You are on page 1of 3

ACORDO ORTOGRFICO DA LNGUA PORTUGUESA: UM BREVE ESTUDO Simone Magalhes dos Santos1

1 RESUMO A lngua no se congela, est sempre variando, em uma poca com algumas expresses, em, outras, com outras expresses mas nunca est uniforme e nenhum pas pode julgar o outro dizendo o que certo e o que errado, principalmente uma lngua que est sempre em movimentao; as mudanas acontecem e so necessrias. Apresentaremos um breve estudo do novo Acordo Ortogrfico que h tantos anos vem tentando buscar um consenso entre os paises que falam a Lngua Portuguesa. Os pases que adotaro oficialmente o novo acordo so: Portugal, Brasil, Angola, Cabo Verde, Guin Bissau, Moambique, So Tom e Prncipe e Timor Leste.

2 INTRODUO

A lngua por estar sempre sofrendo variaes provoca grandes discusses entre os lingistas, principalmente no campo da ortografia, porque as variaes na fala no so consideradas falhas, mas quando o assunto a escrita, os erros so bem grafados. As alteraes ortogrficas como a excluso de acentos ex: negcio antes do acordo depois do acordo negocio, ou eliminao de consoantes mudas no pronunciadas ex: aco antes do acordo e ao depois do acordo sero sentidas por vrios pases, pois essas alteraes atingem o lxico.

_____________________ 1 Acadmica do 2ano do Curso de Letras da UEG UnU de Morrinhos

Sendo assim, vrias obras tero que ser refeitas, para que possam corresponder ao novo acordo, que tem como objetivo a unificao do portugus. Para um idioma que falado em pelo menos oito pases e considerado a sexta lngua mais falada no mundo no algo simples um reforma ortogrfica, sendo assim o acordo sofreu com as vrias idas e vindas, nas vrias tentativas de sua aprovao e tambm com as crticas, sua aceitao veio em 1990, mas s estar sendo obrigatria a partir de 2009. Todo esse tempo na tentativa da unificao e da aprovao do novo acordo ortogrfico prova a dificuldade em toda e qualquer alterao em uma lngua em plena atividade.

3 MATERIAIS E MTODOS

Apresentaremos algumas das mais significativas mudanas em slides, portanto faremos o uso do recurso tecnolgico data show, no qual deixar-se- bem claro o que muda e o que no muda por meio de exemplo. Alm de uma breve explanao do processo de consolidao da ortografia portuguesa, que se reporta diretamente especificidade da escrita diante da fala, j que sobre aquela, principalmente, que incide o fenmeno lingstico.

4 RESULTADOS E DISCUSSES

Conforme Silva (2008) falar de ortografia provocar, sem dvida alguma, acirradas polmicas em torno no apenas do modo com se escreve determinada lngua, mas da maneira como esse idioma se constitui e dialoga com o vasto universo de significados (sociais, lingsticos, culturais, etc.) que se encontra sua volta. Precisa-se considerar que, mais relevante do que um acordo ortogrfico preocupado meramente com a unificao grfica de idioma e imposto a seus utentes de modo unilateral, uma poltica lingstica responsvel deve empenhar-se no sentido de promover a difuso da lngua portuguesa mundialmente, valorizar seu legado cultural, por meio de aes diplomticas dos paises lusfonos, promovendo aes conjuntas de carter pedaggico e oportunizando aos habitantes dos territrios que tm o portugus como lngua oficial condies de adquirirem a to almejada competncia lingstica no prprio idioma.

5 CONCLUSES A ortografia como um dos aspectos mais importantes das lnguas escritas ser sempre um dos assuntos mais polmicos aos se pensar em estudar uma lngua. com certeza, da autoridade de estudiosos da lngua que tais polemicas possam existir e serem discutidas nos meios acadmicos. O caso do Portugus (falado em diversos paises) no uma exceo: est presente, desde o sculo XVI, nas primeiras gramticas de nosso idioma, a reflexo acerca do modo correto de escrever (horto = correto; grafia = escrita) hoje. Por isso, um breve estudo deste assunto vem expor tais discusses, que circundam o meio lingstico e trazer a todos que as mudanas precisam acontecer, visto que a lngua viva e vive em constante alterao.

6 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS DECRETO LEGISLATIVO n 54, de 1995. SILVA, Maurcio. O novo acordo ortogrfico da lngua portuguesa: o que muda, o que no muda. So Paulo: Contexto, 2008.

You might also like