You are on page 1of 7

APOSTILA DE GAROM

APRESENTAO PESSOAL DO GAROM A apresentao pessoal do garom um item muito importante, pois reflete na imagem do restaurante ou de qualquer estabelecimento. Uma equipe bem apresentvel j identifica um servio de bom padro. avaliado aqui trs critrios bsicos para apresentao pessoal do garom: 1. HIGIENE PESSOAL 2. HIGIENE DE VESTURIO 3. POSTURA PESSOAL. 1. HIGIENE PESSOAL: 1.1. BANHO DIRIO : Deve-se tomar banho pela manh, tarde e noite. Os banhos ajudam no bem estar e estimula fisicamente para as jornadas de trabalho. Lembrando tambm que nossa sade estar protegida de quaisquer epidemias ou doenas contagiosas. 1.2.CABELO: O cabelo deve estar sempre limpo, curto e penteado, pois nele se acumulam as bactrias do ar com mais facilidade. 1.3. DENTES: Escovar os dentes aps cada refeio para evitar mau hlito e precaver-se de futuros problemas de sade. No recomendvel trabalhar com dentes mau apresentados em qualquer estabelecimento. 1.4. MOS: As mos devem estar sempre limpas. Lav-las todas as vezes que forem ao banheiro ou transportar objetos que no esto ligados diretamente com o atendimento ao cliente, ou seja, contato com materiais contaminados como: utenslios sujos, cestos de lixo, dinheiro, lenos, caixas de bebidas etc. Devem ser lavadas com sabo lquido ou soluo sanitizantes e enxug-las com toalha limpa ou toalha de papel. 1.5. UNHAS: As unhas devem estar sempre curtas e limpas. Jamais leve os dedos boca, usar sempre que possvel escovinha prpria para limp-las adequadamente. 1.6. ROSTO: Fazer a barba todos os dias, antitico e anti-higinico passar guardanapo de servio no

rosto, use leno se transpirar. 1.7. PS: Cuidados com os ps: lavar e enxugar corretamente e usar talco anti-sptico para evitar odores e frieiras. 2.HIGIENE DO VESTURIO: 2.1. UNIFORMES: Devem estar limpos e bem passados, afinal ele que demonstra com bastante clareza o nvel profissional, de suma importncia que seu uso seja estritamente no local de trabalho. 2.2. GRAVATAS: Asseada e bem apresentvel. 2.3. CAMISA: Bem passada, sem manchas ou vestgios de suor. A troca deve ser feita a cada refeio servida ou no mximo a cada duas refeies. 2.4.CALAS: Limpas, bem passadas e com vincos definidos (se for social). Tomar cuidado com o modo de guardar a cala aps o uso, se for us-la no dia seguinte. recomendvel guard-la em cabide para que sempre esteja bem alinhada. A cada dois dias , se no estiver em boas condies, deve-se troc-la. 2.5. PALET: Muito limpo e bem passado. Se estiver em boas condies de uso pode ser usado no mximo duas vezes. Ter sempre um outro palet como reserva para eventuais acidentes. 2.6. MEIAS: Limpas e bem conservadas. Trocar a cada banho. 2.7. SAPATOS: Confortveis, com saltos de borracha, limpos e engraxados. 3. POSTURA PESSOAL: 3.1. COMPORTAMENTO E ETIQUETA NO SERVIO 3.1.1. BEBER:

Consumir somente bebidas no alcolicas, em local e horrios permitidos. 3.1.2. COMER: Enquanto trabalhar antitico. Ser desagradvel conversar com clientes com cheiro de alimentos. 3.1.3.FUMAR: Alm de ser anti-higinico uma forma de transferir bactrias da boca para as mos. Torna-se anti-tico para o profissional e faz tambm com que o mesmo se disperse do servio por momentos e se for notado pelo cliente, a imagem do profissional e do estabelecimento ficaro prejudicados. 3.1.4. JIAS: Preferencialmente no usar no trabalho, porm quando usar dever ser discreto. Obs: pulseiras no devem ser usadas. 3.1.5.CONVERSA NO SALO: Conversa ou distribuio de servios p/ os colegas deve ser feita em tom de voz baixa e discreta para no incomodar os clientes. No conversar se estiver servindo a comida p/ o cliente para que no caia saliva sobre o prato a ser servido. Se precisar conversar distanciar-se um pouco da travessa ou do prato (conversar com o cliente se necessrio para ser simptico).

3.1.6. ANDAR NO SALO: Transitar pelo salo de forma ereta. No correr, para no dar a impresso de desorganizao ou at provocar um acidente. Dar sempre a preferncia p/ o cliente passar. 3.1.7.CUMPRIMENTAR O CLIENTE: No dar a mo ao cliente, a no ser que o prprio cliente o faa primeiro. Cumprimentlo com bom-dia, boa-tarde e boa-noite. 3.1.8. ATENDER AS SOLICITAES DO CLIENTE Se for solicitado para atender mesa toda, posicionar-se no local de maior viso. Em caso de mesas grandes, ficar direita de cada cliente e da mesma forma para solicitaes individuais. Estar sempre com aspecto fisionmico agradvel.

No colocar as mos sobre as costas da cadeira ou mesa. Dirigir a palavra sempre aos cavalheiros. Falar com senhoras se o momento for propcio, mesmo acompanhada. REGRAS BSICAS DE SERVIO DIREITA DO CLIENTE: Servio de todas as bebidas. Servio de todos os pratos pronto., Servio de desembarao de todos os pratos com exceo do pratinho de po. Servio de desembarao de todos os copos e talheres. Apresentao dos acessrios (sal, pimenta etc.). Apresentao da nota. Limpeza. ESQUERDA DO CLIENTE: Apresentao de todos os pratos. Servio de refeies inglesa direto e francesa. Servio e desembarao dos pratos de po. Limpeza

QUEM SERVIR PRIMEIRO TEMOS 02 TIPOS DE SITUAO: 1 SITUAO SOCIAL: Crianas, Mulheres (1 a mais idosas terminando na anfitri, Homens (idem s mulheres). 2 SITUAO DE TRABALHO: Visitantes, Prevalece a hierarquia. OBS: em banquetes no se obedece estas regras , o homenageado servido em primeiro lugar. SERVIO DE VINHO TEMPERATURA: - Tintos 16 20.

- Brancos 6 10. - Champagne 4 8. COMBINAO DE VINHO X ALIMENTOS: VINHO BRANCO: - peixes - frutos do mar, - carnes brancas (frango ou peru ). VINHO TINTO: - carnes vermelhas, - massas, - caas, - pratos condimentados. VINHOS ROS: - carnes e peixes. OUTROS TIPOS DE VINHOS VINHOS VERDES : - brancos: peixes e frutos do mar (SERVIR GELADO) - tintos: peixes defumados VINHOS FRIZANTES: - so vinhos gasosos (SERVIR GELADO) CHAMPAGNE (ABRIR E SERVIR GELADO) VENDER E SERVIR OS VINHOS 1. conhecer o cardpio. 2. conhecer a carta de vinhos. 3. saber sugerir. 4. fazer o mise-en-place. 5. transporte dos vinhos. 6. apresentao. 7. desarrolhar o vinho. 8. servir o vinho para degustao ao anfitrio, em seguida servir os convidado e voltar a servir o anfitrio.

9. dar assistncia. 10. Ateno na reposio.

ABERTURA DO RESTAURANTE CRITRIOS BSICOS PARA GARONS Localizar a sua praa. Verificar a mise-en-place e fazer alteraes se necessrio. Conhecer o prato do dia ou sugesto do chefe. Procurar saber se falta algum item do menu, carta de vinhos e de bar. Retocar sua aparncia pessoal. Estar pronto quinze minutos antes da abertura do restaurante. Receber as ltimas instrues do matre. Ligar o som ambiente. Colocar-se em seus postos.

RECEPO DO CLIENTE 1- QUEM O FAZ ? -HOSTESS - (RECEPCIONISTA) - Em alguns restaurantes moas executam a tarefa de recepo, vestidas com uniforme determinado pelo estabelecimento. -MATRE- o responsvel mais indicado para a tarefa sendo esta uma de suas atribuies. -GARCOM - a tarefa do garom quando o matre ou a recepcionista no estiverem presentes, para tanto o garom que estiver mais prximo deve receber o cliente. 2 - COMO FAZER? -CUMPRIMENTAR Deve-se cumprimentar com bom-dia, boa-tarde ou boa-noite e se a ocasio permitir, pode-se complementar com algumas palavras gentis, porm serem

breves.

-VERIFICAR RESERVA - Perguntar ao cliente se foi feito reserva e em nome de quem. Aps a constatao no livro de reservas, confirmar com o cliente o n exato de pessoas que iro sentar-se mesa para prepar-la adequadamente. -ACOMODAO - Encaminhar e acompanhar o cliente at a mesa, ajudar o cliente a sentar-se puxando a cadeira.em alguns restaurantes tem local prprio (chapelaria), para colocar casacos, bolsas, se no houver, acomodar da melhor forma em cadeira desocupada prxima mesa.

You might also like