You are on page 1of 6

Abaixo, Veremos ALGUNS conceitos de:

FEEDBACK.
CONCEITO Feedback a capacidade de dar e receber opinies, crticas e sugestes sobre alguma coisa pessoal ou profissional. o processo de fornecer dados a uma pessoa ou grupo ajudando-o a melhorar seu desempenho no sentido de atingir seus objetivos.

TEORIA DO BOOMERANG VAI, COLHE INFORMAES E VOLTA. VC ANALISA O QUE FOI COLHIDO, CORRIGE OS ERROS E LANA NOVAMENTE COM OS AJUSTES.
Para se chegar longe na vida profissional importante desenvolver a capacidade de dar e receber feedback. - Ral Candeloro O principal objetivo do feedback para ajudar outra pessoa a alcanar seus objetivos de maneira mais efetiva. Novos produtos e servios so lanados baseados nas opinies de clientes.
CITO O EXEMPLO DE CONCEITO QUE EU ENCONTREI PARA DEFINIR O NOVO FEEDBACK. O SPEEDBACK EMPRESA DE CELULAR APPLE.

Uma das ferramentas mais poderosas na gesto de pessoas o Feedback e, por isso, a importncia de saber us-la. Ele visa orientar pessoas a ter um desempenho ou um comportamento adequado a uma determinada situao, ou seja, um indicador do caminho certo a seguir. Porm quando no administrado de forma correta um feedback poder causar insatisfao, novos erros e at a desmotivao de toda uma equipe, por esses motivos desenvolver habilidades ao receber e conceder feedbacks. Quando voc for oferecer um feedback importante que tenha em mente a responsabilidade da ferramenta que se tem em mos, porque se o feedback pode indicar e corrigir erros de percurso, tambm pode, quando mal conduzido, causar problemas ainda maiores. preciso ter uma relao de confiana e reciprocidade com essa pessoa que vai receber o feedback pois do contrario pode causar conflitos mais tarde.

Existem dois tipos de feedback, os positivos/elogios os negativos/criticas e ambos devem ser utilizados de maneira correta. O FEEDBACK POSITIVO muito importante para a organizao pois uma vez o colaborador sendo elogiado, sendo reconhecido pelo excelente trabalho que desempenhou como conseqncia disso ira trabalhar mais e melhor pois estar satisfeito, motivado, com isso desempenhar sua funo com maior qualidade ganhando tanto a organizao quanto o colaborador pois ter qualidade de vida no trabalho. O FEEDBACK NEGATIVO, nem sempre h uma boa receptividade. Em vista disso, tenha em mente que no necessrio concordar plenamente com um feedback, mas reserve um perodo para refletir e avaliar as questes apontadas. Se no concordar com o feedback d sua opinio e elabore argumentos e justificativas, isso ajudar na comunicao interna da empresa. Iremos expor sete dicas importantes para o uso eficaz do feedback, 1 -o primeiro deles no generalizar, sempre que for fazer alguma critica chame em particular o colaborador e de feedback, quando for elogiar fale em publico, importante para ele ser reconhecido pelo chefe ou gerente o torna mais alto confiante. 2 - A segunda dica no perder o foco, muitas vezes nas organizaes as pessoas quando no simpatizam com outra em qualquer desentendimento acaba levando uma discusso ou desentendimento para o lado pessoal, preciso ser coerente e profissional assim voc trilhar o caminho para conquistar a confiana dos liderados. 3 - Seja direto, essa a terceira dica, seja objetivo passe seu recado e os justifiquem, no se pode perder tempo, pois tempo ouro. 4- saiba ter dialogo e no ache que as pessoas advinham pensamento e so obrigadas a entender suas caras e bocas, fale o que tem que falar com clareza.

Significado de Subliminar
adj. Psicol. Termo que se refere aos estmulos que se apresentam to fracos ou que duram to pouco que a pessoa no se apercebe deles. Tais estmulos so ditos subliminares. O nvel da conscincia varia de pessoa para pessoa e de momento para momento, at na mesma pessoa. Os psiclogos tm-se

preocupado em determinar se os estmulos subliminares podem influenciar as pessoas, talvez atravs do inconsciente. Os estmulos subliminares tm sido utilizados no campo da propaganda.

5 - Quinta dica, no durma no ponto, o feedback s surtir o efeito se for dito imediato, tanto aps aquela meta alcanada da equipe seguido da presteza do chefe em elogi-los tanto o feedback critico de algo que foi feito errado. 6 - Penltima dica - esteja preparado, "para toda ao existe uma reao", por isso tenha certeza do que est falando e prepare-se para receber o feedback do seu feedback. 7 - Stima e ultima dica, no misture as estaes, no junte todas as crticas e elogios para repass-los de uma nica vez, informao em excesso pode confundir a outra pessoa e talvez nada do que foi dito seja de fato compreendido. Tudo que em demasia acaba se tornando um grande problema. (CALIPER ESTRATGIAS HUMANAS DO BRASIL, 2010).

Tipos de Feedback 1. Feedback construtivo: a informao que ajude as pessoas a decidirem se seus comportamentos tiveram os efeitos pretendidos. 2. Feedback positivo: a informao que refora os comportamentos atravs da comunicao de que eles tiveram os efeitos pretendidos. 3. Feedback negativo: a informao que desencoraja comportamentos atravs da comunicao de que eles no tiveram os efeitos pretendidos. Como pode ser obtido? 1. Aberto: obtido atravs de perguntas e de observao, durante a realizao de exerccios e testes. Mostra o que o ouvinte captou e o que no captou. Pode ser falsificado. 2. Velado: obtido atravs da prtica de observar a reao do ouvinte a estmulos externos. Pode se obtido na sua expresso, posio, movimentos e atitude. Como expressado inconscientemente, diz a verdade. Porque certas pessoas acham difcil dar feedback? 1. Nossa cultura possui certas normas contrrias expresso de sentimentos pessoais aos outros. 2. Tm medo de que, se derem feedback, a pessoa fique chocada e com isso perca um amigo. 3. Receiam que ao darem feedback outra pessoa os ataque ou puna. 4. Temem que seu feedback seja mal interpretado.

5. No sabem como lidar com o assunto. Porque as pessoas comumente reagem ao feedback? Como o feedback visto geralmente como crtica, as pessoas muitas vezes reagem defendendo-se de uma das seguintes maneiras: 1. Preferem no ouvir o que lhes dito. 2. Duvidam dos motivos da pessoa que lhe d o feedback. 3. Negam a validade dos dados do feedback. 4. Racionalizam procurando justificar seu comportamento. 5. Atacam as pessoas que lhes do feedback, apontando-lhes tambm alguns de seus erros. A Importncia do Feedback muito importante obter feedback. Existem muitos mtodos para descobrir o que os clientes, parceiros e fornecedores pensam ou sentem sobre os servios e produtos de sua empresa. Atravs do feedback recebido de seus clientes, parceiros ou fornecedores podemos identificar necessidades e responder aos seguintes questionamentos: Voc sabe: 1. O que o seu cliente, parceiro e fornecedor querem? 2. O que eles precisam? 3. O que eles pensam? 4. O que eles sentem? 5. Que sugestes teriam para apresentar a voc? 6. Se esto ou no satisfeitos? Para ter eficincia, o feedback deve ser: 1. Descritivo ao contrrio de ser um processo de avaliao: ao relatar um evento, sem julgamentos, reduzem-se as possibilidades de reaes defensivas. Quem ouve, usa o dado e a informao como julgar conveniente; 2. Especfico ao contrrio de verbalizar uma generalizao: "na ltima reunio voc fez o que tem feito outras vezes, deixou de ouvir a opinio dos demais e novamente fomos forados a aceitar sua deciso". Ao verbalizar desta maneira, indicou-se o comportamento na determinada reunio e em outras, porm, no se acusou a pessoa de "controlador ou autoritrio". 3. Compatvel com as motivaes e objetivos de ambos (emissor e receptor): quando

atende apenas ao interesse de desabafo do emissor pode ser muito destrutivo, de acordo com a agressividade presente, irritao ou raiva. 4. Direcionado a esferas de atuao em que o receptor tenha possibilidade de aperfeioar: caractersticas pessoais, idiossincrasias, limitaes de raciocnio e outras manifestaes individuais no podem ser apontadas como falhas, mas toleradas como prprias daquele indivduo. 5. Solicitado, desejado e oportuno: til quando os observadores podem ajudar e mais prximo do comportamento ou fato em questo. 6. Referir-se pessoa presente: falar no prprio nome e no fazer referncias a terceiros - "muita gente j falou sobre isso de voc". O feedback serve para aperfeioar o comportamento de algum em relao a ns e nosso grupo. Como receber feedback 1. Oua cuidadosamente e evite interromper. 2. Saiba que incmodo e, s vezes, at doloroso. Respire fundo para relaxar os msculos. 3. Faa perguntas se precisar esclarecer alguns aspectos. "Como eu fao ou digo para voc me ver como agressivo?" 4. Reformule o que o outro est lhe dizendo, para que confira se ouviu e entendeu. 5. Reconhea o que correto e adequado no "feedback". Concordar que seus relatrios esto atrasados bem diferente de concordar que voc irresponsvel. 6. Assimile, com calma o tempo, o que ouviu. Pea tempo para pensar, se necessrio. Existe Frmula? Sim, existe. E quase sempre infalvel. 1. Seja oportuno: Para que seu feedback seja eficaz, ele deve ser antes de mais nada, absorvido por quem o recebe. Portanto, preciso ser oportuno e saber o momento adequado de transmiti-lo. O ideal que o feedback seja dado logo aps a ocorrncia de um fato. Desta forma, ser possvel resgatar aes e comportamentos ainda presentes para os envolvidos. No entanto, recomenda-se que esta conversa ocorra quando os nimos estiverem sob controle. Em certos processos, recomenda-se que uma reunio formal de feedback seja realizada, mas no nosso dia-a-dia podemos manter a cultura de dar e receber feedback; as pessoas so mais abertas e receptivas ao feedback, especialmente quando sabem que, tambm delas, espera-se receber feedback. 2. Baseie-se em fatos concretos: O feedback eficaz tem que ser isento de impresses pessoais. No "assuma" nada em relao ao desempenho e aes alheios. Formule o seu feedback seguindo uma seqncia lgica: ele deve ser fundamentado em fatos concretos, e mencionar o impacto da ao sobre os negcios e as pessoas. A frmula, portanto, do feedback eficaz, : fato concreto + ao especfica + conseqncia favorvel. Temos que aprender a lidar com o feedback negativo

Quando recebemos um feedback que no gostamos, nossa tendncia interpretar como algo negativo. preciso saber lidar com a verdade, quando esta no nos rende homenagens... O nosso desafio mudar o enfoque: entender que a crtica pode ser um indicador de caminhos para a mudana. O fato de nossas aes serem criticadas nos indica, no mnimo, que elas no surtiram o efeito planejado. Quer melhor indicao para revermos nossa estratgia? A primeira reao normal e humana a negao. Muitos reagem com revolta ou indiferena, mas temos que nos educar para reagir ao feedback com racionalizao, avaliando a crtica, vendo onde ela pode ser aproveitada. A aceitao do feedback que nos aponta nossas falhas no um indicativo que voc concordou com a anlise do outro, mas sim que passou a considerar a anlise do outro como indicao de possveis caminhos, que voc se predispe a explorar. Neste sentido, o feedback sempre positivo. Acredito firmemente nestes conceitos. E, por isso mesmo, estou disposio para receber seu feedback. E com sugestes de melhoria, por que no? Mas antes, quero concluir citando Sartre: ele dizia que "no importa o que os outros fazem a voc. O que importa o que voc faz, com o que fazem a voc." Pense nisso...

You might also like