You are on page 1of 5

1

Machado de Assis e o Rio de Janeiro no sculo XIX Joaquim Maria Machado de Assis nasceu em 1839 no Morro do Livramento, Rio de Janeiro, falecendo em 1908 aos 69 anos. Era filho de um pintor e de uma lavadeira, ambos muito pobres. Ficou rfo muito cedo. Embora mulato, tmido, gago e epiltico, sobreviveu fazendo carreira como funcionrio pblico e escritor. Foi um dos fundadores e presidente da Academia Brasileira de Letras, e colaborou em inmeros jornais e revistas. Momento histrico no Brasil (Machado de Assis, crnica publicada no Dirio do Rio de Janeiro em 1/12/1861) (VIDE CITAO N 1 NA PGINA5)

No Brasil do 2 reinado (1840 a 1889), D. Pedro II manipula atravs da convenincia o Partido Liberal e o dos Conservadores, e estes revezam-se no poder sempre de acordo com a oligarquia agrria. O povo de nada participa, nada sabe e a poltica feita baseada no latifndio, na monocultura de exportao, na produo de caf e no mo-de-obra escrava.

No entanto, por volta de 1870, um conjunto de fatos desestatiza este panorama: o trfico negreiro proibido. Aumenta, ento, a mo-de-obra imigrante, constroem-se rodovias, crescem as cidades e as primeiras fbricas so implantadas no pas. Nelas se forma a classe mdia urbana, insatisfeita com a representatividade poltica. A obra literria de Machado de Assis e a cidade do Rio de Janeiro Conto: Pai contra me (fragmento) (VIDE CITAO N 2 NA PGINA 5)

Nesse conto, e em inmeros outros, podemos apreciar os costumes, os hbitos e o viver e conviver comuns das pessoas da poca, inclusive seus dramas e atitudes. Alm dos tipos caractersticos h em sua obra menes constantes de lugares comuns e conhecidos do Rio de Janeiro, como no trecho a seguir: (...) Chegou ao fim do beco e dobrou direita, na direo do Largo da Ajuda, viu do lado oposto um vulto de mulher. Era a mulata fugida. (...) (Machado de Assis, Pai contra me)

Machado de Assis, um escritor incomparvel A obra machadiana est dividida em duas fases: a Romntica, ou de Amadurecimento, e a do Realismo, ou Maturidade. Machado de Assis considerado, quase que por unanimidade, o maior escritor brasileiro em prosa. Ele inaugurou o realismo psicolgico e anunciou a modernidade literria em obras que at hoje mantm-se novas. As principais caractersticas de sua obra so: Enredo no-linear Anlise psicolgica das personagens Humor sutil e permanente Ironia fina e corrosiva Viso metafsica dos valores humanos Os romances mais conhecidos e lidos so: Memrias Pstumas de Braz Cubas, Quincas Borba, Dom Casmurro e Memorial de Aires. Escreveu poesias em estilo parnasiano, vrios contos e peas teatrais.

CITAO N 1 O que h de poltica? a pergunta que naturalmente ocorrer a todos, e a que me far o meu leitor, se no ministro. O silncio a resposta. No h nada, absolutamente nada. A tela da atualidade poltica uma paisagem uniforme, nada a perturba, nada a modifica. Dir-se-ia um pas onde o povo s sabe o que existe politicamente quando ouve o fisco bater-lhe porta. O que d razo a esse marasmo?
(Machado de Assis, crnica publicada no Dirio do Rio de Janeiro em 1/12/1861)

CITAO N 2 - Quem ? Perguntou o marido. - Sou eu. Era o dono da casa. Credor de trs meses de aluguel, que vinha em pessoa ameaar o inquilino. Este quis que ele entrasse. - No preciso... - Faa o favor... O credor entrou e se recusou a sentar-se; deitou os olhos moblia para ver se daria algo penhora; achou pouco. (...) Arminda caiu no corredor. Ali mesmo o senhor da escrava abriu a carteira e tirou os cem mil ris de gratificao. Cndido Neves guardou as duas notas de cinqenta mil ris, enquanto o

senhor novamente dizia escrava que entrasse. No cho onde jazia, levada do medo e da dor e aps algum tempo de luta, a escrava abortou. (...) Conto: Pai contra me (fragmento)

You might also like