You are on page 1of 20

Centro de Formao Profissional Taft Alves Ferreira Paulo Henrique da Rocha Rodrigues

Motores Sncronos

Trabalho apresentado ao Curso de Tcnico em Eletrotcnica no CFP Taft Alves Ferreira como requisito para a concluso da disciplina de Mquinas Eltricas II, e orientado pelo professor Varley.

Sete Lagoas/MG Outubro de 2009.

2
Mquinas Eltricas II

Motores Sncronos

Motores Sncronos

Centro de Formao Profissional Taft Alves Ferreira Avenida Prefeito Alberto Moura, 60 So Sebastio Sete Lagoas - MG Tel.: (031) 3779-1450

3
Mquinas Eltricas II

Motores Sncronos

ndice Analtico
INTRODUO 1 - CONCEITOS E DESCRIO 1.1 - Motores Eltricos de Corrente Alternada (CA) 2 - CARACTERSTICAS 2.1 - Caractersticas de Funcionamento 2.2 - Caractersticas Econmicas 3 - FUNCIONAMENTO 4 - CONSTITUIO 5 - TIPOS 5.1 - Tipos de Excitao 5.2 - Tipos de Motores Sncronos 5.3 - Exemplos de Motores Sncronos CONCLUSO BIBLIOGRAFIA 04

05

06 08 09 12

14 15 18 19 20

4
Mquinas Eltricas II

Motores Sncronos

Introduo

otor eltrico uma mquina destinada a transformar energia eltrica em mecnica.

o mais usado de todos os tipos de motores, pois combina as vantagens da utilizao de energia eltrica - baixo custo, facilidade de transporte, limpeza e simplicidade de comando com sua construo simples, custo reduzido, grande versatilidade de adaptao s cargas dos mais diversos tipos e melhores rendimentos. O termo SNCRONO tem sua origem no Grego, onde o prefixo SIN significa com e CRONOS uma palavra que denota tempo. Um motor sncrono literalmente opera em tempo com ou em sincronismo com o sistema de alimentao. Os motores sncronos esto sendo utilizados com maior freqncia pelas indstrias, devido ao fato de possurem caractersticas especiais de funcionamento. O alto rendimento e o fato de poderem trabalhar como compensador sncrono para corrigir o fator de potncia da rede, se destacam como os principais motivos que resultam na escolha dos MOTORES SNCRONOS para acionamento de diversos tipos de cargas. Altos torques, velocidade constante nas variaes de carga e baixo custo de manuteno, tambm so caractersticas especiais de funcionamento que proporcionam inmeras vantagens econmicas e operacionais ao usurio.

5
Mquinas Eltricas II

Motores Sncronos

1 CONCEITOS E DESCRIO
1.1 MOTORES ELTRICOS DE CORRENTE ALTERNADA (CA)
um equipamento rotativo que funciona a partir de energia eltrica, diferente de outros motores eltricos, o motor CA no precisa, necessariamente, qualquer entreposto dele alimentao e serve, basicamente, para "girar" um segundo acoplado, ou movido. Estes motores podem ser divididos, num primeiro momento, em sncronos e assncronos, sendo que, este ltimo, sofre escorregamento conforme a intensidade de carga (i.e., oscila a rotao), contudo, so a esmagadora maioria nas indstrias. Outra grande diviso dentre os motores CA (de corrente alternada), so em trifsicos e monofsicos. A diferena entre estes dois tipos de alimentao alteram profundamente a versatilidade e performance do motor, sendo, os monofsicos, muito mais limitados e necessitados de capacitores de partida, seno, no conseguem vencer a inrcia. Os motores de corrente alternada tm outras muitas divises todas elas mundialmente normalizadas, dentre as mais comuns temos: motor de dupla polaridade, o qual pode rodar em duas velocidades diferentes em detrimento da potncia, motor de eixo-duplo, com uma sada para cada lado. Nos motores sncronos a velocidade angular do eixo constante e independe da carga acoplada ao eixo, isto at determinados valores de potncia tendo como limite de uso, a potncia nominal da mquina. Nos motores assncronos, h uma queda da velocidade angular quando acoplada carga no eixo. Com relao ao aspecto construtivo, as mquinas trifsicas so constitudas fundamentalmente de duas partes: Estator: Parte fixa da mquina construda de chapas de ao laminadas na qual so colocados os enrolamentos de armadura com alimentao trifsica, defasadas de 120. Os enrolamentos so dispostos espacialmente de tal forma que as correntes de todas as fases contribuem positivamente na gerao de uma onda de fluxo magntico girante ou campo girante. Rotor: Parte girante da mquina tambm construda de chapas de ao laminadas na qual so colocados os enrolamentos de campo. O estator e o rotor so construdos de chapas de ao laminadas, isoladas eletricamente e justapostas no sentido longitudinal da mquina. Com isto diminuem consideravelmente as perdas por correntes parasitas, aumentando o rendimento da mquina.

6
Mquinas Eltricas II

Motores Sncronos

2 CARACTERSTICAS 2.1 CARACTERSTICAS DE FUNCIONAMENTO Conjugados - O projeto do motor sncrono sempre deve ser feito levando-se em considerao as caractersticas da carga a ser acionada e com isto os conjugados e inrcia tm uma importncia muito grande na especificao do motor. a) Conjugado de partida - o conjugado que o motor deve desenvolver para vencer o conjugado resistente da carga parada, ou seja, o conjugado de partida da carga. b) Conjugado de Sincronizao - o conjugado que o motor deve desenvolver para atingir a velocidade adequada onde a aplicao do campo de excitao levar o motor ao sincronismo (pull-in torque). c) Conjugado Mximo em Sincronismo - o conjugado que o motor deve desenvolver para manter o motor em sincronismo no caso de sobrecargas momentneas (pull-out torque). Inrcia - Motores Sncronos para acionar cargas de alta inrcia so construdos em carcaas maiores para atender as condies de acelerao. O tempo que o motor leva para acelerar provoca aquecimento no enrolamento amortecedor e, portanto, este deve ser projetado para atender as condies de partida. A definio correta da inrcia da carga, juntamente com as anlises dos conjugados do motor e da carga so imprescindveis para que o motor atenda as condies de partida e acelerao. Partida - O enrolamento amortecedor, que funciona como a gaiola do motor de induo, o responsvel pela partida e acelerao do motor sncrono. Desta forma, os conjugados de partida e sincronizao variam com o quadrado da tenso aplicada e a corrente de partida proporcional a tenso aplicada, como no motor de induo.

7
Mquinas Eltricas II

Motores Sncronos

O motor sncrono parte como um motor de induo, acelera a carga at o ponto onde o conjugado do motor iguala o conjugado resistente da carga. Usualmente este ponto ocorre com 95% da rotao sncrona ou acima e nesta situao a tenso de excitao aplicada no motor e o rotor sincroniza, ou seja, ir acelerar a inrcia combinada do rotor do motor mais a da carga at rotao sncrona precisa. As caractersticas das cargas a serem acionadas determinam as condies de acelerao e sincronismo. Em cargas com alto de conjugado resistente, o enrolamento amortecedor deve levar o conjunto carga e motor a acelerar em um tempo maior do que para um conjugado resistente menor. O projeto adequado do enrolamento amortecedor requer o conhecimento preciso do conjugado resistente da carga. Conforme a curva caracterstica de partida do motor sncrono, o conjugado de partida diminui a medida que se aproxima da rotao sncrona. Em aplicaes a cargas com curva parablica de conjugado resistente e considerando que a 98% da rotao sncrona o valor deste conjugado seja igual ao conjugado nominal da carga, ser necessrio que o motor consiga desenvolver um conjugado igual ou superior ao conjugado da carga neste ponto. Se o conjugado do motor especificado, com 95% da rotao sncrona for igual ao conjugado mximo da carga, o mesmo no conseguir desenvolver este conjugado a 98% da rotao sncrona e o motor no sincroniza. Desta forma, para que a partida e sincronismo do motor sncrono sejam garantidos, a anlise da curva de conjugado de partida deve ser sempre acompanhada pela anlise da curva de conjugado resistente da carga.

Partida assncrona - O principal mtodo utilizado para partida dos motores sncronos a partida assncrona atravs da gaiola de esquilo com o enrolamento do rotor curtocircuitado ou conectado a uma resistncia usualmente chamada resistncia de partida ou resistncia de descarga. Atravs da partida assncrona, o rotor acelera a uma velocidade muito prxima da velocidade sncrona, com um pequeno escorregamento em relao ao campo girante. Neste momento, aplica-se uma corrente contnua no enrolamento do rotor, levando o motor ao sincronismo. Nas mquinas com escovas, utiliza-se um rel de aplicao de campo, enquanto nos motores brushless, utiliza-se um circuito eletrnico de

8
Mquinas Eltricas II

Motores Sncronos

disparo instalado junto de um disco girante. A funo deste circuito eletrnico e do rel de aplicao de campo gerenciar a seqncia de partida do motor sncrono, desde o fechamento (curto-circuito) do rotor at a aplicao da corrente no campo. Corrente de Partida - Durante a partida dos motores sncronos brushless, o enrolamento de campo curto-circuitado atravs do circuito de disparo. Enquanto o motor permanecer parado, a freqncia da corrente de campo inicialmente igual a freqncia da rede (60Hz para rede de 60Hz) e diminui a medida em que a rotao do motor aumenta. Quando a excitao ligada, a rotao do motor deve estar prximo da rotao de sincronismo (em torno de 95% da rotao sncrona) e a freqncia da corrente de campo estar em torno de 3Hz. A corrente do estator tambm oscila durante o processo de partida, estabilizando aps o sincronismo do motor.
1) Instante da partida Is 2) A freqncia do rotor diminui com o aumento da rotao Is

Ie 3) Instante em que o campo ligado e o motor sincroniza

Ie 4) Estabilidade das correntes do rotor e estator

Is

Is

Ie

Ie

2.2 CARACTERSTICAS ECONMICAS A aplicao dos Motores Sncronos na indstria, na maioria das vezes, resulta em vantagens econmicas e operacionais considerveis ao usurio devido a suas caractersticas de funcionamento. Dentre as vantagens econmicas da utilizao dos motores sncronos, as principais so: Alto rendimento. Corrigir o fator de potncia da rede Ainda podemos citar as vantagens operacionais especficas dos motores sncronos: Caractersticas de partida especiais. Velocidade constante sob variaes de carga. Manuteno reduzida.

9
Mquinas Eltricas II

Motores Sncronos

3 FUNCIONAMENTO O melhor e mais amplamente aplicado mtodo de partida de um motor-sncrono a utilizao de enrolamentos de gaiola de esquilo nas faces do plo do rotor do motor sncrono. A presena destes enrolamentos permite que um torque de reao (ou acelerao) seja desenvolvido no rotor, medida que os enrolamentos do estator induzem corrente nos enrolamentos da gaiola-de-esquilo. Assim, o motor sncrono comea a funcionar como um motor de induo. Os enrolamentos do rotor so chamados freqentemente de enrolamentos amortecedores. Outra funo principal destes enrolamentos reduzir oscilaes do ngulo de potncia, aps o motor ter sido sincronizado. Ao contrrio dos motores de induo, nenhum torque rotrico contnuo desenvolvido em velocidades normais de funcionamento. Quando o motor acelera at prximo velocidade de sincronismo (aproximadamente 95% da velocidade sncrona), a Corrente Contnua (CC) introduzida nos enrolamentos de campo, no rotor. Esta corrente CC cria plos de polaridade constante no rotor, os quais permitem que o motor opere em velocidade sncrona, enquanto os plos do rotor fecham-se nos plos do estator (velocidade sncrona). O torque, na velocidade sncrona, derivado do campo magntico produzido pelas bobinas de campo girante CC interagindo com o campo, produzido pela corrente CA nos enrolamentos de armadura do estator. A polarizao magntica do rotor devida ao formato fsico e arranjo do rotor, aliada corrente contnua de potencial constante nas bobinas presas ao redor da circunferncia do rotor. Os motores sncronos se dividem em duas categorias, de acordo com as caractersticas de torque. Uma caracterstica determinada pelo projeto da gaiola de esquilo, o qual produz um torque em relao ao escorregamento (alguma outra velocidade que no a velocidade sncrona). A outra caracterstica determinada pelo fluxo nos plos salientes do rotor, enquanto funciona velocidade sncrona. A primeira caracterstica o torque-de-partida, enquanto a segunda refere-se usualmente ao torque-sncrono. No modo de partida os plos salientes do motor sncrono no so excitados pela sua fonte de tenso CC externa. A tentativa de dar partida ao motor com CC aplicada ao campo no permitir ao motor acelerar. Em adio, existe um componente de torque de oscilao muito grande na "slip frequency" (freqncia de escorregamento), produzida pelo campo de excitao, o qual poder causar um dano ao motor, se a corrente total de campo tiver sido aplicada durante toda a seqncia de partida. Portanto, a aplicao da Corrente Contnua (CC)

10
Mquinas Eltricas II

Motores Sncronos

ao campo usualmente retardada at o motor alcanar uma velocidade na qual ele possa ser levado ao sincronismo sem escorregamento. Na velocidade sncrona, os plos do rotor ferromagntico tornam-se magnetizados, resultando num torque pequeno (torque de relutncia), o qual permite ao motor funcionar a cargas muito leves em sincronismo, sem excitao externa. O torque de relutncia pode tambm levar o motor a funcionar em sincronismo, se ele estiver levemente carregado e associado a carga de baixa inrcia. conveniente fazer uma analogia entre um motor-sncrono e um transformador de corrente, com o propsito de demonstrar o relacionamento angular da corrente de campo e o fluxo, com a posio do rotor. Se I1 uma corrente equivalente no estator, causando a ao do transformador, ento I1 estar em torno de 180 do I2 (ou IFD), e o fluxo estar 90 graus atrasado de IFD. Muito significativamente, ento, o ponto do fluxo mximo induzido () ocorre, enquanto a corrente IFD de campo induzida passa atravs de 0 (zero) indo de negativa a positiva; taxa mxima de mudana de corrente. O ngulo do rotor no qual I1 e I2 passam por 0 (zero) depender da relao de reatncia em relao resistncia no circuito de campo. Um valor muito alto de reatncia resistncia deslocar o ngulo para -90. A reatncia alta com baixa velocidade (alta freqncia). Em alta velocidade (baixo escorregamento, baixa freqncia), a reatncia decresce e o ngulo se deslocar para 0 (zero) se o circuito incluir um valor alto de resistncia. Enquanto o estator vai alm de -45, o torque aumenta (essencialmente devido ao aumento do fluxo do estatrico). Neste ponto IFD produz um indicador de mximo fluxo, muito conveniente, e um torque crescente, a partir do que a excitao pode ser aplicada com mxima eficcia. Se o loop de descarga de campo estiver aberto no ponto de fluxo mximo, este fluxo capturado. A aplicao da excitao externa na polaridade correta aumenta o fluxo capturado, fazendo uso mximo de sua existncia. Neste ponto o plo do estator comea a se mover e est em posio de levar o rotor para frente, para um alinhamento sncrono. Foi estabelecido que o torque de plo-saliente prximo velocidade sncrona uma funo de ambos, escorregamento e resistncia de descarga de campo. Obviamente, sem torque de plo saliente o motor cessaria de acelerar certas cargas, em algum ponto do eixo de velocidade.

11
Mquinas Eltricas II

Motores Sncronos

O limite superior da resistncia de descarga controlado pela outra funo do resistor, a qual a reduo da tenso de campo, para nveis seguros durante a partida. Se a resistncia de descarga aumenta, a tenso induzida tambm aumenta e, em algum ponto, esta tenso seria danosa ao isolamento ou a outros componentes no circuito de campo. A excitao do tipo SCR e os componentes de controle no circuito de campo tm o efeito de fazer a resistncia de descarga e sua tenso ainda mais significativa. H uma grande sensibilidade para os nveis de tolerncia da tenso de campo tendo em vista os componentes de estado slido. Relembrando: Princpio de Funcionamento - Os motores sncronos possuem o estator e os enrolamentos de estator (armadura) bastante semelhante aos dos motores de induo trifsicos. Assim como no motor de induo, a circulao de corrente no enrolamento distribudo do estator produz um fluxo magntico girante que progride em torno do entreferro. Campo girante do estator - Quando uma bobina percorrida por uma corrente eltrica, criado um campo magntico dirigido conforme o eixo da bobina e de valor proporcional corrente. Na figura 1 est indicado a forma de onda de um sistema trifsico equilibrado constitudo por trs conjuntos de bobinas dispostas simetricamente no espao formando um ngulo de 120. A figura 2 est representando o enrolamento de um motor trifsico. Se este enrolamento for alimentado por um sistema trifsico, as correntes I1, I2 e I3 criaro, do mesmo modo, os seus prprios campos magnticos H1, H2 e H3. Estes campos so espaados entre si de 120. Alm disso, como so proporcionais s respectivas correntes, sero defasados no tempo, tambm de 120 entre si. O campo total H resultante, a cada instante, ser igual soma grfica dos trs campos H1, H2 e H3 naquele instante. Na figura 3, est representada esta soma grfica para seis instantes sucessivos. Introduo - No instante (1), a figura 2 mostra que o campo H1 mximo e que os campos H2 e H3 so negativos e de mesmo valor, iguais a metade de H1. Os trs campos representados na figura 3 (parte superior), levando em conta que o campo negativo representado por uma seta de sentido oposto ao que seria normal; o campo resultante (soma grfica) mostrado na parte inferior da figura 3 posio (1), tendo a mesma direo do enrolamento da fase 1. Repetindo a construo para os pontos 2, 3, 4, 5 e 6 da figura 1, observa-se que o campos resultante H tem intensidade constante, porm sua direo vai girando, completando uma volta no fim de um ciclo.

12
Mquinas Eltricas II

Motores Sncronos

Figura 1 4 CONSTITUIO

Figura 2

Figura 3

Carcaa - Sua funo principal apoiar e proteger o motor, alojando tambm o pacote de chapas e enrolamento do estator. Podem ser construdas nos tipos horizontais e verticais e com grau de proteo de acordo com as necessidades do ambiente. A carcaa construda em chapas e perfis de ao soldado, com as junes feitas atravs de solda tipo MIG, formando um conjunto slido e robusto que a base estrutural da mquina. Todo o conjunto da carcaa recebe um tratamento de normalizao para alvio de tenses provocadas pela solda. Tal construo proporciona excelente rigidez estrutural de maneira a suportar esforos mecnicos proveniente de eventual curto-circuito e baixas vibraes, capacitando o motor a atender as mais severas solicitaes. Internamente a carcaa constituda por longarinas dispostas na periferia para fixao do pacote de chapas com seu respectivo enrolamento. Normalmente a carcaa apoiada sobre uma base metlica rgida (chapa de ao), e esta por sua vez apoiada sobre a base de concreto. A fixao da base metlica ao concreto feita atravs de chumbadores. Estator - Constitudo por um pacote laminado de chapas de ao silcio de alta qualidade, com ranhuras para alojar o enrolamento do estator, que opera com alimentao de potncia em corrente alternada para gerar o campo magntico girante.

Rotor - O rotor pode ser construdo com plos lisos ou salientes dependendo das caractersticas construtivas do motor e da aplicao. Consiste nas partes ativas giratrias compostas da coroa do rotor, o enrolamento de campo e o enrolamento amortecedor.

13
Mquinas Eltricas II

Motores Sncronos

Os plos de campo so magnetizados atravs da corrente direta da excitatriz ou diretamente por anis coletores e escovas; eles engrenam magneticamente pelo entreferro e giram em sincronismo com o campo girante do estator. O rotor do motor sncrono de plos salientes compreende em eixo, roda polar e plos. Os plos so fabricados com chapas de ao laminado que so fixadas atravs de barras de ao que so soldadas nas extremidades. As bobinas de campo so feitas de fios de cobre esmaltados ou barras de cobre planas. Aps bobinados e impregnados, os plos so fixados ao eixo ou a roda polar, atravs de parafusos, por cima ou por baixo do plo, ou conectados por meio de rabo de andorinha. O enrolamento amortecedor est alojado nos plos e feito de barras de cobre ou outro material dependendo do projeto do motor. Aps montagem final e impregnao, o rotor completo balanceado dinamicamente em 2 planos. O rotor do motor sncrono de plos lisos compreende em eixo, pacote de chapas laminado e enrolamento dos plos. O enrolamento alojado nas ranhuras do rotor formando os plos.

Eixo - Os eixos so fabricados de ao forjado ou laminado e usinados exatamente conforme as especificaes. A ponta de eixo normalmente cilndrica ou flangeada. Mancais - Em funo da aplicao, os Motores Sncronos podem ser fornecidos com mancais de rolamentos ou mancais de deslizamento.
a)

Mancais de rolamento - Estes mancais so normalmente constitudos de rolamentos de esferas ou de rolos cilndricos, dependendo da rotao e dos esforos axiais e radiais a que so submetidos, sendo que em algumas aplicaes podem ser utilizados rolamentos especiais. Os mancais de rolamentos podem ser lubrificados leo ou graxa.

14
Mquinas Eltricas II

Motores Sncronos

b) Mancais de deslizamento - Os mancais de deslizamento podem ter lubrificao natural (auto-lubrificveis) ou lubrificao forada (lubrificao externa). Os Motores Sncronos necessitam de uma fonte de corrente contnua para alimentar o enrolamento de campo (enrolamento do rotor), que usualmente suprido atravs de anis coletores e escovas (excitatriz esttica) ou atravs de uma excitatriz girante sem escovas (brushless).

5 TIPOS 5.1 TIPOS DE EXCITAO Excitao Esttica (com escovas) - Motores Sncronos com excitatriz do tipo esttica so constitudos de anis coletores e escovas que possibilitam a alimentao de corrente dos plos do rotor atravs de contato deslizante. A corrente contnua para alimentao dos plos deve ser proveniente de um conversor e controlador esttico CA/CC. Os Motores Sncronos com excitatriz esttica atualmente esto sendo muito utilizados em aplicaes com variao de velocidade atravs de Inversores de Freqncia.

Excitao Brushless (sem escovas) - Motores Sncronos com sistema de excitao brushless possuem uma excitatriz girante, normalmente localizada em um compartimento na parte traseira do motor.

15
Mquinas Eltricas II

Motores Sncronos

A excitatriz funciona como um gerador de corrente alternada onde o rotor que fica localizado no eixo do motor, possui um enrolamento trifsico e o estator formado por plos alternados norte e sul alimentados por uma fonte de corrente contnua externa. O enrolamento trifsico do rotor conectado a uma ponte de diodos retificadores. A tenso gerada no rotor retificada e utilizada para a alimentao do enrolamento de campo do motor. A amplitude desta corrente de campo pode ser controlada atravs do retificador que alimenta o campo do estator da excitatriz. Os motores sncronos com excitao brushless possuem um custo de manuteno reduzido devido ao fato de no possurem escovas. Por no possurem contatos eltricos deslizantes, eliminando a possibilidade de faiscamento, os motores sncronos com excitao do tipo brushless so recomendados para aplicaes em reas especiais com atmosfera explosiva.

5.2 TIPOS DE MOTORES SNCRONOS A diferena fundamental entre as diversas mquinas trifsicas est na concepo do rotor. A seguir esto relacionadas as principais mquinas trifsicas, e suas peculiaridades de maior interesse: Mquina sncrona convencional com alimentao de campo externa: Os enrolamentos de campo so alimentados com corrente contnua levada at eles atravs de anis deslizantes e escovas. O inconveniente neste tipo de mquina, que esta necessita de uma fonte de tenso externa continua ajustvel. Com relao a forma do rotor, estes podem ser plos lisos (Fig 01-a) ou plos salientes (Fig 01-b).

16
Mquinas Eltricas II

Motores Sncronos

Figura 01 Mquina sncrona convencional (a) rotor plos lisos- (b) rotor plos salientes Mquina sncrona convencional com excitatriz interna: Os enrolamentos de campo so alimentados com corrente contnua a partir de um gerador interno tambm conhecido por excitatriz, acoplado diretamente ao eixo da mquina. Neste tipo de mquina no h escovas reduzindo ento as manutenes. O rotor pode ser de plos lisos ou plos salientes. Mquina sncrona com m permanente: No h enrolamentos de campo, que so substitudos por ms permanentes de alto produto energtico. No possui igualmente escovas ou fonte de tenso contnua, reduzindo com isto manutenes, aumentando o rendimento e com melhor relao torque/volume. Os ms so fixados, em alguns casos, tangencialmente na superfcie dos plos do rotor, ou embutidos no rotor. Alguns possuem uma configurao hbrida. Mquina sncrona de relutncia: Neste tipo de mquina, no h enrolamentos de campo. O rotor construdo com salincias (plos salientes) que, devido ao efeito da mnima relutncia, giram em sincronismo com o campo girante do estator. Esta mquina no possui enrolamentos de campo ou ms permanentes, escovas ou fonte de tenso contnua, reduzindo com isto manutenes. Como desvantagem, possui menor relao torque/volume, comparado s outras mquinas trifsicas. Uma observao importante quanto aos motores sncronos que estes no possuem torque de partida e uma das alternativas deve ser realizada:

17
Mquinas Eltricas II

Motores Sncronos

Construo de uma gaiola envolvendo o rotor, ou seja, a colocao de barras no sentido longitudinal da mquina, curto-circuitadas nas extremidades por anis. Nesta configurao, na partida, correntes bastantes elevadas so induzidas nestas barras em funo da baixa impedncia, aumentando consideravelmente o fluxo magntico, fazendo com que o motor parta. Quando o rotor da mquina est girando em regime permanente, velocidade sncrona com o campo girante, nenhuma tenso induzida nestas barras e elas simplesmente no agem. Dispositivo de partida externa, ou seja, outro motor acoplado ao eixo fornece o torque suficiente para a partida do motor sncrono. Utilizando um conversor com freqncia ajustvel, tem-se ento um campo girante com velocidade angular varivel. Nesta circunstncia, inicialmente regula-se o conversor para gerao de um campo girante com uma freqncia baixa, de tal forma que o rotor comece a girar. A seguir, aumenta-se a freqncia do campo girante at a velocidade sncrona.

18
Mquinas Eltricas II

Motores Sncronos

5.3 EXEMPLOS DE MOTORES SNCRONOS

BOMBAS

COMPRESSORES

VENTILADORES

GUINDASTES

PRENSAS

MOEDORES

19
Mquinas Eltricas II

Motores Sncronos

Componentes do motor

CONCLUSO
As So motores de corrente alternada. Nestes motores, o estator alimentado com corrente alternada, enquanto o rotor alimentado com corrente contnua proveniente de uma excitatriz, que um pequeno motor que corrente contnua (dnamo), normalmente montado no prprio eixo do motor. No possuem condies de partida prpria, de modo que, para demarrarem e alcanarem a velocidade sncrona, necessitam de um agente auxiliar, que geralmente um motor de induo, tipo gaiola. Aps atingirem a rotao sncrona, conforme mencionamos, eles mantm a velocidade constante para qualquer carga, naturalmente, dentro dos limites de sua capacidade. Assim, caso se quisesse variar a velocidade, ter-se-ia que mudar a freqncia da corrente. Antes de se submeter o motor sncrono carga, ele deve ser levado velocidade de sincronismo. Todos os mtodos de partida exigem que, durante a acelerao, se proceda remoo total ou, pelo menos, parcial de carga. Usam-se os seguintes mtodos de partida: - Partida prpria, pela ao de um motor de induo auxiliar.

20
Mquinas Eltricas II

Motores Sncronos

- Emprego de motor de lanamento auxiliar. - Partida com tenso reduzida por meio de autotransformador de partida, reator ou resistncia em srie. Os motores sncronos quando superexcitados fazem com que a corrente avance em relao tenso, agindo assim de forma anloga ao capacitor, melhorando o fator de potncia de uma instalao. Quando submetidos a uma carga excessiva, os motores sncronos perdem o sincronismo e param. So usados em mquinas de grande potncia e baixa rotao. Nos motores sncronos, a rotao do eixo igual rotao sncrona, da seu nome. Dentro dos limites aceitveis de trabalho do motor, a velocidade praticamente no varia com a carga.

BIBLIOGRAFIA
OLIVEIRA, C.C.B.; SCHMIDT, H.P.; KAGAN, N.; ROBBA, E.J. Introduo a sistemas eltricos de potncia - Componentes simtricas - 2a edio. So Paulo, Edgard Blcher, 1996. ORSINI, L.Q. Curso de circuitos eltricos. So Paulo, Edgard Blcher, 1993-4, 2v. KOSOV,I.L - Mquinas Eltricas e transformadores. 4 edio. Editora Globo,Rio de Janeiro/RJ.1982 NASAR, S.A. Mquinas Eletricas. S. Paulo, Mc Graw Hill do Brasil, 1984. 216p Apostila Comando e Motores Eltricos Jorge Eduardo Uliana Catlogos Multilin, WEG Normas Tcnicas Motores NT 02 GEVISA Relao de sites: http://pt.wikipedia.org/ - Acesso em 03/10/2009 http://www.geindustrial.com.br/ - Acesso em 03/10/2009 http://www.cefetsc.edu.br/ - Acesso em 03/10/2009 http://www.weg.net/br/ - Acesso em 03/10/2009

You might also like