You are on page 1of 2

Escola Secundria de Paredes

Ficha Trabalho BIOLOGIA E GEOLOGIA 10 Ano de escolaridade NOME ________________________________________________________________________________ N ___ Prof: Elisabete Pacheco

Sismologia
A- Causas dos sismos Um sismo um movimento vibratrio brusco da superfcie terrestre, a maior parte das vezes devido a uma sbita libertao de energia em zonas instveis do interior da Terra. Na figura 1 esto representadas as principais causas ssmicas.

1- Baseando-te nos dados da figura 1, enuncia algumas das possveis causas dos sismos. 2- Nos sismos tectnicos, as deslocaes podem ser causadas por foras compressivas ou por foras distensivas. Que esquemas apoiam esta afirmao. 3- Em que situao ocorre deslocao horizontal dos blocos? 4- Actuando as foras continuamente, como explicas que o sismo ocorra de um modo brusco? B- Sismos: conceitos bsicos O esquema da figura 2 representa a propagao das ondas ssmicas a partir do foco ou hipocentro. Atribui a cada um dos nmeros da figura um dos seguintes termos: ____ Hipocentro ou foco ssmico Zona do interior da geosfera onde tem origem a ruptura e/ou a deslocao das rochas, com libertao brusca de energia. ____ Epicentro Zona da superfcie terrestre onde o sismo sentido em primeiro lugar e, em geral, com maior intensidade. Fica na vertical do hipocentro ou foco ssmico. ____ Frente ssmica Separa uma regio que experimenta uma perturbao ssmica de uma regio que ainda a no experimentou. ____ Raio ssmico Trajectria perpendicular frente de onda ssmica. ____ Falha Superfcie num volume de rocha onde se observa deslocamento relativo dos blocos paralelo fractura. ____ Escarpa de falha Elevao resultante do desnivelamento dos blocos.

C- Ondas ssmicas A libertao sbita de energia traduz-se, em parte, pela vibrao das partculas rochosas que se transmite segundo superfcies concntricas denominadas ondas ssmicas. A figura 3 refere-se ao tipo de ondas ssmicas. Estas classificam-se de acordo com o modo como as partculas oscilam em relao direco de propagao.

Fig. 3

1- Baseando-te nas informaes dos esquemas, caracteriza o movimento das partculas relativamente direco de propagao das ondas P e S. 2- Por que razo as ondas P so designadas por ondas de compresso? 3- Que ondas ssmicas provocaro directamente maior destruio dos edifcios e de outras obras humanas? 4- Com base nas informaes fornecidas completa o mapa de conceitos, fazendo corresponder a cada letra o nome da respectiva onda.

5- Refere as ondas de profundidade que provocam: 5.1- variao de volume no material rochoso; 5.2- mudana da forma do material rochoso, mas no do volume; 6 - Refere as ondas de profundidade que apenas se propagam atravs de corpos slidos. D uma explicao para esse facto.

You might also like