You are on page 1of 84

Introduo Cincia Poltica Notas de Aula

Maria Izabel Braga Weber Vanderlei

CopyMarket.com Todos os direitos reservados. Nenhuma parte desta publicao poder ser reproduzida sem a autorizao da Editora.

Notas de Aula Disciplina: Introduo Cincia Poltica Departamento de Cincia Poltica - UnB Professora Maria Izabel Braga Weber Vanderlei

Introduo Cincia Poltica Aula 01


Maria Izabel Braga Weber Vanderlei

Tema: Poltica, Cincia Poltica e Teoria Poltica 1. Poltica


1.1. O que ? DEFINIO: existem muitas definies para esse termo, por exemplo a dada por Lasswell e Kaplan - a arte de expor seus interesses com o escopo de atingir os objetivos desejados como sendo uma generalizao moderna. Mas qual a origem do termo? ORIGEM: de acordo com o descrito no Dicionrio do Bobbio, a origem da palavra poltica vem do grego - polis - logo, o termo poltica passou a ser usado para indicar a atividade ou conjunto de atividades que, de alguma maneira, tm como termo de referncia a polis, ou seja, o Estado. Um assunto era poltico para os gregos quando se referia cidade e no, simplesmente, a uma famlia, um cl, uma categoria social. {CONCLUSO: j que o poltico se refere cidade, ao Estado, logo, se refere tambm organizao do mesmo. Isso significa que a partir do momento em que o homem passou a viver em sociedade, surgiu a necessidade de algum ou algum grupo orientar essa organizao. Nesse momento surgiu a poltica - como processo em que as pessoas colocam suas demandas a outros que tomam as decises e uma das expresses do poder.

1.2. Qual a sua dimenso? Para quem importante e por qu? DIMENSO (ou limite): tendo em vista o exposto acima, a poltica se mistura, coaduna com outras esferas, como o direito, a economia, entre outras e atinge toda a sociedade organizada, com o fim de realizar as prioridades de determinado grupo social. IMPORTNCIA: em outras palavras, a dimenso da esfera poltica bem ampla e qualquer cidado, mesmo aqueles que no atuam efetivamente se depara com a realidade poltica em seu dia a dia. Mas para realizar as prioridades e no prejudicarmos o nosso grupo social e ns mesmos necessrio que compreendamos que tanto aqueles que participam da poltica, quanto aqueles que se omitem de participar (conscientemente ou no) esto tomando uma deciso poltica e influenciando nos rumos da vida poltica de seu pas. Em suma, o melhor meio de nos prevenirmos contra a poltica participarmos dela de forma consciente, ou seja, conhecendo a significao poltica de nossos comportamentos.

1.3. Quando um fato poltico? Se a poltica um fenmeno amplo e que atinge toda a sociedade, o que faz com que um fato seja poltico e no s social, religioso, artstico, militar, etc.?
Introduo Cincia Poltica - Aula 01 - Maria Izabel Braga Weber Vanderlei
1

CopyMarket.com

O ASSASSINATO DE UM AIATOL - RELIGIOSO? A SEPARAO DO PRNCIPE CHARLES / OS CASOS AMOROSOS DE BILL CLINTON FOFOCA? A TAXAO SOBRE OS PRODUTOS IMPORTADOS - ECONMICO? Qual seria o ponto em comum entre esses eventos? a ligao com o Estado.

2. Cincia Poltica
2.1. O que (o que estuda)? ORIGEM: a cincia poltica como disciplina, nasceu na metade do sculo passado, juntamente com o desenvolvimento das cincias sociais. Anterior a esse perodo, ela se encontrava muito associada, ou melhor, dentro do Direito Pblico, mas a partir do sculo passado ela se desgarrou e ganhou fora prpria. No entanto, muitas obras clssicas desde Plato podem ser consideradas, e o so, obras da cincia poltica. Mas qual a definio de cincia poltica? DEFINIO: o estudo dos fenmenos e das estruturas polticas de forma sistemtica e com o rigor que a noo de cincia requer. Em outras palavras, como se pode ler em Bobbio, cincia o oposto de opinio, pois a cincia pressupe a prova dos fatos. Sendo entendida, ento, como a cincia da poltica ela se divide em duas grandes reas: a) a da filosofia da poltica (normativa - do dever ser); e b) a da poltica prtica, propriamente dita, caracterizada pela extrema cientificidade e por propor um projeto para intervir. O QUE ESTUDA: dentro desta ltima diviso, costuma-se dividir o estudo da poltica em duas partes, a saber: - a institucional, onde se estuda a estrutura do Estado e suas instituies formais tais como os partidos, o processo de deciso e o eleitoral e; - a comportamental, sendo a que estuda as chamadas instituies informais como a cultura poltica (que trabalha o comportamento dos grupos e indivduos que tm ao poltica). ATUALMENTE: a cincia poltica dispe de um nmero cada vez maior de dados colhidos nas observaes empricas alm da associao com dados fornecidos por outras disciplinas como direito, economia, histria, psicologia, sociologia e, mais recentemente, da comunicao.

2.2. Qual a sua dimenso? DIMENSO: exatamente por ter essa intercesso com outras reas que a cincia poltica demorou a se consolidar, pois seus primeiros expoentes lhe davam um prisma ora sociolgico, ora jurdico, ora filosfico e assim por diante. DELIMITAO: essa complexidade na delimitao da esfera do estudo da cincia poltica, fez com que diversas correntes surgissem, quais sejam: 1) os franceses - usam o termo cincia poltica com um significado mais sociolgico e filosfico; 2) os ingleses - que concentram seus trabalhos na experincia poltica vivida e acumulada nas instituies, ou seja, a luta entre as diferentes foras polticas; e 3) os alemes - quase todos juristas, trabalham principalmente a noo de poder e reduziram o termo cincia poltica Teoria Geral do Estado com forte influncia do pragmatismo americano.
CopyMarket.com

Introduo Cincia Poltica - Aula 01 - Maria Izabel Braga Weber Vanderlei

4) no Brasil - o termo Teoria Geral do Estado chegou ao pas entre 1937 e 1940, na poca da ditadura de Vargas. A disciplina foi imposta por convenincia ditatorial nos currculos das faculdades de Direito, pois justamente seus elementos filosficos e sociolgicos ficariam fora de discusso.

2.3. Para quem importante e por qu? Mas ser que a cincia poltica s interessa para aqueles que estudam direito, sociologia, filosofia, entre outras disciplinas?

- CINCIA POLTICA e DIREITO CONSTITUCIONAL - o ramo da cincia jurdica que mais se aproxima cincia poltica o direito constitucional, pois ambos se preocupam com as instituies do Estado, s que a cincia poltica focaliza os fenmenos, ou seja, a disputa de interesses dentro de uma instituio ou entre instituies, enquanto o direito constitucional trabalha a regulao desses fenmenos e a criao das instituies. - Exemplo: por isso que um golpe de Estado, conseqncia de fraqueza institucional, entendido como uma violao do direito constitucional de um pas e, ao mesmo tempo, um fato poltico.

CINCIA POLTICA e ECONOMIA - a economia como disciplina, em outras pocas, era considerada, inclusive, uma das esferas da cincia poltica, por serem to afins. De acordo com a definio de economia (estudo da maneira pela qual os homens utilizam recursos produtivos para produzir mercadorias e servios para satisfazer as necessidades dos membros de uma sociedade) sabemos que seu principal foco a escassez, pois as necessidades dos homens so infindveis, enquanto que os recursos produtivos so limitados. A intercesso entre essas duas esferas ocorre, pois o governo aquele capaz de decidir o que fazer e como resolver a questo da escassez. - Exemplo: a democracia e o socialismo, formas polticas de organizao do poder, se apresentam como respostas a esse problema. Da mesma forma, o marxismo enfoca tanto o direito, como a cincia poltica e a economia, tendo como pano de fundo o Estado.

CINCIA POLTICA e HISTRIA - a histria se apresenta cincia poltica como um valioso instrumento de contextualizao, pois ela a acumulao crtica de fatos e experincias vividas, enquanto a cincia poltica analisa os fenmenos polticos atuais com base nesses fatos histricos com vistas a esclarecer as possibilidades futuras. Como disse Jean Bodin: O estudo da histria o princpio da sabedoria poltica.

CINCIA POLTICA e FILOSOFIA a filosofia seria a base terica da cincia poltica, como se poder observar ao discutir o conceito de teoria. O ponto de partida, juntamente com a histria, para se compreender o fato poltico.

CINCIA POLTICA e ADMINISTRAO a administrao, quando se refere ao estudo das organizaes, das estruturas organizacionais, est transferindo para o micro universo de determinada organizao o que se pode observar do universo macro da organizao estatal. Por isso, a nfase em conceitos como poder, dominao, autoridade, entre outros.

CINCIA POLTICA e PSICOLOGIA - a psicologia abriu espao para um ramo em que se discute os problemas do homem moderno e de seus lderes, ou seja, a psicologia social, onde os behavioristas ou comportamentalistas se preocupam em estudar as relaes em um dado grupo social.
CopyMarket.com

Introduo Cincia Poltica - Aula 01 - Maria Izabel Braga Weber Vanderlei

- Exemplo: traar o perfil de determinado grupo de eleitores, indicando suas possveis escolhas.

CINCIA POLTICA e SOCIOLOGIA - so reas extremamente afins, pois a rea de estudo da cincia poltica - a polis, a sociedade, o objeto de estudo da outra. Sendo assim, o ramo da sociologia que mais se aproxima e se confunde com a cincia poltica o da sociologia poltica.

CINCIA POLTICA e COMUNICAO - atual influncia dos meios de comunicao na escolha de determinados representantes. - Exemplo: CRP (cenrio de representao poltica) - Essa ligao com as demais disciplinas e a acumulao dos dados dela decorrente permite que se trabalhe e se aprimore os mtodos de operacionalizao tais como ocorre nas demais cincias naturais, por exemplo: uma classificao mais exata, a formulao de generalizaes e conceitos gerais, determinao de leis (ao menos mais provveis, regulares e uniformes) e elaborao de teorias.

3. Teoria Poltica
3.1. O que a teoria de uma forma geral? - ORIGEM: A palavra teoria deriva de duas outras palavras do grego clssico theoreiu que significa admirar-se ou admirar; e, da palavra theasthai que seria uma outra palavra para olhar, que tambm tem o sentido de admirao e denota uma experincia religiosa e o respeito que os seres humanos experimentavam quando fixavam o espetculo de beleza e perfeio dos deuses e o cosmos. Alm disso, originalmente, terico em grego theoros - designava um observador de um festival religioso e se aplicava a algum despachado pela polis para consultar o orculo em Delfos ou para visitar uma cidade vizinha e informar sobre os rituais religiosos ou honrar divindades locais. Em outras palavras, o terico observa o espetculo (thea) e o que resulta uma compreenso sob uma espcie de relatrio, que eles denominavam de theorema. Em conseqncia, theoros passou a ser usado como um termo mais geral para espectador, e particularmente um espectador de competies atlticas e apresentaes dramticas nos Jogos Olmpicos, e para algum comissionado para viajar a terras estranhas e delas trazer informao. J podemos perceber que a palavra est associada a ao: observar, admirar, colher informao! Ou seja, se trata de um verbo, onde se contempla e depois se chega a concluses. A informao desse algum encarregado, era fruto da sua observao de outras realidades, h uma associao entre seu pensamento e as atividades prticas que ele observava. H uma ligao entre pensamento e ao. Percebe-se, assim, uma ligao entre duas esferas distintas pensamento e ao. A teoria representa uma esfera de transio entre outras duas esferas - a do pensamento (filosofia) e a da ao (prtica). por isso que ela engloba caractersticas de ambas as esferas. Apresentando o exposto de forma mais evidente e visual este seguiria o seguinte desenho:

Filosofia Teoria

Prtica

CopyMarket.com

Introduo Cincia Poltica - Aula 01 - Maria Izabel Braga Weber Vanderlei

3.2. Por que a teoria importante? Qualquer atividade, tanto cientfica, como artstica, ou seja, independentemente da esfera de atuao, para ser vlida precisa estar bem fundamentada. E essa fundamentao s alcanada com base na teoria. A teoria o fundamento da ao e todos ns, quando necessitamos argumentar sobre qualquer ponto nos referiremos a ela de forma direta ou indireta. Alguns podem dizer: - eu acho que eu prefiro vivenciar a realidade e a prtica do que ficar teorizando. Quer dizer, quase todo mundo contrape a prtica teoria. No entanto, deve-se entender que, at mesmo pela origem do termo, a prtica e a teoria no so antagnicas, mas complementares. No existe ao sem pensamento, a no ser que seja um ato irracional, claro. Mas a, quais seriam as conseqncias de atos irracionais...Eles seriam exemplos a serem seguidos ou defendidos? No, n.

3.3. Sobre a teoria poltica... DEFINIO: a teoria poltica busca ver a atividade poltica como aquela atividade com a qual os homens procuram resolver os problemas de uma convivncia ordenada, expressa principalmente na organizao do poder poltico, que seria o Estado. CONCLUSO: a previso a principal finalidade prtica da cincia poltica e a explicao a principal finalidade terica.

CopyMarket.com

Introduo Cincia Poltica - Aula 01 - Maria Izabel Braga Weber Vanderlei

CopyMarket.com Todos os direitos reservados. Nenhuma parte desta publicao poder ser reproduzida sem a autorizao da Editora.

Notas de Aula Disciplina: Introduo Cincia Poltica Departamento de Cincia Poltica - UnB Professora Maria Izabel Braga Weber Vanderlei

Introduo Cincia Poltica Aula 02


Maria Izabel Braga Weber Vanderlei

1. Poder
DEFINIO GERAL: o poder pode ser visto como a capacidade ou a possibilidade de agir, de produzir efeitos. Mas essa noo de poder muito ampla e pode se referir at a objetos ou fenmenos naturais. preciso ento restringi-lo ao nosso universo poltico. Sendo assim, quando nasceu a poltica? {PODER SOCIAL: Assim, podemos entender o poder social como sendo a capacidade do homem ou de um grupo de determinar o comportamento de outro homem ou de outro grupo. Mas ainda dentro deste conceito a noo de poder foge do nosso interesse, pois, como vocs leram no dicionrio do Bobbio, tanto o poder de um pai sobre o filho (de um homem sobre outro homem) quanto de um governo sobre seus cidados (um grupo sobre outro) so ambos exemplos de poder social. O que distinguiria um do outro e por que este ltimo nos interessa mais? - AS ESFERAS: o que distingue um exemplo do outro a esfera em que o poder exercido (no primeiro, o ncleo familiar; no segundo, a comunidade poltica como um todo). Como mais tarde vai nos dizer Max Weber essas seriam as relaes de mando e obedincia que mais ou menos se confirmam no tempo.

2. Poder Poltico:
DEFINIO: fala-se de poder poltico ento quando se estuda os fenmenos polticos. Assim, como ns vimos na aula passada, so aqueles que envolvem a organizao do Estado ou da comunidade poltica e sua estrutura. AS ESFERAS DO PODER POLTICO: mesmo dentro de uma comunidade ou entre comunidades o poder poltico composto por vrias esferas (como por exemplo a educacional, sanitria, urbanstica, exterior, etc.) onde possvel observar as caractersticas das relaes de mando e obedincia em questo. CARACTERSTICAS: a primeira caracterstica da noo de poder que nos diz respeito o conceito de a) bilateralidade: no existe poder social ou poltico, diz Mario Stoppino, se no existe ao lado de quem o exerce, aquele que a ele est sujeito; b) natureza: logo, o poder poltico e social no se restringe a alguma coisa ou algo que se possui, mas uma relao entre pessoas que se exerce por meio de instrumentos ou de coisas; e, por fim, o c) campo de atuao: no caso especfico do poder poltico, aquele que exercido no mbito do Estado ou entre Estados.

CopyMarket.com

Introduo Cincia Poltica - Aula 02 - Maria Izabel Braga Weber Vanderlei

ASPECTOS DO PODER POLTICO: At aqui falamos de exerccio do poder poltico, mas nem sempre o exerccio da capacidade de determinar o comportamento do outro precisa ser necessariamente posto em prtica. s vezes, basta apenas a ameaa ou o potencial para determinar, o que distingue o poder poltico em: a) poder potencial - o poder potencial a possibilidade de determinar o comportamento dos outros, representando uma relao entre atitudes para agir. Esse termo est mais associado a noo de influncia. O que mais caracteriza este tipo de poder poltico a habilidade que quem exerce o poder deve ter para influenciar o comportamento dos demais. saber utilizar os recursos certos na hora certa ou, ao menos, aparentar ter o potencial de agir, sem necessariamente ter que agir. b) poder de fato (poder atual) - entendido como uma relao entre comportamentos que se caracteriza pela intencionalidade ou certo interesse daquele que exerce o poder sobre aquele que a ele est sujeito; pela voluntariedade expontnea ou no daquele que sofre o exerccio do poder; e pela concretizao da mudana do comportamento deste ltimo.

OBS.: Neste tipo de poder percebe-se a presena da fora (direta ou indireta), tanto que para que essas duas ltimas caractersticas sejam atendidas, muitos meios so utilizados como por exemplo - o exerccio do poder coercitivo, o emprego direto da fora fsica (violncia), persuaso racional, a manipulao (propaganda camuflada), entre outros. Vale ressaltar que independente do meio utilizado se um indivduo ou um grupo (A) determina o comportamento de outro (B) significa que h o que no texto chamamos de nexo causal. Essas duas vertentes do poder poltico (o poder potencial e o poder de fato) tm origens diversas e vo acabar por refletir no conceito de poltica.

3. Poder Potencial
ORIGENS: A primeira linha, atualmente seguida, por exemplo, por Talcott Parson, um cientista poltico contemporneo, segue a caracterizao de poder feita pelos gregos antigos. Os gregos, como Aristteles, entendiam a poltica como a procura da felicidade coletiva e consequentemente o poder como o meio para se chegar a este fim. Naquela poca, a atividade poltica nas cidades-estados gregas eram exercidas pelos cidados que se reuniam em praa pblica para tratar dos assuntos relativos ao Estado. Logo, todos detinham o poder de deliberar sobre as questes do Estado. O poder era eqitativamente repartido entre os cidados, tanto que se utilizava o mtodo do rodzio para os cargos pblicos. CARACTERSTICA: O poder, ento, no est associado noo de fora, mas sim com a de deciso. EXEMPLO: Um outro autor contemporneo que ns j falamos aqui, Harold D. Lasswell, que juntamente com Abraham Kaplan, escreveu uma espcie de dicionrio, chamado de Poder e Sociedade, tendo como ponto chave o Poder, expressa exatamente essa corrente definindo poder como a participao na elaborao das decises. CONCLUSO: De acordo com o contexto histrico dos gregos antigos, a vida pblica no estava caracterizada por uma hierarquia entre governantes e governados, pois todos participam do poder. Assim, apesar de acreditar que a poltica se exercia no interesse de todos, tanto que os cidados pretendiam participar da direo e assumir os encargos cvicos por rodzio (Livro III, cap. 6 - A Poltica), o prprio Aristteles apontou para um problema interessante - ele comeou a ver que alguns homens queriam se manter no poder para desfrutar das vantagens materiais que se tira(va) dos bens do Estado. Foi quando comeou a ocorrer disputa pela direo do governo.

CopyMarket.com

Introduo Cincia Poltica - Aula 02 - Maria Izabel Braga Weber Vanderlei

4. Poder de Fato (ou atual)


ORIGENS: J os autores que seguem essa segunda corrente perceberam que ocorreram mudanas na vida scio-econmica com conseqncias polticas em relao ao poder. A relao entre a poltica e o poder passou a ser interpretada como a atividade social que se prope a garantir pela fora, fundada geralmente no direito, a segurana externa e a concrdia interna de uma unidade poltica particular (Julien Freund, Quest-ce que la Politique?). CARACTERSTICA: segundo os autores dessa corrente (como David Hume, por exemplo) o nascimento do poder deve-se, aparentemente, s necessidades da guerra, logo, a necessidade do poder impe-se nas sociedades ampliadas e requintadas, quando as regras de justia j no tm fora suficiente em si prprias para que os homens as respeitem se no houver coero - e quando existem grupos sociais com forte interesse em que a justia seja ministrada de maneira segura. CONCLUSO: baseado nessa caracterstica do poder poltico que os principais tericos modernos, como Hobbes, vo justificar a existncia do Estado e a idia de que deve ser ele - o Estado - e no o povo o detentor do poder poltico. EXEMPLO: Hobbes chegou a essa concluso com base no que ele chamou de jus utile. Para ele o direito aquilo que til. Para entender melhor essa proposio dele necessrio imaginarmos os primeiros momentos da vida em sociedade. Naquele momento o indivduo tinha o direito a tudo o que ele quisesse, ele podia apoderar-se de tudo o que bom para si, segundo o seu juzo. O direito (jus) medido pelo til (utilie) e todos tm as mesmas condies. Caso assim fosse e no existisse uma instncia soberana, um poder que o indivduo temesse, quem iria decidir sobre o que til ou no? Melhor, vamos dar um outro exemplo, se eu quero uma coisa e ele tambm e os dois acham que tem direito sobre aquilo, agente vai acabar se matando, porque nenhum dos dois vai abrir mo. Mesmo que agente resolva escolher ele, um terceiro, como um rbitro imparcial, dificilmente chegaramos a um fim bom para os dois. Por qu? Porque caso ele (o rbitro) fosse favorvel a mim ou a ele, o outro nunca concordaria. Mesmo que ele diga que considerou somente o que justo em si, eu ou ele discordaramos, porque o justo em si, nada mais do que a opinio que ele (rbitro) tem do que justo. Assim tanto ele quanto eu s respeitaramos a deciso do rbitro se fssemos forados a isso. Quando o rbitro obtivesse esse poder (que seria poltico) de nos forar a aceitar sua deciso ele estaria imbudo da noo de autoridade. Logo, percebe-se que Hobbes via como necessrio um poder capaz de decidir, legislar e convencer os indivduos a obedecer lei. Em outras palavras, para Hobbes quer dizer que as pessoas no obedecem s leis por serem elas boas ou por elas terem um fim bom, porque se cada um fosse livre para decidir a obedincia no seria mais garantida. a autoridade, no a verdade, que faz a lei. LIMITES AO PODER POLTICO: Mas a viso de Hobbes, que garante uma soberania irrestrita ao governante, no unanimidade. Foi importante porque expressou uma transformao do entendimento da poltica, mas limitada por ter sido uma das primeiras. Outros autores como Locke, por exemplo, observa a necessidade da presena central de um poder, mas perceberam, tambm, a necessidade de limitar este poder tarefa que o Estado possui. por isso que eles defendem o Estado Constitucional, limitado por leis legtimas, visto que so frutos do consenso dos cidados.

CopyMarket.com

Introduo Cincia Poltica - Aula 02 - Maria Izabel Braga Weber Vanderlei

5. Autoridade
Voltando ao exemplo de Hobbes percebemos que aquele poder que o rbitro tinha de fazer valer a sua vontade lhe garantia autoridade. E o que vem a ser autoridade? DEFINIO: de uma maneira geral a autoridade entendida como o poder formal, ou seja, a institucionalizao do poder. E essa institucionalizao implica a elaborao de uma Constituio, que a lei magna, onde o poder legitimado e legalizado, sendo utilizado em conformidade com as leis. CARACTERSTICAS: dessa forma, duas so as caractersticas principais da autoridade - a legalidade e a legitimidade.

6. Legalidade
DEFINIO: Na linguagem poltica, entendemos por legalidade um atributo e um requisito do poder, da o fato de dizermos que um poder legal ou age legalmente quando exercido no mbito das leis, ou melhor, em conformidade com as leis estabelecidas ou, pelo menos, aceitas. Em outras palavras fala-se em legalidade quando se trata do exerccio do poder. E qual seria a diferena bsica entre legal e legtimo? Quando um poder legal, ele necessariamente legtimo? Basta estabelecer leis?

7. Legitimidade:
DEFINIO: Quando se fala em legtimo trata-se de tudo aquilo em que h um consenso da parte do povo para que seja legal. Uma ordem ou uma deciso de uma autoridade ser legal se estiver estabelecida em lei e ser legtima se todos estiverem de acordo sobre a validade daquela lei e se ela for capaz de assegurar a ordem da sociedade sem incorrer na possibilidade do uso da fora. A legitimidade tem, ento, um sentido subjetivo de justia e racionalidade. CONCLUSO: Logo, nem tudo que legal legtimo, pois a lei pode contrariar alguns dos princpios que culturalmente ou naturalmente o indivduo no est interessado em prejudicar, como por exemplo: liberdade de expresso, de escolha, enfim, todas aquelas liberdades polticas conquistadas com a revoluo francesa.

8. Fim:
Enfim, ns podemos ver que essas duas vertentes que giram em torno do poder so seguidas por diversos autores, cientistas polticos e tambm juristas que pretendem atravs da histria e da leitura dos clssicos legitimar o papel da ao do Estado e da abrangncia e fora das leis. E por isso que sempre que ns vamos estudar poltica falamos em poder.

CopyMarket.com

Introduo Cincia Poltica - Aula 02 - Maria Izabel Braga Weber Vanderlei

CopyMarket.com Todos os direitos reservados. Nenhuma parte desta publicao poder ser reproduzida sem a autorizao da Editora.

Notas de Aula Disciplina: Introduo Cincia Poltica Departamento de Cincia Poltica - UnB Professora Maria Izabel Braga Weber Vanderlei

Introduo Cincia Poltica Aula 03


Maria Izabel Braga Weber Vanderlei

1. Introduo
As quatro palavras que foram trabalhadas antes (PODER, AUTORIDADE, LEGALIDADE e LEGITIMIDADE), juntas, representam a forma de organizao poltica de qualquer grupo social, ou seja, representam mais abstratamente, o que hoje se entende por Estado. Se qualquer grupo quiser se organizar vai ter que analisar quem vai decidir, isto , quem vai ter o PODER; sobre o que ele vai decidir, pois preciso limitar esse poder estabelecendo sobre quais aspectos quem tem o poder tem AUTORIDADE para decidir; para garantir esses limites sem que haja controvrsias sobre ele, percebe-se a necessidade de estabelec-los por escritos, LEGALIZANDO-OS; mas, com o consenso da populao, afinal a fora da lei est em sua LEGITIMIDADE dada por todos os que por ela so afetados. {Formas de Governo: Assim, tem-se que, para organizar politicamente um grupo de pessoas, para criar um Estado, deve-se discutir essas questes. Em outras palavras, deve-se discutir sobre as formas de governo. As formas de governo so modos de organizao da vida coletiva e, consequentemente, do controle e regulao do poder como condio da liberdade. Elas representam as formas de organizao do poder poltico. por esse motivo que Plato, Aristteles, assim como nossos polticos atuais e ns mesmos, nos preocupamos com elas. No faz muito tempo fomos chamados a decidir sobre qual o melhor sistema de governo presidencialista ou parlamentarista um ou um grupo decidindo; e qual regime poltico adotar no Brasil monarquia ou repblica, ou seja, que tipo de organizao poltica adotar: uma onde quem governa tem seu poder limitado por diversos pontos, ou outra onde quem assume o poder o tem ampliado, at mesmo, pela perpetuidade do cargo. Qual o preo que as monarquias atuais pagam por essa amplitude?

2. Plato
- VIDA - De acordo com Bobbio, Plato trata de temas polticos, como as formas de governo, em vrias de suas obras. Mas quais foram os motivos que o levaram a tratar desse assunto? Na introduo do livro Plato, da Coleo os Pensadores, vocs vo ver que Plato nasceu em 428/7 a.C. e morreu em 348/7 a.C., viveu sua juventude entre a decadncia da famosa democracia ateniense e a guerra do Peloponeso, contra Esparta. OBS.: Essa guerra comeou uns trs anos antes de Plato nascer e durou cerca de vinte e oito anos, at por volta do ano de 400, quando ocorreu a vitria Espartana. Depois da derrota de Atenas at a metade do sculo III a. C., Atenas no viveu tranqila, sofreu muitos desgastes econmicos e o regime aristocrtico se fortaleceu em detrimento do democrtico. Foi ento que na segunda metade do sculo III a. C. a Grcia, enfraquecida e desordenada, foi invadida pela Macednia e a temos o final do perodo helnico. Plato percebeu esse perodo em que viveu como sendo conturbado, desordenado e fraco. Suas percepes foram fruto de uma participao ativa na poltica, pois ele pertencia a uma famlia aristocrtica que partilhava, de forma efetiva, dos destinos polticos da Grcia (o pai dele, Ariston, foi um grande legislador), chegou a dizer: Outrora na minha juventude experimentei o que tantos jovens experimentaram. Tinha o projeto de, no dia em pudesse dispor de mim prprio, imediatamente intervir na poltica.

CopyMarket.com

Introduo Cincia Poltica - Aula 03 - Maria Izabel Braga Weber Vanderlei

- PERCEPO HISTRICA - Observando ento a crise de Atenas de dentro do poder poltico, Plato via um governo exatamente conturbado, desordenado e fraco. Logo, todas essas condies passaram a ser desprezveis para ele. Foi, portanto, que ele passou a ver a ordem como um objetivo e a sua realidade como sendo m. Na verdade Plato era pessimista e estava descontente com todos os sistemas polticos que conhecia, acreditando que todos eram ruins e/ou corrompidos em diferentes graus, sendo que a um ruim sucedia um pior ainda. Por esse motivo ele imaginou um Estado Ideal que nunca existiu, nem existia na sua poca. As demais formas de governo eram classificadas de acordo com o distanciamento da Ideal. - REPBLICA - Foi em sua obra A Repblica (Politeia - que significa tudo o que diz respeito vida pblica de um Estado incluindo os direitos dos cidados que o constituem) que ele desenvolveu a formao, a constituio desse Estado ideal, influenciado pelos modelos com os quais conviveu e estudou: por exemplo a timocracia de Esparta, a democracia ateniense, a aristocracia tambm ateniense, e assim por diante. Nessa obra surgem, inclusive, alguns dos conceitos e das questes que nos envolvem at hoje em relao poltica. A personagem principal dessa obra Scrates (seu mestre), que se apresenta como filsofo (ou seja o amigo da sabedoria, aquele que busca a verdade) e a idia central da obra a de justia (dik), que para ele a prpria condio de existncia da Polis e o fundamento do seu Estado ideal. Juntamente com Scrates esto outros personagens que com ele dialogam de acordo com o mtodo dialtico (contraposio de diferentes argumentos dos quais se chega a formulao de um conceito nico). - JUSTIA - De um desses dilogos surgiu a idia de Plato sobre justia, que para ele seria a atribuio a cada um da obrigao que lhe cabe, de acordo com suas prprias aptides. E o que isso representa? Em outras palavras, o que o Plato conclui que a justia est intrinsecamente relacionada ordem. Um homem justo aquele que segue a ordem, cumpre seu papel, sua funo especfica - recebida de acordo com sua aptido - em relao organizao do todo. OBS.: E de onde ele tirou essa idia? Quando Esparta venceu Atenas, ele percebeu que o sistema de educao ao qual os cidados Espartanos eram submetidos deu algum resultado. Havia uma ordem, uma estrutura organizada. S que ele imaginou que uma pessoa, que no nasceu com aptides para a guerra, no adiantava tentar transform-lo em um grande guerreiro. Uma pessoa com caractersticas de um guerreiro no conseguiria viver trabalhando de sol a sol sobre a terra. Se assim fosse teramos o que? A desordem. Ento ele percebeu que o Estado assim como alma deveria ser dividido em trs partes de acordo com as motivaes dos homens. - TEORIA ORGNICA DO ESTADO - com base nessa noo de justia que alguns intrpretes de Plato identificaram em sua obra uma teoria orgnica do Estado, isto , Plato via no Estado uma pessoa poltica, imagem e semelhana do corpo humano, ou melhor era a representao (macro) do indivduo (micro). Ex.: pag. XXII do livro A Repblica e pag. 51 do livro do Bobbio. - O INDIVDUO - Partindo do indivduo ento, Plato percebia uma diviso ternria da alma em: apetite, esprito ou (passional) e razo. Essa diviso seria as motivaes dos homens que, por sua vez, se agrupariam de acordo com elas, formando respectivamente o grupo dos que buscam a verdade - os amantes da sabedoria -, os que buscam a honra e os que buscam a riqueza. - O ESTADO IDEAL - Dessa forma, quando ele descreve a Cidade Ideal, ele prope que o Estado seja divido em trs nveis, de acordo com a diviso ternria da alma: a esfera da filosofia - que d condies aos homens de buscar a verdade - a esfera da poltica - onde os homens buscam a honra e o reconhecimento - e a esfera da economia - onde os homens buscam a satisfao das suas necessidades bsicas. Assim teramos trs funes pblicas de acordo com cada esfera: Filsofos: so aqueles indivduos cuja virtude principal a sabedoria e que colocam acima do prazer a verdade, tendo em mente ideais que formulariam as decises para controlar os demais (governam, legislam); Guardies: indivduos cuja virtude a coragem e que se importam com o bem-pblico, o bem-comum, executando as tomadas de decises dos filsofos; (defendem, administram);
Introduo Cincia Poltica - Aula 03 - Maria Izabel Braga Weber Vanderlei
2

CopyMarket.com

Produtores: grupo que possui como virtude a disciplina e que se ocupa das atividades produtivas para nutrir os demais, visto que aqueles seriam grupos improdutivos, seguindo e obedecendo as decises colocadas pelo primeiro grupo (obedecem).

- SISTEMA EDUCATIVO - A estrutura descrita necessitava do apoio de um aparato educacional que fosse capaz de identificar as necessidades de cada indivduo (as escolas pblicas sustentadas pelo Estado surgiram ainda no perodo helenstico fruto dessa proposta de Plato). Tambm existia espao para aqueles que buscam algo mais do que o prazer material - como a pintura, a poesia e a msica - e para estas necessidades necessrio um certo territrio adicional que seria funo do Estado, atravs da guerra, conquist-lo, diz Plato. - AS FORMAS DE GOVERNO - Associando a viso da histria de Plato (pessimista - com um governo ruim sendo sucedido por um pior ainda), com a teoria orgnica do Estado, vemos no livro que (j na pg. 46, Bobbio) Plato identificou as seguintes formas de Governo em A Repblica: monarquia/aristocracia, timocracia, oligarquia, democracia e tirania. As duas primeiras formas se aproximavam da ideal (pg. 46 - Bobbio). A timocracia representava o que Plato admirava na forma de governo espartana. As demais representavam a deteriorao da anterior. Em cada uma prevalecia um tipo de comportamento humano que se degenerava at se transformar naquele que representaria a prxima forma. Em sua ltima obra - As Leis, no entanto, Plato prope uma conciliao entre monarquia constitucional e democracia (pg. 16 - Os Pensadores) e em O Poltico ele estabelece a distino entre as formas boas (aquelas em que o governo se baseia no consentimento e vontade dos cidados) e as ms (aquelas em que o governo se baseia na violncia). Ainda em O Poltico, Plato reformula sua classificao substituindo a timocracia por dois tipos de democracia, em suma: monarquia, aristocracia, democracia positiva, democracia negativa, oligarquia e tirania. Em ordem decrescente as trs primeiras seriam boas e as trs ltimas ms. (Pg. 54 - Bobbio.) FORMAS DE GOVERNO (de acordo com Plato em O Poltico) POSITIVAS (baseada no consentimento) Monarquia Aristocracia NEGATIVAS (baseada no uso da violncia) Democracia negativa Oligarquia

Democracia Positiva

Tirania

3. Aristteles
- HERANA DE PLATO - Aristteles aproveita as idias do mestre, ordena-as e confronta-as com uma crtica sistemtica e prtica. Ele no se utiliza da dialtica, mas de um mtodo chamado geomtrico: diante de uma questo dada qualquer, formula-se suas conseqncias extremas, para ento concluir com um soluo mediana, ou ponto de equilbrio. - POLTICA - Assim como para Plato a questo central da poltica o conceito de justia, para Aristteles a questo central a felicidade. Para ele a poltica a procura da felicidade coletiva. Mas a partir do momento em que critica Plato na elaborao de uma cidade ideal, tambm repensa o conceito de justia.
CopyMarket.com

Introduo Cincia Poltica - Aula 03 - Maria Izabel Braga Weber Vanderlei

- PLIS - Para ele, o homem um animal, que se distingue por ser racional e poltico, que j nasce na Polis, ou seja a cidade no criada pelos homens. A Polis a continuao da aldeia, ou tribo, que nada mais do que o prolongamento da famlia. - CRTICA PLATO - Isso muito importante ter em mente, porque dessa percepo de Aristteles que podemos inferir que a partir do momento em que a Polis no criada, ela passa a ser entendida como fruto das necessidades dos homens, ou seja, no adianta mud-la para se obter uma mudana no comportamento dos indivduos. So os indivduos que devem naturalmente mudar para que essa transformao atinja a Polis. (pg. 12 da Coleo) E de acordo com essa percepo diferente entre ambos que eles vo adotar metodologias diferentes. enquanto Plato parte diretamente para a crtica da Polis existente, Aristteles se transforma no primeiro analista do sistema poltico. - UNIDADE (teoria orgnica) X HETEROGENEIDADE - Dessa forma, o que constitui o cerne da obra de Aristteles sua crtica hipottica Cidade Ideal de Plato. O que ele critica um ponto que ser comum entre todas as demais propostas utpicas que o ideal de mxima unidade, ou seja, uniformizao: no grego, homogeneizao da sociedade. Para Aristteles, ao contrrio, a razo de ser da Polis a pluralidade ou, em grego, a heterogeneidade da sociedade. E essa heterogeneidade baseada nas diferenas morais, ou de mrito. - JUSTIA - Quer dizer que sua proposta a oposio ao pensamento de Plato, pois uma sociedade seria injusta se no levasse em considerao as diferenas de mrito. Merece mais quem mais contribui para o bem comum. Sobre a Justia vale ressaltar ainda que Aristteles a percebe em seu sentido original (dkaion = justo; dikha = dividida ao meio) e a distingue em dois tipos: a) uma natural (ou quantitativa) - onde todos devem ser tratados igualmente; e b) outra moral (ou qualitativa) - que prev tratamento igual para iguais (em mrito) e desigual para desiguais (em mrito). - REVOLUO - No captulo V, de sua obra mais popular A Poltica, Aristteles comenta sobre as causas da revoluo. Na verdade ele coloca que o que causa a revoluo uma percepo de injustia. As revolues sero, portanto, ou do tipo democrtico (quando o primeiro tipo de justia no atendido), ou do tipo aristocrtico. - PROPRIEDADE - Aristteles esposa a segunda definio de poltica, se opondo a Plato no que se refere a abolio da propriedade e da famlia. Segundo ele estas seriam modificaes anti-naturais, destinadas ao fracasso. (pg. 207. Os Pensadores) - PONTO INTERMEDIRIO - (Lembrar do Orculo de Delfos) Aristteles era realista e conhecedor (ou melhor reconhecedor) da natureza humana, percebendo, portanto, que deve haver limites para essa sua opo de justia qualitativa ou meritocrtica. Ele entende que haveria a necessidade de uma soluo intermediria entre esses dois tipos de justia, a quantitativa e qualitativa. A soluo encontrada por ele foi desenvolvida em um outro livro dele muito importante, tica Nicmaco, onde ele prope uma maneira corretiva do tipo qualitativo. A maneira corretiva seria necessria porque, afinal, tanto o mrito quanto as diferenas podem se acumular de tal maneira que chegam a por em risco a prpria continuidade da comunidade, ou da polis. Da que, para a preservao da comunidade, h que se corrigir a desigualdade pela igualdade de oportunidades (cap. V da tica), conseguida por uma educao igual. - COMUNISMO X POSSE E USO- A percepo de justia de Aristteles to diferente da de Plato que ele rebate a proposta platnica de comunismo, pois a v como contraria natureza da Polis. Segundo ele a propriedade direito natural humano e o homem s se empenha naquilo que sabe ser seu. Mas, aqui tambm se requer limites, para a preservao da comunidade. por esse motivo que Aristteles elabora a distino entre Posse e Uso, distino que at hoje adotada pela Doutrina Social da Igreja e que seria: o direito Posse tem seu limite no direito de Uso coletivo. Ou seja, o direito propriedade particular ter seu limite quando implicar em detrimento do usofruto comum.
CopyMarket.com

Introduo Cincia Poltica - Aula 03 - Maria Izabel Braga Weber Vanderlei

- AS VRIAS FORMAS DE GOVERNO: Ao invs de pensar em um modelo Aristteles, desenvolve com realismo e clareza as formas de governo existentes at ento e tece argumentos sobre formas opcionais de sistema ou regimes de governo e suas constituies, propondo o chamado regime misto, ou composio balanceada entre democracia e a oligarquia, como o sistema com maiores chances de estabilidade. FORMAS DE GOVERNO (de acordo com Aristteles) POSITIVAS (visa ao bem-comum) Monarquia (governo de um s) Aristocracia (Governo de poucos-virtuosos) Politia (governo de muitos) NEGATIVAS (no visa ao bem-comum) Tirania (governo de um s) Oligarquia/Timocracia (governo de poucos - ricos ou das armas) Democracia (governo de muitos demagogos)

- FORMA MISTA DE GOVERNO - De todas essas observaes feitas da obra de Aristteles podemos dizer que o que causa a revoluo, para ele, no a simples percepo da desigualdade, mas sim da desigualdade arbitrria, no legtima, no justificada. A desigualdade perfeitamente aceitvel e assim o tratamento desigual. Desde que consentida pelos demais. Em suma, ele acredita que o poder deve, quase sempre, vir revestido de um discurso permanente de legitimao, capacitando a obedincia pelo consentimento. E a garantia dessa legitimao do poder e de uma maior estabilidade encontrada somente na Politia. - POLITIA (ou Politeia) - poder exercido por muitos - perdeu-se com o tempo e a democracia passou a ter uma conotao positiva. Para Aristteles a Politia uma fuso entre a oligarquia e a democracia, onde a riqueza distribuda de forma a garantir classe mdia um maior poder do que as duas classes extremas. - GOVERNO MISTO - A idia da mistura que origina a Politia influenciou e influencia at hoje o pensamento poltico ocidental de que o bom governo fruto de uma mistura de diversas formas de governo, cuja melhor sintetizao foi dada por Polbio. - PODER EXECUTIVO - PODER LEGISLATIVO - PODER ELEITORAL MONRQUICO (responsabilidade pessoal na execuo das leis) ARISTOCRTICO (competncia colegiada na formulao das leis) DEMOCRTICO (todos participam na escolha dos legisladores e executores)

CopyMarket.com

Introduo Cincia Poltica - Aula 03 - Maria Izabel Braga Weber Vanderlei

CopyMarket.com Todos os direitos reservados. Nenhuma parte desta publicao poder ser reproduzida sem a autorizao da Editora.

Notas de Aula Disciplina: Introduo Cincia Poltica Departamento de Cincia Poltica - UnB Professora Maria Izabel Braga Weber Vanderlei

Introduo Cincia Poltica Aula 04


Maria Izabel Braga Weber Vanderlei

Tema: Entre os Clssicos e Maquiavel - O Pensamento Poltico Medieval 1. Introduo


- POLBIO (nasceu na Grcia no sculo II a.C., mas foi deportado para Roma) - Em sua obra Histria ele elabora 3 teses fundamentais: 1) Sobre as Formas de Governo: - na qual explica que existem fundamentalmente seis formas de governo (trs boas e trs ms). No entanto, diferentemente do critrio aristotlico (distino entre pblico e privado), Polbio vai adotar o modelo platnico (que classifica de acordo com o uso ou da violncia). FORMAS DE GOVERNO (de acordo com Polbio) BOAS (consenso e vontade) Monarquia (governo de um s) Aristocracia (Governo de poucos-virtuosos) Democracia (governo de muitos) MS (uso da violncia, fora) naturalmente Tirania (governo de um s) Oligarquia/Timocracia (governo de poucos - ricos ou das armas) Oclocracia (gov. popular na sua forma corr.)

{2) Sobre a viso da histria: a qual, acredita ele, apresenta uma sucesso ritmada em forma de ciclo repetido no tempo. Em outras palavras, Polbio entende que a evoluo um processo histrico desenvolvido ciclo por ciclo, seguindo uma tendncia degenerativa (como a de Plato), de carter fatalista, pois a transformao de uma forma em outra considerada natural e determinada (e.g.: a monarquia sempre vai degenerar na tirania, ..., ressaltando, ainda, que essa transformao causada pela corrupo originada no interior de cada constituio). Na verdade, Polbio faz uma sntese da viso cclica, de Aristteles, com a pessimista, de Plato. Assim, para ele h um alternncia entre as formas boas e ms, porm, a segunda forma boa sempre pior do que a precede, do mesmo modo ocorre com as ms.
CopyMarket.com

Introduo Cincia Poltica - Aula 04 - Maria Izabel Braga Weber Vanderlei

Plato

Polbio

Tirania

Oclocracia

3) Sobre o Governo Misto - tese na qual Polbio mostra que o objetivo de uma constituio ordenar os cargos governativos, permitindo o desenvolvimento regular, ordeiro e natural da vida civil. Logo, se o aspecto da ordem primordial, essa constante degenerao das formas SIMPLES boas nas formas SIMPLES ms ruim, porque gera instabilidade. Em suma, todas as formas SIMPLES no so as mais adequadas (nem as boas), pois permitem facilmente sua degenerao. por esse motivo que Polbio vai sugerir o GOVERNO MISTO. Este, sendo a fuso das trs formas boas, se mostrou estvel (mas no eterno, como a histria deixou claro em relao a constituio espartana e romana), equilibrando-se os diversos poderes correspondentes. OBS.: Princpio do equilbrio: Esse equilbrio acima referido deu origem ao princpio do equilbrio, que mais tarde foi incrementado e desenvolvido por Montesquieu. Para Polbio, portanto, a estabilidade da constituio de um governo misto est no mecanismo de controle recproco dos poderes. [A teoria do governo misto de Polbio no deve ser confundida com a teoria da separao e do equilbrio entre os poderes, to bem formulada por Montesquieu, mas de certa forma a precede]. - CCERO (romano que viveu no sculo I a.C.) - escreveu De Republica, obra onde podemos encontrar uma semelhana com o pensamento de Polbio, defendendo o governo misto por sua estabilidade.

2. Antigidade Clssica x Idade Mdia x Renascimento


a) Antigidade Clssica - Por todo o exposto nesta aula e na aula passada, pode-se traar o seguinte quadro do pensamento dominante na Antigidade clssica e responder a 1 das trs questes da aula de hoje. 1) De forma geral, quais eram as principais caractersticas do pensamento pr-cristo? Viso da histria: vimos que desde Plato (mesmo que este no tenha deixado to explcito quanto Aristteles, Polbio e os demais) a evoluo da histria humana aparece como uma sucesso e governos e fatos onde ao chegar ao fim, pior forma, retomamos ao incio, melhor forma, respeitando um longo ciclo natural. Essa viso foi denominada de ANACICLOSE e foi influenciada pela percepo que esses pensadores tinham tanto da natureza humana quanto do papel do Estado. Viso da natureza humana: Assim, voltando a Plato e a sua teoria orgnica do Estado, vimos que a cada forma de governo correspondia um tipo de natureza humana. Plato, ento, caracterizou o homem tirnico, o aristocrtico, etc. Aristteles, da mesma maneira que Polbio, via a natureza do homem como natural, ou melhor, era como era, nem boa, nem m - simplesmente natural. Em todos eles, portanto, percebemos que o homem no visto como essencialmente bom ou mal, mas com caractersticas mutveis (que Aristteles chama de acidentes) - ora boas e ora ms. Viso do papel do Estado: Desse modo, se o homem no era essencialmente bom ou mal, no cabia ao Estado, com sua funo reguladora e ordenativa da atividade pblica e civil, preocupar-se em controlar diretamente a conduta humana, mas sim atender aos indivduos em suas necessidades e anseios coletivos. Por esse motivo que percebemos a preferncia dos pensadores pr-cristos pelas formas de governo baseadas no consenso e na vontade dos cidados (como colocava Plato e Polbio) ou na busca pelo bem-comum (como afirmava Aristteles), ou seja, as formas retas. Enquanto que as formas tirnicas (ou que visavam ao benefcio prprio), tanto de um como o de todos, eram claramente relegadas.
CopyMarket.com

Introduo Cincia Poltica - Aula 04 - Maria Izabel Braga Weber Vanderlei

b) Idade Mdia Mas, qual seria a diferena marcante entre o pensamento pr-cristo, dominante na Antigidade clssica, e o cristo, que prevaleceu durante toda a Idade Mdia? Ns vamos saber respondendo a 2 questo. Porm, primeiro vamos procurar lembrar resumidamente dos principais aspectos que marcaram esse longo perodo de 1000 anos. CONTEXTUALIZAO - Como todos devem lembrar a Idade Mdia comeou com a queda do Imprio Romano em 476 d.C. e durou at 1453, quando Constantinopla foi tomada. QUEDA DO IMPRIO - Logo aps a queda do Imprio romano, que foi invadido pelos brbaros, viu-se a desagregao da antiga ordem (lembrar aqui que essa antiga ordem era o exemplo de governo misto e estvel de que se valeram Polbio e Ccero) e a diviso do Imprio em diversos reinos brbaros. FEUDALISMO - Essa diviso deu origem, mais tarde, aos pequenos feudos, unidade tpica do feudalismo (este representava uma nova organizao social, poltica e econmica, caracterizado pelo sistema de suserania e vassalagem, economia auto-suficiente e descentralizao poltica). CRISTIANISMO - Desde que o poder central do Imprio se enfraqueceu, s restou em comum entre seus antigos membros a crena no cristianismo. Vale lembrar que foi justamente no final do Imprio romano que o cristianismo se tornou a religio oficial, fortalecendo uma ligao entre o Estado e a Igreja. O cristianismo passou a representar, ento, j na Idade Mdia: o ideal de Estado Universal; o desejo de unidade frente a desagregao do poder; e, por fim, a restaurao da ordem perdida AS DUAS ESPADAS (ou a Cruz e a Espada) - esse simbolismo expressa a situao que ns descrevemos anteriormente, isto , a existncia de dois poderes, um material (e por isso temporal) e outro espiritual (pois se referia aos valores eternos da religio).

De acordo com esse contexto, 2) Quais seriam as influncias do pensamento cristo na produo intelectual da Idade Mdia? Viso da histria: como bons cristos os principais pensadores da poca acreditavam numa evoluo que leva a Deus, logo, possuam uma viso ascendente do processo histrico, onde o fim se encontrava na cidade de Deus e no na dos homens. Por qu? Viso da natureza humana: Porque o homem apresentava uma natureza m em sua essncia, pois ele era fruto do pecado original, era o filho do primeiro homem e da primeira mulher pecadores e, portanto, j nascia pecador. Viso do papel do Estado: Essa concepo da natureza m do homem influenciou a finalidade do Estado, o papel do Estado (que passou a ter uma conotao negativa - ressaltar o importante papel de Santo Agostinho - 354/430 - perodo final do Imprio Romano, foi influenciado por Plato). Este deixou de ser visto como o promotor do bem (contrariamente aos helnicos, lembrando que o prprio Aristteles dizia que a poltica era a busca da felicidade coletiva e, que era papel do Estado realiz-la) e passou a ser visto nica e exclusivamente como instrumento de controle, por meio de todos os mecanismos possveis (principalmente a fora e a espada), da conduta humana. Em outras palavras, a felicidade s era alcanada no cu, no aqui na Terra. Por isso o Estado era visto como um mal necessrio; por isso eram eleitos os prncipes e reis, para que com o terror e a represso livrem os seus sditos do mal e lhes garanta a salvao eterna., obrigando-os, pelas leis, a viver retamente (vai nos dizer Isidoro de Sevilha em sua obra Sententiae, III, 47). Enfim, s o despotismo pode controlar essa natureza pecadora do homem e o levar vida eterna. c) O Renascimento Mas o que aconteceu na histria para que houvesse uma ruptura entre o Estado e a Igreja? Podemos descobrir respondendo 3 questo.
CopyMarket.com

Introduo Cincia Poltica - Aula 04 - Maria Izabel Braga Weber Vanderlei

3) Quais foram as principais caractersticas do Renascimento que romperam com o pensamento cristo? CONTEXTUALIZAO - A partir do final do sculo XI, ocorre o renascimento comercial, urbano e cultural. A expanso do comrcio e o mercantilismo contriburam para o fim do relacionamento entre senhores e servos do feudo e o conseqente crescimento das cidades. Dessa forma, a antiga relao hierrquica de suserania e vassalagem comea a dar a espao a uma relao entre iguais - vendedores e compradores. A RETOMADA DOS CLSSICOS - No final do sculo seguinte, no sculo XII, foram descobertas, ou melhor, tornadas pblicas as obras de Aristteles, por muito guardadas pela cpula da Igreja, que deteve por toda a Idade Mdia o acesso ao conhecimento. Traduzido, porm, por So Thomas de Aquino, este o revestiu de uma urea crist e deturpou parte de seu pensamento. Ocorreu, no entanto uma busca cada vez maior pela leitura dos clssicos no original, sem a interferncia do pensamento cristo. No entanto, as novas idias no provocaram alteraes polticas imediatas, mas permitiu que se iniciasse uma lenta e profunda transformao, principalmente no que se refere aos trs aspectos que ns estamos observando.

Viso da histria: Sobre a viso da histria a concepo progressista e positiva, mas pouco palpvel no ambiente terreno, do pensamento cristo foi dando espao para a retomada da viso cclica da histria (todos ns nascemos, crescemos e morremos, seguindo um ciclo natural), bem como a da concepo da natureza humana. Viso da natureza humana: A natureza humana voltou a ser entendida como antes, ora boa, ora capaz do mal e do erro, mas nem por isso punvel por natureza (Maquiavel dizia: o cu sempre o mesmo sobre nossas cabeas- ou seja, a natureza humana no mudou desde a percepo feita pelos clssicos). O homem passou a ser valorizado (admirado tanto com suas qualidades e defeitos - lembrar do David de Michelangelo) depois de tanto tempo subjugado concepo da Igreja. Essa valorizao recebeu o nome de ANTROPOCENTRISMO. Houve uma busca desenfreada pelo conhecimento perdido, sendo exigido a perfeio em todos os sentidos (escultura, escrita, pintura, etc.), visto que o homem foi considerado durante toda a Idade Mdia como imperfeito desde o nascimento. Houve tambm, em conseqncia, o pavor mediocridade, pois o homem queria mostrar essa perfeio, que podia alcanar o sucesso na Terra e se tornar imortal pelo que fez e no por ter alcanado a salvao pela Igreja. Viso do papel do Estado: Eis que o Estado volta a ter, portanto, uma concepo positiva - apenas de regulador das relaes humanas e, garantidor da busca do bem-comum, pois os indivduos merecem. Mais importante ainda a ruptura entre o Estado e a influncia da Igreja, ou seja, o fim do Estado no est mais em controlar os homens para que eles alcancem o cu, mas est em manter a estabilidade e a ordem, conforme pregavam os autores da antigidade clssica. OBS.: O grande tema da poltica medieval a dicotomia Estado-Igreja, no a variedade histrica das formas de governo. A salvao do indivduo (sua felicidade) depende de outra sociedade paralela ao Estado - a comunidade eclesistica. Tal fator tem uma explicao, qual seja: o problema central dos escritores polticos dos primeiros sculos do cristianismo antes de tudo um problema moral. Trata-se da relao Estado-Justia.

CopyMarket.com

Introduo Cincia Poltica - Aula 04 - Maria Izabel Braga Weber Vanderlei

CopyMarket.com Todos os direitos reservados. Nenhuma parte desta publicao poder ser reproduzida sem a autorizao da Editora.

Notas de Aula Disciplina: Introduo Cincia Poltica Departamento de Cincia Poltica - UnB Professora Maria Izabel Braga Weber Vanderlei

Introduo Cincia Poltica Aula 05


Maria Izabel Braga Weber Vanderlei

Tema: Teoria das Formas de Governo - Maquiavel


VIDA E OBRA - Maquiavel nasceu em Florena em 03/05/1469 e morreu em 21/06/1527, aos 58 anos. Esse foi o perodo ureo do Renascimento (Pr-renascimento - 1350/1450; auge do Renascimento 1450/1550). Maquiavel conseguiu seu primeiro emprego pblico no ano de 1498, j durante um perodo instvel na vida poltica da pennsula, e ficou nesse mesmo emprego durante 14 anos, quando os Mdicis assumiram o governo de Florena (em 1512) e dissolveram a Repblica, mantendo-o exilado dentro do prprio territrio italiano. No ano seguinte ele comea a escrever O Prncipe e Comentrios sobre a Primeira Dcada de Tito Lvio. Maquiavel que sempre quis trabalhar no e pelo Estado ficou afastado das funes pblicas at 1520, quando recebeu o encargo pblico de escrever sobre a histria de Florena. S que sete anos mais tarde, quando ele pensou que poderia realmente se sentir livre, pois os Mdicis foram depostos e a Repblica restituda, os novos republicanos o acusaram de ser aliado da famlia deposta.

1) Como se apresentava o quadro poltico da Europa na poca de Maquiavel? Antes de falar sobre o Renascimento, porm, pergunta-se o que ocorreu na Europa e na Itlia durante este perodo que possa nos interessar? {EUROPA - Em Portugal, Espanha, Frana e Inglaterra, a tendncia centralizao do poder poltico coincidiu com a prpria formao da nao. O mesmo no ocorreu com a Itlia e a Alemanha, onde a tendncia centralizao do poder foi local. Tal centralizao se deu por motivos econmicos e sciopolticos. Pouco a pouco o feudalismo deu espao ao mercantilismo que influenciou as relaes sociais, gerando novos grupos capazes de disputar o poder poltico, pois a posse da terra no era mais o nico medidor de riquezas. Os comerciantes aumentaram sua esfera de influncia e sentiam a necessidade de homogeneizar os meios de troca, isto , as moedas, os pesos e medidas, ajudando a fortalecer o poder real. Ainda no plano poltico, os poderes do Sacro Imprio e do papa comearam a se enfraquecer. CASO PARTICULAR DA ITLIA - A Itlia era constituda por uma srie de pequenos Estados cada qual com um desenvolvimento poltico, econmico e cultural diferente. Tal quadro favoreceu o surgimento de contnuos conflitos, alm de permitir que por vrias vezes a Itlia fosse invadida pelos Estados que j estavam consolidados (mais especificamente a Frana e a Espanha). Apesar do grande nmero de pequenos Estados a Itlia era dominada por cinco grandes foras: AS CINCO FORAS - No sul da Itlia, tinhamos a influncia do Reino de Npoles (Arago), no centro, os Estados Papais e a Repblica de Florena (Mdicis), ao norte, o ducado de Milo e a Repblica de Veneza.

CopyMarket.com

Introduo Cincia Poltica - Aula 05 - Maria Izabel Braga Weber Vanderlei

OBS.: At 1494 (quando Maquiavel contava com 25 anos) Loureno Mdici, o Magnfico, conseguiu garantir pennsula certa tranqilidade. Apartir deste ano at 1516, no entanto, deu-se incio a uma srie de guerras que geraram desordem causadas tanto pelas dissenses internas quanto invases externas. Mas o que realmente ocorreu? - Frana: os franceses tinham o direito legal, por herana, ao Reino de Npoles, mas de incio no se preocuparam em efetivar a posse de tal territrio. Com a expanso comercial o ento rei da Frana, Carlos VIII, queria conquistar Npoles com o fim de transform-la em ponto estratgico para alcanar o oriente. Carlos VIII chegou a tomar a cidade, mas foi derrotado pela Liga de Veneza (formada pelo Estado Papal, Espanha, Veneza e outros pequenos Estados italianos). O sucessor dele, Lus XII, abdicou de Npoles em favor da Espanha, mas resolveu lutar pelo ducado de Milo. Mas uma coalizo liderada pelo Papa, acabou por derrot-lo. Foi assim que em 1515, Francisco I, rei da Frana que o sucedeu invadiu a Itlia e derrotou as foras italianas que defendiam o ducado de Milo. Durante esse perodo, a maior parte dos governantes no conseguia se manter no poder por mais de dois meses. 2) Quais eram as caractersticas da Renascena que influenciaram a obra de Maquiavel? Associado s questes polticas, qual o outro fator que poderia ter influenciado as obras de Maquiavel? O legado deixado pelo Renascimento. - Retomada dos Clssicos (viso cclica da histria/a histria no tem fim, uma sucesso de fatos, logo deve-se buscar o paraso aqui na Terra. Alm disso, ele estuda a histria, pois se a natureza humana comum - imutvel, fica mais fcil de prever o futuro)/Valorizao do homem/racionalismo (convico de que tudo pode ser explicado ela razo do homem e pela cincia, a recusa de acreditar em qualquer coisa que no tenha sido provada)/individualismo/arte-perfeio/ pavor da mediocridade. 3) Qual foi a ruptura de Maquiavel com o pensamento cristo? Adiantando a prxima questo, vale lembrar que para ele o Estado era a preocupao principal, mas no qualquer Estado, sim aquele capaz de manter a ordem. Um Estado real fruto da verdade efetiva das coisas (verit effetuale). Sua principal pergunta era como instaurar um Estado estvel para estabelecer e garantir a ordem de forma concreta? EVOLUO DA HISTRIA - Para responder essa questo, Maquiavel rompe com toda uma tradio que v a evoluo da histria como sendo natural e eterna (Polbio e Pensamento cristo, mesmo ressaltando as diferenas), pois a ordem no natural e, assim como o poder, incerta e sujeita s contingncias. Na verdade, para Maquiavel nada estvel e a natureza humana o cerne de tal pensamento que o influenciou em sua percepo da evoluo da histria. A histria cclica, ... , j que no h meios absolutos para domesticar a natureza humana(pg. 20, Clssicos). NATUREZA HUMANA - Nessa passagem podemos perceber que para Maquiavel a histria no s funo da natureza humana. Mais importante ainda ver que para ele o homem o prprio sujeito da histria. Esse homem composto, ao mesmo tempo, tanto por um possvel lado bom, quanto por um lado capaz do erro e do mal (pg. 19, Clssicos). E claro que essa composio gera instabilidade. O que pode variar, diz Maquiavel so os tempos de durao das formas de convvio entre os homens (como dizia Polbio ao defender o governo misto. Maquiavel alis sofre uma influncia explcita de tal autor).

CopyMarket.com

Introduo Cincia Poltica - Aula 05 - Maria Izabel Braga Weber Vanderlei

PAPEL DO ESTADO - O Estado, para estabelecer a ordem e garantir um convvio harmonioso entre os homens, dever trabalhar sobre duas bases instveis: a natureza humana e o fato de sempre existirem dois grupos na sociedade - os que querem dominar e os que no querem ser dominados. O problema poltico e, consequentemente, o papel do Estado encontrar mecanismos para tornar a existncia dessas duas bases instveis em uma relao estvel. Dois foram os mecanismos apresentados pela histria: o Principado (ou monarquia) e a Repblica. Duas formas de governo que se faro necessrias de acordo com as contingncias e no com as idias abstratas. AS FORMAS DE GOVERNO - Tambm sobre essa questo Maquiavel rompe com uma velha tradio. Desde Plato e aprimorada por Aristteles, vimos o modelo composto por trs formas de governos e suas degeneraes. Mas Maquiavel vai dizer:

Todos os ESTADOS que existem e j existiram so e foram sempre repblicas ou principados (monarquia). Com essa afirmao, na verdade, Maquiavel alm de romper com a viso clssica da tripartio (governo de um, de poucos e de muitos, que deu origem a teoria aristotlica das seis formas de governo) do poder - que poucas alteraes sofreu ao longo do tempo - introduz o termo ESTADO (ao que os gregos chamavam de Polis e os romanos de Res Publica). DISTINO DAS FORMAS DE GOVERNO - De acordo com Maquiavel, as formas de governo passam a ser distinguidas em: Principado (que eqivale ao reino de uma monarquia) e Repblica (tanto a aristocrtica quanto a democrtica). Em outras palavras, a distino agora se o poder poltico reside na mo de um s (pessoa fsica) ou na vontade coletiva (na figura de uma pessoa jurdica). Dessa maneira, menor relevncia Maquiavel vai dispor distino entre repblica democrtica e aristocrtica, visto que a vontade coletiva (qualquer que seja sua dimenso) necessita do respeito de determinadas regras de procedimento para sua formao. Mais adiante tratar-se- da distino utilizada por Maquiavel entre as formas boas e ms de governo, que conclui essa nova viso proposta por ele. SOBRE AS DUAS ESFERAS (religiosa e poltica) - que de todas a principal ruptura de Maquiavel com o pensamento anterior, trataremos mais adiante, aps trabalharmos os conceitos que o levaram a tal rompimento.

4) Qual a preocupao de Maquiavel que permeia todas as suas obras e por que ele escreve o Prncipe? O ESTADO - Se o Estado estiver desordenado, desagregado e deteriorado (como era o caso da Itlia de seu tempo), s a figura de um prncipe virtuoso poderia restaurar um governo forte e ordenado. Em um segundo momento, quando o Estado tiver alcanado a estabilidade, o povo - este agora virtuoso- estaria preparado para viver na Repblica. Assim, a formao do Estado, um Estado italiano o que mais preocupava Maquiavel. Foi por esse motivo que ele escreveu O Prncipe, para mostrar quem deveria conseguir esse objetivo.

5) Quais eram as caractersticas principais que um Prncipe devia ter? Descreva-as Mas o que Maquiavel entendia como sendo um homem virtuoso? Para ele, era aquele capaz de dominar a fortuna. Mas o que era a fortuna para ele? FORTUNA - Mais uma vez rompendo com a tradio crist, Maquiavel resgata o sentido original dessas palavras. Assim sendo, ele v a fortuna como uma deusa boa (conforme dizia a mitologia grega antiga), que

CopyMarket.com

Introduo Cincia Poltica - Aula 05 - Maria Izabel Braga Weber Vanderlei

deveria ser conquistada, como toda mulher, para se obter dela os bens da honra, riqueza, glria e do poder, que ela possua e oferecia queles que a atrassem. VIRT - Para seduzir essa deusa, para ele volvel como toda mulher, era necessrio a fora e a coragem de um homem vir (viril), que lutando pode alcanar todos aqueles bens que o pensamento cristo impedia de alcanar aqui na terra. PODER E OCCASIONE - Com essas definies de fortuna e virt, Maquiavel, consequentemente, redefine a questo do poder. Este no se refere mais fora bruta para controlar o povo, mas sim sabedoria do uso da virt na conquista da fortuna e, principalmente, na sua manuteno, gerando a occasione.

6) Qual deve ser o objetivo desse Prncipe? CONQUISTA E MANUTENO DO PODER - Fazendo uma analogia do homem virtuoso ao bom governante, percebemos que a fora (caracterstica da virilidade) fundamenta o poder, no entanto, a sabedoria no uso da virt (ser bom quando necessrio e mau quando a situao exige) o segredo do sucesso na poltica, qual seja: a manuteno do poder, isto , a estabilidade e a legitimao do poder. E esse o conceito que ele utiliza para distinguir entre as formas de governo boas e ms, como eu havia citado anteriormente. RUPTURA ENTRE AS DUAS MORAIS - Logo, dessa analogia, podemos chegar a concluso (e Maquiavel deixa explcito o caminho para isso) de que um prncipe sbio aquele que se guia pelas necessidades e no pelos preceitos cristos. Deve procurar aparentar a bondade crist, porm, ao mesmo tempo, demonstrar sua fora cruel quando as circunstncias assim pedirem. Maquiavel vai simbolizar este homem como sendo a fuso do leo (fora) e a raposa (astcia). Em suma, a poltica tem uma tica e uma lgica prrias que envolvem o Estado e que no so as mesmas que envolvem a Igreja, reflexo do pensamento cristo. CRITRIO DE DISTINO - Como distinguir dessa maneira, o critrio entre a boa poltica e a m? o xito da poltica. Este xito medido, ento pela capacidade de manter o Estado (influncia do critrio de estabilidade defendido pelos clssicos). Maquiavel ainda completa seu pensamento (no cap. VIII, O Prncipe), dizendo que os que aplicam a fora e a violncia somente uma vez com o fim de conquistar o poder, podem se redimir diante de Deus e dos homens, ao procurar mant-lo. Assim, no cap. XVIII do mesmo livro ele cita aquela famosa frase de que ... os fins justificam os meios .... E qual o fim do prncipe? Depois de conquistar, manter o poder!

CopyMarket.com

Introduo Cincia Poltica - Aula 05 - Maria Izabel Braga Weber Vanderlei

CopyMarket.com Todos os direitos reservados. Nenhuma parte desta publicao poder ser reproduzida sem a autorizao da Editora.

Notas de Aula Disciplina: Introduo Cincia Poltica Departamento de Cincia Poltica - UnB Professora Maria Izabel Braga Weber Vanderlei

Introduo Cincia Poltica Aula 06


Maria Izabel Braga Weber Vanderlei

Tema: Teoria das Formas de Governo - Hobbes e Locke


Apesar de Hobbes e Locke adotarem a mesma estrutura filosfica, vale ressaltar que ambos viveram momentos histricos diferentes, o que contribuiu para que cada um pensasse de forma diferente os mesmos passos.

1. Quais foram os principais aspectos histricos que influenciaram respectivamente Hobbes e Locke?
- Reformas; Hobbes: Disputas religiosas e entre o Parlamento e o Rei; - Locke: Revoluo Gloriosa - QUADRO HISTRICO 44 anos depois 1588 1632 47 anos depois 1651 25 anos depois 1679 1704

nasce Hobbes Obs.:

nasce Locke Lev.

morre Hobbes

morre Locke

1558 - 1603 (Reinado de Elizabeth I Tudor - protestante anglicana - que imps o absolutismo na Inglaterra); 1603 - 1625 (Reinado de Jaime I Stuart - protestante anglicano - seguiu o absolutismo); 1625 - 1649 (Reinado de Carlos I, filho de Jaime I - tambm absolutista e protestante anglicano); 1649 - 1658 (decapitao de Carlos I. Inicia o governo do puritano Oliver Cromwell. A Repblica estabelecida. Logo aps, ocorreu aps um choque entre o exrcito e o parlamento, vitria daquele e incio da ditadura de Cromwell de 1653 at 1658). 1658 - 1688 (morre Cromwell, seu filho no tem capacidade de governar, assume Carlos II e depois, seu filho Jaime II);
CopyMarket.com

Introduo Cincia Poltica - Aula 06 - Maria Izabel Braga Weber Vanderlei

1688 (Jaime II, com tendncias catlicas, tenta restaurar o absolutismo, mas no consegue. o fim do absolutismo - Revoluo Gloriosa). INGLATERRA REFORMA RELIGIOSA - Da mesma forma que o Renascimento Cultural contribuiu para marcar o fim da Idade Mdia, o Renascimento Comercial, o fim do feudalismo e o incio do mercantilismo, assim a reforma marcou a ruptura definitiva entre o poder da Igreja na esfera do Estado. {PERODO ANTERIOR (ESTADO X IGREJA) - Na Idade Mdia, vimos que o poder da Igreja predominava. A Igreja sustentava o feudalismo e era grande proprietria das terras. J no final da Idade Mdia, como o Renascimento aflorou em todas as esferas, acabou por influenciar tambm a religio. A estrutura da Igreja no estava acompanhando o desenvolvimento econmico-social, alm do que a formao dos Estados Modernos, estava intensificando o poder do rei que se igualava cada vez mais ao da Igreja. A influncia dos papas e as terras da Igreja comearam a ser questionados por esses reis em ascenso. ABSOLUTISMO - Em um primeiro momento, o absolutismo (na Inglaterra de Elizabeth I) contribuiu para o processo de transio entre o feudalismo e o mercantilismo (conseqncia da expanso comercial e da formao dos Estados Modernos), pois as empresas martimas e as indstrias nascentes eram protegidas pelo governo. ANGLICANISMO - Com a separao entre a Igreja e o Estado, desde Henrique VIII, a Inglaterra conheceu o auge do mercantilismo e do desenvolvimento comercial, perodo no qual o absolutismo tambm se consolidou, principalmente nas mos de Elizabeth I, filha de Henrique VIII que estabeleceu o anglicanismo associado ao absolutismo e que se manteve com seus sucessores.

HOBBES
VIDA E OBRA - Hobbes nasce no final do reinado de Elizabeth I (em 1588). Seu pai era rude e sem muita educao, motivo pelo qual foi levado a ser criado com seu tio pastor. S ento pode ter uma boa educao. Depois que ele terminou os estudos comeou como a trabalhar como preceptor de filhos de nobres ricos, ou seja, ele convivia com a nobreza e dependia dela. PARLAMENTO X REI - J na vida adulta, vivida sobre o reinado de Carlos I (quando inclusive foi tutor do filho do rei, o futuro Carlos II), ele se viu no meio das lutas entre o Parlamento e o poder real. Naquela poca havia uma srie de faces protestantes que tinham representantes no Parlamento. Na verdade, essas faces representavam grupos com interesses econmicos distintos sob a capa da religio. A burguesia em ascenso ansiava por uma parcela do poder poltico, que at aquele momento era totalmente gerenciado pelo Rei, ora concedendo favores a nobreza que o sustentava, ora a burguesia comercial. VISO DE HOBBES - Hobbes, convivendo dentro da nobreza e, principalmente, ao lado do Rei (lembrando que ele no era um nobre, mas dependia deles), via as disputas pelo poder poltico como desarticuladoras do bom andamento do governo. O fato da Inglaterra ter conhecido um grande perodo de desenvolvimento, durante o reinado absoluto e anglicano de Elizabeth I, contribuiu par reforar o pensamento de Hobbes. CONSEQNCIAS - O ambiente de constantes lutas pelo poder poltico entre diversos grupos (muitas dessas lutas com derramamento de sangue), estava levando ao terror, a falta de segurana. Justamente esses eram os sentimentos que tanto preocupavam a Hobbes - Eu e o temor somos irmos gmeos, disse ele. Assim, temendo em exagero as instabilidades entre as foras religiosas e o poder real, que muitas vezes acabavam em mortes e decapitaes, Hobbes se exilou voluntariamente na Frana, antes mesmo da Guerra civil estourar (pensando na repercusso de um de seus escritos, De Corpore Poltico (que circulava clandestinamente) e de Carlos I ser decapitado. Com a morte do rei a Repblica foi instaurada pelo lder militar puritano (e burgus) Cromwell, que tambm era membro do Parlamento.
Introduo Cincia Poltica - Aula 06 - Maria Izabel Braga Weber Vanderlei

CopyMarket.com

CROMWELL - Aps perceber que Cromwell tinha pulso firme e reestabeleceu a ordem no pas ele, mesmo preceptor de Carlos II, voltou para a Inglaterra e se submeteu ao novo governo instaurado. Foi durante esse perodo que ele escreveu o Leviat, publicado pela 1 vez em 1651. LEVIAT - A admirao de Hobbes pela ordem estabelecida por Cromwell foi tamanha que dizem t-lo influenciado na elaborao da capa do Livro. Nela ns podemos observar os seguintes smbolos: de um lado temos os smbolos da ordem temporal (ou militar) e outro da ordem espiritual (ou eclesistica). Atrs um gigante, cuja fisionomia assemelha-se a de Cromwell, e o corpo aparece constitudo de pequenos indivduos. Talvez a obra no seja dirigida somente a ele, mas a todos aqueles que buscassem exercer o poder poltico para manter a ordem e a segurana de seus sditos.

LOCKE
VIDA E OBRA - Quando Hobbes publicou o livro, Locke contava com 19 anos. Filho de uma famlia de burgueses comerciantes e puritanos, os mesmos que representavam aquela fora em ascenso que havia destronado o Rei Carlos I, Locke se viu influenciado por aquele que seu pai tanto admirava, Lord Cromwell. No entanto, antes mesmo de entrar para a poltica, Locke tornou-se mdico e comeou a trabalhar para a famlia de uma das principais figuras polticas da Inglaterra o Conde de Shaftesbury, que acabou por convec-lo a entrar para a atividade poltica. Porm o fez em momento um pouco conturbado. A MORTE DE CROMWELL - Com a morte de Cromwell (em 1658), seu filho no teve capacidade de governar e a Inglaterra teve o poder real retomado nas mos de Carlos II. Era a volta do poder real, s que agora bem mais limitado pela fora burguesa, movimento denominado de Restaurao. Tal movimento, foi em um primeiro momento aceito por todos. O PARLAMENTO - O Parlamento nessa poca entre o governo de Carlos I e de seu filho, Jaime II, estava composto basicamente por dois grupos rivais: os tories (partidrios da extenso da prerrogativa real, constitudo de membros do Partido Conservador - Tory) e os whigs (adversrios, constitudos por membros do Partido Liberal - Whig). O Conde de Shaftesbury, ao convencer Locke a envolver-se na poltica, levou-o consigo para o Partido Liberal. No perodo da Restaurao, o conde lutou e garantiu o restabelecimento do poder real ao lado dos Tories, contudo, em um segundo momento causado pelo abuso do poder poltico por parte do ento governante, o mesmo acabou se desentendendo com o rei e passou ao Partido Liberal. O EXLIO - A Carlos II, sucedeu seu filho Jaime II que tentou restaurar o absolutismo na Inglaterra e, alm disso, declarou-se catlico (pois sua segunda esposa assim o era) e defensor do direito divino dos reis. O medo de Locke, puritano e assumidamente defensor da limitao dos poderes dos governantes, o fez fugir para a Holanda juntamente com o Conde de Shaftesbury. Sua preocupao era que o catolicismo defendido por Jaime II, o qual ele associava ao absolutismo catlico francs, que estava espalhando o terror naquele pas (pois o tio de Jaime II, Tiago II, que muito o influenciou estava ligado ao absolutismo francs), chegasse definitivamente na Inglaterra. ABSOLUTISMO - O absolutismo que antes favoreceu o desenvolvimento do mercantilismo, acabou, em um segundo momento, se tornando um entrave ao desenvolvimento do capitalismo comercial, sistema econmico conseqente do mercantilismo. Alm do que a burguesia ascendente tambm queria sua parcela de poder definitivo. Logo, comeou um acirrado questionamento e revolta em relao ao direito divino dos reis. REVOLUO GLORIOSA - A tentativa de Jaime II acirrou os descontentamentos e favoreceu o desencadeamento da Revoluo Gloriosa. Essa revoluo recebeu tal nome, no por ter sido violenta, corajosa ou definitiva, mas por ter sido sensata, fruto de um acordo selado - o Acordo da Revoluo (1689) entre aqueles dois grupos do Parlamento, citados anteriormente (o Wigh e o Tory). OS MOTIVOS - A Inglaterra j estava totalmente envolvida com o protestantismo e o esprito do capitalismo (fazendo apologia ao o livro do Weber). Dessa forma, a tentativa de Jaime II e de seu pretenso sucessor, Tiago II, partidrio do catolicismo, no estava agradando a burguesia comercial. Foi assim que o genro de Tiago II, Guilherme de Orange, holands, protestante, acabou, por ser convidado a se tornar o
Introduo Cincia Poltica - Aula 06 - Maria Izabel Braga Weber Vanderlei
3

CopyMarket.com

novo Rei da Inglaterra, desde que assumisse o respeito a determinadas leis e liberdades individuais. Seu lema era pela liberdade, pela religio protestante e pelo Parlamento. o fim do absolutismo na Inglaterra. Na segunda questo, ns vamos tratar da metodologia que comum aos dois, pois, eles, como eu j falei, se utilizam da mesma metodologia:

2. De uma forma geral, como estava estruturada (como era composta) a metodologia utilizada por ambos?
Mtodo aristotlico-medieval (concepo histrico-sociolgica do Estado) jus-naturalismo (concepo racionalista do Estado, percepo da existncia de direitos naturais, moralmente articulados em torno da justia e que precedem a formao do Estado). a base do contratualismo. CONTEXTOS DIVERSOS - Mesmo apontando os diferentes contextos histricos vividos por Hobbes e Locke, percebe-se em ambos a busca da legitimao do poder sem a interveno divina. Sob o ponto de vista do Hobbes, para trazer a ordem, j do ponto de vista do Locke, para garantir as leis e as liberdades individuais. PONTOS EM COMUM - Em outras palavras, ambos tiveram influncia das conseqncias do Renascimento, da reforma religiosa e do fim do modo de produo feudal. Ambos queriam que a existncia do Estado fosse legitimada e garantida, fora da esfera de influncia do poder da Igreja Catlica. A FORMA - O intuito de ambos era buscar explicar a origem do Estado, se no historicamente, ao menos dedutivamente, de forma a sustentar sua necessria existncia. dessa forma que tanto Hobbes quanto Locke desenvolvem uma teoria, chamada de contratualista, onde a legitimidade do Estado o foco central. Como seria ento a estrutura de tal teoria? ESTRUTURA - a humanidade supostamente passou por trs estgios: 1) O Estado de Natureza: um perodo pr-poltico, antes da formao dos Estados; 2) Contrato Social: por necessidade, os indivduos se unem em busca de uma convivncia organizada, em torno de um ente artificial - o Estado - por meio de um pacto, ou seja, uma ordem racional da construo artificial do Estado, fundamentando o padro entre governantes e governados. (Lembrar da capa do livro do Hobbes) 3) A Sociedade Civil: todo o mundo da produo, so as relaes entre as pessoas fora da esfera estatal, mas que so garantidas por ela.

3.

Quais as diferentes vises adotadas por cada um deles em relao s fases dessa metodologia?

Exatamente por viverem em pocas diversas, em ambientes diferentes, cada um deu sua interpretao a determinados pontos dessa mesma metodologia. Por isso, ns vamos pegar os aspectos principais dela: estado de natureza, pacto e estado civil e contrapor um autor ao outro, respondendo a essa ltima questo

3.1. ESTADO DE NATUREZA


HOBBES Natureza humana - apesar das naturezas individuais dos homens, eles no vivem sozinhos (1 condio natural); os homens so iguais em seu conjunto (igualdade de capacidade), ou seja, mesmo que haja algum mais forte que o outro, este pode vencer pela astcia; e so, portanto, concorrentes (e, assim, vivem em um

CopyMarket.com

Introduo Cincia Poltica - Aula 06 - Maria Izabel Braga Weber Vanderlei

constante estado de guerra - homo homini lupus); os indivduos, neste estado, so dotados de razo, mas esta seria apenas um clculo racionalista e materialista que uniria os homens por interesses comuns. Ambiente - os homens possuem condies emocionais e racionais para deixar esses estado de guerra de todos contra todos: 1) as condies emocionais, devido as caractersticas inerentes aos homens, se fundamenta no temor da morte. O temor da morte o primeiro motivo da busca pela paz, que consiste na sua salvao e liberdade; 2) e a razo sugere convenientes artigos de paz, que ele denomina de leis de natureza, que levam a um acordo de convvio entre os homens. Falta - Porm, nem mesmo o temor da morte em si garante o convvio entre os homens, pois neste estado no h poder comum, no h lei, logo, no h injustia e tampouco justia, h uma guerra constante onde no h propriedades particulares: s pertence a cada um o que se pode tomar e durante o tempo em que o puder conservar (lembrar do jus utile). Falta, portanto, um poder que force os homens a obedecerem s leis de natureza.

LOCKE Natureza humana - os homens vivem em perfeita liberdade e igualdade e tambm no vivem sozinhos; o convvio entre esses homens, ao contrrio do que pensava Hobbes, no de constante conflito, mas regulado pela razo (razo de cada um que os protege do prejuzo vida, sade, liberdade e ao prprio bem); assim, cada um juiz em causa prpria. Ambiente - Nesse estado de natureza, existem direitos naturais que vo proteger os homens do abuso do poder, isto , eles iro subsistir no estado civil para fundar a liberdade. Dois so os poderes que os indivduos possuem que fundamentam os seus direitos naturais: 1) direito de fazer todo o necessrio para sua conservao e a dos outros; 2) poder para punir os crimes cometidos contra s leis naturais. Falta - Apesar de Locke imaginar um estado de natureza bom, ele vai dizer que os homens sentiram a necessidade de passar para um estado melhor ainda, pois no estado de natureza existiam alguns inconvenientes, a saber: a) faltavam leis estabelecidas, conhecidas, recebidas e aprovadas por meio de comum consentimento; b) juizes reconhecidos, imparciais, criados para terminar todas as contendas de acordo com as leis estabelecidas; c) enfim, um poder coativo, capaz de assegurar a execuo dos juizes proferidos.

3.2. CONTRATO
HOBBES: exatamente pelo interesse de garantir a sobrevivncia, os homens do estado de natureza se uniram e firmaram um pacto para transferir o direito natural que cada um possui (de conquistar e manter o que seu), para um terceiro que substituir a vontade de todos, a todos representando. - Caractersticas do contrato (contrato de submisso): a) essa para Hobbes, a origem do Poder Poltico, isto , a transmisso total dos direitos naturais absolutos dos homens a um terceiro, o soberano; b) como a transferncia dos direitos naturais ao soberano foi absoluta, logo o poder poltico do soberano uno, indivisvel e indissolvel; c) para garantir o papel do soberano, Hobbes imagina que dois pactos foram firmados em um s momento - i) os homens naturais se constituem em sociedade poltica; ii) ao mesmo tempo em que se submetem a um senhor, a terceira parte que ser o soberano, que, por sua vez, no est obrigado pelo pacto, nem a ele
CopyMarket.com

Introduo Cincia Poltica - Aula 06 - Maria Izabel Braga Weber Vanderlei

deve se submeter, visto que o contrato, prev um nico pacto firmado entre os homens e no entre eles e a terceira parte. LOCKE: como foi citado anteriormente, para ele os homens estavam bem, mas preferiram estar melhor. Para tal, s o consentimento de certo nmero de homens livres pode instituir o corpo poltico, s assim, ele ser legtimo (logo, conclui que o governo absoluto, no pode ser legtimo). - Caractersticas do contrato (depsito de confiana): a) foi criado para preservar tanto quanto possvel as liberdades naturais, dessa forma, o governo que dele surgir, nascer limitado em seus poderes e baseado no consentimento; b) na verdade, mais do que contrato, a palavra usada por Locke confiana (trust) - o poder um depsito confiado aos governantes, em proveito do povo (pg. 113). Esta a base do consentimento, a relao fiduciria; c) diferentemente de Hobbes, Locke prev que o contrato foi firmado em dois momentos distintos: i) o primeiro, firmado uma nica vez, instaura a sociedade poltica ou civil; ii) o segundo, sujeito a modificaes e renovaes pelo consentimento do povo, escolhe seu soberano. importante ressaltar que uma vez dividido o contrato em dois pactos, o governante escolhido, no mais alheio ao pacto, mas sim parte integrante dele com deveres e obrigaes.

3.3. SOCIEDADE CIVIL


HOBBES: Devido a todas as consideraes feita por Hobbes, ele vai concluir, diferentemente da tradio aristotlica-medieval (que afirmava que o homem era naturalmente poltico ou social), que o homem s busca companheiros por interesse, ou necessidade, logo, a sociedade poltica o fruto artificial de um pacto voluntrio, de um clculo de interesse. Estrutura - Assim, independente da forma de governo adotada (apesar de deixar explcita sua preferncia pela monarquia e enumerar suas vantagens), os homens, ao firmarem o pacto, entregaram seus direitos naturais absolutos ao soberano e se submeteram a uma soberania que indivisvel. Em outras palavras, Hobbes acredita que a diviso dos poderes pode ser a causa da dissoluo do poder poltico supremo, o Estado. O Poder Poltico - Dessa maneira poder poltico para Hobbes possui quatro caractersticas: 1) deve ser absoluto - o rei, ou a assemblia de homens no esto sujeitos as leis que criam; 2) o poder deve estar concentrado (executivo, legislativo e judicirio); 3) deve ser autoritrio, para controlar todas as manifestaes polticas e culturais da sociedade; e, por fim, 4) deve ser regulador e detentor da esfera econmica. Papel do Estado - mesmo o pacto sendo voluntrio, dada a natureza humana descrita por ele, nem mesmo o temor da morte e a voluntariedade de defender as leis de natureza, so suficientes para garantir o necessrio convvio entre os homens e o respeito ao contrato. Para tal, faz-se necessria a presena da fora do Estado, pois os pactos sem espadas (swords) no so mais do que palavras (words). Propriedade - Da mesma maneira que aconteceu com os demais direitos naturais, a propriedade passou a ser um dos atributos da soberania e, como tal, passou a ser regulamentada pelo Estado, pelas leis do Estado. Em conseqncia, para Hobbes a propriedade uma relao jurdica e sua legitimao, uma emanao do poder soberano, da vontade do Estado. Justia - o Estado que possui o direito de ouvir e julgar o que diz respeito s leis e aos fatos, pois detm o monoplio da justia. Hobbes afirma que os sditos, para esquecerem do temor da morte, devem ter a sensao de que o Estado punir, ou seja, esperam que haja uma introjetividade da punio como sendo uma sensao automtica.
Introduo Cincia Poltica - Aula 06 - Maria Izabel Braga Weber Vanderlei
6

CopyMarket.com

LOCKE: da mesma forma que Hobbes, porm, divergindo nas concluses, Locke acredita que a sociedade poltica o fruto artificial de um pacto voluntrio. Contudo, devido as caractersticas observadas em sua definio do estado de natureza, o pacto em questo se encontra baseado no em um clculo de interesse, mas na defesa dos direitos naturais. Estrutura - Sendo assim, a sociedade civil para Locke, herdou os dois poderes naturais encontrados no estado de natureza. Esses dois poderes iro dar origem a sua concepo sobre o papel do Parlamento e do Governante: 1) o primeiro poder , ao passar para a sociedade no estado civil, se transforma nas leis reguladoras e administrativas da sociedade (Poder Legislativo); 2) o segundo poder se transforma no poder de empregar a fora natural para que as leis sejam executadas, conforme julgar conveniente a sociedade (Poder Executivo). O Poder Poltico - para Locke o poder deve encontrar-se em diferentes mos, por duas razes: 1) o Poder Executivo deve estar sempre a postos para fazer valer as leis; 2) enquanto o Poder Legislativo no, pois no h a necessidade de estar sempre gerando leis. Logo, a tentao de buscar o poder atinge mais facilmente aquele que j possui ambos os poderes. Papel do Estado - como Locke acredita na diviso dos poderes de acordo com os direitos naturais, ele pressupe que tanto o Poder Legislativo, quanto o Poder Executivo, que constituem o Estado, possuem funes distintas, a saber: 1) o Poder Legislativo (que o fundamento, o supremo poder) determina como se devem empregar as foras de um Estado para a conservao da sociedade e de seus membros, isto , tem por fim exclusivo a conservao; 2) j o Poder Executivo (que subordinado ao primeiro, sendo um simples delegado s ordens do Legislativo) deve assegurar no interior a execuo das leis positivas e, no exterior, os tratados de paz e guerra por meio do Poder Federativo a ele vinculado; OBS.: Locke, prev ainda o Poder Discricionrio como sendo uma prerrogativa do Poder Executivo. Este seria dado ao governante como uma garantia contra a superioridade que o Poder Legislativo pode assumir (e tambm um agrado a seu amigo Guilherme de Orange). Vale ressaltar que se o Poder Legislativo previsto por Locke, no encontrasse nenhum limite, por ser supremo se tornaria absoluto. Dessa forma, Locke parte do pressuposto que os direitos naturais subsistem para limitar o poder do Estado (todos eles) e fundar a liberdade, respeitando o bem pblico - ningum pode conferir a outrem poder maior do que tem; portanto, no caberia ao Legislativo um poder excedente ao de cada um dos que formam a sociedade. Em outras palavras, o povo (este sim detentor do poder soberano potencial em reserva), reunido no consentimento para a formao do estado civil, confia tanto no Legislativo, quanto no Executivo, ambos limitados pela realizao do bem pblico. E o povo, por meio do direito de insurreio, quem garantir a harmonia entre os poderes. Propriedade - Locke, diferencia-se de Hobbes, exatamente por entender que os direitos naturais dos homens no so transferveis e devem ser garantidos, Portanto, para Locke, a propriedade que um direito natural, de onde decorrem todos os demais, no deve ser apropriada pelo Estado. O direito propriedade ser estabelecido conforme a fora de trabalho de cada um, pois todo homem tem em si uma propriedade, que sua fora de trabalho. O trabalho transforma a natureza e acrescenta valores a ela. Justia - Em decorrncia questo da propriedade, Locke entende que alguns acordos foram estabelecidos antes da formao do Estado. Vale lembrar que logo no incio da exposio, foi ressaltado que Locke acredita que, pela razo de cada um, protege-se do prejuzo vida, sade, liberdade e propriedade. Estes acordos por tal proteo, constituem os espaos no-estatais, da instncia privada independente do Estado, onde este no deve intervir. Todas essas consideraes vo fazer de Locke o construtor filosfico do pensamento liberal.

CopyMarket.com

Introduo Cincia Poltica - Aula 06 - Maria Izabel Braga Weber Vanderlei

CopyMarket.com Todos os direitos reservados. Nenhuma parte desta publicao poder ser reproduzida sem a autorizao da Editora.

Notas de Aula Disciplina: Introduo Cincia Poltica Departamento de Cincia Poltica - UnB Professora Maria Izabel Braga Weber Vanderlei

Introduo Cincia Poltica Aula 07


Maria Izabel Braga Weber Vanderlei

Tema: Teoria das Formas de Governo - Montesquieu

Montesquieu

INTRODUO: Dar-se- continuidade aos estudos dos tericos polticos clssicos abordando o tema comum a todos eles - as formas de governo. Em Montesquieu, porm, ser possvel tratar de uma srie de outras questes que marcaram o pensamento poltico at os dias de hoje. MONTESQUIEU (1689/1755): O autor escreve sobre a natureza e o princpio de um governo, ou seja, os fenmenos que caracterizam as formas de governo e a relao dessas formas com as leis que regulam e criam determinadas instituies. {INFLUNCIAS: Montesquieu viveu em um perodo de transio, sofrendo, por isso, influncia dos contratualistas, mas no seguiu a mesma metodologia. Leu os clssicos, principalmente Aristteles e Maquiavel, mas no os segue de todo. Se encontra entre o racionalismo, quer dizer, se utiliza da deduo para chegar a algumas concluses, mas procura associ-lo ao historicismo, ou seja, a observao da evoluo real pela qual passou a histria1. determinista em alguns momentos, o que significa apresentar uma relao necessria de causa e efeito particular, mas estabelece critrios universais de carter formal (morais e filosficos). Em outras palavras tudo o que acontecia e que era de seu conhecimento, todas as descobertas cientficas e os relatos histricos, acabaram por repercutir em suas obras. PRINCIPAL OBRA: Montesquieu dedicou toda uma vida (especificamente, 20 anos para escrever, mas toda ela para elaborar) criao do Esprito das Leis (1748). Em sua obra percebe-se a preocupao com os princpios, as causas gerais, a mola propulsora, ou melhor, o esprito que move os homens e as relaes entre eles. O ponto fundamental desse esprito, onde ele se reflete, nas leis. ESTADO DE NATUREZA: por isso que ele talvez inicie sua obra pela definio e compreenso das leis. Como foi dito anteriormente, devido a influncia dos contratualistas, ele se v obrigado a considerar os homens e as leis existentes antes do estabelecimento das sociedades. Na verdade, ele, como bom historiador e leitor de Aristteles, no acredita realmente que tenha havido homens que no vivessem agrupados, mas apenas que podemos tentar conceber, pela razo, o que o homem, sem levar em conta a influncia da coletividade que ele vive.

Na verdade, Montesquieu o precursor do historicismo, mtodo que s tomar corpo posteriormente, com seus sucessores.

CopyMarket.com

Introduo Cincia Poltica - Aula 07 - Maria Izabel Braga Weber Vanderlei

CARACTERSTICAS: Nesse estado hipottico, todos seriam iguais em condies, mas no fisicamente. Os homens seriam dotados de razo (contudo, possuiriam mais a faculdade de conhecer do que conhecimento propriamente dito, pois este seria cumulativo) e perceberiam antes de tudo suas principais condies - a fraqueza e o medo. Apesar de serem iguais, de todos possurem essas mesmas condies, ningum se sente igual, todos se sentem inferiores. Mas devido a essa percepo que ningum ataca ningum (como sugeriria Hobbes, a quem ele rebate explicitamente). Nasce da a primeira das leis de natureza - a busca pela paz. AS LEIS DE NATUREZA: Montesquieu identifica quatro leis naturais decorrentes desse estado de natureza. A primeira j foi citada, 1) a busca pela paz (temor + sentimento de inferioridade = paz); as demais leis naturais so: 2) fraqueza + necessidades = busca por alimentos; 3) medo + aproximao = busca pelo sexo oposto; e, consequentemente, 4) busca do outro + conhecimentos = desejo de viver em sociedade (referncia direta concepo de Aristteles). DAS LEIS EM GERAL: O que ele pretende com a descrio desse estado de natureza explicar duas coisas a) que todos os seres do mundo (inclusive Deus) so governados por leis (naturais ou positivas que sejam); e que b) haver sempre o estabelecimento de leis quando houver uma relao entre dois seres. Com essas duas afirmativas, Montesquieu contribui com Maquiavel para romper de fato com a influncia divina, pois para ele, ento, desde que o homem passou a viver com outros homens, passou tambm a existir um relao causal, logo, o mundo no governado por uma cega fatalidade, nem pela Providncia. SOCIEDADE POLTICA: Aps o estado de natureza, quando as leis naturais surgiram, percebeu-se que para assegurar o respeito a essas leis, os homens foram obrigados a darem-se outras leis - as leis positivas promulgadas em todas as sociedades pela autoridade qual incube manter a coeso do grupo (de acordo com a especificidade de cada um dos grupos). Esse o motivo do estabelecimento da sociedade poltica, formalizar um tipo de organizao social adequada a cada grupo, mas com o intuito geral de manter a coeso, ou melhor, a estabilidade dos diferentes povos. TEORIA GERAL DA SOCIEDADE: Dessa maneira, o que Montesquieu pretende buscar um conceito geral de princpios e naturezas (em outras palavras, de causas e efeitos) que fundamentem a organizao de uma sociedade estvel. Para isso ele faz uma anlise histrica de todas as formas de organizao social, isto , de todas as formas de governo e as suas respectivas leis. CAUSA DAS VARIEDADES DAS LEIS: Antes de falar dos diversos modos de organizao social, vale ressaltar as causas que Montesquieu aponta para diferenciar as leis que sustem essas organizaes, a saber: a) as causas fsicas ou naturais (clima, solo); b) as causas econmico-sociais (estabelecendo as seguintes relaes - os povos selvagens eram caadores; os brbaros, pastores; os civis, primeiro agricultores e, depois, comerciantes); e, por fim, c) as causas espirituais (como a religio). Montesquieu completa que todas essas causas representam os princpios e natureza das coisas e a lei uma relao entre esses princpios e naturezas.

O ESPRITO DAS LEIS E O ESPRITO GERAL: Toda lei representa um elemento da realidade fsica, social ou moral o esprito das leis a relao dessas causas com as leis. J por Esprito Geral ele entende a resultante de todas essas relaes com todo um conjunto de causas, sendo estas as constituidoras do Esprito Geral de cada nao - governo, religio, tradies, costumes e maneiras, assim como o clima. TEORIA DAS FORMAS (OU TIPOS) DE GOVERNO: Agora, pode-se compreender, ento, as relaes das leis com a natureza e o princpio de cada governo. A natureza a estrutura particular do governo, enquanto o princpio o que o faz agir, o seu elemento dinmico (o que move).
Introduo Cincia Poltica - Aula 07 - Maria Izabel Braga Weber Vanderlei
2

CopyMarket.com

Assim Montesquieu supera as tradies que o antecederam e influenciaram mostrando que sua distino dos tipos de governo , ao mesmo tempo, um distino das organizaes (fim, objetivo, mola - princpio) e das estruturas sociais (quem e como governa - natureza). Portanto, segundo Montesquieu, tem-se: a) Repblica Democrtica natureza: conjunto de cidados exercendo o poder soberano. princpio: interesse geral associado virtude poltica (chegando a um no privatismo). b) Repblica Aristocrtica natureza: certo nmero de cidados exercendo o poder soberano. princpio: moderao na desigualdade (a fim de limitar privilgios). c) Monarquia natureza: uma pessoa exercendo o poder soberano, de acordo com as disposies das leis fixas e estabelecidas. princpio: honra (baseada na desigualdade de mrito e privilgios), o esprito de corpo e a prerrogativa (cada um se dirige ao bem comum, julgando buscar seus interesses particulares). d) Despotismo natureza: uma pessoa exercendo o poder acima de quaisquer leis. princpio: o medo, o temor.

MONARQUIA x DESPOTISMO: Logo, o que distingue a monarquia e o despotismo? As leis. Para se compreender ento a distino de estrutura entre essas duas formas de governo preciso ter em mente que a Monarquia pressupe a existncia de poderes intermedirios e um depsito de leis. PODERES INTERMEDIRIOS: So trs elementos que representam as trs foras sociais que limitam o poder real - a nobreza, o clero e as cidades (ou o povo). Cada qual deve ter sua representao no novo corpo intermedirio - o Parlamento. DEPSITO DAS LEIS: O Parlamento , na verdade, o Depsito das leis, local onde as trs foras sociais se encontram e se confrontam defendendo seus respectivos interesses, dando origem ao que ele chama de pesos e contrapesos, de contraforas. Dessa forma, o Parlamento que sustenta o Estado monrquico e o que pode torn-lo moderado. TEORIA DA LIBERDADE POLTICA: S os governos moderados, vai dizer Montesquieu, que permitem o desenvolvimento e a garantia da liberdade poltica, fundada na distino e relao entre os diferentes poderes. Liberdade: Mas o que Montesquieu entende por liberdade? fazer aquilo que se quer? No. A liberdade (poltica, pois se trata aqui da sociedade poltica, organizada) o poder das leis - o poder fazer aquilo que a lei permite, garantindo a segurana aos cidados temerosos por natureza frente aos demais. A liberdade est em impedir que um cidado (ou um grupo) abuse do poder sobre os outros, impedindo que os indivduos vivam livremente respeitando as leis, como acontece no despotismo. Mecanismo: Para que essa liberdade seja garantida necessrio que o poder detenha o poder, isto , que o poder no esteja unido nas mos de um ou de poucos cidados, mas distribudos e separados, em diferentes mos.
Introduo Cincia Poltica - Aula 07 - Maria Izabel Braga Weber Vanderlei

CopyMarket.com

A Separao e a Distribuio: Montesquieu nunca se utilizou do termo separar o poder, essa foi uma interpretao posterior que acabou se difundindo. Contudo, o que podemos dizer que seria separar o poder para ele? definir diferentes funes, quais sejam a) fazer leis; b) executar as resolues pblicas; e c) julgar os crimes ou as desavenas dos particulares. E o que seria distribuir o poder? dar a cada fora social - para o povo, nobreza e monarca - uma dessas funes.

GOVERNO MISTO: Influenciado pelos clssicos e por John Locke, eis que Montesquieu elabora o que ele entende como sendo a estrutura da organizao social que melhor alcana e mantm a estabilidade - uma espcie de Governo Misto composto por um Poder Legislativo, Executivo e outro Judicirio. Assim temos: O PODER LEGISLATIVO - Representado pelo Parlamento. Este composto por duas esferas e tem por funo criar leis. Dessa maneira, o mecanismo de controle que o protege dos outros poderes o direito de estatuir criar e modificar leis. Defesa e recursos. O Povo: o povo no age por si mesmo, mas por seus representantes. Montesquieu coloca que, por meio do sufrgio universal e o voto por circunscrio ou distrito eleitoral, deveriam ser eleitos os representantes do povo para constiturem o que na Inglaterra seria a Cmara dos Comuns. A Nobreza: a nobreza tem interesses que devem se defendidos tambm, mas respeitando a natureza dessa fora social - hereditria , Montesquieu separa a Cmara dos Lords para que ela possa discutir seus propsitos. Como ela que detm o dinheiro um direito dela julgar sobre esse tema (matria de finanas, oramento). O PODER EXECUTIVO - Atende necessidade de decises momentneas e imediatas. Para tal melhor um agindo do que muitos. O Monarca: Esse o monarca - uma figura inviolvel, sendo os sues ministros os responsveis. (Esse ponto, mais tarde, foi alvo de muitas crticas). O PODER JUDICIRIO - um poder nulo, os juizes (so) ... a boca que profere as palavras da lei. CONCLUSO: Montesquieu no fala que esses trs poderes devam ser totalmente isolados, alis ele nunca, como j foi colocado, utilizou o termo separao dos poderes. Na verdade, ele defende uma correlao entre os diferentes poderes de forma a que cada um se defenda e, ao mesmo tempo, garanta a existncia dos demais.

CopyMarket.com

Introduo Cincia Poltica - Aula 07 - Maria Izabel Braga Weber Vanderlei

CopyMarket.com Todos os direitos reservados. Nenhuma parte desta publicao poder ser reproduzida sem a autorizao da Editora.

Notas de Aula Disciplina: Introduo Cincia Poltica Departamento de Cincia Poltica - UnB Professora Maria Izabel Braga Weber Vanderlei

Introduo Cincia Poltica Aula 08


Maria Izabel Braga Weber Vanderlei

Tema: Teoria das Formas de Governo - Rousseau Rousseau


INFLUNCIAS - Nascido em Genebra (1712 - 1778), foi um dos maiores nomes do iluminismo, sendo inclusive convidado por seus amigos enciclopedistas para escrever um verbete sobre a msica (sua paixo inicial). Os enciclopedistas, alis, o influenciaram at que com eles rompeu se transformando no precursor do romantismo (Eu senti antes de pensar). ROUSSEAU - Longe da nobreza s obteve reconhecimento em 1750, quando ganhou o concurso sobre as cincias e as artes, promovido pelo governo francs. Apesar de genebrino, morou muitos anos entre a Sua e a Frana devido, principalmente, a perseguies. Em uma das fugas se hospedou na casa de David Hume. OBRAS - Rousseau desenvolveu sua interpretao da formao do Estado, ou seja, sua Teoria contratualista, em duas obras: Discurso sobre a Origem e os Fundamentos das Desigualdades entre os Homens e o Contrato Social. Todas as duas iro marcar os ideais da Revoluo Francesa de 1789. PARTICULARIDADE - A principal diferena deste autor o carter utpico de sua anlise. Rousseau defende, ao contrrio dos demais contratualistas, a possibilidade de mudana na natureza humana. Sua viso da vida em sociedade negativa, a esperana latente de uma nova mudana pode, portanto, ser inferida em sua obra. {DISCURSO E DESIGUALDADES - O objetivo do Discurso assinalar no progresso da histria o momento em que o direito sucedeu violncia. Alm disso, constatar como tal momento introduziu uma nova forma de desigualdade entre os homens. A desigualdade fsica a provinda da natureza e remete-se fora corporal e s qualidades mentais; a desigualdade poltica surge como o contrato social, depende, portanto, de uma conveno e consiste nas diferenas de privilgios. O ESTADO DE NATUREZA - O estado de natureza de Rousseau, desenvolvido no Discurso sobre a Origem e o Fundamento das Desigualdades entre os Homens, pacfico. A caracterstica principal o isolamento total, inclusive porque as pessoas no tem a capacidade de comunicao e so, portanto, livres. Logo, os homens vivem sob um primitivismo absoluto, onde a linguagem, veculo bsico de troca de conhecimento, ainda no era conhecida. O HOMEM - Nesse estado de natureza, segundo Rousseau, o homem mais animal do que humano. Por viverem isolados os homens so movidos por seus instintos e dois seriam eles que regeriam todos os indivduos, a saber: o instinto de auto-conservao e a piedade para com seus semelhantes. As nicas caractersticas humanas existentes so, portanto, a piedade e a capacidade de adaptar-se ao meio ambiente e utiliz-lo de forma mais habilidosa.

CopyMarket.com

Introduo Cincia Poltica - Aula 08 - Maria Izabel Braga Weber Vanderlei

IGUALDADE - A grande vantagem, o grande valor desse estado de natureza a igualdade que reina entre todos os indivduos. Uma igualdade no s formal, mas, principalmente, substantiva. DIFERENAS - Nesse estado de natureza trs seriam as diferenas que, contudo, no chegam a gerar uma desigualdade marcante, devido exatamente ao isolamento: a inteligncia, a beleza e a fora. Dessa forma, mais do que bondade o desconhecimento do vcio que impede os homens de deixarem de ser virtuosos. Assim, se essas diferenas no so marcantes, se o homem piedoso (alguns diro o bom selvagem), o que o leva a se agrupar? Alguns so os fatores levantados por Rousseau que respondem a essa pergunta. FIM DO ESTADO DE NATUREZA: Rousseau vai ento dizer que as causas que levaram os homens ao fim do estado de natureza foram: 1) a busca pela segurana (no em relao aos prprios homens, mas aos outros animais e aos fenmenos naturais); e, posterior a esse primeiro momento de agrupamento, temos 2) a busca pelo conforto. Em outras palavras, depois que os homens se agruparam por segurana, surgiu a necessidade de juntos encontrar a melhor forma de se relacionarem atendendo suas necessidades.

PRIMEIRAS DESIGUALDADES - Essa sada do estado de natureza para essa situao socivel marca o surgimento das primeiras desigualdades. Por qu? Poltica: - Aps essa condio de sociabilidade, isto , com a unio dos homens, desperta-se a noo de vaidade, fruto da comparao entre habilidades diferentes, eis ento que as desigualdades comeam a ser percebidas. A busca pela segurana associada ao fato do(s) mais forte(s) ou mais inteligente(s) ser(em) escolhido(s) como lder(es), gera a primeira desigualdade poltica. Econmica: J a busca pelo conforto associada s diferenas fsicas que, agora, podem ser comparadas, acabam gerando uma diviso do trabalho que permite a alguns conquistarem mais do que outros (a possurem mais), dando origem a primeira desigualdade econmica entre ricos (aqueles que tero direito propriedade sobre aquilo que conseguiram) e pobres (os que nada possuem). PRIMEIRO PACTO: nesse momento de agregao dos indivduos, baseado em desigualdades, que Hobbes e Locke propuseram o estabelecimento do Pacto Social. Para Rousseau, no entanto, o primeiro pacto que gerou o Estado uma iluso. Tal, diz Rousseau, fruto de um pacto nefasto, pois os pobres caram na besteira de abrir mo de sua liberdade para proteger aquilo que s os ricos tm - a propriedade. Em suma, o pacto em questo manteve as desigualdades que surgiram com a vida em sociedade. Logo, qual seria o benefcio que esse pacto poderia trazer para a sociedade civil dele decorrente? Nenhum, somente o agravamento de conflitos entre os dois grupos - os que possuem e os que nada possuem. ESTADO DE GUERRA - Os conflitos citados anteriormente, conseqncia do nascimento da sociedade e a combinao entre noo de propriedade, habilidades diferentes e o acerbamento das paixes por um lado e a falta de um poder central por outro, geraram o que Rousseau denominou de estado de guerra. Um estado onde, ao mesmo tempo em que se estabeleceram leis e a instituio de uma magistratura, estabeleceu-se a mudana do poder legtimo para o arbitrrio e o fortalecimento das desigualdades entre os homens. Assim Rousseau termina sua obra Discurso..., mostrando que diante desse estado de guerra, sobram apenas duas opes, quais sejam: ou se volta para aquele estado de natureza primitivo, onde a igualdade e a liberdade eram absolutas e comum a todos ou se continua a viver nesse estado de guerra, marcado pelas desigualdades de condies. CONTRATO SOCIAL - Porm, ao pensar melhor, Rousseau oferece uma terceira via, desenvolvida em sua outra obra O Contrato Social. Nela ele prope uma organizao social (artificial) que permita ao indivduo viver em comunidade, ao mesmo tempo, em que lhe garantido tanto a liberdade quanto a igualdade. Para estabelecer essa organizao social faz-se mister firmar-se um novo pacto entre os homens. Um pacto no mais baseado em desigualdades, mas baseado em uma nova noo de liberdade e igualdade, visto que, o que garantia esses dois princpios no estado de natureza era o carter de isolamento que ora no mais possvel. SEGUNDO CONTRATO - Mas como Rousseau vai justificar a legitimidade desse segundo pacto sobre o primeiro? Pelo fundamento de cada um deles, ou seja:
Introduo Cincia Poltica - Aula 08 - Maria Izabel Braga Weber Vanderlei
2

CopyMarket.com

1) o primeiro pacto se fundamentou na agregao - reunio de partes separadas; e 2) o segundo pacto se fundamentar na associao - fuso em todo orgnico, visando ao bem da coletividade. De acordo com esse segundo pacto, ideal, todos os homens tm que abrir mo de todos os seus direitos (inclusive vida e propriedade) em benefcio de todos. E o que acontece depois, em um estado civil ideal, posterior a esse segundo pacto? SOCIEDADE POLTICA OU CIVIL - No Contrato Social, Rousseau passa a discorrer sobre vida aps o pacto de formao do Estado. O contrato social a alienao total de cada associado em favor da comunidade visando a sua auto-conservao. um trato entre esfera privada e pblica. O homem troca a liberdade natural pela civil, limitada pela liberdade geral e pelo direito de propriedade. O homem natural diferente do homem social. A lei institui uma igualdade moral e legtima entre homens. S a maioria dos contratados representa a vontade geral, o poder soberano. VONTADE GERAL - Fundamentada no conceito de associao (fuso em todo orgnico), exposto anteriormente, Rousseau definir a vontade geral como sendo a vontade coletiva voltada para o interesse comum. Dessa maneira, Rousseau estabelece que se o homem abriu mo de todos os seus direitos para receb-los de volta, expressos pela vontade geral, esta deve ser inalienvel, indivisvel, infalvel, absoluta, sagrada e inviolvel. VONTADE DA MAIORIA - Baseada naquela noo de agregao, a vontade da maioria representa a soma das vontades individuais (das partes separadas) em benefcio da pessoa privada e que pode ser prejudicial ao interesse comum. Essa um crtica feita ao princpio do governo monrquico moderado de Montesquieu. OBS.: o que vai diferenciar as duas vontades no um critrio quantitativo, mas sim qualitativo - o bem comum - e o fundamento de cada uma dessas vontades. SOBERANO - O soberano o povo incorporado que representa, por meio da lei, a vontade geral. A soberania do povo , ento, expressa pelo Legislativo (constitudo por assemblias freqentes de todos os cidados) e no pode ser representada, ou seja, os cidados no devem escolher um representante, mas devem exercer diretamente seu poder. Alm disso, a soberania indivisvel, o que faz com que Rousseau seja contra a diviso dos poderes. GOVERNO - O governo o Poder Executivo, delegado do poder soberano e executor fiel da vontade geral. Este poder, visto que uma concesso do poder soberano, pode ser representado por um, poucos ou muitos. Em qualquer dessas formas ele se apresenta como um corpo intermedirio encarregado da execuo das leis e da manuteno da liberdade e recebe o nome de Prncipe. FORMAS DE GOVERNO - O objetivo de toda legislao, que expresso do soberano, a igualdade e liberdade entre os homens. Logo, em Rousseau, repetem-se as distines entre Estado e governo e/ os trs tipos de governo - Monarquia, Aristocracia e Democracia, visto que este pode ser representado. REPRESENTAO - Um ponto importante sua crtica representao. Com representantes (conseqncia do crescimento dos Estados, do esfriamento do patriotismos e com o aumento da preocupao com a esfera privada) os homens deixam de ser livres, pois impossvel a vontade geral ser representada pela minoria. As desigualdades entre os homens so acentuadas pela instituio da representao poltica da soberania. S o governo pode, dessa forma, ser representado por um (monarquia), poucos (aristocracia) ou muitos (democracia). Vale ressaltar que ele s identifica as formas retas, visto que, elas estaro limitadas pela vontade geral. O LEGISLADOR - Em algumas poucas situaes seria necessrio um guia para orientar a vontade geral, caso ela no seja seguida. Esse guia (sobrenatural), a quem ele denomina de o Legislador, no poderia criar ou estabelecer leis, apenas identificar a vontade geral, quando a vontade particular se sobrepusesse geral.

CopyMarket.com

Introduo Cincia Poltica - Aula 08 - Maria Izabel Braga Weber Vanderlei

CopyMarket.com Todos os direitos reservados. Nenhuma parte desta publicao poder ser reproduzida sem a autorizao da Editora.

Notas de Aula Disciplina: Introduo Cincia Poltica Departamento de Cincia Poltica - UnB Professora Maria Izabel Braga Weber Vanderlei

Introduo Cincia Poltica Aula 09


Maria Izabel Braga Weber Vanderlei

Tema: Estado e Democracia (Liberalismo e Democracia)


INTRODUO - Diferentes regimes polticos j se atriburam a caracterstica de democrtico. Ser que s pode ser democrtico aquele Estado que garante as liberdades polticas e econmicas de uma sociedade [ou seja, o moderno, que tambm conhecido como liberal por garantir essas liberdades]? Ou s pode ser democrtico aquele que propicia uma determinada igualdade a seus cidados? {HISTRICO - Na verdade, o que ns podemos perceber que um Estado liberal no necessariamente democrtico, pelo contrrio, ns j observamos historicamente que eles nasceram em sociedades onde a participao no poder era bastante restrita s classes possuidoras; da mesma forma, nem sempre um regime democrtico fez (ou faz) nascer um Estado liberal, pois tambm percebe-se, no processo histrico, o Estado totalitrio de esquerda se considerar democrtico.

Ento, o que vem a ser liberalismo e democracia? LIBERALISMO - de uma forma geral, pode ser entendido como uma determinada concepo do Estado onde o Estado tem funes e poderes limitados, se contrapondo assim tanto ao Estado social, quanto ao Estado absoluto. PRESSUPOSTO FILOSFICO - a doutrina dos direitos do homem elaborada pela escola do direito natural (ou jusnaturalismo) [explicar o jusnaturalismo, pg. 11], que tem por objetivo fundar os limites do poder, ou seja, justificar os limites do poder do Estado [lembrar o que diziam todos os contratualistas e ler o trecho da Declarao dos Direitos do Homem, pg. 13] SURGIMENTO DO ESTADO LIBERAL - O contexto do surgimento se encontrava caracterizado pela eroso do poder absoluto do rei, conseqncia de graves crises histricas que ns j vimos, ocorridas na Inglaterra do sculo XVII e na Frana do final do sculo XVIII. Essas causas contriburam ento para justificar, de acordo com o exposto sobre o jusnaturalismo, e estabelecer a relao entre o dever de proteo (por parte do soberano) e o dever de obedincia (por parte do sdito) tambm denominada por obrigao poltica [em latim - pactum subiectionis]. CARACTERSTICAS PRINCIPAIS - O contratualismo tem como foco de anlise a concepo individualista da sociedade, e no vice-versa como sustenta o organicismo, segundo o qual a sociedade anterior aos indivduos [lembrar de Plato]. De acordo com essa viso a sociedade deixa de ser vista como um fato natural (existindo independentemente da vontade dos indivduos) e passa a ser compreendida como um corpo artificial criado pelos indivduos e fundado em um acordo entre aqueles que iro se submeter a um poder poltico superior e aqueles a quem esse poder vai ser confiado [que seria a distino entre a viso aristotlica medieval X a do jusnaturalismo. Aqui falar tambm das nuanas dos diferentes contratualistas];
Introduo Cincia Poltica - Aula 09 - Maria Izabel Braga Weber Vanderlei
1

CopyMarket.com

CONSTITUCIONALISMO - sob tal acordo pretendia-se, como j foi dito, limitar o Estado, mas que tipo de limite? Dois seriam eles, representados por duas formas respectivas, a saber: a) os limites dos poderes (representados pela forma do Estado de Direito); e b) os limites das funes (representados pela forma do Estado Mnimo). [Aqui j possvel perceber a distino entre dois tipos de liberalismo, o primeiro se refere ao liberalismo poltico e o segundo, ao liberalismo econmico] Obs.: Tanto uma quanto a outra forma so englobadas pela doutrina liberal, mas as duas formas no foram alcanadas em um mesmo momento, por isso, chegaram a serem tratadas separadamente, e at de modo excludente, de acordo com os seguintes exemplos: Observou-se a existncia de um Estado de Direito que no era necessariamente mnimo - como o Estado contemporneo; da mesma maneira, observou-se o surgimento do Estado mnimo sem que ele fosse um Estado de direito - como o hobbesiano, pois era absoluto, porm liberal economicamente [explicar que isso ocorreu devido ao fato dele imaginar como sendo o papel, o dever do Estado, garantir apenas aquelas caractersticas naturais como a paz, a ordem e a segurana para que seus sditos exeram suas atividades. Em outras palavras, as funes do Estado estariam limitadas apenas manuteno da ordem pblica].

Em resumo, diz-se que o Estado liberal luta contra o absoluto em prol do Estado de direito e contra o Estado mximo em favor do mnimo (mesmo que esses dois movimentos no ocorram simultaneamente, como j foi citado). LIMITES DO CONSTITUCIONALISMO - Ainda sobre o constitucionalismo, faz-se mister explicar cada uma dessas formas que expressam os limites do poder do Estado de modo mais claro, como segue abaixo: Por Estado de direito - entende-se aquele em que os poderes pblicos so regulados e limitados por normas gerais, quer dizer, significa a subordinao dos poderes pblicos s leis gerais e tambm, subordinao das leis aos direitos naturais e inviolveis, contendo os seguintes mecanismos para tais limitaes: 1) o controle do Poder Executivo (governo) por parte do Poder Legislativo (parlamento); 2) o controle do Poder Legislativo (em seu exerccio ordinrio) por parte do Poder Judicirio (a quem pedido uma averiguao a cerca da constitucionalidade das leis); 3) autonomia dos governos locais em relao ao governo central; e 4) uma magistratura (composta pela classe dos magistrados - juizes, desembargadores, ministros e todos os demais que exercem a funo de distribuidor da justia) independente do poder poltico. J o Estado mnimo - aquele que estende sua interveno ao menor mbito possvel, isto , o Estado deve se intrometer o menos possvel na esfera de ao dos indivduos [como diz Wilhelm von Humboldt ...o Estado no deve se imiscuir na esfera dos negcios privados dos cidados,... pg. 25]. No Estado liberal, parece que os mecanismos de controle do poder so mais facilmente desenvolvidos no Estado mnimo, pois mais fcil controlar um Estado que exerce poucas funes. O Estado visto ento, de acordo com o pensamento liberal, como um mal necessrio [ler pg. 21 sobre o comentrio de Thomas Paine].

CopyMarket.com

Introduo Cincia Poltica - Aula 09 - Maria Izabel Braga Weber Vanderlei

OBJETIVOS E OUTROS CONCEITOS - O Estado liberal nasceu como crtica ao paternalismo (e demais formas de governo benevolentes) e em defesa da autonomia da pessoa humana. Quem, no entanto, dever cumprir o papel de provedor das necessidades dos homens? Os prprios homens, lutando por seus interesses particulares, luta essa expressa pelo antagonismo? ANTAGONISMO - Sim, a existncia do antagonismo representa a liberdade de existncia de grupos de interesses plurais que lutam para verem seus objetivos atendidos. Observa-se que o antagonismo prope, ou melhor, permite a variedade, alm de ser o meio que homem encontrou para satisfazer seus prprios interesses em concorrncia com os demais (Kant, pg. 28), representando o ncleo essencial do pensamento liberal. NEOLIBERALISMO - Enquanto que o antagonismo e a livre concorrncia, seriam termos aceitos tanto pelo liberalismo poltico quanto pelo liberalismo econmico, existe uma das correntes liberais que privilegia o segundo tipo de liberalismo em relao ao primeiro. Trata-se do neoliberalismo, pois este seria uma doutrina principalmente econmica, onde o liberalismo poltico nem sempre necessrio (sendo inclusive um obstculo, s vezes). LIBERALISMO CLSSICO - J o liberalismo clssico seria a teoria do poder do Estado, regulada pela premissa relativa aos direitos (principalmente o de propriedade individual) e aos interesses dos indivduos, ambos considerados como anteriores formao do poder poltico. Pode-se perceber a intrnseca correspondncia desse liberalismo ao liberalismo poltico. LIBERALISMO MODERNO - Enquanto que o liberalismo moderno se associa diretamente ao liberalismo econmico e, consequentemente, doutrina do Estado mnimo. Este est historicamente ligado em sua formao ao significado de democracia formal. DEMOCRACIA - em um sentido amplo, compreende uma das vrias formas de governo, onde o poder distribudo nas mos de todos ou da maior parte, se contrapondo forma monrquica e da oligarquia (ambas formas autocrticas. Por autocracia entende-se o governo de um prncipe, ou de um grupo, com poderes limitados e absolutos). PRESSUPOSTO FILOSFICO - De acordo com Norberto Bobbio, o conceito de democracia passou por diversas conotaes no decorrer da histria, dentro do estudo de teoria no pensamento poltico, a saber: a) a teoria clssica; b) a teoria medieval; e c) a teoria moderna. Alguns autores como Giovanni Sartori, no entanto, apontam por um quarto perodo, atual, onde a teoria da democracia est sendo revisitada. SURGIMENTO E DESENVOLVIMENTO DA DEMOCRACIA a) Teoria Clssica - De acordo com a teoria clssica, como demonstra Benjamim Constant, no seu discurso A Liberdade dos Antigos Comparada a dos Modernos, para os gregos antigos a liberdade significa a partilha do poder social entre os cidados de uma mesma ptria. Assim, a democracia deveria permitir que os cidados deliberassem de forma direta a administrao do governo. Em outras palavras, a sociedade mais democrtica para os antigos - conceito comum entre os gregos da poca - era aquela onde todos os cidados (vale ressaltar aqui que eram considerados cidados somente os homens com renda mnima para votar; as mulheres, estrangeiros, escravos e aqueles que no possuam bens ou renda lquida no eram considerados como tal) podem se reunir em praa pblica e deliberar sobre as questes do Estado. Benjamim Constant coloca esse argumento ressaltando que o contexto scio-poltico da Grcia, naquele perodo, propiciava tal pensamento. A escravido era comum, os homens de posse no trabalhavam e por isso tinham tempo de se envolverem com as questes do Estado. Alm disso, a diviso poltica das regies tambm contribua, pois era o perodo das Cidades-Estados gregas.

CopyMarket.com

Introduo Cincia Poltica - Aula 09 - Maria Izabel Braga Weber Vanderlei

Logo, sendo as localidades pequenas e sendo menor ainda o nmero de habitantes considerados cidados e que, apesar de serem homens de posse, no trabalhavam, mais fcil se tornava para esse grupo se encontrar e discutir as polticas pblicas de suas cidades, como se dava em Atenas. A democracia dos antigos representa, ento, o modo de exercer o direito de tomar as decises coletivas de forma muito ampla, ou seja, quanto mais diretamente e objetivamente o povo participa, maior a democracia. Obs.: Apesar dessa colocao, tanto Plato quanto Aristteles, dois gregos antigos, viam o exemplo ateniense de democracia com olhos profundamente crticos. Para Plato, nesse regime vigorava a ignorncia (a falta de conhecimento por parte dos indivduos referente aos respectivos papis na sociedade - e essa ignorncia que era o mal da democracia). Aristteles, da mesma forma, observava a democracia com olhos crticos, como j foi citado. Sendo a democracia, para ele, uma forma negativa da politeia, guiada pelos demagogos e sem visar ao bem-comum. Enfim, tanto para Plato como para Aristteles os pressupostos da democracia - liberdade e igualdade - no eram vistos como princpios, mas, pelo contrrio, como negao de princpios. Esse argumento decorre do fato de que para Plato, por exemplo, a igualdade para todos e entre todos no justa (lembrando da diviso do Estado em trs grupos, de acordo com a diviso ternria da alma). Da mesma forma, para Aristteles essa igualdade tambm no justa, pois ele pregava a proporcionalidade, ou seja, mais aos que valem e merecem mais (por trabalharem pelo bem comum) e menos aos que merecem menos. Mas, retomando o discurso de Benjamim Constant, podemos observar que a medida que as cidades ou os Estados crescem, devido ao mercado, ao intercmbio de mercadorias, as pessoas no podem mais deliberar em praa pblica, nascendo o conceito de representao. Os cidados passam a escolher algum que represente seus interesses enquanto cuida de seus negcios particulares. Prefere-se a liberdade individual em detrimento da vida em comum, enquanto antes, era preferida a vida em comum em detrimento da liberdade individual, pois o Estado geria inclusive o matrimnio e as demais relaes sociais. b) Tradio Romano-Medieval - Com o conceito de representao nasce tambm a tradio romano-medieval de soberania popular, ou seja, aps a escolha de um representante, quem deteria o poder soberano? A princpio chegou-se a estabelecer que fosse quem fosse o efetivo detentor do poder soberano, a fonte originria seria sempre o povo, como nos mostra Norberto Bobbio. Mas fez-se necessrio estabelecer a distino entre o titular do poder e aquele que realmente o exerce. c) Tradio Moderna - Quem inaugurou a tradio moderna foi Maquiavel, nascida com o Estado moderno nas formas das grandes monarquias (lembrando do intuito de Maquiavel ao escrever O Prncipe, qual seja, a unificao da Itlia, de forma a torn-la forte o suficiente diante dos outros Estados Modernos europeus que estavam se constituindo). Maquiavel faz uma distino essencial entre duas formas de governo: a monarquia (ou principado) e a repblica, sendo que a antiga democracia, nada mais era do que uma repblica, enquanto a monarquia era aristocrtica. O importante a ressaltar que a partir dele se faz a associao entre repblica e democracia, onde o governo genuinamente popular. A DEMOCRACIA MODERNA - entende-se que o conceito o mesmo que o dado pelos antigos, o que mudou foi o valor. A democracia moderna caracterizada pela democracia representativa. Nasceu da convico de que os representantes eleitos pelos cidados estariam em condies de avaliar melhor quais seriam os interesses gerais, j que o povo est demasiadamente preocupado com seus prprios interesses particulares. Obs: O tema democracia, at hoje, bastante discutido, tanto que um livro lanado recentemente (a cerca de quatro anos), A Teoria da Democracia Revisitada, de Giovanni Sartori, comenta em um volume as discusses clssicas e no outro, temas atuais que versam sobre uma mesma questo, a convivncia entre liberdade e igualdade, os dois pressupostos bsicos da democracia, que porm se confrontam quanto participao no carter democrtico.
CopyMarket.com

Introduo Cincia Poltica - Aula 09 - Maria Izabel Braga Weber Vanderlei

CARACTERSTICAS PRINCIPAIS - A principal caracterstica a ser ressaltada sobre o conceito de democracia o fato deste, como citado anteriormente, incorporar dois pressupostos - a liberdade e a igualdade - que, de acordo com os diversos valores a eles atribudos, iro defini-la de diferentes modos. O interessante a ser lembrado a convivncia entre esses dois pressupostos. Alm de nunca ter sido harmoniosa ela o foco dos diferentes conceitos atribudos democracia no passar do tempo, como pudemos observar. Tanto os regimes liberais (poltico e econmico) quanto as sociedades socialistas e (antes) as comunistas, reclamavam o cunho democrtico de seus regimes. A diferena que em cada um deles prevalece um dos dois pressupostos. OBJETIVOS E OUTROS CONCEITOS - Percebe-se que a liberdade e a igualdade so termos antitticos, logo, para aqueles que privilegiam a liberdade o objetivo da democracia a expanso da personalidade individual. Enquanto que aqueles que defendem a igualdade, o fim principal da democracia o desenvolvimento da comunidade em seu conjunto. DEMOCRACIA REPRESENTATIVA - No entanto, uma das formas de se conseguir um certo equilbrio entre esses dois princpios seria na democracia representativa, que seria o povo elegendo seus prprios representantes. Desse conceito derivam outros dois termos relativos democracia, a saber: DEMOCRACIA FORMAL - de sentido jurdico-institucional, entendida como governo do povo, se diferenciando da democracia substancial. DEMOCRACIA SUBSTANCIAL - a democracia substancial: que j expressa um significado tico entendida como governo para o povo. CONCLUSO - Bobbio nos fala que a nica forma de igualdade compatvel com a liberdade a igualdade na liberdade, frmula essa que aparece em duas possibilidades: a) a igualdade perante s leis; e
b) a igualdade dos direitos (que compreende a igualdade em todos os direitos fundamentais

enumerados em uma Constituio. Esses direitos, no entanto, so variveis, mas representam os direitos que em uma determinada Constituio so atribudos a todos os cidados indistintamente).

CopyMarket.com

Introduo Cincia Poltica - Aula 09 - Maria Izabel Braga Weber Vanderlei

CopyMarket.com Todos os direitos reservados. Nenhuma parte desta publicao poder ser reproduzida sem a autorizao da Editora.

Notas de Aula Disciplina: Introduo Cincia Poltica Departamento de Cincia Poltica - UnB Professora Maria Izabel Braga Weber Vanderlei

Introduo Cincia Poltica Aula 10


Maria Izabel Braga Weber Vanderlei

Tema: Capitalismo, Socialismo e Comunismo. Karl Marx


{- VIDA E OBRA - Karl Marx nasceu em Trier, Prssia (1818 - 1883). Sua cidade, quinze anos antes dele nascer, foi ocupada pelos franceses poca de Napoleo I, porm, em 1815, com o Congresso de Viena, voltou para a Prssia. Seu pai era advogado e se converteu do judasmo ao protestantismo liberal. Sua obra divida em trs fases: 1) os escritos da juventude (filosofia de Hegel); 2) uma fase de transio (marcada pela preocupao com a teoria geral da sociedade, focalizando, principalmente, a cincia poltica e histrica francesa - perodo em que escreveu O Manifesto Comunista); e, por fim, 3) em sua fase adulta se preocupou com o modo de produo capitalista, tendo como foco o modelo da economia inglesa (foi quando escreveu O Capital). - CONTEXTO HISTRICO - Todos os fatores que marcaram a Prssia influenciaram Marx em suas consideraes. Desses fatores, vale ressaltar, as invases sofridas pelos alemes na poca de Napoleo I. Com as invases, o Cdigo Civil Napolenico, que acabava com privilgios e a tradicional estrutura de classes, suscitou nos judeus e demais grupos de pequenos burgueses, at ento excludos, um entusiasmo e ambio para entrarem no comrcio e profisses que antes lhe eram negados. No entanto, tais invases no acabaram com a monarquia hereditria, pelo contrrio, aps a derrota e o exlio de Napoleo, a nobreza alem tratou de reforar todos aqueles aspectos que garantiam o sistema (semi) feudal e datavam da idade mdia. Esse quadro propiciou uma distncia entre o governo alemo e os anseios sociais (dos judeus e pequenos/mdios comerciantes), pois o governo procurou ser cada vez mais autoritrio para impedir que as idias e instituies liberais da cultura europia em geral atingissem e influenciassem a sociedade alem. Mas ainda assim, as idias iluministas chegaram at os alemes, principalmente os pensamentos de Voltaire e Rousseau. Dessa forma, as mudanas geradas pela influncia francesa duraram pouco tempo e foram destrudas pelos prncipes alemes, gerando uma insatisfao ainda maior para a comunidade judaica alem. Foi o que aconteceu com o pai do Marx que, frustado, abandonou o judasmo e se converteu em um tpico burgus alemo, defensor, inclusive, da monarquia - obedincia que irritou muito o jovem Marx. Tal poltica levou a um sistemtico desestmulo do comrcio e da indstria em contraposio ao desenvolvimento econmico que estava ocorrendo em ritmos diversos nos demais pases da Europa. Mas como isso o atingiu? - JUVENTUDE - Em 1815 ele entrou para a Faculdade de Direito da Universidade de Bonn e, no ano seguinte, foi para Berlim dar seguimento ao seu curso. Foi em Berlim que ele tomou contato com a filosofia hegeliana, que estava em voga.

CopyMarket.com

Introduo Cincia Poltica - Aula 10 - Maria Izabel Braga Weber Vanderlei

- HEGEL - Hegel tentou aplicar a doutrina metafsica1 aos acontecimentos histricos. Em outras palavras, para ele a histria se torna nada mais que mera sucesso de acontecimentos externamente relacionados, ou seja, passa a ser um processo racional, fruto da inteno de Deus ou dos homens (o esprito), que lhe do significado (BERLIM, 1991), isto , o dado primeiro o pensamento que cria a realidade e esta, nada mais do que a manifestao do pensamento. Por essas consideraes que Hegel conhecido como dialtico idealista. - O MATERIALISMO DIALTICO (filosofia/forma de pensar) - Marx, aproveita o incio da cadeia de pensamento de Hegel que percebe a histria como um processo, mas acaba por vira-la ao contrrio. Segundo Marx e Engels, no lugar do esprito est a matria, pois para ele as idias e a histria so conseqncias da matria. Tal concepo de Marx originou a corrente filosfica do materialismo dialtico. - O MATERIALISMO HISTRICO (teoria cientfica/forma de observar) - Engels, amigo e co-produtor da maior parte dos textos de Marx, explica que quando estudam a histria, eles buscam a causa ltima, a grande fora que movimenta todos os eventos histricos no desenvolvimento econmico da sociedade, que seriam, principalmente, fruto de trs elementos, a saber: (lembrar de Rousseau) a) as transformaes do modo de produo e de troca; b) a conseqente diviso da sociedade em classes distintas; e c) a luta dessas classes umas com as outras. Com essas observaes ele desenvolve o que ele entende por mtodo dialtico - para ele so as contradies que movem o mundo (como dizia Hegel - tudo possui seu contrrio em si mesmo), gerando a trade tese, anttese e sntese, que apontam para um desenvolvimento progressivo da histria, tendo como incio o mundo material - o que denominamos de materialismo histrico. Infra-estrutura e Superestrutura - Marx a explicar sua percepo da histria pela estrutura material da sociedade, onde a idia derivada das condies materiais. Dessa forma, a infra-estrutura corresponde a essa estrutura material da sociedade - sua base econmica -; enquanto que a superestrutura se refere estrutura jurdico-poltica (o Estado, o direito, etc.) e ideolgica (formas de conscincia social - cultura, arte, pensamento). - TRANSIO - Essa concepo da histria pode ser encontrada nos textos que marcaram a passagem do jovem Marx para o Marx moderno (autor de O Capital), quais sejam: O Manifesto Comunista (escrito a cerca de 150 anos atrs - 1846), As Lutas de Classe na Frana (1848-1850) e O 18 Brumrio de Lus Bonaparte. - O MANIFESTO - O tema central a luta de classes, que ele expressa logo no incio do texto ao comentar que a histria humana se caracteriza pela luta de grupos humanos - as classes sociais, representando de um lado o antagonismo dos opressores e dos oprimidos e, por outro lado, a tendncia a uma polarizao da sociedade em dois blocos e somente em dois. Esse momento decisivo, dizem Marx e Engels, vai marcar o fim da pr-histria e o incio de uma histria sem antagonismos. - AS CLASSES SOCIAIS - Nos trs trabalhos citados, Marx esclarece que cada classe representa um grupo que ocupa um lugar determinado no processo (tecnolgico e jurdico) de produo. Uma classe organizada no s por ter uma mesma fonte de renda (se assim for, seria apenas uma classe em si), mas por possuir uma unidade psicolgica, conscincia de unidade e vontade de ao comum (transformando-se em uma classe para si). Influncia do Esprito absoluto (autoconsciente) de Hegel. - LUTAS DE CLASSE - Nesses textos, ao estudar a luta de classes em determinado perodo da histria francesa, Marx percebe uma existncia de outros grupos sociais (intermedirios entre opressores e oprimidos), que seriam:

A metafsica a cincia que estuda o que, por sua essncia, inexperimentvel, imutvel e, de algum modo, espiritual

CopyMarket.com

Introduo Cincia Poltica - Aula 10 - Maria Izabel Braga Weber Vanderlei

- a burguesia financeira; - a burguesia industrial; - a burguesia comercial; - a pequena burguesia; - o campesinato; - o proletariado; e - o lumpenproletariado Esses diferentes grupos sociais no vo de encontro com a teoria de Marx sobre a diviso da sociedade em dois blocos e somente em dois. Representam apenas uma fase de transio onde esses grupos marginais e os sobreviventes da antiga ordem estrutural da sociedade, no se uniram ainda aos proletrios ou aos capitalistas. Para Marx, ento, pode at ser que naquele momento, na Frana, outros grupos sociais participem e se expressem, mas no futuro ele sero chamados a se posicionarem em dois blocos - opressores e oprimidos. Porm, de uma forma geral, quando ele analisa a Revoluo de 1848 ele vai perceber a forma de contradio que existe entre o aumento das riquezas (nas mos de uma minoria) e a misria crescente da maioria. Essa condio para eles conseqncia do desenvolvimento histrico. Logo na primeira pgina do livro ele vai dizer que os homens fazem a histria, mas no da maneira como querem, quer dizer ento que os homens promovem as revolues e as mudanas, mas com base em fator determinante - o desenvolvimento econmico. - MODO DE PRODUO - J foram tratadas aqui as classes e as lutas entre elas, agora falta falar do terceiro elemento que representar a evoluo histrica para Marx - buscar, por meio de uma anlise histrica da humanidade, a mudana nos modos de produo. para responder a essa busca que Marx escreve O Capital, para explicar o modo de funcionamento, a estrutura social e a histria que levou ao regime capitalista. - O CAPITAL - Marx procura entender esse regime capitalista sob a tica de trs aspectos: a) o funcionamento: perguntando-se por que os homens so explorados no regime da propriedade privada? E por que este regime est condenado, devido a suas prprias contradies, a uma revoluo que o destruir?; b) a histria: levantando o questionamento de como se deu a evoluo histrica por meio dos modos de produo at chegar ao capitalismo?; e c) a estrutura: ou seja, Marx procura descrever a condio dos homens no interior desse regime. Para explicar esses aspectos, Marx utiliza alguns temas essenciais: a propriedade privada dos instrumentos de produo; e a busca pelo lucro (essncia do capitalismo). Esses temas vo sendo definidos a medida que se esclarece alguns conceitos bsicos, a saber: - MERCADORIA - A mercadoria fruto do trabalho humano, logo, pressupe uma quantidade de trabalho nela contida e pode ter um valor de uso, mas possui, principalmente, valor de troca; - TROCA IMEDIATAMENTE INTELIGVEL - aquela que no proporciona lucro nem excedente. - TROCA POR INTERMDIO DO DINHEIRO - a primeira representa uma relao onde no se visa ao lucro (M-D-M vender para comprar), a outra representa a forma que caracteriza o capitalismo, por meio do dinheiro, que o equivalente universal das mercadorias (D-M-D comprar para vender, ou melhor, comprar barato para vender mais caro).
CopyMarket.com

Essa a estrutura social da Frana em 1848

Introduo Cincia Poltica - Aula 10 - Maria Izabel Braga Weber Vanderlei

Para explicar o segundo tipo de troca, Marx desenvolve duas teorias: 1) a do valor-trabalho; e 2) a da mais-valia. 1) A TEORIA DO VALOR-TRABALHO - O valor de qualquer mercadoria, diz Marx, , de modo geral, proporcional quantidade de trabalho social mdio nela contida (horas de trabalho gastos normalmente, por exemplo, na fabricao de uma cadeira), pois essa quantidade o nico elemento quantificvel que se descobriu na mercadoria. - PREO E VALOR - Com essa teoria ele procura demonstrar a diferena entre preo (varivel) e valor (fixo), onde essa diferena explicada e sanada pela lei da oferta e da procura. - O TRABALHADOR - Essa mesma proposio citada anteriormente, que diferencia o preo do valor, transferida esfera do trabalhador. Estes so os indivduos que, no sistema capitalista, no possuem os meios de produo. Como eles podero participar daquela segunda forma de troca? Os trabalhadores iro vender sua fora de trabalho analogamente como acontece com a mercadoria. Logo, o valor da fora de trabalho deve ser vendida pelo preo justo (que seria a expresso das necessidades de sustento do prprio trabalhador e de sua famlia) que, como a mercadoria, tambm ser determinado socialmente. Mas o que vai acontecer para que o preo justo represente apenas um prato de comida ou po e gua? 2) A MAIS VALIA - O tempo de trabalho necessrio para o operrio produzir um valor igual ao que recebe sob forma de salrio inferior durao efetiva de seu trabalho. Por exemplo, o trabalhador contratado para trabalhar 12 horas... - BASE PARA A TAXA DE EXPLORAO - O quadro abaixo representa a relao entre mais valia e o capital varivel, expressando a base para a taxa de explorao sobre o trabalhador. Contrato de 12 horas 4 horas X 8 horas Y X: salrio; 4h: trabalho necessrio; Y: de mais-valia; 8h: sobre-trabalho. - O TRABALHO NECESSRIO - Esse perodo inicial de trabalho assim denominado, pois com essas 4 horas de trabalho, o trabalhador produz o suficiente para cobrir os gastos com seu salrio. - O SOBRE-TRABALHO - O tempo de trabalho excedente denominado de sobre-trabalho. - MAIS -VALIA - O valor produzido durante o sobre-trabalho (arrecadado pelo comprador da fora de trabalho, o capitalista), denominado de mais-valia. A mais-valia reverte em forma de capital para o capitalista, que pode ser transformado em capital fixo ou varivel. - CAPITAL FIXO - Todos os investimentos feitos nos meios de produo e nas matrias primas recebem o nome de capital fixo. - CAPITAL VARIVEL - O capital varivel representa os investimentos feitos com e para o trabalhador (salrio, por exemplo). - DIVISO DO TRABALHO - Se com 4 horas o trabalhador paga os gastos com ele, o restante de horas trabalhadas reverter unicamente em lucro para o capitalista que poder ou investir em mquinas ou na contratao de outros trabalhadores e continuar tendo mais lucro. Esse processo se d graas a diviso do trabalho, conforme nos mostrou Rousseau. Lembrem-se que este autor francs afirmou que no fim do estado de
CopyMarket.com

Introduo Cincia Poltica - Aula 10 - Maria Izabel Braga Weber Vanderlei

natureza, graas a diviso do trabalho, uns poucos passaram a ter direito de propriedade e outros no. Qualquer coisa que se d para quem nada possui, j alguma coisa, mesmo que seja po e gua. - ALIENAO - Quando o operrio vende sua fora de trabalho no mercado, o que ele produzir no mais lhe pertence, nem far sentido para ele (lembrar do filme de Charles Chaplin), separando o agir do pensar e causando a no identificao dos produtores com o fruto de seu trabalho - essa a alienao. - O FIM DO CAPITALISMO - Contudo, Marx vai ressaltar que o fim do sistema capitalista est contido no prprio sistema, pois como vai este indivduo alienado participar da unidade social e torn-la democrtica, uma vez que este no tem conhecimento de nada. assim que cada vez mais ir se acentuando a distncia entre o grupo dos opressores e dos oprimidos, aumentando este e diminuindo cada vez mais aquele. - CONCLUSO - Para Marx, o capitalismo encobre ento uma relao social que sempre existiu. Os escravos trabalhavam para se alimentar e se vestir e trabalhavam para o seu senhor. Os servos, no perodo feudal (onde essa relao ficou um pouco mais clara), trabalhavam trs dias para si e quatro para o seu senhor. Com o advento do capitalismo parece que o operrio trabalha s para si, mas pelo fim da mais-valia (lucro para os proprietrios dos meios-de-produo) se percebe que a mesma relao se mantm (ele trabalha 4 horas, por dia, para si e 8 para o seu senhor) - o antagonismo continua. Essa relao s ter fim quando os antagonismos de classe terminarem, quando se ter uma (verdadeira) democracia real, onde os homens abandonaro a particularidade para obter a universalidade, por meio da abolio da propriedade privada sobre os meios de produo, acabando, assim, com a alienao. TESE - comunismo primitivo (afirmao) ANTTESE - todas as sociedades de classes antagnicas (negao) SNTESE - indivduo e coletividade em unio (negao da negao, fundindo unidade e totalidade). - SOCIALISMO E COMUNISMO - Nesse caminho at o fim dos antagonismos a sociedade passar por dois estgios: 1) o socialismo; e 2) o comunismo. - Socialismo: na primeira fase, denominada de socialismo, a classe operria se organizaria em um partido que destruir o Estado burgus e organizar um novo Estado, dirigido pelo proletariado at que a classe burguesa se extinga. Para tal, esse novo Estado necessrio, bem como, uma burocracia, um aparelho repressivo e um aparelho jurdico, de forma a evitar uma revoluo por parte dos burgueses (a contra-revoluo). O princpio de tal regime seria: De cada um, segundo sua capacidade, a cada um, segundo seu trabalho (quem tiver mais capacidade para trabalhar mais, merece mais reconhecimento). - Comunismo: o comunismo representa a segunda fase do processo, onde a luta de classes desaparecer e, consequentemente, tambm o Estado, garantindo um desenvolvimento prodigioso das foras produtivas, visto que todas as necessidades seriam atendidas. Seu princpio seria ento: De cada um, segundo sua capacidade, a cada um segundo suas necessidades (quem trabalhar mais receber de acordo com suas necessidades). - FIM DA HISTRIA - Seria este o fim da histria? No, pois para Marx, com a sua viso da histria sendo movida pela contradio, a mesma deve continuar. S que a contradio no mais entre classes distintas, mas entre o progresso e as foras conservadoras.

CopyMarket.com

Introduo Cincia Poltica - Aula 10 - Maria Izabel Braga Weber Vanderlei

CopyMarket.com Todos os direitos reservados. Nenhuma parte desta publicao poder ser reproduzida sem a autorizao da Editora.

Notas de Aula Disciplina: Introduo Cincia Poltica Departamento de Cincia Poltica - UnB Professora Maria Izabel Braga Weber Vanderlei

Introduo Cincia Poltica Aula 11


Maria Izabel Braga Weber Vanderlei

Tema: Estado e Max Weber


PREOCUPAO: assim como Pareto e Durkeim, Weber fez parte da gerao da passagem do sculo 1, logo, ele percebia que as sociedades s mantinham sua coerncia por meio de crenas em comum. E a realidade que ele estava vendo era que essas crenas em comum (de ordem transcendente como a f, por exemplo), fruto das tradies, estavam sendo abaladas pelo desenvolvimento cientfico nas sociedades contemporneas. VISO DA HISTRIA: essa percepo de Weber de que a sociedade s podia manter sua estrutura e coerncia sob a condio de que uma f comum pudesse reunir os membros da coletividade, o fazia acreditar que o motor da histria era algo que se encontrava dentro da conscincia dos indivduos. TEMAS PRINCIPAIS - e exatamente por isso que os temas principais abordados na maior parte de sua vasta produo intelectual so: racionalizao e sufocamento; cincia neutra - til para o homem de ao e para a poltica

PONTO DE PARTIDA: quando se fala em homem de ao se fala no ponto de partida da anlise weberiana - o indivduo e aquilo que o faz mover (a ao). Assim, Weber identificou quatro tipos de comportamento individual que determinam a conduta dos indivduos (quer dizer, do ao do indivduo um certo sentido) a saber: 1) ao racional instrumental (com relao a um fim ou objetivo); 2) ao racional com relao a um valor; 3) ao tradicional; e 4) ao afetiva ou emocional. Estado Contemporneo

OBRAS - Identificado esses quatro tipos de ao, Weber os associa a seus questionamentos sobre a racionalidade na sociedade contempornea, partindo da relao entre MEIOS e FINS, Em seus dois discursos, Cincia como Vocao e Poltica como Vocao. Ou seja, toda a ao humana visa a um objetivo e para que este seja alcanado necessrio que se escolha os meios. No entanto, alm dos meios

A gerao da passagem do sculo tinha como principal preocupao as relaes entre religio e cincia.

CopyMarket.com

Introduo Cincia Poltica - Aula 11 - Maria Izabel Braga Weber Vanderlei

serem variados os homens se baseiam em valores, para a determinao dos meios. Valores esses que precisam ser explicitados. {CINCIA COMO VOCAO - E nesse ponto que Weber vai mostrar a importncia da Cincia como indicadora dos meios necessrios para se atingir determinados objetivos. Para isso ele vai ressaltar o fato de que a Cincia, ou melhor, a ao cientfica, seria orientada por uma combinao entre os dois primeiros tipos de aes: a racional com relao a um fim e, a com relao a um valor. Pois o fim da cincia a verdade, ou seja, um objetivo permeado pelo julgamento de valor. Cincia: Essa cincia descrita por Weber (positiva e racional) - utilizando as palavras do prprio - resultado, quer dizer, faz parte do processo histrico de racionalizao, em que a vocao determinada pelo fato da cincia ter atingido um estgio de especializao, antes desconhecido. Esse estgio no deve ser associado ao clculo frio, mas alm do esforo e do trabalho necessrio a inspirao, a intuio. Ou seja, na cincia como na arte, aquele que tem vocao deve dedicar-se a ela, deve ter personalidade. O Cientista: A idia que o cientista por vocao esteja sempre indagando, ao concluir uma obra, um conceito anterior e, ao mesmo tempo, pede para ser ultrapassado. Esse estgio da cincia (conhecimento altamente especializado) onde predomina esse sentido da vocao (dedicao e busca da superao visando a verdade), ele associa (na pg. 30) idia de se ter conscincia e de se poder provar, constantemente, o desencantamento do mundo (ter em mente que, em princpio, no existe nenhum poder misterioso e imprevisvel que interfira, mas que se pode dominar tudo por meio da previso). O Significado da Cincia: Nesse ponto ele levanta a pergunta: qual seria o significado da cincia diante desse processo de contnua renovao? Em outras palavras, qual seria a validade universal da cincia? Utilizando o exemplo do "mito da caverna" de Plato (pg. 32), ele vai responder que a validade exige que o cientista no projete seus juzos de valor no processo de investigao, de forma a no incutir nos homens suas convices. Cincias Sociais e Cincias Naturais: Com essa ressalva Weber indica que apesar das cincias da natureza e a sociologia (e a histria) terem uma inspirao racional, elas diferem quanto "natureza da relao entre o trabalho cientfico e os pressupostos que o condicionaram" (isto est na pg. 36). Para Weber, ento, a "compreenso" de ambas diferem: uma mediata e a outra imediata. O que ele quer dizer (R.A. pg. 468) que nas cincias da natureza os fenmenos precisam estar baseados em pressupostos que precisam ser provados atravs da experincia. Quanto s cincias sociais, a compreenso dos fenmenos pode ser alcanada sem a intermediao de pressupostos gerais. (R.A. pg. 469) A Contribuio: Em seguida (pg. 45), o prprio Weber vai levantar uma outra questo: de acordo com as colocaes feitas anteriormente, qual seria a contribuio positiva da Cincia? - a cincia nos oferece certos conhecimentos que nos permitem, dominar tecnicamente a vida por meio da previso; - nos oferece mtodos de pensamento (instrumentos e uma disciplina); - contribui para a clareza (desde que o cientista a tenha de antemo). O que ele quer dizer com essa ltima colocao (ou condio) aquela idia de que os homens de cincia "podem - e devem - mostrar que essa ou aquela posio adotada (esse ou aquele meio) vm, deriva, se originou no significado desta ou daquela viso ltima e bsica do mundo, ou seja, deste ou daquele princpio". O Papel do Professor: Ele vai dizer que o "professor" que consegue levar a clareza desse sentido de responsabilidade (da explicao) conseguir contribuir e evitar a imposio de convices (pg. 46). Quando ele fala "professor" est se referindo ao fato de que o jovem que acredita ter vocao para a cincia deve possuir qualidades de cientista e de professor. Professor no sentido de compreender o fenmeno e tentar transmiti-lo de maneira "neutra".
Introduo Cincia Poltica - Aula 11 - Maria Izabel Braga Weber Vanderlei

CopyMarket.com

Valores: Mas para que o "professor" aja dessa maneira necessrio ter em mente "a distino entre o julgamento de valor e a relao aos valores. (R.A. pg. 470) - os julgamentos de valores so pessoais e subjetivos. - enquanto que a relao aos valores um procedimento de seleo e de organizao da cincia objetiva. Esse processo de seleo encerra ainda uma outra questo alm do porqu, como selecionar? O porqu, Weber vai responder com a idia de que ao se relatar um fato histrico seria impossvel reconstruir perfeitamente todo o pensamento dos personagens e o contexto inserido. Seleciona-se, portanto, fatos com base em valores estticos, morais ou polticos, transformando um trabalho cientfico da rea em "um conjunto de interpretaes, todas seletivas e inseparveis do sistema de valores escolhido." (R.A. pg. 472)

Concluso: Seguindo esse raciocnio podem existir inmeras interpretaes de um mesmo fenmeno. Para solucionar o impasse Weber, como eu j falei, responde que mesmo os resultados do trabalho cientfico sendo obtidos, a partir de uma escolha subjetiva, importante que os procedimentos possam estar sujeitos a verificao (R.A. pg. 474). Tudo isso que Weber fala para limitar a compreenso e interpretao do significado dos problema s intenes subjetivas do agente, mas que elas sejam claras. A POLTICA COMO VOCAO - J em seu texto A Poltica como Vocao, Weber entende a poltica como sendo a direo do Estado, ou seja, um conjunto de esforos feitos com vistas a participar do poder ou influenciar na sua diviso entre Estados ou dentro de um mesmo Estado. O Estado: Mas, o que viria a ser o Estado? a comunidade humana que reivindica o uso legtimo da violncia fsica dentro do seu territrio, ou seja, a dominao do homem sobre o homem fundada no instrumento da violncia legtima, no s nela, mas, principalmente. Fundamentos da Obedincia e da Dominao: Vale ressaltar que trs so as formas de fundamentos que legitimam a obedincia e a dominao, que eu explicarei mais pormenorizadamente adiante. Porm, em suma, seriam: a) a dominao racional-legal (a autoridade se baseia na legalidade); b) a caracterizada pelo poder carismtico (profetas, soberanos escolhidos - autoridade fundada nos dons pessoais e extraordinrios do indivduo, isto , em seu carisma); c) aquela que est baseada no poder tradicional (patriarca, senhor de terras - dominados por uma autoridade dos costumes santificados pelo hbito dos homens em respeit-los; A Ao Racional : Weber identificou quatro tipos de comportamento individual que determinam a conduta dos indivduos (quer dizer, do ao do indivduo um certo sentido) a saber: 1) ao racional instrumental (com relao a um fim ou objetivo); 2) ao racional com relao a um valor; 3) ao tradicional; e 4) ao afetiva ou emocional.

Ao Social: Quando um indivduo passa a se relacionar com os outros, as suas aes individuais passam a interferir na dos outros, logo teremos aes sociais e no mais individuais. Em outras palavras ao social significa: que, de acordo com o sentido que lhe atribui o ator, ela (ao) se relaciona com o comportamento de outras pessoas, gerando uma relao social. Ordenamento: Para que as relaes sociais sejam regularizadas, faz-se necessrio a existncia de um ordenamento legtimo, que ser fundamentado de acordo com os quatro tipos de ao identificados por Weber. Contudo, Weber associa esses ordenamentos, tambm em relao histria, portanto, um dos trs tipos de motivao no aparece como fundamento de tais ordenamentos - a ao racional com relao a valores - por no encontrar seu correspondente histrico. * Quando se trabalha para se obter uma regularizao (ou ordenamento) de uma sociedade, percebemos a primeira desigualdade, aquela entre os que vo mandar e os que vo obedecer. Aqui Weber inclui trs outros termos: combate, poder e dominao.

CopyMarket.com

Introduo Cincia Poltica - Aula 11 - Maria Izabel Braga Weber Vanderlei

Combate: para Weber o conflito inerente a qualquer sociedade e uma relao social fundamental. Refere-se ao atrito entre aquele que quer impor sua vontade a outro que oferece resistncia. E a esfera do combate a prpria esfera da poltica (pois para ele poltica luta). Poder: probabilidade de um ator impor sua vontade a outro, independente da resistncia deste, expressando aquela situao de desigualdade citada anteriormente. Aqui, nem o comando necessariamente legtimo, nem a obedincia um dever. Dominao: probabilidade de um senhor de contar com a obedincia dos que, em teoria, devem obedec-lo.

As Motivaes: Por fim, so as motivaes das aes de obedincia que nos permitir distinguir entre os diversos tipos de dominao - a legal, a tradicional e a carismtica. De acordo com Weber, a dominao pode se fundamentar ento em trs aspectos principais respectivamente: no conjunto de interesses (daqueles que obedecem); no costume; ou simplesmente no afeto;

Fundamentos: No entanto, ns poderemos observar que se a dominao se baseasse somente nesses trs aspectos seria instvel e, para que isso no acontea a dominao se consolidar em torno de princpios jurdicos que sustentem sua legitimidade. Princpios das Diferentes Estruturas: Estes princpios jurdicos que iro estabelecer a clara distino entre esses trs tipos de dominao. So esses princpios que vo determinar as diferentes estruturas de Estado, quais sejam:

1) DOMINAO RACIONAL-LEGAL: aqui o tipo mais puro o modelo burocrtico, onde a idia motriz que qualquer direito pode ser gerado e modificado a partir de uma lei positiva, de um estatuto (lei orgnica de um Estado). Em outras palavras tudo est associado s leis e sua execuo. Logo, no se obedece a nenhuma pessoa de acordo com algum direito que ela diga possuir, s se obedece a uma regra estabelecida, onde quem ordena tambm obedece. Alm disso quem ordena, tem esse cargo legitimado por alguma regra estabelecida, fruto de uma formao profissional livre de influncias pessoais. Dessa forma as relaes que predominam dentro dessa estrutura so aquelas baseadas em contratos, com pagamento fixo e graduado segundo uma hierarquia de valores, na qual os subordinados inferiores devem obedecer aos seus superiores com disciplina. 2) DOMINAO TRADICIONAL: j nesse tipo de dominao o tipo mais puro o patriarcal e acontece quando quem obedece cr na santidade das ordens e poderes senhoriais tradicionais, implicando na fidelidade dos sditos. Enquanto na anterior novas regras poderiam ser criadas por lei, aqui quase impossvel mudar as regras sem afetar a tradio, a no ser que o senhor assim o queira. Em suma, se o senhor pode modificar determinadas regras, no existe o carter formal do modelo racional-legal. Quanto ao quadro administrativo, ou seja, a estrutura do Estado, composto por servidores que so os dependentes pessoais do senhor (parente, amigos pessoais, ou aqueles que lhe devem favor). De acordo com essa estrutura, as relaes que predominam so de fidelidade e no de disciplina. Dentro desse tipo de dominao alm da patriarcal tem tambm a estamental que um meio termo entre o modelo anterior e esse. 3) DOMINAO CARISMTICA: Essa dominao acontece quando aqueles que obedecem assim o fazem devido devoo afetiva sobretudo relacionada ao carisma do lder. A obedincia no est ento baseada em regras institudas, mas sim na vontade do lder enquanto seu carisma persistir. at lgico que o quadro administrativo composto com base nos preceitos de carisma e vocao pessoal e no na qualificao profissional. Aqui Weber faz uma ressalva para que nos resguardemos dos tipos carismticos. Assim, como aconteceu com Lus Bonaparte III, apesar da autoridade carismtica ser uma grande fora revolucionria, ela ao mesmo tempo revestida de um autoritarismo dominador, que garanta sua continuidade.
CopyMarket.com

Introduo Cincia Poltica - Aula 11 - Maria Izabel Braga Weber Vanderlei

CopyMarket.com Todos os direitos reservados. Nenhuma parte desta publicao poder ser reproduzida sem a autorizao da Editora.

Notas de Aula Disciplina: Introduo Cincia Poltica Departamento de Cincia Poltica - UnB Professora Maria Izabel Braga Weber Vanderlei

Introduo Cincia Poltica Aula 12


Maria Izabel Braga Weber Vanderlei

Tema: Teoria das Elites e Grupos de Presso


DEFINIO: Nas sociedades modernas, com a democracia representativa, comum falar em uma distribuio assimtrica do poder poltico. Na verdade, esse termo de difcil definio e compreenso. Muitos tericos o classificaram de diferentes modos e contedos, mas uma noo geral que permeia todas as diversas conceituaes sobre elites que a elite constituda pelos que so influentes. OBSERVAO: Se tomarmos por base essa definio geral, poderemos utilizar indistintamente o termo dizendo que os padres de educao so fixados em grande parte pelos exames vestibulares das faculdades, os filmes tm maior impacto sobre o senso de responsabilidade das pessoas do que as Igrejas, ou seja, ser que aqueles que elevam os padres de educao ou os que fazem filmes fariam parte de uma elite e que os membros da Igreja, porm, no o fariam? TEORIA: Percebe-se que essa noo obviamente muito ampla e imprecisa e por isso que os tericos das elites vem em nosso auxlio - para limitar e especificar o tipo de elite com a qual realmente nos interessa trabalhar. E qual seria ela? ELITE, ESTADO E DEMOCRACIA: A elite que nos interessa seria aquela que se restringe ao mbito do Estado e pode ter ou no uma relao conflituosa com a democracia OS TERICOS: O conceito de elite poltica foi apresentado por Mosca e Pareto como um termo-chave em uma nova cincia social, mas possua outra faceta, um pouco menos evidente em suas obras: isto , fazia parte de uma doutrina poltica que se opunha ou tomava uma atitude crtica em relao democracia moderna (Pareto mais do que Mosca), e ainda mais em relao ao socialismo moderno. HIERARQUIA: Alguns autores nos apontam para o fato de que as doutrinas europias do sculo XIX acerca da supremacia de uma elite de indivduos superiores eram todas fruto de uma sociedade contendo ainda muitos vestgios feudais e representavam diferentes tentativas para reviver antigas noes de hierarquia social e erigir obstculos contra a propagao de idias democrticas. DESIGUALDADE E DEMOCRACIA: A relao pouco harmoniosa, portanto, entre o reconhecimento da existncia de elites e sua convivncia com a noo de democracia, pode ser observada inicialmente dada a insistncia por parte dos tericos elitistas em ressaltar a desigualdade de atributos individuais. Tal posicionamento vai de encontro (choca-se) com um elemento fundamental do pensamento poltico democrtico, a igualdade bsica entre os indivduos.

CopyMarket.com

Introduo Cincia Poltica - Aula 12 - Maria Izabel Braga Weber Vanderlei

MINORIA: Como conseqncia da colocao anterior, um outro ponto de divergncia refere-se ao fato dos elitistas evidenciarem a existncia de uma minoria governante, pois tal fato contradiz a teoria democrtica de governo da maioria. {DEMOCRACIA REPRESENTATIVA: Mas a convivncia entre esses dois conceitos no precisa ser encarada como excludente, pelo contrrio, alguns autores defendem a perfeita ligao entre esses termos, desde que alguns elementos sejam levados em considerao. Assim, tais estudiosos diro que a democracia pelo povo - a democracia formal (que em seu sentido jurdico-institucional, entendida como governo do povo) se tornou impraticvel nas complexas sociedades modernas. Faz-se mister, ento, buscar uma democracia substancial (que, lembrando, j expressa um significado tico, pois entendida como governo para o povo), onde as posies de poder na sociedade encontrem-se abertas em princpio para todos, que haja competio pelo poder e, por fim, que seus detentores estejam prontos para prestar contas de seu exerccio a qualquer momento perante o eleitorado, ou seja, as bases da democracia representativa. IGUALDADE: O que se entendia por igualdade pura e simples em um momento anterior do processo de mudana no conceito de democracia, passa a ser entendido como igualdade de oportunidades. Dessa forma, a democracia ser ento vista como um tipo de sociedade em que as elites so, em princpio, abertas (quer dizer, seus membros podem ser recrutados dos diferentes estratos sociais na base do mrito individual). Essa concepo de elite dentro da democracia moderna foi melhor trabalhada em Mosca. ELITE X SOCIALISMO: Em suma, a inteno primeira dos tericos elitistas no era a de ir em oposio democracia, mas sim ao socialismo de Marx, pois como Mosca deixou claro em seu trabalho: 1) o conceito marxista de classe dominante errneo, visto que a contnua circulao de elites impede que, na maioria das sociedades e especialmente nas modernas sociedades industriais, se forme uma classe dominante estvel e fechada; 2) da mesma forma, Mosca mostra ser impossvel uma sociedade sem classe, pois em toda sociedade precisa-se de uma minoria que efetivamente governe. Marx afirmava que a histria de todas as sociedades era a histria das lutas de classe, divididas entre aqueles que dominam e os que so dominados. Os elitistas, complementam essa frase dizendo que a histria no pode deixar de ser assim.

LIES DE MOSCA E PARETO: Quem primeiro criou o conceito que mais tarde veio a ser denominado de elite, foi um pensador italiano, tambm da gerao da passagem do sculo, Gaetano Mosca. Em seu primeiro trabalho publicado em 1806 (o primeiro volume) e revisto em 1923 (com a publicao de um segundo volume), Mosca apresenta uma teoria, onde ressalta a existncia de uma classe poltica, classe governante ou ainda classe dirigente, como foco de suas anlises. MOSCA: De maneira clara a idia bsica de Mosca seria, em suas prprias palavras, as seguintes: Entre os fatos e tendncias constantes encontrados em todos os organismos polticos, um to bvio que visvel at ao olhar menos atento. Em todas as sociedades - desde as parcamente desenvolvidas que mal atingiram os primrdios da civilizao at as mais avanadas e poderosas - existem duas classes de pessoas - uma classe que dirige e outra que dirigida. A primeira, sempre a menos numerosa, desempenha todas as funes polticas, monopoliza o poder e goza das vantagens que o poder traz consigo, enquanto a segunda, a mais numerosa, dirigida e controlada pela primeira de uma forma que ora mais ou menos legal, ora mais ou menos arbitrria e violenta...o domnio de uma minoria organizada, obedecendo ao mesmo impulso, sobre a maioria desorganizada, inevitvel. O poder de qualquer minoria irresistvel ao se dirigir contra cada um dos membros da maioria tomado isoladamente, o qual se v sozinho face totalidade da minoria organizada. Ao mesmo

CopyMarket.com

Introduo Cincia Poltica - Aula 12 - Maria Izabel Braga Weber Vanderlei

tempo a minoria organizada exatamente por ser uma minoria - e tambm pelo fato da minoria ser geralmente composta de indivduos superiores - ...os membros de uma minoria dominante sempre possuem um atributo, real ou aparente, que altamente valorizado e de muita influncia na sociedade em vivem. PARETO: Outro autor italiano, tambm da gerao da passagem do sculo, Vilfredo Pareto, foi o primeiro a definir e nomear o conceito desenvolvido por Mosca como elite e a estabelecer a distino entre dois estratos da populao: I) um estrato inferior, a no-elite (com cuja possvel influncia sobre o governo no nos preocupar no momento); a) b) uma elite governante; e uma elite no-governante.

II) um estrato superior, a elite, dividida em dois substratos:

Pareto pode ter chegado a essa estratificao talvez pela influncia de Mosca. PONTOS EM COMUM: De acordo com as posies de Pareto e Mosca, podemos observar que ambos se preocupavam com as elites quanto grupos de indivduos que exercem diretamente o poder poltico, ou que esto em condies de influir em seu exerccio. CIRCULAO DAS ELITES: Da mesma forma, tanto em Pareto quanto em Mosca percebemos outras noes comuns, por exemplo, quanto ao fato de que em toda a sociedade existe e no pode deixar de existir, uma minoria que controla o restante da mesma. Esta minoria - a classe poltica, diria Mosca, ou a elite governante, vai nos dizer Pareto, composta dos que ocupam os cargos de comando poltico e, mais vagamente, dos que podem influir diretamente nas decises polticas - sofre mudanas na sua composio dentro de certo perodo de tempo, em geral atravs do recrutamento individual de novos membros nos estratos inferiores da sociedade, por vezes; pela incorporao de novos grupos sociais e ocasionalmente pela substituio total da elite estabelecida por uma contra - elite, como ocorre nas revolues. Esse fenmeno denominado de circulao das elites, que visto, contudo, de forma diferente por Mosca e Pareto. PONTOS DIVERGENTES: Do estudo dos dois tericos pode-se dizer que Pareto, trabalha mais as distines entre a elite e a no elite, enquanto Mosca quem examina de forma mais minuciosa a composio da prpria elite, especialmente nas modernas sociedades democrticas. Logo, o principal foco de divergncia entre eles refere-se a circulao das elites. SUBELITE: Em Mosca encontramos, mais especificamente, uma concepo de subelite que torna seu esquema anterior (dividido em dois grupos) um pouco mais flexvel, trata-se de um grupo bem maior que compreende toda a nova classe mdia (composta por funcionrios pblicos, gerentes e empregados de loja e escritrio, cientistas e engenheiros, estudiosos e intelectuais). A importncia deste grupo se encontra no fato de que este fornece os novos membros para a elite e promove a estabilidade de qualquer organizao poltica, pois esta depende do nvel de moralidade, inteligncia e atividade atingido por essa subelite. Essa definio de subelite torna o conceito de Mosca muito vago, pois existem s dois grupos ou no? Quem faz parte desses grupos? que Mosca estava pensando nos elementos emergentes, reflexos das foras sociais que representam novos interesses. Em outras palavras o processo de circulao das elites, para ele, representa uma interao maior entre a minoria dirigente e a maioria dirigida, ao invs de um simples domnio daquela sobre esta, pois as modernas sociedades apresentam um quadro sociolgico complexo e integralizado, segundo ele.
CopyMarket.com

Introduo Cincia Poltica - Aula 12 - Maria Izabel Braga Weber Vanderlei

J Pareto, tende a acentuar mais a separao entre dominadores e dominados em toda a sociedade, por esse motivo ele acredita que atm mesmo o sistema poltico democrtico no difere de nenhum outro (autoritrio, por exemplo), pois o democrtico, assim como os demais, apresenta uma sociedade dividida entre um pequeno grupo que manda e um grande que obedece. Ento, como ele explicaria a circulao das elites? Ele se baseia fundamentalmente em fatores psicolgicos, utilizando a noo de resduos (sentimentos e instintos humanos bsicos). SNTESE DE BOTTOMORE: Depois de Mosca e Pareto vrios autores procuraram trabalhar o conceito de elite. Bottomore, ao estud-los fez uma sntese brilhante dos dois tericos, no s esquematizando o pensamento de cada um, mas aproveitando-as conjuntamente em suas interpretaes pessoais relacionadas elite e democracia. CLASSE POLTICA: Dessa forma ele se utiliza do termo empregado por Mosca, classe poltica, para referir-se a todos os grupos que exerceram poder ou influncia poltica e esto diretamente empenhados em disputas pela liderana poltica. De uma certa forma mais difcil delimitar a expanso de tal grupo, mas de maneira sinttica fariam parte: aqueles que compe a elite poltica; mas tambm os da contra-elite, isto , os chefes de partidos polticos que esto fora do governo e representantes de novos interesses sociais ou classes (ex.: lderes sindicais), bem como grupos de homens de negcios e intelectuais ativos politicamente. A classe poltica, portanto, compe-se de muitos grupos que podem estar empenhados em diversos nveis de cooperao, competio ou conflito entre si.

ELITE POLTICA: Por elite poltica (grupo menor originado da classe poltica, segundo Bottomore), termo que ele tomou emprestado de Pareto, compreende-se o grupo cujos membros, ou indivduos exercem o poder poltico em uma sociedade em qualquer poca. Sua extenso ser limitada pelos: - membros do governo e da alta administrao; - chefes militares; e, em alguns casos, - famlias politicamente influentes de uma aristocracia ou casa real; e - dirigentes de poderosos empreendimentos econmicos.

GRUPOS DE PRESSO E GRUPOS DE INTERESSES


DEFINIO: estudos envolvendo as tomadas de deciso do governo e do Legislativo permitiram identificar a representao de grupos econmicos perante o Congresso, representao essa feita por um mecanismo extralegal de natureza to completa e to influente quanto o sistema partidrio. GRUPOS DE PRESSO: de uma forma geral supes a inspirao apenas de motivos econmicos, de acordo com David. B. Truman. GRUPOS DE INTERESSE: j os grupos de interesses se referem a qualquer grupo que, baseado em uma ou mais atitudes compartilhadas, faz certas exigncias a outros grupos sociais, para o estabelecimento, manuteno ou melhora das formas de comportamento implcitas nas atitudes compartilhadas. ORIGENS: A origem de tal conceito na cincia poltica e social deriva da identificao do lobby compreendido como atividade de pessoas (lobbyists) que, atravs de contato com membros do governo, procuram influenciar decises polticas ou a aprovao ou rejeio de leis pelo Poder Legislativo. A insero desse termo na cincia poltica com essa denominao se deu em 1908, por Arthur F. Bentley. LOBBY: Em 1928, um outro autor, Pendleton Herring, incorporou definitivamente esse conceito ao campo da cincia poltica, delimitando a definio geral do termo citado anteriormente.
Introduo Cincia Poltica - Aula 12 - Maria Izabel Braga Weber Vanderlei
4

CopyMarket.com

GRUPOS DE PRESSO X GRUPOS DE INTERESSES: Alguns estudos esparsos e pouco especficos quanto aos termos envolvidos foram publicados at 1951, quando David B. Truman, publicou um livro que distinguia perfeitamente os grupos de presso dos grupos de interesse e a importncia de cada um. CARACTERSTICAS PRINCIPAIS, ATIVIDADES E OBJETIVOS: A principal caracterstica dos grupos de presso a de procurar influir atravs de pessoas que no ocupam posies polticas de responsabilidade, mas isso no impede que acontea (Ex.: da Frana). Tticas - As tticas de influncia dos grupos de presso so relativamente bem estudadas e incluem desde o contato pessoal direto dos agentes dos grupos interessados com os representantes do governo, at as aes coletivas e as formas mais sutis de propaganda e formao de uma opinio pblica favorvel s reivindicaes dos grupos, ou as contribuies para as campanhas eleitorais de candidatos sabidamente favorveis a determinados interesses. Instrumentos - Assim, pessoalmente, os representantes dos grupos procuram, antes de tudo, persuadir, prestar informaes tcnicas ou confidenciais, fazer pequenos favores ou dar presentes que no compram conscincias, mas predispem favoravelmente os beneficirios, chegando a casos extremos como intimidao ou suborno. Contudo, s vezes mais indicada a ao coletiva, que costuma se manifestar de diversos modos: como o grupo comparecendo maciamente a determinado lugar ou evento, promovendo greves, obstrues do trfego, fechamento das lojas comerciais, etc. Objetivos - Os principais objetivos dessas tticas seriam: - favorecer nomeaes para os cargos governamentais importantes ou, ao contrrio, forar ou contribuir para a demisso de altos funcionrios, prefeitos e at ministros; propiciar a aplicao de determinada poltica ou impedi-la de ser; conseguir investimentos em determinados lugares ou atividades ou buscar evitar que sejam empregados em outros fins; dentre outros.

OS GRUPOS DE PRESSO NO BRASIL: No Brasil tambm percebida e identificada a presena de grupos de presso tais como: - grupos comerciais, industriais e agropecurios; - grandes empresas concessionrias de servios pblicos; - representantes de capitais estrangeiros; - sindicatos de operrios, unies de servidores civis e militares, de estudantes; e outros com maior ou menor fora.

ORIGENS: Em 1958, realizou-se no Rio de Janeiro, a Primeira Conferncia Nacional da Ordem dos Advogados do Brasil e entre os temas debatidos nessa conferncia, um era a questo do lobby. FAVORVEL OU NO: O relator da matria, na poca, Nehemias Guerreiros afirmou que o lobby era para ele uma atividade correta e corregedora, espcie de higiene da lei, acrescentando que era uma prtica comum no Brasil, no tendo porque no ser legalizada. Sustentava ainda que o que resta aos advogados que o desempenham proclamar que o fazem, faze-lo ostensivamente, mantendo as suas atividades dentro dos cnones da tica profissional e parlamentar. As palavras do relator foram aceitas e aprovadas pela Conferncia. INFLUNCIAS: As influncias dos lobbistas, dos grupos de presso e de interesse, mais especificamente continuaram tanto no Legislativo, quanto no Executivo, at terem suas influncias negativas denunciadas pelo deputado Gabriel de Rezende Passos, em 1960, que em discurso proferido na Cmara afirmou que os negcios pblicos do Brasil estavam sendo dirigidos no sentido de privilegiar grupos mais fortes em detrimento dos pequenos grupos, no sistema tributrio, citando o exemplo do aumento de preos e taxas influenciados por grupos de presso.

CopyMarket.com

Introduo Cincia Poltica - Aula 12 - Maria Izabel Braga Weber Vanderlei

CopyMarket.com Todos os direitos reservados. Nenhuma parte desta publicao poder ser reproduzida sem a autorizao da Editora.

Notas de Aula Disciplina: Introduo Cincia Poltica Departamento de Cincia Poltica - UnB Professora Maria Izabel Braga Weber Vanderlei

Introduo Cincia Poltica Aula 13


Maria Izabel Braga Weber Vanderlei

Tema: Partidos Polticos


DEFINIO: os partidos so organizaes polticas que representam a via natural de ao poltica (mas no a nica), ou seja, caminho institucionalizado pelo qual se pode buscar formalmente o acesso ao poder. WEBER: Segundo Max Weber, o Partido Poltico uma associao...que visa a um fim deliberado, seja ele objetivo como a realizao de um plano com intuitos materiais ou ideais, seja pessoal, isto , destinado a obter benefcios, poder e, conseqentemente, glria para os chefes e sequazes1, ou ento voltado para todos esses objetivos conjuntamente. ORIGENS: Maurice Durverger vai nos dizer que os verdadeiros partidos, ..., datam apenas de cerca de um sculo, sendo que o desenvolvimento dos partidos parece associado ao da democracia (isto , extenso do sufrgio popular e das prerrogativas parlamentares). DUAS FONTES: De acordo com essa descrio feita por Durverger, ele identifica duas fontes para o surgimento dos partidos: 1) aqueles que nasceram de criao eleitoral e parlamentar, tendo sido criados pelo estabelecimento de uma ligao permanente entre grupos parlamentares ou de comits eleitorais, sendo que o primeiro tipo antecedeu o segundo; e 2) aqueles que tiveram uma origem externa ao Parlamento, provenientes de grupos sociais situados fora do sistema poltico propriamente dito: grupos de presso, sociedades de pensamento, associaes de antigos combatentes. HISTRICO: A teoria que distingue essas duas fontes de origem para a formao dos partidos polticos j foi muito criticada por sua generalidade, mas nos serve de ponto de partida para falar que os primeiros partidos polticos modernos, como j foi dito, representam um fenmeno relativamente recente.

Partidos Polticos Modernos: Americanos: Estudos apontam para o fato dos primeiros partidos polticos modernos a se organizarem foram os americanos em 1828, sendo, portanto, considerado o sistema de partidos mais antigo do mundo.

Sequaz aquele que segue ou acompanha com assiduidade. Tambm denominamos sequazes aqueles que so partidrios, proslitos (singularmente a pessoa que abraou o judasmo ou, ento, uma religio diferente da sua, mas, de uma forma geral, o indivduo convertido a uma doutrina, idia ou sistema), seguidores, ou seja, pessoas integrantes de um banco ou partido.

CopyMarket.com

Introduo Cincia Poltica - Aula 13 - Maria Izabel Braga Weber Vanderlei

Ingleses: J os partidos ingleses nasceram das reformas eleitorais de 1832 (com o Referendum Act, o qual, ampliando o sufrgio, permitiu que as camadas industriais e comerciais do pas participassem juntamente com a aristocracia, na gesto dos negcios pblicos) e 1867 (poca em que realmente se regulamentou e consolidou os partidos como organizao poltica prpria para o acesso ao poder governamental). Franceses: Na Frana os partidos polticos aparecem somente depois de 1848. Os tipos de organizaes que deram origem a esses partidos modernos, no entanto datam do sculo XVIII.

CRITRIOS: mas como separar entre essas organizaes e os partidos? Por que no as consideramos como sendo um partido? Porque para considerarmos uma organizao poltica como sendo partido e no faco, grupos de presso, ligas, ou qualquer outro termo, precisamos levar em conta quatro critrios, que seguem abaixo: 1o) ser uma organizao durvel - quer dizer que a expectativa de vida poltica do partido tem que ser maior que a dos seus prprios dirigentes (esse critrio os diferencia das simples ligas e faces que tem sua vida til limitada pelos seus criadores); 2o) ser uma organizao completa, includa a escala local - o que implica a existncia de uma rede permanente de relaes entre o centro nacional e as unidades de base da organizao (esse critrio permite distinguir entre partidos polticos e mero grupo parlamentar); 3o) a vontade deliberada de exercer diretamente o poder - tal vontade de explicao mais evidente e permite a distino em relao aos grupos de presso, que simplesmente buscam influenciar o poder, pois estes tm a tarefa de defender uma categoria social especfica, um interesse particular, exercendo nitidamente presso sobre o poder, mas no necessariamente fazendo parte dele; e por fim 4o) a vontade de procurar o apoio popular - esse apoio seria tanto o de militantes quanto de eleitores que com isso fortalecem e mantm a estrutura partidria, alm de garantir uma maior arrecadao de votos (esse critrio contribui para diferenciar entre os partidos polticos das simples agremiaes).

BRASIL: Agora que ns j estabelecemos os critrios para a existncia de um partido, pergunta-se: h diferenas entre os partidos ou, por respeitarem os critrios anteriores, so todos iguais? O PFL, por exemplo, estruturalmente semelhante ao PT? TIPOLOGIAS DOS PARTIDOS POLTICOS: Maurice Durverger vai nos dizer que todos os partidos polticos necessitam desses critrios para serem considerados como tal, porm a estrutura dos partidos polticos apresentam diferenciaes ntidas entre um tipo e outro. Assim, teramos uma primeira distino entre: a) {Partidos de Quadro: que seriam aqueles que mais do que um grande nmero de adeptos buscam a reunio de pessoas ilustres, privilegiando, assim, a qualidade quantidade. Essas pessoas ilustres so chamadas a participarem por vrios motivos, como prestgio devido a uma influncia moral, por sua fortuna (que permita ao partido cobrir os gastos das campanhas eleitorais) ou por sua influncia no poder. Este tipo de partido prevalece durante todo o sculo XIX, na maior parte dos pases europeus e esto associados quela primeira fonte de origem dos partidos, ou seja, do Parlamento; b) Partidos de Massa: j estes procuram inicialmente conseguir o maior nmero de adeptos possveis, pois estes constituiriam o cerne do partido e a substncia de suas aes. Tal acontece porque os primeiro partidos de massa surgiram com o programa de promover um novo modo de convivncia civil, de

CopyMarket.com

Introduo Cincia Poltica - Aula 13 - Maria Izabel Braga Weber Vanderlei

que seriam artfices as classes subalternas poltica e socialmente emancipadas. Para esse fim, era necessrio educar as massas, torn-las politicamente ativas e conscientes do prprio papel (por isso a rigidez na organizao da estrutura deste tipo de partido, por meio do voto, para as tomadas de deciso do partido). Vale ressaltar tambm que financeiramente este tipo de partido vive das contribuies feitas por seus prprios membros, pois surgiram com o desenvolvimento do movimento operrio a partir do final do sculo XIX, quando surgiram os primeiros partidos dos trabalhadores. - OBSERVAO: Pelo crescente avano dos partidos de massa, os partidos de quadro acirraram sua oposio diante deles. Por esses partidos da burguesia terem em mos as principais levas do poder poltico e podendo contar com a ao do exrcito e da burocracia, ... puderam impedir, durante um certo perodo, a integrao poltica dos partidos dos trabalhadores e neutralizar, portanto, a concorrncia no mercado poltico. OUTRAS DISTINES: Essa seria apenas uma primeira distino (aceita pela maior parte dos tericos da rea desde de 1951, quando foi proposta por Durverger), mas no a nica, comenta Durverger. possvel ainda perceber a distino entre: a) Partidos Flexveis: que seriam aqueles onde no haveria uma disciplina de voto; b) Partidos Rgidos: que seriam aqueles teriam uma disciplina de voto e apresentariam uma maior centralizao. Obs.: geralmente os partidos de massa so rgidos enquanto os de quadro seriam flexveis, mas o exemplo ingls (partidos de quadro rgidos) mostra que h excees. PARTIDO INDIRETO: Durverger ressalta ainda a existncia de um tipo intermedirio que seria o Partido Indireto, onde no lugar dos notveis, escolhe-se representantes oficiais de organizaes. Na verdade, comenta ele, percebe-se um processo de mudana em todos os dois modelos tradicionais, onde o partido de quadro est, cada vez mais, caminhando em direo ao partido de massa e o mesmo acontecendo em sentido inverso. FUNES DOS PARTIDOS POLTICOS: as funes se referem a todas as atividades dos partidos que geram conseqncias mais ou menos relevantes no sistema poltico e social. De acordo com o desenvolvimento dos partidos observou-se, mais especificamente, 2 funes (instrumentos teis aos grupos sociais, para introduzi-los no sistema poltico), a saber: 1) ser veculo de expresso das prprias reivindicaes e necessidades desses grupos (questionamento poltico); e 2) ser o meio para alcanar a participao na formao das decises polticas. SISTEMAS DE PARTIDOS: conjuntos de partidos inter-relacionados, que representam o elemento essencial das instituies polticas, tanto que regimes democrticos privilegiam...

CopyMarket.com

Introduo Cincia Poltica - Aula 13 - Maria Izabel Braga Weber Vanderlei

CopyMarket.com Todos os direitos reservados. Nenhuma parte desta publicao poder ser reproduzida sem a autorizao da Editora.

Notas de Aula Disciplina: Introduo Cincia Poltica Departamento de Cincia Poltica - UnB Professora Maria Izabel Braga Weber Vanderlei

Introduo Cincia Poltica Aula 14


Maria Izabel Braga Weber Vanderlei

Tema: Sistemas Representativos e Eleitorais. Origens Histricas


I) Sistema Representativo:
1) Origens A partir do final da Idade Mdia, todos aqueles fatores que levaram ao surgimento do Estado Liberal, levaram tambm idia de representao. Se ns lembrarmos dos contratualistas - principalmente Rousseau - veremos que eles buscaram justificar o papel do Estado, traando um processo evolutivo hipottico no qual se apresentava a sada do estado de natureza por meio de um pacto artificial. Neste pacto se estabelecia o Estado como ordenamento jurdico-institucional e se escolhia o soberano. exatamente esse processo de escolha, de atribuio de funes e responsabilidades ao escolhido que denominamos como representao poltica. Pode parecer, sob uma anlise mais imediata, uma visvel incompatibilidade entre a representao poltica (assim como o liberalismo) e o conceito de democracia, pois, de acordo com os antigos, nela os governantes so tambm os governados (afinal, todos participavam das decises dos negcios do Estado em praa pblica), enquanto a representao pressupe que s alguns sero os governantes e os demais governados. {Porm, da mesma forma que o conceito de democracia mudou e vem mudando de acordo com o tempo, o conceito de representao tambm. Assim, a representao poltica, atualmente perfeitamente compatvel com o conceito de democracia, mas um novo tipo de democracia a dos modernos visto que a complexidade do mundo moderno no nos permite compreender a fundo, nem participar diretamente de todas as questes relativas ao Estado. Dessa forma, toda a sociedade (da qual emana o poder, segundo Rousseau) participa diretamente na escolha de seus representantes, por meio de processos formais, regulares e peridicos e estes tero como funo decidir sobre os negcios pblicos vinculados aos desejos do povo. Denomina-se tal democracia de democracia representativa. Em outras palavras, podemos definir a representao poltica em um sentido amplo, como sendo... 2) Definio Um mecanismo poltico particular, que expressa um enorme processo de competio entre diferentes foras (as organizaes partidrias) pela conquista ou pela conservao das posies de mando (as parlamentares e governamentais). Tal mecanismo usado para a realizao de uma relao de controle entre governados - ou seja, aqueles que no podem exercer pessoalmente o poder poltico - e governantes - aqueles que foram escolhidos para exercerem o poder poltico. Vimos que, em suma, a representao poltica uma representao eletiva e regulamentada frente a um pblico com funes de juiz, pois j que ele no exerce diretamente o poder poltico ele tem o direito de controlar aqueles que ele escolheu para exerc-lo. [OBS.: Essa relao e dinmica entre governados e eleitos no aparece de um s modo. Por exemplo, se ns escolhermos um representante da turma, vamos ter que definir se ele vai apenas fazer e falar aquilo que ns determinamos ou se ele (por ter sido escolhido de acordo com determinadas qualidades como bom senso e
CopyMarket.com

Introduo Cincia Poltica - Aula 14 - Maria Izabel Braga Weber Vanderlei

polidez e tendo o conhecimento das nossas necessidades) ir decidir por ns em algum encontro entre representantes. Alm disso, ns teremos que decidir se escolheremos apenas um representante ou um representante do lado direito, um do lado esquerdo e outro do centro, entre outras decises.] Pelo que podemos observar, distinguir os modelos de representao no to simples, mas alguns tericos identificaram trs deles... 3) Tipologia dos Modelos de Representao Poltica [Esses primeiros dois modelos correspondem exatamente aos do exemplo anterior]. a) Representao por delegao: nesse tipo de representao o representante aparece como um executor (privado de iniciativa e autonomia) das funes que os representados lhe distribuem. Esse foi o primeiro modelo de representao, logo, tem uma origem medieval (por exemplo, os antigos embaixadores), onde a caracterstica principal a noo de mandato imperativo. vantagens: funciona como um dos elementos de controle mais eficaz sobre o representante, pois fica estabelecido de antemo as atribuies dele, alm de ser mais fcil cobr-las; desvantagens: por ser um sistema de instrues vinculantes, torna o representante limitado em sua ao pelos desejos daqueles que o elegeram. Assim, caso o grupo de eleitores no seja informado o suficiente, nem detenha o conhecimento adequado sobre a complexidade dos negcios pblicos, duas coisas podem ocorrer - i) no propiciarem instrumentos necessrios para que os representantes exeram suas atividades da melhor forma; e ii) ou enganarem os representados quanto a sua atuao.

b) Representao por confiana: nesse segundo modelo (considerado como alternativa tradicional ao primeiro modelo) atribudo ao representante uma posio de autonomia, supondo-se que a nica orientao para a sua ao seja o interesse dos representados (como pensava Locke). Um dos maiores defensores desse tipo de representao foi Edmund Burke, em seu Discurso aos Eleitores de Bristol vantagens: caracterizado pelo mandato autnomo, esse modelo propicia ao representante fiducirio buscar os melhores meios para atender os interesses de toda a nao - a nao passa a ser o ponto central da representao - de modo a superar a fragmentao particular que inevitavelmente brota da representao por delegao. desvantagens: No entanto, o modelo no oferece uma soluo satisfatria para uma situao onde h pontos de vista diferentes entre os governados e os governantes, o que , alis, um dos problemas cruciais da vida poltica diria.

c) Representao espelho ou representatividade sociolgica: esse terceiro modelo, onde a figura do representante, propriamente dita, secundria, o foco de ateno recai sobre o organismo representativo, que deve espelhar ou reproduzir as caractersticas do corpo poltico como um todo. vantagens: h uma identificao maior entre o corpo social e o organismo representativo, de forma a produzir nos eleitores uma sensao de partcipes integrados da organizao poltica, ou seja, percebe-se uma correspondncia das percepes que respectivamente tm os representantes e os representados dos interesses destes ltimos. desvantagens: o primeiro problema que surge se refere s caractersticas do corpo social que merecem ser reproduzidas pelo organismo representativo, quais seriam elas? Por que uma deveria e uma outra no? Os sistemas eleitorais proporcionais foram um instrumento institucional eficaz na reproduo bastante fiel de caractersticas poltico-ideolgicas, mas e outras como as scio-econmicas, as profissionais, religiosas, culturais, tnicas e raciais, e at as diferenas de sexo,...
Introduo Cincia Poltica - Aula 14 - Maria Izabel Braga Weber Vanderlei
2

CopyMarket.com

4) Sntese Depois de apresentar as vantagens e desvantagens de todos os modelos puros de representao, pergunto se no haveria sada. Ser que no existiria um modelo de representao onde s houvesse vantagens? Um autor italiano, Maurizio Cotta, props a seguinte soluo, visto que, isoladamente, nenhum desses trs modelos se mostraram completos: definir o representante como um fiducirio controlado que em algumas de suas caractersticas espelha as dos seus eleitores. Por qu? - Do modelo por confiana se aplicaria a necessidade de uma certa margem de autonomia que lhes permita atender melhor os interesses dos cidados sem os limites do mandato imperativo; - j do modelo delegado, se aproveitaria o elemento do vnculo ao qual o representante ficaria sujeito, em qualquer hiptese, garantindo um certo grau de controle dos cidados sobre o poder poltico; - o modelo de representao sociolgica, contribuiriam com a legitimidade e a credibilidade dada ao quadro dos representantes, pois este responderia s exigncias tanto de ordem simblica, quanto psicolgicas que, em determinados momentos, so to ou mais importantes. 5) Concluso Observamos que, a partir do momento em os homens passaram a viver em comunidade, eles no puderam dispensar o elemento de liderana (aproveitando alguns dos pressupostos da teoria das elites), por meio de algum mtodo de escolha. Como conseqncia, a idia de escolha nos remete noo de delegao de poderes e disputa por estes poderes. Tendo em vista que a poltica pode ser considerada como a disputa pelo poder poltico, logo conclumos que o mtodo de escolha influencia em todos os aspectos da vida poltica de um pas. Da mesma forma, quando se fala nas formas e mtodos de escolha, automaticamente se fala em sistemas eleitorais. [De uma forma geral, sem querer antecipar o grupo, podemos dizer que os sistemas eleitorais podem ser compreendidos como os processos e/ou mtodos que permitam a melhor aferio da vontade do eleitorado. Em outras palavras, um conjunto de normas legais que estabelece a relao entre os votos da populao e o nmero de representantes].

II) Sistemas eleitorais:


1) Origens Alguns autores mostram que os sistemas eleitorais tiveram incio na Grcia, por volta do sculo VII a.C. e na Fencia, segundo algumas especulaes, mas a este respeito no existem dados suficientes. No entanto, todos concordam que tais sistemas passaram por algumas fases histricas distintas, a saber: 1 Fase conhecida como perodo herico, onde as escolhas das lideranas se davam por competio, eleio, por um conselho de magistrados ou at por aclamao. 2 Fase Nela predomina o exemplo da democracia grega. Nesta fase existia uma primeira diviso de classes entre os bem-nascidos e o povo. Logo, quando se falava em cidado, estava se falando apenas sobre os bemnascidos, sendo excludos o povo em geral e os escravos. As escolhas sobre determinada questo do Estado ou de lderes e governantes se davam por reunio dos cidados em praa pblica, onde as contagens dos votos se dava pelo nmero de mos levantadas, por cdulas, por nmero de pedras (este ltimo modelo era utilizado principalmente nos casos de ostracismo, pois o ru no podia ver quem votou contra ou a favor. OBS.: em Atenas, preocupados com a possibilidade da tirania, posteriormente se adotou o mtodo de rodzio, para a eleio dos lderes, sendo estes escolhidos por sorteio e excludos os vitoriosos nos sorteios seguintes.
CopyMarket.com

Introduo Cincia Poltica - Aula 14 - Maria Izabel Braga Weber Vanderlei

3 Fase Nesta predomina um modelo um pouco mais complexo caracterizado pelo exemplo da Repblica Romana, onde as eleies eram feitas em dois graus. Praticamente, havia uma primeira eleio em que o eleitorado (composto por cidados descendentes dos patrcios fundadores de Roma) de uma circunscrio, denominada de tribo, escolhia os componentes de uma segunda circunscrio, o centrio, que votavam, ento, indiretamente nas lideranas do Imprio. 4 Fase ltimo perodo da evoluo histrica dos sistemas eleitorais dividido em duas partes. No incio, os Estados no promoviam ainda eleies, mesmo porque era a poca dos burgos e feudos, quando, portanto, os Estados ainda no se encontravam consolidados. No feudalismo, pelas leis e costumes, no existiam eleies, mas sim um relacionamento de consentimento mtuo entre os lordes e os vassalos, mas posteriormente cada um passou a possuir sua respectiva assemblia. Nesse primeiro momento a Igreja era quem promovia eleies para compor seu quadro hierrquico, realizandoas por camadas. Na Inglaterra, ento, aps esse primeiro momento, as eleies eram feitas nas comunidades locais. A rea rural inglesa era divida em condados (Shire) que escolhiam dois cavalheiros, da mesma forma, na rea urbana, cada burgo escolhia dois outros cavalheiros. Em um segundo momento, portanto, entre os sculos XVII e XVIII, os Estados nacionais comearam a se consolidar, a constituir assemblias, at o surgimento dos Estados Liberais, da democracia representativa e, finalmente, os dias de hoje. 2) Definio Atualmente, em um sentido geral os sistemas eleitorais so entendidos com um processo que expressa um conjunto de mtodos que permitem a melhor aferio da vontade do eleitorado, cujos resultados devem (ou melhor, deveriam) traduzir os desejos da comunidade, a vontade do eleitorado. Significa dizer que eles representam um conjunto de normas legais que estabelece a relao entre o nmero de votos da populao e o nmero de representantes que iro assumir determinadas cadeiras. 3) Alguns conceitos antes de dar continuidade ao tema, porm, vale ressaltar alguns conceitos essenciais que dele fazem parte e que, em muitos casos, se confundem, a saber: a) Eleio X Escrutnio: Essas so duas palavras que algumas pessoas acabam por confundir por no saberem seu significado real. Assim, temos que eleio todo o complexo que envolve a votao para determinados cargos em determinada poca, sendo que cada eleio aplica um determinado sistema eleitoral, fixando-se quem pode votar e ser votado, o tipo de mandato, o nmero de tornos ou graus, a tipologia do voto e o sistema de apurao, entre outros, que sero vistos em um quadro posterior. J escrutnio representa a nomenclatura usada para indicar e determinar a prpria votao, por exemplo, escrutnio uninominal (votao em um s candidato). b) Voto X Sufrgio: O voto o veculo de escolha, mas o que o sufrgio? Em linguagem comum voto e sufrgio podem significar a mesma coisa, ou seja, o ato de se escolher representantes. Porm, em linguagem jurdica h uma distino, pois sufrgio significa o direito de votar (por exemplo, sufrgio universal, restrito), enquanto o voto, seria o ato de escolher (por exemplo, voto secreto, a descoberto). Apesar disso, o prprio Cdigo Eleitoral brasileiro de 1965 usa indiscriminadamente os dois termos (na Lei no 4765, de 15/07/98, no Art. 103, IV, encontramos sobre a eleio, norma que versa sobre a questo da urna ... emprego de urna que assegure a inviolabilidade do sufrgio. Vale ressaltar que h alguns juristas que no distinguem mais voto de sufrgio.

CopyMarket.com

Introduo Cincia Poltica - Aula 14 - Maria Izabel Braga Weber Vanderlei

c) Grau X Turno: O grau envolve votaes com finalidades diferentes e se aplica s eleies indiretas. Na votao de 1 grau as eleies so geralmente diretas em que se escolhe um colgio eleitoral e este, em um 2 grau e de forma indireta, escolhe os representantes. Enquanto os turnos, usados geralmente em eleies diretas, representam fases diferentes que fazem parte de um mesmo processo eletivo, isto , se refere ao nmero de vezes que os mesmos eleitores so chamados a votar na mesma eleio. Ex. Eleies majoritrias (atualmente) no Brasil. d) Circunscrio X Distrito Eleitoral: A circunscrio uma denominao geral relativa rea onde se processa a eleio de determinados candidatos. Porm, o distrito eleitoral uma conceituao mais especfica que se enquadra dentro da idia de circunscrio, pois se emprega o termo quando se divide o pas em reas diferentes da diviso poltica do mesmo. e) Lderes, Magistrados, Conselhos X Representantes: Os lderes escolhidos nem sempre recebem a caracterstica de representantes. Historicamente isso se comprova devido ao fato que inicialmente eram escolhidos um homem ou um grupo de indivduos que deveriam guiar, dirigir ou governar uma comunidade sem, contudo, assumir responsabilidades, pois cumpriam suas funes de acordo com sua prpria vontade. Somente quando passou-se a compreender que o poder emana do povo e que este no poderia exercer diretamente tal poder que se passou a adotar a noo de representante, sendo aquele que representaria a vontade do cidado, ou seja, no mais governaria segundo sua prpria vontade, mas de acordo com a vontade do eleitor. Daqui surge a noo dos diferentes tipos de mandato. claro que hoje, na maior parte das vezes, estendemos o conceito a qualquer governante escolhido, mas vale lembrar a diferena. 4) Atualidade Hoje, convivem juntos um grande nmero de modelos de sistemas eleitorais, cerca de 300, que se distinguem de acordo com os seguintes critrios:

a) QUANTO AO TIPO DE ELEIES (o foco de anlise, neste caso, o eleitor e a abrangncia da eleio) - o nmero de turnos (Ex.: Frana, Brasil) - o nmero de graus (Ex.: EUA) - a obrigatoriedade do voto - obrigatrio - facultativo a abrangncia de eleitores - sufrgio universal - sufrgio restrito - ampla/ unidade poltica - limitada/distrito eleitoral - mista/unidade poltica e distrito eleitoral Quem vota? Quem pode? Quem deve?

- a abrangncia geogrfica

CopyMarket.com

Introduo Cincia Poltica - Aula 14 - Maria Izabel Braga Weber Vanderlei

b) QUANTO RELAO ENTRE ELEITOR E ELEITO (aqui o foco o representante e a extenso de sua capacidade) - mandato - imperativo - livre

c) QUANTO AO TIPO DE VOTO (claro, o foco o prprio voto) - publicidade - secreto - a descoberto - todas as vagas - voto limitado/ou incompleto

- limitao em relao ao nmero de vagas - nmero de votos por candidato - nmero de indicados no mesmo voto

- um s voto - mais de um/cumulativo - uninominal - plurinominal - igualitrio - diferenciado

- peso do voto em relao ao eleitor e ao candidato - voto em separado no candidato e no partido - voto transfervel

d) QUANTO FORMA DE APURAO - majoritrio - Sistema - proporcional - quociente - sobras - p/ a maioria - p/ minoria - sistema especial - mvel - fixo - maioria simples - maioria absoluta - dos eleitores - dos votos

CopyMarket.com

Introduo Cincia Poltica - Aula 14 - Maria Izabel Braga Weber Vanderlei

CopyMarket.com Todos os direitos reservados. Nenhuma parte desta publicao poder ser reproduzida sem a autorizao da Editora.

Notas de Aula Disciplina: Introduo Cincia Poltica Departamento de Cincia Poltica - UnB Professora Maria Izabel Braga Weber Vanderlei

Introduo Cincia Poltica Aula 15


Maria Izabel Braga Weber Vanderlei

Tema: Diferenas entre Sistemas Eleitorais. Exemplos no Brasil


INTRODUO: Os resultados finais de uma eleio qualquer diferem segundo as diversas frmulas adotadas, de acordo com os diferentes sistemas eleitorais o que explica as numerosas manipulaes das leis eleitorais. DUAS ORIGENS: duas seriam as origens de tal manipulao a) quando se utiliza das normas de converso de votos em cadeiras; e b) quando se dificulta o conhecimento que o eleitor tem das frmulas adotadas (causando reaes que podem suscitar no eleitor inclusive a mudana de seu voto, em razo da derrota de seu candidato que se antecipa). CINCIA POLTICA E DIREITO: Os sistemas eleitorais representam um dos principais pontos de ligao entre as duas reas, pois sabe-se agora a influncia das frmulas e das leis eleitorais na vida poltica de cada pas, bem como seu sistema partidrio. O ponto de discusso que ocorre entre as duas reas a questo da influncia. Grande ento a responsabilidade (no s por parte do cidado) daqueles que so chamados a decidir sobre as frmulas e as leis eleitorais de um pas. DISTINO ENTRE SISTEMAS ELEITORAIS: De acordo com o exposto anteriormente e seguindo a seqncia da aula anterior trataremos dos critrios que distinguem os sistemas eleitorais descrevendo e comentando cada item, comeando pela variao de acordo com o tipo de eleio e de voto. 1. QUANTO AO TIPO DE ELEIES: Nesse caso, vale ressaltar que o principal foco de anlise o voto 1.1. O NMERO DE TURNOS: as eleies podem ser em um ou mais turnos, como foi visto na aula anterior. Esse critrio surgiu com o intuito de reforar a representatividade dos candidatos eleitos por uma maioria. Est associado ao tipo de maioria requerida em um eleio, pois quando o critrio a maioria simples, no h a necessidade de um outro turno. No Brasil, se adota para as eleies majoritrias um total de 2 turnos, caso o candidato no alcance a maioria necessria em um primeiro turno. O NMERO DE GRAUS: a utilizao de variados graus (conceito cuja definio se encontra na aula n. 20) surgiu nos Estados Unidos como uma tcnica para escolher um presidente que no fosse eleito nem pelo povo para evitar a ditadura da maioria nem, tampouco, pelo Congresso para lhe garantir maior autonomia. Assim, seria escolhido um colgio eleitoral especialmente para escolher o presidente da repblica. No entanto, essa tcnica passou a ser utilizada para escolher um colgio eleitoral restrito, sempre composto pelas mesmas pessoas (quando se estabelece, por exemplo, o voto censitrio) e que no expressam a vontade dos cidados. Um exemplo foi a primeira eleio geral do pas (1821), a qual
Introduo Cincia Poltica - Aula 15 - Maria Izabel Braga Weber Vanderlei
1

1.2.

CopyMarket.com

era realizada em quatro graus. Nelas, os candidatos de cada grau deveriam ter uma renda maior que o anterior, para o ltimo grau, s poderia se candidatar um pequeno grupo seleto de grandes proprietrios. A tcnica passou a ser considerada uma manobra. 1.3. A OBRIGATORIEDADE DO VOTO: Essa uma discusso que hoje interessa a grande parte dos cidados brasileiros. No nosso pas o voto obrigatrio, enquanto em outros pases como os Estados Unidos o voto facultativo. Ser que existe vantagem de uma sobre outra forma? Na verdade todas as duas formas de voto possuem vantagens e desvantagens, a saber: a) {voto obrigatrio: quando o voto uma obrigao todos (ou aqueles que a lei estabelecer) tm o direito e o dever de votar, ou seja, so obrigados a votar, estando sujeitos a punio por parte do Estado mediante multa, acesso vetado a cargos pblicos, impedimento a retirada de documentos para a plena cidadania. A justificativa est na idia de que o direito de votar (e deve ser) dado a todos (sem nenhum tipo de restrio decorrente de qualquer juzo social classe social, riqueza, cultura, grau de instruo), em contrapartida, nenhum eleitor, pode deixar de exercer esse direito (ainda que vote em branco), visto que no est em questo o interesse privado ou particular (mesmo que coletivo), mas o interesse pblico. Aqueles que defendem esse modelo afirmam, ento, que ele fruto de um pensamento nitidamente comunitrio, no sentido que a escolha de representantes s vlida se todos participarem do processo. Logo, a representatividade garantida quantitativamente, isto , o representante eleito expressa a vontade da maior parte da populao. Aqueles que o criticam, contudo, observam que esse tipo de voto cobe a liberdade individual a partir da obrigao e que no exprime, necessariamente, a vontade geral; b) voto facultativo: quando o voto facultativo, todos tm o direito de votar, mas no o dever, pois vota aquele que estiver disposto a participar do processo eleitoral, no lhe sendo imposta nenhuma sano. Aqueles que argumentam a favor desse modelo acreditam que dessa forma o voto mais representativo do que quando uma obrigao oferecendo uma legitimidade democrtica ao eleito, pois s votam aqueles que desejam expressar sua vontade. Logo, a representatividade garantida qualitativamente, pois o candidato eleito expressa a vontade de uma parte da populao consciente. Enquanto os que se posicionam contrariamente a essa corrente afirmam que a participao poltica do eleitorado tende a diminuir devido ao comodismo. 1.4. A ABRANGNCIA DE ELEITORES: aqui questiona-se quem vota, quem pode votar, ou melhor, quem deve ter o direito de votar. Quais devem ser as qualidades de um eleitor? Essas so questes que surgiram desde a origem dos sistemas eleitorais, lembrando que o sufrgio universal foi uma conquista recente em todo mundo. Antes de todos terem o direito de votar, apenas alguns cidados poderiam fazelo. As restries mais comuns, independente da idade e das demais disposies naturais, eram quanto: a) grau de instruo: Assis Brasil (que juntamente com Joo Cabral e Mrio Pinto Serva, elaboraram os princpios do nosso Primeiro Cdigo Eleitoral institudo pelo Decreto no 21.076/32) era partidrio do sufrgio universal, pois acreditava que todos os homens, independentes de qualquer diferena (econmica, grau de instruo, gnero) so capazes de escolher seus representantes, visto que no se trata de decidir sobre nenhum assunto pblico complexo, mas simplesmente de escolher algum para resolv-lo. Apesar disso, em seu projeto de lei, foi contra o voto do analfabeto, mas por outra razo que no a incapacidade dos mesmos. que ele percebia a vulnerabilidade desses eleitores diante das fraudes eleitorais. Essa questo to complexa que, inclusive em pases considerados como exemplo de democracia nos Estados
Introduo Cincia Poltica - Aula 15 - Maria Izabel Braga Weber Vanderlei
2

CopyMarket.com

Unidos, em determinada poca ainda nesse sculo, exigia-se um teste para verificar o grau de alfabetizao dos que desejavam votar. No Brasil, a Lei no 3.029/1881 a chamada Lei Saraiva, reconheceu o direito de voto do analfabeto, mas que foi logo tolhido nos primeiros anos da Repblica, em 1889. b) nvel de renda: Desde o perodo do Imprio no Brasil se estabeleceu o voto censitrio, bem como a limitao da renda at mesmo para a elegibilidade. Essa uma discusso comum em todo o mundo, pois refere-se ao problema do interesse geral em benefcio do particular. A idia bsica sobre a contribuio ao Estado, quem trabalha e possui renda, paga suas contas e, portanto, tem o direito de opinar sobre os negcios do Estado. Da mesma forma, a outra idia bsica a de que quem tivesse muito dinheiro, no faria questo de mais, alm de ter tido provavelmente melhores condies de vida e de instruo, devendo por isso ser o mais capaz para escolher ou ser votado. c) diferena de gnero: Desde o final do Imprio e os primeiros anos de nosso perodo republicano questionava-se sobre a participao da mulher. Essa participao no era s negada devido s condies familiares na qual ela se encontrava de completa subordinao ao marido , mas devia-se tambm s condies sociais, pois a mulher no possua renda prpria, nem instruo adequada, sendo por isso alijada do processo conforme as argumentaes dos itens anteriores. Somente com o 1 Cdigo Eleitoral do Brasil (j citado anteriormente) que a mulher conseguiu o direito de voto no Brasil aprovado pelo Decreto n. 21.076, de 24 de fevereiro de 1932. OBS.: O que importante ressaltar que todas essas restries (econmicas e sociais) iro refletir na escolha do candidato. 1.5. A ABRANGNCIA GEOGRFICA: trata-se de estabelecer a expanso territorial de uma eleio. a) Ampla/unidade poltica: nesse caso a representao ampla, porque coincide com a unidade poltica do pas (circunscrio). Logo a eleio, que poder contar com vantagens e desvantagens, ser caracterizada pelo modelo proporcional (descrito no texto Sistemas Eleitorais, ou no cap. IV, pg. 170 do Livro Elementos de Teoria Geral do Estado, de Dalmo Dallari). Aqueles que defendem o modelo proporcional, como Assis Brasil, acreditam que o resultado de uma eleio deve atender a quatro requisitos: i) no desprezar nenhum voto; ii) cada representante seja eleito por um eleitorado aglutinado; de modo que iii) nenhum eleitor seja representado por algum que no deseje ter como representante; e, como conseqncia iv) o corpo de representantes seja definido pela deciso consensual do eleitorado.; b) Limitada/distrito eleitoral: Da mesma forma, caso corresponda a um distrito se poder obter outras vantagens e desvantagens e ser caracterizada pelo modelo de apurao majoritriodistrital, principalmente no que concerne a eleies para o rgo legislativo. De acordo com Assis Brasil e, mais tarde, Gilberto Amado, nesse modelo algumas de suas vantagens so, na verdade, desvantagens. Como exemplo temos o argumento daqueles que defendem o voto distrital de que o mesmo aproxima o eleitor do eleito. Tanto para Assis Brasil como para Amado, esse argumento no expressa a realidade, a qual mostra que essa aproximao favorece no s a corrupo, como tambm a primazia dos interesses locais sobre os interesses gerais, da Nao, alm de perturbar o
CopyMarket.com

Introduo Cincia Poltica - Aula 15 - Maria Izabel Braga Weber Vanderlei

representante eleito em suas decises, visto que teria que atender as inmeras promessas feitas durante o perodo de campanha. Mas as vantagens defendidas por aqueles que preconizam este modelo so muitas e devem ser ressaltadas.

2. QUANTO RELAO ENTRE ELEITOR E ELEITO: Aqui, o interesse recai sobre a extenso da capacidade do representante. 2.1. MANDATO IMPERATIVO: De acordo com este tipo de mandato, discutido na aula anterior associado ao modelo de representao por delegao, uma vez eleito o candidato deve cumprir as promessas feitas diretamente ao seu eleitorado. Hoje, esse tipo de mandato est diretamente relacionado com o modelo majoritrio-distrital, principalmente no que se refere s eleies para os rgos legislativos. 2.2. MANDATO LIVRE: Da mesma forma que o primeiro se relacionava com o modelo de representao por delegao, este est associado ao modelo de representao por confiana e/ou espelho, onde o representante prega maior autonomia para agir. Em outras palavras, o representante eleito deve se desligar do eleitor para ser o mandatrio de toda a comunidade. Nos dias de hoje, esse tipo de mandato se refere ao sistema de apurao proporcional, tambm no que concerne s eleies para os rgos legislativos. OBS.: Vale lembrar que uma outra diferena relativa a esses dois mandatos se refere ao fim que o representante que no cumprir seu papel leva. No primeiro caso, se o representante for, ao prestar contas diretamente ao seu eleitorado, omisso ou desobediente pode at perder o mandato. J no segundo caso, a punio ao representante que tenha desempenhado mal seu papel ser a perda da reeleio.

3. QUANTO AO TIPO DE VOTO: O terceiro critrio que diferencia os sistemas eleitorais, tem como premissa os diferentes tipos de voto 3.1. A PUBLICIDADE: discusso essa diretamente associada, juntamente com a expanso do direito de voto, questo da democracia. O que mais democrtico, expressar seu voto abertamente ou ter o direito de salvaguard-lo quanto a possveis imprevistos? por esse motivo que temos as seguintes possibilidades: a) Voto aberto (ou a descoberto): certos estudiosos da rea iro argumentar que o voto a descoberto um ato de afirmao do eleitor, isto , deixa bem claro qual a vontade do mesmo, sendo, portanto, mais democrtico. No entanto, outros tericos sustentaro que dessa forma o indivduo perde a privacidade de escolha, justamente quando sujeito represso; b) Voto secreto: nesse caso acredita-se que quando da adoo do voto secreto o eleitor fica protegido pelo anonimato, se transformando em apenas mais um nmero, no ficando exposto represso, alm de ter garantido sua liberdade de escolha. Esse modelo garantido por trs elementos essenciais: - cdulas oficiais, - cabine indevassvel, e - urna inviolvel. OBS1.: Jos de Alencar, ao escrever seu livro sobre o Sistema Representativo, dizia que a melhor e mais democrtica forma de expressar o voto era declarando-o em voz alta. Mas claro que nos dias de hoje isso seria
CopyMarket.com

Introduo Cincia Poltica - Aula 15 - Maria Izabel Braga Weber Vanderlei

invivel, reconhece ele, no s pela possibilidade de represso, mas principalmente pela fraude, pois como comprovar posteriormente que determinado eleitor realmente se decidiu por este ou aquele candidato?! OBS2.: Uma outra observao que para as eleies polticas no Brasil o voto secreto de forma a evitar a represso e propiciar a liberdade de escolha. Mas, no caso de decises parlamentares como os eleitores vo saber, por exemplo, se os congressistas esto sendo coerentes com suas posies ideolgicas e com promessas feitas a seus eleitores? Assim sendo, o voto de nossos representantes deveria ser a descoberto? Deve-se adotar um dos dois diferentes tipos de votos de acordo com a finalidade da eleio? 3.2. LIMITAO EM RELAO AO NMERO DE VAGAS a) Todas as vagas nesse modelo, se h uma vaga o eleitor vota em um candidato, mas se h trs vagas o eleitor escolhe trs candidatos. b) Voto limitado/ou incompleto Nesse modelo o eleitor vota em um nmero menor que o de vagas a serem preenchidas e o restante assumido pela minoria. Adotado no Brasil com a Lei no 2.675 (de 20/10/1875) a Lei do Tero, esse modelo estabelecia que, para assegurar a representao das foras minoritrias, poderiam ser sufragadas apenas dois teros das vagas para deputados, ficando o tero restante reservado representao minoritria. 3.3. NMEROS DE VOTO PARA CADA CANDIDATO a) um s voto: o caso do Brasil nos dias de hoje, onde cada voto eqivale a escolha de um representante. b) mais de um/cumulativo: O Brasil j adotou esse sistema com a Lei Rosa e Silva, de 1904, que se manteve at o fim da Primeira Repblica associada ao voto limitado. Nesse caso, se existem 3 vagas o eleitor tem direito a trs votos que ele pode atribuir como quiser ou escolher trs candidatos ou acumular em um s candidato. A argumentao contrria a esse modelo afirma que com ele o nmero de votos no vai corresponder ao de eleitores, o que dificulta o controle das fraudes. 3.4. NMEROS DE INDICADOS NO MESMO VOTO a) uninominal: na votao se indica um candidato para cada vaga, ou seja, o eleitor tem que escolher apenas uma pessoa para assumir determinada vaga disputada. b) plurinominal: tambm denominado de contingente, plrimo ou alternativo, aplicado na Austrlia onde em cada voto o eleitor estabelece uma ordem de preferncia (ou colocao) para que a vaga seja preenchida. Em outras palavras, o eleitor vota numa lista em que os indicados tm maior valor na ordem de colocao, de acordo com uma escala de preferncias. 3.5. PESO DO VOTO EM RELAO AO ELEITOR E AO CANDIDATO a) igualitrio: nesse caso fica estabelecido que cada voto tem um peso, o que significa que todos os votos tm o mesmo valor, isto , um. Assim, como os candidatos so todos iguais, no se distinguem por nenhum fator. b) diferenciado: existem vrios modelos entre eles o voto por pontos (relacionados ao candidato) muito semelhante a uma prova de ttulos, onde cada ttulo ou fator tem uma pontuao. Dessa forma, cada colocao, relacionada ao fato do candidato ser casado ou ter um nmero de filhos, refere-se a uma pontuao. Os que argumentam contra este tipo de voto dizem que o resultado final da eleio vai ser de acordo com os pontos e no simplesmente com os votos obtidos, ou seja, complexo e tambm no protege as minorias. A outra forma de expresso desse tipo de voto o denominado voto plural (relacionado ao eleitor), aquele no qual o voto vale mais ou menos conforme os atributos do eleitor, sendo que estes
CopyMarket.com

Introduo Cincia Poltica - Aula 15 - Maria Izabel Braga Weber Vanderlei

atributos devem constar em seu alistamento. De acordo com este sistema, o voto de um eleitor solteiro e analfabeto, por exemplo, vale menos que o de um diplomado casado e assim por diante. 3.6. VOTO SEPARADO NO CANDIDATO E NO PARTIDO: denominado de duplo voto simultneo, corresponde ao modelo no qual o eleitor deposita duas cdulas, uma pelo seu partido e outra com os nomes dos candidatos, visando ao fortalecimento dos partidos independente da votao em cada candidato. OBS1.: H tambm o voto preferencial com lista aberta, que o modelo adotado no Brasil, onde se tem a possibilidade dos eleitores escolherem entre os diversos candidatos de um partido aquele que o seu preferido (voto uninominal). Ao mesmo tempo, no modelo brasileiro, caso o eleitor no tenha preferncia h a possibilidade de se votar no prprio partido (voto de legenda). Dessa maneira, temos que a votao total de um partido (que ser usada para a alocao das cadeiras) o resultado da soma dos votos dados legenda mais os votos nominais dos candidatos daquele partido. OBS2.: As caractersticas do sistema eleitoral brasileiro quanto a essa questo so: os nomes que compem as listas so escolhidos pelos dirigentes partidrios; os candidatos estruturam as campanhas com autonomia em relao ao partido, sendo responsveis pela captao de votos e financiamentos; a bancada eleita produto agregado da ao individual de cada candidato; o sucesso eleitoral do partido depende de lanar candidatos competitivos; os dirigentes costumam escolher um ou mais candidatos como puxadores de votos, oferecendo benefcios. Mas todos esses temas sero retomados na prxima aula quando se fizer o quadro evolutivo do sistema eleitoral brasileiro.

3.7. VOTO TRANSFERVEL: Como acontece na Irlanda. L cada eleitor dispe de um s voto e este deve ser atribudo a um candidato determinado (ou seja, uninominal), mas o mesmo pode ser transfervel em dois casos: ou quando o candidato beneficiado j tiver obtido a suficiente quantidade de votos para se eleger (de acordo com um quociente estabelecido entre o nmero de votos + 1 e o nmero de cadeiras + 1), e ento seus votos excedentes iro para um segundo candidato mais votado e assim sucessivamente; ou quando um candidato no tem mais chances de conseguir uma cadeira mesmo com as transferncias e seus votos ento sero distribudos entre os que tiverem maior nmero de votos do que ele.

4. QUANTO FORMA DE APURAO: Esse o ltimo critrio que diferencia os sistemas eleitorais a forma de apurao dos votos. Segundo alguns tericos esse critrio influi diretamente no sistema partidrio como veremos nas prximas aulas 4.1. O MAJORITRIO: No sistema majoritrio as frmulas visam obteno de uma maioria como critrio de desempate dos candidatos e estas iro variar de acordo com o tipo de maioria necessria para que o candidato ganhe a eleio. Os tipos podem ser maioria relativa ou absoluta; a) maioria relativa: ou simples, nela a vitria dada ao candidato que obtiver o maior nmero de votos, mesmo que a quantidade de votos que ele tenha recebido seja inferior ao total dos votos atribudos aos outros candidatos. Logo, tudo resolvido num s turno, como foi a eleio de Vargas em 1953 (ele com 3.849.040 votos, contra 2.342.284 de Eduardo Gomes e 1.697.193 de Cristiano Machado);
CopyMarket.com

Introduo Cincia Poltica - Aula 15 - Maria Izabel Braga Weber Vanderlei

b) maioria absoluta: j essa frmula exige que o candidato vencedor deva ter um nmero de votos superior ao total dos votos concedidos aos outros candidatos, no necessariamente metade dos votos mais um, mas pode se fixar um percentual mnimo fundamental que valide a eleio, de forma a garantir uma maior representatividade do eleito. No Brasil essa questo foi levantada em 1955, na poca da eleio de Jucelino Kubitschek. Nessa eleio ele no obteve a metade dos votos e a Constituio mencionava apenas que o vencedor seria o que obtivesse a maioria. 4.2. O PROPORCIONAL: Agora no sistema proporcional, diferentemente do modelo majoritrio, o ideal que, da melhor maneira possvel, todos sejam representados, todas as tendncias sejam representadas, buscando uma frmula que permita tal resultado. Em outras palavras, que seja dado um nmero de cadeiras proporcional ao nmero de votos obtidos por cada tendncia. O que acontece na prtica que essa frmula genrica se decompe em vrias outras frmulas particulares, que acabam por no produzirem os resultados eleitorais uniformes, ou seja, em uma mesma eleio se voc utilizar duas frmulas diferentes de inspirao proporcional, voc no vai obter necessariamente o mesmo resultado. Os principais fatores que levam a essas diferenas so: o mecanismo de distribuio das sobras e a definio do quociente. a) quanto ao quociente: este pode ser mvel ou fixo; b) quanto s sobras: elas podem ser distribudas para - a maioria: - a minoria: - sistema especial: 4.3. SISTEMA MISTO: Um modelo muito discutido o sistema distrital misto. Nesse sistema, procura-se combinar os dois modelos bsicos o proporcional e o majoritrio. Por esse modelo em uma nica eleio o eleitor vota duas vezes. Parte dos representantes eleita segundo o modelo majoritrio, com o estado dividido em distritos com magnitude igual a 1. Outra parte dos representantes escolhido segundo o modelo proporcional.

CopyMarket.com

Introduo Cincia Poltica - Aula 15 - Maria Izabel Braga Weber Vanderlei

CopyMarket.com Todos os direitos reservados. Nenhuma parte desta publicao poder ser reproduzida sem a autorizao da Editora.

Notas de Aula Disciplina: Introduo Cincia Poltica Departamento de Cincia Poltica - UnB Professora Maria Izabel Braga Weber Vanderlei

Introduo Cincia Poltica Aula 16


Maria Izabel Braga Weber Vanderlei

Tema: Evoluo Poltica do Brasil


INTRODUO: Poderia se comear a trabalhar a evoluo poltica do pas desde sua colonizao, pois nessa fase da nossa evoluo histrica vo se manifestar as primeiras prticas eleitorais nos Municpios (Governo Municipal/Cmaras Municipais/Ordenaes do Reino/inexistncia de Executivo autnomo). Na verdade, muito antes da emancipao poltica do pas, o Brasil j contava com instituies representativas (Capitanias Hereditrias/D. Joo III/1531 Martim Afonso/Vila de So Vicente/eleio dos conselhos/eleies indiretas em dois graus e dois turnos/de trs em trs anos/mandato de um ano/escolha pelo monarca). FAMLIA REAL NO BRASIL: Mas antes da vinda da famlia real (29/11/1807 22/01/1808) as decises polticas importantes vinham da metrpole, aps a chegada que ocorreram muitas mudanas estruturais, feitas por meio de Cartas Rgias que asseguravam a relao de dependncia entre a Colnia e a Metrpole. Assim, se comear a tratar do desenvolvimento poltico do Brasil a partir do ano de 1821, quando do primeiro Decreto do Brasil Colnia, pouco antes da independncia (07/09/1822). {CONSTITUCIONALISMO PORTUGUS: Esse perodo foi dominado pela Revoluo liberal do Porto, vitoriosa em 1820 (24/08/1820). Essa revoluo foi assim chamada por convocar as Cortes Gerais Extraordinrias Constituintes da Nao Portuguesa (a Assemblia Constituinte) desativadas desde 1698 por fora absolutista para elaborar uma Constituio para o reino de Portugal. Para o Brasil essa revoluo foi importante por dois motivos. O primeiro porque deveriam se escolher deputados que representassem o Brasil na Corte, sendo esse, portanto, o motivo do 1 Decreto que, estabelecido pelo (recm) prncipe regente do reino unido, decretava as primeiras eleies gerais aqui realizadas. O segundo motivo importante foi a forte presso portuguesa para barrar a crescente autonomia do Brasil, gerando um movimento denominado de recolonizao. 1AS ELEIES: As eleies se dariam em 4 graus, logo seriam indiretas. Sob esse esquema *, foram eleitos 72 deputados que, no entanto, representavam uma minoria frente aos 130 lusos. Alm disso, apenas 50 dos 72 eleitos ousaram viajar para Portugal. At esse perodo a independncia do Brasil no havia sido proclamada, mas Dom Pedro j governava com certa autonomia quando rompeu com Portugal em 07/09/1822, consolidando o incio da evoluo poltica do pas. Na verdade, a Independncia no representou uma mudana estrutural nem marcante na sociedade brasileira.

CopyMarket.com

Introduo Cincia Poltica - Aula 16 - Maria Izabel Braga Weber Vanderlei

* Esquema das Primeiras Eleies Gerais do Brasil (Decreto de 07/03/1821). POVO (inclusive os analfabetos) 1 Grau COMPROMISSRIOS (ou votantes) 2 Grau ELEITORES DE PARQUIA 3 Grau ELEITORES DE COMARCA (Se reuniam na Capital da Provncia) 4 Grau DEPUTADOS
(1 para cada 30.000 habitantes)

Obs.: No primeiro grau, em que todos (excluindo mulheres, escravos, menores de idade, entre outras restries impostas pela lei) podiam votar, existia um seno, as mesas que identificavam o povo, permitindo ou no que ele votasse. FATORES QUE LEVARAM INDEPENDNCIA: A regncia de Dom Pedro (abril de 1821 setembro de 1822), no foi tranqila. Os choques entre a poltica recolonizadora das cortes e os interesses autnomos dos proprietrios e das camadas urbanas do Sudeste brasileiro pontilharam esse perodo. Faz-se mister ressaltar ento que a Independncia do Brasil foi marcada por fatores polticos, econmicos e sociais, a saber: Fatores Poltico-sociais: o Brasil j sofria influncias da expanso do liberalismo poltico, gerada pela Revoluo Americana (1776) e aqui expressada pela Inconfidncia Mineira (1789), Conjurao Baiana (1798) e pela Revoluo Pernambucana (1817); Fatores Econmicos: apesar da vinda da famlia real propiciar uma melhoria dos meios de vida material, operando um certo desenvolvimento econmico e do nvel intelectual, acabou, por meio dos tratados de 1810, por transformar o Brasil em um pas economicamente dependente da Inglaterra. desse perodo, ento que situao financeira do Brasil se caracterizava pelo dficit na balana comercial e pela desvalorizao da moeda; Fatores Polticos (externos): associado a esses fatores temos, como foi citado anteriormente, as exigncias dos revolucionrios portugueses por ocasio da Revoluo do Porto, de recolonizao do Brasil. Com esse intuito, foram lanados vrios decretos pela Corte na tentativa de anular os poderes poltico, administrativo, militar e judicial de D. Pedro, para for-lo a voltar para Portugal; Fatores Polticos (internos): a classe dominante brasileira, a aristocracia, sabia que ceder a esses decretos representaria o fim de uma certa autonomia econmica conquistada at ento. Ao mesmo tempo, sabia que a partida de D. Pedro levaria ao esfacelamento do Brasil. Foi assim que nascia o contraditrio
Introduo Cincia Poltica - Aula 16 - Maria Izabel Braga Weber Vanderlei
2

CopyMarket.com

Partido Brasileiro1, que englobava lderes moderados e lderes mais radicais, democratas e aristocratas, com o fim nico de ganhar o apoio do prncipe regente.

DIA DO FICO: Foi assim que no dia 09/01/1822 o famoso Dia do Fico -, D. Pedro cedeu s presses e atendeu a um abaixo-assinado com 8.000 assinaturas, solicitando sua permanncia no pas. A partir desse momento a tenso entre a Corte e o governo do Rio de Janeiro cresceu. Em junho, Dom Pedro convoca eleies para a Assemblia Constituinte e no dia 07/09/1822, estava declarada a Independncia. INDEPENDNCIA: Como j foi dito anteriormente, a Independncia no representou uma mudana na estrutura social e administrativa brasileira, na medida em que ocorreu um pacto entre elites que preservou a ordem estabelecida: a estrutura administrativa, a grande propriedade, a economia agro-exportadora e a escravido. Mas enfim, concluda a separao da metrpole, tratava-se agora de organizar o novo governo: escolher ministros e formar ministrios, constituir um exrcito e elaborar uma Constituio para reger o Imprio. FORMA DE GOVERNO: De antemo a forma de governo a adotar j havia sido decidida mesmo antes de 07 de setembro. A participao de D. Pedro na defesa dos interesses dos grupos dominantes durante o processo de independncia garantiu-lhe a continuao do regime monrquico e o posto de Primeiro Imperador do Brasil. Porm, quanto Constituio no havia ainda um consenso. FORMAO DA ASSEMBLIA CONSTITUINTE DE 1822: Em 03/06/1822, D. Pedro expede o decreto de convocao da Assemblia Constituinte Luso-Brasiliense e, nove dias depois, Jos Bonifcio publica as instrues para eleio da Assemblia Geral Constituinte do Brasil, a ser composta de 100 deputados mantendo-se o sistema indireto, mas em 3 graus (Povo Votantes - Eleitores de Parquia Deputados) (cf. Fvila Ribeiro, ob. cit. p. 34).2 ASSEMBLIA CONSTITUINTE (incio dos trabalhos 03/05/1823): Depois de formada a Assemblia deu-se incio s discusses, nelas destacavam-se dois grupos, considerados na poca como partidos polticos3 embora no possussem organizao formal, plataforma poltica ou regime interno que eram o Partido Brasileiro e o Partido Portugus. Partido Brasileiro: era dominado pelos fazendeiros e se encontrava dividido. De um lado a faco aristocrata, liderada por Jos Bonifcio, que desejava uma Constituio que mantivesse as medidas ditadas pela Corte joanina durante sua permanncia no Brasil e um regime centralizado (sob o controle da Corte). Do outro lado, se encontrava a faco democrata, que exigia o federalismo, ou seja, a autonomia para as provncias, o que, no entanto, enfraqueceria o Executivo. Aos aristocratas interessava diminuir a representao dos democratas na Constituio. Para garantir a Constituio que seu grupo ansiava, Jos Bonifcio tinha, portanto, que se opor ao Partido Portugus e, ao mesmo tempo, eliminar a faco democrata de seu prprio partido, objetivo este alcanado quando o mesmo foi nomeado ministro do Imprio. De uma forma geral o Partido Brasileiro, maioria na Assemblia, desejava uma monarquia constitucional que limitasse os poderes do Imperador.

1 2 3

Ver comentrio nota nmero 3. Ribeiro, Fvila, Direito Eleitoral, Rio de Janeiro: Ed. Forense, 1976. Na verdade, segundo Paulo Bonavides: no andaria exagerado pois quem datasse da Constituio de 1946 a existncia verdadeira do partido poltico em nosso pas, existncia que comea com o advento dos partidos nacionais.

CopyMarket.com

Introduo Cincia Poltica - Aula 16 - Maria Izabel Braga Weber Vanderlei

Partido Portugus: este partido representava os interesses de militares, funcionrios pblicos e comerciantes, em sua maioria portugueses, tentando influir para que a Constituio atendesse a seus interesses recolonizadores. O Partido Portugus de inspirao absolutista e representante de uma minoria na Assemblia, pretendia ganhar a simpatia do Imperador para uma possvel reaproximao com Portugal. Dom Pedro apresentou uma preferncia discreta pelo Partido Portugus.

REPBLICA E FEDERALISMO: Antes de continuar a tratar sobre o desenvolvimento partidrio e da Primeira Constituio do Brasil, vale tecer alguns comentrios sobre a questo do federalismo e da Repblica. Essas duas questes representaram o moto de algumas das manifestaes ocorridas antes mesmo da declarao da nossa independncia, aparecendo explcita ou implicitamente. Quando aparecem implicitamente so expressados por tendncias de um liberalismo (poltico) mais ou menos avanado que impulsionou o surto insurrecional alimentado, tambm, por inspiraes de autonomia, defendidos em projetos ntidos de descentralizao. Estado Federado: de acordo com as palavras de Jellinek, trata-se de um Estado soberano, formado por uma pluralidade de Estados, no qual o poder do Estado emana dos Estados-membros, ligados numa unidade estatal 4. Segundo a prpria definio aparece claramente uma forte influncia da histria americana, onde vrios Estados se associaram com vistas a uma integrao harmnica entre si. Os Estados-membros, no caso, no possuem soberania externa e, internamente, se acham sujeitos a um poder nico o federal e em parte conservam sua independncia, podendo agir livremente, quanto a sua auto-organizao (poder de fundar uma ordem constitucional prpria), na esfera da competncia constitucional que lhes foi assinalada. Existem dois princpios bsicos que sustentam uma federao, quais sejam: a) a lei da participao segundo a qual os Estados-membros tomam parte no processo de elaborao da vontade poltica vlida para toda a organizao federal e contribuem para construir o aparelho institucional da Federao, entre outras funes. Em outras palavras os Estados-membros e o Estado Federal adquirem o vnculo do poder poltico; e b) a lei da autonomia a mais levantada pelos defensores do federalismo, pois por meio dela se manifesta o carter estatal das unidades federadas. Tais unidades podem estatuir livremente uma ordem constitucional prpria, estabelecer a competncia dos trs poderes que habitualmente integram o Estado (executivo, legislativo e judicirio) e exercer tais poderes, claro, na estrita observncia dos princpios bsicos da Constituio Federal. O Estado Federal possui tambm os trs poderes prprios, sendo estes soberanos. O judicirio constitui entre eles um dos rgos fundamentais do sistema federativo, com seus tribunais e sobretudo com uma corte de justia federal e suprema, destinada a dirimir os litgios da Federao com os Estados-membros e entre estes, representando o equilbrio de toda a ordem.

A Repblica: era comum entre os movimentos pela independncia do pas, a defesa da Repblica associada ao federalismo. No sistema republicano, uma nova bandeira e novos costumes deveriam ser implantados. Desejava-se garantir, por meio da forma republicana de governo, a liberdade de conscincia e de imprensa, alm disso os republicanos eram contrrios aos tributos exigidos, pois tornavam desigual a sorte dos habitantes de um mesmo pas. Em suma, desejavam que os direitos, inclusive o de propriedade, e garantias individuais fossem assegurados a todos os cidados. Posteriormente ser tratada a Proclamao da Repblica, onde determinados aspectos sero vistos com mais profundidade. A CONSTITUIO DE 1824: Aps o incio dos trabalhos da Assemblia Constituinte (quase um ano depois de sua convocao), muitos problemas ocorreram dentro da prpria Assemblia, mas principalmente

Por curiosidade o trao que distingue uma Federao de uma Confederao a inexistncia, nas Confederaes, de legislao unitria ou comum, criando indiferentemente direitos e obrigaes imediatos para os cidados dos diversos Estados que a constituem.

CopyMarket.com

Introduo Cincia Poltica - Aula 16 - Maria Izabel Braga Weber Vanderlei

fora dela. Na verdade, a declarao da Independncia no foi aceita em princpio por todas as regies do pas, houve muita resistncia por parte de determinadas provncias que acabaram por desviar a ateno de todos. Enquanto isso, no interior da Assemblia Constituinte estava sendo proposta uma Constituio mais de cunho liberal, levada por Antnio Carlos (um dos irmos Andrada) era a chamada Constituio da Mandioca. Nesse projeto, uma forte tendncia anti-Portugal ficava clara, tanto que houve inmeros debates em torno da questo, chegando inclusive a contar com a participao popular. Foi ento que o Imperador resolveu dissolver, em 12/11/1823, a Assemblia e prender vrios deputados entre eles Jos Bonifcio e Antnio Carlos Andrada. Foi ento que nasceu a Primeira Constituio do Brasil Independente outorgada em 1824, imposta pelo imperador, representando a reao absolutista e a tomada do poder pelo Partido Portugus. Apesar disso a Constituio outorgada estava claramente baseada no projeto de Antnio Carlos, mas representava a vitria do Executivo sobre o Legislativo e do Imperador sobre a aristocracia agrria. COMO FICOU O IMPRIO: A Constituio: moldada pelas idias francesas, inglesas e com algumas influncias da Constituio portuguesa, estabelecia uma monarquia unitria; um governo monrquico, hereditrio, constitucional e representativo; o catolicismo como religio oficial; a submisso da Igreja ao Estado; o voto censitrio e a descoberto, eleies indiretas em dois graus; e a existncia de quatro poderes (Executivo, Judicirio, Legislativo e Moderador). Poder Executivo: era da competncia do imperador e dos seus ministros o imperador podia nome-los e demiti-los quando assim o quisesse, com base no Poder Moderador. Poder Moderador: Um dos pontos mais importantes que surgiram nessa Constituio foi a criao do poder moderador (influenciado pelo conceito de poder neutro, do terico liberal francs Benjamim Constant, porm, modificado totalmente em sua essncia), passando a ser compreendido como uma atribuio do monarca que lhe conferia o direito de dissolver a Cmara, convocar, adiar ou prorrogar a Assemblia Geral, sancionar seus decretos e resolues, nomear senadores, nomear e demitir os ministros de Estado, suspender os magistrados, aprovar e suspender as resolues dos conselhos provinciais, perdoar ou moderar penas impostas, conceder anistia e criar um Conselho de Estado com membros vitalcios, o que de fato ocorreu apenas com funo consultiva. Poder Judicirio: estava a cargo do Supremo Tribunal de Justia. Poder Legislativo: era exercido pela Assemblia Geral, composta pela Cmara dos Deputados (eleita por quatro anos) e pelo Senado (vitalcio e por nomeao do imperador). ABSOLUTISMO E DECLARAO UNIVERSAL: O Poder Moderador expressava, dessa forma, a legalizao do absolutismo no pas. interessante e vale ressaltar que essa mesma Constituio inclua, contudo, parte da Declarao Universal dos Direitos do Homem, de 1789. Ao que parece D. Pedro no se ressentia de outorgar uma Constituio na qual convivia poder absoluto e certas liberdades individuais. Na prtica essa aliana lhe dava autoridade para desrespeitar tais liberdades, por meio do Poder Moderador, e declarar com orgulho o carter liberal da nossa Constituio. Em outras palavras, a Constituio de 1824, representava a ideologia da aristocracia rural brasileira da poca: liberal na forma, conservadora na prtica.

CopyMarket.com

Introduo Cincia Poltica - Aula 16 - Maria Izabel Braga Weber Vanderlei

CopyMarket.com Todos os direitos reservados. Nenhuma parte desta publicao poder ser reproduzida sem a autorizao da Editora.

Notas de Aula Disciplina: Introduo Cincia Poltica Departamento de Cincia Poltica - UnB Professora Maria Izabel Braga Weber Vanderlei

Introduo Cincia Poltica Aula 17


Maria Izabel Braga Weber Vanderlei

Tema: Repblica e Democracia: o perodo republicano brasileiro e conceitos bsicos de democracia


Esta aula se prope a observar a importncia do advento da repblica no Brasil, o papel dos juristas na vida poltica do pas, a partir de ento, e as Constituies Republicanas brasileiras, espelho de nossa cultura poltica e reflexo deste papel. Retomando o assunto das aulas anteriores, observou-se que as idias republicanas, juntamente como o federalismo, representaram o moto de algumas das manifestaes ocorridas antes mesmo de nossa independncia (a Inconfidncia Mineira - 1789, a Revoluo Pernambucana - 1817, entre outras) e, posteriormente, as revoltas do perodo regencial. E em todos esses movimentos o objetivo republicano aparece explcita ou implicitamente. Quando implicitamente so expressados por tendncias de um liberalismo (poltico) mais ou menos avanado que impulsiona o surto insurrecional, freqentemente tambm alimentados pelas inspiraes de autonomia, definidas em projetos ntidos de descentralizao, como as propostas de federalismo. Vimos, tambm, que essas tendncias comearam a se consolidar quando a classe dominante comeou a perder o interesse pelo regime que ela sustentara por tanto tempo (da mesma forma como aconteceu no processo de independncia). As idias que permeavam a classe dominante e expressiva do pas sofreram, portanto, uma influncia originada da ascenso da cultura do caf na balana comercial brasileira, associada s idias e teorias, como o naturalismo, o positivismo, o evolucionismo, que tambm motivaram e modificaram a sociedade europia da poca. Embora os efeitos de tais idias no fossem sentidos de imediato no Brasil, com certeza percebe-se seus traos em nossos fatos histricos. Na verdade, as mudanas que aqui ocorreram no demonstram o perfil progressista dos gabinetes conservadores, representam, apenas, que a mentalidade conservadora dirigia as mudanas progressistas para continuar a manter o controle prtico das coisas e da sociedade. As conseqncias da Guerra do Paraguai e as insatisfaes diante da ditadura do poder Moderador, permitiram um ambiente propcio publicao do Manifesto Republicano, em 03 de dezembro de 1870. {De uma forma geral as principais queixas dos republicanos estavam na crtica ao poder Moderador e na excessiva centralizao do poder. Segundo eles: a Monarquia era um regime de privilgios (privilgios de raa, religio, sabedoria, posio...); o poder do Imperador era excessivo; faltava uma representao nacional, pois no havia eleies livres. Afirmavam ainda que a Monarquia, sendo hereditria e coma a concentrao dos poderes na figura do Imperador, era contrria aos interesses do povo, alm de impedir a participao popular e a escolha dos presidentes de provncias. De fato, quanto a participao popular, podemos observar que as mudanas ocorriam quando a classe dominante se movimentava, ou seja, quando coincidentemente seus interesses convergiam com os das camadas populares. Estas eram usadas mais como linha de frente nas rebelies, do que como foco de demandas a serem atendidas.
CopyMarket.com

Introduo Cincia Poltica - Aula 17 - Maria Izabel Braga Weber Vanderlei

Em suma, os republicanos atacavam a Monarquia hereditria, o Senado vitalcio, o sistema eleitoral, a centralizao do poder, o excessivo poder de D. Pedro II e propunha um novo regime de governo - a Repblica Federativa. Em linhas gerais, os fatores econmicos, polticos e sociais que levaram Proclamao do Brasil foram: a) econmicos: com maior vulto, temos a questo da escravido, acrescida do interesse da classe cafeeira, pois o trabalho escravo era bsico para a economia agrria tradicional e a extino do trfico, a partir de 1850, como vimos anteriormente, desacompanhada de medidas que amortecessem suas conseqncias, representou um elemento de desarticulao da economia, com repercusses imediatas na rea poltico-social, refletindo, portanto, nas relaes civis dos cidados e no desenvolvimento da conscincia jurdica da Nao no zelo dos direitos individuais. Faz-se mister ressaltar, o fato dos prprios membros do Partido Republicano, em sua maioria esmagadora, representantes dos grandes produtores e proprietrios de terra, no aderiram de imediato idia da abolio. O perfil liberal do Partido, por eles apregoado, no se detinha aos problemas do trabalho servil e, na verdade, nunca os incentivou a se posicionarem claramente em relao escravido (talvez por habilidade poltica). b) polticos: dentre eles a centralizao poltica e administrativa, o parlamentarismo, o regime eleitoral e o governo pessoal do soberano. Quanto a questo da centralizao, contribui para a insatisfao poltica - um pouco amortecida pela relativa autonomia -, o fato dessa autonomia no estar relacionada tributao e a nomeao dos presidentes de provncia. J o nosso modelo de parlamentarismo se transformou em um dos males da Monarquia, devido ao fato dos interesses polticos dos partidos se sobreporem ao da Nao. Quanto ao sistema eleitoral a maior insatisfao estava relacionada ao voto, indireto e censitrio, que expressava a vontade de apenas uma das classes dominantes - a dos proprietrios de terra, fazendeiros tradicionais e donos de engenhos. c) sociais: dentre os fatores sociais encontramos os efeitos da instruo e, logo, da supremacia dos bacharis em Direito na direo da poltica nacional; do esprito de classe do exrcito associado a falta de representao militar no Parlamento e a direo civil das pastas tcnicas (inclusive, em um dos ltimos gabinetes do imprio, o Ministro do Exrcito era um civil). Foi nesse perodo que surgiram as associaes militares - que muito contriburam ao advento da Repblica -, e que os estudiosos da rea de direito introduziram diversos autores europeus, principalmente alemes, no Direito e franceses, ingleses e americanos em quase todas as reas das cincias humanas e da literatura, influenciando os intelectuais do pas. A principal conseqncia da Guerra do Paraguai para o Exrcito brasileiro foi a mistura de classes sociais que, posteriormente, permitiu que seus membros mais influentes se tornassem representantes da classe mdia, que at ento no possua um veculo de expresso na esfera do poder. Todos esses fatores, enfim, contriburam para a Proclamao da Repblica, sendo o primeiro representante desse novo regime o Marechal Deodoro da Fonseca e seu vice, Marechal Floriano Peixoto. Assim, por meio do Decreto n1, de 1889, o Marechal Deodoro consagrava o incio da Repblica nos Estados Unidos do Brasil. O prprio nome da nossa Repblica deixa claro o quanto nossos juristas se basearam na Constituio americana. Mas, antes de tratar do tema constitucional relacionarei de forma breve os diferentes momentos pelos quais nossa histria republicana passou. Apesar da Proclamao ter se dado no dia 15 de novembro de 1889, somente em 15 de setembro de 1890 que se reuniu a Assemblia Constituinte, promulgando em 24 de fevereiro de 1891 a primeira Constituio republicana do Brasil, cuja vigncia (sofrendo apenas poucas alteraes) permaneceu at 1930. O Ministro da Fazenda desse primeiro perodo, Rui Barbosa, pretendendo que o desenvolvimento do capitalismo brasileiro alcanasse o europeu, promoveu uma poltica emissionista sem lastro-ouro associada a uma poltica de crdito aberto - denominada de encilhamento (onde o governo facilitava os emprstimos bancrios, alm de reconhecer e legalizar empresas sem muito controle, propiciando o surgimento de empresas-fantasmas criadas pelos especuladores), que resultaram em uma violenta inflao e em uma desenfreada especulao na Bolsa de Valores (enriquecendo alguns poucos, enquanto o incipiente grupo dos pequenos industriais ia a falncia devido inflao).
CopyMarket.com

Introduo Cincia Poltica - Aula 17 - Maria Izabel Braga Weber Vanderlei

A crise econmica rapidamente se evidenciou e o Marechal Deodoro se viu acusado por todos os lados. Foi ento que ele, em dezembro de 1891, dissolveu o Congresso e decretou o estado-de-stio. Logo depois, ento, o Marechal Deodoro renunciou e seu sucessor, Floriano Peixoto, governou por mais trs anos de crise, conseguindo, no entanto, consolidar o regime republicano. O primeiro presidente civil, Prudente de Morais, representou o fim da repblica das espadas, citada na aula anterior, e o incio da repblica das oligarquias, afastando, por um bom perodo, os militares do poder. Com seu sucessor, Campos Salles, a cultura do caf ganha ainda mais fora. em seu governo que se observa a criao de uma poderosa mquina poltica que garantia a continuidade das classes dominantes no poder: a Poltica dos Governadores, que consistia em uma troca mtua de favores entre os governantes estaduais (oligarquias) e o governo federal. A Campos Salles substituiu Rodrigues Alves, caracterizado por atuaes polticas de incentivo a pesquisa e ao ensino pblico, alm de promover a poltica de valorizao do caf. Foi sucedido por Afonso Pena, que continuou suas obras e procurou incentivar a poltica externa do Brasil. Afonso Pena morreu antes do trmino de seu mandato e foi sucedido por seu vice, Nilo Peanha, que terminou o quadrinio, criando, nesse perodo, o SPI (Servio de Proteo ao ndio). Em 1910, o candidato da situao, Hermes da Fonseca, eleito para assumir a presidncia durante quatro anos marcados por vrias revoltas polticas e sociais, como a Revolta da Chibata, dos Fuzileiros Navais, do Juazeiro e a Guerra do Contestado. Em 1914 sobe ao poder um legtimo representante da Poltica dos Governadores, Venceslau Brs, no mesmo perodo que estourou a I Guerra Mundial. O Brasil participou da Guerra fornecendo matrias primas s Naes da Trplice Entente (Inglaterra, Frana e Rssia), alm de enviar enfermeiros, mais tarde. desse perodo tambm as primeiras greves operrias do Brasil e a poltica do caf-com-leite - onde se alternavam no poder membros da aristocracia cafeeicultora de So Paulo e agricultores e criadores de gado de Minas Gerais. Exatamente nesse perodo (e de acordo com a poltica do caf-com-leite) Rodrigues Alves eleito novamente. Contudo, o novo presidente nem chegou a tomar posse por haver sofrido uma enfermidade que o levou morte, sendo substitudo por seu vice, Delfim Moreira. Delfim convocou eleies, para que se terminasse o quadrinio de Rodrigues Alves, na qual venceu o poltico Epitcio Pessoa. Ao final de seu mandato Artur Bernardes, assumiu a presidncia. O governo de Artur Bernardes se manteve sob constante estado-de-stio, impondo uma reforma constitucional que restringia os direitos individuais, limitando o uso do Habeas corpus - que na poca estava sendo utilizado com fins polticos. O ltimo presidente eleito antes do ciclo de Vargas foi Washington Lus. Durante seu governo a cultura do caf passou por problemas de superproduo, acarretando uma baixa de preos, ao mesmo tempo em que estourou a crise mundial de 1929 (com a queda da Bolsa de Valores americana). O ento presidente, negando-se a prestar auxlio aos produtores de caf, arruinou com suas polticas as oligarquias cafeeiras. As eleies de sucesso deram a vitria ao poltico gacho Getlio Vargas, que para calar aqueles que no pensavam em permitir sua posse, promoveu a Revoluo de 1930 e deu incio a quinze anos de governo autoritrio e populista. A vitria de Vargas evidenciou o fim da poltica do caf-com-leite e foi marcada por vantagens concedidas tanto classe dos produtores de caf quanto aos operrios das grandes cidades. Uma das principais polticas de garantia da cultura cafeeira foi o controle da produo e armazenamento, de forma a manter estveis e elevados os preos do produto brasileiro no mercado internacional (muito se falou de que Vargas mandara jogar ao mar ou queimar o excedente produzido da safra). Outra poltica marcante foi a Industrializao Substitutiva Importao (ISI). Os pases da Europa, depois das Guerras, no mais exportavam seus produtos em grande quantidade, nem a um baixo preo, o que aumentara os custos de importao para o Brasil. Uma das sadas propostas por Vargas foi a implantao de indstrias de base nacionais que atendessem o mercado interno brasileiro e substitussem o material importado. Em suma, a estruturao do modelo republicano no Brasil, a partir da era Vargas se alterar apenas quanto aos temas bsicos: nacionalismo, consenso e participao para o desenvolvimento social e econmico do pas.
CopyMarket.com

Introduo Cincia Poltica - Aula 17 - Maria Izabel Braga Weber Vanderlei

A segunda fase da repblica brasileira conhecida como: fase do Planejamento, tendo como os principais projetos de governo o Plano de Metas (1956 - 1961), o Plano Trienal de Desenvolvimento Econmico e Social (1963 - 1965), o Plano de Ao Econmica do Governo - PAEG (1964-1966), o Plano Estratgico de Desenvolvimento (1968 - 1970), os Planos Nacionais de Desenvolvimento (PND) e os Planos de Ao Regionais. O governo Fernando Henrique Cardoso tambm props um Plano de Metas, talvez baseado nas caractersticas por ele observadas ao escrever Aspectos Polticos do Planejamento, em 1973. Essa fase de Planejamento, na verdade, ressalta a importncia de associar os avanos polticos aos avanos econmicos. No fundo, poucas foram as diferenas observadas entre aqueles que dominavam o poder poltico no imprio e aqueles que passaram a exercer o poder na Repblica. De fato, pode-se constatar que a instaurao do novo regime poltico (Repblica) no chegou a transformar a ordem poltica do pas nas suas bases sociolgicas e nem nas suas bases jurdicas, j que grande parte da legislao e das instituies governamentais que foram criadas durante o imprio - e mais especificamente no II imprio - continuou no perodo republicano. O Brasil continua perpetuando essa caracterstica, pois parece que nunca se compreendeu, como era de se compreender, que o poder poltico no resulta apenas da delegao de soberania popular. Parece ser de difcil compreenso entre nossa classe poltica e jurdica que no se governa pela simples lgica da imitao. O que no se compreende que a cincia poltica trabalha sobre uma realidade concreta; enquanto justo o contrrio o que acontece no Brasil. Montesquieu parece ter sido esquecido, pois pretende-se, at hoje, fixar o governo de uma sociedade por um Estado e no pelo povo. Em outras palavras, desde 1824 que continuamos a fazer a mesma coisa que construir leis, fazer legislao como se a ordem poltica caminhasse separada da ordem natural. Todos os fatores, ideologias e aspectos histricos descritos do perodo republicano brasileiro, coexistem e esto formalizados nas nossas Constituies de cunho republicano. Plato (em seu Dilogo Poltico) j dizia que as Constituies so necessrias para regular a vida entre os homens, so como os regulamentos das competies. Mas se algum conhece leis melhores do que as existentes, no tem o direito de d-las prpria cidade, seno com o consentimento de cada cidado. So as constituies que regulam a convivncia social. No entanto, o caso brasileiro, por exemplo, nem sempre percebeu-se uma correspondncia necessria e direta entre a letra da lei, as Constituies - como sistemas jurdicos - e o seu ecossistema social e poltico. O que se pde observar de nossa histria que por meio das nossas Constituies republicanas, percebe-se o perodo de descontinuidade democrtica, seus hiatos e lacunas e, ao mesmo tempo, a desvinculao entre as instituies de base popular, firmadas em nome do regime republicano e as prprias razes populares, cada vez mais distanciadas do que constavam em nossas Constituies e nos modelos polticos que nelas estavam conformados. Um primeiro exemplo a ser dado est na prpria Constituio republicana de 1891. Nela estabeleceu-se o nome da Nao brasileira como sendo Estados Unidos do Brasil. Como j foi citado, isso representa no s uma clara influncia do modelo americano, mas tambm nosso perfil de remendo (pois alm de copiar a Constituio americana incluiu-se elementos da Constituio Sua e Argentina para melhor-la). No entanto, ao contrrio do que aconteceu nos Estados Unidos, onde Estados se uniram para garantir a segurana contra foras externas, no caso brasileiro se tratava de um Estado unitrio que estava dando maior autonomia a suas provncias. A formao das nossas provncias, inclusive, correspondia puramente a critrios geogrficos e no sciojurdicos, herana das terras doadas pela Coroa portuguesa - as Capitanias Hereditrias. Tamanha foi a inconvenincia do artificialismo em outorgar competncias aos Estados para elaborar seus prprios cdigos de processo, que no correspondia nossa realidade histrica. Faltava vinculao com a realidade do pas, no tendo, portanto, eficcia social, acabou por no reger os fatos que previa, ou seja, no foi cumprida, principalmente porque estabeleceu uma autonomia postia, estranha. Logo, no foi mantida, porque no lhe era preexistente, no conquistada.

CopyMarket.com

Introduo Cincia Poltica - Aula 17 - Maria Izabel Braga Weber Vanderlei

CopyMarket.com Todos os direitos reservados. Nenhuma parte desta publicao poder ser reproduzida sem a autorizao da Editora.

Notas de Aula Disciplina: Introduo Cincia Poltica Departamento de Cincia Poltica - UnB Professora Maria Izabel Braga Weber Vanderlei

Introduo Cincia Poltica Aula 18


Maria Izabel Braga Weber Vanderlei

Tema: Revoluo. Golpe. Dilemas da Consolidao Democrtica


{INTRODUO: O Brasil passou por vrios momentos de mudana, sendo o mais recente o Golpe Militar de 64. Desde o incio da evoluo poltica do pas foram dados exemplos de movimentos que se organizaram com a inteno de reivindicarem determinadas demandas. Por que alguns deles receberam o nome de revoluo, outros de revoltas e, por fim, golpe? Existe diferenas entre esses termos e importante saber distingui-los para poder analisar a finalidade de cada um, finalidade esta que justificar ou no o movimento. REVOLUO x REVOLTA x GOLPE

1) Revoluo: a tentativa, acompanhada do uso da violncia, de derrubar as autoridades polticas existentes e de as substituir, a fim de efetuar profundas mudanas nas relaes polticas, no ordenamento jurdico-constitucional e na esfera scio-econmica. Dessa forma, vale enfatizar que os processos revolucionrios so aqueles que procuram provocar tais mudanas ao mesmo tempo. 1.1) Revoluo no vitoriosa: a) os revolucionrios no conseguem consolidar seu poder e, depois de um breve perodo em que eles governam paralelos ao governo anterior, so derrotados e eliminados. (Ex.: Comuna de Paris, 1871; Revoluo Pernambucana, 1817); b) os revolucionrios conseguem conquistar o poder e o administram ss, se revelam incapazes, no entanto, de proceder transformao radical do quadro poltico institucional e das relaes scio-econmicas. (Ex.: Revoluo Boliviana, 1952; Cabanagem, 1833). Violncia: O uso da violncia em uma revoluo se faz praticamente necessrio, pois as classes dirigentes no cedem seu poder espontaneamente; em conseqncia, os revolucionrios se vem obrigados a adotarem a fora para conquistar o poder; contudo, as mudanas feitas pelos revolucionrios, dificilmente seriam aceitas pacificamente; logo, as classes que perderam poder e status com a revoluo se organizaro para se defender com fora ainda maior; sendo, por fim, necessrio que os revolucionrios recorram violncia e ao terror para conter tal reao. Guerra civil: dado o quadro anterior, vale ressaltar que toda revoluo, vitoriosa ou no, conta com um perodo de lutas mais ou menos prolongado de acordo com a fora respectiva de cada grupo - ao qual denominamos de guerra civil (Ex.: Revoluo Farroupilha, 1835/1845) Origem do conceito: o conceito, como ns entendemos hoje, moderno e tem sua origem na Renascena, numa referncia ao movimento longo, regular e cclico das estrelas. Mas no sculo XVII que a palavra vem a ser usada na esfera da poltica. No entanto, nesse perodo o termo possua uma conotao ainda diferente do que conhecemos, pois estava relacionada ao retorno a um estado antecedente de coisas, a uma ordem preestabelecida que foi perturbada (Ex.: Revoluo Gloriosa, 1689 fim da Repblica de Cromwell e restaurao da Monarquia). com a Revoluo Francesa que o conceito passou a ser entendido como a substituio de uma antiga ordem pela possibilidade de criao de uma nova ordem. Nesse mesmo perodo, no sculo XVIII, Voltaire deu revoluo um perfil positivo associando-a idia
Introduo Cincia Poltica - Aula 18 - Maria Izabel Braga Weber Vanderlei
1

1.2)

1.3)

1.4)

CopyMarket.com

de progresso. Antes do surgimento do conceito como se entende atualmente, claro que ocorriam guerras, revoltas, mudanas, o pretorianismo (termo surgido no perodo avanado do imprio romano para designar a deposio dos governantes pelos chefes do exrcito), rebelies, insurreies; Aristteles dedicou todo o livro V s revolues e suas causas. Mas no se conhecia o nome (Renascena) e sua definio, conforme apareceu com a Revoluo Francesa. Na verdade, Aristteles se referia apenas as mudanas cclicas das formas de governo e no mudanas institucionais e econmicas. 1.5) Conotao Positiva ou Negativa: Marx dar ao conceito, tambm, uma conotao positiva, contrria aquela negativa, muitas vezes associada ao termo. Para ele, a Revoluo surge como instrumento essencial para a conquista da liberdade, identificada com o fim da explorao do homem pelo homem e, por conseqncia, com a possibilidade de vencer a pobreza, mas tambm como meio de conseguir a igualdade, posta na justia social. Concluso: s se pode falar de Revoluo, quando a mudana se verifica com vistas a um novo incio, quando se faz uso da violncia para constituir uma forma de Governo absolutamente nova e para tornar real a formao de um novo ordenamento poltico, e quando a libertao da opresso visa pelo menos instaurao da liberdade (H. Arendt,op. cit. em Bobbio, 1123).

1.6)

2) Golpe de Estado: devido a este ltimo motivo (instaurao da liberdade) entre outros fatores que no podemos confundir Golpe de Estado com Revoluo, pois o Golpe se caracteriza apenas como uma tentativa de substituio das autoridades polticas existentes dentro do quadro institucional, sem nada ou quase nada mudar dos mecanismos polticos e scio-econmicos, sendo apresentada apenas algumas reformas. Alm disso, o golpe tipicamente levado a efeito por escasso nmero de homens j pertencentes elite, mais especificamente, membros diretos ou indiretos do prprio Estado, sendo, por conseguinte, realizado de cima para baixo. OBS.: A tomada de poder por parte de revolucionrios pode at acontecer por um golpe de Estado, mas s se torna revoluo com a introduo de profundas mudanas nos sistemas poltico, social e econmico. 2.1) Origens do termo: O termo sofreu, praticamente, poucas alteraes, passando por trs concepes que se diferem quanto a determinao de quem realiza o golpe em um primeiro momento, o soberano; posteriormente, o titular ou titulares do poder poltico legal; e, por fim, um setor de funcionrios pblicos, ou seja, os militares. claro, que esses no so fenmenos estanques, nem a distino dependente do tempo (Ex.: Peru, hoje Fujimori). Assim, de incio o termo surgiu para designar um ato levado a cabo pelo prprio soberano para reforar seu poder. Esse ato era geralmente realizado de surpresa, para evitar reaes por parte daqueles que se prejudicariam com as conseqncias. Essa definio era aceita por volta do sculo VXII, na literatura francesa. Pouco a pouco o termo foi encontrando o caminho que o leva definio atual, principalmente depois do movimento do constitucionalismo. Constitucionalismo: definio recente tambm, se refere tcnica jurdica pela qual assegurado aos cidados o exerccio dos seus direitos individuais e, ao mesmo tempo, coloca o Estado em condies de no os poder violar (lembrar dos ideais dos contratualistas e da Revoluo Francesa). Associado a esse movimento, o conceito de Golpe de Estado passou a caracterizar as mudanas no Governo feitas na base da violao da Constituio legal do Estado, normalmente de forma violenta, por parte dos prprios detentores do poder poltico. Em outras palavras, de acordo com a tradio francesa, temos por Golpe de Estado a violao deliberada das formas constitucionais por um governo, uma assemblia ou um grupo de pessoas que detm a autoridade (Ex.: Luiz Bonaparte, 1851). O Conceito Atual: o termo sofreu sua ltima alterao por volta do incio dos anos 70, quando mais da metade dos pases do mundo tinha governos sados de Golpe de Estado (Ex.: Amrica Latina), mas nesses casos especficos, os atores dos Golpes mudaram na maioria dos casos, quem toma o poder poltico atravs de Golpe de Estado so os titulares de um dos setores chaves da burocracia estatal: os
Introduo Cincia Poltica - Aula 18 - Maria Izabel Braga Weber Vanderlei
2

2.2)

2.3)

CopyMarket.com

chefes militares. Desde essa poca o golpe militar tornou-se a forma mais freqente do Golpe de Estado. 2.4) Golpe de Estado e Sublevao: o que difere um Golpe da simples sublevao (Ex.: Argentina) que o Golpe mobiliza at elementos que fazem parte do aparelho estatal, enquanto a sublevao restringe a ao dos militares, ou demais grupos, a uma insurreio no organizada, que tem escassas ou nenhuma probabilidade de triunfar na tentativa de derrubar a autoridade poltica do Estado moderno. Vale ressaltar ainda que o Estado moderno possui setores estratgicos que tanto o reforam, quanto podem se tornar seu ponto fraco (Ex.: redes de telecomunicaes, centrais eltricas, entroncamentos rodovirios, etc.). Concluso: Em suma, a teoria jurdica demonstra, segundo as palavras do professor Kelsen como o prprio Golpe de Estado instaura sempre um novo ordenamento jurdico, dado que a violao da legalidade do ordenamento precedente implica tambm na mudana da sua norma fundamental e, por conseguinte, na invalidao de todas as leis e disposies emanadas em nome dela. Em outras palavras o Golpe implica na instaurao de um novo poder de fato que impor uma nova legalidade. Por essas razes que, segundo o direito internacional, o novo governo criado por algum Golpe de Estado tem de pedir um novo reconhecimento dos outros Estados. BRASIL 1964: O que ocorreu no Brasil, em abril de 64? Uma Revoluo ou um Golpe de Estado? O regime militar no Brasil, iniciou-se com um Golpe de Estado, mas de carter provisrio, tendo se transformado, porm, em um regime autoritrio. Uma de suas caractersticas que o caracteriza como Golpe, que se procurou manter suas instituies funcionando, a vida partidria, enfim, muitas de suas instituies democrticas...quais teriam sido as conseqncias? DILEMAS DA CONSOLIDAO: Existe um processo que vai do fim de um regime autoritrio, passa por um perodo de transio para, enfim, chegar consolidao democrtica. No caso brasileiro esse processo de transio enfrentou tantos problemas que dificulta a consolidao democrtica. O PROCESSO IDEAL: O processo de transio ideal se caracteriza por desarticular a ordem poltica anterior e construir uma nova; sendo necessrio para tal uma estratgia adequada entendida como a distribuio do poder entre as foras polticas relevantes. Essas foras polticas relevantes so atores (quase sempre coletivos) com interesses e objetivos distintos e, s vezes, conflitantes que atuam em um determinado quadro (ambiente). Esse quadro constitudo sob influncias das condies econmicas, sociais, culturais e polticas. As foras polticas relevantes podem modificar esse quadro por meio de um processo dotado de certo grau de racionalidade. Em outras palavras, esse quadro, de acordo com uma estratgia adequada, deveria, especialmente no final do perodo de transio determinar as regras para a formao da ordem poltica. Tais regras seriam as garantias de procedimentos. Dessa forma, para a nova ordem poltica ser considerada como democrtica ela precisaria de instituies adequadas, construdas por mecanismos que organizem os conflitos (a competio poltica). Todas essas condies deveriam atrair as foras polticas relevantes obtendo delas credibilidade e adeso, mas principalmente justia social. O CASO BRASILEIRO: Em relao a estratgia adequada, ela, na verdade, no foi adequada, isto , devido a uma estratgia mal formulada (transio contnua) o processo de transio carregou os resqucios do regime militar com conseqncias pssimas, prejudicando, portanto, a distribuio do poder entre as foras polticas relevantes. Com uma distribuio desigual o quadro se desestabilizou, interferindo na criao das regras (as que constituem as garantias de procedimento), no construindo instituies adequadas. Sem instituies adequadas no se pode ter uma ordem poltica democrtica e muito menos, justia social.

2.5)

CopyMarket.com

Introduo Cincia Poltica - Aula 18 - Maria Izabel Braga Weber Vanderlei

You might also like