You are on page 1of 17

RAZES DO BRASIL E SRGIO BUARQUE DE HOLANDA: RELAO SIMBITICA ENTRE A OBRA E O INTELECTUAL1

ANDR CARLOS FURTADO

Introduo

Ibria. Com este termo hbrido Srgio Buarque de Holanda situa num mesmo espao geogrfico Portugal e Espanha, com o fito de separ-los da Europa e posteriormente diferenciar um do outro, dando-lhes o tom caracterstico de suas peculiaridades. O termo representava a ponte pela qual o velho continente estabeleceu suas conexes com o novo mundo, no tempo em que as embarcaes ganharam o Atlntico. Para alm destas constataes que o primeiro captulo de Razes do Brasil (1936) oferece ao seu leitor, Fronteiras da Europa o ensaio que d abertura obra, porque no entendimento de um cidado brasileiro do crculo de intelectuais da dcada de 1930 especialmente este decnio por ser ele o perodo em que se registraram mudanas significativas na esfera poltica do pas , era imprescindvel distinguir o nativo, daquilo que fosse estrangeiro na composio do elemento nacional. A interrogao do desgnio da nacionalidade, que remontava j ao sculo XIX, direcionou-se no sentido de saber quem era o brasileiro, redescobrindo assim a Terra de Vera Cruz. Alis, o problema parecia ser justamente este: redescobrir o Brasil atravs de um olhar ibrico ou europeu em que pululavam termos de igual natureza, s poderia gerar uma viso turva que no representava mais o real. O que a intelligentsia brasileira da dcada de trinta requeria era definido pela palavra originalidade. Destarte, este estudo objetiva no s realizar uma apresentao sucinta dos captulos de Razes do Brasil, mas interpret-los e apontar distncias ou aproximaes com outros livros publicados no perodo, num esforo para unir idias e lugares (CERTEAU, 1982) por onde Srgio Buarque de Holanda transitou.
1

Este artigo um excerto da monografia apresentada pelo autor em dezembro de 2010 (Srgio Buarque de Holanda, modernista: as relaes do livro Razes do Brasil com os debates da dcada de vinte. Disponvel em: < http://www.bc.furb.br/docs/MO/2011/345945_1_1.pdf>. Graduado em Histria a.c.furtado@hotmail.com. na Universidade Regional de Blumenau FURB. Contato:

Anais do XXVI Simpsio Nacional de Histria ANPUH So Paulo, julho 2011

Entre os ensaios do livro, encontram-se, respectivamente, Fronteiras da Europa, Trabalho e Aventura, Herana Rural, O Semeador e o Ladrilhador, O Homem Cordial, Novos Tempos e Nossa Revoluo. Para analis-los, recorrerei ao mtodo histrico, considerando no s o tempo referente ao desenrolar dos acontecimentos e processos, mas tambm a produo de narrativas, historiogrficas ou no, sobre esses mesmos acontecimentos e processos. Quanto forma, inicialmente discutirei os dois primeiros captulos da obra, por entender que eles representam uma interpretao mais voltada para os espaos do continente europeu. Na seqncia, observando que a fala de Srgio Buarque de Holanda situa-se de maneira mais detida na Amrica, Brasil em particular, ser dado ateno ao terceiro, quarto e quinto ensaio de Razes do Brasil. Por fim, haver um item, cujo debate estar voltado para a anlise dos dois ltimos captulos do livro, porque em suas composies textuais pode se verificar um tempo verbal que indica a contemporaneidade daquela dcada.

A busca por originalidade e o elogio colonizao

Antes da publicao de Razes do Brasil, Srgio Buarque de Holanda havia convivido com o tempo dos grandes carnavais, o tempo dos cassinos, o tempo do Lido, o tempo da Praia de Copacabana (HOLANDA, M. A., 2002: 03). Mas tambm com o tempo da Crise de 1929, da Revoluo de 1930, de Getlio Vargas, da criao de leis trabalhistas, do voto feminino e dos fascismos mundo afora. Este ltimo foi visto em sua verso alem, quando o intelectual paulista se encontrava naquele pas a trabalho para jornais brasileiros, no incio da dcada de 1930. Com o impacto da crise econmica mundial de 1929, os livros brasileiros ganham projeo, podendo competir com os importados, cujas editoras chegaram a falir. Autores, editores e pblico leitor compem um sistema que funciona base de estmulos mltiplos e recprocos. (OLIVEIRA, 2003: 331). No por acaso, um texto s existe se houver um leitor para lhe dar um significado (CHARTIER, 1994: 11). Diante de circunstncias histricas de natureza mencionada, como sustentar ainda que o poltico no se refere s verdadeiras realidades, quando ele tem por objeto geri-las? (RMOND, 1996: 24).

Anais do XXVI Simpsio Nacional de Histria ANPUH So Paulo, julho 2011

Neste sentido necessrio atentar acerca da editora que tornou o livro de Srgio Buarque pblico, a Jos Olympio, pois este dado cresce em importncia na medida em que se considera o postulado segundo o qual o autor de um livro, tal como ele faz a sua reapario na histria e na teoria literria, , ao mesmo tempo, dependente e reprimido (CHARTIER, 1994: 35). Isto se deve, em primeiro lugar, por no ser ele o ordenador do sentido do texto, uma vez que suas intenes no se impem nem aos livreiro-editores ou aos operrios que se responsabilizam pela impresso, tampouco aos leitores. E, reprimido, porque o autor tem de se submeter justamente s mltiplas determinaes dos responsveis pela produo literria e dos matizes da escrita. Dentre os editores que se firmavam no perodo, destaca-se Jos Olympio, pois se transferiu de So Paulo para o Rio de Janeiro no encalo dos autores nordestinos, conquistando e publicando todos os escritores importantes de seu tempo. Em 1936 cria a Coleo Documentos Brasileiros, sendo Razes do Brasil seu primeiro volume. Por si s este empreendimento representava o boom editorial do perodo. No captulo de abertura, Fronteiras da Europa, a colonizao dos trpicos e, em especial, da Amrica lusa, vista como uma tentativa portuguesa de implantao de sua cultura. Essa tentativa deixava transparecer que tamanho esforo, ao representar o fato dominante, abandonava a sociedade deriva e condenava o Brasil ao desterro. nele que aparece o elemento essencial no argumento de Srgio Buarque: a herana cultural ibrica e os traos que esta assumiria na sociedade brasileira (CAVALCANTE, 2008).

[...] somos ainda hoje uns desterrados em nossa terra. Podemos construir obras excelentes, enriquecer nossa humanidade de aspectos novos e imprevistos, elevar perfeio o tipo de civilizao que representamos: o certo que todo fruto de nosso trabalho ou de nossa preguia parece participar de um sistema de evoluo prprio de outro clima e de outra paisagem (HOLANDA, 1995: 31).

Logo, a busca da originalidade na identidade nacional, tornou-se nos anos 1930 a questo-chave do pensamento brasileiro (REIS, 2002). E Srgio Buarque o demonstra ao utilizar o seu ainda hoje como indicativo de contemporaneidade. Nessa dcada todos os intelectuais queriam decifrar o enigma do Brasil para interferir na produo e mesmo projetar o seu futuro, que no poderia ser de atraso e de obstculos ao seu desenvolvimento e progresso, que a ordem tentava assegurar. Tinha de ser do tamanho do pas gigante pela prpria natureza e de um impvido colosso.

Anais do XXVI Simpsio Nacional de Histria ANPUH So Paulo, julho 2011

Datam desse perodo a publicao de vrios clssicos que, cada qual sua maneira, buscavam salvar o pas ou ao menos denunciar suas mazelas. No entanto, ainda presidiam em suas anlises as teorias importadas do continente europeu como Simmel, Weber e Marx, ou made in USA, capitaneado pela figura do antroplogo Franz Boas. Entre as obras de relevo, encontram-se Retrato do Brasil (1928) de Paulo Prado, Cultura do povo brasileiro (1932) de Manuel Bomfim, Casa-grande e senzala (1933) de Gilberto Freyre, Evoluo poltica do Brasil (1933) de Caio Prado Jnior e o prprio livro que se afigura aqui como mote central. Suas discusses gravitaram em torno de assuntos que iam da vocao agrria e as possibilidades de uma industrializao, passavam pela questo cvica e militar, pelo regionalismo, multiplicidade racial, para chegar tambm ao debate do moderno e da tradio (REIS, 2002). No captulo inicial de Razes do Brasil, todo o esforo de Srgio Buarque de Holanda foi marcado pela crena de que a cultura brasileira, pensada aqui no que se refere s instituies, idias e formas de convvio, no era prpria da terra tupiniquim. O desterro devia-se a isto, pois ao invs da cultura facilitar e estabelecer uma relao com o mundo real, sua inadequao terra simplesmente a impedia e gerava um profundo mal-estar (CASTRO, 2008). Apesar disso, para o escritor paulista, a originalidade dos portugueses e espanhis pautava-se na importncia atribuda autonomia pessoal que os instrumentalizava, em particular os portugueses, a serem os genunos colonizadores. Nesta premissa havia qualquer coisa de busca da origem nacional, to cara aos anos trinta. No captulo seguinte, Trabalho e Aventura, aquilo que pareceu unido sob o amparo do termo Ibria passa agora a ser paulatinamente desmembrado para traar novas fronteiras; desta vez, no entanto, entre Portugal e Espanha. Sobre o aventureiro, o autor escreve que o seu ideal ser colher o fruto sem ter que plantar a rvore, e prossegue afirmando que se trata de um tipo humano que ignora as fronteiras. Quanto ao trabalhador, afirma que este vislumbra primeiro a dificuldade a vencer, para s depois pensar no triunfo que pudesse ser alcanado. Como conseqncia, padeceria de uma viso restrita, s conseguindo enxergar a parte e jamais o todo.
Pioneiros da conquista do trpico para a civilizao tiveram os portugueses, nessa proeza, sua maior misso histrica. E sem embargo de tudo que se possa alegar contra sua obra, foroso reconhecer que foram no somente os portadores efetivos como os portadores naturais dessa misso (HOLANDA, 1995: 43).

Anais do XXVI Simpsio Nacional de Histria ANPUH So Paulo, julho 2011

A tese em pauta equivalia a dizer que sem os portugueses no haveria trpico. Esta afirmao foi possibilitada pela metodologia do livro que, num primeiro momento ops Ibria e Europa, considerando que na argumentao de Srgio Buarque os outros europeus, que se pode chamar de europeus do norte, eram marcadamente racistas e metdicos, e por isso no teriam preparo psicolgico para a atividade colonizadora (REIS, 2002). Liderada por Portugal a Ibria estaria conquistando o Novo Mundo para a civilizao europia. Neste sentido, os portugueses devem ser vistos como sujeitos de uma metfora civilizatria de seu continente que, muitas vezes a lguas de distncia, faziam de outros povos os seus sditos (DECCA, 2008). Mas preciso salientar a proximidade da tese da predestinao portuguesa de Razes do Brasil com a de plasticidade social elaborada por Gilberto Freyre em Casa-grande e senzala. Por caminhos diversos, estes autores procuraram destacar a colonizao realizada por Portugal. E por mais que Srgio Buarque de Holanda realizasse crticas ao livro de Gilberto Freyre, o livro do Freyre faz o Brasil parecer esttico; dominado pelo acar; olhando para o Atlntico; parado (HOLANDA apud GRAHAM, 2008: 105) , foroso reconhecer que no se poderia negar a intertextualidade existente entre o livro Casa-grande e senzala e Razes do Brasil. As linhas mestras dos argumentos de um e outro, embora dando nfase a aspectos diversos, Gilberto Freyre a valorizar, por assim dizer, a cultura material e Srgio Buarque questes conceituais , so semelhantes. No sem segundas intenes Srgio Buarque de Holanda toma a colonizao lusa por pioneira, endossando sua postura ao atribuir-lhes uma exclusividade natural para a conquista do trpico, que o autor chamou de a maior misso histrica de Portugal. Afinal de contas, Razes do Brasil tinha de justificar o suposto fracasso da aventura holandesa no Nordeste. Porm, recentemente Evaldo Cabral de Mello demonstrou que o malogro se tratou de um desinteresse econmico pela regio, causadora de enorme nus, e mesmo um acerto entre Brasil e Holanda, quando da diplomacia ps conflitos das duas naes (MELLO, 2010). No se deu por falta de predisposio para a atividade colonizadora dos holandeses, como quis fazer crer Srgio Buarque com seu livro e o tipo de estudo histrico que ele dispunha na dcada de trinta. no segundo ensaio de Razes do Brasil que a influncia do pensamento alemo se torna mais explcita, pois Srgio Buarque de Holanda passa a enaltecer o particular

Anais do XXVI Simpsio Nacional de Histria ANPUH So Paulo, julho 2011

de cada realidade histrica. Ela aparece sob a forma dos tipos ideais, cuja inspirao remonta s leituras que ele realizou quando de sua estada na Alemanha entre 1929-30 ao travar contato com as obras de Max Weber. Tipos ideais, grosso modo, so noes que designam o rol de conceitos construdos unicamente para fins de pesquisa e cuja estrutura serve para explicar e/ou representar a realidade (MONTEIRO, 1999). E embora importasse uma teoria que proibia expressamente a sua aplicao em outros climas e em outras paisagens que no as da Alemanha, o intelectual paulista a utilizou de forma criativa, chegando mesmo a fazer uma ressalva ao afirmar que em estado puro, nem o aventureiro, nem o trabalhador possuem existncia real fora do mundo das idias. (HOLANDA, 1995: 44-45). Apoiou-se nesta justificativa para avaliar os aspectos da sociedade brasileira no seu constante movimento do devir (DIAS apud REIS, 2002: 119). Um olhar mais detido sobre os tipos ideais formulados por Srgio Buarque de Holanda at este momento da obra, onde imperam as oposies Ibria versus Europa, Portugal versus Espanha e, agora, Trabalho versus Aventura, permite vislumbrar a uma influncia hegeliana, posto que no seu contrrio que se encontra o verdadeiro tipo, pois est justamente naquilo que ele no (MONTEIRO, 2008). A falta de uma moral do trabalho arraigada entre os portugueses viria a resultar na fraqueza das instituies brasileiras, assim como em um obstculo para a sua formao e coeso social (SANCHES, 2001), levando Srgio Buarque a concluir que o Brasil era neoportugus e desterrado.

Novo modo de vida e cordialidade

Herana Rural o nome do terceiro captulo do livro e do qual seu autor no poderia abdicar. Nele Srgio Buarque toma como discusso central a realidade persistente do domnio rural que tinha por base o sistema escravista de produo. Com pouco exagero pode dizer-se que tal situao no se modificou essencialmente at a Abolio. 1888 representa o marco divisrio entre duas pocas; em nossa evoluo nacional, essa data assume significado singular e incomparvel (HOLANDA, 1995: 73).

Anais do XXVI Simpsio Nacional de Histria ANPUH So Paulo, julho 2011

Um mundo ao avesso era o que se via na Amrica lusa. Em todo o lugar em que a expanso do capitalismo estivesse de vento em popa, era o campo que dependia da cidade, mas, sob a influncia da herana portuguesa, o que se passava no Brasil era a dependncia da cidade ao domnio do campo (REIS, 2002). No bastasse a falsa harmonia da famlia brasileira que s fazia aumentar o poder patriarcal, o terceiro ensaio da obra chamaria ainda a ateno para o gosto, presente em especial nos antigos senhores de escravos e seus herdeiros, pelo trabalho mental. Acontece que isto no significava a incorporao de um esprito cauteloso e racional, em oposio ao esprito da aventura do qual os portugueses da colonizao foram, segundo Srgio Buarque, exemplares; tratava-se de um esforo, e s com certa ressalva se pode usar essa palavra , no para as especulaes intelectuais propriamente ditas em que o pensamento ser tomado como saber e instrumento de ao, mas para um esforo que nada faz a no ser adorar a frase sonora, ao verbo espontneo e abundante, erudio ostentosa, expresso rara. que para bem corresponder ao papel que, mesmo sem o saber, lhe conferimos, inteligncia h de ser ornamento e prenda (HOLANDA, 1995: 83). Essa crtica tinha um destinatrio certeiro: a elite dirigente do pas. Seu intelectualismo artificial e sua inclinao a aceitar esquematismos, as inclinava a governar por decretos, desde que esses fossem bem escritos; no lhes importava sua eficcia. Compreende-se assim que Buarque de Holanda transitou por esses assuntos, porque toda pesquisa, historiogrfica ou no, se articula com um lugar de produo scio-econmico, poltico e cultural [e] [...] em funo deste lugar que se instauram os mtodos (CERTEAU, 1982: 66). Sendo que apesar da queda da Bolsa de Valores de Nova York que se generalizou, provocando um cataclismo em todo o mundo devido interdependncia entre a economia americana e numerosos pases do mundo capitalista, [] to logo a crise se anunciou (ARRUDA, 2008: 14), no Brasil seus efeitos no tiveram o mesmo peso que se fez sentir em pases mais industrializados. Ao invs disso, salvaguardadas as particularidades, o que ocorreu foi em certo sentido um efeito contrrio, pois por ocasio do censo desenvolvido em 1940, por exemplo, contabilizouse que dos 49.418 estabelecimentos industriais existentes no pas, 34.691 tinham surgido depois de 1930 (DINIZ, 1986). A atividade industrial caminhava em ritmo

Anais do XXVI Simpsio Nacional de Histria ANPUH So Paulo, julho 2011

acelerado para a substituio ou para o jugo da atividade agrcola. O Brasil rumava ao American way of life. O Semeador e o Ladrilhador o nome que recebe o quarto ensaio do livro. Mas a denominao foi dada somente aps a sua segunda edio. Na edio de 1936 constava O passado agrrio (continuao) como a chamada do captulo. Nele encontram-se reflexes sobre as cidades coloniais e onde a distino entre portugueses e espanhis nos trpicos se efetivar definitivamente na obra. Edgar de Decca notou a questo metafrica desse novo ttulo, sendo que os indcios apontam que seu funcionamento est ligado ao uso incmodo de tal metfora por Paulo Prado em Retrato do Brasil (1928). Neste autor, semeadura toma o contorno do smen que, espalhando-se em excesso no trpico do pecado, d forma a um brasileiro de personalidade profundamente melanclica pelo transbordamento de sua sexualidade. No parece a toa que o tema retornar em Casa-grande e senzala (1933). Afinal, para alm de expresso da sexualidade pura e simples, pois semeadura est ligada etimologicamente ao vocbulo smen, a palavra pode perfeitamente referir-se a povoamento (DECCA, 2008). Em Gilberto Freyre a metfora ocupa lugar de relevo, pois embora Casa-grande e senzala representasse a vida em comum do branco, do negro e do ndio, via no portugus o portador efetivo dessa outra misso histrica: povoar um pas de propores continentais. As diferenas entre os intrpretes do Brasil eram notrias. Em Casa-grande e senzala as explicaes sobre o pas perpassaram pelo mbito senhor-escravo; em Caio Prado Jnior o destaque foi para o imperialismo e a relao metrpole-colnia; j em Srgio Buarque de Holanda, considerando a influncia alem que sofreu, Weber est citado no original em pontos muito significativos para estender seus fundamentos cientficos e ideolgicos a uma sociedade no-europia, no-protestante, objeto e no sujeito do imperialismo dentro do capitalismo mundial (MACHADO, 2008: 157). Portanto, dadas as diferenas, tambm a semeadura seria tratada de outra forma, onde o prprio ttulo da obra, Razes, d todo um significado ao seu efeito, pois as razes surgem de sementes. Desta maneira, nota-se que em Srgio Buarque a metfora perde o teor sexual to enaltecido em Paulo Prado e Gilberto Freyre, uma vez que em Razes do Brasil ela toma a forma da criao das cidades perpetradas pelos portugueses (DECCA, 2008), os

Anais do XXVI Simpsio Nacional de Histria ANPUH So Paulo, julho 2011

semeadores, enquanto que as cidades dos espanhis seriam feitas atravs de ladrilhos, onde

[...] o prprio traado dos centros urbanos na Amrica espanhola denuncia o esforo determinado de vencer e retificar a fantasia caprichosa da paisagem agreste: um ato definido da vontade humana. As ruas no se deixam modelar pela sinuosidade e pelas asperezas do solo; [...]. O trao retilneo, em que se exprime a direo da vontade a um fim previsto e eleito, manifesta bem essa deliberao (HOLANDA, 1995: 96).

Entre os argumentos que Srgio Buarque usa para justificar a diferena nos processos de constituio de cidades entre portugueses e espanhis, est a carncia da verdadeira unidade territorial de Castela. Ao longo da histria os soberanos espanhis sempre tiveram de lutar para manter seu trono, inclusive, dentro de suas prprias fronteiras. A isto que se deve a sua fria descentralizadora. Outro argumento referia-se ao fato de que na Amrica espanhola, assim que se iniciou o processo de colonizao, os sditos de el rei logo encontraram metais preciosos e cidades bem mais estruturadas, que requeriam um maior controle e uma maior burocracia. O catolicismo hispnico tambm teria participao no espetculo, constituindo-se num terceiro argumento, pois diferentemente do que se passava em Portugal, na Espanha ele era inquisitorial e intolerante. Na Amrica colonizada, portanto, a alma ibrica s haveria mesmo de demonstrar descontinuidade, ao passo que, na viso de Buarque de Holanda, estes dois povos se diferenciavam com maior nitidez (PEIXOTO apud REIS, 2002: 131), bem ao ritmo do avano das pginas de Razes do Brasil. Com um tom contundente Srgio Buarque de Holanda abre o captulo O homem cordial. Apesar de ser o menor ensaio, o quinto captulo foi o que maior debate gerou, pois foi nele que o autor buscou responder quem era o brasileiro. Os personagens do teatro de Sfocles tambm ganham as pginas do livro. Contudo, a leitura feita por Buarque de Holanda da tragdia grega, busca no conflito entre Creonte e Antgona um meio para exprimir a negao da famlia na rbita de um mundo que se pretende moderno, pois segundo ele

O Estado no uma ampliao do crculo familiar e, ainda menos, uma integrao de certos agrupamentos, de certas vontades particularistas, de que a famlia o melhor exemplo. No existe, entre o crculo familiar e o Estado, uma gradao, mas antes uma descontinuidade e at uma oposio. [...]. S pela transgresso da ordem domstica e familiar que nasce o

Anais do XXVI Simpsio Nacional de Histria ANPUH So Paulo, julho 2011

Estado e que o simples indivduo se faz cidado, contribuinte, eleitor, elegvel, recrutvel e responsvel, ante as leis da Cidade (HOLANDA, 1995: 141).

J se notou tambm, numa interessante observao, que se Max Weber tivesse estudado o Brasil poca que o fez Srgio Buarque, muito provavelmente chegaria a uma concluso semelhante e teria apontado o homem cordial como o exato contrrio do protestante nrdico (SOUZA, 1999). Na obra as caractersticas da cordialidade so marcadas pela intimidade, uso de diminutivos, omisso do nome de famlia e pela tica da emoo. Da primeira pode-se dizer que o homem cordial busca estabelecer intimidade em que o uso de diminutivos era a mania de fazer tudo mais acessvel, menor, prximo. Em 1933 Gilberto Freyre j havia sinalizado para esse fato, alertando que para diminuir a dor de uma ferida que di palavra esta seca e direta passou-se a usar o diminutivo dodi. J a omisso do nome de famlia serviria para abolir quaisquer barreiras psicolgicas entre os indivduos. E, finalizando as principais caractersticas geradoras desse tipo humano, h a tica da emoo. Esta a mais controversa, porque Srgio Buarque de Holanda afirma que qualquer forma de convvio social h de ser pautado nela. necessrio frisar tambm, que o homem cordial no seria o representante do brasileiro ad infinitum. Por esta razo o uso do conceito de cordialidade seria para uma compreenso provisria do Brasil, encontrando-se no eterno vir a ser e jamais sendo uma fixao (BLAJ, 1998). Muita tinta e papel j foram gastos com a discusso deste conceito e importa saber que, na interpretao de Buarque de Holanda, esta construo terica aglutinava os impasses entre o tradicional e o moderno. Este debate havia se fortalecido j nos anos vinte com a Semana de Arte Moderna de 1922, cujos estmulos foram ofensas que o ento crtico do jornal O Estado de S. Paulo, Monteiro Lobato, fez s telas da artista plstica Anita Malfatti. A propsito da marcante oposio arte clssica com que as personagens dela foram retratadas na exposio paulista de 1917, Lobato comparou as obras com desenhos tpicos de internos de manicmios e escreveu ainda que se tratavam de produtos do cansao e do sadismo de todos os perodos de decadncia; so frutos de fim de estao, bichados ao nascedouro (LOBATO, 1917: s.p).

Anais do XXVI Simpsio Nacional de Histria ANPUH So Paulo, julho 2011

10

Embora se considere aqui a Semana de 22 como ponto de partida para se pensar o modernismo, este posicionamento no quer tom-la por referncia privilegiada de onde a histria deve ser lida, pois implicaria em aceitar aquele ano como marco do processo histrico do movimento em que a cidade de So Paulo sobressai-se como precursora. A referncia se deve ao fato de que neste perodo, em defesa dos modernistas, Srgio Buarque de Holanda chegou mesmo a dizer que tinha vontade de abater a tiros os parnasianos que encontrasse na praia de Copacabana (DECCA, 2006), posicionando-se, assim, ele prprio como modernista. vlido dizer ainda que o envolvimento do intelectual com a vanguarda do Modernismo brasileiro no foi espordico. Para alm de sua atividade profissional no campo jornalstico, iniciado na dcada de 1920 e tendo publicado vrios artigos sobre o assunto, Srgio Buarque de Holanda chegou a participar da feitura e mesmo da coordenao de peridicos de vanguarda. Entre essas revistas constavam Klaxon (19221923, SP), Esttica (1924-1925, RJ) e Terra Roxa e Outras Terras (1926, SP). A temtica do tradicional e do moderno manteve-se no debate dos anos trinta, desdobrando-se para outras esferas que no s a artstica e cultural, por se tratar de um perodo pr-guerra em que, apesar da crise de 1929, o mundo veria os Estados Unidos da Amrica despontar como uma potncia no cenrio econmico. O impacto avassalador causado por essas questes entre os intelectuais brasileiros, fora agravado pela inevitvel comparao entre o Brasil e os Estados Unidos que se tornou recorrente. A reflexo no era no todo equivocada, bastando pensar que as propores geogrficas assemelhavam-se como hoje com fronteiras de extenses parecidas , que o padro de povoamento era significativamente anlogo e mesmo as populaes de ambos os pases cresciam em ritmo parelho alavancadas pela imigrao. A dvida, portanto, era notria: por que o Brasil dos anos trinta era ainda to pobre, atrasado e tradicional e os Estados Unidos da Amrica to rico, desenvolvido e moderno? (SOUZA, 1999). Essa pergunta vinha ao encontro do mal-estar sentido pela intelligentsia e convergia para uma crtica ao carter imitativo da cultura brasileira bebendo sempre em fontes europias , bem como fragilidade de suas instituies jurdico-polticas (MOREIRA, 1999: 198). Conseqentemente, fazia sentido que a anlise realizada por Srgio Buarque de Holanda da sociedade brasileira na obra Razes do Brasil, retornasse ao passado do pas com o objetivo de super-lo dialeticamente.

Anais do XXVI Simpsio Nacional de Histria ANPUH So Paulo, julho 2011

11

O tempo do demnio prfido e pretensioso

Em Novos Tempos, vem tona muitas crticas, com destaque para a clssica passagem onde Srgio Buarque afirma que A democracia no Brasil foi sempre um lamentvel mal-entendido (HOLANDA, 1995: 160). Avelino Filho apontou um problema no trecho, observando que ao tratar a ambigidade conjuno/tenso entre a formao de um Estado com caractersticas impessoais, abstratas e racionais, Srgio aponta a questo, mas no pode resolv-la (AVELINO FILHO, 1990: 102). De fato, o autor paulista s aponta a questo ao afirmar que, sobre os pilares da racionalizao do Estado e com as liberdades que adviriam dele, a sociedade brasileira finalmente superaria o lamentvel mal-entendido, transformando-se numa democracia plena. Para ngela de Castro Gomes, at os anos trinta a questo social no havia conquistado as pautas governamentais e fora tratada erroneamente entre aqueles que buscavam compreend-la, pois enquanto socialistas acreditavam ser um problema de partilha de riquezas, Outros insistiam que se tratava de uma questo de produo, j que a misria em que vivia grande parte do povo brasileiro era oriunda da ausncia de capacidade e habilidade de trabalho de nosso homem (GOMES, 2005: 197). E em certo sentido Razes do Brasil contribuiu na construo desta perspectiva, sobretudo, se considerarmos o debate trabalho versus aventura ensaiado no livro. Por fim, no captulo intitulado Nossa Revoluo, ltimo ensaio de Razes do Brasil, Srgio Buarque de Holanda trata daquilo que chamou de aniquilamento das razes ibricas, do caf como o passaporte brasileiro para o concerto das naes (leia-se: no mundo do sistema capitalista em expanso) e da relao do Estado com o despotismo. Neste ltimo ensaio se verifica uma crtica a certas assertivas fceis que, segundo Razes do Brasil, exageram no seu zelo palavra revoluo, utilizando-a a torto e a direito, cuja verificao pode ser feita atravs dos acontecimentos daquela dcada, to cuidadosamente memorizados (DECCA, 1994). No captulo final se faz sentir com maior veemncia a visvel mudana de foco na lente de Razes do Brasil, que sai do passado brasileiro para estabelecer no ensaio um dilogo com o presente de sua publicao. Dessa forma, o captulo anterior (Novos Tempos) pode ser pensado estruturalmente como a transio entre passado e contemporaneidade na obra, considerando que ele marcado pelas referncias a um

Anais do XXVI Simpsio Nacional de Histria ANPUH So Paulo, julho 2011

12

Brasil que se urbanizava. Neste nterim, Buarque de Holanda discorreu sobre o que entendia como o dissolver dos valores do domnio rural e da herana lusa. Mas, para justificar a troca do passado pelo presente na sua anlise, o autor indica o americanismo como o novo vento que soprava sobre o pas, influenciando-o. Essa mudana, e embora ele no chegue a utilizar a palavra imigrao (SANTOS, 2003), efetivada por esta ao que transformava de maneira mais visvel o Brasil meridional, pois os fluxos migratrios que ai se intensificou, ocorreram a partir da segunda metade do sculo XIX. Usando o verbo na primeira pessoa do plural e o vocbulo ainda como o primeiro indicativo de permanncia e atualidade, Srgio Buarque de Holanda escreveu:

Ainda testemunhamos presentemente, e por certo continuaremos a testemunhar durante largo tempo, as ressonncias ltimas do lento cataclismo, cujo sentido parece ser o do aniquilamento das razes ibricas de nossa cultura para a inaugurao de um estilo novo, que crismamos talvez ilusoriamente de americano, porque seus traos se acentuam com maior rapidez em nosso hemisfrio (HOLANDA, 1995: 172).

Mesmo que estivesse inclinado a acreditar no Brasil como um pas neoportugus, a mudana de foco tinha por objetivo no s afirmar que a sociedade de seu tempo passava por um processo de des-portuguesamento, mas tambm que ela passaria para o estatuto de ps-portuguesa, tornando-se brasileira. Diante desta interpretao, a abolio do trfico teria contribudo para esse encaminhamento, assim como o processo de imigrao que introduzia italianos, alemes, poloneses, japoneses e os mais diversos cidados do mundo no pas, alm da construo das estradas de ferro e dos transportes urbanos. Juntos esses acontecimentos ajudavam a aniquilar a herana de caractersticas autoritrias que conservava o direito ao privilgio (DIAS, 1998). Este era o ritmo da revoluo brasileira pensada no livro: lenta, mas segura e concertada. Desde as rebelies do sculo XVIII, passando por 1808 com a chegada da famlia real e, mais tarde, pela proclamao da independncia poltica em 1822, ela se encontrava em marcha. O centro dessas mudanas j havia sido objeto de estudo de Srgio Buarque em captulo anterior, a saber, as cidades. Por conseguinte, encontrava-se nelas essa emergncia do Brasil novo, mas ainda que citasse o americanismo, o intelectual paulista no deixa claro ao leitor seu sentido. Estaria a sociedade brasileira inaugurando um estilo de vida social e urbano, cujo modelo era os Estados Unidos ou seria um estilo

Anais do XXVI Simpsio Nacional de Histria ANPUH So Paulo, julho 2011

13

propriamente brasileiro e, portanto, tambm americano mas no mais desterrado! , sem o contgio ibrico e luso? (REIS, 2002). Independente desta pergunta, o fato que, para o autor e a obra, a inaugurao do estilo de vida novo se vinculava ao caf que, absorvendo a maioria dos braos disponveis, tornou-se no s a fonte de riqueza mais pondervel das regies produtoras, como tambm, e cada vez mais, a nica verdadeiramente dignificante (HOLANDA, 1995: 174). Isto porque seu plantio permitia, paulatinamente, que o domnio agrrio deixasse de ser uma espcie de baronia para se aproximar de um espao de explorao industrial. Tratava-se, portanto, de uma guerra. No front ou no mapa do teatro de operaes a ser realizada, s sabemos as quadrculas das batalhas. E estas se definiam como sendo nas cidades o seu palco. Em tom emblemtico e premonitrio, Srgio Buarque finaliza a obra:

As formas superiores da sociedade devem ser como um contorno congnito a ela e dela inseparvel: emergem continuamente das suas necessidades especficas e jamais das escolhas caprichosas. H, porm, um demnio prfido e pretensioso, que se ocupa em obscurecer aos nossos olhos essas verdades singelas. Inspirados por ele, os homens se vem diversos do que so e criam novas preferncias e repugnncias. raro que sejam das boas (HOLANDA, 1995: 188).

assim que a obra Razes do Brasil recebe um ponto final e publicada em 1936 pelo editor Jos Olympio. Este ltimo captulo representa uma espcie de registro sensvel do movimento profundo da sociedade brasileira, tal como estudada no restante do livro (CANDIDO, 1998: 87). Ao faz-lo, Srgio Buarque de Holanda parecia antecipar o ato contnuo publicao, ou seja, o decreto do Estado Novo instaurado em 10 de novembro de 1937, que mudaria os rumos da sociedade brasileira. Sem a pretenso de conferir um tom fatalista, pode-se dizer que no golpe tambm a dcada de trinta chegava ao fim.

Consideraes finais

Afirmou-se neste artigo que o tempo de Srgio Buarque de Holanda quando da publicao de Razes do Brasil foi o dos grandes carnavais, cassinos, praia de Copacabana, assim como o da Crise de 1929, da ascenso de Getlio Vargas presidncia em trinta, do boom editorial e grandes interpretaes do pas, como foi o

Anais do XXVI Simpsio Nacional de Histria ANPUH So Paulo, julho 2011

14

caso da obra Casa-grande e senzala. As anlises indicaram que, nestas circunstncias, o Brasil no encontrava meios para adentrar no concerto das naes. Seu vizinho continental do norte, os Estados Unidos da Amrica, despontava como um forte e grande pas, enquanto que a sociedade brasileira agregava incontveis mazelas. Essa situao representava um mal-estar para a intelligentsia, que convergia para uma crtica ao carter imitativo do Brasil, tanto no que se referia cultura, quanto no que dizia respeito fragilidade de suas instituies jurdico-polticas. Este aspecto relevante, na medida em que se considera a sociedade da dcada de trinta como o momento em que o povo adquiriu status poltico. Logo, a pergunta feita alhures e que retorna : como negligenciar o contexto poltico se as aes governamentais tm por mote gerir a realidade? Srgio Buarque no ignorou essa pergunta e, reconhecendo-a, deu um tom hodierno no s aos captulos finais de Razes do Brasil, como obra em si, uma vez que o livro possui claras relaes com os debates polticos vigentes no pas na dcada de sua publicao, que abriu a coleo Documentos Brasileiros pelo editor Jos Olympio em 1936. Admiravelmente eivada pelo processo histrico vivido pelo intelectual paulista, a obra buscou compreender o Brasil em sua totalidade histrica. Para este fim, Srgio Buarque de Holanda utilizou-se, inclusive, do recurso metafrico na sua composio textual e fez de Razes do Brasil, ao fim e ao cabo, uma plausvel resposta para as angstias de seu tempo.

Referncias ARRUDA, Jos Jobson de Andrade. A crise do capitalismo liberal. In: FERREIRA, Jorge; REIS FILHO, Daniel Aaro; ZENHA, Celeste (Orgs.). O sculo XX O tempo das crises: revolues, fascismos e guerra (v. 3). 4.ed. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2008. AVELINO FILHO, George. Cordialidade e civilidade em Razes do Brasil. In: Revista Brasileira de Cincias Sociais. So Paulo, n. 12, fev., 1990. BLAJ, Ilana. Buarque de Holanda: historiador da cultura material. In: CANDIDO, Antonio (Org.). Srgio Buarque de Holanda e o Brasil. So Paulo: Fundao Perseu Abramo, 1998. CANDIDO, Antonio. A viso poltica de Srgio Buarque de Holanda. In: CANDIDO (Org.). Op. cit., 1998.

Anais do XXVI Simpsio Nacional de Histria ANPUH So Paulo, julho 2011

15

CASTRO, Conrado Pires. Motivos ibricos, pretextos literrios: aspectos modernistas em Razes do Brasil. In: EUGNIO, Joo Kennedy; MONTEIRO, Pedro Meira (Orgs.). Srgio Buarque de Holanda: perspectivas. Campinas: UNICAMP. Rio de Janeiro: UdUERJ, 2008. CAVALCANTE, Berenice. Histria e modernismo: herana cultural e civilizao nos trpicos. In: EUGNIO; MONTEIRO (Orgs.). Op. cit., 2008. CERTEAU, Michel de. A escrita da histria. Traduo de Maria de Lourdes Menezes. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 1982. CHARTIER, Roger. A ordem dos livros: leitores, autores e bibliotecas na Europa entre os sculos XIV e XVIII. Traduo de Mary del Priore. Braslia: Editora Universidade de Braslia, 1994. DECCA, Edgar Salvadori de. 1930: o silncio dos vencidos. Memria, histria e revoluo. 6.ed. So Paulo: Brasiliense, 1994. ______. Ensaios de nacionalidade: cordialidade, cidadania e desterro na obra de Srgio Buarque de Holanda. Locus: revista de histria, Juiz de Fora, v. 12, n. 1, 2006. ______. Decifra-me ou te devoro: as metforas em Razes do Brasil. In: EUGNIO; MONTEIRO (Orgs.). Op. cit., 2008. DIAS, Maria Odila Leite da Silva. Poltica e sociedade na obra de Srgio Buarque de Holanda. In: CANDIDO (Org.). Op. cit., 1998. DINIZ, Eli. O Estado Novo: estrutura de poder e relaes de classe. In: FAUSTO, Boris (Org.). Sociedade e poltica (1930-1964). (Coleo Histria Geral da Civilizao Brasileira). Tomo III (v. 10). So Paulo: Difel, 1986. GOMES, ngela de Castro. A inveno do trabalhismo. Rio de Janeiro: Fundao Getlio Vargas, 2005. GRAHAM, Richard. Dr. Srgio: a coerncia do homem e do historiador. In: EUGNIO; MONTEIRO (Orgs.). Op. cit., 2008. HOLANDA, Maria Amlia Buarque de. Apontamentos para a cronologia de Srgio, 2002. Disponvel em: <http://www.unicamp.br/siarq/sbh/biografia.html>. HOLANDA, Srgio Buarque de. Razes do Brasil. 26.ed. So Paulo: Companhia das Letras, 1995. LOBATO, Monteiro. Parania ou mistificao? A propsito da Exposio Malfatti. O Estado de S. Paulo, So Paulo, 20.12.1917. MACHADO, Brasil Pinheiro. Razes do Brasil: uma releitura. In: EUGNIO; MONTEIRO (Orgs.). Op. cit., 2008. MELLO, Evaldo Cabral de (Org.). O Brasil holands. So Paulo: Companhia das Letras, 2010. MONTEIRO, Pedro Meira. A queda do aventureiro: aventura, cordialidade e os novos tempos em Razes do Brasil. Campinas: UNICAMP/FAPESP, Momento, 1999.

Anais do XXVI Simpsio Nacional de Histria ANPUH So Paulo, julho 2011

16

MOREIRA, Roberto. Weber e o mal-estar colonial. In: SOUZA, Jess de (Org.). O malandro e o protestante: a tese weberiana e a singularidade cultural brasileira. Braslia: Universidade de Braslia, 1999. ______. Uma tragdia familiar. In: EUGNIO; MONTEIRO (Orgs.). Op. cit., 2008. OLIVEIRA, Lcia Lippi. Sinais da modernidade na era Vargas: vida literria, cinema e rdio. In: DELGADO, Lucilia de Almeida Neves; FERREIRA, Jorge (Orgs.). O Brasil republicano: o tempo do nacional-estatismo (v. 2). Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2003. REIS, Jos Carlos. As identidades do Brasil: de Varnhagen a FHC. 5.ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2002. RMOND, Ren. Uma histria presente. In: RMOND, Ren (Org.). Por uma histria poltica. Traduo de Dora Rocha. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1996. SANCHES, Rodrigo Ruiz. A questo da democracia em Srgio Buarque de Holanda. 2001. 136f. Dissertao (Mestrado em Sociologia) UNESP, Faculdade de Cincias e Letras, Araraquara, 2001. SANTOS, Nelson Pereira dos. Razes do Brasil Uma cinebiografia de Srgio Buarque de Holanda. So Paulo: Estao Filmes, 2003. 1 DVD (148 min.). SOUZA, Jess de. A tica protestante e a ideologia do atraso brasileiro. In: SOUZA (Org.). Op. cit., 1999.

Anais do XXVI Simpsio Nacional de Histria ANPUH So Paulo, julho 2011

17

You might also like