e, assim, foram lanadas umas que operavam a velocidades diferentes consoante o tecido em lavagem. Entre outros melhoramentos, foi introduzido um relgio com alarme que permitia programar a mquina para a durao do ciclo de lavagem, deixando de ser obrigatria a presena do operador junto da mquina durante o processo. Em 1957, foi introduzida no mercado uma mquina de lavar com cinco botes destinados a controlar a temperatura para lavar e enxaguar e a velocidade de agitao e rotao. Em 1960, foi recuperado o sistema de enxaguar a roupa atravs da expulso da gua por centrifugao, uma experincia que no tinha conhecido sucesso cerca de trinta anos antes. Atualmente, as mquinas de lavar a roupa, com os avanos da eletrnica, j so dotadas de programadores bastante sofisticados, que escolhem eles prprios o programa indicado, consoante o tipo de tecidos introduzidos na cuba, a quantidade de roupa e a temperatura. Tanto por razes econmicas

como devido falta de espao nos apartamentos, comeam tambm a tornar-se populares as mquinas mistas de lavagem e secagem de roupa.
Mquina de lavar roupa. In Infopdia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2012. [Consult. 2012-01-18]. Disponvel na www: <URL: http://www.infopedia.pt/$maquina-de-lavar-roupa>.

Companhia chinesa apresenta mquina de lavar roupa a pedais De Museu da Electricidade Ir para: navegao, pesquisa Poupana de energia A Haier, a conhecida fabricante chinesa de eletrodomsticos, apresentou no seu stand da IFA 2010 (uma feira internacional realizada na cidade de Berlim) uma mquina de lavar funciona converso muscular de pedais. a roupa graas da humana que em

energia

energia eltrica por meio

O prottipo do aparelho em questo constitudo por uma bicicleta estacionria equipada com um pack de baterias de ioltio e pela mquina de lavar a roupa propriamente dita: o pedalar da bicicleta pelo utilizador aciona o gerador eltrico integrado na mesma, o que permite por sua vez carregar as baterias de io-ltio que abastecem a mquina. A empresa declara que um esforo de 20 minutos por parte do ciclista consegue efetuar um ciclo de lavagem a frio sem necessidade de extrair energia da rede eltrica. O conceito por detrs desta iniciativa foi j aplicado em hotis e ginsios. A Haier, que foi a primeira empresa chinesa a fabricar eletrodomsticos sem CFCs (em 1997), afirma que est analisar a resposta dos consumidores ao prottipo com o objetivo de poder vir a produzir uma verso comercial do mesmo.

(1) Partindo de um eletrodomstico sua escolha, produza um texto descrevendo a sua evoluo ao longo dos anos. Bom trabalho!!!

You might also like