You are on page 1of 14

CONCLUSO - ESTUDOS E FORMAO

TRABALHOS EM ALTURA

SEGURANA E HIGIENE NO TRABALHO


Realizado por: Sofia Brgia Rato

3 de Fevereiro de 2012
ndice

1.Introduo
Define-se trabalhos em altura por aqueles que so executados em alturas superiores a 2 metros do nvel do cho em equipamentos tais como andaimes, plataformas, escadas. A execuo de trabalhos em altura expe os trabalhadores a riscos elevados, particularmente quedas, frequentemente com consequncias graves para os sinistrados e que representam uma percentagem elevada de acidentes de trabalho. Como a execuo de trabalhos em altura envolve risco especfico para a segurana e sade dos trabalhadores, o empregador deve tomar as medidas necessrias para garantir que aos trabalhadores prestada informao e formao adequadas sobre os riscos inerentes a este trabalho, atendendo aos equipamentos e tcnicas utilizados. Os trabalhos em altura devem ser objecto de medidas de preveno e proteces adequadas que devem ser planeadas ainda na fase da elaborao do projecto

2.Enquadramento Legal:
Decreto-Lei n. 50/05, de 25 de Fevereiro

3.Equipamentos de Proteco Colectiva


Os meios e equipamentos de proteco colectiva mais utilizados so: 1. Redes de Segurana Construdas por cordas de fibras sintticas, ligadas por ns, formando um conjunto elstico de malha quadrada (10x10 cm). Tipos de redes:

Tipo Tnis: Redes verticais para proteco de aberturas em pisos ou paredes, estabelecendo uma altura mnimo de 0,90 m. Verticais de Fachada: Redes colocadas verticalmente ou com uma ligeira inclinao para a proteco de aberturas nas paredes ou planos inclinados.

Figura 1.Redes verticais de fachada

Horizontais de consola: Redes colocadas horizontalmente com o objectivo de limitar quedas por aberturas entre pisos, montadas sobre uma estrutura de suporte. Tipo Forca: Redes colocadas verticalmente mas que se diferenciam das anteriores pelos suportes metlicos do bordo superior, que se situam acima do plano de queda.

Figura 2. Rede tipo Forca

2. Guarda - Corpos

Constitudos por elementos horizontais, montantes (elementos verticais) e suportes de fixao. As proteces perifricas das plataformas devero ser constitudas por guarda-corpos compostos de dois elementos horizontais situados a partir da plataforma, a um 1 m de altura e outro a 0.45 m, bem como um rodap de 0.15 m de altura.

Figura 3.Guarda-corpos

Todas as aberturas nos pavimentos de trabalho devem ser tapadas ou protegidas com guarda-corpos adequados.

Figura 4. Guarda-corpos de pavimento

3. Andaimes Andaimes so construes provisrias auxiliares munidas de plataformas horizontais elevadas, suportadas por estruturas de seco reduzida, e que se destinam a apoiar a execuo de trabalhos de construo, manuteno, reparao ou demolio de estruturas. obrigatrio o emprego de andaimes nas obras de construo civil em que os operrios tenham de trabalhar a mais de 4 m do solo ou de qualquer superfcie contnua que oferea as necessrias condies de segurana. Os andaimes de altura superior a 25 m sero previamente calculados pelo tcnico responsvel. Os andaimes sero montados de modo a resistirem a uma carga igual ao triplo do peso dos operrios e materiais a suportar. Os andaimes podem ser de dois tipos tais como:

Mveis: Possuem elementos que possibilitam o rolamento mas devem estar equipados com dispositivos que o imobilizem.

Os andaimes Mveis devem ser deslocados vazios, sem pessoas ou ferramentas sobre eles e antes de algum subir a um andaime mvel, deve verificar se as rodas se encontram devidamente bloqueadas.

Figura 5.Andaimes Mveis

Fixos: Devem ser assentes em bases slidas.

Os andaimes devem estar apoiados em pontos slidos da construo. O assentamento dos ps deve fazer-se em solos ou superfcies com capacidade resistente e sobre tacos de madeira ou bases metlicas com dimenso suficiente. Nunca se devem apoiar andaimes sobre tijolos, ou outros elementos que possam esmagar-se sob aco do peso do andaime.

Figura 6. Apoios dos andaimes

Utilizao do andaime: A montagem, desmontagem ou reconverso do andaime s pode ser efectuada sob a direco de uma pessoa competente com formao especfica adequada sobre os riscos dessas operaes, nomeadamente sobre:

- A interpretao do plano de montagem, desmontagem e reconverso do andaime; - A segurana durante a montagem, desmontagem ou reconverso do andaime; - As medidas de preveno dos riscos de queda de pessoas ou objectos; - As medidas que garantem a segurana do andaime em caso de alterao das condies meteorolgicas; - As condies de carga admissvel; - Qualquer outro risco que a montagem, desmontagem ou reconverso possa comportar. Se a complexidade do andaime o exigir, deve ser elaborado um plano que defina os procedimentos gerais da sua montagem, utilizao e desmontagem, completado, se necessrio, com instrues precisas sobre detalhes especficos do andaime. O andaime que no disponha da nota de clculo fornecida pelo fabricante ou cuja nota de clculo no contemple as configuraes estruturais s pode ser montado aps elaborao do clculo de resistncia e estabilidade do mesmo, excepto se for montado respeitando uma configurao tipo geralmente reconhecida. A pessoa competente que dirija a montagem, desmontagem ou reconverso do andaime e os trabalhadores que executem as respectivas operaes devem dispor do plano acima mencionado, bem como das instrues que eventualmente o acompanhem. Estabilidade do andaime: Os elementos de apoio do andaime devem ser colocados de modo a evitar os riscos resultantes de deslizamento atravs de fixao superfcie de apoio de dispositivo antiderrapante ou outro meio eficaz que garanta a estabilidade do mesmo. A superfcie de suporte do andaime deve ter capacidade suficiente. O andaime sobre rodas deve ter dispositivos adequados que impeam a deslocao acidental durante a utilizao.

4.PLATAFORMAS SUSPENSAS Este tipo de equipamento utilizado para alturas significativas, em que a montagem de andaimes invivel. A fixao das plataformas s consolas ou a outros pontos de suspenso far-se- de maneira que oferea toda a segurana, sendo proibido o recurso a contrapesos para manter a posio das vigas de suporte. Havendo dvida sobre a resistncia do ponto de apoio e do meio de fixao do brao da alavanca, poder exigir-se a apresentao de clculos de estabilidade, na base de uma carga igual ao triplo da carga mxima de servio.

Caractersticas e acessrios Todas as faces das plataformas tero guardas com a altura mnima de 0,90 m, no podendo os espaos livres permitir a passagem de pessoas. A fim de reduzir a oscilao das plataformas, haver, a toda a altura, cabos-guias esticados. Poder, todavia, ser adoptado qualquer outro sistema de equilbrio comprovadamente eficiente. O comando do movimento da plataforma dever ser nico, para garantir permanente horizontalidade, e ser manobrado por meio de um sistema diferencial, com manivela e trincos de segurana nos dois sentidos. Os cabos de suspenso ho-de ter em todo o momento um coeficiente de segurana de 10, pelo menos, em relao ao mximo da carga a suportar, e o comprimento suficiente para que fiquem de reserva, na posio mais baixa da plataforma, duas voltas em cada tambor. Os sarilhos das plataformas devem ser construdos e instalados de maneira que o mecanismo seja facilmente acessvel a qualquer exame.

Os cabos, as correntes e as outras peas metlicas principais das plataformas e seus acessos sero devidamente protegidos contra a oxidao.

5.Passadios Nunca se deve permitir aos trabalhadores que andem directamente sobre coberturas de materiais frgeis ou deteriorados (vidro, fibrocimento, cermica, plsticos, chapas quinadas. etc.). Em caso de necessidade de acesso a este tipo de coberturas, devem ser instaladas passadeiras adequadas para distribuir esforos, ou devidamente apoiadas em elementos resistentes;

Figura 7. Passadios sobre materiais frgeis

6.Escadas O mau estado e a m utilizao das escadas causa de numerosos acidentes, muitos deles de consequncias graves Como medidas de preveno as escadas em mau estado de conservao, com montantes e degraus rachados ou de solidez duvidosa, devem ser destrudas e substitudas por outras ou reparadas.

Figura 8.Escadas

Uma escada, quando em servio, deve ser instalada num pavimento estvel e nivelado, e apoiada contra uma superfcie slida e fixa. A base e o topo da escada devem ser amarrados aos respectivos pontos de apoio, de maneira a no poderem escorregar ou tombar.

Figura 9.Pontos de apoio de uma escada

Uma escada deve sempre ultrapassar pelo menos 1 metro para alm do pavimento de trabalho a que d acesso.

Figura 10. Utilizao de escadas

A base da escada deve ser afastada da superfcie de apoio o suficiente para evitar a queda, mas no exageradamente, para evitar escorregamento. Inclinaes que respeitem aproximadamente a relao: H/B = 1/4 so aconselhadas.

Figura 11. Inclinao da escada

As emendas das escadas so feitas para permitir alcanar maiores alturas, as escadas devem apresentar solidez adequada nas ligaes e ter sobreposies suficientes para absorver os esforos de flexo nas juntas. As emendas devem de se sobrepor em pelo menos 1 metro.

Figura 12.Emendas nas escadas

reas com grande risco de Queda

Enquadramento Legal:
Decreto-Lei n. 50/05, de 25 de Fevereiro

You might also like