You are on page 1of 3

Nveis Conceituais

Hiptese pr-silbica A criana no registra traos no papel com a inteno de realizar o registro sonoro do que foi proposto para a escrita. Nvel 1 Escrita indiferenciada
y y y y y y y y

Baixa diferenciao entre a grafia de uma palavra e outra; Traos semelhantes entre si; Traos descontnuos, quando a criana tem maior contato com letras de imprensa; Traos contnuos, quando a criana tem mais contato com a escrita com letra cursiva; O que diferencia uma palavra da outra a inteno do produtor, portanto, a interpretao s poder ser feita por quem escreveu; Muitas vezes a criana no consegue identificar o que escreveu, sendo assim uma leitura instvel; Costumam grafar palavras de acordo com o tamanho do que est representando; Algumas vezes usam como estratgia o pareamento de desenhos com as palavras, para poder ler com mais segurana, mas tambm pode caracterizar uma certa insegurana ao decidir que letras deva usar. Essa dificuldade acontece porque ainda no compreendem a funo da escrita e confundem o que escrita com desenhos.

Nvel 2 Diferenciao da escrita


y

y y y y y y

A caracterstica principal das escritas desse nvel a tentativa sistemtica de criar diferenciaes entre os grafismos produzidos; mas a escrita contnua no analisvel em partes levando a criana a interpret-la globalmente; Hiptese da quantidade mnima de caracteres e a necessidade de vari-los; J possuem a inteno de objetivar as diferenas dos significados das palavras; Arranjam as letras que conhecem, por poucas que sejam; Uma aluna apresenta notvel aquisio cognitiva quando arranja as 6 letras que conhece (I-E-A-F-L-P) de forma a representar as palavras sugeridas; Nesta idade ainda no tem mecanismo para comparar palavras que no estejam prximas; Neste nvel poder ter se apropriado de algumas escritas estveis, principalmente do prprio nome.

Hiptese silbica A criana inicia a tentativa de estabelecer relaes entre o contexto sonoro da linguagem e o contexto grfico do registro.
y

A estratgia da criana a de atribuir a cada letra ou marca escrita o registro de uma slaba falada; essa marca poder ser uma letra (com valor sonoro convencional ou no), pseudoletra ou nmero;

y y y y y

A criana comea a perceber que a escrita representa partes sonoras da fala; Conflito, principalmente quando tem que escrever palavras monosslabas, para eles necessrio um nmero mnimo de letras para cada palavra; Muitas vezes enxertam letras no meio ou final das palavras para que possa parecer estar escrito uma palavra correta; No necessrio empregar o valor sonoro convencional das letras, P poder representar a slaba BA, por exemplo; Esse conflito (nmero mnimo de letra), acaba por ser deixado de lado, num determinado momento da evoluo da criana predominando apenas a lgica da hiptese silbica.

Hiptese silbico-alfabtica Neste nvel a criana utiliza a hiptese silbica e alfabtica da escrita, ao mesmo tempo. No momento de transio: a criana no abandonou a hiptese anterior, mas j ensaia novos avanos.
y

Esses avanos s podem ocorrer se forem oferecidas informaes s crianas atravs de formas fixas que permitam o refinamento da aprendizagem do valor sonoro convencional das letras e das oportunidades de comparar os diversos modos de interpretao da mesma escrita.

Hiptese alfabtica Aqui a criana j venceu todos os obstculos conceituais para a compreenso da escrita, cada um dos caracteres da escrita corresponde a valores sonoros menores que a slaba e realiza sistematicamente uma anlise sonora dos fonemas das palavras que vai escrever.
y y

No h a superao total dos problemas, ainda no domina as regras normativas da ortografia; Nesta produo, a criana dominou o cdigo da escrita, mas no as regras ortogrficas, perceba que ela no teve medo de escrever, o que no ocorre com a maioria das crianas quando iniciam a escolaridade; Essa inconstncia com a ortografia no permanente e a superao das falas depende de ensino sistemtico, j que no so dedutveis como a construo da escrita.

Observaes Importantes O tempo necessrio para avanar de um nvel para o outro varia muito. A evoluo pode ser facilitada pela atuao significativa do educador, sempre atento s necessidades observadas no desempenho de cada estudante, organizando atividades adequadas e colocando, oportunamente, os conflitos que conduziro ao nvel seguinte. O uso da metodologia contrastiva, permitindo que a criana confronte sua hiptese de escrita com a forma padro (nos diversos materiais de leitura j conhecidos) so um importante recurso para a estabilizao da escrita ortogrfica. A sistematizao do processo de alfabetizao se dar ao longo dos anos subseqentes.

Na medida em que a criana adquire segurana no contato prazeroso, contextualizado e significativo com a lngua escrita, sua leitura torna-se mais fluente e compreensiva. Por meio da leitura, o estudante assimila, aos poucos, as convenes ortogrficas e gramaticais, adquirindo competncia escritora compatvel com as exigncias da escrita socialmente aceita. Desenvolve-se, assim, o gosto e o interesse pela leitura e a habilidade de inferir, interpretar e extrapolar as idias do autor, formando-se o leitor crtico. [Tradutor]

You might also like