You are on page 1of 2

COLGIO ARBOS

Nome:_____________________________________________ n _____ 3C___ Professora: Cleciane Battistin Ceregatto ____/___/____ 1 Perodo/2010

Atividade de Aprofundamento de Qumica


1) Observe os potenciais padro de reduo de eletrodos qumicos indicados na tabela a seguir: Semirreaes 2+ Cu + 2e Cu + H +e H2 3+ Cr + 3e Cr E (V) + 0,34 0,00 -0,71

Se uma mistura contendo cobre e cromo reage com cido clordrico liberando hidrognio, qual dos dois metais responsvel pela reao? Justifique sua resposta atravs de equaes. 2) (Vunesp-SP) Encanamentos de ferro mergulhados em gua sofrem corroso, devido principalmente reao Fe (s) + 2 H+(aq) Fe2+ (aq) + H2(g) Para proteger encanamentos nessas condies, costuma-se lig-los a barras de outros metais, que so corrodos em vez dos canos de ferro. Conhecendo os potenciais padro de reduo Cu2+ + 2eCu (s) E0 = +0,34 V + 2H + 2e H2 (g) E0 = 0,00 V 2+ 0 Fe + 2e Fe (s) E = - 0,44 V 2+ 0 Mg + 2e Mg (s) E = - 2,37 V e dispondo de barras de magnsio e cobre, prope-se: a) Qual metal deve ser utilizado para proteger o encanamento? Justifique. b) Escreva as reaes que ocorrem na associao do cano de ferro com a barra metlica escolhida, indicando o agente oxidante e o agente redutor. 3) comum encontrar nas lojas de materiais para piscinas o anncio: "Temos cloro lquido." a) H erro em tal anncio? Explique. b) Quando se obtm cloro por eletrlise de soluo aquosa de cloreto de sdio tambm se forma hidrognio. Mostre como se formam o cloro e o hidrognio nessa eletrlise. 4) No laboratrio, foi feita a montagem esquematizada na figura a seguir, utilizando placas de crmio e de cobalto, dois eletrodos inertes, uma chave interruptora e uma bateria. Os dois recipientes contm, respectivamente, solues aquosas de sais de crmio e de cobalto.

O circuito foi ligado durante um certo tempo, aps o qual se verificaram aumentos de massa de 0,3467g na placa de crmio e de 0,5906g na placa de cobalto. A partir destes resultados, um estudante fez as seguintes afirmaes:

a) A carga do cobalto em seu sal igual a +2. b) Considerando a eficincia do processo igual a 100%, pode-se calcular que circulou uma carga igual a 1930 coulombs pela montagem. Com base nos dados fornecidos, discuta e justifique se as afirmaes do estudante so verdadeiras ou falsas. (1 Faraday = 96 500 coulombs). (Massas molares, em g/mol: Cr = 52; Co = 59). 5) O refinamento eletroltico de um amostra de 100g de cobre impuro demorou cerca de 8h 2min 30s utilizando uma corrente de 10 A. Que massa de impurezas havia na amostra? Dados: Cu = 63,5 g/mol. 6) (Fuvest-SP) Magnsio e seus compostos podem ser produzidos a partir da gua do mar, como mostra o esquema a seguir:

a) Identifique X, Y e Z, dando suas respectivas frmulas. b) Escreva a equao que representa a formao do composto X a partir do Mg(OH)2(s). Essa equao uma reao de oxirreduo? Justifique. c) Escreva a reao de obteno do composto Z.

You might also like