You are on page 1of 39

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEAR

CENTRO DE TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE TRANSPORTES

Programa de Mestrado em Engenharia de Transportes

PETRAN/UFC
NORMAS DE REDAO DE DISSERTAES DE MESTRADO

FORTALEZA-CE, DEZEMBRO DE 2001

APRESENTAO
Estas normas de redao de dissertaes de mestrado foram definidas como diretrizes bsicas pela Coordenao do Programa de Mestrado em Engenharia de Transportes PETRAN, da Universidade Federal do Cear UFC, devendo ser observadas pelo aluno autor do trabalho, alm de verificadas por seu professor orientador antes do depsito da verso de defesa da referida dissertao. Este depsito dever ser feito, junto Secretaria do PETRAN, com antecedncia mnima de 30 (trinta) dias em relao data de defesa desejada. O exemplar a ser depositado dever estar em conformidade com o disposto neste documento, constituindo-se de original impresso em impressora laser ou jato de tinta, sem encadernao. Juntamente com o exemplar original, devem ser entregues, Secretaria do PETRAN, 03 (trs) cpias encadernadas para encaminhamento aos membros da banca examinadora. Alm desta apresentao, este documento contm quatro captulos. No Captulo 1, so tratados os aspectos gerais de estilo e formatao do texto da dissertao. O Captulo 2 descreve especificamente os elementos pr-textuais que devem integrar as dissertaes do PETRAN. J os captulos 3 e 4 tratam, respectivamente, dos elementos textuais e ps-textuais. Como forma de auxiliar no entendimento destas normas, o texto deste documento foi redigido procurando seguir as diretrizes de estilo e formatao aqui estabelecidas.

CAPTULO 1

ESTILO E FORMATAO DO TEXTO


1.1. ESTRUTURA GERAL DA DISSERTAO De uma forma geral, a estrutura de uma dissertao de mestrado deve obedecer a uma ordenao lgica dos elementos que a compem, dividindo-se, segundo seus posicionamentos no trabalho, em: Pr-textuais: capa, falsa folha de rosto, folha de rosto (ttulo), folha catalogrfica, folha de aprovao, dedicatria, agradecimentos, resumo, abstract, sumrio, listas; Textuais: introduo, reviso de literatura, desenvolvimento (material e mtodos ou metodologia), resultados, discusses dos resultados e concluses; Ps-textuais: anexos ou apndice, referncias bibliogrficas, glossrio, e ndices remissivos. A descrio dos elementos pr-textuais, textuais e ps-textuais, a serem necessariamente considerados nas dissertaes do PETRAN/UFC, est apresentada, respectivamente, nos Captulos 2, 3 e 4.

1.2. ESTILO E LINGUAGEM DO TEXTO A rigor, o estilo de redao uma caracterstica eminentemente pessoal. Entretanto, o estilo tcnico e cientfico dos textos de dissertaes, em contraposio ao literrio, impe regras rgidas, e por isso mais fcil de caracterizar. O texto deve ser claro, exato, sbrio e, na medida do possvel, impessoal. Alm disso, aconselhvel que a escrita seja agradvel e elegante, de modo que o leitor no se sinta entediado. No devem ser usadas palavras que no estejam no dicionrio e nem figuras de linguagem. Ingredientes para um estilo agradvel e correto so: objetividade, simplicidade, honestidade e coerncia. O tom geral do trabalho deve ser compatvel com o assunto.

Isso implica que outros tons, que no o tcnico, so inadequados. No so aceitos, portanto, textos panfletrios, ufanistas, poticos, hermticos, propagandistas, etc. Um defeito freqente de estilo a construo de perodos muito grandes, com vrias oraes encadeadas. Para evitar isso, conte as linhas entre dois pontos finais. Se passar de quatro ou cinco, cogite em dividir o perodo em dois. Quanto ao pargrafo, este deve encerrar um corpo de idias coerentes. Quando h mudana considervel de assunto, comece outro pargrafo. Mas no abuse de pargrafos, pois um texto com pargrafos muito curtos tambm desagradvel. A no ser quando estritamente necessrio, no repita palavras no mesmo perodo, principalmente se for um substantivo, verbo ou adjetivo. Quanto pessoa de tratamento usada na redao, h hoje uma certa preferncia para a escrita impessoal. Isso eqivale a dizer que os sujeitos das oraes, geralmente objetos, esto na terceira pessoa e tambm que o relato feito na voz passiva. Em lugar de dizer fizemos o experimento comum dizer o experimento foi feito ou ainda, fez-se o experimento. Essa ltima forma, a voz passiva sinttica encerra dois perigos: cansa pela repetio dos pronomes reflexivos, se usada demais, e impe dificuldades de concordncia, pois a forma gramaticalmente correta pode no soar bem aos ouvidos. Por exemplo, o correto dizer fizeram-se os ensaios e obtiveram-se os resultados, com os verbos no plural. Quanto s palavras, h vrias recomendaes. Use palavras simples e construa frases na ordem direta. Como exemplo, verifique se usar no fica melhor do que utilizar. Advrbios, algum mais radical j disse, quase todos podem ser cortados do texto tcnico sem prejudicar o sentido. Adjetivos, use-os com parcimnia. H certas expresses que, segundo puristas da lngua, no devem ser usadas porque so dispensveis e comprometem a esttica. A mais comum o mesmo (ou a mesma). Evite expresses cujo uso objeto de disputa como ao nvel, a nvel, ou ainda que provocam ambigidades como ao encontro e de encontro. No use modismos pois, alm de irritar o leitor, eles tornaro seu texto anacrnico em pouco tempo. Palavras como resgatar e expresses como pinar o objeto de estudo s devem ser usadas se voc quiser dizer isso mesmo. Geralmente os

modismos esto associados com o uso de palavras em sentido figurado, como os dois exemplos citados. Palavras muito rebuscadas podem dar a impresso que o autor chama mais ateno forma do texto do que ao contedo. H ainda palavras muito usadas que no constam nos dicionrios mais comuns ou que no tm o sentido que se espera. Geralmente so verbos criados pela necessidade, como agilizar, listar e penalizar. Mais grave ainda so os falsos neologismos derivados da verso apressada do ingls: deletar, escanear etc. Em caso de dvida, consulte um bom dicionrio. Os gerndios, quando possvel, devem ser evitados, com lucro para a elegncia e simplicidade. Eles ficam ainda mais destoantes quando o verbo de uso pouco freqente. o caso de objetivando, por exemplo. Palavras em lngua estrangeira, de modo geral, podem ser grafadas entre aspas ou em itlico para destacar. No se deve abusar do uso de palavras e expresses estrangeiras. Ao citar expresses como discretizar, reparametrizao e outros termos inexistentes nos dicionrios, tambm recomenda-se fazer uso de aspas.

1.3. FORMATAO GERAL DO TEXTO O texto da dissertao deve ser escrito em lngua portuguesa e impresso em um s lado de papel branco, formato A-4 (210 x 297 mm), com letra equivalente ao tipo Times New Roman tamanho 12 ou Arial tamanho 11, com tinta preta e com espaamento entre linhas de 1,5, alm de paragrafado com recuo de 1,25 cm. O espaamento entre pargrafos deve ser equivalente a 12 pontos. Para as ilustraes desdobrveis, utilizar o formato A-3 (240 x 297 mm). No permitido o uso de papel timbrado ou couch. Em todas as pginas da dissertao, devem ser adotadas as seguintes margens: margem superior: 3,0 cm; margem inferior: 2,5 cm; margem esquerda: 3,5 cm; margem direita: 2,5 cm.

1.4. TITULAO As divises primrias do texto (captulos), bem como as outras partes da dissertao (agradecimentos, dedicatria, sumrio, listas, etc.), devem abrir uma nova pgina e terem seus ttulos digitados em letras maisculas, tamanho da letra 16, centralizados na margem superior do papel. No caso especfico das divises primrias, o ttulo deve estar precedido da palavra CAPTULO, seguida do seu nmero correspondente em algarismos arbicos, ambos em negrito, centralizados, com letra tamanho , conforme padro utilizado neste documento. 14 Os ttulos das sees secundrias (primeira diviso dos captulos) devem ser colocados junto margem esquerda do texto, digitados em letras maisculas, tamanho da letra 12, em negrito, seguindo a respectiva numerao progressiva (conforme disposto no item 1.5). Recomenda-se um espaamento de aproximadamente 1,5 cm do texto antecedente e 1,0 cm acima do texto a que se refere. As demais sees do captulo (divises tercirias em diante) tm seus ttulos digitados com apenas a primeira letra maiscula, em negrito, colocados na margem esquerda, seguindo a numerao progressiva (conforme disposto no item 1.5), e posicionando-se a 1,0 cm tanto do texto antecedente quanto do texto que encabea. Esse mesmo espaamento deve ser usado para os pargrafos das sees, designados por alneas. Caso o ttulo de uma seo no primria inicie em uma nova pgina, respeitar a margem superior. No se deve utilizar pontuao no final dos ttulos.

1.5. NUMERAO PROGRESSIVA DAS PARTES DO DOCUMENTO um sistema numrico utilizado para organizar o documento, permitindo uma exposio lgica do tema e localizao de suas partes. Cada diviso recebe um grupo numrico chamado indicativo de seo que facilita sua localizao no texto. Para a numerao dos captulos so utilizados algarismos arbicos, a partir de 1 (um), seguindo a srie natural de nmeros inteiros. O indicativo da seo secundria ser formado pelo nmero do captulo, mais o nmero de cada parte (ambos separados por ponto), de acordo com a subdiviso

proposta abaixo. Aplica-se o mesmo tipo de numerao s sees tercirias e demais. Recomenda-se, sempre que possvel, limitar o nmero das sees at a terciria. EXEMPLO :

1
1.1 1.2 1.3 1.3.1 1.3.2 1.3.3

SEO PRIMRIA
SEES SECUNDRIAS

Sees Tercirias

As alneas, designadas por letras minsculas do alfabeto latino, so posicionadas em relao margem esquerda, alinhadas em 2,0 cm, e o seu texto recuado em 0,5 cm. As alneas, com exceo da ltima, so pontuadas com ponto e vrgula. A matria das alneas recebe iniciais minsculas, como no exemplo abaixo: So objetivos especficos desta pesquisa: a) definir os procedimentos de levantamentos de dados; b) analisar as metodologias existentes; c) estruturar modelo para a avaliao.

As sub-alneas devem comear por hfen colocado sob a primeira letra do texto da alnea, recuadas de 3,0 cm da margem esquerda.

1.6. NEGRITO, GRIFO OU ITLICO Os efeitos de negrito, grifo ou itlico devem ser empregados: a) nas palavras e frases em lngua estrangeira; b) nos ttulos de livros e peridicos;

c) nas expresses de referncia como ver, vide; d) nas letras ou palavras que meream destaque ou nfase, quando no for possvel dar esse realce pela redao; e) nos nomes de espcies em botnica, zoologia e peleontologia (neste caso no se usa negrito).

1.7. PAGINAO A numerao das pginas prtextuais, aps a folha de rosto, deve aparecer em algarismos romanos (letras minsculas), no canto superior direito da folha, digitada com o mesmo tipo e tamanho de fonte do texto. Para efeito de paginao, a capa e a falsa folha de rosto no so contadas, enquanto a folha de rosto (folha ttulo), a folha catalogrfica, a folha de aprovao e a folha de rosto dos anexos so contadas, porm no so numeradas. Com relao numerao das pginas do texto, esta deve ser colocada em evidncia, no canto superior direito da folha, observando-se uma distncia de aproximadamente 2 cm da extremidade superior do papel. Caso existam pginas na posio paisagem, a numerao deve ser posicionada no rodap e a direita da pgina. A numerao das pginas do texto deve ser feita em algarismos arbicos, com o mesmo tipo e tamanho de fonte do texto, no se usando nenhum tipo de pontuao ou sinal antes ou aps o nmero. A numerao das pginas aparece a partir da primeira pgina de texto, seguindo contnua at o final do trabalho. Portanto, na organizao das pginas para montagem final do trabalho, deve-se atentar para as seguintes recomendaes: No so contadas: a) a capa; b) a folha de guarda (folha em branco aps a capa). So contadas, mas no recebem nmero: a) a folha ttulo (de rosto);

b) a folha catalogrfica; c) a folha de aprovao da banca examinadora; d) a folha de rosto dos anexos (caso exista). So contadas e numeradas em algarismos romanos: a) as folhas de dedicatria e agradecimentos; b) as folhas de resumo e abstract; c) as folhas do sumrio e das listas. So contadas e numeradas em algarismos arbicos, todas as folhas do texto, incluindo as dos anexos e de outros elementos ps-textuais.

CAPTULO 2

ORGANIZAO DOS ELEMENTOS PR-TEXTUAIS

Os elementos pr-textuais das dissertaes do PETRAN devem se constituir de: a) Capa; b) Falsa Folha de Rosto (em branco); c) Folha Ttulo; d) Folha Catalogrfica, incluindo a Cesso de Direitos; e) Folha de Aprovao da Banca Examinadora; f) Dedicatria (opcional); g) Agradecimentos (opcional); h) Resumo; i) Abstract (resumo em ingls); j) Sumrio; k) Lista de Tabelas (quando for o caso); l) Lista de Figuras (quando for o caso); m) Lista de Smbolos, Nomenclatura e Abreviaes (quando for o caso). 2.1. CAPA a cobertura que reveste a dissertao, em sua verso final. A capa deve conter o nome da instituio com respectivas subordinaes, autoria, ttulo, local e data. A confeco das capas das dissertaes ficar sob a responsabilidade da Secretaria do PETRAN. O exemplar a ser depositado antes da defesa no dever conter capa.

2.2. FOLHA TTULO A folha ttulo apresenta os elementos essenciais identificao do trabalho (ver modelo no Apndice). Deve conter os seguintes elementos: nome da instituio e subordinaes, o nome do autor, o ttulo e subttulo (caso houver), nota indicando a

natureza acadmica do trabalho, alm da unidade de ensino e instituio em que apresentado, nome do orientador, local e ano em algarismos arbicos.

2.3. FOLHA CATALOGRFICA A folha catalogrfica deve incluir as informaes necessrias no s catalogao bibliogrfica da dissertao, como tambm cesso dos direitos autorais da obra Universidade Federal do Cear, de acordo com modelo apresentado no Apndice.

2.4. FOLHA DE APROVAO DA BANCA EXAMINADORA A dissertao, depois de aprovada e corrigida, deve trazer o termo de aprovao, em uma folha includa aps a folha catalogrfica, contendo os seguintes elementos: ttulo, autor e membros da banca examinadora, com respectivas titulaes (ver modelo no Apndice).

2.5. FOLHA DE DEDICATRIA Esta uma folha opcional na qual o autor do trabalho presta uma homenagem ou dedica seu trabalho a algum que contribuiu de alguma forma para a sua consecuo. Geralmente as dedicatrias so breves e colocadas no canto direito inferior da pgina (ver modelo no Apndice).

2.6. FOLHA DE AGRADECIMENTOS Esta folha tambm opcional, registrando os agradecimentos a pessoas e/ou instituies que efetivamente colaboraram de forma relevante para a elaborao do trabalho. Aparece aps a folha de dedicatria (quando houver). Os agradecimentos podem ser apresentados em forma de texto ou de lista de nomes de pessoas ou instituies a quem se deseja agradecer (ver modelo no Apndice).

2.7. RESUMO E ABSTRACT Resumo a apresentao concisa dos pontos relevantes de um texto, visando esclarecer o leitor sobre a convenincia ou no de consultar o texto integralmente e acelerar o processo de divulgao do trabalho. Para sua elaborao adequada, so indispensveis a leitura e a compreenso em profundidade do original. Isso porque, na sua apresentao, devem ser preservados os pontos de vista fundamentais, a estrutura da exposio e a relao adequada entre as partes do texto bsico. Devem-se buscar as idias-chave que estruturam o trabalho, eliminando-se parfrases, sinnimos, explanaes alongadas, detalhadas e exemplificaes menos importantes. A linguagem do resumo textual, isto , no pode conter elementos soltos. No deve ser confundido com sumrio nem com sinopse, que bem mais sucinta. Abstract o mesmo que resumo, apenas traduzido para o idioma ingls. O resumo e o abstract devem constar em pginas distintas, conforme modelo apresentado no Apndice. A ABNT 6027/90 recomenda que os resumos de dissertaes contenham um mximo de 500 palavras. aconselhvel ainda evitar o uso de smbolos que no sejam de uso corrente, assim como frmulas e equaes. Deve-se dar preferncia ao verbo na terceira pessoa, na voz ativa.

2.8. SUMRIO a listagem numerada das principais divises e subdivises dos trabalhos, na mesma ordem em que so apresentados na obra, com a indicao da pgina inicial correspondente (ver modelo no Apndice). Dele no constam as partes que o antecedem. Deve estar posicionado logo aps a folha que contm o abstract. No deve ser confundido com ndice, que tem caracterstica distinta. O sumrio deve obedecer margem nica, observando-se, contudo, a diferena tipogrfica apresentada no texto. Caso seja utilizada a numerao progressiva para subdiviso do trabalho, esta tambm deve constar do sumrio. Uma linha pontilhada deve interligar a coluna de divises e subdivises de pginas.

2.9. LISTAS As listas localizam, dentro do texto, as figuras, tabelas, smbolos, nomenclaturas e abreviaes, devendo ser posicionadas logo aps o sumrio, em pginas prprias, com seus itens relacionados na ordem em que aparecem no texto, conforme modelo apresentado no Apndice.

CAPTULO 3

ORGANIZAO DOS ELEMENTOS TEXTUAIS

O texto a parte do trabalho na qual se expe o contedo do documento. A redao do texto exige domnio de assunto, mtodo e criatividade. O texto do trabalho normalmente compreende trs partes distintas (divididas, cada uma, em um ou mais captulos): introduo, desenvolvimento e concluso.

3.1. INTRODUO A introduo do trabalho de dissertao deve ser apresentada em um nico captulo (Captulo 1), no muito extenso, contendo uma contextualizao/justificativa da temtica abordada no trabalho, a definio do problema e hiptese(s) de pesquisa, o objetivo geral e os objetivos especficos, assim como a apresentao da estrutura do trabalho. Na apresentao da estrutura, deve-se descrever, de forma sucinta, o contedo de cada um dos demais captulos da dissertao.

3.2. DESENVOLVIMENTO Nesta parte, se descreve propriamente o trabalho de pesquisa realizado, iniciando-se pela reviso bibliogrfica da temtica abordada (problemtica e ferramental, caso se aplique). Em seguida, vem a anlise e a soluo do problema de pesquisa em questo, constituindo-se de modelo ou metodologia propostos, estudos de caso, exemplos de aplicao, o que for pertinente. A composio do texto varia de acordo com o tipo de projeto, de investigao, etc. A apresentao deve ser eficiente e funcional, possibilitando a compreenso fcil e rpida das atividades e dos resultados. Ao longo do texto, os argumentos apresentados devem estar devidamente suportados por citaes bibliogrficas, obedecendo ao disposto nos sub-itens a seguir.

3.2.1. Citaes As citaes so trechos transcritos ou informaes e argumentos retirados das publicaes consultadas para a realizao do trabalho. So introduzidas no texto com o propsito de dar suporte, esclarecer ou complementar as idias do autor. A fonte de onde foi extrada a informao deve ser obrigatoriamente citada, respeitando-se desta forma os direitos autorais. As citaes normalmente so classificadas em dois tipos: livres e textuais. Citao Livre Ocorre quando se reproduzem idias e informaes do documento, sem entretanto transcrever as prprias palavras do autor. H vrias formas de se fazer esse tipo de citao (conforme estabelecido na NBR-10520 da ABNT): a) Quando o(s) nome(s) do(s) autor(es) faz(em) parte integrante do texto, menciona-se a(s) data(s) da(s) publicao(es) citada(s), entre parnteses, logo aps o(s) nome(s) do(s) autor(es). Exemplos: - Como lembra MARTINS (1984), ...; - SOLTYS e SPRATLING (1957) descreveram ...; - No Brasil, OLIVEIRA et al. (1983) isolaram .... b) A indicao da fonte entre parnteses pode suceder citao, para evitar interrupo na seqncia do texto. Exemplo: Aps esse primeiro isolamento, na Inglaterra, vrios casos tm sido descritos em pas como Canad, Noruega, Holanda, Dinamarca e Finlndia (GLAZERBROOK et al., 1973; JONES, 1981). c) Em se tratando de entidades coletivas conhecidas por sigla, deve-se citar o nome por extenso acompanhado da sigla na primeira citao e, a partir da, usar apenas a sigla. Exemplo:

A Tabela 2 confirma os dados apresentados anteriormente (INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATSTICA IBGE, 1975).

d) Quando se tratar de documento de autoria de rgo da administrao direta do governo, cuja referncia bibliogrfica se inicia pelo nome geogrfico do pas, estado ou municpio, deve-se citar o nome geogrfico, seguido da data do documento. Exemplo: neste nvel de atuao da Universidade que se coloca o problema do produo de conhecimento entre um pblico mais amplo, no limitado apenas sua clientela habitual formada pelo prprio corpo discente. (BRASIL, 1981). e) Quando se tratar de documento sem autoria conhecida, de publicao peridica referenciada no todo ou nos casos em que a norma recomenda a entrada da referncia pelo ttulo, a citao feita usando-se a primeira palavra do ttulo, em letras maisculas, seguida de reticncias e data entre parnteses. Exemplo: Conforme anlise feita em CONSERVACIONISTAS.... (1980), os ecologistas nacionais esto empenhados no tombamento de referida montanha; No diagnstico das neoplasias, utilizou-se a classificao histolgica internacional de tumores dos animais domsticos, segundo o BULLETIN..... (1974). Citao Textual a transcrio literal de textos de outros autores. reproduzida entre aspas e destacada tipograficamente, exatamente como consta do original, acompanhada de informaes sobre a fonte (em respeito Lei 5.988 de 14/12/73 que regulamenta os direitos autorais). Uma transcrio dentro de outra indicada por aspas simples. Devese observar que:

a) Citaes longas (mais de trs linhas) devem constituir um pargrafo independente, recuado em 3,0 cm e com espao datilogrfico menor (espao simples). Exemplo: Quando falamos (usando o que vou chamar, por falta de termo melhor, estilo falado), estamos sujeitos a muitas limitaes que no existem no caso da escrita: precisamos manter a ateno do interlocutor; no podemos sobrecarregar sua memria (nem a nossa); no podemos voltar a apagar o que acabamos de dizer; e assim por diante. (PERINI, 1980). b) Citaes curtas so inseridas normalmente no texto. Exemplo: A inconfidncia uma falta de fidelidade para com algum,

particularmente para com o soberano ou o Estado (FERREIRA, s.d.),(o termo s.d. est explicado no item 3.2.1.4). Citao de Citao Todo esforo deve ser empreendido para se consultar o documento original. Entretanto, nem sempre possvel o acesso a certos textos. Nesses casos, pode-se reproduzir informao j citada por outros autores, cujos documentos tenham sido efetivamente consultados. Pode-se adotar os seguintes procedimentos: a) No texto, citar o sobrenome do autor do documento no consultado, seguido das expresses: apud, citado por, conforme ou segundo, e o sobrenome do autor do documento efetivamente consultado. Exemplos: MARINHO (1980), citado por MARCONI e LAKATOS (1982), apresenta a formulao do problema como uma fase de pesquisa que, sendo bem delimitado, simplifica e facilita a maneira de conduzir a investigao; MARINHO (1980), apud MARCONI e LAKATOS (1982), ....

b) Na listagem bibliogrfica, deve-se incluir os dados completos do documento efetivamente consultado.

c) Da mesma forma, deve-se incluir na listagem bibliogrfica os dados completos do documento no consultado, seguido da expresso apud (citado por) e os dados do documentos efetivamente consultado. Recomendaes Complementares Algumas recomendaes complementares se fazem necessrias: a) Pode-se citar, aps a data da referncia, a pgina de onde se transcreveu o trecho. Exemplos: FAUST (1931:15) ou FAUST (1931, p.15); b) Quando houver coincidncia de sobrenomes de autores, acrescentar as iniciais de seus prenomes; c) Quando se tratar de vrios trabalhos de um mesmo autor, escritos em datas diferentes, cita-se o sobrenome do autor, seguido das datas entre parnteses. Para a citao de vrios trabalhos de um mesmo autor com a mesma data, usam-se letras minsculas acompanhando a data. Exemplos: LAGERLOFF (1934, 1936 e 1937); SMITH (1978a), SMITH (1978b) ou SMITH (1978 a,b).

d) Quando se tratar de documento sem data, citar a expresso s.d., entre parnteses. Exemplo: Machado (s.d.); e) A citao de dados obtidos por informao oral (palestras, debates, comunicaes e outros) indicada pela expresso informao verbal, entre parnteses. Os dados obtidos de trabalhos ainda no publicados ou em fase de pr-publicao so citados seguidos das informaes bibliogrficas disponveis (autor, ttulo, nome da instituio, data). f) Considerando que o objetivo de qualquer citao permitir sua comprovao ou aprofundamento no tema pelo leitor, tambm para as informaes relativas aos documentos eletrnicos necessrio citar a fonte endereo eletrnico, possibilitando dessa forma que qualquer pessoa posse percorrer o mesmo caminho. Nesse caso, a referncia

completa dos documentos eletrnicos que deram origem citao deve constar da listagem de referncias bibliogrficas ao final do trabalho.

3.2.2. Notas de Rodap As notas de rodap destinam-se a prestar esclarecimentos ou tecer consideraes, que no devam ser includas no texto, para no interromper a seqncia lgica da leitura. Devem ser reduzidas ao mnimo e situar-se na mesma pgina da referncia. Para se fazer a chamada das notas de rodap, usam-se algarismos arbicos, na entrelinha sem parnteses, com numerao consecutiva para cada pgina. Quando as notas forem em nmero reduzido, pode-se adotar uma seqncia numrica nica para todo o texto. H dois tipos de notas de rodap: a) Bibliogrficas: so em geral utilizadas para indicar fontes bibliogrficas, permitindo comprovao ou ampliao de conhecimento do leitor. Indicam textos relacionados com as afirmaes contidas no trabalho, remetendo o leitor a outras partes do mesmo trabalho ou outros trabalhos para comparao de resultados. Nas notas de rodap podem ser includas tambm as tradues de citaes feitas em lngua estrangeira, ou indicaes da lngua original de citaes traduzidas; b) Explicativas: referem-se a comentrios ou observaes pessoais do autor. Por exemplo, concesso de bolsas e auxlios financeiros para realizao de pesquisa, nomes de instituies, endereos ttulos do autor e outros. So tambm usadas para indicarem dados relativos comunicao pessoal, a trabalhos no publicados e a originais no consultados, mas citados pelo autor. Nas dissertaes do PETRAN, recomenda-se evitar ao mximo a utilizao de notas de rodap. No se deve permitir que um texto permanea equvoco ou ambguo por falta de explicao em nota de rodap. Por outro lado, no se desvia para rodap informao bsica que deve integrar o texto.

Quando estritamente necessrio, as notas de rodap devem ser localizadas na margem inferior da mesma pgina na qual ocorre a chamada numrica recebida no texto. So separadas do texto por um trao contnuo de 4cm e datilografadas em espao simples e com caracteres menores do que o usado para o texto. Usa-se espao duplo para separar as notas entre si.

3.2.3. Equaes As equaes matemticas devem estar inseridas no texto, serem escritas com o mesmo tipo e tamanho de letra usado no texto do trabalho e numeradas seqencialmente dentro de cada captulo. Os nmeros devem aparecer entre parnteses, alinhados pela margem direita do papel, estando as equaes centralizadas, como indicado no exemplo a seguir:

R = c1G + c2 GV +
em que, R: c1: G: c2: V: ca: A: i:

ca AV 2 + 10Gi 2

(3.1)

resistncia total [N]; constante; peso bruto total combinado [kN]; constante; velocidade [km/h]; coeficiente de penetrao aerodinmica; seo transversal do veculo [m2]; e declividade da rampa [m/100 m].

No deixar linhas em branco entre a equao e os pargrafos que lhe seguem e precedem, como pode ser visto no exemplo da Equao 3.1.

3.2.4. Tabelas As tabelas devem estar inseridas ao longo do texto da dissertao, preferencialmente constitudas por texto escrito com espaamento simples, com o mesmo tipo e tamanho de letra usado no texto da dissertao, porm facultando-se aos

autores o uso de letras num tamanho menor, desde que este tamanho no seja inferior a Times New Roman 9. As tabelas devem ser elaboradas e numeradas seqencialmente, aparecendo centralizadas na folha. Todas devero ter um ttulo auto-explanatrio. O ttulo limitado a duas linhas e deve aparecer acima da tabela, sem estar separado dela. Se o ttulo tiver apenas uma linha, ele deve ser centralizado; caso contrrio, ser alinhado pela margem esquerda do papel. Use linhas verticais apenas nos casos em que sua ausncia pode tornar mais difcil a leitura da tabela. Deve-se suprimir a utilizao das linhas verticais externas, como pode ser visto no exemplo da Tabela 3.1. No use negrito para os ttulos das colunas, nem use sombras para ressaltar linhas ou colunas da tabela. No rodap das tabelas deve ser informado a fonte e a data das informaes apresentadas. O ttulo das tabelas deve iniciar-se pela palavra Tabela, em negrito, o nmero da tabela (tambm em negrito), dois pontos (:), seguidos pelo texto do ttulo. As tabelas devem estar separadas do pargrafo que a antecede por uma linha em branco. O pargrafo, tabela ou figura que aparece aps uma tabela deve estar separado dela por uma linha em branco. Tabela 3.1: Principais Caractersticas do STCO de Fortaleza SISTEMA DE TRANSPORTES - CARACTERSTICAS Nmero de Terminais de Integrao Nmero de Empresas Operadoras Nmero de Linhas de nibus Frota Cadastrada Frota Operante (dia til) Idade Mdia da Frota Eficincia Mdia
Fonte: ETTUSA/2001

07 22 224 1.675 1.555 4,28 98,96%

A numerao das tabelas deve ser feita em dois nveis, com o primeiro nvel representando o nmero do captulo e o segundo nvel a ordem sequencial da tabela dentro do respectivo captulo. As tabelas devem sempre ser posicionadas logo aps a sua primeira citao (ou na pgina seguinte a esta), evitando o surgimento de vazios no

texto. Quando no for possvel posicionar toda a tabela na mesma pgina, deve-se proceder a quebra da tabela, indicando sua continuidade no topo da tabela na pgina seguinte, com a expresso: (Cont.).

3.2.5. Figuras Assim como as tabelas, as figuras (incluindo todos os tipos de grficos e ilustraes) devem estar inseridas ao longo do texto, sendo numeradas seqencialmente e identificadas por ttulos auto-explanatrios. O formato dos ttulos das figuras similar ao das tabelas, iniciando-se pela palavra Figura, em negrito, o nmero da mesma (tambm em negrito), dois pontos (:), seguidos pelo texto do ttulo. Com relao ao posicionamento do ttulo, este deve aparecer abaixo da figura, centralizado quando se constituir de uma linha apenas, e alinhado pela margem da esquerda quando ocupar duas ou mais linhas (ver Figura 3.1).

Taxas de Substituio das reas de Interesse do Modelo Proposto

11,11% 29,63% 37,04%


CONFIABILIDADE SEGURANA PRODUTIVIDADE EQUIPAMENTOS ADICIONAIS

22,22%

Figura 3.1: Taxas de substituio para as reas de interesse do modelo proposto

As figuras devem estar separadas do texto por uma linha em branco, como no caso das tabelas, e devem ficar centralizadas na pgina. Para os grficos, devem ser usadas letras do mesmo tipo e tamanho do texto, ficando facultado aos autores usar um tamanho menor, desde que as letras no tenham tamanho inferior a 9 pontos. Os

grficos e figuras devem, preferencialmente, ser elaborados em preto e branco ou tons de cinza, para simplificar o processo de reproduo da dissertao. A numerao das figuras, assim como no caso das tabelas, deve ser feita em dois nveis, com o primeiro nvel representando o nmero do captulo e o segundo nvel a ordem sequencial da figura dentro do respectivo captulo. As figuras tambm devem sempre ser posicionadas logo aps a sua primeira citao (ou na pgina seguinte a esta), evitando o surgimento de vazios no texto. Diferentemente das tabelas, as figuras no podem ser quebradas, com continuao na pgina seguinte.

3.3. CONCLUSO A concluso fundamenta-se no texto, constituindo seu ltimo captulo e sendo decorrente das anlises apresentadas ao longo da discusso. Recapitula

sistematicamente os resultados da pesquisa e pode constar de propostas e sugestes decorrentes dos dados coletados e discutidos. Quando houver vrias concluses, intitula-se no plural. Alm das concluses do trabalho de pesquisa, o ltimo captulo da dissertao deve apresentar tambm recomendaes de temas para futuros trabalhos acadmicos, deixando clara a necessidade de extenso e continuidade do trabalho realizado, como forma de superar suas prprias limitaes.

CAPTULO 4

ORGANIZAO DOS ELEMENTOS PS-TEXTUAIS

Os elementos ps-textuais so partes integrantes do texto, mas destacados deste para que a leitura no seja interrompida constantemente. A sua utilizao se justifica para evitar sobrecarga na apresentao do trabalho. Nas dissertaes do PETRAN, devem se constituir, normalmente, de referncias bibliogrficas e anexos (ou apndices). Outros elementos ps-textuais, tais como glossrios e ndices remissivos, podem ser incorporados, embora no sejam muito comuns em dissertaes de mestrado.

4.1. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS As referncias bibliogrficas so obrigatrias para as dissertaes do PETRAN e consistem de uma listagem das obras efetivamente utilizadas na elaborao do trabalho e, necessariamente, citadas ao longo do texto da dissertao. Esta listagem no deve ser confundida com Bibliografia, que representa apenas uma relao de fontes bibliogrficas recomendadas para enriquecimento e aprofundamento do assunto. Dissertaes de mestrado no devem conter Bibliografia, e sim Referncias Bibliogrficas, que devem incluir apenas as referncias que so citadas no texto; no esquea de incluir na lista todas as referncias citadas no trabalho. A lista de referncias bibliogrficas deve aparecer aps o captulo de concluso da dissertao, precedendo seus anexos (quando houver). As referncias devem estar listadas em ordem alfabtica dos sobrenomes dos autores. Cada referncia deve aparecer num pargrafo, com texto em espaamento simples, cuja primeira linha dever estar alinhada pela margem esquerda da pgina e cujas linhas subsequentes devero estar recuadas de 1 cm. Deve-se incluir uma linha em branco entre referncias. Use o mesmo tipo e tamanho de letra do texto do trabalho.

Uma referncia bibliogrfica inicia-se com o sobrenome do autor, escrito em letras maisculas, seguido de uma vrgula e suas iniciais. Caso exista um segundo autor, aps as iniciais do primeiro autor aparece a conjuno e, as iniciais do segundo autor e seu sobrenome, tambm escrito em letras maisculas. Se existirem mais de dois autores, coloque o nome de todos os autores. Aps o(s) nome(s) do(s) autor(es), coloque o ano de publicao, entre parnteses. Note que no se usa ponto nem trao para separar o ano e o ttulo da referncia. O ttulo e os itens restantes da referncia vo depender do tipo de trabalho referenciado. Veja os exemplos, para melhor compreenso. No caso de artigos publicados em peridicos, o nome do artigo deve ser escrito em maisculas e minsculas (conforme as regras gramaticais da lngua portuguesa) e o nome do peridico deve aparecer em itlico. No deixe de colocar o volume, o nmero e as pginas inicial e final, na forma v. 23, n. 5, p. 10251029, conforme exemplo a seguir (HONG e LIND, 1996). HONG, H. P. e N. C. LIND (1996) Estimating Design Quantiles from Scarce Data. Canadian Journal of Civil Engineering, v. 23, n. 5, p. 10251029.

Para artigos publicados em anais de conferncias, o ttulo do artigo escrito em maisculas e minsculas e o ttulo dos anais aparece em itlico. O exemplo a seguir, do trabalho de FONSECA et al. (1995), mostra como um artigo publicado em anais de congressos cientficos deve aparecer na lista de referncias bibliogrficas. No se esquea de colocar o volume e as pginas inicial e final na referncia. FONSECA, A. P.; A. L. PEREIRA e A. E. L. M. REZENDE (1995) O Transporte na Competitividade das Exportaes Agrcolas: Viso Sistmica na Anlise Logstica. Anais do IX Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes, ANPET, So Carlos, v. 1, p. 340351.

No caso de livros, o ttulo deve aparecer em maisculas e minsculas, em itlico. ROSEMBERG (1996), no exemplo a seguir, ilustra como um livro aparece na lista de referncias bibliogrficas. ROSEMBERG, M. (1976) A Lgica da Anlise do Levantamento de Dados. Ed. Cultrix/EDUSP, So Paulo.

Num captulo de livro, o autor do captulo aparece em primeiro lugar, seguido pelo ano da publicao entre parnteses e o ttulo do captulo. A seguir, aparece a expresso In:, em itlico, o(s) nome(s) do(s) editor(es), seguidos da expresso eds., entre parnteses e em itlico, do ttulo do livro, em itlico, da nome da editora e do local de edio. JOHNSON (1990) mostra como um captulo de livro deve aparecer na lista de referncias. JOHNSON, L. W. (1990) Discrete Choice Analysis with Ordered Alternatives. In: Fischer, M.M.; P. Nijkamp e Y.Y. Papageorgiou (eds.) Spatial Choices and Processes. Amsterdam, Netherland.

No caso de publicaes sem autor, o nome ou a sigla da instituio responsvel pela publicao deve aparecer no lugar do nome do autor. GEIPOT (1995), no exemplo a seguir, uma referncia sem autor. GEIPOT (1995) Anurio Estatstico dos Transportes 1995. Empresa Brasileira de Planejamento de Transportes, Ministrio dos Transportes, Braslia, DF.

4.2. ANEXOS (OU APNDICES) Um anexo (ou apndice) constitui parte extensiva do texto, destacada dele para evitar descontinuidade na seqncia lgica das sees. So exemplos de anexos: leis, mapas, fotografias, plantas, questionrios, estatsticas, que se acrescenta a um trabalho como esclarecimento ou documentao, sem dele constituir parte essencial. Os anexos devero ser numerados com algarismo arbicos, seguidos do ttulo. Exemplo: ANEXO 1 ESTATSTICAS; ANEXO 2 LEIS. Os anexos devero ser posicionados aps as referncias bibliogrficas, separados desta por folha de rosto com a designao de ANEXOS centralizada no meio da folha. Quando no houver possibilidade de incluir o ttulo no prprio anexo, pode-se usar uma pgina de ttulo, precedendo-o. A paginao dos anexos continua do texto.

4.3. GLOSSRIO a relao de termos tcnicos, palavras especiais ou de significao dbia, contidas no texto, acompanhadas dos significados que lhes foram atribudos. O glossrio objetiva facilitar a compreenso e o sentido do texto. Deve ser apresentado em ordem alfabtica e um elemento opcional no trabalho.

APNDICE

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEAR PROGRAMA DE MESTRADO EM ENGENHARIA DE TRANSPORTES

MODELO MULTICRITRIO DE AVALIAO DE DESEMPENHO OPERACIONAL DO TRANSPORTE COLETIVO POR NIBUS NO MUNICPIO DE FORTALEZA

Waldemiro de Aquino Pereira Neto

Dissertao submetida ao Programa de Mestrado em Engenharia de Transportes da Universidade Federal do Cear, como parte dos requisitos para a obteno do ttulo de Mestre em Cincias (M.Sc.) em Engenharia de Transportes

ORIENTADOR(A): Profa Dra Maria Elisabeth Pinheiro Moreira

Fortaleza 2001

FICHA CATALOGRFICA (EXEMPLO) PEREIRA, WALDEMIRO DE AQUINO NETO Modelo Multicritrio de Avaliao de Desempenho Operacional do Transporte Coletivo por nibus no Municpio de Fortaleza. Fortaleza, 2001. XII, 186 fl., Dissertao (Mestrado em Engenharia de Transportes) Programa de Mestrado em Engenharia de Transportes, Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Cear, Fortaleza, 2001. 1. Transportes - Dissertao 3. MCDA 2. Desempenho Operacional 4. Transporte Coletivo por nibus CDD 388

REFERNCIA BIBLIOGRFICA (exemplo) PEREIRA, W.A.N. (2001). Modelo Multicritrio de Avaliao de Desempenho Operacional do Transporte Coletivo por nibus no Municpio de Fortaleza. Dissertao de Mestrado, Programa de Mestrado em Engenharia de Transportes, Universidade Federal do Cear, Fortaleza, CE, 186 fl. CESSO DE DIREITOS (exemplo) NOME DO AUTOR: Waldemiro de Aquino Pereira Neto TTULO DA DISSERTAO DE MESTRADO: Modelo Multicritrio de Avaliao de Desempenho Operacional de Transporte Coletivo por nibus no Municpio de Fortaleza. Mestre / 2001 concedida Universidade Federal do Cear permisso para reproduzir cpias desta dissertao de mestrado e para emprestar ou vender tais cpias somente para propsitos acadmicos e cientficos. O autor reserva outros direitos de publicao e nenhuma parte desta dissertao de mestrado pode ser reproduzida sem a autorizao por escrito do autor. _________________________________ Nome do ps-graduando Endereo Permanente CEP Cidade/UF Pas

MODELO MULTICRITRIO DE AVALIAO DE DESEMPENHO OPERACIONAL DO TRANSPORTE COLETIVO POR NIBUS NO MUNICPIO DE FORTALEZA Waldemiro de Aquino Pereira Neto

DISSERTAO SUBMETIDA AO CORPO DOCENTE DO PROGRAMA DE MESTRADO EM ENGENHARIA DE TRANSPORTES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEAR COMO PARTE DOS REQUISITOS NECESSRIOS OBTENO DO GRAU DE MESTRE EM CINCIAS EM ENGENHARIA DE TRANSPORTES.

Aprovada por:

_______________________________________________ Prof. Maria Elisabeth Pinheiro Moreira, D.Sc. (Orientadora)

_______________________________________________ Prof. Carlos Felipe Grangeiro Loureiro, PhD (Examinador Interno)

_______________________________________________ Prof. Leonardo Ensslin, PhD (Examinador Externo)

FORTALEZA, CE BRASIL DEZEMBRO DE 2001

DEDICATRIA

minha esposa, ..........., pelo amor e dedicao. Aos meus pais, ............ e ............., que sempre investiram na minha formao. Aos meus irmos e irms, pelo carinho e companheirismo. Aos meus verdadeiros AMIGOS. DEDICO.

AGRADECIMENTOS

A concluso deste trabalho foi possvel graas a colaborao das seguintes pessoas, a quem dedico os meus sinceros agradecimentos:

A Prof Maria Elisabeth Pinheiro Moreira pela orientao, apoio e amizade, fundamentais para a realizao deste trabalho. Ao Prof Vanildo Mendes de Medeiros pela oportunidade a mim concedida de iniciar minha caminhada nas trilhas do transporte, pelo apoio, e acima de tudo, por sua amizade. A todas as pessoas que se disponibilizaram esforos para a concretizao deste trabalho, especialmente a Antnio Ferreira Silva, Francisco Jos Mendes Gifoni, Joaquim Costa Rolim, Ricardo Arajo Cavalcanti, Sandra de Lucena Borges, Sebastio Ramos da Silva e Tarcsio Muratori Jnior. Aos amigos Bosco, Marcos e Jlio, pelo incentivo e companheirismo. A minha famlia, a quem dedico este trabalho.

Resumo da Dissertao submetida ao PETRAN/UFC como parte dos requisitos para a obteno do ttulo de Mestre em Cincias (M.Sc.) em Engenharia de Transportes MODELO MULTICRITRIO DE AVALIAO DE DESEMPENHO OPERACIONAL DE TRANSPORTE COLETIVO POR NIBUS NO MUNICPIO DE FORTALEZA Waldemiro de Aquino Pereira Neto Dezembro/2001 Orientadora: Maria Elisabeth Pinheiro Moreira A Avaliao do Desempenho Operacional de Empresas de Transporte Coletivo tem se revelado uma tarefa difcil. Uma das razes para esta constatao tem sido a multiplicidade de aspectos a serem considerados e de interesses envolvidos. Tal complexidade se constitui um obstculo, em especial, para a estruturao de um modelo de forma a considerar todos os aspectos relevantes. Este trabalho apresenta a construo de um modelo multicritrio de avaliao do desempenho operacional das empresas operadoras do transporte coletivo por nibus no Municpio de Fortaleza. Para a concepo deste modelo, optou-se por trabalhar com a metodologia Multicritrio de Apoio Deciso (Multicriteria Decision Aid MCDA), por sua capacidade de auxiliar as etapas de estruturao e avaliao do problema e tratar tanto de aspectos objetivos quanto subjetivos existentes no contexto decisrio. Este modelo identificar os aspectos considerados relevantes no processo decisrio de avaliao das empresas, segundo os julgamentos de valor de tcnicos da Empresa de Trnsito e Transporte Urbano S. A ETTUSA, rgo gestor do transporte coletivo no Municpio de Fortaleza-CE-Brasil. Atravs desse estudo, espera-se que os especialistas passem a perceber e interpretar o processo de avaliao de desempenho de forma construtiva, permitindo uma anlise mais acurada do Sistema de Transporte Coletivo, e por conseguinte, uma melhor avaliao do servio prestado populao.

Abstract of Thesis submitted to PETRAN/UFC as a partial fulfillment of the requirements for the degree of Master of Science (M.Sc.) in Transportation Engineering

MULTICRITERIA MODEL FOR PERFORMANCE EVALUATION OF THE BUS TRANSPORTATION SYSTEM OF THE CITY OF FORTALEZA

Waldemiro de Aquino Pereira Neto December/2001 Advisor: Maria Elisabeth Pinheiro Moreira

The performance evaluation of urban bus companies is considered a difficult task. One of the reasons for that are the variety of aspects to be considered and the involved interests. Such complexity constitutes an obstacle for the structuring of an evaluation model that takes into account all the important aspects. This work presents the design of a multicriteria model for the evaluation of the bus companies that operate the public transport system of Fortaleza. A Multicriteria Decision Aid (MCDA) methodology was chosen for the conception of this model, due to its capacity to aid the structuring and evaluation stages, as well as the ability to deal with objective and subjective aspects of the decision framework. This model will identify the aspects considered important for the companies evaluation, according to the judgment of the technicians of ETTUSA (the public company responsible for the management of the Traffic and Transport System of Fortaleza). Through this study, it is intended that the specialists start to consider and understand the evaluation process in a constructive way, allowing a more accurate analysis of the Bus Transport System and, consequently, a better evaluation of the service offered to the population.

SUMRIO
CAPTULO 1 INTRODUO...........................................................................................................1 1.1 PROBLEMA DE PESQUISA .............................................................................2 1.2 OBJETIVOS DA PESQUISA ............................................................................ 5 1.2.1 1.2.2 Objetivo Geral ................................................................................................ 5 Objetivos Especficos ..................................................................................... 6

CAPTULO 2 O SISTEMA DE TRANSPORTE COLETIVO POR NIBUS ............................... 7 2.1 O SISTEMA DE TRANSPORTE COLETIVO DO MUNICPIO DE FORTALEZA .................................................................................................... 9 2.1.1 Histrico da gesto do sistema de transportes no Municpio de Fortaleza ...... 12

2.2 A EMPRESA DE TRNSITO E TRANSPORTE URBANO S.A ETTUSA....... .................................................................................................... 13 2.3 OS SISTEMAS DE AVALIAO DE DESEMPENHO OPERACIONAL NO TRANSPORTE URBANO POR NIBUS...................................................... 15 CAPTULO 3 OS MODELOS DE AVALIAO DE DESEMPENHO OPERACIONAL ......... 18 3.1 MODELOS DE AVALIAO DESENVOLVIDOS EM TRABALHOS CIENTFICOS................................................................................................. 18 3.2 SISTEMAS DE AVALIAO APLICADOS POR ORGOS GESTORES 21 3.2.1 3.2.2 ndice de Desempenho Operacional DERT (1999)..................................... 21 Modelo de Avaliao de Desempenho ETTUSA........................................ 24

3.3 CONSIDERAES A RESPEITO DOS MODELOS DE AVALIAO ESTUDADOS................................................................................................... 25 ANEXO I DETALHAMENTO DOS NVEIS DE IMPACTO DOS DESCRITORES......... 122 ANEXO II MATRIZES DE JULGAMENTO SEMNTICO PARA A CONSTRUO DAS FUNES DE VALOR E ESCALA MACBETH ................................................. 147

LISTA DE FIGURAS
Figura 2.1 Figura 2.2 Principais corredores de transporte e terminais de integrao do STCO 11 Organograma da Empresa de Trnsito e Transporte Urbano S.A ETTUSA ..............................................................................................14 Figura 4.1 Quadro do Processo Decisrio (adaptado de ENSSLIN e

MONTIBELLER,1998)........................................................................39 Figura 4.2 Figura 4.3 Figura 5.1 Figura 5.2 Figura 5.3 Figura 5.4 Figura 5.5 Figura 5.6 Figura 5.7 Figura 5.8 Figura 5.9 Figura 5.10 Figura 5.11 Figura 5.1 Figura 5.13 Figura 5.14 Figura 5.15 Figura 5.16 Modelo de arborescncia de pontos de vista..........................................41 Exemplo de um descritor ......................................................................47 Exemplo de um ramo do mapa cognitivo ..............................................54 Mapa Cognitivo Individual - Decisor 01...............................................55 Mapa Cognitivo Individual - Decisor 02...............................................56 Mapa Cognitivo Individual - Decisor 03 ..............................................57 Mapa Cognitivo Individual - Decisor 04...............................................58 Cluster Segurana do Usurio...............................................................59 Cluster Confiabilidade ..........................................................................60 Cluster Qualificao dos Funcionrios..................................................61 Cluster Conforto do Usurio................................................................. 62 Cluster Reclamao do Usurio ............................................................63 Cluster Relacionamento com o Usurio ................................................64 Cluster Infra-estrutura ..........................................................................65 Cluster Equipamentos Adicionais .........................................................66 Ramo do Cluster Segurana do Usurio................................................67 Arborescncia dos Pontos de Vista Fundamentais................................. 71 Detalhamento dos Pontos de Vista subordinados rea de Interesse ...72 Confiabilidade......................................................................................72 Figura 5.17 Detalhamento dos Pontos de Vista subordinados rea de Interesse Segurana.............................................................................................73 Figura 5.18 Detalhamento dos Pontos de Vista subordinados rea de Interesse Produtividade (Parte 1).........................................................................74 Figura 5.19 Detalhamento dos Pontos de Vista subordinados rea de Interesse Produtividade (Parte 2).........................................................................75

LISTA DE TABELAS
Tabela 2.1 Distribuio das Linhas de Transporte Coletivo no Municpio de Fortaleza...............................................................................................10 Tabela 2.2 Tabela 2.3 Tabela 3.1 Tabela 3.2 Tabela 3.3 Tabela 3.4 Tabela 4.1 Tabela 4.2 Tabela 5.1 Eixos de Transporte do STCO de Fortaleza ..........................................11 Principais caractersticas do STCO de Fortaleza ...................................12 Indicadores de desempenho propostos ..................................................18 Classificao da Eficincia das Empresas em faixas de desempenho ....19 Classificao Final Avaliao A ........................................................22 Idade Mdia da Frota Avaliao A (nota) e Avaliao B (ponto) .......24 Matriz de Ordenao de um critrio......................................................44 Escala semntica utilizada pelo software MACBETH...........................46 Identificao dos EPA Plo Presente e Plo Oposto Psicolgico s, Decisor 01 ............................................................................................50 Tabela 5.2 Identificao dos EPA Plo Presente e Plo Oposto Psicolgico s, Decisor 02 ............................................................................................51 Tabela 5.3 Identificao dos EPA Plo Presente e Plo Oposto Psicolgico s, Decisor 03 ............................................................................................52 Tabela 5.4 Identificao dos EPA Plo Presente e Plo Oposto Psicolgico s, Decisor 04 ............................................................................................53 Tabela 5.5 Tabela 5.6 Conceitos candidatos a Ponto de Vista Fundamental.............................68 Detalhamento dos nveis de impacto do descritor do PVE 5.1.4 Sala de Treinamento .........................................................................................82 Tabela 5.7 Tabela 5.8 Taxas de Substituio para as reas de interesse do modelo proposto....87 Taxas de Substituio para os Pontos de Vista Fundamentais do modelo proposto ...............................................................................................87 Tabela 5.9 Tabela 5.10 Avaliao parcial das empresas operadoras...........................................92 Desempenho das empresas operadoras avaliadas pelo modelo proposto por rea de Interesse e Resultado da Avaliao Global ........................94 Tabela I.1 Tabela I.2 Tabela I.3 Tabela I.4 Nveis de Impacto do PVF 1 Cumprimento de Servio .................... 122 Nveis de Impacto do PVE2.1 Idade Mdia da Frota........................ 123 Nveis de Impacto do PVE2.2 Frota Reserva.................................... 123 Nveis de Impacto do PVF 3 Reprovao de Veculo em Vistoria .... 124

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

BAASCH, S.S. (1995) Um Sistema de Suporte Multicritrio Aplicado na Gesto dos Resduos Slidos nos Municpios Catarinenses. Tese de Doutorado EPS, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Florianpolis. BANA e COSTA, C. A. (1993) Trs Convices Findamentais na Prtica do Apoio Deciso. Pesquisa Operacional, v. 13 , n.1, pp. 09-20. BANA E COSTA, C. A. (1995a) Processo de Apoio Deciso: Problemticas, actores e aces, Apostila do Curso de Metodologias Multicritrio em Apoio Deciso, ENE, UFSC, Florianpolis. BANA E COSTA, C. A. (1995b) Processo de Apoio Deciso: O que entender por Tomada de Deciso Multicritrio ou Multiobjetivo?, Apostila do Curso de Metodologias Multicritrio em Apoio Deciso, ENE, UFSC, Florianpolis. BANA e COSTA, C. A. Structuracion, Construction et Exploitation d modle un multicritre d aide la decisin, PhD Thesis Universidade Tcnica de Lisboa, 1992. BANA e COSTA, C. A.; STEWART, T.J.; VASNICK, J.C. ( 1995b) Multicriteria decision analysis: some thoughts based on the tutorial and discussion sessions of the ESIGMA meetings. Euro XIV Conference, pp. 261-272, Jerusalm. BANA e COSTA, C. A.; VASNICK, J.C. (1995) Uma Nova Abordagem ao Problema de Construo de uma Funo de Valor Cardinal: MACBETH. Investigao Operacional, v. 15,p. 15-35. BANA e COSTA, C. A.; VASNICK, J.C. (1997) Applications of the MACBETH Approach in teh Framework of na Additive Aggregation Model, Journal of Multicriteria Decision Analysis, v.6, n.2, p. 107-114. BANXIA (1998) Software Ltd, Graphics Decision Explorer. Cope User Guide. BARCLAY, S. HIVIEW (1984) Software Package. London: London School of Business. BEINAT, E. (1995) Multiattribute Value Functions for Environmental Management. Amsterdan: Timbergen Institute Research Series. BELTON, V. (1990) Multiple Criteria Decision Analysis Practically the Only Way to Choose. In: Hendry, L. C. e Englese, R. W. Operacional Research Tutorial Papers: 1990. Birmingham: Operational Research Society.

You might also like