You are on page 1of 14

O USO DO GEOPLANO PARA O ENSINO DE GEOMETRIA: UMA ABORDAGEM ATRAVS DE MALHAS QUADRICULADAS. Cristiane de Arimata Rocha tiane_rocha@yahoo.com.

br Gracivane Pessoa gracivanepessoa@yahoo.com.br LEMAT - UFPE Jos Alexandre de A. Pereira jalexaraujo@yahoo.com.br Jos Menezes da Silva Filho menezfilho@yahoo.com.br SEDUC-PE Durante as apresentaes do mini-curso sobre a Experimentoteca, apresentado no V Encontro Pernambucano de Educao Matemtica, constatamos que o Geoplano poderia ser explorado de forma mais ampla, envolvendo os diversos aspectos da Geometria que por sua vez, essencial na formao dos indivduos, pois segundo Lorenzato (1995) a Geometria possibilita uma interpretao mais completa do mundo, uma comunicao mais abrangente de idias e uma viso mais equilibrada da Matemtica. Esse fato torna o Geoplano, uma ferramenta riquissma, para o ensino da matemtica, pois o mesmo permite uma abordagem diferente na resoluo de problemas, relacionando EspaoE Forma , Grandezas e Medidas ,Nmeros e Operaoes tudo isso num s momento de aprendizagem. Um dos primeiros trabalhos sobre o Geoplano foi do Dr. Caleb Gattegno em 1961. A partir deste, muitos outros pesquisadores em Educao Matemtica utilizam o geoplano como uma forte ferramenta para o ensino de Geometria plana elementar, para o ensino de fraes, dentre outros. De acordo com Sabbatiello (1967) o Geoplano um modelo matemtico que permite traduzir ou sugerir idias matemticas. fato que os chamados materiais concretos so alternativas interessantes para que alunos formulem hipteses, troquem idias, faam descobertas, ou seja, enriqueam o momento de aprendizagem.

Ainda a mesma autora indica que em um sentido mais extenso o geoplano constitui um suporte concreto da representao mental, um recurso que leva realidade idias abstratas (SABBATIELLO, 1967) Alm disso, podemos afirmar que muitas das dificuldades que nossos alunos possuem no decorrer da aprendizagem de geometria, deve-se ao material normalmente utilizado em sala de aula (livros didticos). Segundo Pavanello (2002) nesses materiais, as figuras esto fixas no papel, sem qualquer mobilidade, de modo que no possvel gir-las, coloc-las em posies diferentes ou umas sobre as outras para facilitar sua comparao. Esse material um recurso a mais para auxiliar nesse aspecto pois visualizamos formas geomtricas que, muitas vezes, no se encontram nas mesmas posies em que elas so costumeiramente apresentadas em sala de aula. Apresentaremos aqui alguns exerccios a serem trabalhados em sala de aula que abordam contedos do Ensino Fundamental e Mdio, cabendo ao professor sua diversificao, a saber: polgonos, simetria, rea, permetro, fraes, coordenadas cartesianas, sequncias, fatorao; onde o professor pode utilizar-se do Geoplano na demonstrao das atividades e recorrer ao recobrimento de malhas, pelos alunos, caso no seja possvel utilizar o prprio Geoplano, conseguindo assim uma forma interessante e instigante de aprender a aprender matemtica. Existem vrios tipos de Geoplano. Eles so, em sua maioria, formados por uma base de madeira onde so cravados pregos, formando uma malha, que podem ter diversas texturas, acompanhado por atilhos (de preferncia coloridos) que "desenharo" as figuras, podendo ser complementados por papel ponteado, quadriculado, isomtrico ou triangular. A denominao dada ao Geoplano estar diretamente ligada a aprensentao da malha; por exemplo se malha for formada por quadrados o geoplano dito quadricular; formada por trigulos equilteros temos o geoplano isomtrico; se a malha for circunferncias concntricas ser circular. Este mini-curso constitui-se de uma srie de exerccios onde buscaremos abordar vrios subtpicos da geometria. O leitor encontrar uma variao no grau de dificuldade para a resoluo dos exerccios, indo desde os mais simples at aqueles que merecero uma maior ateno, abrindo assim uma discursso sobre alguns pontos que no esto inclusos numa abordagem tradicional do ensino da matemtica.

A partir do Geoplano podemos construir o geoespao que a traduo espacial do Geoplano que consiste de uma caixa vazia com algumas faces faltando e com pregos nas ostras faces onde podem ser trabalhados figuras ou elementos espaciais.

Atividades 1. Vamos reproduzir as figuras abaixo no Geoplano e calcular a rea e o permetro?

2. Construir no geoplano todas as figuras possveis formadas por quatro tringulos retngulos congruentes, unidos pelos catetos e pela hipotenusa. Podemos construir mais de 10 figuras diferentes. 3. Observe a seqncia a seguir e responda:

a) Conte os pontos e indicam os primeiros termos representados na seqncia; b) Qual ser o prximo termo desta seqncia? c) Qual a lei de formao desta seqncia? 4. Construa no Geoplano a seqncia abaixo: a) Conte os pinos que indicam os quatro primeiros termos da seqncia; b) Qual ser o prximo termo? c) Existe alguma regra para descobrir o n-simo termo? Caso positivo, qual?

5. Construa uma seqncia de quadrados em que cada um tenha como permetro o dobro do anterior. Obs.: As atividades a seguir so elaboradas no geoplano isomtrico abaixo.

6. Compare as figuras abaixo e estabelea as relaes. a) Quantos b) Quantos c) Quantos d) Quantos e) Quantos f) Quantos formam formam formam formam formam formam ? ? ? ? ? ?

7. Com base nos estudos acima, estabelea as novas relaes: a) Se b) Se c) Se d) Se = 1, = 1, = 1, = 1, =___. = ___ . = ___ . = ___ .

8. Estabelea novas relaes a partir das somas abaixo.

a) Se

= 1, ento quanto vale

b) Se c) Se d) Se e) Se +

= 1, ento quanto vale = 1, ento quanto vale +

? ?

+ +

= 1, ento quanto vale = 1, ento quanto vale

? + ?

9. Construa uma figura com rea igual a 16 unidades.

Obs: As atividades abaixo so produzidas no geoplano de malha quadrada. 10. Classifique os polgonos abaixo em convexo e no convexo: 11. Como voc faria para calcular a rea das figuras abaixo

10

SIMETRIA 12. Trace o eixo de simetria das figuras:

Obs.: Em alguns casos, o eixo de simetria no passa pelos pontos das malhas.

13. Construa figuras que possuam: a) Apenas um eixo de simetria b) Dois eixos de simetria c) Trs eixos de simetria

14. Construa uma figura simtrica (em relao ao eixo E): a)

b) E

15. Construir dois quadrados cujo permetro seja 4 e outro 16 unidades (considere como unidade de medida de comprimento a distncia horizontal ou vertical entre dois pontos do Geoplano).

16. Se um lado de um quadrado aumenta o dobro, de quanto aumenta o seu permetro? E sua rea? Se triplicarmos o lado de um quadrado o que acontece com o seu permetro? E com sua rea? Qual a sua concluso? 17. Observe as figuras abaixo.

fig.1

fig.2

fig.3

Os permetros das figuras 2 e 3 aumentam ou diminuem em relao ao permetro da figura 1?

18-Construa, na malha em anexo,um tringulo retngulo de rea 12. 19-Construa, na malha em anexo, um tringulo acutngulo de rea 12. 20- A partir das informaes da figura abaixo, forme: uma figura com mesmo permetro e rea diferente; outra figura com permetro diferente e mesma rea

21- Construa, na malha em anexo, retngulos de rea 35. Quantas solues diferentes so possveis? 22- Quantas solues teramos para um retngulo de rea 36? Ou 37? Podemos contar todas as solues possveis para um nmero n qualquer? 23- Formar, na malha em anexo, quatro retngulos diferentes de rea 30.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS BITTAR, M & FREITAS, J.L.M. Fundamentos e metodologia de matemtica para ciclos iniciais do ensino fundamental. 2 Ed. Campo Grande, MS: UFMS, 2005. CERKETTI-ABERKANE, F. BERDONNEAU, C. O Ensino da Matemtica na Educao Infantil. Porto Alegre: Artmed, 2005. FUYS, DAVID J.;TISCHLER, ROSAMOND W. Teaching Mathematics in the Elementory School. Little, Brown ed Company 1979 IMENES & LELLIS. Matemtica (coleo 5 a 8). Ed Scipione.1997 GGEP. Sugestes de Atividades Educacionais usando o geoplano, entre muitas possveis.Revista de Educao Matemtica.So Paulo: SBEM, a. 8 n.6-7, 2001/2002. HUETE, J. C. S. & BRAVO, J. A. F. O Ensino da Matemtica Fundamentos tericos e bases psicopedaggicas. Porto Alegre: Artmed, 2006. IRVIN, B. B. Circular Geoboard Activity Book. Lincolshire (USA): Learning Resources-Inc, 1995. LEIVAS, J. C. P. Geoplano. Fundao Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Disponvel em <http://mathematikos.psico.ufrgs.br/textos/geoplan.pdf> Acesso em 14 mar. 2007. LORENZATO, S. Por que no ensinar geometria? A Educao Matemtica em Revista, n 4, 1995. MACHADO, Rosa Maria. Mini-curso - explorando o geoplano. In: II Bienal da Sociedade Brasileira de Matemtica. Disponvel em: <http://www.bienasbm.ufba.br/M11.pdf>. Acesso em: 04 out. 2005. KNIJNIK, Gelsa; BASSO, Vinicius de Azevedo Basso; KLSENER, Renita. Aprendendo e ensinando matemtica com o geoplano. Ijui RS: Unijui, 2004. PAVANELLO, R. M. Geometria: atuao dos professores e aprendizagem nas sries iniciais. Anais: trabalhos completos. I Simpsio Brasileiro de Psicologia da Educao Matemtica. Curitiba: UTP, 2002. SABBATIELLO, E.E.. El Geoplano: Um recurso didctico para la enseana dinmica de la geometria plana elemental- Su aplicacin e utilizacion en la escuela primria. Edicciones G.D.Y.P., Buenos Aires, 1967. SERRAZINA L. & MATOS, J. M. O geoplano na sala de aula. Lisboa: APM, 1988.

CAMPOS, Fernanda C. A. et. al. Cooperao e aprendizagem on-line. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

You might also like