You are on page 1of 1

DETECO DE PROTENAS EM ALIMENTOS ATRAVS DO TESTE DE BIURETO

Autores: BORGES, Wanessa Ferreira; MARRA, Natlia Carrijo; OLIVEIRA, Ana Paula Augusta; SANTANA, Rafaela Silva; SILVA, Diego Juarez. Orientadora: CASTRO, Mara Lcia Lemke de.

Introduo
As protenas so compostos orgnicos de estrutura complexa e massa molecular elevada e so sintetizadas pelos organismos vivos atravs da condensao de um grande nmero de molculas de alfa-aminocidos, atravs de ligaes denominadas ligaes peptdicas. Alimentao a base da vida e dela depende o estado de sade do ser humano. Os produtos industrializados ocupam uma parcela cada vez maior do mercado de alimentos. O presente trabalho tem o objetivo de avaliar a presena ou ausncia de protenas em alguns alimentos industrializados, por meio de anlises laboratoriais. Comparar os dados contidos na tabela nutricional dos alimentos analisados com a tabela utilizada no Teste Biureto.
Quantidade de Protenas
6 5 4 3 2 1 0 Anlise Anlise Anlise Anlise Anlise I II III IV V Achocolatado em p M acarro Instantneo Salgadinho de M ilho Bolachas

Figura 5: Anlise das amostras

Figura 6: Anlise Fsico-Qumica

Resultados

Resultado do teste de Biureto

Metodologia
Foram realizadas cinco anlises com as amostras indicadas pelas figuras de 1 a 4, durante o perodo de junho a setembro de 2007, sendo realizadas anlises do teste de Biureto, no laboratrio da UEG Morrinhos.

Figura 8: Grfico de Resultados do Teste de Biureto

Valor calrico da embalagem


) g 25 ( m e s 20 a n e t o 15 r p e d 10 e d a d i 5 t n a u 0 Q
5 4,5 a 4 n e t 3,5 o r P 3 e d 2,5 e d a 2 d i t n 1,5 a u Q 1 0,5 0

Mdias do Teste de Biureto

Bolacha Salgadinho de Milho Macarro Instantneo Achocolatado em P

Bolachas Salgadinhos de M ilho M acarro Instantneo Achocolatado em p

Figura 1: Bolachas

Figura 2: Salgadinho de Milho

Figura 9:Grfico do Valor Nutricional das Embalagens

Figura 10: Grfico de Mdias do Teste de Biureto

Figura 3: Macarro Instantneo

Figura 4: Achocolatado em p

1- Trabalho desenvolvido na disciplina de Bioqumica. 2- Acadmicos do 2 ano do curso de Cincias Biolgicas, Unidade Universitria de Morrinhos - Go, UEG. 3- Especialista em gesto em manejo ambiental na agroindstria, docente do curso de Cincias Biolgicas.

You might also like