You are on page 1of 2

AEVA - ESCOLA PROFISSIONAL DE AVEIRO

Aprender a Ser e a Estar: Treino de Competncias Pessoais e Sociais

Fundamentao Terica

A adolescncia uma fase de transio entre a infncia e a idade adulta. considerada um perodo de crise, caracterizado pela dicotomia Dependncia/ Independncia, e reconhecida como um perodo de combinao de diversas modificaes, nomeadamente, a nvel biolgico, social e cognitivo. Os adolescentes experienciam exigncias e oportunidades que afectam o seu desenvolvimento psicolgico.

Nesta fase, as exigncias a que os adolescentes esto sujeitos so maiores do que nas crianas. Tanto os pais, como professores e outros significativos esperam que os comportamentos sociais sejam mais adaptados.

A ansiedade, timidez, dificuldades na soluo de problemas sociais e a ausncia de assertividade so problemas caractersticos desta fase de vida. Outra dimenso importante a ter em conta neste perodo a presso a que os adolescentes esto sujeitos pelo seu grupo de pares, estando aqui implcitas a necessidade e aceitao, e o medo da rejeio.

A aptido social, segundo Libet e Lewinsohn, (1973) uma aptido complexa para emitir, ao mesmo tempo, comportamentos que so positiva ou negativamente reforados e no emitir comportamentos que sejam punidos ou extintos pelos outros. Um indivduo com boas aptides sociais aquele que assegura nveis altos de reforos por parte dos outros seres humanos

Existem evidncias que comprovam que o treino das aptides sociais, quando implementado fora do sistema formal de ensino, actua de forma preventiva e proporciona aos adolescentes uma melhoria da qualidade de vida, uma vez que adquirem e tm a possibilidade de praticar competncias que vo melhoras as suas relaes interpessoais.

Unio Europeia Fundo Social Europeu

AEVA - ESCOLA PROFISSIONAL DE AVEIRO

Objectivo Geral Promover nos alunos o treino de competncias pessoais e sociais que os vo ajudar a lidar de forma adequada com as exigncias do seu meio social. Objectivos Especficos No final deste programa os alunos devero ser capazes de: Compreender a comunicao no verbal nas relaes interpessoais Fazer uso de uma postura corporal adequada Reconhecer a importncia dos comportamentos no verbais Adoptar uma mmica facial e gestos adequados Compreender a importncia do contacto ocular Saber como iniciar e manter conversas Conseguir realizar comportamentos assertivos Fazer uma gesto adequada de conflitos

Alvos Alunos dos Cursos de Educao e Formao, nvel II, da Escola Profissional de Aveiro (EPA), com idades compreendidas entre os 15 e os 20 anos (Turmas T2G e T2E).

Nveis de Interveno Intervenes ao nvel grupal.

Estratgias Instruo Modelamento Ensaio Comportamental Troca de papis Aproximao sucessiva e reforo

Data Prevista T2G De 14/11/06 a 28/02/07, s 3s feiras das 10h00 s 10h45 T2E De 13/11/06 a 28/02/07, s 2s feiras das 16h20 s 17h05
Unio Europeia Fundo Social Europeu

You might also like