You are on page 1of 20

A atualidade de T. H.

Marshall no estudo da cidadania no Brasil


Lea Guimares Souki*

Introduo
O tema da cidadania j bastante estudado no Brasil, no entanto, em muitas circunstncias, no abordado com a devida clareza, na medida em que o conceito mescla-se com a atividade poltica. O que aqui se pretende enfatizar so pressupostos que, sob o meu ponto de vista, esto contidos no trabalho de T. H. Marshall e que poderiam ser objeto de debate no estudo da cidadania no Brasil. Trata-se, especialmente, de explorar uma possvel presena de uma espcie de rationale das classes dominantes em relao tolerncia acerca da desigualdade no caso ingls. Haveria implcito no trabalho de Marshall o esboo de um projeto de nao das classes dominantes inglesas em relao quantidade de desigualdade compatvel com o que concebem como vida civilizada? O trajeto a ser seguido na argumentao o seguinte. Em primeiro lugar, um esclarecimento sobre os contedos, empricos e normativos que delineiam o conceito de cidadania no Brasil. Em segundo lugar, a considerao de um dos

* Doutora em Sociologia Poltica pela UnB, professora titular no PPG em Cincias Sociais na
PUC-MG; reas de pesquisa: cidadania, metrpole. Mail: leaguim@terra.com.br.

Civitas

Porto Alegre

v. 6

n. 1

jan.-jun. 2006

p. 39-58

40

Civitas Revista de Cincias Sociais, v. 6, n. 1, jan.-jun. 2006

aspectos tericos mais relevantes considerados por T. H. Marshall, a saber, a tenso existente no prprio conceito entre os princpios de direitos iguais e a desigualdade contida na ordem capitalista. Finalmente, coloca-se a questo se se pode inferir, no caso do Brasil, a inexistncia, do ponto de vista das classes dominantes, de um clculo ou at mesmo de uma preocupao sobre o quanto de desigualdade seria tolervel como parte da construo da nao.

O conceito e a atividade poltica


Para realar os aspectos que considero relevantes, inicio a discusso procurando esclarecer o que o conceito no . Como j foi afirmado anteriormente, o conceito se confunde com a atividade poltica. O primeiro ponto a chamar a ateno sua reificao como se a cidadania tivesse corpo visvel e material e fosse, ao mesmo tempo, capaz de ter vida prpria (Carvalho, 1998). Afirmaes como, por exemplo, a cidadania reagiu favoravelmente a tal candidatura ou deixe a cidadania chegar ao seu bairro, a cidadania no tolerar tal coisa e dezenas de outras formulaes similares revelam um conceito carregado de contedos e projees. Esta espcie de fico, do ponto de vista terico, traz alguma obscuridade ao conceito e o impregna de senso comum e estereotipia que, embora seja compatvel com a atividade poltica, no favorece a sua preciso conceitual nem tampouco a sua compreenso. O segundo ponto o de que cidadania no sinnimo de democracia, pois, embora guardem nexos estreitos entre si, esses dois conceitos revelam amplitudes diferentes. Tomando apenas o contexto da transio democracia no Brasil, podendo tambm ser includos outros pases da Amrica Latina nos anos de 1980 e da Europa Meridional nos anos de 1970, o discurso poltico do incio desse perodo esteve impregnado da idia de cidadania. As oposies ditadura tomaram este discurso para afirmar direitos antes interditados, assim como para se diferenciar dos setores de oposio que teriam adotado a confrontao armada no perodo anterior. A idia de luta pela conquista da cidadania procurava afirmar, dentro da legalidade institucional, tudo o que se teria direito como pas civilizado sem colocar em xeque a ordem estabelecida. Nesse contexto, ela tambm continha a bandeira da defesa de direitos, bem como a idia de civilidade, enquanto cumprimento das obrigaes do Estado e dos indivduos.

L. G. Souki A atualidade de T. H. Marshall no estudo da cidadania no Brasil

41

Um terceiro contedo confundido com cidadania situa-se historicamente no momento seguinte transio democrtica, quando cidadania passou a ser sinnimo de empowerment. Este contedo de empoderamento e fortalecimento da sociedade civil coincidia com as novas experincias da esquerda frente de funes executivas no plano local, contando com a adeso dos setores da sociedade civil potencialmente participativos. Estes setores ativos da sociedade, participantes das polticas pblicas como objeto e, s vezes, como sujeito, reivindicam, alm de servios, tambm bens simblicos. Nesse sentido, pode-se dizer que as exigncias de proviso fazem parte do processo de cidadania, mas no o esgotam. Em quarto lugar, seria importante lembrar que a idia de participao, incluindo a virtude cvica da maneira como a entende Tocqueville, tampouco seria capaz de abarcar todo o contedo do conceito, embora seja dele uma parte integrante. Uma definio mais completa incluiria alm da noo de participao, as dimenses de titularidade de direitos e a de pertencimento a uma comunidade cvica, ambas contempladas no estudo de Marshall (Carvalho, 1998). A cidadania fundamentalmente um mtodo de incluso social. Historicamente ela representou o surgimento e a celebrao do indivduo enquanto unidade poltica desvinculado das instituies gremiais e corporativas, cujo incio se deu no contexto das revolues inglesas do sculo XVII, na Revoluo Francesa e no Bill of Rights, alguns anos antes. A inspirao comum a todas essas tradies est nos direitos naturais que, enquanto naturais, eram anteriores instituio do poder civil e, por isso, deveriam ser reconhecidos e protegidos por este poder.

A tenso permanente no conceito O caso ingls


Como exps Bendix (1996), a experincia inglesa do desenvolvimento da cidadania a exceo e no a regra. O desenvolvimento da industrializao, concomitante com o da democracia, s se deu, da maneira como descreve Marshall, na Inglaterra. Nos Estados Unidos, por exemplo, a mobilizao popular ocorreu antes da industrializao. Em diversos pases do sul e do leste da Europa, os direitos sociais foram adquiridos sob regimes polticos autoritrios e focados apenas em uma parte da sociedade. Isto , esses direitos visavam a

42

Civitas Revista de Cincias Sociais, v. 6, n. 1, jan.-jun. 2006

atingir algum setor especfico da classe trabalhadora, em meio a um jogo de alianas, cooptaes e reconhecimento de novos atores, sem nenhum contedo universalista. No espectro dos pases europeus, os casos mais prximos do modelo ingls encontram-se em alguns pases escandinavos. Teoricamente, a referncia bsica no estudo da cidadania T. H. Marshall (1967) que, estudando o caso ingls, cunhou o conceito associando-o ao desenrolar da conhecida seqncia histrica no desenvolvimento dos direitos, cuja nfase estaria no s na titularidade de direitos, mas tambm faz aluso ao pertencimento a uma comunidade cvica, embora essa ltima noo tenha sido mais desenvolvida por Bendix (1996). O primeiro autor, quando lido linearmente, tem dado margem a interpretaes apressadas como uma espcie de prescrio do caso ingls como caminho obrigatrio. Um dos seus crticos, Mann (1987), chama a ateno sobre o contedo etnocntrico de sua interpretao, ademais, entende-o como portador de uma viso evolucionista da histria inglesa, o que o torna incapaz de captar o aspecto conflituoso do desenvolvimento da cidadania e tampouco a estratgia das classes dominantes, ponto de vista contestado por Turner (1992). Para Bottomore (1998), medida que os anos passam, as referncias a Marshall multiplicam-se. Na mesma direo, realando seu contedo de obra clssica, no prefcio ao artigo acima citado, Robert Moore enfatiza que a profuso de anlises e notas de p de pginas relativas sua obra (T. H. Marshall) durante as duas ltimas dcadas oferece provas da influncia que ele vem exercendo (Bottomore, 1998, p. 9). Passados mais de cinqenta anos de sua publicao ainda existem aspectos que mereceriam ser explorados. O ponto de vista aqui desenvolvido de que, embora se tratando de um caso emprico especfico, o modelo de Marshall um recurso terico importante e continua sendo referncia para os estudos comparativos do desenvolvimento da cidadania em outros pases. Concordo com Turner (1992), segundo o qual a melhor maneira de estudar esse tema comparativamente. Para o esclarecimento desta abordagem sero tecidas algumas consideraes sobre os atributos e as vantagens do mtodo comparativo na poltica. De acordo com Sartori (1977), a funo da comparao no simplesmente comparar, mas sobretudo explicar. Atravs de critrios explcitos, pode-se comparar processos histricos, pases, regies, sistemas partidrios, modelos polticos, atravs de suas semelhanas e, especialmente, de suas diferenas, que passam a ser um recurso heurstico para entender e explicar as particularidades de cada caso, sob uma base conceitual comum.

L. G. Souki A atualidade de T. H. Marshall no estudo da cidadania no Brasil

43

Retomando o caso ingls, a cidadania nacional por definio, para Marshall. O seu desenvolvimento implicou um duplo processo de fuso e separao (grifo meu). A fuso foi geogrfica, no sentido de fazer convergir os direitos universais no mesmo territrio, no caso, o estado-nao. A especializao foi funcional, de maneira que, quando os trs elementos da cidadania (civil, poltico e social) se separaram, cada um tomou seu caminho seguindo seu prprio ritmo. Segundo as palavras de Marshall, o processo de separao teria sido bastante amplo e complexo:
Quando se separaram, os trs elementos da cidadania romperam, por assim dizer, toda relao. To completo foi o divrcio que, sem violentar demasiadamente a preciso histrica, podemos designar o perodo formativo de cada um a um sculo distinto - os direitos civis, no sculo XVIII; os polticos, no XIX; e os sociais no sculo XX. Como natural, estes perodos devero ser tratados com uma razovel elasticidade, e h certo solapamento evidente, sobretudo entre os dois ltimos (Marshall, 1967, p. 65).

A rigor, no caso ingls, o processo de fuso comeou no sculo XII, quando a justia real adquiriu o poder de definir e defender os direitos civis dos indivduos. Comea, ento, o desgaste dos costumes locais em benefcio do direito comum do pas. Os tribunais eram instituies de carter nacional, tendncia que se configuraria com mais nfase no sculo XVIII. Quanto aos direitos polticos, o Parlamento passou a concentrar em si os poderes polticos da nao; a burocracia, que dava acesso s instituies polticas, reconfigurou-se especificamente no que diz respeito s regras do sufrgio e aos critrios para definir quem poderia ser membro do parlamento. Quanto aos direitos sociais,
[...] as mudanas econmicas os separaram, ao longo do tempo, do seu pertencimento comunidade da aldeia, da cidade e do grmio, at que s ficou a Poor Law, que ainda que continuasse sob a administrao local, era uma instituio especializada que adquiriu um fundamento nacional (Marshall, 1967, p. 65).

Segundo as palavras do prprio Marshall, quando a liberdade se fez universal, a cidadania passou de instituio local instituio nacional (Marshall, 1967, p. 69). Enfim, os direitos, ao mesmo tempo em que se especializavam e fortaleciam as instituies especficas de cada dimenso da cidadania (os tribunais civis, o parlamento e o executivo em consonncia com as polticas sociais), convergiam para a unificao, conforme o princpio do fortalecimento da nao. Esta proporcionava um efeito integrador novo, um sentimento de lealdade a uma civilizao que, no entender de Marshall, sentida como patrimnio comum (Marshall, 1967, p. 84).

44

Civitas Revista de Cincias Sociais, v. 6, n. 1, jan.-jun. 2006

Compatibilidade entre cidadania e desigualdade


Para o que proponho aqui, devo ressaltar alguns aspectos importantes no texto de T. H. Marshall, no que se refere ao caso ingls. provvel que estes estejam colocados como pressupostos para o autor. Contudo, sua pertinncia e seu valor heurstico so um convite a sua explorao, na medida em que sugerem a formulao de uma questo atual acerca da desigualdade no Brasil. Primeiro, a existncia de uma possvel rationale das classes dominantes no que diz respeito tolerncia desigualdade. No se trata de discutir a estratgia dessas classes como faz Michael Mann (1987), para quem haveria cinco estratgias possveis no desenvolvimento da cidadania e o caso ingls representaria, em um momento inicial, o principal exemplo da estratgia liberal transitando para uma estratgia reformista no momento seguinte. Considerando que a questo das elites inglesas em relao desigualdade iria alm das estratgias das classes dominantes para lidar com a burguesia e a classe trabalhadora no momento da industrializao no se pretende descartar as motivaes de outra natureza. No se sabe precisamente se uma certa intolerncia com a desigualdade se daria por motivos sanitrios, estticos, demogrficos ou humanistas. Seja como for, os ingleses j haviam refletido sob vrios ngulos e de diversas maneiras sobre a questo da pobreza. Interessase sobretudo discutir algumas idias contidas, talvez como pressupostos, na reflexo de Marshall.1 Na Inglaterra a partir do sculo XVIII e, especialmente, do XIX, seja do ponto de vista dos Tory, seja dos socialistas, a nica referncia comum no debate pblico era a situao do pobre como pedra de toque de uma idia de civilizao, de nao. A discusso pblica em torno do tema na Inglaterra no s muito antiga, como tambm muito complexa. Pois composta de uma espcie de substncia hbrida, uma mescla que inclui tanto a histria social como a histria intelectual do perodo. Sua complexidade aparece, ainda, na variedade de suas fontes, aqui resumidamente situadas como econmica, poltica, sociolgica e literria. assim que, utilizando somente as fontes pblicas do debate, a idia de pobreza foi tratada na obra de Himmelfarb
1

Para efeito de comunicao, T. H. Marshall ser mencionado tambm como Marshall e quando se tratar de seu predecessor com o mesmo sobrenome ser mencionado como Alfred Marshall ou A. Marshall.

L. G. Souki A atualidade de T. H. Marshall no estudo da cidadania no Brasil

45

(1981). Segundo esta mesma fonte, no final da era vitoriana, a questo j havia sido esclarecida do ponto de vista terico e moral, especialmente com a obra de Alfred Marshall e a distino filosfica entre pobreza e indigncia. Segundo, haveria na classe dominante inglesa uma certa compreenso da interdependncia da sociedade e de seu bem-estar que, no citado trabalho de T. H. Marshall, se refletiria em sua afirmao: [...] a cidadania de que se quer tratar aqui nacional por definio (Marshall, 1967, p. 64). Seu desenvolvimento teria implicado duplo processo de fuso e de separao; como j foi mencionado, a fuso foi geogrfica e a separao foi funcional. Por exemplo, no sculo XVII os tribunais locais que defendiam os direitos civis passaram a faz-lo de acordo o direito comum do pas. Na esteira do desenvolvimento dos direitos e no processo de sua ampliao a novos setores da sociedade, antes excludos, tambm se fortalecia o sentimento de pertencimento a uma nao. O carter universalista desses direitos e o fortalecimento de uma burocracia eficiente configurou um percurso de formao do estadonao diferente das trajetrias de outros pases europeus notadamente do leste e do sul. A afirmao de Bendix (1996) segundo a qual Inglaterra no precisou do nacionalismo para o auto-respeito sugere algumas consideraes sobre a especificidade da trajetria inglesa, isto sem perder de vista seu carter exclusivamente insular, o qual exclui o Commonwealth. Haveria distintas trajetrias no espectro da formao do estadonao europeu que, do ponto de vista da tese weberiana, foi uma experincia original do ocidente permitindo a resoluo, de uma s vez, de dois problemas: o estabelecimento de um modo democrtico de legitimao e a base de uma forma nova e abstrata de integrao social. No que se refere ao autoentendimento nacional, sobre o qual se referiu no pargrafo anterior, para Habermas, na trajetria europia, esta noo contm um significado ambguo, levando-se em considerao as contingncias histricas nas quais o seu significado foi forjado naquele continente. De um lado, a idia refere-se nao voluntria dos cidados, que proporcionam legitimao democrtica; por outro, a nao herdada ou atribuda por nascidos nela, facilitando a integrao social (Habermas, 1995, p. 94). No primeiro percurso, prevaleceu o universalismo de uma comunidade legal igualitria e, no segundo, o particularismo de uma comunidade cultural a que se pertence por origem e destino, na qual os ingredientes de sangue e solo ajudaram a formar a lealdade nao e unidade territorial. De acordo com o referido autor, a sorte da democracia na

46

Civitas Revista de Cincias Sociais, v. 6, n. 1, jan.-jun. 2006

formao do estado-nao dependeria de como se resolveria a questo do auto-entendimento nacional, isto , de qual desses dois aspectos dominaria o outro. Na Inglaterra, o segundo percurso, o do auto-entendimento herdado quase naturalmente, deu lugar fora integradora da cidadania democrtica. O que de acordo com a explicao habermasiana, embora no se refira especificamente Inglaterra, corresponderia primeira trajetria, conforme a qual somente a partir de uma representao no-naturalista que a nao poder ser combinada harmonicamente com o auto-entendimento universalista do estado constitucional (Habermas, 1995, p. 94). As consideraes sobre a trajetria inglesa em relao formao do estado-nao, a existncia de uma burocracia eficiente e o progressivo estabelecimento dos direitos e deveres dos cidados (melhor dito: sditos) nos permite inferir cautelosamente que havia uma certa lucidez por parte das elites a respeito da interdependncia entre os diversos setores da sociedade. Seja esta interdependncia baseada no avano da diviso do trabalho, seja na conscincia da necessidade da convivncia pacfica necessria realizao do projeto de nao. No h referncias histricas sobre a existncia de um descuido em relao integrao da sociedade; ao contrrio, os trabalhos de Marshall e Himmelfarb apontam para a existncia de elites atentas e, em alguma medida, dialogando publicamente com os reformistas, os intelectuais e os ativistas. A idia da conscincia de interdependncia por parte das elites aqui utilizada tem como referncia o trabalho de Elisa Reis, segundo o qual a idia revelaria o conhecimento da relevncia dos problemas sociais, como observa ao abordar o assunto: [...] conscincia da interdependncia entre os diferentes setores sociais, elemento que foi crucial na emergncia de solues coletivas e pblicas para o problema da pobreza na Europa e que levou, posteriormente, consolidao do welfare state (Reis, 2000, p. 148).

A pergunta de Marshall
Enfim, o aspecto a ser considerado na contribuio de Marshall , sobretudo, de natureza terica. Ao discutir, ao longo de seu conhecido terceiro captulo, Cidadania e classes sociais a compatibilidade entre o desenvolvimento da cidadania na Inglaterra e a existncia das desigualdades prprias ao sistema

L. G. Souki A atualidade de T. H. Marshall no estudo da cidadania no Brasil

47

capitalista, Marshall formula uma questo que poderia ser considerada crucial na teoria da cidadania. Trata-se da existncia de uma tenso permanente entre duas foras opostas e coexistentes: direitos iguais em uma ordem desigual. Esta uma referncia importante sobre a qual proponho estudar o problema. Implicitamente pode-se ver que a pergunta feita por Marshall seria: qual o grau de desigualdade compatvel com os princpios da cidadania? Seu estudo parte de uma pergunta presente no trabalho de seu antecessor, Alfred Marshall. Isto , ainda tem valor a hiptese sociolgica latente de Alfred Marshall de que existiria uma igualdade humana bsica associada ao pertencimento pleno a uma comunidade que no entra em contradio com uma estrutura de desigualdade econmica? (Marshall, 1967, p. 109). O que permitiu que os dois princpios se reconciliassem e chegassem a ser, ao menos durante um determinado perodo, aliados? Em sua conferncia proferida em Cambridge, em 1949, Marshall se pergunta se ainda seriam vlidas as questes formuladas por seu precursor Alfred Marshall em 1873. T. H. Marshall recoloca a questo da seguinte maneira: ainda seria verdade a idia de que a igualdade bsica do ser humano, quando enriquecida em substncia concreta dos direitos formais da cidadania, consistente com as desigualdades das classes sociais? A igualdade bsica seria ainda compatvel com o mercado competitivo? H limites alm dos quais o progresso das classes trabalhadoras no poderia ir?

A influncia de Alfred Marshall


poca do trabalho de T. H. Marshall, na Inglaterra no era recente a preocupao explcita com a pobreza no debate pblico. Na verdade, ela comeou no sculo XVIII e no sculo XIX foi marcada por um intenso debate, seja por parte das elites seja por parte dos reformistas oriundos das classes mdias. A obra de Alfred Marshall situa-se no final do sculo XIX no contexto do perodo vitoriano, perodo em que o debate se situava na esteira da idia de moralidade. Esse era o pano de fundo na discusso dos problemas sociais e econmicos e deve-se esclarecer que, naquele momento, no pesava o mesmo sentido de conservadorismo utilizado hoje, pois na Inglaterra esta era a linguagem dos radicais, dos liberais e dos conservadores. Como a era vitoriana cobre um tempo longo com diferentes situaes econmicas, polticas e

48

Civitas Revista de Cincias Sociais, v. 6, n. 1, jan.-jun. 2006

sociais, os valores, conhecidos como vitorianos, tambm se transformaram durante o perodo. Assim faz-se necessrio considerar os trs momentos early, high e late, a fim de situar Alfred Marshall no ltimo. Embora tendo formao em matemtica, A. Marshall suspeitava das evidncias proporcionadas pelas estatsticas divorciadas de valores e via na economia um campo de conhecimento no qual se aplicava a tica cotidiana. A preocupao tica teria levado A. Marshall Economia, e a Economia o levava ao estudo da pobreza, como observa Himmelfarb,
Political Economy or Economics is a study of mankind in the ordinary business of life; It examines that part of individual and social action which is most closely connected with the attainment and with the use of material requisites of wellbeing. Thus it is on the one side a study of wealth; and on the other, and more important side, a part of the study of man (Himmelfarb, 1991, p. 284-285).

O pressuposto dos vitorianos tardios era que a compaixo seria um sentimento desmesurado e pouco prtico. Nessa perspectiva, o sofrimento de uma criana capaz de nos encher o corao de compaixo, enquanto a notcia de uma batalha com centenas de morte nos indiferente. Diante disso, os vitorianos-tardios- filantropos, reformistas e crticos da sociedade colocaramse a tarefa de dar a tal sentimento um senso de proporo. Assim Himmelfarb descreve o contexto da discusso:
Theirs was a religious zeal derived from a rigorous theological creed. A later generation of reformers, with a much attenuated commitment to religion, redoubled their social zeal as if to compensate for the loss of religious faith. It was then that compassion for religions was transmuted into the compassion for humanity (Himmelfarb, 1991, p. 4).

Para os vitorianos tardios, a compaixo agora no significaria simplesmente mais um sentimento de puro altrusmo, ela passaria a ter uma implicao prtica e at mesmo cientfica no sentido de ter um tratamento sujeito a clculos aritmticos.2 Ter compaixo significaria t-la de maneira apropriadamente compreendida, sem a aspirao de ser santo ou mrtir. A idia era melhorar as condies de vida dos pobres, tarefa que lhes parecia possvel.
22

Em seu survey, Charles Booth, estudioso da pobreza em Londres no perodo, insiste sobre a importncia da classificao dos nveis de pobreza atravs do clculo do que ele chama de arithmetic of woe, aqui traduzido livremente como aritmtica do sofrimento (Himmelfarb, 1991, p. 5).

L. G. Souki A atualidade de T. H. Marshall no estudo da cidadania no Brasil

49

Feitos os clculos, dado o senso de proporo, o mal a ser combatido na viso de A. Marshall no seria a pobreza, mas a indigncia, degradante e incompatvel com a condio humana. Esta desapareceria na medida em que se eliminasse o trabalho excessivo que tornava os homens brutalizados como mquinas. Sua preocupao em nenhum momento era com a desigualdade, mas sim com a brutalizao do homem pelo trabalho degradante que o tornava incapaz de pensar e ter sentimento de um cavalheiro, possvel a todo e qualquer ser humano.
The question is not whether all men will ultimately be equal -that they certainly will not- but whether progress may go on steadily if slowly, till the official distinction between working man and gentleman has passed away; till, by occupation at least, every man is a gentleman. [] workers would be gentlemen, and gentlemen would be chivalrous (Himmelfarb, 1991, p. 293).

Para A. Marshall, a verdadeira distino do homem que trabalha, em contraste com o nobre, no seria o fato de trabalhar, nem o fato de trabalhar com as mos, tampouco o fato de ser assalariado ou de estar sujeito disciplina superior. O que o distinguiria seria o efeito do trabalho sobre ele. Portanto, sua preocupao era com a brutalizao do homem, ele acreditava que em uma sociedade avanada todo homem poderia ser um cavalheiro. As idias de A. Marshall, fundamentadas em suas pesquisas empricas, apontavam para uma correlao positiva entre o desenvolvimento da diviso do trabalho e o desenvolvimento do estilo de vida dos trabalhadores na Inglaterra. Da o autor poder afirmar que quando os homens se percebem como homens e no como mquinas de produzir, convertem-se em cavalheiros, condio na qual aceitam progressivamente os deveres pblicos e privados do cidado. A nova economia de Alfred Marshall foi criada neste contexto. Ela procurava reconciliar o ser cavalheiro com o livre mercado. Alm disso, suas idias de Economics of chivalry no evocavam nenhuma exortao ao herosmo, j que as virtudes do cidado seriam bastante corriqueiras e se resumiam na disciplina e na dedicao para com os menos afortunados. Sob esta tica, a cidadania no eliminaria a pobreza, mas a mitigaria. A sociedade civil ideal seria vista como aquela em que o conceito de cidadania transcenderia o conceito de classe.

50

Civitas Revista de Cincias Sociais, v. 6, n. 1, jan.-jun. 2006

As idias de T. H. Marshall
Desde que foi feita a distino entre pobreza e indigncia, o problema da desigualdade passou a ser tolerado na medida em que no submetesse o homem a uma situao em que estivesse impedido de ser cavalheiro, na qual perdesse a condio de compreender as idias de dever e de direito compreenso necessria para a convivncia no mesmo espao. Esse seria o denominador comum que permitiria que pessoas de mundos diferentes pudessem conviver. A impossibilidade da igualdade entre os homens no significava, entretanto, a impossibilidade de que os mesmos se constitussem em cavalheiros. Segundo A. Marshall, o constituir-se cavalheiro dependia da reduo considervel do volume de trabalho pesado e excessivo que brutalizava a classe trabalhadora, e isto s ocorreria atravs do desenvolvimento da tecnologia. O formulador dessas idias no queria ser confundindo com os socialistas, pois era acima de tudo defensor de um mercado livre e sem interferncias do Estado. Quanto compreenso da classe dominante inglesa em relao interdependncia da sociedade, as idias de A. Marshall parecem refletir esse entendimento. Como seria conviver no mesmo territrio com pessoas brutalizadas com as quais necessariamente se ter que manter algum contato? Considerando todo o contexto ingls e as vrias fontes de reflexo j mencionadas, a questo que se coloca no a tolerncia com a desigualdade, mas com a pobreza brutalizada? T. H. Marshall, por sua vez, substitui cavalheiro por civilizado, reinterpreta a idia de igualdade humana bsica, latente no trabalho de A. Marshall, como cidadania, associando-a ao pertencimento pleno a uma comunidade cvica (Marshall, 1967). A partir dessa formulao, o autor depreende que esse pertencimento no entraria em contradio com as desigualdades prprias de uma economia de mercado. Segundo ele, a desigualdade do sistema de classes seria aceitvel sempre que fosse reconhecida a igualdade da cidadania (Marshall, 1967, p. 94). Contudo, de acordo com o autor, a cidadania provocou efeitos escassos sobre a desigualdade social at o sc. XIX e os direitos sociais ainda no haviam sido incorporados ao edifcio da cidadania. O esforo que havia sido feito no era o de eliminar a pobreza, mas sim seus efeitos desagradveis. Em

L. G. Souki A atualidade de T. H. Marshall no estudo da cidadania no Brasil

51

fins do sculo XIX tal situao j estava em mudana devido a diversos fatores. A reduo das diferenas adquiriu um novo significado com a formao de um mercado consumidor de carter nacional, sob o qual se desenvolveu a situao que propiciava o desenvolvimento da cidadania de maneira que, a integrao social se estendeu da esfera do sentimento e do patriotismo ao do desfrute material. Os componentes de uma vida culta e civilizada, antes monoplios de alguns, paulatinamente se colocaram disposio das massas (Marshall, 1967, p. 88). J no se tratava s de acabar com a misria obviamente desagradvel dos estratos mais baixos da sociedade, mas de transformar o modelo geral de desigualdade. Nos termos de Marshall,
o que importa que se produza um enriquecimento geral do contedo concreto da vida civilizada, uma reduo generalizada do risco e da insegurana, uma igualao em todos os nveis entre o menos e os mais afortunados. [...] A igualao no se produz tanto entre as classes como entre os indivduos dentro de uma populao que, por isto, j consideramos uma classe A igualdade de status mais importante que a igualdade de rendas (Marshall, 1967, p. 95, grifo da autora).

Esta a base sobre a qual Marshall prope discutir o problema. Quarenta anos depois desse conhecido trabalho, Bottomore reacende o debate com questes que, em certa medida, haviam sido formuladas por Mann (1987). Segundo estes dois autores a preocupao de Marshall se referiria ao impacto do desenvolvimento da cidadania sobre as classes sociais, mas, em nenhum momento, ele considera o impacto das classes sobre a cidadania. Marshall considera a classe social necessria e til. O que para ele est em discusso em quais condies a pobreza pode ser aceitvel. Pobreza entendida como a situao daquele que, por falta de reserva econmica, deve trabalhar duramente. Contudo, a indigncia, entendida como a situao em que uma famlia carece do mnimo para viver decentemente, no seria aceitvel. Portanto, alguma escala de pobreza no guardaria contradio com os princpios de direitos iguais da cidadania. Lembramos que os direitos civis seriam at indispensveis para a economia competitiva de mercado. Em suma, a cidadania teria provocado um efeito integrador ou, pelo menos, foi um elemento importante no processo de integrao na Inglaterra. Segundo Marshall, a cidadania exige um elo de natureza diferente, um sentimento direto de participao numa comunidade baseado numa lealdade a

52

Civitas Revista de Cincias Sociais, v. 6, n. 1, jan.-jun. 2006

uma civilizao que um patrimnio comum (Marshall, 1967, p. 84). J no sculo XVIII, a Inglaterra assistiu no s ao nascimento dos direitos civis modernos, como tambm da conscincia nacional moderna. Todavia, para seus protagonistas no estava de todo claro o quanto os direitos civis e polticos significariam em termos de se evitar conflitos e violncia (Marshall, 1967, p. 85). Para o autor, a igualdade humana teria se realizado no pertencimento a uma comunidade cvica, o estado-nao, no qual os deveres e direitos referidos por Alfred Marshall teriam se potencializado alm do simples dever de cavalheiro, disseminando-se no compartilhamento de uma vida civilizada, o que incluiria tambm um corpo de direitos cuja validade existiria, desde que no invadisse a liberdade do mercado competitivo. Retomando a idia da conscincia da interdependncia da sociedade, questo colocada por Reis (2000), a percepo das elites sobre a pobreza inclui a percepo da sociedade como algo integrado. Esta idia fundamental aqui porque colabora na compreenso de uma idia implcita no texto de Marshall, a percepo das elites acerca da desigualdade como algo que lhes afeta, no sentido de afetar seu bem-viver.

O significado desta discusso no Brasil


Alm da grande importncia de T. H. Marshall, reconhecida no Brasil, em relao s conseqncias de um percurso diferente da seqncia histrica inglesa, existe outro aspecto cujo valor investigativo bastante atual no que se refere ao Brasil. Retomando as duas idias discutidas aqui, a meu ver, implcitas no trabalho de Marshall, primeiro, que haveria uma rationale das classes dominantes inglesas em relao s desigualdades e, segundo, que tambm haveria por parte delas uma compreenso da interdependncia da sociedade, como se colocaria estas questes no Brasil? O tema das elites e da pobreza no Brasil, sua convivncia histrica e a ausncia de uma rationale fazem mais sentido quando se toma como referncia uma situao histrica especfica e se pensa comparativamente. recente a preocupao com a pobreza por parte das elites brasileiras, ela se inicia na dcada de noventa do sculo vinte (Reis, 2000).

L. G. Souki A atualidade de T. H. Marshall no estudo da cidadania no Brasil

53

Sonia Rocha (2005) atribui o surgimento do tema da pobreza, como uma preocupao de toda a sociedade, como resultado do sucesso da estabilizao econmica em 1994. Por outro lado, o Banco Mundial, em fins da dcada de 1980, j colocava em sua agenda, para a Amrica Latina e pases perifricos, a questo da pobreza e da desigualdade como matria prioritria. Schwartzman (2004) v como tema dominante hoje no Brasil a excluso social e a pobreza. Este teria tomado o lugar do que h cerca de vinte a trinta anos preocupava os cientistas sociais brasileiros, as questes referentes ao desenvolvimento econmico, participao poltica, democracia e mobilidade social. Por que as elites brasileiras sempre tiveram facilidade em tolerar a pobreza? Tomando como referncia o artigo citado de Reis (2000) faltaria a elas a noo de interdependncia na sociedade. Creio que, para a autora, trata-se da idia sociolgica de integrao, tanto no sentido de compartilhar interesses comuns quanto no sentido de percepo de integrao na diviso do trabalho, ou, simplesmente, de uma fraca percepo do papel dos trabalhadores na sustentao da ordem social. No contexto da discusso, estaria ausente a noo de responsabilidade social entre as elites. Ao mesmo tempo elas demonstram grande sensibilidade aos problemas da pobreza e da desigualdade, conforme as palavras da autora:
outras respostas do survey sugerem com alguma clareza que a ameaa da desigualdade pesa sobretudo como uma ameaa manuteno da ordem e da segurana pessoal. sobretudo a problemtica da segurana e da manuteno da ordem nas grandes cidades que parece assustar as elites (Reis, 2000, p. 49).

Haveria, historicamente, alguma situao em que as elites brasileiras no tiveram outra opo seno a de negociar e transigir? Seria prematuro ler a situao estudada por Reis, na qual a questo da segurana mencionada como a principal motivao da ateno das elites em relao aos pobres, como uma explicao para a recente preocupao com a pobreza e a desigualdade? Retornando referncia do caso ingls, poderamos considerar que falta no Brasil a idia de estado-nao? preciso considerar que os ingleses estavam construindo o mundo para eles viverem e a sociedade para si e seus descendentes, com o mesmo esprito que construam a cincia, a tecnologia. Nesse projeto, estava includa a preocupao com a convivncia com a desi-

54

Civitas Revista de Cincias Sociais, v. 6, n. 1, jan.-jun. 2006

gualdade de maneira a no afetar seu bem-viver, seja por razes sanitrias, demogrficas, econmicas, humanitrias, estticas ou pragmticas. Portanto, se aquele projeto falhasse eles no pensavam em constru-lo em outro lugar. Entre as elites j haviam sido construdos alguns consensos. E, ainda que no tivessem total clareza sobre o que significaria historicamente a regulamentao dos conflitos atravs da ampliao dos direitos civis, como j foi mencionado, mesmo assim provvel que estivessem criando um clculo do padro de vida civilizada. Nesse clculo, mais ou menos claro ou mais ou menos difuso, tinham idia sobre o grau de pobreza com o qual estariam dispostos a conviver sem ameaar a vida civilizada. No Brasil, haveria por parte das elites uma idia de construir um pas considerando que se no funcionasse no teriam outras opes? As elites no Brasil sempre pensaram na possibilidade de, diante de uma crise, retirarem suas famlias e seus investimentos para coloc-los em outro lugar. Por sua vez, se considerarmos o projeto nacional do perodo populista, esse tampouco apresentava um carter universalista. Consentido pelo arranjo entre o estado, as elites agrrias e as elites comprometidas com o processo de industrializao, o projeto nacional-populista conviveu perfeitamente com a pobreza urbana e, especialmente, a rural, sustentadas no prprio carter da aliana que o compunha.3 Assim, o projeto populista enquanto experincia de reconhecimento, ainda que limitado, no foi capaz de inspirar um sentimento de pertencimento a uma comunidade cvica duradoura e, menos ainda, algo que apontasse para a expanso do processo de incluso social. Nessa reflexo, o caso do Brasil, suas diferenas em relao ao caso clssico ingls, no so vistas como desvios, mas como um problema a ser objeto de investigao. Nessa perspectiva de anlise incluem-se as especificidades sustentadas pelas instituies, pelas escolhas das elites, pelo papel do Estado e pelos padres da cultura cvica existentes em determinados momentos. A considerao da importncia da seqncia histrica inglesa dos direitos civis, polticos e sociais no deve ser tomada como uma prescrio, mas
3

A viso organicista, que era o substrato de uma idia corporativa de nao, sustentava-se na noo de desigualdade entendida como funes diferentes num organismo equilibrado. Este orquestrado pelo Estado como um poder regulador da sociedade e ao mesmo tempo com a funo de corrigir os exageros das injustias sociais. Esta concepo, que segundo Schwartzman (2004, p. 24-25) permaneceu inalterada, est por ele sintetizada de maneira exemplar.

L. G. Souki A atualidade de T. H. Marshall no estudo da cidadania no Brasil

55

como um recurso de explicao. Essa seqncia inglesa, segundo Carvalho (1995), reforou a convico democrtica. Com os direitos civis vinham as liberdades garantidas por um poder Judicirio, independente do Executivo e com uma tradio de neutralidade, registrada tanto por Moore como por Marshall. As instituies desenvolvidas nessa fase eram os Tribunais de Justia que serviam de intermediao poltica e se reforavam na medida em que exerciam suas funes. Com base no exerccio dessas liberdades e das instituies correspondentes, ampliaram-se os direitos polticos e com eles o desenvolvimento dos partidos e a consolidao do Legislativo. Atravs destes sancionaram-se os direitos sociais que o Executivo punha em prtica. Portanto, as liberdades civis constituram-se na base de todo o processo (Carvalho, 1995). No caso do Brasil, a incluso dos direitos sociais, no perodo varguista, deu-se num contexto de ausncia de direitos polticos e civis, restritos aos trabalhadores urbanos com carteira assinada, cuja profisso o estado reconhecia oficialmente. O conceito de cidadania regulada cunhado por Santos (1977) , pois, a expresso da no universalidade dos direitos, especfico do caso brasileiro, diferente da seqncia descrita por Marshall ao analisar o caso ingls. Esse processo de reconhecimento dos direitos sociais vindo do estado, direcionado a um determinado setor da sociedade, em um contexto de ausncia de direitos civis e polticos repete-se durante a ditadura Mdici, quando os direitos sociais foram ampliados aos trabalhadores rurais. Contudo, no Brasil, salvo entre os especialistas, existem resistncias para se reconhecer a importncia do modelo de Marshall para o estudo da cidadania. Isto se d, em parte, por consider-lo etnocntrico, em parte, porque a idia de cidadania est impregnada de ativismo poltico e, ainda, por no compreender a relao entre a seqncia de direitos marshalliana e a democracia. Caberia ento perguntar: s o medo seria capaz de empurrar as elites compreenso do que Reis assinala como conscincia da integrao do sistema social? A tolerncia com a existncia de graus de pobreza (cerca de 53 a 62 milhes de pessoas abaixo da linha da pobreza) incompatveis com o padro de modernidade e democratizao do pas ter alguma explicao recente ademais das condies herdadas do corporativismo, do paternalismo e da subservincia histricas?

56

Civitas Revista de Cincias Sociais, v. 6, n. 1, jan.-jun. 2006

A convivncia da riqueza e da pobreza nos pases perifricos tem uma explicao estrutural na abordagem do gegrafo Milton Santos, para quem essa convivncia muito mais dramtica nas metrpoles dos pases perifricos. A existncia da pobreza seria o produto da convivncia e da interdependncia de dois circuitos do capital, inferior e superior, em uma relao complexa que perpetua a excluso social. Em termos muito genricos, pode-se dizer que esses circuitos se diferenciaram em um conjunto de categorias, entre as quais destacam-se as diferenas de tecnologia, de organizao do trabalho e do consumo. Portanto, a convivncia da pobreza com a riqueza no mesmo espao no seria um acidente, mas um fenmeno histrico que se agrava com a urbanizao acelerada dos pases subdesenvolvidos, que s seria alterado com uma poltica de estado. Com tais consideraes se quer dizer que a convivncia no mesmo espao de pobres e ricos, nesses pases, seria exigncia do prprio modelo de organizao e da tecnologia (Santos, 2005). Nesse sentido, a convivncia entre os economicamente muito desiguais tenderia a se agravar na medida em que no houvesse uma poltica de estado efetiva. Sendo a pobreza e a excluso uma espcie de lgica que se perpetua, poder-se-ia esperar um aumento da conscincia das elites dada a acelerao desse fenmeno nas metrpoles dos pases perifricos? Haveria possibilidade de uma mudana da cultura das elites ou do padro da prpria cultura poltica, de modo que de um momento a outro se passasse a incluir essa preocupao? Encerraria esta discusso com a considerao de uma situao de convivncia no mesmo espao de dois extremos de pobreza e riqueza que ocupou lugar na imprensa como um fenmeno nada natural, melhor dizendo, com algum espanto. A manchete foi assim como se segue: Favela tem que trabalhar 1 ms para comprar 2 jeans da Daslu. O que aqui interessa que tendo o fato aparecido como manchete de jornal pode significar alguma surpresa com uma ordem no-natural, isto , produzida pelos homens. O segundo aspecto a nos remeter ao saudoso gegrafo que segundo a notcia: Tamanha desigualdade separada apenas por um muro, a favela Coliseu separa-se por um muro do Shopping mais luxuoso de So Paulo. Esta seria uma espcie de caricatura da convivncia dos dois circuitos do capital, ocorrida a partir da inaugurao da cadeia de lojas Daslu, os mais pobres e os mais ricos passaram a que conviver espacialmente numa espcie de situao de risco no programado, para as elites (Jornal Terra, 3/6/2005).

L. G. Souki A atualidade de T. H. Marshall no estudo da cidadania no Brasil

57

A idia de risco no programado sugere elites incautas, conceito incompatvel com a histria do pas. Por outro lado, essa idia adquire mais sentido quando se compara com a maneira como as elites inglesas resolveram o problema da convivncia com a desigualdade. Em outras palavras, em que sentido o trabalho de T. H. Marshall ainda pode esclarecer a questo do desenvolvimento da cidadania no Brasil? Quais seriam os pontos mais relevantes para uma discusso sobre a efetivao da cidadania no Brasil de acordo com a teoria da cidadania de T. H. Marshall? Em primeiro lugar, a anlise de Marshall contm elementos com capacidade de fazer estranhar as condies histricas nas quais se desenvolveram os direitos no Brasil, seja em relao a sua seqncia, seja na postura das elites ao lidar com as desigualdades e com os direitos universais. Em segundo, a idia de estado-nao seria um fator diferenciador no que diz respeito, ao auto-entendimento da sociedade como interdependente, advindo da sua capacidade de levar as elites ao debate sobre qual seria o grau de desigualdade tolervel. Isto se se considera que, no debate sobre a desigualdade e a pobreza, os reformistas tenham desempenhado um papel relevante na Inglaterra. Quer dizer, a idia de nao incluiria a formao de consensos sobre a auto-imagem compartilhada por muitos que, em uma situao de desigualdade extrema, chamada pelos ingleses de indigncia, se constituiria em um ponto crtico para a persistncia de si mesma. Finalizando, o que daqui se depreende que no bastaria uma situao de perigo potencial para empurrar as elites ao clculo do grau de desigualdade compatvel com seu bem-viver, seria necessrio ainda que elas compreendessem a situao como arriscada para seus projetos. Seria essa a nica alternativa capaz de mudar o padro das elites de adoo de solues no-universalistas nos processos de incluso social? At que ponto uma motivao externa como a de fazer parte dos pases prsperos e reconhecidamente civilizados poderia servir de impulso mudana dessa tradio das elites brasileiras? As perguntas parecem mais freqentes que as respostas nas consideraes traadas neste artigo. Talvez, porque o debate pblico acerca da desigualdade no Brasil, especificamente no que se refere posio das elites diante do problema, ainda demande um envolvimento maior da sociedade. Em linhas finais, no havia nenhuma pretenso conclusiva, mas sim o desejo de se explicitar questes, a meu ver profcuas, acerca da postura das elites brasileiras em relao s desigualdades.

58

Civitas Revista de Cincias Sociais, v. 6, n. 1, jan.-jun. 2006

Referncias
BENDIX, H. Construo nacional e cidadania. So Paulo: Edusp, 1996. CARVALHO, J. M. Cidadania: tipos e percursos. Estudos Histricos, n. 18, p. 337359, 1995. . Pontos e bordados. Belo Horizonte: Ed. Ufmg, 1998. HABERMAS, J. O estado-nao europeu frente aos desafios da globalizao. Novos Estudos Cebrap, n. 43, nov. 1995, p. 87-101. HIMMELFARB, Gertrude. The idea of poverty. Londres: Faber and Faber, 1984. . Poverty and compassion. New York: Alfred A. Knopf, 1991. MANN, M. Ruling class strategies and citizenship. Sociology, v. 21, n. 3, p. 339-359, 1987. MARSHALL, T. H. Cidadania, classe social e status. Rio de Janeiro: Zahar, 1967. ; BOTOMORE, T. Ciudadana y clase social. Madrid: Alianza, 1998. REIS, Elisa P. Percepes da elite sobre pobreza e desigualdade. So Paulo. RBCS, v. 15, n. 42, p. 144-152, 2000. ROCHA. S. Pobreza no Brasil. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2005. SANTOS, Wanderley G. Cidadania e justia. Rio de Janeiro: Campus, 1977. SANTOS, Milton. O espao dividido. So Paulo: Ed. Edusp, 2005. SARTORI, G. A poltica. Braslia: Ed. UnB, 1997. SCHWARTZMAN, S. As causas da pobreza. Rio de Janeiro: FGV, 2004. TURNER, Bryan. Outline of a theory of citizenship. Sociology, v. 24, n. 2, p. 33-61, 1990.

Recebido em 24 de janeiro de 2006 e aprovado em 4 de fevereiro de 2006

You might also like