You are on page 1of 17

Mtodo e Metodologia

Conceitos de mtodo e seus princpios


Caminho pelo qual se chega a determinado resultado...
fator de segurana.

Seleo de tcnicas para uma ao cientfica... Forma de proceder ao longo de um caminho


Enfatiza as regras e organiza a atividade cientfica.

Ordem de processos para se atingir um fim... Conjunto de procedimentos racionais ou prticas racionais que orientam o pensamento na busca de conhecimentos vlidos... Conjunto de processos que o esprito humano deve empregar na investigao e demonstrao da verdade...
Destacam que sem ordem no se chega verdade dos fatos, mas s a ordem no basta. A ordem tem lgica, portanto mental e processual, isto envolve modo de pensar, o raciocnio ( consciente)

Mtodo e Metodologia
Conceitos de mtodo e seus princpios
Procedimento regular, explcito e passvel de ser repetido para se conseguir algo.
Introduz a noo de repeties

Conjunto de procedimentos pelos quais

a) se prope problemas cientficos e


b) colocam-se prova as hipteses cientficas.
Facilita a apresentao (formulao) de problemas e demonstrao explicativa.

Ajuda a compreender no apenas os resultados, mas tambm o processo da prpria pesquisa


Deve ser passvel de reproduo por outrem, permitindo assim entender o caminho.

Mtodo e Metodologia
Mtodos de Raciocnio ou Mtodos de investigao ou

de abordagem:
1 Mtodo indutivo

de procedimento:
1 Mtodo histrico

2 Mtodo dedutivo
3 Mtodo hipottico-dedutivo 4 Mtodo dialtico 5 Mtodo estruturalista (sistmico)

2 Mtodo comparativo
3 Mtodo monogrfico 4 Mtodo estatstico 5 Mtodo tipolgico 6 Mtodo funcionalista 7 Mtodo estruturalista

Mtodo e Metodologia
Paradigmas derivados dos mtodos

Positivismo (mtodo indutivo) Neopositivista (mtodo indutivo) Funcionalista (mtodo dedutivo)

Materialismo histrico (mtodo dialtico)


Estruturalismo (mtodo sistmico)

Mtodo e Metodologia
Mtodos de raciocnio ou de abordagem

Mtodo Indutivo (Empiristas: Bacon, Hobbes, Locke, Hume)

Induo processo mental que parte de dados particulares constatados para inferir-se uma verdade geral ou universal no contida na parte analisada. Primeiro os fatos a observar, depois hipteses a confirmar. Consiste na observao sistemtica da sucesso de fatos da realidade, resultando na explicao do fenmeno. Assim, parte do particular para o geral. Formula leis gerais com base em casos particulares. o empirismo (fundamentado exclusivamente na experincia, sem levar em considerao princpios preestabelecidos).
Considere o exemplo:
Antnio mortal. Benedito mortal. Carlos mortal. Ora, Antnio, Benedito, Carlos so homens. Logo, (todos) os homens so mortais.

Mtodo e Metodologia
Mtodos de raciocnio ou de abordagem

Mtodo Dedutivo (Racionalista: Descartes, Spinoza, Leibniz)

Deduo difere do indutivo por apresentar premissas verdadeiras e por toda a informao j estar, pelo menos implicitamente, nas premissas. Os fenmenos no podem ser explicados sem uma teoria geral ou no mnimo um modelo terico. Portanto, parte-se da teoria geral para explicar o particular. o racionalismo (S a razo capaz de levar ao conhecimento verdadeiro). Parte de duas premissas, da qual se retira a concluso.

Considere o exemplo:
Todo homem mortal (premissa maior) Pedro homem. (premissa menor) Logo, Pedro mortal (concluso)

Mtodo e Metodologia
Mtodos de raciocnio ou de abordagem

Mtodo Hipottico-dedutivo (Popper)

Quando o pesquisador no dispe de uma teoria (ou explicaes insuficientes), ele comea pelo mtodo indutivo para organizar as informaes e possibilitar a formulao de uma teoria geral para depois formular e testar as hipteses e depois utiliza o mtodo dedutivo. Defende em primeiro lugar o problema e a conjectura a serem testadas pela observao.
...o cientista, atravs de uma combinao de observaes cuidadosas, hbeis antecipaes e intuio cientfica, alcana um conjunto de postulados que governam os fenmenos pelos quais est interessado, da deduz ele as consequncias por meio da experimentao e, dessa maneira, refuta os postulados, substituindo-os, quando necessrio por outros e assim prossegue. Esquema: Problema

Conjectura hiptese

Deduo de consequncias observadas

Tentativa de falseamento

Corroborao

Mtodo e Metodologia
Mtodos de raciocnio ou de abordagem

Mtodo Dialtico

Dialtica <grego>= debater O mtodo dialtico desenvolveu-se em duas fases: Pr-socrtica (Grcia antiga) / Contempornea (Hegeliana)

Mtodo e Metodologia
Mtodos de raciocnio ou de abordagem

Pr-socrtica

busca da verdade por meio de formulao adequada de perguntas e respostas at se chegar ao ponto crtico do que falso e verdadeiro. A primeira pergunta a tese e a resposta a anttese, at se chegar a verdade que a sntese.

Mtodo e Metodologia
Mtodos de raciocnio ou de abordagem

Contempornea (Hegeliana) onde (leis):

Cada fenmeno um processo em realizao, modificando-se e transformando-se em virtude de leis internas, do seu autodinamismo e das contradies que encerram; H um encadeamento de processos, de forma que o mundo, o conjunto de todos os processos, onde tudo sofre uma transformao concentrada e progressiva como uma espiral; Os fenmenos trazem em si as contradies; tendem a se transformar no seu contrrio; Em vrias oportunidades um processo que se orienta em ritmo quantitativo de repente muda qualitativamente, ou seja, muda de natureza

Mtodo e Metodologia
Mtodos de raciocnio ou de abordagem

Mtodo Sistmico (Estruturalista)

Parte de um modelo simblico da estrutura de um fenmeno, descreve e quantifica as relaes entre os objetos do modelo com base na realidade. As estruturas pressupem relaes, conexes entre as partes de um fenmeno. Os fluxos respondem pelas relaes entre objetos distintos, sendo fluxos de matria, energia e informao. Cabe tambm analisar as relaes do sistema com seu ambiente externo e com outros sistemas.

Mtodo e Metodologia
Mtodos de investigao ou de procedimento

Mtodo histrico

As atuais formas de vida social tem origem no passado. Coloca o fenmeno no contexto histrico-social.

Mtodo comparativo

Realiza comparaes com o fim de explicar semelhanas e diferenas


Similar ao comparativo, mas cria tipos ou modelos ideais a partir da observao de aspectos essenciais do fenmeno. Qualquer caso estudado em profundidade pode explicar outros ou todos os semelhantes.

Mtodo tipolgico

Mtodo monogrfico

Mtodo e Metodologia
Mtodos de investigao ou de procedimento

Mtodo estatstico

Representao simples de conjuntos complexos. Quantitativo. Mtodo de interpretao que parte do pressuposto que a sociedade formada por partes componentes diferenciadas e interdependentes. Estuda a funo de cada parte. Considera a sociedade uma estrutura complexa de grupos de indivduos reunidos numa trama de aes e reaes sociais e de outro lado como um sistema de instituies correlacionadas. Parte da investigao de um fenmeno concreto, abstraindo para modelar o objeto.

Mtodo funcionalista

Mtodo estruturalista

Mtodo e Metodologia
Paradigmas derivados dos Mtodos

Positivismo (mtodo indutivo)


Filosofia cientfica, cientificismo filosofia. Caracteriza-se pela postura intelectual antiteolgica/antimetafsica. O conhecimento obtido com base nos fatos dados da experincia vivida no mundo (empirismo)

Neopositivismo
Positivismo lgico Associa a tradio empirista do positivismo ao formalismo lgicomatemtico, objetivando a aplicao prtica.

Mtodo e Metodologia
Paradigmas derivados dos Mtodos

Funcionalismo (mtodo dedutivo)

Todo sistema social tem uma unidade funcional (instituio) na qual as partes as acham interligadas num grau suficiente de harmonia ou consistncia interna (cada unidade possui uma funo). Os elementos culturais representam a ligao entre o grupo humano e o meio fsico, elementos atravs de necessidades reclamadas pelo grupo (necessidades biolgicas) para atender a sua existncia (imperativos culturais: economia, controle social, educao, organizao poltica, religio e esttica)...

Mtodo e Metodologia
Paradigmas derivados dos Mtodos

Materialismo Histrico (mtodo dialtico)

Doutrina que admite que as condies concretas materiais so suficientes para explicar todos os fenmenos mentais, sociais, histricos. Baseia-se no marxismo teoria que afirma que o modo de produo da vida material condiciona o conjunto de todos os processos da vida social, poltica e espiritual. Utiliza o mtodo dialtico que se baseia das teorias de luta de classes e do relacionamento entre o capital e o trabalho.

Mtodo e Metodologia
Paradigmas derivados dos Mtodos

Estruturalismo (mtodo sistmico)

Mtodo de investigao estrutural dos fenmenos a partir da interrelao dos objetos que o compem

You might also like