You are on page 1of 5

xodo 19: 03-06 - Pr.

Alexandrino Moura

Leitura: xodo 19 Texto: xodo 19.3-6 Amados irmos no Senhor Jesus Cristo. Israel havia sado do Egito. A jornada em direo terra de Cana havia comeado. A caminhada do povo de Deus havia iniciado pelo deserto. Os egpcios haviam sido mortos pelas guas do Mar Vermelho. Moiss e o povo entoaram um cntico de louvor ao SENHOR. Era imensa a alegria do povo. Miri e as outras mulheres saram atrs cantando e danando de alegria. O povo de Israel era um povo muito abenoado. Dia aps dia o povo podia ver a coluna de fumaa durante o dia e a coluna de fogo a noite. Os israelitas podiam saber que estavam sendo protegidos pelo SENHOR dos Exrcitos. Oh, como maravilhoso saber que Deus zela por nossas vidas. Oh, como maravilhoso saber que em meio ao vale da sombra da morte, Deus est nos guardando.

O SENHOR fez sair gua de pedra para saciar a sede de seu povo. Guerreou contra o rei de Amaleque e venceu pelo seu povo. Eram eventos como esses que estavam na mente do povo. Era impossvel Israel esquecer. Foram acontecimentos recentes na vida do povo. Eles podiam sentir a fidelidade de Deus. Eles podiam sentir a presena da glria de Deus no seu meio. Os seus coraes queimavam de alegria por causa desta fidelidade do SENHOR entre eles. Como pode algum se esquecer do favor de Deus? Como pode algum no ver a fidelidade em sua vida? Como pode algum desprezar ao Deus da aliana eterna? Como pode algum se rebelar contra o SENHOR querendo viver fora da aliana e da sua Igreja amada?

No texto da pregao de hoje vamos ver como o SENHOR fiel e vamos ver o que exige de seu povo. Tema: O SENHOR Proclama a Sua Aliana no Monte Sinai. Nesta proclamao da Aliana, o SENHOR quer nos lembrar de duas coisas: 1. Ele lembra ao povo a Sua fidelidade 2. Ele nos lembra da nossa obrigao

1. Ele lembra ao povo a Sua fidelidade. O que uma aliana ou pacto? Aliana ou pacto um tratado entre duas ou mais pessoas, no qual as partes que entram em aliana tm iguais responsabilidades para cumprir o estipulado na aliana. Deus fez uma aliana com seu povo no monte Sinai. S que a aliana no que o homem e Deus tm as mesmas responsabilidades. Porque no foi o homem que procurou Deus para estabelecer uma aliana. A humanidade cada em seus delitos e pecados no quer saber de Deus e nem de sua aliana. Mas foi o prprio Deus quem quis fazer uma aliana com um povo sobre a terra. Deus entrou em um relacionamento ntimo com seu povo escolhido. No porque Israel fosse melhor e mais numeroso do que os outros povos da terra. Pelo contrrio, era o menor de todos os povos. Mas Deus fez uma aliana onde Ele se compromete em ser o Deus de Israel e conceder muitos benefcios a este povo. Ele fez uma aliana baseada em seu prprio nome. Assim, Ele obrigou-se a manter a sua aliana. Nesta aliana o SENHOR promete uma terra que mana leite e mel. Uma terra mui frtil. Deus iria expulsar os habitantes da terra de Cana e entregar a seu povo. O povo s precisa ter f e ser obediente

ao SENHOR. Assim, havia uma garantia de que Deus iria abenoar seu povo. Porm, se Israel se desviasse no obedecendo a seus estatutos, receberia a maldio da aliana. Seria castigado severamente por no ter permanecido fiel ao seu SENHOR.

Deus est no monte Sinai proclamando o seu pacto aos filhos de Israel, a descendncia de Abrao. Veja o verso 3: Subiu Moiss a Deus, e do monte o SENHOR o chamou e lhe disse: Assim falars casa de Jac e anunciars aos filhos de Israel. Olhe a linguagem pactual que o SENHOR utiliza falando a Moiss. Deus est ordenando que Moiss fale casa de Jac e aos filhos de Israel. Quem era Jac? Era o neto de Abrao, ao qual Deus disse em Genesis 17.2: Farei uma aliana entre mim e ti e te multiplicarei extraordinariamente. Deus procurou Abrao e entrou num relacionamento pactual com Abrao. E Jac um descendente direto de Abrao. Esta linguagem mostra o Deus da Aliana. Por isso encontramos vrias vezes na Bblia: O Deus de Abrao, Isaque e Jac. Esta linguagem mostra a fidelidade de Deus em manter a sua aliana ou pacto com seu povo. E Israel no um novo povo. So os descendentes de Abrao. O SENHOR disse que iria multiplicar grandemente a descendncia de Abrao como a areia do mar e as estrelas dos cus. E Deus cumpriu. Os descendentes de Abrao so agora uma nao numerosa. o Deus do pacto buscando os seus filhos. Buscando aqueles que esto em aliana com Ele. Lembrando que Ele fiel em manter a sua aliana, quando o povo de Israel estava sofrendo no Egito por causa da servido. Ento ns lemos em xodo 2.23-25: os filhos de Israel gemiam sob a servido e por causa dela clamaram, e o seu clamor subiu a Deus. Ouvindo Deus o seu gemido, lembrou-se da sua aliana com Abrao, com Isaque e com Jac. E viu Deus os filhos de Israel e atentou para a sua condio. Ele foi libertar seu povo da escravido. A aliana no terminou. Essa uma aliana perptua, ou seja, uma aliana que permanece para sempre.

Isto nos consola e nos anima dia aps dia. Porque sabemos que o nosso Deus fiel em tudo o que faz. Tanto em conceder bno como em enviar maldio em virtude da infidelidade de seu povo. sobre a sua fidelidade pactual que Ele est falando ao povo de Israel no monte Sinai. Ele no quer que o povo se esquea disto em sua vida. Por isso Ele est lembrando a sua aliana com Abrao e a sua descendncia. Veja o verso 4: Tendes visto o que fiz aos egpcios, como vos levei sobre asas de guia e vos cheguei a mim.

O SENHOR lembra a Israel que Ele no se esqueceu de Sua Aliana com a casa de Jac. O SENHOR se refere neste verso aos eventos no Egito. Quando Israel era tratado como escravo. Vivia sendo oprimido. Sofrendo com a crueldade dos egpcios. Porm, o SENHOR lembrou-se de Israel e de sua Aliana e enviou Moiss para libertar a seu povo pactual. Naquela libertao os israelitas puderam ver a mo de Deus pesar sobre os egpcios, enviando pragas e matando os primognitos dos egpcios. Ele tambm fez Israel passar pelo mar vermelho e matou os egpcios. Foi um ato maravilhoso da parte de Deus para com Israel. Todos estes acontecimentos estavam na mente do povo, porque s havia passado trs meses desde que eles tinham sado do Egito. Foi fidelidade de Deus visitar seu povo no Egito e resgat-lo com mo poderosa e brao estendido. O povo de Israel no apenas podia ouvir Deus falando, mas tambm podia lembrar-se de tudo o que passou e viu. E Deus fez o povo caminhar pelo deserto. Por que tudo isto?

Tudo isto que o SENHOR fez a Israel no foi apenas para libert-lo da escravido com seu poder divino. Foi adoo de Israel como filho. Como diz xodo 4.22: Israel meu filho, meu primognito. Foi isto que aconteceu com Israel. Deus conduziu para si mesmo aquele povo. Como diz Gnesis 17.7: Estabelecerei a minha aliana entre mim e ti e a tua descendncia no

decurso das suas geraes, aliana perptua, para ser o teu Deus e da tua descendncia. Deus diz que levou Israel como uma guia leva seus filhotes sobre as asas. Mas Ele no os levou para um lugar longe de sua presena. Ele mesmo diz que os levou para si. Para perto do seu corao. Para tornarem-se um povo achegado. O SENHOR diz que seria o Deus da descendncia de Abrao. Sabe o que isto significa?

Significa que a Aliana de Deus com seu povo de essncia espiritual. Porque estar em aliana com o SENHOR significa comunho com o Deus da vida. Deus graciosamente habita com seu povo. Ele faz morada no meio do seu povo. E o que o SENHOR est fazendo no monte Sinai falar com seu povo. Ele desce dos cus dos cus e vem ao monte Sinai falar diretamente com seu povo. H uma comunho nisso em Deus vir falar a seu povo. Mesmo sem o povo poder subir o monte, Deus providencia um mediador entre eles, que Moiss. O povo podia sentir a presena de Deus de uma forma visvel e poderosa e espiritual. Com esta comunho o povo deveria demonstrar f no SENHOR Deus. Deveria estar agradecido a Deus por Ele entrar em aliana com um povo pecador. Isto aliana. Isto um relacionamento pactual entre Deus e um povo escolhido por Ele prprio.

Israel viu a fidelidade do SENHOR, o Deus pactual. Israel no apenas podia ver a fidelidade do SENHOR como tambm podia senti-la em seus coraes. Uma f que arde por dentro em sentir a presena de Deus do seu lado, cuidando na caminhada pelo deserto. Uma f que ansiava pela presena de Deus, que ansiava em viver em aliana com um Deus santo, e em ter comunho com o SENHOR do pacto atravs de Jesus Cristo. Porque em Cristo Jesus que podemos ver mais claramente a fidelidade de Deus em manter a sua aliana. Enviando seu Filho como cumprimento de todas as exigncias da aliana. Morrendo em nosso lugar e abrindo as portas dos cus. Nos levando ao trono santo de Deus. O prprio Senhor Jesus Cristo ainda mandou o Seu Esprito para fazer habitao em ns que pertecemos a sua aliana. O Esprito Santo testifica a fidelidade em Cristo Jesus. Ele nos capacita a viver em comunho com um Deus Santo. Isso nos leva ao segundo ponto.

2. Ele nos lembra da nossa obrigao. O SENHOR um Deus fiel! Ele cumpre as suas promessas mesmo que demore mil anos. Pois pelo seu nome que Ele jura. No h nada mais santo do que o seu prprio nome. E ns vimos que o SENHOR cumpre a sua aliana feita com Abrao, quando disse que seria o seu Deus e da sua descendncia. Agora Ele est mostrando isso a Israel no monte Sinai. Ele lembrou o povo de sua fidelidade. Seu amor pelo povo da aliana, em cuidar dele e proteg-lo. Isto maravilhoso demais para lembrarmos em nossas vidas. Porque a aliana do SENHOR no muda. Permanece a mesma ontem, hoje e para sempre. Porque imutvel! Deus no pode volta atrs em suas promessas. E, foi exatamente isto que Ele lembrou casa de Jac no monte Sinai: a sua aliana aliana perptua.

Porm, existe um propsito em nos escolher. Ele no entra em aliana sem exigir nada de seu povo. O que Ele requer de seu povo? O que Ele requer de voc que est em aliana com Ele? A primeira coisa OUVIR a sua voz e GUARDAR a sua aliana. O SENHOR quer que seu povo oua o que Ele tem a dizer nas Sagradas Escrituras. nas Sagradas Escrituras que o SENHOR revela a sua vontade ao seu povo pactual. Esta no uma palavra comum, mais as palavras da aliana de Deus. Esta palavra viva e eficaz. Ela transforma vidas. Ela ensina como o povo da aliana deve andar diante do Deus pactual. No captulo 20 do livro de xodo

encontramos os Dez Mandamentos. Os Dez Mandamentos so as estipulaes da aliana que Deus exige de seu povo pactual. Esses Dez Mandamentos no so para oprimir o povo santo do SENHOR. Mas so para conduzir o povo nos caminhos do Deus pactual. Ele quer proteger o povo de seus prprios pecados. Os Dez Mandamentos so tambm chamados de As Dez Palavras de Amor. Por qu? Porque eles esto mostrando o cuidado de Deus pelo seu povo amado. Guardando os mandamentos, o povo estar ouvindo a sua voz e guardando a aliana. Quando o povo no d ouvido sua voz, ele quebra a aliana do SENHOR. Ele desobedece ao SENHOR da aliana. Por isso recebe a maldio estipulada na lei.

Quando Israel guardasse a aliana, ele seria a propriedade exclusiva do SENHOR entre todos os povos da terra. Israel ser um tesouro do SENHOR aqui na terra. Um povo separado das demais naes para servir ao SENHOR Deus. A resposta do povo deve ser uma resposta de f nas promessas do SENHOR. Esta a atitude de quem ama a Deus acima de qualquer coisa. Um amor que expresso em obedincia aliana do SENHOR. No como fazem os gentios que desprezam ao SENHOR. Por isso Deus chama seu povo a ouvir a sua voz. A ouvir a voz daquele que misericordioso. Deus est construindo uma nao conforme a sua vontade santa. Veja xodo 19.5-6: Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliana, ento, sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos; porque toda a terra minha; vs me sereis reino de sacerdotes e nao santa. O que que estamos ouvindo aqui? o evangelho do reino de Deus! Uma nao pactual! Veja que no verso 6 Deus usa os nomes reino de sacerdotes e nao santa. O que isto tem a ver com Israel? E o que tem a ver conosco hoje? Um sacerdote era algum separado para o servio de Deus no templo. Ele era separado para um servio especial de oferecer sacrifcio pelos pecados do povo. Ele no poderia ser impuro, mas um homem santo dedicado ao SENHOR. E uma nao santa se refere a Israel, que foi separada dentre todas as naes do mundo para servir ao SENHOR. Israel foi tirado dentre as naes para ser um povo santo, consagrado ao SENHOR. Ele deveria espelhar o seu Deus, a santidade do SENHOR. Quando Israel se comportasse como um povo pactual, as naes veriam a quem ele servia. A luz de Israel irradiaria para todas as naes. Deus separou Israel para ser seu prprio povo. Exclusivamente seu. Para viver como sacerdote e em santidade. Isso mostraria o relacionamento especial de Deus com Israel. Pois Deus escolheu exclusivamente a Israel para ser seu filho primognito. E Israel deveria lembrar-se de sua obrigao de andar como Deus prescreveu em sua lei. Viver como um povo espiritual que conhece a seu Deus. Que O ama acima de qualquer coisa. Porque Deus salvou Israel, no apenas da escravido do Egito, mas tambm da escravido do pecado. O seu povo deve ser uma bno para todas as naes.

Mas este pacto uma bno tambm para ns. Porque em Cristo ns fazemos parte deste pacto. Em 1 Pedro 2.9 lemos: Vs, porm, sois raa eleita, sacerdcio real, nao santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz. Ns somos a raa eleita de Deus. Sacerdotes reais ao servio de Deus. Uma nao santa, separada do mundo, afastada do pecado. Para proclamar em alta voz para todo o mundo as virtudes de Deus. Tito 2.14 diz: o qual [Jesus Cristo] a si mesmo se deu por ns, a fim de remir-nos de toda iniqidade e purificar, para si mesmo, um povo exclusivamente seu, zeloso de boas obras. Cristo nos redimiu com o seu sangue na cruz do Calvrio. Purificando-nos de toda iniqidade. Para sermos um povo zeloso de boas obras. Um povo que quer fazer boas obras d prova de sua gratido. Um povo que pratica boas obras um povo que reconhece a sua salvao em Deus. No fazendo boas obras para salvar-se, mas para mostrar que grato.

Amm

You might also like