You are on page 1of 26

MANUAL DO FORMANDO

MDULO 3127 PREVENO DE INCNDIOS FLORESTAIS

1/26

CAUSAS DOS INCNDIOS FLORESTAIS

IDENTIFICAO DAS REAS FLORESTAIS DE MAIOR RISCO Nas ltimas dcadas, e por efeito conjugado do despovoamento das reas florestais e do abandono da utilizao tradicional dos matos e das lenhas que mantinham a carga combustvel existente nas matas a nveis reduzidos e que permitiam um mais fcil controlo em caso de incndio, foram criadas situaes de grande acumulao de combustveis vegetais, que tm facilitado a ocorrncia dos grandes incndios e dificultado o seu controlo e combate.

ACTIVIDADES HUMANAS E ECONMICAS QUE CONSTITUEM RISCO DE INCNDIO Est identificado o conjunto de situaes e actividades que tm sido a principal causa de incndios florestais em Portugal. Refira-se as que correspondem ao uso directo do fogo e que estatisticamente ocorrem com maior frequncia, bem como outras actividades que constituem causas acidentais de incndios florestais.

CAUSAS DE INCNDIO POR UTILIZAO DIRECTA DO FOGO Queimadas Queima de lixos Lanamento de foguetes

CAUSAS ACIDENTAIS DE INCNDIOS FLORESTAIS Linhas elctricas Linhas de caminho de ferro Mquinas ou equipamentos com motor de combusto (compressores, motosserras, alfaias)

Fogueiras, fsforos e cigarros Lixeiras e outros locais de combusto permanente ou peridica

Chamins industriais e de habitao Raios (causa natural)

2/26

FACTORES QUE INTERVM NA PROPAGAO DE INCNDIOS FLORESTAIS

Para que se produza um incndio so necessrios trs elementos: Calor Oxignio Combustvel Estes trs elementos compem o chamado tringulo do fogo:

Se a este tringulo lhe faltar algum lado, no se produz o incndio Quando varia algum destes elementos, altera-se o comportamento do fogo O incndio florestal comporta-se de acordo com o ambiente em que se encontra

Os factores que mais influenciam um fogo florestal so: a vegetao, a topografia e os factores atmosfricos.

VEGETAO O combustvel vegetal toda a matria de origem vegetal que pode arder. Tipos de combustvel segundo a sua composio: podem ser ligeiros, pesados ou verdes. A rapidez do processo de combusto varia e diminui do primeiro para o ltimo. Combustveis ligeiros So os que tm menos de 1 cm de dimetro: ervas, folhas, pequenos ramos, etc. Inflamam-se com facilidade e consomem-se rapidamente quando esto secos.

3/26

Combustveis pesados So os que tm mais de 1 cm de dimetro: troncos, ramos, material lenhoso, etc. Inflamam-se mais dificilmente que os ligeiros e ardem mais lentamente. Combustveis verdes So as plantas e as suas folhas.

Tipos de combustveis segundo a sua situao: podem ser subterrneos, de solo ou areos e do respectivamente os nomes de fogo de subsolo, de solo e de copas. Combustveis subterrneos So as razes das plantas e das rvores, materiais do solo mineral (como a manta morta), que tm a capacidade de arder. Combustveis de solo So os que formam o piso herbceo e de mato at 1,5 metros de altura.

Combustveis areos So os que se situam acima de 1,5 metros como a copa das rvores, ramos e folhas.

4/26

COMBUSTVEL DISPONVEL Quando aparece um fogo, arde todo o material vegetal existente? A resposta simples: depois de extinto o incndio comprova-se facilmente que parte do combustvel, sobretudo se verde, grosso ou areo, no est todo carbonizado. Segundo esta classificao podem ser distinguidos dois tipos: o combustvel disponvel e o combustvel restante. Combustvel disponvel a parte do combustvel que tem as condies necessrias para arder e ser consumido durante o incndio. Combustvel restante o combustvel que no arde devido ao seu alto contedo de humidade, ao seu elevado dimetro ou porque est fora do alcance das chamas. Por exemplo: Em plantaes limpas, bem podadas e com compassos adequados devido aos desbastes, o combustvel que arde o mnimo e reduz-se ao que est junto ao solo. Para prevenir um incndio ou diminuir os seus danos, h que reduzir ao mnimo o combustvel disponvel, j que a maior concentrao deste, maior ser a durao e intensidade do fogo. A disponibilidade depende dos factores climticos e das caractersticas da vegetao capaz de arder.

No podemos alterar o tempo atmosfrico, mas sim modificar as caractersticas do combustvel.

As caractersticas do combustvel So as qualidades do combustvel que influenciam a sua facilidade em arder e propagar o incndio que se traduzem nas seguintes: a quantidade, o tamanho e forma, a continuidade, o contedo em humidade.

Quantidade o peso da vegetao em seco e mede-se em ton\ha, maior a quantidade de combustvel, maior a intensidade do fogo. Um dado significativo que quando se reduz a metade o combustvel, a intensidade do incndio reduzido a uma quarta parte. Numa plantao bem cuidada, a quantidade de combustveis disponveis pode ser somente de 2 ton\ha. Pelo contrrio, se houver um descuido na manuteno, o peso do combustvel pode chegar s 100 toneladas. Em consequncia, o fogo pode se to intenso que chegue a danificar as razes e as copas.

5/26

Tamanho e forma Em igualdade de volume, quanto menor seja o tamanho do combustvel, maior capacidade ter para absorver o calor. Assim, os pequemos ramos, o pasto e a folhada, tero uma combusto mais fcil que os ramos e troncos. A forma influencia sobretudo o modo de propagao, determinando, essencialmente, a apario de focos secundrios. Por exemplo, as folhas de algumas rvores dispersam-se com muita facilidade atravs das correntes de ar, e, ao ir ardendo, vo criar inmeros focos secundrios.

Continuidade Os combustveis ocupam de forma natural todo o espao desde a superfcie do solo at copa das rvores. Quando isto acontece, diz-se que existe continuidade vertical do combustvel e o risco de que o fogo se propague do solo at s copas maior. Ao contrrio, o risco diminui quando so realizadas limpezas e podas orientadas a romper essa continuidade. A continuidade horizontal existe quando os vegetais que cobrem o solo interligam os seus ramos e no grupos isolados de vegetao. Em caso de incndio, no h uma intercepo do combustvel capaz de travar o avano do fogo no solo.

6/26

Contedo em humidade a caracterstica do combustvel que mais influencia a probabilidade de se iniciar um fogo e o seu comportamento uma vez iniciado. Quanto maior o contedo de humidade de um combustvel, maior ser a quantidade de calor para que este entre em combusto. Alm disso, o fogo avanar com menor velocidade porque tem que perder tempo ao evaporar a gua do seu interior. Por exemplo, imaginemos um fogo num tojal. No incio, o fumo que sai branco, devido evaporao do excesso de humidade, mas medida que avanam as chamas o fumo torna-se mais escuro. Outras caractersticas do combustvel so a densidade da madeira e o contedo em substncias qumicas inflamveis, que dependem muito da espcie vegetal. Por exemplo, as espcies de crescimento lento, de madeiras mais densas, tardam em absorver o calor necessrio para entrar em ignio. Tambm as substncias essenciais, como a resina de algumas espcies aumentam a sua inflamabilidade.

TOPOGRAFIA So os factores relacionados com a forma do terreno e que fazem variar os factores atmosfricos como a humidade, a chuva, a temperatura e o vento. Os factores topogrficos que mais influenciam o comportamento do incndio so: a inclinao, a exposio, a altitude e o relevo. Declive do terreno Quanto mais forte o declive, mais rpido sobe o fogo. Utilizamos como exemplo o seguinte: se um incndio avana em terreno plano a uma dada velocidade, ao chegar a um declive de 30%, o seu ritmo de propagao multiplicado por trs. Alem disso, os combustveis situados frente da linha de fogo, ardem com mais facilidade porque esto mais perto das chamas e perdem o seu contedo de humidade mais rapidamente.

7/26

Exposio Segundo a orientao do declive, a sul ou a norte, variam as caractersticas dos combustveis e tambm os factores ambientais que influenciam o comportamento do fogo. Assim, os declives expostos a Sul e Oeste (sol), recebem uma maior quantidade de raios solares e apresentam o combustvel mais seco, que em caso de incndio, est em melhores condies de arder. Pelo contrrio, nos declives expostos a Norte e Este (sombra), a vegetao tem um maior contedo de humidade e o fogo propaga-se mais lentamente.

Altitude Influencia dois elementos do tringulo do fogo: o calor e o combustvel. Com a altitude diminui a temperatura, as chuvas so mais abundantes e aumenta a humidade relativa, tambm diminui a quantidade de combustvel ao subir em altura, de modo que nas zonas altas h formaes vegetais mais baixas e ligeiras como pastagens, matos, etc. Em consequncia de menos calor e combustveis mais ligeiros e hmidos, diminui o risco de incndio e em todo o caso a velocidade seria menor.

Relevo Os vales estreitos actuam como verdadeiras chamins que activam o incndio. A perda de humidade dos combustveis mais rpida e a probabilidade de remoinhos maior.

FACTORES CLIMATRICOS Os factores climatricos que mais influenciam o comportamento do fogo so a velocidade, a direco do vento e o nmero de dias desde a ltima chuva. Efeitos do vento O vento faz com que o fogo se propague mais rapidamente, de forma irregular e dispersando mais calor. O vento determina a direco da progresso do fogo: de dia so mais fortes e sobem as montanhas e noite so mais fracos e descem o vale. Fornece oxignio ao incndio, aumentando um dos elementos do tringulo do fogo: o ar quente e seco absorve a humidade dos combustveis, secando-os mais rapidamente, tornando-os mais inflamveis e activando a combusto.
8/26

O vento levanta falhas e brasas, geralmente folhas e pinhas, que originam focos secundrios.

Efeitos da seca A seca prolongada cria condies de perigo extremas. Quantos mais dias passem sem chover mais seca estar a vegetao, menor quantidade de calor necessitar para se inflamar e uma vez iniciado o fogo, maior intensidade ganhar.

PREVENO DE INCNDIOS FLORESTAIS

Construo e manuteno da rede de defesa da floresta contra incndios As infra-estruturas florestais so os elementos que do passagem, para os povoamentos florestais, de todos os meios, bem como de prestarem auxlio na preveno, deteco e combate aos incndios florestais.

IMPORTNCIA DOS PONTOS DE GUA NO COMBATE A INCNDIOS FLORESTAIS A rede de pontos de gua constituda por um conjunto de estruturas de armazenamento de gua, naturais ou artificiais acessveis aos meios de combate ao fogo. As suas funes, podem resumir-se a: - Possibilitar o reabastecimento dos equipamentos de luta (meios terrestres e areos); - Permitir o funcionamento de faixas de humedecimento; - Fomentar a biodiversidade, o regadio, o abastecimento de gua potvel.

9/26

Ponto de gua artificial LIMPEZA DOS PONTOS DE GUA

Ponto de gua natural

A rede deve abranger a totalidade da Mancha Florestal, devendo ocorrer uma verificao peridica antes da poca de maior risco de incndio. Assim, os pontos de gua devem ser limpos e estar sempre operacionais. Os seus utilizadores devem estar devidamente informados quanto s suas caractersticas e operacionalidade.

Pontos de gua naturais: Ribeiros Rios Lagoas Ainda que se preparem facilmente, necessitam de uma manuteno peridica como o arranjo dos acessos, a limpeza das margens ou a reparao de pequenas represas. Pontos de gua artificiais: Depsitos de rega Tanques, piscinas e represas Depsitos florestais Os pontos de gua para extino so de maior custo, no entanto, se esto bem desenhados, a sua manuteno unicamente uma limpeza anual.

Para que sejam eficazes devem reunir os seguintes requisitos: Que sejam acessveis aos veculos moto-bomba Que tenham gua no vero, que quando mais necessria Que tenham uma capacidade mnima de 50m3 Os pontos de abastecimento a helicpteros devem estar em lugares abertos, sem linhas elctricas nem vegetao num raio de 40m
10/26

Para que seja possvel um helicptero abastecer, o ponto de gua deve ter uma profundidade mnima de 1,7m

Se possui um depsito de grandes dimenses e com mais de 1,7m de altura: D conhecimento aos bombeiros Se rene as condies para utilizao por parte de um helicptero, ser feita uma limpeza anual, em troca dever mant-lo cheio e permitir a sua utilizao em caso de emergncia

ACEIROS

Os aceiros so estruturas fsicas construdas para compartimentar os povoamentos florestais no sentido de os proteger contra os incndios. A sua instalao faz-se, usualmente de duas formas: segundo as linhas de maior declive ou nas cumeadas.

CONSTRUO E MANUTENO Os aceiros so construdos nas linhas de cumeada, aproveitando-se sempre que possvel, barreiras e obstculos naturais para alargar esta linhas corta-fogos, servindo assim as mesmas, tampo progresso do fogo e de apoio ao combate.

11/26

A implementao de aceiros deve merecer cuidados acrescidos, porquanto ao estabelecerem-se reas limpas de vegetao no interior dos macios florestais diminui-se o atrito, que aumenta a velocidade do vento ascensional e consequentemente o acrscimo de oxigenao nas reas dos aceiros. A direco aconselhvel para os aceiros dever ser segundo o declive intermdio das encostas. Sempre que possvel, os aceiros sero utilizados como caminhos florestais, devendo as faixas adjacentes ter uma densidade de coberto inferior do povoamento, ou ser arborizadas com espcies diferentes, quebrando assim as manchas contnuas. EROSO O problema da eroso deve ser tipo em conta na construo das redes infra-estruturais. Nas situaes em que o risco de eroso pode ser provocado pelo escoamento de guas superficiais, devero construir-se valetas nas bermas dos caminhos e proceder-se colocao de manilhas nos locais onde as linhas de gua os interceptam. Se num projecto de florestao fcil implantar desde logo este tipo de infra-estruturas, o mesmo no sucede nas reas florestais privadas j arborizadas, em que o relevo acidentado, domina o minifndio e a floresta se mantm por regenerao natural. Neste ltimo caso, torna-se necessria a anuncia por parte dos proprietrios para a cedncia de reas que inevitavelmente passaro a ser improdutivas. s ZIF cabe o importante papel de promover o acordo indispensvel de cada proprietrio, elucidando-o dos objectivos e interesses comuns em proteger o patrimnio florestal. As novas tendncias da silvicultura propem a existncia de aceiros arborizados, que so reas da mancha florestal sujeitas a um diferente tipo de prticas culturais: diferentes espaamentos e diferentes espcies. Esta tcnica permite uma melhoria esttica da paisagem e que sejam consumidos menos recursos na sua manuteno. Dado que a razo de aceiros por unidade de rea , em geral, baixa, ser de considerar a sua instalao em reas florestais que possam tirar partido destas infra-estruturas. Contudo, a implementao dos aceiros deve ser sempre precedida de estudos detalhados para determinar a eficcia da sua instalao e a optimizao da sua localizao.

LINHAS DE CONTENO No caso de ataque indirecto, as descargas de gua so lanadas adiante do incndio, a fim de obter uma linha de conteno (aceiro molhado, por exemplo) onde o incndio no ultrapassa ou ento diminui de intensidade permitindo a aproximao do combate terrestre. Este tipo especialmente til e possvel, quando se utilizam retardantes qumicos, pois pode se estabelecer verdadeiro corta-fogo ou reforar os j existentes.

12/26

REDE VIRIA FLORESTAL Constituda pelos caminhos e estrades florestais, e a rede divisional, constituda pelos aceiros ou linhas corta-fogo, so dois subsistemas infra-estruturais que se interligam e complementam. A rede viria florestal tem algumas funes, nomeadamente: acessos para explorao dos povoamentos florestais, circuito de passeios pedestres, em alguns casos servem de acessos a habitaes e equipamentos situados nos limtrofes dos aglomerados populacionais. Na estratgia de defesa da floresta, a rede viria florestal, um elemento fundamental, desempenhando as seguintes funes: - Facilitar a movimentao rpida dos meios de combate zona de fogo e aos pontos de reabastecimento de gua, combustvel, etc; - Integrar a rede de faixas de gesto de combustvel onde as equipas de luta encontram condies favorveis para o combate do fogo, em segurana; - Possibilitar a circulao de patrulhas de vigilncia mvel terrestre, em complemento com a rede de vigilncia fixa. Existem determinadas zonas florestais onde h a necessidade de beneficiar determinados acessos, atravs de: Limpeza das bermas, Construo de valetas e de sistemas de drenagem, Alargamento e melhoria do piso, Construo de zonas de viragem e de cruzamento de viaturas, Sinalizaes.
13/26

As estradas e caminhos da rede viria que se situam em reas florestais devero ter as margens limpas, na faixa lateral confinante, de largura no inferior a 10 metros.

ABERTURA DE CAMINHOS FLORESTAIS Na construo dos caminhos florestais devero observar-se algumas normas de segurana e operacionalidade: A largura mnima da faixa de rodagem dever ser 3.50 m, tendo em considerao o tipo de veculos que utilizam estes caminhos, quer seja afecta explorao quer aos corpos de bombeiros; Em caso de troos rectos podero considerar-se locais de cruzamento, os quais devem ser construdos em pontos onde a visibilidade do condutor permita observar a aproximao de outro veculo; Ser consideradas zonas de inverso de marcha, indispensveis em reas de elevado perigo de incndio e ainda quando o caminho florestal tenha apenas uma ligao rede rodoviria principal. A orografia das reas florestais nem sempre permite a construo dos caminhos florestais com as dimenses adequadas; todavia, a segurana aconselha a construo de plataformas e zonas de manobra nos casos em que o traado dos caminhos no o desejvel. Outra regra que se deve obedecer para assegurar a diminuio do risco de incndio a limpeza de matos nas bordaduras dos caminhos e a plantao de espcies florestais menos combustveis (folhosas), cujo objectivo visa dificultar a propagao do fogo.

14/26

MQUINAS E EQUIPAMENTOS UTILIZADOS

Para a manuteno de aceiros, criao de linhas de conteno e abertura de caminhos, utilizam-se normalmente: Escavadoras equipadas com p

Tractores equipados com lmina frontal

A UTILIZAO E MANUTENO DE MQUINAS E EQUIPAMENTOS A utilizao dos equipamentos florestais pressupe uma habilitao especfica de conduo e uma preparao especfica dos operadores, quer no que respeita aos cuidados prvios a observar antes de iniciar o trabalho, quer operao dos mesmos. CUIDADOS DE MANUTENO CUIDADOS DIRIOS (cada 8 a 10 horas de trabalho) ANTES DE INICIAR O SERVIO Verificar fugas de gua, leo ou gasleo e saber a sua procedncia Verificar o estado dos pneus Nos tractores refrigerados por gua verificar o nvel de gua no radiador (a gua deve estar a cerca de 2 cm abaixo da base do tampo) Nos tractores refrigerados por ar ver se existe sujidade nas alhetas Verificar o nvel de leo do motor (o nvel deve estar junto ao mximo) Verificar o nvel de combustvel (o depsito deve ficar cheio do dia anterior)
15/26

Eliminar possvel gua no copo de decantao do combustvel Lubrificar o trem dianteiro Verificar o estado do filtro de ar e limpar se necessrio Verificar as ligaes mecnicas e a instalao elctrica

DEPOIS DE ACABAR O SERVIO Atestar o depsito do gasleo a fim de evitar que se formem gotas de gua (se no for possvel retirar o tampo do depsito) NOTA: No entanto siga sempre as recomendaes do manual de instrues CUIDADOS SEMANAIS (cada 40 a 50 horas de trabalho) Fazer todos os cuidados dirios Lavar o tractor Lubrificao geral dos copos a massa Afinar folga do pedal de embraiagem Afinar a folga dos pedais do travo Afinar a folga e ver estado da correia da ventoinha Fazer a manuteno da bateria Verificar a presso dos pneus Verificar todos os nveis de leo Limpar o ninho do radiador Reajustar porcas e parafusos

NOTA: No entanto siga sempre as recomendaes do manual de instrues CUIDADOS ANUAIS (aps cada 800 a 1000 horas de trabalho) FAZER Substituir o lquido de refrigerao Lavar o depsito de combustvel Limpar ou substituir as escovas do dnamo Mudar o leo das transmisses Substituir o filtro de ar a seco ou lavar o filtro de ar em banho de leo Substituir o filtro ou filtros de gasleo

MANDAR FAZER Calibrar injectores Afinar vlvulas do motor Mandar limpar as escovas do alternador e do motor de arranque

NOTA: No entanto siga sempre as recomendaes do manual de instrues

16/26

QUEIMA DE RESDUOS FLORESTAIS


LEGISLAO EM VIGOR Durante os meses de Julho, Agosto e Setembro proibido fumar e fazer lume, realizar fogueiras, queimadas, bem como queimar sobrantes agrcolas e florestais e lanar foguetes, tal como estabelecido no Decreto-lei 124/2006 de 28 de Junho, que define o Sistema Nacional de Preveno e Proteco Florestal Contra Incndios. O diploma estabelece ainda para determinadas reas florestais, consideradas de risco, a proibio de acesso, a circulao, a permanncia e a execuo de trabalhos com recurso a maquinaria. Alm disso, obrigatria a manuteno de uma faixa limpa de, pelo menos, 10 metros de largura junto s estradas e vias frreas. Os proprietrios ou utilizadores de casas em espaos rurais so obrigados a manter uma faixa de 50 metros de terreno limpo em redor das habitaes. A fiscalizao do cumprimento destas disposies compete Guarda Florestal, Guarda Nacional Republicana, Polcia de Segurana Pblica, aos Vigilantes da Natureza e s Cmaras Municipais. As infraces so punidas com multas que variam entre os 200 e 44.500 euros. Caso dem origem a um incndio grave, os comportamentos de risco associado ao uso indevido do fogo no caso so, de acordo com o Cdigo Penal punveis de pena de priso at 10 anos, alm das coimas previstas. Preveno Durante os meses de Julho, Agosto e Setembro e sempre que se verificar que o ndice de risco de incndio elevado, nos espaos agrcolas e florestais. proibido: Fumar Deitar fora pontas de cigarro, designadamente pela janela do automvel ou comboio Fazer fogueiras Fazer queimadas Lanar foguetes Aceder, circular e permanecer em reas florestais Usar motores de combusto interna com escapes desprotegidos e sem tapa chamas Desinfestar apirios com recurso a fumigadores Trabalhar com recurso a maquinaria

obrigatrio: Manter uma faixa de proteco em redor de habitaes, unidades fabris e industriais, estradas e linhas de caminho de ferro. Manter uma faixa de 50 metros de terreno limpo em redor das habitaes nos espaos rurais.

17/26

O diploma prev ainda que seja obrigatria: A manuteno da operacionalidade das infra-estruturas florestais O ordenamento e compartimentao das novas arborizaes A realizao de aces de preveno e de gesto pelos proprietrios e produtores florestais. Que os projectos de arborizao prevejam infra-estruturas de preveno; A regulamentao do uso do fogo controlado nas zonas florestais; O licenciamento de queimadas

As medidas de reduo do risco de incndio prevalecem sobre quaisquer disposies em contrrio e os proprietrios so obrigados a facultar o acesso s entidades responsveis pelo trabalho de manuteno. No sendo cumpridas as prticas indicadas pode o Estado substituir-se ao proprietrio ou usufruturio na execuo dos trabalhos, prevendo-se para esses casos uma multa, o ressarcimento das despesas realizadas por via fiscal e legal e ainda a possibilidade de expropriao por utilidade pblica. Finalmente, alarga-se o mbito das infraces e actualizam-se os valores das coimas. Contra ordenaes - Decreto-lei 124/2006 de 28 de Junho Realizao de Queimadas Realizao de queima de sobrantes e fogueiras Lanamento de foguetes e outras formas de fogo Falta de execuo dos planos de defesa da floresta

O montante mnimo de coima de 140 euros e o mximo de 5.000 euros, tratando-se de pessoa singular. Tratando-se de pessoa colectiva, o montante mnimo de 800 euros e o mximo de 60.000 euros. PROCEDIMENTOS PARA A QUEIMA DE RESDUOS FLORESTAIS - Meteorologia (baixa temperatura, alta humidade e pouco vento) - Limpar uma faixa de 2 metros volta da fogueira, para evitar o contacto da fogueira com os restantes combustveis; - Ter sempre mo utenslios que possam ajudar a controlar a fogueira; - Adicionar fogueira pequenas quantidades de material a queimar; - Nunca abandonar uma fogueira; - Fazer sempre um bom rescaldo;

NOTA: QUEIMADAS PARA RENOVAO DE PASTAGENS


No so permitidas queimadas durante o perodo crtico; No resto do ano, antes de efectuar uma queimada, contacte a Cmara Municipal;
18/26

EFECTUAR A VIGILNCIA DA FLORESTA

Deteco de Incndios Florestais A deteco e o alerta imediato de ocorrncia de um incndio constituem o aspecto fundamental para a rpida actuao das estruturas de combate e permitem, na maior parte das vezes, controlar a dimenso das reas ardidas, quando as condies de acessibilidade e a distncia dos meios operacionais zona de ocorrncia do incndio so logisticamente satisfatrias. A deteco pode ser realizada atravs dos meios fixos (postos de vigia), automticos, mveis (Sapadores Florestais e Vigilantes Camarrios) e areos.

TIPOS DE VIGILNCIA Deteco fixa - Postos de Vigia Os postos de vigia desempenham um papel crucial no que respeita optimizao da vigilncia das florestas, potenciando a eficcia na deteco dos fogos florestais. A principal funo consiste na observao e rpida deteco de um foco de incndio que, aps comunicao s entidades responsveis, permitir o seu combate imediato. O inconveniente na deteco de focos de incndio a partir de postos de vigia prende-se com a existncia de zonas no visveis a partir do posto, devido essencialmente ao relevo. So consideradas zonas de risco de incndio mais elevado, traduzindo assim a necessidade do clculo de bacias de visibilidade para o referido posto de vigia.

Imagem

frequente

na

floresta

portuguesa. Um posto de vigia cujo alcance visual mdio se situa entre os 10 e os 20 km.

19/26

Deteco Automtica A deteco automtica um processo de deteco fixa que assenta na utilizao de equipamento sensvel radiao infravermelha, emitida por uma fonte de calor. Este sistema tem sido utilizado com resultados positivos nos pases de extensas reas florestais, de relevo pouco acentuado e cujos espaos so demograficamente despovoados. O sistema de deteco automtica apresenta alguns condicionalismos para as situaes portuguesas, pelo que no se aconselha a sua utilizao generalizada, podendo no entanto pontualmente complementar a deteco efectuada pelos meios clssicos.

Deteco Mvel Sapadores Florestais e Vigilantes Camarrios A existncia destas brigadas em municpios com grande expresso florestal e em que a ocorrncia de incndios tem estatisticamente um grande peso, apresentam-se como uma importante estrutura auxiliar quer dos corpos de bombeiros, quer dos servios tcnicos com tutela na rea florestal. Durante a poca normal de incndios a sua actividade recai fundamentalmente na vigilncia e patrulhamento das reas florestais e como estruturas auxiliares de combate aos incndios, na realizao da importante operao de rescaldo, cuja deficiente realizao muitas vezes causa de reacendimentos que originam incndios de grandes propores. Fora da poca normal de incndios a sua actividade prende-se essencialmente com a construo e manuteno das infra-estruturas florestais como faixas de gesto de combustvel.

Deteco Area A deteco de incndios florestais atravs de meios areos prtica seguida em muitos pases com extensas reas florestais e baixas densidades populacionais, em que o estabelecimento de uma rede de meios clssicos de deteco, como os postos de vigia, se tornaria oneroso e logisticamente difcil de implementar. A experincia portuguesa sobre a deteco area aponta para uma relao custo/benefcio que, na maior parte das situaes, recomenda a sua utilizao apenas com carcter complementar, nomeadamente como auxilio no acompanhamento da evoluo dos incndios.

20/26

BOAS PRCTICAS DE HIGIENE E SEGURANA

Do conjunto de acidentes registados anualmente, em Portugal, numerosos so devidos ao reviramento (incluindo o empinamento) de tractores desprovidos de estruturas de segurana, e na grande maioria dos casos, tm como consequncia a morte ou situaes de grave incapacidade fsica dos seus condutores. Os reviramentos do-se em qualquer local e nas mais diversas circunstncias: em terrenos com declive, junto de valas e bermas desniveladas, mas tambm acontecem em zonas planas. Estes acidentes ocorrem porque muitos operadores no tm treino adequado, ignoram as condies do solo e as zonas com declives, esquecem o efeito das cargas na estabilidade do tractor e anulam os dispositivos de segurana. A existncia de uma estrutura de segurana, no deve ser motivo para a utilizao menos segura do tractor. O reviramento do tractor tem sempre consequncias econmicas (imobilizao e reparao do tractor, aquisio de nova estrutura de segurana) e poder tambm ocasionar danos fsicos no operador e/ou em terceiros. O conhecimento das situaes de risco ajuda certamente a reduzir o nmero de acidentes. Tipo de estruturas Arco O arco a estrutura de segurana mais simples e pode ser montado sobre o eixo posterior, numa posio atrs ou frente do posto de conduo. A zona de segurana criada pelo arco dianteiro , na maioria dos casos, insuficiente o que torna necessrio a montagem de um pequeno arco traseiro. Nesta situao, a funo de segurana desempenhada simultaneamente pelos dois elementos. Estas estruturas de segurana podem ser rebatveis, total ou parcialmente, tendo como objectivo permitir o trabalho sob coberto ou entre culturas arbustivas. So situaes que devem ser utilizadas com carcter excepcional limitadas no tempo. O arco deve ser reposto na posio de segurana to breve quanto as circunstncias o permitirem.

Tractor com arco montado atrs do condutor (imagem da esquerda) e com arco frontal (imagem da direita)
21/26

Quadro O quadro de segurana tambm uma estrutura muito simples, ainda que mais resistente para suportar, num eventual reviramento, cargas mais elevadas ocasionadas por tractores de maiores dimenses. Aplica-se em qualquer tipo de tractor e frequentemente estes quadros esto equipados com um tejadilho, em fibra ou em tela, para proteco do operador contra os agentes atmosfricos.

Tractor com quadro


Cabina A cabina a forma mais evoluda e tambm a mais complexa das estruturas de segurana. um habitculo fechado, hermtico, suficientemente insonorizado, dotado de vidraas, janelas e portas, equipado com sistemas de ventilao, aquecimento e por vezes de climatizao que proporcionam, para alm da segurana, nveis significativos de conforto. Actualmente a generalidade dos tractores dispem de cabinas integrais, que so um elemento constituinte j que contm a estrutura de segurana propriamente dita e todos os rgos integrantes do posto de conduo, para aumentar o conforto do operador tm surgido no mercado cabinas com suspenso activa ou dotadas de sistemas de auto nivelamento.

Tractor com cabina


Certificao Cada modelo de estrutura de segurana concebida e aplica-se exclusivamente a um ou a vrios modelos de tractores claramente identificados; Cada estrutura de segurana deve ostentar uma chapa identificativa; Em Portugal a instalao de estruturas de segurana do tipo quadro ou cabina obrigatria, em todos os tractores agrcolas homologados, desde 1992;

22/26

A instalao de estruturas de segurana do tipo arco obrigatria, em todos os tractores agrcolas homologados, desde 1993

Cuidados a ter com as estruturas de segurana No introduzir alteraes na estrutura de segurana, a fim de a "adaptar" montagem de equipamentos diversos (carregadores frontais, abrigo contra os agentes atmosfricos, etc.) No fazer furos ou soldaduras para a montagem de acessrios diversos (luz rotativa, tringulo S2, espelhos retrovisores, etc.) No substituir o banco do operador que est homologado com a estrutura de segurana No substituir quaisquer componentes da estrutura de segurana por outros que no sejam originais (por exemplo os parafusos de fixao da estrutura ao tractor)

O risco de reviramento est associado ao: Tipo de tractor Comparando tractores de idade e potncia equivalente e em condies de trabalho idnticas pode-se dizer que o risco de reviramento menor no tractor de lagartas, intermdio no tractor convencional e elevado nos tractores estreitos. Conjunto tractor-mquina O tipo e as dimenses do tractor, o sistema de engate e as dimenses mquina e a correcta ou incorrecta proporcionalidade entre ambos tornam o conjunto mais ou menos susceptvel ao risco de reviramento. A desproporcionalidade do conjunto tende a acentuar-se medida que as condies de trabalho se tornam mais desfavorveis (trabalho em declives). Caractersticas da parcela e das condies de trabalho A dimenso e os limites do local, o declive e a irregularidade do terreno, a pedregosidade, o tipo e as condies do solo e cobertura vegetal superfcie contribuem fortemente para o risco de reviramento

O operador deve: Possuir habilitao legal de conduo Ter treino adequado utilizao do tractor e dos equipamentos que utiliza Estar familiarizado com os comandos do tractor e das mquinas

23/26

Proceder manuteno regular do tractor e dos equipamentos, de acordo com os manuais de instrues

Usar vesturio e calado adequado Fazer inspeces peridicas aos rgos de segurana do tractor e das mquinas Planear antecipadamente a tarefa a executar Saber identificar os riscos

Preveno de reviramentos Planear antecipadamente a tarefa que vai executar Em caso de dvida percorrer a superfcie do terreno onde vai trabalhar para verificar a existncia de obstculos escondidos (rochas, troncos, buracos, etc.) Ter em ateno que os reviramentos acontecem tanto em solo plano como em zonas com declive Ligar a patilha dos traves independentes do tractor Ligar e usar, se for caso disso, o sistema de travagem do equipamento Fazer sempre uso da estrutura de segurana, mesmo que seja do tipo rebatvel Conduzir devagar onde a superfcie do solo no seja perceptvel (ex. erva alta, vegetao) Assegurar-se que usa um tractor dimensionado para a mquina ou reboque que vai usar, tendo em conta o peso da mquina, do reboque e respectiva carga Fazer voltas lentas e largas nas cabeceiras e usar os traves independentes com cuidado Numa subida seleccionar a velocidade adequada e embraiar lentamente para no provocar o empinamento do tractor Em declives usar a traco total se dispuser de um tractor de quatro rodas motrizes No utilizar o tractor com carregador frontal em posio elevada e com carga Ao trabalhar com guincho montado manter alinhados o tractor, o cabo e a carga Rebocar com cordas e correntes o mais baixo possvel e nunca acima do eixo; Ao parar e abandonar o tractor, respeitar as normas de segurana do tractor e equipamento
24/26


Fonte

No substituir a estrutura de segurana por um dispositivo no certificado para o modelo de tractor

Mecanizao Agrcola - Manuel Funenga

Mquinas ou equipamentos com motor de combusto As mquinas industriais e outros equipamentos de combusto interna ou externa, que sejam utilizados no interior das florestas ou na sua rede viria, tero que estar equipados com dispositivos de tapa chamas nos tubos de escape e de proteco contra falhas ou fascas, dado que a inobservncia desta preveno est na origem de incndios florestais.

25/26

26/26

You might also like