You are on page 1of 4

Morrer d um trabalho - Vida e Cidadania - Gazeta do Povo

12/26/11 5:58 PM

VIDA E CIDADANIA
TERCEIRA IDADE
TESTAMENTO

Segunda-feira, 26/12/2011

Marcelo Elias/Gazeta do Povo

Morrer d um trabalho
Vale a pena, inclusive no aspecto econmico, deixar a vida organizada para evitar transtornos em caso de falecimento
Curtir Tweet 0 0

Publicado em 03/02/2011 | ANNA PAULA FRANCO

Morrer no faz parte da lista de desejos de ningum, mas definitivamente a nica certeza da vida, como dizem os mais velhos. O evento no tem agendamento prvio e, apesar de a idade avanada ser a referncia mais comum de que o fim est prximo, pode acontecer a qualquer hora. Em uma cultura em que a morte tratada como tabu, falar em preparativos para o falecimento soa soturno e macabro. Ningum est pronto para morrer, sob nenhum aspecto. Porm discutir questes prticas com a famlia e adotar alguns procedimentos em vida pode tornar um pouco menos complicado esse momento to doloroso para quem fica. A principal orientao dos especialistas em direito sucessrio deixar a casa em ordem. Evitar pendncias jurdicas atualizar Rosane Gutjhar transferiu os bens da famlia para o nome da certides, contratos e documentao pessoal o primeiro filha de 8 anos passo para que a famlia no sofra com transtornos burocrticos e tenha de decidir sobre questes financeiras enquanto lida com a perda de algum querido, o que afeta o discernimento. Organizar a papelada e informar a famlia sobre isso fundamental, explica o advogado Andr Bonat Cordeiro, do escritrio Alceu Machado, Sperb & Bonat Cordeiro, de Curitiba.

Antes de morrer
O desembarao burocrtico que a morte de algum exige fica menor com algumas providncias que devem ser tomadas, independentemente da idade ou condio de sade Partilha - Um testamento pblico ou particular (devidamente assinado por testemunhas no beneficiadas), a diviso dos bens
http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/conteudo.phtml?id=1092852 Page 1 of 4

Morrer d um trabalho - Vida e Cidadania - Gazeta do Povo

12/26/11 5:58 PM

em vida ou a constituio de uma holding familiar, na qual o patrimnio transformado em cotas e estas so divididas entre os herdeiros (scios), so formas legais de fazer a distribuio da herana e facilitar o inventrio. O dono dos bens pode dispor de metade do patrimnio como bem entender. A outra metade dos herdeiros legtimos (filhos, pais ou cnjuges, nessa ordem). Relaes bancrias - Mantenha a conta corrente e as aplicaes financeiras em conjunto com o cnjuge ou algum de sua confiana. Isso evita que o saldo entre no inventrio e permite a movimentao bancria sem operaes fraudulentas. Imveis - Bens imveis devem estar devidamente regularizados. Elimine contratos de gaveta, pendncias hipotecrias e de financiamento, deixando tudo em dia em cartrios de imveis e tabelionatos, com as escrituras atualizadas. A atualizao post-mortem, alm de atrasar o inventrio, custa dinheiro, com pagamento de impostos extras. Seguro de vida - Informe-se sobre aplices, regras para pagamento de prmios e exigncias das seguradoras em caso de sinistro. Conte famlia sobre os seguros contratados e os pagamentos das parcelas, que devem estar em dia. Documentao - Organize a papelada em uma pasta: documentos pessoais e dos herdeiros, como certides de nascimentos, casamento e divrcio. Mantenha tambm contratos de seguradoras, registros imobilirios, de planos funerrios ou lotes em cemitrios, cpias de testamento ou a orientao para os herdeiros em caso de morte. E informe a famlia onde isso tudo fica guardado.

Combine a conduta com seu mdico


Conversar sobre os procedimentos que devero ou no ser adotados em caso de doenas terminais ou estados vegetativos tambm uma orientao para quem quer fazer valer seus desejos at o fim. Incentivar essas conversas pode, na verdade, poupar dinheiro no longo prazo. Um estudo com pacientes sofrendo de cncer avanado, publicado em maro de 2009 no Archives of Internal Medicine, mostrou que os custos de tratamento durante a ltima semana de vida foram 55% maiores entre os que no haviam discutido a prpria morte com os mdicos. Leia matria completa

Custo extra A empresria Rosane Gutjhar, 53 anos, aprendeu a duras penas como importante ter a documentao familiar e pessoal organizada para o caso de ser surpreendida pela morte. Seu marido, Rolf Gutjhar, foi uma das vtimas do acidente do avio da Gol com o jato Legacy, em 2006. De um dia para o outro, Rosane viu a vida da famlia desabar. Tive de assumir a empresa, a casa, a filha, tudo sozinha, e ainda lidar com a minha perda depois de uma morte brutal e completamente inesperada, conta. Os trmites legais de inventrio e sucesso na empresa custaram mais caro do que deveria com a cobrana de honorrios e taxas inexistentes, exigidos por advogados que viram no caso uma boa chance de enriquecer. Gastei mais dinheiro do que o necessrio por falta de informao e por medo. Rolf falava em fazer testamento e deixar tudo organizado, mas eu o impedia de tocar no assunto, diz. Quando aconteceu a tragdia, me arrependi de no t-lo ouvido. A necessidade deve ser maior do que o medo da morte. A vida ensina. Para no submeter a filha Luiza, de 8 anos, aos mesmos transtornos que passou com a morte do marido, Rosane tomou uma atitude radical. Transferiu para o nome da menina toda a herana que lhe de direito: aes da empresa, imveis e aplicaes financeiras. S o carro ficou no meu nome, que um bem de giro rpido e que preciso que seja desburocratizado para vender, trocar, acionar seguro em caso de acidentes, explica. Luiza s poder assumir o patrimnio aos 25 anos. At l, se a me morrer, dois tutores respondem pela herana. Tudo registrado em cartrio e acompanhado pelo Juizado da Vara da Criana e Adolescncia, que faz auditorias peridicas nas contas da garota. Com isso, ela no vai correr o risco de fazer um mau negcio ou cair em mos inescrupulosas por estar emocionalmente abalada por causa da minha morte, avalia Rosane.

http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/conteudo.phtml?id=1092852

Page 2 of 4

Morrer d um trabalho - Vida e Cidadania - Gazeta do Povo

12/26/11 5:58 PM

Herana Alm de enfrentar olhares alheios sobre o patrimnio do falecido, muitas vezes a prpria famlia tem problemas para se entender sobre herana e sucesso. Inventrios procedimento que relaciona bens e herdeiros, avalia o patrimnio e o divide de acordo com o que diz a lei so longos e dispendiosos. H inmeras formas legais de prever a diviso dos bens ainda em vida e, assim, facilitar o processo de partilha depois da morte. Os testamentos so os instrumentos mais clssicos. O autor pode dispor de metade dos bens como quiser. A outra metade dividida entre os herdeiros legtimos filhos, pais ou cnjuges , conforme a legislao, explica Cordeiro. Os bens tambm podem ser doados em vida, com o usufruto do antigo proprietrio. A prtica pouco recomendada por dificultar a compra e venda dos imveis, por exemplo, diz o advogado. O indicado a constituio de uma holding familiar. O patrimnio transformado em cotas que so divididas entre os herdeiros, tornados scios. Tudo feito legalmente, com registro na Junta Comercial e com o auxlio de um advogado. Esse instrumento mais moderno e evita trmites burocrticos do inventrio. uma boa forma de evitar litgio entre herdeiros. Conta conjunta Outros cuidados simples tambm ajudam na hora de lidar com a papelada. Contas correntes e aplicaes financeiras devem ser conjuntas. Quando a movimentao bancria s pode ser feita pelo titular, sua morte impede o resgate do saldo por terceiros. Vai para o inventrio, e a famlia pode ficar sem ter como pagar o supermercado. Vai ser preciso um alvar judicial para mexer nesse dinheiro, afirma o advogado. Usar o carto com a senha do falecido vai complicar o inventrio mais tarde. A operao aps a data da morte pode ser considerada fraudulenta. A transparncia a melhor forma de deixar a famlia tranquila depois de morrer. A contratao de seguros de vida, planos funerrios e outros benefcios deve ser informada aos familiares. Os prmios de seguro s so pagos aos beneficirios quando as parcelas esto em dia mesmo para procedimentos funerrios. Muitos exigem que a seguradora seja notificada primeiro para que sejam tomadas as devidas providncias e reembolsos. Muitos no contam para a famlia que tm seguro e morrem sem que ningum reclame a aplice ou receba o benefcio, diz Cordeiro. O desembarao burocrtico que a morte de algum exige fica mais fcil com algumas providncias que devem ser tomadas, independente da idade ou condio de sade do indivduo. Confira, abaixo, cinco dicas que podem facilitar a vida dos parentes na hora mais difcil:

http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/conteudo.phtml?id=1092852

Page 3 of 4

Morrer d um trabalho - Vida e Cidadania - Gazeta do Povo

12/26/11 5:58 PM

No vdeo abaixo, o advogado Andr Bonat Cordeiro explica como constituir uma holding familiar:

http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/conteudo.phtml?id=1092852

Page 4 of 4

You might also like