You are on page 1of 32

Flexografia

Flexografia um processo de impresso rotativo direto que usa placas de polmeros ou borracha saliente com imagem em alto relevo ajustvel aos cilindros porta-clich, entintadas por cilindro ou por rolo,que transportam tintas fluidas ou pastosas a qualquer substrato.

O primeiro nome da flexografia foi "Anilina". Esse processo de impresso foi introduzido nos Estados Unidos em grande escala no ano 1920. Nesse tempo, os pigmentos com base em alcatro, da mesma famlia do leo de anilina, eram utilizados como corantes nas tintas. Em 1952, durante o 14 Frum do Instituto de Embalagem, o nome Flexografia foi escolhido.

Caractersticas
-

Impresso tipogrfica rotativa; um processo de impresso direta, que utiliza frma flexvel relevogrfica ; Tintas lquidas, base de gua ou solvente, de secagem rpida; Durabilidade da frma em funo do material utilizado em sua confeco; Sistema de impresso muito verstil, permitindo a impresso sobre os mais variados substratos, tais como: papel, plsticos, rfia, papelo ondulado, cermica, em uma vasta gama de aplicaes;

1. 2.

feito uma placa de borracha com o que deve ser impresso em alto relevo. Normalmente esse processo no feito na prpria grfica, e sim em uma empresa contratada.

A tinta coletada do reservatrio de tinta pela imerso parcial do cilindro de tinta, que transfere para o cilindro Anilox. Nesse processo, a lmina amortecedora garante que a chapa no vai conter uma quantidade exagerada de tinta, removendo o excesso de tinta desse rolo. Finalmente, o substrato colocado sob o cilindro de impresso, passando por ele, e gravado pelo cilindro de chapa, que contem o que deve ser impresso.

3.

Borracha, polmero e gravao digital

A ABFLEXO/FTA-BRASIL Associao Brasileira Tcnica de Flexografia foi fundada em 15 agosto de 1989. Destaca-se por reconhecida importncia na evoluo e no desenvolvimento da impresso flexogrfica no Pas, bem como na representatividade do setor. Tem como misso promover o crescimento, o desenvolvimento e o fortalecimento da flexografia em nvel nacional.

http://www.abflexo.org.br

Os materiais de impresso so muitos e variados. Devido versatilidade do processo de impresso flexogrfico, muito difcil encontrar um material que no foi impresso por esse sistema. O tipo de material impresso esto divididas em quatro grandes grupos:

Papel e Carto Papelo Ondulado Papis Especiais Laminados

Praticamente todos os papis que so impressos em flexografia so feitos de fibras de madeiras obtidas por processos mecnicas ou qumicos. H tambm papis coloridos que so feitos por adio de corantes polpa antes de entrar na mquina de papel. O papel fabricado em muitos tamanhos, densidades e acabamentos. Existe um ponto em que eles se tornam cartolina ou carto. A terminologia depende de fatores tais como densidade, composio e utilizao final.

Em 1890 se descobriu que poderia fazer papelo ondulado colando duas folhas de papel com uma folha de papelo ondulado no meio, que foi utilizado para proteger alguns produtos. Alguns anos mais tarde essas mquinas de papelo ondulado eram alimentadas por trs fitas de papel Kraft em velocidades relativamente altas, produzindo uma alternativa econmica para substituir a caixa de madeira. O papel ondulado at hoje utilizado para proteger produtos e transport-los, apesar de tambm ter a inteno de ter usado como cartaz nas paredes.

Papeis tipo alumnio, celofanes, acetato, polisteres, polipropileno, poliestireno, so suportados pelo processo de flexografia. Assim como as outras tcnicas de aplicao, esta presente em nosso cotidiano, principalmente em embalagens de produtos. Como exemplo temos as embalagens de salgadinho, bolacha, refresco em p e etc.

As laminas podem ser feitas como adesivo de cera, co-extruso ou por extruso, ou pela combinao desses processos para a produo de laminados que contm at cinco camadas. Elas so utilizadas quando as condies finais no podem ser alcanadas ou obtidas atravs de um nico material. Alm disso, estas condies implicam o uso de lminas , pode exigir uma tinta diferente que seria usada em material no revestido.

You might also like