You are on page 1of 23

Alimentao e Nutrio de Peixes Ornamentais

Por Rodrigo G. Mabilia Mdico Veterinrio, Msc. pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Compre este e outros peixes deste livro em www.amordepeixe.com.br. A melhor loja de peixes e produtos de aquariofilia do Brasil. Peixes de qualidade, diretamente com o criador, a preo de atacado. Confira. Participe do www.forumamordepeixe.com.br e receba inteiramente grtis livros de criao de Discus, Bettas, Guppys e muito mais, grtis, acesse j e receba ainda hoje.

Parte I Introduo sobre a Nutrio de peixes Ornamentais.


A nutrio de peixes uma rea relativamente complexa que gera anualmente inmeros trabalhos cientficos com o intuito de buscar as melhores dietas sob o ponto de vista de custo e benefcio. Aqui no iremos subestimar os conhecimentos de vocs meus caros aquaristas, pois sabemos que a maioria de vocs no mede esforos na procura de informaes. Nosso objetivo apresentar conceitos bsicos de nutrio de peixes e suas aplicaes prticas no aquarismo. Os peixes possuem crescimento contnuo, tendo rotas metablicas e catablicas gerais semelhantes a dos outros seres vivos, variando em alguns passos metablicos devido a presena de enzimas especficas. - Entre essas diferenas podemos exemplificar a superior converso alimentar dos peixes, quando comparadas a outras espcies de animais. Um peixe pode, proporcionalmente, comer menos e crescer mais, se compararmos a um co, gato, ou passarinho. Um dos fatores que permitem isso o menor gasto de energia dos peixes para realizar suas funes vitais. Sem falar que so capazes de eliminar o nitrognio (excreo nitrogenada) pela urina, fezes e, mais de 80% pelas brnquias de maneira muito eficiente e sem maiores gastos de energia em um ambiente aqutico equilibrado. Os peixes apresentam hbitos alimentares definidos, mas no estritos. - Queremos dizer com essa frase que por mais que uma espcie seja definida categoricamente como herbvora, carnvora e onvora ela no est bloqueada de praticar hbitos alimentares diferentes. O canibalismo, por exemplo, muito praticado por espcies carnvoras pode ser observado em espcies classificadas como herbvoras. O aspecto mais relevante nisso tudo o fato de que em determinada fase da vida os peixes possuem o mesmo hbito alimentar. No importando a espcie, (na fase de ps larva) os peixes se alimenta exclusivamente de organismos zooplanctnicos. Significa que nessa fase da vida, um carnvoro, um filtrador e um herbvoro iro disputar pelos mesmos alimentos no seu ambiente natural. O hbito alimentar da espcie (definido geneticamente e formado ao longo da evoluo da espcie) s ir manifestar-se posteriormente quando j um alevino.

Visualizao de organismos constituintes do zooplncton (base alimentar das ps larvas de peixes em seu ambiente natural). A utilizao de "infusrios" contendo esses organismos permite uma melhora na sobrevivncia das ps larvas de peixes, uma vez que semelhante a dieta de todas as espcies nessa fase de vida no seu ambiente natural. No aquarismo existe a alternativa de raes microencapsuladas especficas para essa fase de vida, mas a sua utilizao merece cuidados especiais na manuteno da qualidade da gua. Foto: Rodrigo G. Mabilia

Compre este e outros peixes deste livro em www.amordepeixe.com.br. A melhor loja de peixes e produtos de aquariofilia do Brasil. Peixes de qualidade, diretamente com o criador, a preo de atacado. Confira. Participe do www.forumamordepeixe.com.br e receba inteiramente grtis livros de criao de Discus, Bettas, Guppys e muito mais, grtis, acesse j e receba ainda hoje.

Particularidades essas que tambm ocorrem na definio do sexo dos peixes, visto que os peixes nascem com ambos aparelhos reprodutores. Ao contrrio de aves e mamferos que nascem sob condies normais com um dos aparelhos reprodutores (que os definem como macho e fmea) o sexo dos peixes s ser definido aps o nascimento. S no podemos fazer confuses: geneticamente o sexo dos peixes j est programado atravs de seus cromossomas masculinos e femininos. Apenas a manifestao do sexo que ocorrer posteriormente atravs do desenvolvimento de apenas uma das gnadas no peixe. H uma diferena em definirmos o sexo cromossomicamente e fisiologicamente. Numa linguagem um pouco mais tcnica, podemos afirmar que os peixes nascem geneticamente definidos, mas que fenotipicamente no. Podemos comprovar pelos resultados obtidos na aplicao de tcnicas (como a aplicao de hormnios em raes) que revertem sexualmente um indivduo ainda nas fases iniciais de vida.Tcnicas essas muito disseminadas na piscicultura de corte, como no caso das tilpias.

PROTENAS E AMINOCIDOS
As protenas so compostos orgnicos formados por diversos aminocidos. Existem diferentes tipos de protenas caracterizadas pela proporo e posio dos aminocidos que as compem. Sendo assim os aminocidos so os componentes estruturais bsicos de qualquer protena. Uma protena sempre conter na sua composio carbono, hidrognio, oxignio e nitrognio, entretanto algumas vezes poder conter enxofre, fsforo e ferro. Os peixes possuem protenas dispostas em uma grande variedade de tecidos tais como: ossos, pele, rgos, musculatura, etc... A protena corporal est constantemente sendo resposta por dois processos: anabolismo e catabolismo. Anabolismo: refere-se a sntese de protena no organismo. Catabolismo: refere-se a quebra da protena no organismo. O METABOLISMO DAS PROTENAS O metabolismo das protenas nos peixes semelhante aos animais terrestres onde basicamente so hidrolisadas a aminocidos e estes posteriormente so aproveitados pelo organismo. Na primeira etapa os grupamentos amino so removidos dos aminocidos atravs da transaminao do alfa-cetoglutarato em gutamato. O glutamato o nico aminocido com a capacidade de perder seu grupamento amino atravs da desaminao promovida pela enzima glutamato desidrogenase, resultando na liberao da amnia. A partir deste momento surge uma diferena bsica: nos animais terrestres a amnia transportada ao fgado e entra no ciclo da uria que o principal produto da excreo nitrogenada; na grande maioria dos peixes a amnia transportada como glutamina at as brnquias e convertida a glutamato e amnia pela enzima glutaminase. Esta amnia finalmente eliminada por difuso para a gua do meio ambiente. importante salientar que os peixes de uma maneira geral alimentam-se para atender seus requerimentos de energia. Por esta razo o balanceamento entre os nveis de protena e energia durante a formulao de dietas para peixes muito relevante sob o ponto de vista nutricional e econmico. Os peixes possuem baixo requerimento energtico e alto requerimento protico o que agrega um elevado custo das raes comerciais. Raes ricas em energia causam restrio alimentar nos peixes e muito provvel estes no satisfaro seus requerimentos proticos acarretando numa queda na taxa de crescimento.

Compre este e outros peixes deste livro em www.amordepeixe.com.br. A melhor loja de peixes e produtos de aquariofilia do Brasil. Peixes de qualidade, diretamente com o criador, a preo de atacado. Confira. Participe do www.forumamordepeixe.com.br e receba inteiramente grtis livros de criao de Discus, Bettas, Guppys e muito mais, grtis, acesse j e receba ainda hoje.

Detalhe de um alevino em avanado estado de desnutrio. A magreza resulta do consumo das reservas corporais de glicognio, gorduras e protenas. Os peixes embora sejam dotados de uma alta capacidade de permanecer em jejum podem apresentar conseqncias danosas a sade em longos perodos sem alimento, ou em quantidade insuficiente. sempre bom lembrar que peixes desnutridos so mais predispostos a enfermidades.

Em relao aos aminocidos existem um grupo de 10 aminocidos que no podem ser sintetizados por vertebrados e inclusive os peixes. Estes aminocidos que no so sintetizados pelos peixes so denominados de aminocidos essenciais. Desta maneira so de grande relevncia sob o ponto de vista da nutrio animal, pois devem ser suplementados na dieta. Os aminocidos essenciais so: a arginina, histidina, lisina, isoleucina, leucina, metionina, fenilalanina, triptofano, valina e treonina. Existem uma srie de outros aminocidos que os peixes podem sintetizar em seu organismo. So denominados tecnicamente de aminocidos no essenciais. So considerados no essenciais porque no precisam ser acrescentados na dieta obrigatoriamente. Os aminocidos no essenciais so: a alanina, aspargina, cido asprtico, cistena, cistina, cido glutmico, glutamina, glicina, hidroxiprolina, prolina, serina e tirosina. O incremento de aminocidos essenciais na rao procedem de duas formas: sintetizados e adicionados um a um na rao, ou atravs de uma fonte protica especifica (farinha de peixe, farelo de soja, etc...). Estes cuidados na formulao representam um incremento adicional no custo de uma rao para peixes. Seria uma negligencia formular uma rao coma falta de um destes aminocidos essenciais. Quando um aminocido essencial est deficiente em uma dieta, este considerado um aminocido limitante, porque limita a sntese protica nos diferentes tecidos. Assim se estabelece uma deficincia nutricional. Maiores detalhes sobre as deficincias nutricionais sero abordados na Parte IV desta srie de artigos sobre Alimentao e Nutrio de Peixes Ornamentais. O correto balanceamento dos aminocidos de uma rao importantssimo, porque quando h desbalanceamento no ocorre um aproveitamento total da protena da dieta e maior ser a excreo de protena pelas fezes e amnia na urina e brnquias. Com estas consideraes podemos compreender a importncia da qualidade das protenas na nutrio de peixes. muito importante colocar aos prezados leitores que a qualidade da protena muitas vezes mais relevante que a prpria quantidade deste nutriente numa rao. Anotem esta frase para quebrar um paradigma estabelecido por uma prtica de marketing muito baixa: uma rao nem sempre melhor do que a outra por conter uma quantidade maior de protena. Algumas marcas apelam ao consumidor iludindo que o fato de sua rao conter X% de protena a mais que seu concorrente melhor. Lamentvel esta pura falta de conhecimento de quem oferece palestras fundamentadas nesta teoria. Se vocs prezados aquaristas ouvirem uma barbaridade deste tipo no poupem esforos em suas crticas. Uma dieta hiperproteica , ao contrrio pode causar danos a sade de algumas espcies de peixes de acordo com o seu hbito alimentar e fase de vida. Altas taxas de protena (protena de boa qualidade obviamente) so importantssimas para peixes jovens e espcies de hbito alimentar carnvoro e onvoro com uma certa tendncia a carnvoros. Oscars, Acars Discos, Piranhas, alguns cicldeos africanos justificam nveis de protena bruta (PB) na rao que podem chegar a mais de 45% mesmo na fase adulta. J ciprindeos como kinguios e carpas koi adultos no devem ter nveis de protena bruta (PB) superiores a 35%, sendo afaixa ideal prxima a 30%. Infelizmente existem importantes marcas no mercado equivocadas a este respeito.

Compre este e outros peixes deste livro em www.amordepeixe.com.br. A melhor loja de peixes e produtos de aquariofilia do Brasil. Peixes de qualidade, diretamente com o criador, a preo de atacado. Confira. Participe do www.forumamordepeixe.com.br e receba inteiramente grtis livros de criao de Discus, Bettas, Guppys e muito mais, grtis, acesse j e receba ainda hoje.

E no paramos por aqui: a temperatura da gua possue um papel importante nos requerimentos proticos dos peixes. Quando a temperatura da gua encontra-se dentro da zona de conforto trmico dos peixes so maiores as necessidades de protena na dieta para atingir os melhores ndices de desenvolvimento do peixe.

Detalhe de alevino (figura acima) ainda com o saco vitelnico e (abaixo) aps absoro completa. O alevino na foto inferior apresenta-se desnutrido. Em aqurios a maior causa de mortalidades das crias deve-se a falta de alimentao adequada. O aquarista precisa compreender que o alevino passa por uma fase de transio durante o processo de absoro do vitelo onde a partir do momento em que est apto a realizar a abertura da boca j deve receber oferta de alimento. A dica seria iniciar a oferta de alimento (rao para alevinos, nauplios de artemias e rotferos) um pouco antes de finalizar a absoro do vitelo, pois h uma melhora na taxa da sobrevivncia. Deve ainda oferecer vrias vezes ao dia, porque alta a taxa do metabolismo dos peixinhos nesta fase de vida.

_____________________________________________________________ NOTA TCNICA: Estudos com peixes ornamentais demonstraram diferentes exigncias proteicas de acordo com a fase de vida dos peixes. Em "Goldfish" (Carassius auratus) alto requerimento proteico foi observado para larvas (ao redor de 53% de PB), enquanto que para juvenis estes requerimentos baixaram para 29-30% de PB. Em fmeas de lebistes com dietas com nveis de protenas entre 25 a 45% de protena bruta tiveram uma alta taxa de fecundidade quando comparadas a grupos que receberam 15% de PB. Estes estudos demonstram que os nveis de protena na dieta so importantes tanto para o crescimento como para a reproduo dos peixes ornamentais.

ENERGIA
A energia no considerada um nutriente, mas oriunda do metabolismo oxidativo de protenas, lipdeos e carboidratos. Os peixes possuem baixos requerimentos energticos quando comparados a outras espcies de animais. Por que os requerimentos energticos dos peixes so baixos ? 1 os peixes so ectotermos, ou seja, no precisam de energia para manter a temperatura corporal, como acontece nos mamferos. 2 os peixes vivem num ambiente aqutico onde no sofrem tanto os efeitos da gravidade necessitando um mnimo de energia para manterem-se em suas posies. A bexiga natatria, atualmente renomeada de vescula gasosa contribui para que o peixe mantenha-se em equilbrio na coluna da gua com muito menos atividade muscular do que teria que fazer um mamfero no ambiente terrestre.

Compre este e outros peixes deste livro em www.amordepeixe.com.br. A melhor loja de peixes e produtos de aquariofilia do Brasil. Peixes de qualidade, diretamente com o criador, a preo de atacado. Confira. Participe do www.forumamordepeixe.com.br e receba inteiramente grtis livros de criao de Discus, Bettas, Guppys e muito mais, grtis, acesse j e receba ainda hoje.

3 Outra importante razo dos baixos requerimentos energticos dos peixes o fato dos peixes excretarem passivamente 85% da amnia NH3 atravs das brnquias. Por outro lado os mamferos teriam que gastar energia na produo de uria e as aves para formarem cido rico. Os peixes precisam dietas contendo nveis adequados de energia. Os peixes alimentam-se at o momento de satisfazerem suas necessidades energticas. Se uma rao possuir altos nveis de energia o peixe ir cessar mais rapidamente a ingesto de alimento e muito provavelmente no ingira o suficiente para atender as suas exigncias proticas e de outros nutrientes. A energia, portanto limita o consumo de alimento para os peixes e o crescimento.

LIPDEOS E CIDOS GRAXOS


Os lipdeos so nutrientes essenciais para os peixes. So fontes de energia aos peixes mais prontamente disponveis em quantidade do que protenas e carboidratos. Os lipdeos desempenham muitas funes no organismo: lubrificao do trato digestivo, suporte de energia, fonte de cidos graxos essenciais, serve de componente estrutural de tecidos, aumenta a palatabilidade e agem sobre a regulao de diversas funes do organismo. O excesso de gordura na dieta alimentar pode causar uma queda no desempenho ao piorar a converso alimentar. Este efeito j pode ser observado a partir de 6% de Extrato Etreo, conforme a espcie e fase de vida.

Detalhe do acmulo de gordura na cavidade celomtica em razo de uma dieta hiperenergtica.

Os cidos graxos essenciais: linolnico (mega 3) e linoleico (mega 6) deve ser supridos na dieta, pois os peixes tm capacidade limitada de sintetiza-los. Estes cidos graxos so muito importantes para que os peixes mantenham a flexibilidade de suas membranas celulares sob condies de baixas temperaturas de gua. A deficincias destes cidos graxos essenciais, ou de seus precurssores na rao causam: diminuio de crescimento; piora da converso alimentar; aumento de mortalidade; aumento de lquido nos msculos; ulceraes nas nadadeiras; degenerao gordurosa no fgado; aumento da taxa respiratria; diminuio dos nveis de hemoglobina diminuio do nmero de hemcias.

Compre este e outros peixes deste livro em www.amordepeixe.com.br. A melhor loja de peixes e produtos de aquariofilia do Brasil. Peixes de qualidade, diretamente com o criador, a preo de atacado. Confira. Participe do www.forumamordepeixe.com.br e receba inteiramente grtis livros de criao de Discus, Bettas, Guppys e muito mais, grtis, acesse j e receba ainda hoje.

Problemas que podem ocorrer com a gordura de raes.

Raes de baixa qualidade, prazo de validade vencido, ou ms condies de armazenamento, podem ter problemas relacionados com a peroxidao. O perxido formado altamente txico e consome toda a vitamina A e E, que so antioxidantes naturais. Como conseqncia temos sinais de: Alteraes externas - emagrecimento; - escurecimento da pele; - perda de escamas; - necrose das nadadeiras; - palidez nas brnquias; Alteraes internas - ascite; - aumento de bao; - fgado plido amarelado; - anemia profunda; - estmago e intestinos vazios e com bile. Para resolver o problema administra-se antioxidantes na rao como o BHA e o BHT em nveis em torno de 0,01%. Suprimento de vitamina E na rao so preconizados como preventivo da oxidao das gorduras corporais.

Aspecto plido-amarelado (gorduroso) de fgado de um peixe em virtude de problemas associados aos cidos graxos da dieta. Tambm conhecida como lipidose heptica.

Compre este e outros peixes deste livro em www.amordepeixe.com.br. A melhor loja de peixes e produtos de aquariofilia do Brasil. Peixes de qualidade, diretamente com o criador, a preo de atacado. Confira. Participe do www.forumamordepeixe.com.br e receba inteiramente grtis livros de criao de Discus, Bettas, Guppys e muito mais, grtis, acesse j e receba ainda hoje.

CARBOIDRATOS
Os carboidratos so um dos maiores nutrientes ao lado das protenas e lipdeos Os carboidratos so abundantes nas plantas, pois so a forma de armazenamento de energia. Os carboidratos so classificados em trs grupos principais: monossacardeos, oligossacardeos e polissacardeos. Peixes de guas tropicais tendem a utilizar muito melhor o carboidrato da dieta quando comparados a peixes de gua fria e peixes marinhos. O hbito alimentar tambm interfere diretamente na capacidade de digesto e absoro deste nutriente. Peixes herbivoros, e onvoros, mas que possuem vegetais incluidos na sua dieta como goldfish e carpas digerem com maior facilidade carboidratos devido a microflora especializada no aparelho digetsivo destas espcies.

FIBRAS
A pequena capacidade do tubo digestivo, aliada ao curto tempo de passagem, baixa temperatura do meio em que vivem e a pouca atividade microbiana levam os peixes a apresentarem baixa digestibilidade de alimentos fibrosos. O uso de altos percentuais de fibra na dieta de peixes questionado por diversas razes: no possuem valor energtico significativo, existncia de trato intestinal curto e pouca utilizao da fibra, aumento da motilidade do trato gastrointestinal (TGI) consequentemente aumentando a velocidade de passagem dos alimentos que diminui a absoro de outros nutrientes. Alm disso, o excesso de FB limita a ingesto total. A exceo seriam peixes herbvoros que possuem o trato digestivo relativamente maior quando comparado a peixes de outros hbitos alimentares. A microbiota gstrica e intestinal permite que a fibra da dieta seja melhor aproveitada.

VITAMINAS
As vitaminas so classificadas em hidrossolveis e lipossolveis baseado na sua solubilidade. As vitaminas so substncias orgnicas de extrema importncia para o crescimento, sade, reproduo, mas so requeridas em pequenas quantidades na dieta. Cada vitamina possui uma funo especfica no organismo e a ausncia, ou deficincia de uma no pode ser substituda, ou compensada por outra. Vitaminas Hidrossolveis - cido ascrbico (Vitamina C): manuteno da integridade dos tecidos de sustentao; biossntese de colgeno e cartilagem; integridade capilar; melhora da imunidade. - Cianocobalamina (B12): essencial na formao de elementos sangneos durante a eritropoise; - Biotina: importante na funo de diversas enzimas; - cido flico: eritropoise, essencial para a sntese dos cido nucleicos. Pode melhorar a eclodibilidade dos ovos dos peixes; - Niacina: componente de coenzimas do metabolismo da glicose e no metabolismo dos lipdeos; - cido pantotnico (B3): integrante de coenzima A, importante no metabolismo dos carboidratos e das gorduras; - Piridoxina (B6): essencial no metabolismo de carboidratos, de aminocidos e de lipdeos; - Riboflavina (B2): coenzima essencial no metabolismo das gorduras e diversos aminocidos. Importncia no sentido da viso. - Tiamina (B1): participa do metabolismo de carboidratos, essencial para o normal funcionamento do sistema nervoso, essencial para o apetite, digesto, crescimento e fertilidade; - Colina: doadora de metila em reaes metablicas, precursora da AcetilCoA. Maior componente do neurotransmissor acetilcolina e essencial para o transporte de lipdeos;

Compre este e outros peixes deste livro em www.amordepeixe.com.br. A melhor loja de peixes e produtos de aquariofilia do Brasil. Peixes de qualidade, diretamente com o criador, a preo de atacado. Confira. Participe do www.forumamordepeixe.com.br e receba inteiramente grtis livros de criao de Discus, Bettas, Guppys e muito mais, grtis, acesse j e receba ainda hoje.

- Inositol: componente estrutural de certos tecidos , onde age prevenindo a acumulao de colesterol, como mioinositol, serve de reserva de carbohidratos CHO nos msculos; - cido lipico: biocatalizador. Vitaminas Lipossolveis - Vitamina A: requerida para regenerao da sensibilidade luz; transporte transmembrana de clcio; reproduo e desenvolvimento embrionrio; integridade das membranas e epitlios. - Vitamina D: estocada em grandes quantidades no fgado dos peixes. So biologicamente ativas na absoro do clcio e do fsforo; ativa a fosfatase alcalina que envolvida no metabolismo do fsforo. - Vitamina E: a atividade biolgica da vit.E atravs de oito compostos, sendo o alfa-tocoferol o mais ativo; atua como um antioxidante biolgico protegendo os peixes da oxidao. Atua tambm protegendo a Vitamina A, o caroteno e a Vitamina C da rao. - Vitamina K: essencial para sntese da protrombina. Em peixes a coagulao precisa ser extremamente eficiente devido a viverem em meio lquido.

MINERAIS
Os minerais so classificados de acordo com a quantidade necessria pelo organismo. os macrominerais so requeridos em larga escala pelo organismo e os microminerais so necessrios apenas traos destes no organismo. Macrominerais Ca e P: o requerimento bastante baixo e depende da relao entre o clcio da dieta/clcio do ambiente. Cerca de 90% das necessidades de clcio vm da gua e somente 10% da dieta. O CaCO3 da gua assume vital importncia neste contexto. O fsforo um dos minerais mais importantes da dieta dos peixes, pois essencial para o crescimento, processo de mineralizao ssea, metabolismo de lipideos e carboidratos. Magnsio: 70% do magnsio do corpo encontrado no tecido sseo. Uma relao adequada de magnsio essencial para o metabolismo do clcio e fsforo. Sdio e Potssio: o potssio o tercerio elemento em abundncia no corpo ficando atrs somente do clcio e do fsforo. O sdio e potssio esto estritamente relacionados com a manuteno da presso osmtica. So importantes tambm na manuteno do equilbrio cido bsico interno dos peixes. O potssio participa no processo de relaxamento muscular e utilizado em diversas reaes enzimticas, j o sdio participa no processo de contrao muscular. Microminerais Cromo: o cromo um elemento essencial que no atua sozinho no organismo. Junto com outras substncias atua no controle do metabolismo geral, insulina, importantes enzimas, DNA e RNA. Cobalto: componente da cianocobalamina (vitamina B12) Cobre: est relacionado com o metabolismo do ferro, uma vexz que facilita a absoro do ferro no trato intestinal e seu armazenamento no fgado. O cobre cofator de importantes enzimas que atuam no metabolismo da energia. Os peixes so muito susceptveis a intoxicao pelo cobre contido na gua, principalmente se a alcalinidade da gua (KH) estiver baixa. Veremos um pouco mais sobre esta questo na parte III do artigo Alimentao e nutrio de Peixes Ornamentais que abordar a Ictiopatologia nutricional. Iodo: o iodo componente essencial de hormnios da tireide. Conseqentemente tem est relacionado ao metabolismo geral dos animais como o crescimento, funes teciduais nervosas e musculares, ativao do metabolismo da circulao, etc... Ferro: um mineral essencial para a formao das cllulas vermelhas sanguneas. O ferro combina-se com protenas para formar a hemoglobina das hemceas. O ferro est envolvido no transporte de oxignio pelas hemceas. componente de algumas enzimas requeridas no metabolismo energtico tambm.

Compre este e outros peixes deste livro em www.amordepeixe.com.br. A melhor loja de peixes e produtos de aquariofilia do Brasil. Peixes de qualidade, diretamente com o criador, a preo de atacado. Confira. Participe do www.forumamordepeixe.com.br e receba inteiramente grtis livros de criao de Discus, Bettas, Guppys e muito mais, grtis, acesse j e receba ainda hoje.

Mangans: atua na formao ssea, coagulao sangunea e funes ad insulina e sntese de colesterol. ativador de importantes enzimas envolvidas no metabolismo de protenas, lipdeos, carbohidratos e cidos nuclicos. Selnio: o selnio importante para manuteno da sade de peixes sobre condies estressantes. A vitamina E, os aminocidos metionina e cistena podem ser substitutos parciais do selnio para algumas funes. O selnio participa na ativao de uma importante enzima (a glutation preoxidase) que impede a toxicidade dos perxidos provenientes da oxidao da gordura dos alimentos. Incrementos de vitamina E e selnio nas raes comerciais so muito benficos aos peixes. Zinco: o zinco de vital importncia no processo de calcificao ssea, alm de participar no processo de transferncia de dixido de carbono CO2 para as hemceas. importante tambm para a sntese protica e cidos nuclicos. Carotenoides Os pigmentos carotenoides so um dos principais grupos de pigmentos naturais da pele e musculatura dos peixes. Os mais encontrados so: luteina, taraxantina, astaxantina, tunaxantina, alfa doradexantina, beta doradexantina e zeraxantina. Como os peixes no podem sintetizar estes pigmentos estes so necessrios estar incluidos na dieta. Isto tornou-se um importante aspecto a ser explorado pela industria de raes para peixes ornamentais. ____________________________________________________________ NOTA TCNICA 2: Estudos revelaram que a colorao avermelhada de kingyos e carpas koi atribuda a astaxantina. Este carotenide pode ser metabolizado a partir da zeaxantina e em menor quantidades pelo beta caroteno, justificando o incremento destes pigmentos na rao. A Spirulina, muito encontrada na formulao de raes para peixes ornamentais, tambm exerce um papel importante na colorao. A razo de se uso deve-se a sua capacidade de fixar/acumular carotenoides promovendo indiretamente a intensificao da colorao da pele e musculatura.

Compre este e outros peixes deste livro em www.amordepeixe.com.br. A melhor loja de peixes e produtos de aquariofilia do Brasil. Peixes de qualidade, diretamente com o criador, a preo de atacado. Confira. Participe do www.forumamordepeixe.com.br e receba inteiramente grtis livros de criao de Discus, Bettas, Guppys e muito mais, grtis, acesse j e receba ainda hoje.

Parte II - Estratgias Nutricionais para Manter os Peixes Saudveis


Para manter peixes saudveis preciso compreender trs aspectos bsicos relacionados alimentao: qualidade, quantidade e freqncia. Esta trade compe o que denominamos de estratgia nutricional. Um aquarista consciente sempre buscar infromaes e o melhor alimento para seus peixes. Uma alimentao saudvel previne o surgimento de inmeras enfermidades dos peixes. Sob o aspecto de comportamento h um incremento de vitalidade, acentuao da colorao e melhoria da atividade reprodutiva dos peixes. No esquea que uma boa rao deve conter os seguintes pr-requisitos: - alimento completo para a espcie e fase de vida da mesma. - conter somente ingredientes de boa qualidade. - rico complexo vitamnico com complexo B, vitamina E, alm de quantidades elevadas de vitamina C prximas a 500mg. - rico complexo mineral. Por exemplo, sempre conter maior quantidade em relao a quantidade de fsforo, sendo este ltimo em pequenas quantidades. - no deve alterar a colorao da gua. - no conter excesso de gordura (Extrato etreo), principalmente em formulaes para peixes adultos. Raes que oferecem nveis acima de 8% de extrato etreo podem ter a inteno de mascarar a falta de palatabilidade e sofrer com maiores riscos de peroxidao desta matria prima. Mais grave ainda o fato de que o excesso de gordura restringe o consumo alimentar e pode dificultar a assimilao de alguns nutrientes da rao. - conter nveis de protena bruta entre 30 a 35% (kinguios e carpas koi, por exemplo) e nveis superiores para peixes carnvoros e onvoros com tendncia a carnvoros. Para acars discos, por exemplo, estes nveis de protena bruta ultrapassam 46%.

Belos exemplares de carpas koi de um lago ornamental. No mercado existem linhas de raes destinadas para estas espcies. Muitas destas linhas de raes vem com a denominao "ponds" e devem sempre ter preferncia na hora da escolha. No somente por atender as exigncias nutricionais, mas pelo baixo potencial de poluio que pode deteriorar a qualidade da gua dos lagos de jardim.

Compre este e outros peixes deste livro em www.amordepeixe.com.br. A melhor loja de peixes e produtos de aquariofilia do Brasil. Peixes de qualidade, diretamente com o criador, a preo de atacado. Confira. Participe do www.forumamordepeixe.com.br e receba inteiramente grtis livros de criao de Discus, Bettas, Guppys e muito mais, grtis, acesse j e receba ainda hoje.

Casal de Acars Discos exibindo vitalidade. Os Discos so muito exigentes quanto a alimentao e podem adoecer facilmente se houver algum desbalano de nutrientes.

Na foto possvel visualizar alevinos de carpas coloridas com o ventre moderadamente retrado. Na compra de peixes, quando visualizarmos um peixe nestas condies devemos suspeitar de algum problema. A dica sempre solicitarmos que algum alimente os peixe que queremos comprar na loja para observarmos se h, ou no apetite. Peixes enfermos geralmente perdem o apetite, ok?

- A qualidade do alimento
a) Deve-se a presena dos ingredientes que contenham os nutrientes necessrios para que o peixe realize suas atividades basais (respirao, nado, etc...), crescimento e reproduo dos peixes. Os ingredientes de uma rao correspondem, por exemplo, ao leo de soja, de milho, de peixe, os farelos e farinhas de peixe, de arroz, glten, etc... Os nutrientes esto inseridos nestes ingredientes. Assim, a escolha dos melhores ingredientes est baseada na quantidade e necessidade dos nutrientes que a rao necessita para atender as exigncias nutricionais de um peixe. Ingredientes de qualidade inferior geralmente so encontrados em raes mais baratas. Raes mais caras, provavelmente devem conter ingredientes de qualidade superior. O alto custo de algumas marcas de raes podem ser compensados pelos benefcios.

Compre este e outros peixes deste livro em www.amordepeixe.com.br. A melhor loja de peixes e produtos de aquariofilia do Brasil. Peixes de qualidade, diretamente com o criador, a preo de atacado. Confira. Participe do www.forumamordepeixe.com.br e receba inteiramente grtis livros de criao de Discus, Bettas, Guppys e muito mais, grtis, acesse j e receba ainda hoje.

verdade que nem tudo que mais caro necessariamente melhor, mas com certeza merece uma ateno especial. O que for barato demais devemos suspeitar, pois muitas fezes so utilizadas matrias primas de qualidade inferior e tcnicas de fabricao com o emprego de tecnologias menos eficazes no processo de fabricao. O aquarista precisa ser muito crtico sobre este aspecto e atento para estratgias de marketing enganosas executadas por quem no entende de aquarismo. Diferentes espcies e fases de vida implicam em diferentes exigncias nutricionais. Estas exigncias esto relacionadas aos hbitos alimentares. Vale lembrar que hbitos alimentares dos peixes ornamentais classificam-se basicamente em carnvoros, onvoros e herbvoros. O aquarista, sempre que precisa, deve procurar informar-se sobre quais as melhores alternativas de alimentao para as espcies de peixes que cultiva. b) A combinao adequada de nutrientes como aminocidos, vitaminas e minerais. A combinao destes nutrientes fundamental. Um bom exemplo a relao entre os minerais clcio e fsforo. Na formulao das raes h uma proporo padronizada de 1,5:1 aproximadamente. Outro exemplo seria o uso da vitamina E que alm de um nutriente serve como antioxidante para preservar a gordura das raes (Extrato Etreo). Uma deficincia de aminocidos essenciais e vitamnas pode inclusive ocasionar algumas patologias de causa nutricional. c) Estabilidade na gua. A rao deve causar o menos possvel de lixiviao. A lixiviao a perda de nutrientes da rao em contato com a gua. o quanto a rao polui a gua do aqurio. Um bom exemplo o caso de raes que liberam excesso de fsforo e protena na gua. Raes de baixa digestibilidade tambm se enquadram neste contexto. A vitamina C, por exemplo hidrossolvel e necessita estar protegida no pellet. O aquarista deve deixar de lado na prateleira raes com baixos nveis de vitamina C.

Significado de Lixiviao de nutrientes: o termo tcnico utilizado na hora de

expressarmos a perda dos nutrientes em um pellet, ou floco de rao na gua. Raes pouco estveis e fabricadas com processos de baixa tecnologia permitem a lixiviao de nutrientes (desde protena at vitaminas e minerais). Quando mais lixiviao mais poluio teremos no ambiente aqutico. Poluio essa causada pela rao que coloca em risco o equilbrio do ambiente aqutico em que vivem nossos peixes. As conseqncias j sabemos: aumento dos nveis de amnia (lixiviao de protena) e proliferao de algas (lixiviao de fsforo e do nitrognio protico).

Compre este e outros peixes deste livro em www.amordepeixe.com.br. A melhor loja de peixes e produtos de aquariofilia do Brasil. Peixes de qualidade, diretamente com o criador, a preo de atacado. Confira. Participe do www.forumamordepeixe.com.br e receba inteiramente grtis livros de criao de Discus, Bettas, Guppys e muito mais, grtis, acesse j e receba ainda hoje.

Nessa imagem, podemos ver um pellet de rao de baixssima qualidade perdendo nutrientes (lixiviao de nutrientes) e absorvendo uma grande quantidade de gua.

Compre este e outros peixes deste livro em www.amordepeixe.com.br. A melhor loja de peixes e produtos de aquariofilia do Brasil. Peixes de qualidade, diretamente com o criador, a preo de atacado. Confira. Participe do www.forumamordepeixe.com.br e receba inteiramente grtis livros de criao de Discus, Bettas, Guppys e muito mais, grtis, acesse j e receba ainda hoje.

Visualizao da rao que vai ao fundo rapidamente aps absorver gua. Caracterstica essa indesejvel, quando pretendemos alimentar espcies que tem o hbito de se alimentar na superfcie da gua. fato que uma grande quantidade dessa rao entra em decomposio e deprecia a qualidade da gua dos lagos, tanques e aqurios.

d) Capacidade em atrair os peixes. A palatabilidade e a cor so os principais fatores para atrair os peixes. O aquarista precisa estar atento que os peixes possuem preferncias e podem algumas vezes no demonstrar tanta voracidade em comer a rao logo aps alguma mudana de marca. Isto no uma regra, mas peixes condicionados a comer uma mesma rao por muito tempo podem inclusive rejeitar a nova rao. A flutuabilidade da rao, por sua vez tambm colabora para atrair mais, ou menos um peixe. Algumas espcies como corydoras, botias preferem pellets que afundam rapidamente. J os discos alimentam-se muito bem no meio da coluna de gua e tornam-se muito desajeitados ao comer na superfcie da gua. Converse com o lojista, e discutam as melhores opes para os peixes que voc compra. O lojista deve estar preparado para responder estas questes. e) Granulometria A granulometria corresponde ao tamanho e a forma de apresentao do pellet da rao. Preconiza-se um tamanho de pellet prximo de 20% da abertura da boca do peixe. Pellets grandes demais para peixes pequenos so prejudiciais pela mesma razo que pellets pequenos so prejudiciais para peixes grandes. A razo fundamentada na maior demanda de energia para que o peixe consiga fazer a apreenso e ingesto de uma quantidade suficiente de rao para atender suas exigncias nutricionais. Um desajuste da granulometria reflete em reduo da taxa de crescimento.

Compre este e outros peixes deste livro em www.amordepeixe.com.br. A melhor loja de peixes e produtos de aquariofilia do Brasil. Peixes de qualidade, diretamente com o criador, a preo de atacado. Confira. Participe do www.forumamordepeixe.com.br e receba inteiramente grtis livros de criao de Discus, Bettas, Guppys e muito mais, grtis, acesse j e receba ainda hoje.

Na imagem podemos obsevar uma acentuada desuniformidade dos grnulos da rao para peixes de lagos de jardim. Os efeitos prejudiciais de uma granulometria inadequada so mais evidentes em fases de vida mais jovens como o caso de alevinos e juvenis. Os peixes de menor porte tero dificuldades de ingerir pellets que tiverem desvios acima da granulometria estabelecida para a faixa etria. Nas pisciculturas ornamentais que registram seus custos de produo e monitoram os desempenhos dos lotes possvel comprovar na prtica os efeitos desastrosos do uso de granulometrias inadequadas.

- Quantidade de Alimento Oferecida:


Para peixes ornamentais de aqurios, em geral a maneira mais prtica de determinar a quantidade de rao a ser oferecida atravs do apetite dos peixes. possvel oferecer rao a vontade desde que: - seja rapidamente consumida; - no ocorram sobras; - no causem um grande aumento repentino da cavidade celomtica dos peixes. Na poca de reproduo aconselha-se aumentar a oferta de alimento, bem como a freqncia de alimentao para que os peixes produzam gametas de melhor qualidade que resultar em embries, larvas e alevinos mais resistentes. H tambm uma alternativa tcnica que pode ser aplicada em pisciculturas ornamentais, lagos de kinguios e carpas koi. Baseia-se no clculo da quantidade de rao diria em funo do percentual de biomassa. Isso interessante para quem quer aproveitar o melhor desempenho dos peixes durante a fase de crescimento, reduzir os custos com alimentao e estimar a durao de seu estoque de rao. Procedimento: Capture uma amostra de peixes do lago, ou tanque de peixes ornamentais. Aps faa a contagem dos exemplares capturados. Deve-se sempre calcular o somatrio do peso dos peixes tendo como resultado a biomassa total de peixes. Por exemplo: Um lago que ir receber 8 kinguios onde o somatrio do peso dos peixes (biomassa) foi de 2,620kg. Quanto oferecer de rao diria ?

Compre este e outros peixes deste livro em www.amordepeixe.com.br. A melhor loja de peixes e produtos de aquariofilia do Brasil. Peixes de qualidade, diretamente com o criador, a preo de atacado. Confira. Participe do www.forumamordepeixe.com.br e receba inteiramente grtis livros de criao de Discus, Bettas, Guppys e muito mais, grtis, acesse j e receba ainda hoje.

Resposta: Biomassa total do lago, ou tanque X percentual de biomassa (em rao). 2,620 X 0,03% (3% da biomassa de peixes em rao) = 78,6g de rao por dia.

Vou responder mais trs questes que no foram expostas: 1- O que percentual de biomassa ? o percentual de rao que devemos oferecer em relao a biomassa total (somatrio do peso de todos os peixes). Existe uma tabela de referncia deste percentual para kinguios e carpas koi de acordo com a fase de vida e a temperatura da gua. Isto porque os peixes possuem diferentes exigncias nutricionais em cada fase de vida. J a temperatura influencia diretamente no consumo de alimento. Temperaturas elevadas estimulam os peixes a comerem mais, por outro lado as mais baixas induzem os peixes a comerem menos. 2- Como saber que percentual de biomassa utilizar ? Basta seguir a tabela referente ao percentual de biomassa oferecido diariamente para carpas e kinguios de acordo com a fase de vida e a temperatura da gua.

* Temperaturas e pocas do ano imprprias para criao de alevinos de kinguios e carpas.

3- Quantas vezes ao dia devo oferecer a rao calculada ? O total de rao estimado no exemplo acima foi de 78,6g. Lembram ? Pois bem, esta quantidade deve ser fracionada para ser oferecida de duas a quatro vezes ao dia para peixes adultos, ou juvenis e seis a oito vezes para alevinos. Se decidir oferecer 02 vezes dirias ser 39,3 g na parte da manh e 39,3 g na parte da tarde.

- Freqncia de alimentao:
Quando o criador, ou aquarista no optarem pelo programa nutricional que envolve o percentual de biomassa para estimar a quantidade de rao deve-se oferecer rao duas vezes ao dia. Se quiser oferecer mais vezes ao dia no h problemas. No h uma regra geral desde que no seja oferecida em excesso. O pior erro do aquarista oferecer rao em excesso, pois alm de no fazer bem a sade dos peixes contribui para prejudicar a qualidade da gua.

Compre este e outros peixes deste livro em www.amordepeixe.com.br. A melhor loja de peixes e produtos de aquariofilia do Brasil. Peixes de qualidade, diretamente com o criador, a preo de atacado. Confira. Participe do www.forumamordepeixe.com.br e receba inteiramente grtis livros de criao de Discus, Bettas, Guppys e muito mais, grtis, acesse j e receba ainda hoje.

Parte III Ictiopatologia Nutricional


Para finalizar esta srie de artigos referentes a Alimentao e Nutrio de Peixes Ornamentais disponibilizaremos uma lista com as principais doenas causadas por desordens nutricionais.

1.0 Problemas Nutricionais relacionados as Protenas.


Nos peixes o desbalano de aminocidos na dieta alimentar pode ser atribudo tanto pelo excesso como pela deficincia de alguns aminocidos essenciais. As conseqncias diretas refletem-se sobre os baixos ndices produtivos e aumento nas taxas de mortalidade, principalmente na fase de alevino. Entre os sinais clnicos sugestivos de deficincias de aminocidos destaca-se as deformidades de coluna vertebral, nadadeiras, oprculos e opacidade dos olhos. O DESBALANO DE AMINOCIDOS Os aminocidos mais associados as deficincias em peixes so: a lisina, metionina, triptofano, leucina, arginina e histidina. A excreo nitrogenada dos peixes pode ser influenciada tanto pelos nveis proticos como pelo desbalano de aminocidos da dieta alimentar. Trabalhos recentes comprovaram alteraes nas taxas de excreo de amnia e uria em peixes cultivados. Em trutas arco-ris (Oncorhynchus mykiss), por exemplo o excesso do aminocido arginina na dieta foi capaz de promover nesta espcie um aumento da amnia plasmtica e de uria. Esta alterao metablica acarretou em uma diminuio da taxa de crescimento promovida pelo maior gasto de energia para eliminao destes metablitos. As desordens nutricionais atribudas a protenas e aminocidos esto muito relacionadas a alteraes da excreo nitrogenada e j identificam-se hoje diversas espcies de peixes que so capazes de realizar o ciclo da uria sob condies alimentares e ambientais especificas. Em traras (Hoplias malabaricus) a induo do ureotelismo j foi comprovada em pesquisa como uma resposta adaptativa desta espcie frente a uma condio adversa. SINTOMAS CAUSADOS PELA DEFICINCIA DE AMINOCIDOS - Deficincia de Lisina: lordose e eroso de nadadeiras. - Deficincia de Metionina: catarata com opacidade dos olhos. - Deficincia de Triptofano: escoliose, lordose, catarata e eroso da nadadeira caudal. - Deficincia de Leucina, Arginina e Histidina: lordose

Compre este e outros peixes deste livro em www.amordepeixe.com.br. A melhor loja de peixes e produtos de aquariofilia do Brasil. Peixes de qualidade, diretamente com o criador, a preo de atacado. Confira. Participe do www.forumamordepeixe.com.br e receba inteiramente grtis livros de criao de Discus, Bettas, Guppys e muito mais, grtis, acesse j e receba ainda hoje.

Goldfish apresentando deformidade da coluna vertebral e emagrecimento acentuado atribudo a deficincia de aminocidos essenciais na dieta.

Acar disco com eroso e degenerao das nadadeiras associada a deficincia nutricional. Caso clnico resolvido em poucos dias com o oferecimento de uma rao balanceada.

Um exemplar de alevino de carpa com uma grave deformidade na coluna vertebral, alm de perda da resistncia das escamas. Caso clnico tambm associado a deficincia de aminocidos essenciais na dieta.

SINTOMAS CAUSADOS PELA INTOXICAO POR AMINOCIDOS - Excesso de Leucina: escoliose, deformao de oprculos e deformao de escamas.

2.0 Problemas Nutricionais relacionados aos Lipdeos.


- Deficincia, ou Excesso de cidos Graxos Essenciais na Alimentao: diminuio do crescimento e da eficincia alimentar.

3.0 Problemas Nutricionais relacionados aos Minerais.


- Deficincia de fsforo: reduo de crescimento e ganho de peso, desmineralizao ssea e aumento do contedo adiposo dos msculos. _____________________________________________________________ NOTA TCNICA: Estudos em guppies revelaram que a deficincia de fsforo na dieta est associada a perda do apetite, deformidades de coluna (escoliose e lordose).

Compre este e outros peixes deste livro em www.amordepeixe.com.br. A melhor loja de peixes e produtos de aquariofilia do Brasil. Peixes de qualidade, diretamente com o criador, a preo de atacado. Confira. Participe do www.forumamordepeixe.com.br e receba inteiramente grtis livros de criao de Discus, Bettas, Guppys e muito mais, grtis, acesse j e receba ainda hoje.

- Deficincia de clcio: deficincias de clcio no so comuns, pois os peixes podem extrair at 85% do clcio contido na gua. No entanto quando ocorre causa perda do apetite e crescimento reduzido. - Deficincia de Potssio: perda do apetite, reduo do crescimento e ganho de peso. - Deficincia de Magnsio: perda do apetite, crescimento e ganho de peso reduzidos, flacidez muscular, aumento da taxa de mortalidade. - Deficincia de Ferro: perda do apetite, reduo de crescimento e Peso, anemia, catarata e eroses das nadadeiras. - Deficincia de Mangans: perda do apetite, catarata, crescimento anormal da nadadeira caudal. - Deficincia de Cobre: reduo de crescimento e catarata. - Deficincia de Selnio: aumento da taxa de mortalidade, distrofia muscular, rescimento reduzido, catarata e anemia. - Deficincia de Iodo: hiperplasia da tireide e reduo do crescimento.

4.0 Problemas Nutricionais relacionados as Vitaminas.


AS DEFICINCIAS VITAMINICAS As vitaminas so substncias orgnicas de extrema importncia para o crescimento, sade, reproduo, mas so requeridas em pequenas quantidades na dieta. Cada vitamina possui uma funo especfica no organismo e a ausncia, ou deficincia de uma no pode ser substituda, ou compensada por outra. Voltaremos nossas atenes para o efeito da vitamina C sobre o crescimento e imunidade dos peixes, uma vez que est constante objeto de estudo na nutrio de peixes. A manifestao da deficincia de vitamina C na dieta de peixes manifesta-se atravs dos seguintes sinais clnicos: perda do apetite, reduo de crescimento, diminuio da imunidade, anemia microctica normocrmica e magaloblstica, produo desordenada de colgeno, cicatrizao prolongada, cartilagem retorcida, escoliose e lordose, hemorragias externas e internas, eroses e perda de escamas, alm de causar mortalidade elevada. Diversos estudos sobre a deficincia e suplementao de Vitamina C na dieta j foram conduzidos em peixes. consumado que ela aumenta a resistncia dos peixes mediante a agentes estressores. Os peixes suplementados com vitamina C na dieta suportam melhor as condies de transporte, apresentam maior resistncia a choque osmtico durante a aclimatao e maior resistncia a enfermidades. A vitamina C responsvel pela manuteno da integridade dos tecidos de sustentao, biossntese de colgeno e cartilagem, integridade capilar; melhora da imunidade. A vitamina C hidrossolvel e seu incremento na rao deve ser realizado em frmulas estabilizadas para que esta no seja perdida para o meio ambiente por lixiviao. A frmula estabilizada mais usual so as fosfatadas como o caso da L-ascorbyl-polifosfato (LAPP). Estudos recentes de suplementao com vitamina C em Lateolabrax japonicus identificaram efeitos significativos sobre o crescimento e imunidade favorveis para os grupos que receberam os maiores nveis desta vitamina justificando a sua importncia e aplicao na alimentao de peixes. OS SINTOMAS CAUSADOS PELA DEFICINCIA DE VITAMINAS Deficincia de cido Ascrbico (Vitamina C): perda do apetite, reduo de crescimento, diminuio da imunidade, anemia microctica normocrmica e magaloblstica, produo desordenada de colgeno, cicatrizao prolongada, cartilagem retorcida, escoliose e lordose, hemorragias externas e internas, eroses e perda de escamas, alm de causar mortalidade elevada. ________________________________________________________ NOTA TCNICA 2: Diversos estudos sobre a deficincia e suplementao de Vitamina C na dieta foram j conduzidos em peixes ornamentais. Grupos de Oscars, Acars Bandeiras e Guppies apresentaram maior resistncia a agentes estressores quando comparados a grupos destes mesmos peixes sem suplementao de vitamina C na dieta. Peixes suplementados com vitamina C na dieta suportam melhor as condies de transporte, apresentam maior resistncia a choque osmtico durante a aclimatao e maior resistncia a enfermidades. Em alevinos de Acars bandeiras, por exemplo, nveis timos acima de 320mg de vitamina C foram necessrios para o mximo de estocagem tecidual. Estes dados sugerem a todos ns dar preferncia a raes que

Compre este e outros peixes deste livro em www.amordepeixe.com.br. A melhor loja de peixes e produtos de aquariofilia do Brasil. Peixes de qualidade, diretamente com o criador, a preo de atacado. Confira. Participe do www.forumamordepeixe.com.br e receba inteiramente grtis livros de criao de Discus, Bettas, Guppys e muito mais, grtis, acesse j e receba ainda hoje.

possuam nveis elevados de vitamina C na sua formulao. Deficincia de cido Pantotnico (B3): reduo de crescimento e peso, anorexia, obstruo branquial, exoftalmia, natao anormal e aumento da mortalidade. Deficincia de Piridoxina (B6): reduo do crescimento, desordens nervosas, hiper-irritabilidade, natao irregular, perda de equilbrio, perda de escamas, anorexia baixa taxa de converso alimentar, reduo de crescimento. Deficincia de Riboflavina (B2): reduo de crescimento e peso ,anorexia, opacidade da crnea (catarata), hemorragias nos olhos, narinas e oprculo, nado irregular. Fotofobia, mudanas de colorao (escurecimento) e taxa de mortalidade elevada. Deficincia de Cianocobalamina (B12): reduo de crescimento, anemia microctica hipocrmica e megaloblstica, anorexia, pigmentao escura. Deficincia de Tiamina (B1): reduo de crescimento e peso, anorexia, opacidade da crnea, movimentao sinuosa, sndrome da curvatura do tronco, degenerao vascular e hemorragia nas nadadeiras, transtornos nervosos e mudanas de colorao. Deficincia de Biotina: reduo de crescimento e peso, anorexia, diminuio da atividade, natao anormal, mortalidade elevada. Deficincia de cido Flico: anemia macroctica normocrmica, reduo de crescimento e peso, anorexia, letargia e perda gradual de colorao. Deficincia de Niacina: reduo de crescimento e peso, perda do apetire, mudana de colorao (despigmentao), hemorragia na pele, hipersensibilidade a luz solar, vulnerabilidade a queimaduras solares, natao anormal, mortalidade elevada. Deficincia de Vitamina E (Tocoferol): reduo do crescimento, perda do apetite, anemia, ascite, cerosidade do fgado, bao e rins, arcos brnquiais retorcidos, distrofia muscular, diminuio da imunidade, edema no pericrdio, fragilidade das hemcias. Deficincia de Inositol: reduo de crescimento, anorexia, hemorragia nas nadadeiras, pele e perda da mucosa e colorao escura.. Deficincia de Vitamina A (retinol): reduo de crescimento e peso, ascite (barriga dgua), edema, exoftalmia, degenerao da retina, anorexia e despigmentao, hemorragia renal e aumento da mortalidade. Deficincia de Vitamina D3: reduo de crescimento e peso, anorexia, elevado contedo lipdico no fgado e msculos, baixa concentrao de hemoglobina e diminuio da relao hepatossomtica. Deficincia de Vitamina K3: retardo no tempo de coagulao, anemia, hemorragia branquial, ocular, na pele e em tecidos Vasculares.

Compre este e outros peixes deste livro em www.amordepeixe.com.br. A melhor loja de peixes e produtos de aquariofilia do Brasil. Peixes de qualidade, diretamente com o criador, a preo de atacado. Confira. Participe do www.forumamordepeixe.com.br e receba inteiramente grtis livros de criao de Discus, Bettas, Guppys e muito mais, grtis, acesse j e receba ainda hoje.

Visualizao de deformidade de nadadeiras atribuda a problemas na sntese de colgeno pela deficincia de vitamina C na dieta.

Visualizao de clulas sangneas de peixe. Hemceas nucledas caracterrsticas dos peixes e uma nuca clula de defesa ao centro. Diversas deficincias vitamnicas ocasionam anemias e baixa da imunidade predispondo os peixes a diversas enfermidades.

HIPERVITAMINOSES Os peixes acumulam vitaminas lipossolveis quando as quantidades ingeridas ultrapassam as necessidades metablicas. Uma acumulao muito elevada pode causar um estado txico: HIPERVITAMINOSE. Hipervitaminose A: diminuio do crescimento, alteraes hematolgicas, necrose e eroso de nadadeiras, escoliose, lordose, fgado gorduroso e aumento da mortalidade. Hipervitaminose D: diminuio do crescimento, letargia e colorao escura. Hipervitaminose E: alteraes hematolgiccas.

Compre este e outros peixes deste livro em www.amordepeixe.com.br. A melhor loja de peixes e produtos de aquariofilia do Brasil. Peixes de qualidade, diretamente com o criador, a preo de atacado. Confira. Participe do www.forumamordepeixe.com.br e receba inteiramente grtis livros de criao de Discus, Bettas, Guppys e muito mais, grtis, acesse j e receba ainda hoje.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS AI, Q.; MAI, K.; ZHANG, C.; XU, W.; DUAN, Q.; TAN, B. LIUFU, Z. Effects os dietary vitamin C on groeth and imune response of Japanese seabass, Latelobrax japonicus. Aquaculture 242: 489-500, 2004. ALTINOL, I.; GRIZZLE, J. M. Excretion of ammonia and urea by phylogenetically diverse fish species in low salinities. Aquaculture 238: 499-507, 2004. CHONG, A. S. C.; ISHAK, S. D.; OSMAN, Z.; HASHIM, R. Effect of dietary protein level on the reproductive performance of female swordtails Xiphophorus helleri (Poeciliidae). Aquaculture 234: 381-392, 2004. ENGIN, K.; CARTER, C.G. Ammonia and urea excretion rates of juvenile Australian short-finned eel (Anguilla australis australis) as influenced by dietary protein level. Aquaculture 194: 123-136, 2001. FOUNIER, V.; GOUILLOU-COUSTANS, M. F.; MTAILLER, R.; VACHOT, C.; MORICEAU, J.; DELLIOU, H. L.; HUELVAN, C.; DESBRUYERES, E.; KAUSHIK, S.J. Excess dietary arginine affects urea excretion but does not improve N utilization in rainbow trout Oncorhynchus mykiss and turbot Psetta maxima. Aquaculture 217: 559-576, 2003. IBRAHIM, E. H. a review of some fish nutrition methodologies. Bioresource Technology 96: 395-402, 2005. Mabilia, R.G.; Souza, S.M.G.; Braccini, Neto.J.; Barcellos, L.G. The relation between length and mounth size in Rhamdia fish. IX WORLD CONFERENCE ON ANIMAL PRODUCTION, 2003. MORAES, G.; POLEZ, V. L. P. Ureotelism is inducible in the neotropical freshwater Hoplias malabaricus (Teleostei, Erythrinidae). Braz. J. Biol. V. 64, N2. 2004. Nutrient Requeriments of warmwater fishes and shellfishes, Washington: Revised edition. National Academy Press, p. 101, 1983 SALES, J.; JANSSENS, G. P. J. Nutrient requeriments of ornamental fish. Aquat. Living Resour. 16: 533-540, 2003.

Compre este e outros peixes deste livro em www.amordepeixe.com.br. A melhor loja de peixes e produtos de aquariofilia do Brasil. Peixes de qualidade, diretamente com o criador, a preo de atacado. Confira. Participe do www.forumamordepeixe.com.br e receba inteiramente grtis livros de criao de Discus, Bettas, Guppys e muito mais, grtis, acesse j e receba ainda hoje.

You might also like