You are on page 1of 51

Licenciatura em Psicologia 2 Ano/2 Semestre

Teorias da Personalidade
Personalidade
1. O que a Personalidade?
] Personalidade um tema complexo. Conceitu-la uma tarefa difcil para os estudiosos do assunto pois existem inmeras definies de Personalidade; ] Personalidade tem origem na palavra latina persona que designa a mscara que o actor de teatro usava na antiguidade, para exprimir diferentes emoes e atitudes;

] Sabemos que no h duas personalidades idnticas, como no existem duas pessoas idnticas, mas existem traos comuns: Cada indivduo nico; Consistncia do comportamento; A personalidade como conceito que ajuda a prever e a explicar o comportamento humano. ] A personalidade trao distintivo de cada ser humano, formada pela combinao de caractersticas e qualidades distintas.

y y y

Uma definio simplificada de Personalidade


Personalidade a resultante psicofsica da interaco da hereditariedade pessoa. com o meio, manifestada atravs do comportamento, cujas caractersticas so peculiares a cada

- Sofia Margarida Clemente Vieira Rodrigues Da Graa Teorias da Personalidade

Licenciatura em Psicologia 2 Ano/2 Semestre

2. Determinantes da Personalidade.
] As determinantes da Personalidade so:  Hereditariedade;  Ambiente;  Situao. ] A Personalidade , na generalidade, considerada como fruto de factores hereditrios e ambientais, e moderada por condies situacionais,

3. Conceitos de Psicologia da Personalidade.


] Temperamento; (tendncia herdada do indivduo para reagir ao meio de maneira peculiar. Assim, desde o nascimento, entre os indivduos verificam-se diferentes limiares de sensibilidade frente aos estmulos internos ou externos, diferenas no tom afectivo predominante, variaes no ritmo, intensidade e periodicidade dos fenmenos neurovegetativos - que funciona involuntariamente ou inconscientemente); ] Carcter/Trao; (conjunto de formas comportamentais mais elaboradas e determinadas pelas influncias ambientais, sociais e culturais, que o indivduo usa para adaptar-se ao meio. Ao contrrio do temperamento, o carcter predominante volitivo - depende da vontade - e intencional.); ] Tipos de Personalidade Personalidade a interaco dos aspectos fsicos, temperamentais e caracteriolgicos.

4. Aplicao das Teorias.


] Psicoterapia; ] Avaliao Psicolgica; ] Pesquisa.

- Sofia Margarida Clemente Vieira Rodrigues Da Graa Teorias da Personalidade

Licenciatura em Psicologia 2 Ano/2 Semestre

Carl Gustav Jung


5. Freud vs Jung.
] Freud concebia a Lbido como uma pulso, instinto ou energia de natureza puramente sexual, mas Jung acreditava que no; ] Jung recusa a forte caracterizao sexual praticada por Freud, a Lbido energia vital num sentido mais geral e indiferenciado (energia essa que, podendo assumir tambm um aspecto sexual, no inteiramente redutvel a ele); ] No fundo, a grande clivagem/divergncia entre ele e Freud, era que Jung considerava que focalizar, na sexualidade, como sendo a energia que o nosso comportamento era algo muito redutor/limitador; ] Jung achava que, para alm da sexualidade, outros factores/fontes ajudavam a explicar o nosso comportamento.

6. Lbido ou Energia Psquica.


] Para Jung, esta fora instintiva no poderia possuir apenas uma origem sexual. Amplia este conceito designando-a como a Energia Psquica; ] Esta Energia Psquica est presente em toda a natureza, incluindo em todos os aspectos da natureza humana (mente, corpo, linguagem, sexualidade, alimentao, mito, religio, arte, jogos, trabalho, amor, dio, actividades ligadas cultura..).

7. Valor de um Elemento.
] A quantidade de energia psquica investida num elemento da personalidade designada por valor desse elemento; ] O valor uma medida de intensidade, ou seja, quando um indivduo investe muito numa ideia, isso quer dizer que essa ideia exerce uma fora considervel no incio e na direco do seu comportamento; ] Ao colocar energia em algo valorizar algo.

- Sofia Margarida Clemente Vieira Rodrigues Da Graa Teorias da Personalidade

Licenciatura em Psicologia 2 Ano/2 Semestre

8. Funcionamento da Energia Psquica ou Lbido.


] Para explicar o funcionamento da Energia Psquica ou Lbido, Jung utilizou dois princpios: 1. Princpio da Oposio O conflito est sempre presente em toda a psicologia jungiana; Toda a sensao, desejo ou sentimento tem o seu oposto; O conflito entre as polaridades o principal motivador do comportamento e gerador de energia; Jung usa muitos opostos na sua teoria, ou seja, todos os desejos tm opostos e este conflito que gera tambm a nossa energia a energia psquica. 2. Princpio da Equivalncia Designa-se tambm por Princpio da Conservao da Energia; Se um valor psquico enfraquece ou desaparece, a energia a ele ligada no se perder, mas reaparecer num novo valor; Quer isto dizer que quando um valor tem menor intensidade, ento, um novo valor substituir o anterior com uma maior intensidade (esta uma grande tendncia humana).

9. Estrutura da Psique.
] Para Jung, a Personalidade Total ou Psique composta por sistemas, ou estruturas diferentes que se podem influenciar uns aos outros; ] Esses sistemas so: o Ego, o Inconsciente Pessoal e o Inconsciente Colectivo;

10. Ego.
] o centro da conscincia; ] Parte da Psique preocupada com a percepo, o raciocnio, sensaes e lembranas; ] a conscincia de ns mesmos; ] responsvel pela execuo das actividades normais da vida quando estamos acordados;

- Sofia Margarida Clemente Vieira Rodrigues Da Graa Teorias da Personalidade

Licenciatura em Psicologia 2 Ano/2 Semestre

] Age de maneira selectiva, admitindo na conscincia apenas parte dos estmulos aos quais somos expostos; ] No fundo, o Ego a nossa parte consciente e onde chega apenas uma parte do material, o resto vai para o Inconsciente Pessoal.

11. Ego Atitudes - Introverso e Extroverso.


] Jung descobriu que cada indivduo pode ser caracterizado como sendo primariamente orientado pelo interior (a energia dirige-se ao mundo interno do indivduo) ou pelo exterior (a energia focalizada no mundo externo); ] Os Introvertidos concentram-se nos seus prprios pensamentos e sentimentos no seu mundo interior, tendendo Introspeco O perigo para os introvertidos imergir intensamente no seu interior que perdem ou tornam tnue, o contacto com o ambiente externo; Ou seja, um introvertido tem tendncia para ter dificuldade nas relaes sociais; ] Os Extrovertidos envolvem-se com o mundo exterior das pessoas e das coisas. Tendem a ser mais sociais e mais conscientes do que acontece sua volta. Estes indivduos esto to orientados para os outros que podem acabar por apoiar-se para os outros que podem acabar por deixar de desenvolver as suas prprias opinies. O perigo para estes indivduos perder a individualidade. Concluso: ] Jung enfatizava que, nem a Introverso, nem a Extroverso, so uma melhor que a outra. Ou seja, no melhor ser introvertido nem extrovertido; O ideal para o ser humano ser flexvel, capaz de se adaptar a qualquer dessas atitudes, pois quanto mais flexvel um indivduo for, mais em equilbrio ele actua.

- Sofia Margarida Clemente Vieira Rodrigues Da Graa Teorias da Personalidade

Licenciatura em Psicologia 2 Ano/2 Semestre

12. Ego Atitudes Funes Psquicas.


] Jung identificou 4 Funes Psicolgicas s quais chamou de Funes Fundamentais: a) Pensamento - Maneira alternativa de elaborar julgamentos e tomar decises. - Est sempre relacionado com a verdade. - As pessoas nas quais predomine a Funo do Pensamento so Reflexivas. - Estes indivduos so grandes planeadores. b) Sentimento - Os indivduos sentimentais so orientados para o aspecto emocional da experincia. - Preferem emoes fortes e intensas ainda que no negativas, a experincias apticas. - Para este indivduo tomar decises deve estar de acordo com julgamentos de valores prprios (por exemplo: o bom ou mau, certo ou errado) em vez de julgar em termos de lgica ou eficincia. c) Sensao - Refere-se a um enfoque na experincia directa, na percepo de detalhes, de factos concretos. - Reporta-se no que uma pessoa pode tocar, ver, cheirar. - a experincia concreta e tem sempre prioridade sobre a discusso ou a anlise da experincia. - Os indivduos sensitivos tendem a responder situao vivencial imediata e lidam eficientemente com todos tipos de crises e emergncias. - Esto sempre prontos para o momento actual, adaptam-se facilmente emergncias do quotidiano. - Trabalham melhor com instrumentos, veculos e utenslios do que qualquer um dos outros tipos.

- Sofia Margarida Clemente Vieira Rodrigues Da Graa Teorias da Personalidade

Licenciatura em Psicologia 2 Ano/2 Semestre

d) Intuio - Forma de processar informaes em termos de experincia passada, objectivos futuros e processos inconscientes. - As implicaes da experincia so mais importantes para os intuitivos do que a experincia real em si mesma. - Pessoas fortemente intuitivas do significado s suas percepes com tamanha rapidez que no conseguem separar as suas interpretaes conscientes dos dados sensoriais brutos obtidos. - Processam informao muito depressa e relacionam a experincia passada com as informaes da experincia imediata.

13. Funes relacionadas com cada uma das Funes Psquicas.


1. Funo Dominante - Segundo Jung, de entre as funes especficas existe sempre uma que preferida pelo sujeito. - Esta funo surge pelo exerccio e pelo desenvolvimento dos traos congnitos. - Tambm chamada de Funo Principal, atribui ao indivduo caractersticas psicolgicas particulares. 2. Funo Secundria ou Auxiliar e Terciria - No curso do desenvolvimento existe sempre a funo que distinta da funo principal, ou seja, a chamada Funo Secundria. - Fica relegada para um plano inferior e a sua existncia til para servir funo principal. - A Funo Terciria tem desenvolvimento rudimentar e a oposta funo auxiliar na escala de preferncias. 3. Funo Inferior - Funo menos desenvolvida que se contrape funo dominante. - Por norma a funo dominante consciente e a funo menos diferenciada a funo inferior. - Tende a aparecer abruptamente quando uma pessoa se encontra sob presso e/ou doente.

- Sofia Margarida Clemente Vieira Rodrigues Da Graa Teorias da Personalidade

Licenciatura em Psicologia 2 Ano/2 Semestre

14. Tipos Psicolgicos


] Pensamento Introvertido (Considera as ideias gerais aquilo que de mais importante h, ou seja, quando aborda um problema, procura, antes de mais, situar ideias e pontos de vista que lhe permitam uma viso panormica dos temas a estudar.) ] Pensamento Extrovertido (Atitude de estabelecer ordem clara, lgica, entre coisas concretas. O raciocnio abstracto no o atrai. Gosta de fazer prevalecer os seus pontos de vista que coordena de maneira rgida e impessoal tornando-se autoritrio. Conduta pautada segundo regras rigorosas, dentro dos seus princpios que aplica tambm aos outros.) ] Sentimento Introvertido (Pessoas calmas, retradas, silenciosas. Pouco acessveis e difceis de compreender, as suas verdadeira intenes permanecem ocultas, pelo que existe algo de enigmtico a envolv-las. Elevada profundeza, secretos e intensos. Evitam manifestaes emocionais exuberantes. Parecem frios e indiferentes, quando na realidade ocultam, muitas vezes, grandes paixes.) ] Sentimento Extrovertido (Adequada relao com os objectos exteriores, vivendo da melhor forma com o seu mundo. Acolhedores e afveis. Irradia um calor comunicativo que torna o indivduo deste tipo o centro de amizades numerosas. Faz a correcta avaliao desses amigos. Facilmente pesa as qualidades positivas e negativas e no forma assim iluses sobre as pessoas com quem convive. Manifestaes exuberantes de afectividade que podem parecer excessivas aos olhos de outros.) ] Sensao Introvertida (Extremamente sensvel s impresses provenientes dos objectos. Fixa-os em detalhes como se possussem internamente uma mquina fotogrfica. Essas impresses atingem-nos profundamente mas no transparecem em reaces que dem a medida de repercusso que as qualidades sensoriais dos objectos determinaram. Ou seja, no demonstram a intensidade com que as impresses os atingiram, dissimulam o impacto que lhes foi causado. Indivduos que pem acima de tudo o prazer esttico, apreciam formas, cores, perfumes.)

- Sofia Margarida Clemente Vieira Rodrigues Da Graa Teorias da Personalidade

Licenciatura em Psicologia 2 Ano/2 Semestre

] Sensao Extrovertida (Delicia-se na apreciao sensorial das coisas. Ama os prazeres da mesa e o conforto das habitaes. Relaciona-se de modo concreto e prtico aos objectos exteriores. Adapta-se facilmente s circunstncias possuindo seguro sentido da realidade. Os que sabem viver.) ] Intuio Introvertida (Sensvel aos lugares e s possibilidades novas que as coisas possam oferecer. O exterior interessa-o mas est mais voltado para o interior. As mltiplas solicitaes do exterior, quando excessivas, chegam a ser consideradas como algo desagradvel. Cansa-se facilmente e aborrece-se de coisas que j lhe afiguram bvias. Os acontecimentos exteriores permanecem um tanto nebulosos devido incapacidade para registar o que ocorre diante dos seus olhos e de fixar os detalhes precisos. Pessoa menos apta para prestar testemunhos. Prazer em distanciar-se da realidade quotidiana. ] Intuio Extrovertida (Constante procura de novas possibilidades. Empreende vrias iniciativas ao mesmo tempo, pois tem dificuldade em deixar de agarrar probabilidades vantajosas que se lhe oferecem sem que os outros percebam. No lhe agradam as situaes estveis. Sentese a um prisioneiro.).

15. Inconsciente Pessoal.


] Camadas mais superficiais do inconsciente (fronteiras imprecisas com o consciente). ] Esto includas: as Percepes e Impresses Subliminares (carga energtica insuficiente para atingir o consciente); Combinaes de Ideias (ainda demasiado fracas e indiferenciadas); Traos de Acontecimentos (ocorridos durante o curso da vida e perdidos pela memria consciente); Recordaes Penosas (demais para serem relembradas); Grupos de Representaes (com forte potencial afectivo, incompatveis com a atitude consciente Complexos). ] Estes elementos podem provocar distrbios tanto de natureza psquica como de natureza somtica.

- Sofia Margarida Clemente Vieira Rodrigues Da Graa Teorias da Personalidade

Licenciatura em Psicologia 2 Ano/2 Semestre

16. Complexos.
] Caminhos que permitem chegar ao inconsciente. ] Desvinculam-se da conscincia, passam a actuar no inconsciente, onde continuam numa existncia relativamente autnoma, a influncias a conduta. ] Os complexos podem ser conscientes ou inconscientes.

17. Inconsciente Colectivo.


] Jung acreditava que, para alm da herana biolgica, tambm nascemos com uma herana psicolgica. ] Ambas so determinantes essenciais do experincia do ser. ] Jung acreditava que a mente da criana j possui uma estrutura que molda e canaliza todo o posterior desenvolvimento e interaco com o ambiente. ] O Inconsciente Colectivo inclui materiais psquicos que no provm da experincia pessoal mas de um patrimnio colectivo (o mesmo em qualquer lugar e em qualquer poca, no varia de pessoa para pessoa) da espcie humana. ] Aos contedos do Inconsciente Colectivo, Jung designou por Arqutipos. comportamento e da

18. Arqutipos.
] Experincias antigas contidas no inconsciente colectivo que se manifestam por temas ou padres recorrentes. ] Jung referenciou os seguintes arqutipos: Persona; - a forma, atravs da qual, nos apresentamos ao mundo; - o carcter que assumimos; - atravs dela que nos relacionamos com os outros; - Inclui todos os nossos papis sociais (tipo de roupa que escolhemos, o nosso estilo de expresso pessoal.);

- Sofia Margarida Clemente Vieira Rodrigues Da Graa Teorias da Personalidade

10

Licenciatura em Psicologia 2 Ano/2 Semestre

- Dependemos dela para os nossos relacionamentos dirios (no trabalho, no grupo de amigos); - Possui um lado benfico (auxilia a convivncia com os outros, transmite sensao de segurana,) e um lado malfico (perigo do indivduo se identificar com o papel por ele desempenhado fazendo com que a pessoa se distancie da sua prpria natureza; - Serve para nos proteger contra as caractersticas internas que achamos que nos desqualificam e que queremos, portanto, esconder. Sombra; - Para Jung a Sombra o centro do Inconsciente Pessoal, o ncleo do material que foi reprimido da conscincia; - Inclui aquelas tendncias, memrias, desejos e experincias que so rejeitadas pelo indivduo como incompatveis com a persona e contrrias aos padres e ideais sociais; - Representa o que consideramos inferior na nossa personalidade e o que negligenciamos e nunca desenvolvemos em ns mesmos; - perigosa quando no reconhecida pelo portador (que tende a projectar qualidades indesejveis no outros ou a deixar-se dominar pela sombra sem se aperceber); - Nunca pode ser totalmente eliminada; - Quanto mais consciente mais recuperamos partes previamente reprimidas por ns mesmos. Anima/Animus; - Anima constitui o lado feminino no homem; - Constitui o lado masculino na mulher; - Reconhecimento, por Jung, de que os humanos so, essencialmente, bissexuais; - Ambos os sexos possuem aspectos do sexo oposto, no s biologicamente como tambm psicologicamente atravs de sentimentos e atitudes; - Contribuem para a maturidade do psiquismo do indivduo (se bem integrados no ego);
- Sofia Margarida Clemente Vieira Rodrigues Da Graa Teorias da Personalidade 11

Licenciatura em Psicologia 2 Ano/2 Semestre

- Responsveis pelas qualidades das relaes com pessoas do sexo oposto. Self; - o arqutipo central, da ordem e totalidade da personalidade; formado pelo consciente e inconsciente que se complementam (originando o Self); - Centro de toda a personalidade; - Emana toda a energia de que a psique dispe; - Integra e equilibra todos os aspectos do inconsciente conferindo estabilidade personalidade humana; - Apenas emerge quando todos os outros sistemas da psique se tiverem desenvolvido, por volta da meia-idade.

19. Desenvolvimento da Personalidade.


] Segundo Jung, o desenvolvimento da personalidade corresponde ao mecanismo da individuao, ou seja, ao processo em que a pessoa se torna um indivduo psicolgico; ] Jung acreditava que o desenvolvimento da Personalidade era um processo contnuo ao longo da vida do indivduo; ] O Ego inicia o desenvolvimento no incio da infncia; ] O Ego s se comea a formar quando as crianas comeam a diferenciar-se das outras pessoas; ] Da adolescncia at idade adulta os indivduos esto centrados em actividades preparatrias (predominam os processos conscientes); ] Na meia-idade (35-40 anos) ocorrem grandes mudanas da personalidade, onde se d incio ao processo da realizao do self, rumo Individuao.

- Sofia Margarida Clemente Vieira Rodrigues Da Graa Teorias da Personalidade

12

Licenciatura em Psicologia 2 Ano/2 Semestre

20. Individuao.
] Segundo Jung, todo o indivduo tem uma tendncia para a individuao ou auto desenvolvimento; ] Significa tornar-se um ser nico, homogneo, na medida em que, por individualidade, entendemos a nossa singularidade mais ntima, ltima e incomparvel (tornamo-nos o nosso prprio self); ] Processo de desenvolvimento da totalidade e de movimento em direco a uma maior liberdade; ] Quanto mais conscientes nos tornamos de ns mesmos, atravs do auto conhecimento, mais se reduzir a camada do inconsciente pessoal que recobre o inconsciente colectivo; ] O primeiro passo no processo de individuao o desnudamento da Persona (embora esta tenha funes protectores mas tambm tem uma mscara que esconde o Self e o Inconsciente); ] Representa um compromisso entre o indivduo e a sociedade acerca daquilo que algum parece ser (nome, ttulo, ocupao); ] O passo seguinte o Confronto com a Sombra (o indivduo aceita a realidade da sombra e dela se distingue); ] Finalmente, d-se o Desenvolvimento do Self (O Self a nossa meta de vida pois a mais completa expresso de indivduo. O Self torna-se o novo ponto central da psique e integrando o material consciente e o inconsciente.

- Sofia Margarida Clemente Vieira Rodrigues Da Graa Teorias da Personalidade

13

Licenciatura em Psicologia 2 Ano/2 Semestre

Alfred Adler
21. Adler vs Freud.
] Adler no concordava em absoluto com as ideias freudianas em diversos aspectos, nomeadamente na importncia que Freud conferia s pulses sexuais na origem das neuroses. ] Para Adler, toda a humanidade partilhava um sentimento de inferioridade que levava os indivduos a procurar obter formas de compensar essa deficincia. ] Adler explicava as neuroses, os problemas psquicos e, de uma maneira geral, a prpria personalidade atravs de um complexo de inferioridade que resultaria da experincia infantil de dependncia bem como de uma inferioridade orgnica.

22. Teoria Adleriana (Inferioridade, Compensao e Superioridade).


] Adler observou que as pessoas com fraquezas orgnicas, tendem, por meio de processos de compensao diversos, a tentar restabelecer o equilbrio, quer atravs de treinos adequados, quer recorrendo a exerccios especficos. ] Esta motivao suplementar para esforos adicionais de superao fsica, resulta num sobre-fortalecimento dos rgos, antes fracos, resultando da uma maior destreza e fora do indivduo. ] Faz uma analogia da inferioridade orgnica com a inferioridade psicolgica, introduzindo a ideia de Complexo de Inferioridade. ] Para Adler, os sujeitos respondem a essa inferioridade atravs de um mecanismo de Compensao, tentando ser bons naquilo em que se sentem inferiores, ou destacando-se noutras reas. ] Exemplo: Se olharmos para os jogos das crianas e para as suas fantasias tendem a ter em comum o desejo de crescer, de ser grande, de ser um adulto: este um processo de compensao.

- Sofia Margarida Clemente Vieira Rodrigues Da Graa Teorias da Personalidade

14

Licenciatura em Psicologia 2 Ano/2 Semestre

] Se o sujeito fica dominado por estas foras de inferioridade pode desenvolver um Complexo de Inferioridade. ] Estas pessoas apresentam uma baixa auto-estima e revelam pouca noo de auto-eficcia. ] Para alm da compensao e do complexo de inferioridade, existe uma terceira forma do sujeito lidar com os sentimentos de inferioridade. Supercompensando-os e criando um Complexo de Superioridade (envolve encobrir a inferioridade, pretendendo ser superior aos outros). ] Quando o sujeito se sente pequeno, uma forma de se engrandecer fazer os outros se sentirem ainda mais pequenos.

23. Luta pela Superioridade ou Perfeio.


] o desejo que todos os indivduos tm de realizar o seu potencial, e de ficarem mais perto do seu ideal. ] Luta pela perfeio no foi o primeiro conceito que Adler utilizou para definir esta fora motivacional mas sim Instinto de Agresso. ] Adler considerava a agressividade como um incentivo para a superao dos obstculos e/ou como uma manifestao de uma vontade de poder. ] Outra das denominaes utilizadas por Adler foi Protesto Masculino, fazendo espelho da sua cultura. ] A ultima expresso utilizada por Adler antes da luta pela perfeio , foi a de Luta pela Superioridade.

24. Obstculos ao Crescimento.


] Adler especifica, na infncia, trs situaes que tendem a resultar em processos de isolamento, falta de interesse social e desenvolvimento de um estilo pessoal no cooperativo: Crianas com Inferioridade Orgnica, tendem a tornar-se muito fechadas em si prprias. Afastam-se da interaco com os outros devido valorizao do sentimento de inferioridade, ou incapacidade de competir com sucesso com outras crianas ou amigos;

- Sofia Margarida Clemente Vieira Rodrigues Da Graa Teorias da Personalidade

15

Licenciatura em Psicologia 2 Ano/2 Semestre

Crianas Super Protegidas e mimadas tambm tm dificuldade em desenvolver sentimentos explcitos de interesse social e cooperao. Falta-lhes a auto-confiana nelas prprias, cuja percepo no se adquire quando so sempre os outros a fazer tudo por elas; No caso da Rejeio, esta impede o desenvolvimento da criana. Uma criana no desejada no apreende as noes de amor e cooperao em casa, sendo bastante difcil desenvolver essas capacidades nela prpria.

25. Ordem de Nascimento.


] Adler foi o primeiro terico a incluir a influncia na criana no s da me e do pai, mas tambm dos irmos. ] Para Adler a ordem do nascimento tem grande influncia social na infncia: a ordem em que o sujeito nasce na famlia afecta a sua personalidade. ] Adler descreve quatro situaes diferentes: Primeiro Filho:
(Inicia a sua vida como nico filho, com a ateno centrada em si; quando o segundo filho chega destronado. No inicio, a criana pode lutar para recuperar a sua posio perdida. Tendem a tornarse bons organizadores, excessivamente interessados em manter a ordem e a autoridade.)

Segundo Filho:
(Est numa situao diferente. Tm o irmo mais velho como modelo e tende a tornar-se bastante competitivo, constantemente a tentar ultrapass-lo. Esta competio geralmente estimula o desenvolvimento do segundo filho, que mais rpido.)

Filho mais Novo:


(Costumam ser os mais mimados, e so os nicos que no so destronados.)

Filho nico:
(Tem uma posio de primazia e poder na famlia. Amadurecem mais cedo pois passam mais tempo na companhia de adultos.)

- Sofia Margarida Clemente Vieira Rodrigues Da Graa Teorias da Personalidade

16

Licenciatura em Psicologia 2 Ano/2 Semestre

26. Objectivos de Vida.


] Para Adler, o objectivo de vida de cada indivduo influenciado por experincias pessoais, valores, atitudes e personalidade. ] Enquanto adultos, podemos ter razes definidas e lgicas para a escolha de nossa profisso, no entanto, os objectivos de vida que nos guiam e motivam formaram-se antes, no incio da infncia, e permanecem um tanto obscuros e em geral inconscientes. ] A formao de objectivos de vida inicia-se na infncia como forma de compensao de sentimentos de inferioridade, insegurana e desamparo num mundo adulto. ] Os objectivos de vida, por norma, funcionam como defesa contra sentimentos de impotncia, como uma ponte entre um presente insatisfatrio e um futuro brilhante, poderoso e realizador. ] Tm sempre um lado de fico ou imaginao, no sentido em que constituem potencialidades e no realidades. ] Os objectivos de vida do direco e finalidade s nossas actividades. ] Exemplo: algum que luta pela superioridade procurando poder pessoal desenvolver traos de carcter necessrios para atingir esse objectivo, tais como a ambio, a inveja e a desconfiana. Adler salienta que esses traos de carcter no so nem inatos nem imutveis, mas foram adoptados como facetas essenciais tendo em conta a direco do objectivo do indivduo.

27. Estilo de Vida.


] Em vez de tratar a personalidade do indivduo no sentido tradicional, referindo traos, estruturas, dinmicas e conflitos, preferiu falar de Estilos de Vida. ] Referem-se forma como o indivduo vive a sua vida, como lida com os problemas e as relaes interpessoais. ] Definiu 4 estilos de vida bsicos atravs dos quais os indivduos lidam com os seus problemas ou tarefas de vida:

- Sofia Margarida Clemente Vieira Rodrigues Da Graa Teorias da Personalidade

17

Licenciatura em Psicologia 2 Ano/2 Semestre

Tipo Dominador: (Desde a infncia caracterizado por uma tendncia para a agressividade e a tentativa de dominar outros. A sua energia to forte na luta pelo poder pessoal que tendem a empurrar tudo e todo o que se colocar no seu caminho); Tipo Dependente: (So pessoas sensveis que desenvolvem uma concha volta de si mesmos para os proteger. Dependem dos outros para resolver as dificuldades que se lhes apresentam na vida. Tm baixos nveis de energia, por isso tornam-se dependentes.) Tipo Esquivo: (Este o tipo com menor nvel de energia e sobrevive evitando a vida, especialmente outras pessoas.) Tipo Socialmente til: (Esta a pessoa saudvel, que tem ao mesmo tempo interesse social e energia.)

28. Tarefas de Vida.


] Adler defende que as trs maiores tarefas com que o indivduo se defronta ao longo da sua vida so: Trabalho: (O trabalho, para Adler, inclui todas as actividades teis comunidade, e no apenas as ocupaes pelas quais recebemos um salrio. O trabalho fornece um sentimento de satisfao e valorizao apenas na medida em que beneficia outros. A importncia do trabalho est essencialmente baseada na nossa dependncia do meio fsico.) Amizade: (Expressa nossa pertena raa humana e a nossa constante necessidade de adaptao e interaco com outros de nossa espcie. As nossas amizades especficas estabelecem laos. essenciais com nossa comunidade, uma vez que nenhum

- Sofia Margarida Clemente Vieira Rodrigues Da Graa Teorias da Personalidade

18

Licenciatura em Psicologia 2 Ano/2 Semestre

indivduo jamais se relaciona com a sociedade do ponto de vista abstracto. O empenho amistoso e cooperativo tambm um elemento importante para o trabalho construtivo.) Amor: ( discutido por Adler em termos exclusivos de amor heterossexual. Ele envolve uma ntima unio de mente e corpo e a mxima cooperao entre duas pessoas de sexos opostos. O amor baseia-se no facto de que a intimidade entre os sexos essencial para a continuao de nossa espcie. Adler escreve que o vnculo ntimo do casamento representa o maior desafio para a habilidade de cooperar com outro ser humano.) ] Adler acentua que estes trs problemas, trabalho, amizade e amor, estaro sempre inter-relacionados. ] A soluo de um, ajuda a soluo de outros.

29. Interesse Social.


] Considerava que todo o comportamento humano era social pois, crescemos num meio social e as nossas personalidades so ali socialmente formadas. ] O interesse social era ento mais do que a preocupao com a comunidade prxima do indivduo, inclua sentimentos de afinidade para com toda a humanidade. ] Preocupao com a comunidade ideal de todo o gnero humano, e como o ltimo estgio da evoluo de nossa espcie. ] O interesse social no simplesmente inato ou aprendido, mas uma combinao dos dois factores. ] Para Adler a falta de interesse social est na origem da doena mental.

- Sofia Margarida Clemente Vieira Rodrigues Da Graa Teorias da Personalidade

19

Licenciatura em Psicologia 2 Ano/2 Semestre

30. Fortalecimento do Interesse Social.


] A terapia um trabalho cooperativo entre terapeuta e paciente, um relacionamento de apoio que ajuda este ltimo a desenvolver cooperao e interesse social. ] Adler alegava que a tarefa do mdico ou psiclogo oferecer ao paciente a experincia de contacto com um companheiro e ento capacit-lo, para transferir este interesse social entretanto despertado para outras pessoas. ] Adler salientava que, frequentemente, o terapeuta deve prover os cuidados, o apoio e o sentido de cooperao que o paciente nunca recebeu dos seus prprios pais. ] Uma vez que Adler estava convencido do facto de que o interesse estar voltado para a prpria pessoa em vez de estar voltado para os outros o ncleo da maioria dos problemas psicolgicos, sentia que a maior misso do terapeuta era afastar gradualmente o paciente do interesse exclusivo em si prprio, fazendo com que se volte para um trabalho construtivo para os outros, como um membro com valor para a comunidade.

31. Avaliao.
] Os mtodos bsicos de avaliao em Adler so: A Ordem de Nascimento; As Primeiras Lembranas: (Para Adler pouco importa a veracidade dessas lembranas, o importante era a temtica para onde remetiam.) A Anlise de Sonhos: (Tinha uma abordagem mais directa dos sonhos que Freud ou Jung. Para Adler, os sonhos aparecem unificados com a vida consciente, e reflectem os objectivos que o sujeito quer atingir e os problemas que enfrenta para o conseguir.)

- Sofia Margarida Clemente Vieira Rodrigues Da Graa Teorias da Personalidade

20

Licenciatura em Psicologia 2 Ano/2 Semestre

Harry Stack SullivanH


32. Teoria Inter-Pessoal.
] Para este autor, para compreender a personalidade de algum, devem estudar-se as suas relaes interpessoais, isto , as relaes que um sujeito mantm com outras pessoas importantes da sua vida. ] A personalidade deriva das experincias que vivemos, experincias essas que implicam uma reduo das tenses associadas satisfao de necessidades. ] Para Sullivan existem dois tipos de necessidades: Necessidades Fsicas: - Ar; gua; Comida. Necessidades de Segurana: - So as necessidades interpessoais, de contacto com outros, em relaes portadoras de bem-estar. - Sullivan definiu segurana como ausncia de ansiedade. - No entanto, a ansiedade inevitvel e torna-se o motor de desenvolvimento da personalidade. - O sistema do Self desenvolve um conjunto de mecanismos, que Sullivan denomina de Operaes de Segurana para reduzir a ansiedade.

33. Sistema do Self (Personificaes).


] O conjunto das relaes a dois que o sujeito experiencia ao longo da sua vida determina a sua personalidade ] A personalidade, por essncia no pode existir na ausncia de pessoas significativas, pessoas essas que so as que mais sentido tm na nossa vida. ] Sem elas no podemos desenvolver o Sistema do Self, que uma parte da personalidade baseada nas relaes mantidas com os outros. ] Este sistema do self advm de experincias interpessoais sempre em desenvolvimento.

- Sofia Margarida Clemente Vieira Rodrigues Da Graa Teorias da Personalidade

21

Licenciatura em Psicologia 2 Ano/2 Semestre

] Este sistema do self advm de experincias interpessoais sempre em desenvolvimento ] O sistema do Self est dividido em 3 partes: Eu Bom: ( tudo o que gostamos em ns. Representa a parte de ns que partilhamos com os outros e onde habitualmente nos focamos, porque no produz ansiedade.) Eu Mau: (Representa os aspectos do self que so considerados como negativos, e por isso, escondidos dos outros, e provavelmente alguns deles, at do self. A ansiedade que sentida resulta do reconhecimento da nossa parte m, como quando nos recordamos de um momento embaraoso ou uma experincia passada de culpa.) No-Eu: (Representa todas as coisas que provocam tanta ansiedade que nem conseguimos assumir que fazem parte de ns. O no-eu mantido no inconsciente.) ] A esta espcie de sub-selfs Sullivan chama Personificaes, que so criadas nas nossas interaces com os outros e atravs de mecanismos de Desateno Selectiva (Mecanismo de Defesa). ] As defesas para alm de reduzir a ansiedade, podem levar tambm a interpretaes deturpadas da realidade. ] Estas personificaes so imagens mentais que nos permitem entendermo-nos melhor, e ao mundo que nos rodeia.

- Sofia Margarida Clemente Vieira Rodrigues Da Graa Teorias da Personalidade

22

Licenciatura em Psicologia 2 Ano/2 Semestre

34. Desenvolvimento Cognitivo.


] Sullivan postulou trs modos desenvolvimentais cognitivos (Modos de Experincias), atravs dos quais o sujeito apreende a realidade: Modo Prototxico (Desde o nascimento at aquisio da linguagem) A criana apreende mais do que compreende o mundo, de discretos momentos desconexos, que no so previsveis. A forma como experiencia a sua existncia confunde-se com a realidade a comida aparece porque ele tem fome, por exemplo. Modo Paratxico (A partir dos 2-3anos) A criana passa para um tipo de pensamento preditivo, ainda que rudimentar. H uma dimenso mgica nas experincias realizadas. A criana comea a utilizar a linguagem sem contudo compreender o seu sentido exacto. Modo Sintxico (A partir dos 7-8 anos) A criana j consegue dar um sentido correcto s palavras, e a linguagem torna-se precisa e lgica. Utiliza o raciocnio lgico e percebe as relaes entre passado, presente e futuro. O conhecimento adquirido atravs da comparao entre vrias situaes que so confrontadas para estabelecer uma relao lgica entre si. ] Os modos no se excluem entre si.

35. pocas

de

Desenvolvimento

ou

Estgios

de

Desenvolvimento.
] O indivduo passa por estes estgios segundo uma determinada ordem, (o tempo que demora em cada um deles influenciada pelo contexto social onde est inserido).

- Sofia Margarida Clemente Vieira Rodrigues Da Graa Teorias da Personalidade

23

Licenciatura em Psicologia 2 Ano/2 Semestre

] As pocas de desenvolvimento so as seguintes: Perodo Infantil (0-2anos) Comea no nascimento, prolongando-se at ao aparecimento da linguagem. O contacto com a me est, neste caso, normalmente presente e, na maioria das vezes a criana consegue uma fonte de alimento e afecto. A criana vai conferir atributos vagos s pessoas que dela se ocupam. Exemplo: Se as interaces entre a me e a criana forem calorosas e reduzirem as tenses primrias da criana, a me ser personificada como uma boa me. Contrariamente, se as relaes forem ms a me ser personificada como uma m me. Baseandose nas experincias mantidas com os outros, a criana comea a diferenciar-se do mundo que a rodeia. Se as experincias foram prazerosas, agradveis e ocorrerem num ambiente caloroso, a criana desenvolver uma boa representao (personificao) de si. Perodo da Infncia (2-3 anos) Nesta fase tm lugar um razovel nmero de aprendizagens, como a aceitao das regras de higiene, e de conduta e, sobretudo, a linguagem. A criana comea a adquirir competncias e autonomia em diversos registos, aprendendo igualmente emoes negativas como o desgosto, o medo, a tristeza e a clera. Compreende tambm que nem sempre procedeu bem, adquirindo uma primeira forma de culpabilidade. Para Sullivan a criana adquiria estas primeiras aprendizagens segundo cinco grandes modos: 1. Ensaio Frutuoso Os comportamentos conseguidos so memorizados; 2. Recompensas e Punies; 3. Tentativa e Erro Reparar nos erros para evitar repeti-los; 4. Aprender com a Ansiedade Quando um comportamento associado a uma ansiedade moderada, a criana aprende a reduzi-lo ou evit-lo; 5. Aprendizagem Dedutiva.

- Sofia Margarida Clemente Vieira Rodrigues Da Graa Teorias da Personalidade

24

Licenciatura em Psicologia 2 Ano/2 Semestre

Perodo Juvenil (3-8 anos) Aparece por altura dos primeiros anos da escola pr-primria em que a criana confrontada com outras crianas ( e com outras formas de se comportar), devendo aceitar novas figuras de autoridade educadores. correspondem reformulaes. Perodo da Pr Adolescncia (9-12 anos) A criana experimenta a necessidade de mais intimidade e procura uma relao privilegiada com algum do mesmo sexo. Juntos realizam novas experincias e exercem sobre o outro grande influncia. Esta relao ajuda a criana a sentir-se til e algum de quem possvel gostar. Perodo da Primeira Adolescncia (13-17 anos) Tem incio na puberdade, quando o sujeito procura uma relao com um parceiro do sexo oposto. O valor pessoal aparece muitas vezes como sinnimo de atractibilidade sexual, e a aceitao por parte dos pares do sexo oposto. Sullivan postula trs modos de expresso da intimidade: 1. Autoflico (virado para si prprio); 2. Isoflico (direccionado para um indivduo do mesmo sexo); 3. Heteroflico (orientado para um indivduo do sexo oposto). Final da Adolescncia (18-22anos) Neste estgio, as relaes estveis tornam-se o foco primrio do sujeito, e nesta fase que as vrias facetas da personalidade se estabilizam. Fase Adulta (a partir dos 23 anos) As lutas que o sujeito trava nesta fase so as da segurana econmica, carreira e famlia. Tendo havido sucesso nos estgios anteriores, nomeadamente nos anos da adolescncia, as relaes adultas e as necessidades de socializao tornam-se mais fceis de obter. As ideias e hbitos no adquiridos novo em casa no aos encontrados universo, sofrendo

- Sofia Margarida Clemente Vieira Rodrigues Da Graa Teorias da Personalidade

25

Licenciatura em Psicologia 2 Ano/2 Semestre

Erich FrommH
36. Freud vs Marx vs Fromm.
] A teoria de Fromm uma mistura entre Freud e Marx. ] Freud enfatizava o inconsciente, as pulses biolgicas, o recalcamento; ] Marx via as pessoas como determinadas pela sua sociedade; ] Fromm acrescentou a estas duas vises deterministas o conceito de liberdade, fundamental para a compreenso da sua teoria; ] Para ele, atravs da liberdade caracterstica central da natureza humana - o sujeito transcende o determinismo. ] Ento, a Personalidade resulta da interaco dinmica entre as necessidades inerentes natureza humana e as foras exercidas pelas normas sociais e pelas instituies. ] Os sujeitos esto sujeitos a pulses contraditrias como as de liberdade e de segurana. ] Ele defende que os sujeitos utilizam diferentes tcnicas para aliviar a ansiedade associada percepo de liberdade, e sentirem segurana: Autoritarismo: Permitir que um sujeito seja controlado por outro. Tem duas formas de demonstrao o masoquismo (submeter-se ao poder dos outros tornando-se passivo) e o sadismo (tornar-se a autoridade, aplicando a estrutura aos outros e dominando-os). Destrutividade: Neste tipo de tcnica o sujeito visa eliminar o outro, fugindo da sensao de falta de poder relativamente ao mundo eliminando-o. este tipo de mecanismo que produz, segundo Fromm as formas mais graves de prejuzo da humanidade: brutalidade, vandalismo, humilhao, crime, terrorismo Se o desejo de destruir do indivduo bloqueado por alguma circunstncia, pode ser redireccionado para o seu interior dando lugar auto-agresso, sendo a sua forma mais grave o suicdio.

- Sofia Margarida Clemente Vieira Rodrigues Da Graa Teorias da Personalidade

26

Licenciatura em Psicologia 2 Ano/2 Semestre

Conformidade Autmota: Vem da presso social para a conformidade e para a igualdade. Se o indivduo se parecer, falar pensar e sentir como todos os da sua comunidade, desaparece na multido, e no necessita de tomar conhecimento da sua liberdade. A pessoa que utiliza a conformidade autmota como um camaleo social: apresenta a cor do contexto onde est inserido. Ao parecer-se com todos os outros, deixa de se sentir sozinho. Contudo, tambm no ele prprio. ] Como a verdadeira natureza da humanidade a liberdade, qualquer uma destas fugas alienam o sujeito de si prprio.

37. Tipos de Famlias.


] Segundo Fromm, a tcnica preferencial que o sujeito utiliza para aliviar a sua ansiedade, depende do tipo de famlia em que cresceu. ] Define dois tipos de famlia: Famlias Simbiticas:
A simbiose a relao entre dois organismos que no podem viver um sem o outro. Num tipo de famlia simbitica, alguns membros da famlia so engolidos por outros, e por isso no desenvolvem plenamente uma personalidade prpria Exemplo: y Pais engolem a criana, e por isso a personalidade da criana um mero reflexo dos desejos dos pais; y A criana engole os pais, e neste caso a criana domina e manipula os pais que existem essencialmente para servir a criana.

Famlias Destrutivas/Afastadas:
Neste caso estamos perante famlias muito frias e desligadas do ponto de vista afectivo. Na sua verso fria, os pais exigem muito da criana, de quem esperam que se comporte segundo padres elevados e bem definidos. As punies so efectuadas sem grandes afectos e para o bem da criana. Utiliza-se a culpa e a retirada do afecto como punio. Este tipo de famlia leva defesa de tipo destrutivo.

- Sofia Margarida Clemente Vieira Rodrigues Da Graa Teorias da Personalidade

27

Licenciatura em Psicologia 2 Ano/2 Semestre

A segunda forma deste tipo de famlias (desligadas) a mais comum na actualidade, e inicia-se com a mudana de paradigma relativamente educao das crianas educ-las como iguais, os pais serem os melhores amigos dos filhos, o que leva a que deixem de ser realmente pais e passem a co-habitar com a criana. As crianas sem uma verdadeira conduo por parte do adulto viram-se para os seus pares e para os media na busca de valores.

38. O que torna uma famlia boa, saudvel e produtiva?


] Fromm sugere de amor. ] Ao crescer neste tipo de famlia, as crianas aprendem a ter conscincia da sua liberdade e a tomar a responsabilidade por si mesmo, e em ltima instncia pela sociedade como um todo. que uma famlia onde os pais tomem a responsabilidade de ensinar s suas crianas regras, numa atmosfera

39. Tipos de Personalidade ou Orientaes.


] Fromm definiu 5 tipos de personalidade, a que chamou Orientaes: Orientao Receptiva: So o tipo de pessoas que esperam receber o que necessitam. Acreditam que todos os bens e satisfao das suas necessidades vm do exterior. Encontra-se muito nas faixas mais desfavorecidas da populao. Esta orientao est muito ligada com famlias simbiticas, especialmente naquelas em que as crianas so engolidas pelos pais. Orientao Exploradora: Estas pessoas esperam conseguir tirar dos outros aquilo de que necessitam. De facto, para elas as coisas tm tanto mais valor quanto so retiradas de outras pessoas (ideias plagiadas, amor adquirido por coaco). Entre as suas caractersticas encontramos o sentirem-se muito confortveis a dar ordens aos outros. Esta orientao est ligada s famlias simbiticas, na verso em que a criana engole os pais.

- Sofia Margarida Clemente Vieira Rodrigues Da Graa Teorias da Personalidade

28

Licenciatura em Psicologia 2 Ano/2 Semestre

Orientao Armazenadora: Neste tipo de orientao as pessoas esperam guardar. Vem o mundo como posse, ou potenciais posses. At os entes queridos so coisas que se possui, guarda ou compra. O armazenamento est ligado forma fria da famlia destrutiva/afastada. Orientao de Marketing: Esta orientao espera vender. O sucesso tem a ver com a forma como o sujeito se vende, como se embrulha, como se publicita. A famlia, a escola, o trabalho, a roupa tudo participa nesta publicidade e deve ser o adequado. Esta orientao tambm est ligada s famlias destrutivas/afastadas, e usa o conformismo autmato. Orientao Produtiva: Esta a personalidade saudvel segundo Fromm, e este autor costuma referir-se a ela como a da pessoa sem mscara. uma pessoa que, de acordo com a sua natureza biolgica e social, no foge da liberdade e da responsabilidade. Estas pessoas vm de famlias que amam sem sobreproteger o indivduo, que preferem a razo s regras e a liberdade conformidade. ] A sociedade que poder formar estes tipos de famlia, segundo Fromm denominada de Socialismo Humanista Comunitrio Socialismo: Toda a gente responsvel pelo bem estar dos outros. Humanista: Orientada para os seres humanos. Comunitria: Composta por pequenas comunidades em oposio a grandes governos.

- Sofia Margarida Clemente Vieira Rodrigues Da Graa Teorias da Personalidade

29

Licenciatura em Psicologia 2 Ano/2 Semestre

40. Orientao Ter.


] Para Fromm as primeiras quatro orientaes de personalidade (receptiva, exploradora, marketing e armazenadora) funcionam no modo ter. ] Focam-se no consumo, no obter, no possuir. Definem-se pelo que tm.

41. Orientao Ser.


] A orientao produtiva vive no modo ser o que somos definido pelas nossas aces no mundo. ] So sujeitos que vivem sem mscara, relacionam-se com as outras pessoas e so eles prprios.

42. O que Fromm diz relativamente a estas Orientaes.


] Fromm diz que a maioria das pessoas usa o modo ter, e usa a palavra tenho para descrever os seus problemas: Tenho um problema; Tenho insnia; Tenho uma casa bonita. ] O que se deve dizer so coisas como: Estou preocupado; Estou bem cansado; No consigo dormir. ] Ao dizer que temos um problema evita-se enfrentar o facto de que ns somos o problema, evitando-se assim assumir a responsabilidade pela nossa vida.

43. Orientao Bifila/ Orientao Necrfila.


] Fromm sempre se interessou por entender as pessoas ms do mundo, aqueles que com total conscincia das maldades dos seus actos no deixaram de os fazer. ] Isto levou-o aos conceitos de Biofilia e Necrofilia. ] Bifilos so sujeitos direccionados para a vida, para o crescimento, para o desenvolvimento. Tm atitudes produtivas.
- Sofia Margarida Clemente Vieira Rodrigues Da Graa Teorias da Personalidade 30

Licenciatura em Psicologia 2 Ano/2 Semestre

] Necrfilos so os amantes da morte. Tm uma atraco apaixonada por tudo o que tem a ver com morte, com doena. Tm um interesse por transformar o que vivo em morto, de destruir pelo prazer da destruio. ] Fromm levanta algumas hipteses: Existem alguns componentes genticos que evitam que estes sujeitos sintam ou respondam a afectos; Existe tanta frustrao na sua vida que passam o resto dela a tentar vingar-se; Cresceram com figuras parentais necrfilas e esse foi o modelo adquirido. ] So raros os tipos puros de Biofilia e Necrofilia. Geralmente as pessoas apresentam uma mistura dos dois tipos.

44. Necessidades Humanas.


] Para Fromm as necessidades humanas podem ser expressas numa nica frase: O ser humano necessita de descobrir uma explicao para a sua existncia. ] Fez uma listagem de 6 necessidades: Ligao Temos conscincia da nossa separao uns dos outros, e procuramos ultrapassar isso atravs do que Fromm chamou de ligao, e que para ele o amor no seu sentido mais global. O amor permite-nos transcender a separao, sem negarmos a nossa unicidade. Esta necessidade to poderosa que muitas vezes procuramos suprila de formas pouco saudveis: y y y Submetendo-nos aos outros; Dominando os outros; Narcisismo.

Transcendncia Todos ns desejamos transcender, evoluir da nossa condio de criaturas passivas, e fazemo-lo atravs da criatividade.

- Sofia Margarida Clemente Vieira Rodrigues Da Graa Teorias da Personalidade

31

Licenciatura em Psicologia 2 Ano/2 Semestre

Queremos ser criadores: temos filhos, plantamos plantas, pintamos, escrevemos., e atravs disso realizamo-nos e tornamo-nos livres. Se essa criatividade for bloqueada pode dar origem destrutividade. Razes Todos necessitamos de razes, necessitamos de nos sentir em casa no universo. A verso mais simples desta necessidade manter os laos com a nossa me. Mas crescer significa deixar o conforto do amor materno e procurar novas razes, descobrindo a irmandade da humanidade. Sentido de Identidade O homem pode ser definido como o animal que consegue dizer eu ns necessitamos de ter um sentido de identidade, uma individualidade, para nos mantermos sos. Estrutura de Orientao Necessitamos de compreender o mundo e o nosso lugar nele. A nossa sociedade frequentemente tenta dar-nos essa compreenso atravs dos mitos, da filosofia, da cincia, que nos providenciam a estrutura necessria compreenso. Excitao e estmulo Necessitamos de um ambiente estimulante, que atraia a nossa ateno, de forma a nos desenvolvermos, e a nos mantermos ligados s nossas tarefas dirias.

45. Inconsciente Social.


] As famlias reflectem a sociedade e a cultura em que esto inseridas. Esto de tal forma prximas, que frequentemente esquecem que a sua sociedade apenas uma entre uma infinidade de maneiras de funcionar e lidar com as circunstncias da vida. Frequentemente pensam que a sua forma de lidar com as coisas a nica e a natural ] Isto foi apreendido de tal forma que se torna inconsciente ] Fromm chamou-lhe o inconsciente social ] Muitas vezes acreditamos que estamos a agir de acordo com a nossa liberdade pessoal, mas estamos s a seguir ordens s quais estamos to habituados que nem temos conscincia delas.

- Sofia Margarida Clemente Vieira Rodrigues Da Graa Teorias da Personalidade

32

Licenciatura em Psicologia 2 Ano/2 Semestre

Karen HorneyH
46. Teoria de Karen Horney.
] A teoria de Karen Horney est relacionada com a sua vida pessoal e com a forma como ela foi capaz de lidar com os seus problemas. ] A sua teoria das neuroses considerada uma das melhores teorias sobre esta temtica. ] A neurose tem a ver com a forma como a pessoa se adapta e controla os assuntos interpessoais com que se confronta diariamente. ] A neurose resulta de uma ansiedade bsica derivada das relaes interpessoais dos sujeitos. ] Neurose um distrbio psquico originado nos medos e nas defesas contra esses medos, e na tentativa de arranjar solues de compromisso para os conflitos (Horney). ] O neurtico impulsionado por foras emocionais que existem na sua vida. ] Para Horney, so as foras sociais na infncia, e no as biolgicas que predominam na influncia do desenvolvimento da personalidade. ] Embora as condies, durante a infncia, possam bloquear o desenvolvimento psicolgico, o crescimento saudvel sempre possvel se os bloqueios internos forem removidos. ] As crianas cujas situaes familiares as levaram a sentir-se em perigo concentram-se na sua sobrevivncia psicolgica e podem fazer isso desenvolvendo mecanismos de adaptao estereotipados, que tm que ser posteriormente trabalhados.

47. Desenvolvimento da Personalidade.


] O desenvolvimento normal da personalidade apenas tem lugar se os factores presentes no ambiente social da criana lhe permitirem adquirir confiana em si mesma e nos outros. ] Quando estas condies no esto preenchidas a criana vai desenvolver uma Ansiedade Bsica desesperada num mundo hostil. A percepo constante de estar s e

- Sofia Margarida Clemente Vieira Rodrigues Da Graa Teorias da Personalidade

33

Licenciatura em Psicologia 2 Ano/2 Semestre

] Vrios factores familiares contribuem para esta sensao de insegurana fundamental: Indiferena; Superproteco; O no cumprir o prometido; Ambiente familiar hostil; Ter pouco contacto com outras crianas; Falta de respeito relativamente s necessidades das crianas. ] A chave para compreender a indiferena parental a percepo da criana e no as intenes parentais. ] As crianas movem-se psicologicamente em trs direces para aliviar a sua ansiedade, para tornar a sua vida segura e previsvel e para obter satisfao: Procuram afecto e aprovao; Tornam-se hostis; Retraem-se. ] As crianas usam a estratgia de adaptao que melhor satisfaz suas necessidades, mas quando usam apenas uma estratgia bsica, isso limita o seu repertrio de adaptao relativamente a si mesmas e ao seu mundo. ] Horney reala ainda que, apesar do esteretipo da criana frgil, a primeira reaco indiferena parental a raiva a que ela chama a Hostilidade Bsica. ] Esta hostilidade frequentemente reprimida pela criana por: Desamparo/Dependncia; Medo; Amor; Culpa. ] Esta hostilidade reprimida, frustra a necessidade de segurana da criana e gera ento a ansiedade bsica e a base de todas as neuroses posteriores.

- Sofia Margarida Clemente Vieira Rodrigues Da Graa Teorias da Personalidade

34

Licenciatura em Psicologia 2 Ano/2 Semestre

48. Necessidades Neurticas.


] Estas necessidades baseiam-se em coisas que ela pensava que todos os sujeitos necessitariam para ter sucesso na vida. ] Uma pessoa neurtica pode, teoricamente, exibir estes dez tipos de necessidades, mas basta a presena de alguns para se verificar a existncia de uma neurose. ] Nenhuma destas necessidades anormal, o que as torna patolgicas a intensidade com que o sujeito as procura. ] Horney definiu 10 necessidades neurticas, que se constituem como formas de proteco contra a ansiedade. ]

- Sofia Margarida Clemente Vieira Rodrigues Da Graa Teorias da Personalidade

35

Licenciatura em Psicologia 2 Ano/2 Semestre

49. Tendncias Neurticas.


] Horney descreveu 3 tendncias que os indivduos exibem para si prprios e para os outros para reduzir a ansiedade. ] So trs maneiras de viver, de pensar e de se comportar (3 Tipos de Personalidade): Tipo Submisso (ou movimento para o outro): Principais caractersticas so a dependncia, o desespero, a no assertividade e a necessidade de ser protegido. So indivduos que procuram o contacto dos outros, reconhecendo a sua prpria angstia. Carecem dos afectos dos outros. Tipo Agressivo ou Hostil (ou movimento contra o outro): Estes indivduos procuram entrar em conflito com as outras pessoas; so ambiciosos, aspirando ao poder e ao prestgio. Tipo Desligado (afastar-se do outro): Estes sujeitos no procuram o contacto com os outros, preferindo a solido; concentram-se sobre si prprios. Consideram ser nicos e incompreendidos. ] As pessoas saudveis alteram a sua atitude conforme o contexto.

50. Tendncias Neurticas.


] Para Horney o Self o centro do nosso ser e do nosso potencial. ] Se temos uma concepo correcta do nosso Self, somos livres para realizar o nosso potencial, e para atingir os nossos objectivos. ] Para esta autora, o sujeito apresenta dois tipos de Self: Self Real:
- Corresponde ao que o sujeito efectivamente .

Self Idealizado:
- a diferena entre o que o indivduo e o que pensa ser. - Protege o sujeito contra os sentimentos de isolamento e inferioridade, gerando um auto-conceito mental favorvel. - Esta imagem idealizada do Self depende da tendncia neurtica adoptada pelo indivduo: y y y Submissa: os sujeitos vem-se como bons, santos. Agressiva: os sujeitos vem-se como fortes e hericos. Desligado: vem-se como auto-suficientes e inteligentes.

- Sofia Margarida Clemente Vieira Rodrigues Da Graa Teorias da Personalidade

36

Licenciatura em Psicologia 2 Ano/2 Semestre

51. Psicologia Feminina.


] Sentia que o estudo do comportamento feminino estava negligenciado, e que as culturas encorajavam a mulher a uma postura passiva, pouco estimulante do seu desenvolvimento individual. ] Aps chegar Amrica, e confrontada com as diferenas culturais do papel da mulher, Horney defende que o complexo de dipo no um processo universal, mas culturalmente determinado. ] Nem todas as mulheres passam por este complexo. ] Introduz ainda o conceito de inveja do tero em contraponto com o conceito evocado por Freud de inveja do pnis. ] Os homens podem invejar a capacidade feminina de gerar uma vida humana.

52. Terapia.
] Horney encorajava a actualizao do ego, que considerava uma qualidade humana inata. ] Especificamente, o paciente em terapia: Deve abdicar da imagem idealizada do self positivos. Deve ser ensinado a abdicar da sua tendncia neurtica. Deve ser incentivado Auto-anlise (atravs da auto-anlise o paciente desenvolve a capacidade de ser responsvel pelo seu prprio desenvolvimento psicolgico). Em terapia Horney utilizava a interpretao dos sonhos e a associao livre. Considerava os sonhos como uma tentativa para resolver os conflitos, embora as solues providenciadas pelos sonhos pudessem no ser solues psicologicamente saudveis. isto bastante difcil porque os neurticos caracterizam a sua personalidade em termos

- Sofia Margarida Clemente Vieira Rodrigues Da Graa Teorias da Personalidade

37

Licenciatura em Psicologia 2 Ano/2 Semestre

Erick EricksonH
53. Conceitos bsicos.
] A ideia mais original que lanou a de Crise de Identidade, ideia essa que no se encontra noutras teorias. ] Alm disso popularizou a ideia de que o desenvolvimento da personalidade no termina na adolescncia, antes continuando durante a idade adulta. ] No considera uma fase mais importante que a outra. ] Foi o primeiro a formular o conceito de Life Span Development. ] Para ele, o desenvolvimento funciona segundo o Principio Epigentico: Cada estgio contribui para a formao da personalidade total, sendo por isso todos importantes mesmo depois de se os atravessar. As etapas iniciais no se substituem, mas absorvem-se num sistema hierrquico de diferenciao crescente.

54. Teoria do Desenvolvimento Psicossocial ou Estgios de Desenvolvimento, segundo Erickson.


] Para Erickson, desenvolvemo-nos atravs de uma sucesso prdeterminada de 8 estgios: 1. Beb (1 ano de vida); Necessidades Fisiolgicas; Esperana; Confiana/Desconfiana; Insatisfao das Necessidades; Dura cerca de 1 ano. 2. Primeira Infncia (2/3 anos); Maior autonomia e controle sobre o exterior; Autonomia/Dvida; Higiene; Situaes de Ridicularizao; Livre-Arbtrio.

- Sofia Margarida Clemente Vieira Rodrigues Da Graa Teorias da Personalidade

38

Licenciatura em Psicologia 2 Ano/2 Semestre

3. Idade Pr-Escolar (3/5 anos); Maior controlo e novos hbitos; Maior vontade de poder; Iniciativa/Culpabilidade; Represso/Culpabilidade; Coragem. 4. Idade Escolar (6/11 anos); Perodo de grande aprendizagem; Indstria/Inferioridade; Cooperao; Inadaptao; Competncia. 5. Adolescncia (12/20 anos); Modificaes Fsicas; Desenvolvimento da Personalidade; Identidade/Confuso de Papis; Consolidar Auto e Hetero-Imagem; Fidelidade. 6. Jovem Idade Adulta (25/45 anos); Procura Parceiro; Intimidade/Isolamento; Aptido para fundir identidade; Amor. 7. Idade Adulta (45/65 anos); Lugar activo na sociedade; Criao/Estagnao; Generatividade; Auto-Centrao; Cuidar. 8. Maturidade (velhice); Fim da Vida; Fazer um balano; Integridade/Desespero; Sabedoria.

- Sofia Margarida Clemente Vieira Rodrigues Da Graa Teorias da Personalidade

39

Licenciatura em Psicologia 2 Ano/2 Semestre

] Cada estgio envolve tarefas desenvolvimentais que so psicossociais na sua natureza, a que Erikson chamou Crises. ] O ncleo de cada estgio uma crise bsica, que existe no s durante aquele estgio especfico, nesse ser ento mais proeminente, mas tambm nos posteriores a nvel de consequncias, tendo tambm razes prvias nos anteriores. ] Em cada estdio, a pessoa submetida a foras negativas e positivas, que se opem, devendo a prpria pessoa conseguir aproximar-se das foras positivas para resolver a crise. ] Para ele, importante o equilbrio no conhecimento destas duas foras. ] Se um estdio bem resolvido o indivduo adquire uma certa qualidade, ou fora psicossocial que o ajudar atravs dos outros estdios que ter que ultrapassar ao longo da sua vida. ] Se, por outro lado no bem resolvido, pode desenvolver desadaptaes ou perversidades, bem como colocar em risco o desenvolvimento posterior. A perversidade pior do que a desadaptao, pois envolve muito pouco do lado positivo da tarefa, e muito do lado negativo. A desadaptao, por seu lado, envolve muito do lado positivo da tarefa, e pouco do lado negativo. ] O progresso atravs de cada estgio em parte determinado pelo sucesso ou falta dele, nos estgios anteriores.

55. Mutualidade.
] Introduz o conceito de Mutualidade, ou seja, no so s os pais que influenciam o desenvolvimento das crianas, mas estas tambm influenciam o desenvolvimento dos pais.

- Sofia Margarida Clemente Vieira Rodrigues Da Graa Teorias da Personalidade

40

Licenciatura em Psicologia 2 Ano/2 Semestre

Abraham MaslowH
56. A Hierarquia das Necessidades Humanas.
] Para Maslow, algumas necessidades humanas precedem outras, tendo, por isso, criado uma Hierarquia das Necessidades Humanas: Necessidades Fisiolgicas ou Bsicas: - Relacionadas com a sobrevivncia e incluem a necessidade de comer, vestir, abrigo. - So comuns a todos os animais pois so instintivas ou inatas. - Alguns elementos das nossas sociedades, como os sem abrigo, no satisfazem as necessidades bsicas. (Exemplo: No trabalho, a satisfao destas necessidades corresponde ao pagamento de um salrio.) - Satisfeitas com as suas necessidades, as pessoas preocupam-se com a sua segurana. Necessidades de Segurana: - Relacionadas com a segurana fsica em casa ou no emprego que deve oferecer um espao de trabalho limpo e organizado. - O emprego em si tem que ser seguro e os empregados devem usufruir de esquemas de reforma ou cobertura em caso de doena. (Exemplo: Como hoje em dia, muitos empregados esto ameaados, h muitas pessoas para quem estas necessidades no esto satisfeitas.) Necessidades Sociais: - So exclusivas do ser humano e tm a ver com a necessidade de afeio, de auto-respeito e de participao. - Num ambiente de trabalho, estas necessidades so satisfeitas pela camaradagem com colegas, o prazer de trabalhar em grupo, a sensao de pertena quele grupo. - Satisfeitas, ento, estas necessidades surge algo de mais pessoal. Necessidades de Estima: - Tm a ver com a necessidade de reconhecimento pessoal, com o desejo de domnio e de prestgio, ou seja, possuirmos uma auto-

- Sofia Margarida Clemente Vieira Rodrigues Da Graa Teorias da Personalidade

41

Licenciatura em Psicologia 2 Ano/2 Semestre

imagem positiva e vermos os nossos desempenhos valorizados e apreciados pelos outros. Necessidades de Auto-Realizao: - So motivos de nvel mais elevado, pois tm a ver com necessidades de expresso crtica e de conhecer, com a ambio pessoal. - (Exemplo: Num contexto de trabalho seria obter grande satisfao atravs da execuo de trabalho que envolva muita responsabilidade e/ou que seja altamente criativo ou em que haja um amplo reconhecimento da sua qualidade e importncia.

57. Hierarquia das Necessidades/Neuroses, segundo Maslow.


] Para Maslow, as necessidades de nvel superior so as que distinguem o ser humano. ] A emergncia das necessidades superiores reflecte um grau mais elevado de sade psicolgica, no sentido em que foi atingido um estdio de desenvolvimento mais avanado. ] Contudo, as necessidades superiores no so as menos urgentes e no necessrias sobrevivncia, sendo, por isso, mais facilmente bloqueadas por factores patolgicos do ambiente. ] (Maslow sugere que perguntando s pessoas como seria a sua vida ideal, que se recolheria uma informao significativa sobre as necessidades dessas pessoas (estarem cobertas ou no).) ] Para este autor, se o indivduo tem um problema significativo ao longo do seu desenvolvimento (Problema de extrema insegurana, ou fome enquanto criana, perda de um membro da famlia por morte ou divrcio, pode ficar fixado naquele patamar de necessidades para o resto da vida. ] Este o entendimento de Maslow das Neuroses.

58. Auto-Realizadores.
] Maslow interessou-se por estudar o ajustamento psicolgico saudvel. ] Estudou indivduos que, segundo ele, atingiram o nvel mais elevado da pirmide das necessidades, ou seja, atingiram o mximo da autoactualizao (os auto-realizadores).

- Sofia Margarida Clemente Vieira Rodrigues Da Graa Teorias da Personalidade

42

Licenciatura em Psicologia 2 Ano/2 Semestre

] Maslow descreveu as caractersticas partilhadas por estes indivduos que alcanam nveis de desenvolvimento superior: Tm uma boa percepo da realidade e de si prprios; Aceitam-se bem a si prprios e aos outros; Tm pensamentos e emoes espontneos, so naturais; Centram-se em problemas que no so pessoais; So independentes e autnomos; Sabem apreciar os acontecimentos correntes; Vivem experincias msticas, que os levam a sentir-se em harmonia com a natureza, bem como a transcender o tempo e o espao; Tm uma identidade humanitria, altrusta, democrtica e respeitam os outros; So criativos; Evidenciam um distanciamento da cultura em que vivem; So fortes, independentes e orientam-se pelas suas prprias vises; Sabem discernir o bem do mal; Tm interesses sociais.

- Sofia Margarida Clemente Vieira Rodrigues Da Graa Teorias da Personalidade

43

Licenciatura em Psicologia 2 Ano/2 Semestre

Carl RogersH
59. Teoria Rogeriana.
] A teoria Rogeriana uma teoria clnica, no sentido em que se baseou nos vrios anos de experincia com os seus clientes; ] Rogers v os indivduos como basicamente bons ou saudveis; ] V a sade mental como a progresso normal da vida, e a doena mental, criminalidade ou outros problemas humanos como distores da tendncia natural dos seres vivos.

60. Tendncia de Actualizao.


] Motivao construtiva, presente em todas as formas de vida, de desenvolver o potencial individual ao mximo. Se eles falharem, no por falta de desejo; ] Impulso que est presente em todos os organismos e que os direcciona no sentido da complexidade; ] Assim, "todo o organismo movido por uma tendncia inerente para desenvolver todas as suas potencialidades e para desenvolv-las de maneira a favorecer sua conservao e seu enriquecimento"; ] Rogers refere-se assim, tendncia do organismo para caminhar em direco autonomia, maturidade e isto envolve uma auto-realizao.

61. Desenvolvimento da Personalidade.


] Segundo Rogers, a personalidade desenvolve-se satisfatoriamente se o ambiente compreender trs factores primordiais: Viso Positiva: cada um de ns procura naquilo que faz um reconhecimento, procurando ser reconhecido pelo que faz e pelo que , principalmente nos primeiros anos de vida positiva; Empatia: o individuo deve se compreendido naquilo que pensa, sendo importante tomar em considerao a sua apreciao; Boas Relaes Interpessoais: as relaes devem ser congruentes, e as duas pessoas implicadas na relao devem auto-estima

- Sofia Margarida Clemente Vieira Rodrigues Da Graa Teorias da Personalidade

44

Licenciatura em Psicologia 2 Ano/2 Semestre

experimentar o criado o SELF.

mesmo

nvel emocional

relativamente

ao

acontecimento que esto a julgar.

62. O Self.
] Para Rogers, o Self no uma entidade estvel, imutvel, embora observado num dado momento, parea ser estvel. ] Rogers concluiu que a ideia do eu essencialmente uma gestalt cuja significao vivida susceptvel de mudar sensivelmente (e at mesmo sofrer uma reviravolta) em consequncia da mudana de qualquer elemento, ou circunstncia de vida. ] O Self uma Gestalt organizada e consistente num processo constante de formar-se e reformar-se medida que as situaes mudam. ] Outros tericos usam o termo Self para designar aquela faceta da identidade pessoal que imutvel, estvel ou mesmo eterna. ] Rogers usa o termo para se referir ao contnuo processo de reconhecimento. ] esta diferena, esta nfase na mudana e na flexibilidade, que fundamenta sua teoria e sua crena de que as pessoas so capazes de crescer, mudar e atingir o desenvolvimento pessoal. ] O Self ou auto-conceito a viso que uma pessoa tem de si prpria, baseada em experincias passadas, estimulaes presentes e expectativas futuras.

63. O Self Ideal.


] o conjunto das caractersticas que o indivduo mais gostaria de poder reclamar como descritivas de si mesmo. ] Assim como o Self, uma estrutura mvel e varivel, que passa por redefinies constantes. ] A extenso da diferena entre o Self e o Self Ideal um indicador de desconforto, insatisfao e dificuldades neurticas. ] Aceitar-se como se na realidade, e no como se quer ser, um sinal de sade mental.

- Sofia Margarida Clemente Vieira Rodrigues Da Graa Teorias da Personalidade

45

Licenciatura em Psicologia 2 Ano/2 Semestre

] A imagem do Self Ideal, na medida em que se diferencia de modo claro do comportamento e dos valores reais de uma pessoa um obstculo ao crescimento pessoal.

64. Incongruncia.
] A distncia entre o self real e o self ideal, entre o que sou, e o que devia ser, chamado de incongruncia. ] Quanto maior a distncia, maior a incongruncia incongruncia, maior o sofrimento. ] Incongruncia , na sua essncia o que Rogers define como neurose (estar desintonizado com o nosso prprio Self). quanto maior a

65. Defesas em estado de Incongruncia.


] Quando o sujeito est numa situao onde existe uma incongruncia entre o self ideal e o self real, est numa situao ameaadora. ] Quando est nesse tipo de situao sente ansiedade, que o sinal que lhe indica que existe um problema, e que deve evitar essa situao. ] O sujeito foge psicologicamente da situao atravs das defesas. ] Para Rogers existem dois tipos de defesas: Negao Bloquear a situao ameaadora, mantendo a memria ou o impulso fora da conscincia - recusar-se a perceb-lo. Distoro Perceptiva Trata-se de re-interpretar a situao, por forma a que parea menos assustadora.

66. Considerao Positiva.


] Aps o aparecimento do Self, os indivduos desenvolvem a necessidade de Considerao Positiva. ] Esta necessidade universal e duradoura e engloba o amor, a afeio, a ateno, o cuidar, de que todos os seres humanos tm necessidade.

- Sofia Margarida Clemente Vieira Rodrigues Da Graa Teorias da Personalidade

46

Licenciatura em Psicologia 2 Ano/2 Semestre

67. Considerao Positiva Incondicional.


] a atitude de aceitar calorosamente cada aspecto da experincia da outra pessoa. ] Significa no colocar condies para a aceitao ou para a apreciao desta pessoa. ] A considerao positiva incondicional implica num cuidado nopossessivo, numa forma de apreciar o outro como uma pessoa individualizada a quem se permite ter os seus prprios sentimentos, suas prprias experincias.

68. Auto-Considerao Positiva.


] Tem a ver com as questes da auto-estima, da auto-valorizao e da imagem positiva do Self. ] O indivduo adquire esta auto-imagem positiva ao experimentar o olhar positivo dos outros medida que se vai desenvolvendo. ] Sem esta auto-avaliao positiva, o sujeito sente-se pequeno e indefeso, e falha a sua tendncia para o desenvolvimento. ] Relacionado com a aquisio da auto-considerao positiva vem outro conceito abordado por Rogers Condies de Merecimento. ] medida que o indivduo cresce, os pais, os professores, a sociedade, d-lhe o que necessita quando o indivduo demonstra que o merece

69. Pessoas Plenamente Funcionantes.


] Rogers interessou-se muito por descrever pessoas saudveis, a que chama de plenamente funcionantes, e apresentam as seguintes caractersticas: Abertas Experincia: o oposto da defesa, e a percepo correcta da experincia do indivduo no mundo, incluindo os seus sentimentos. Vivncia Existencial: Viver no aqui e agora. Rogers insiste que para se manter em contacto com a realidade, o indivduo deve perceber que no vive

- Sofia Margarida Clemente Vieira Rodrigues Da Graa Teorias da Personalidade

47

Licenciatura em Psicologia 2 Ano/2 Semestre

nem no passado, nem no futuro, o presente a nica realidade que tem. Confiana Organstica: O indivduo deve se permitir ser guiado pelo processo de valorizao organstico, ou seja, devem confiar nas reaces do seu organismo. Deve confiar nele prprio, fazer o que sente que correcto, o que surge naturalmente. Liberdade Experiencial: A pessoa totalmente funcionante reconhece o sentimento de liberdade e toma a responsabilidade pelas suas opes. Criatividade: Uma pessoa totalmente funcionante, em contacto com a sua actualizao sente-se obrigada, na sua natureza a contribuir para a actualizao dos outros.

70. Terapia.
] Inicialmente chamou-se no directiva, porque ele sentia que o terapeuta no devia guiar o cliente, mas em vez disso estar l para o cliente, enquanto este dirigia os progressos da terapia. ] medida que foi ganhando experincia, Rogers percebeu que, por muito no directivo que fosse, influenciava sempre o cliente. ] Alterou o nome para terapia centrada no cliente continuava a sentir que o cliente era quem poderia dizer o que que estava mal, descobrir formas de melhorar, e determinar a concluso da terapia. ] Actualmente, e apesar de se continuar a utilizar as outras terminologias, a maioria das pessoas chama a este tipo de terapia rogeriana. ] Rogers descreve-a como suportiva, e no reconstrutiva, utilizando a analogia de aprender a andar de bicicleta para a explicar. ] A nica tcnica pela qual Rogers conhecido a Reflexo reflectir da comunicao emocional. O terapeuta deve tambm facilitar a compreenso acerca do que o cliente est a comunicar.

- Sofia Margarida Clemente Vieira Rodrigues Da Graa Teorias da Personalidade

48

Licenciatura em Psicologia 2 Ano/2 Semestre

71. Requisitos para o Terapeuta.


] O terapeuta, para ser efectivo deve ter trs qualidades essenciais: Congruncia genuinidade, honestidade com o cliente; Empatia capacidade para perceber o que o cliente sente; Respeito aceitao, considerao positiva incondicional pelo cliente. ] Para ele, estas qualidades so necessrias e suficientes. ] Se o terapeuta demonstrar estas trs qualidades, o cliente vai melhorar, mesmo que no sejam utilizadas outras tcnicas.

- Sofia Margarida Clemente Vieira Rodrigues Da Graa Teorias da Personalidade

49

Licenciatura em Psicologia 2 Ano/2 Semestre

Albert Bandura
72. Teoria de Bandura.
] Introduziu factores sociais e cognitivos nas Teorias da Aprendizagem: Ateno; Sorrisos; Aprovao; Interesse; Aceitao. ] Os reforos s se relacionam maioritariamente com necessidades fsicas nos primeiros anos de vida.

73. Aprendizagem por Observao.


] Muitas das aprendizagens humanas so demasiado complexas para serem adquiridas por reforos positivos e negativos. ] Os indivduos podem aprender observando o comportamento dos outros (Modelagem).

74. Aprendizagem Vicariante.


] Com base em observaes dos comportamentos de outros, construmos uma ideia sobre a forma como se constroem novos comportamentos. ] Mais tarde, essa informao vai servir como Guia para a aco.

75. Fases da Modelagem.


] 1 Fase: O Modelo. ] 2 Fase: Representao Simblica. ] 3 Fase: Reproduo do Modelo. ] 4 Fase: Consequncias.

- Sofia Margarida Clemente Vieira Rodrigues Da Graa Teorias da Personalidade

50

Licenciatura em Psicologia 2 Ano/2 Semestre

76. Teoria Cognitivo-Social da Aprendizagem.


] Os comportamentos so determinados por variados factores. ] O indivduo no est apenas sujeito ao ambiente, mas interage com ele. ] Os factores subjectivos individuais so levados em conta.

77. Consequncias desta Trade.


] Os comportamentos tm impacto sobre as nossas crenas e expectativas. ] O facto de os comportamentos poderem afectar as variveis biolgicas no to linear, mas tm sido encontradas evidncias nesse sentido (comportamentos aditivos). ] O ambiente exerce influncia sobre os comportamentos e vice-versa.

78. Auto-Eficcia.
] Julgamento das prprias capacidades para executar comportamentos necessrios para atingir um determinado nvel de performance. ] Influenciam a forma como nos sentimos, como resistimos aos obstculos, e as escolhas que fazemos.
] Provm do domnio que temos dos nossos comportamentos, da

observao dos outros, da persuaso verbal, e dos estados fisiolgicos.

- Sofia Margarida Clemente Vieira Rodrigues Da Graa Teorias da Personalidade

51

You might also like