You are on page 1of 1

Parede celular de composio tpica com alto teor de lipdeos.

A parede celular de Mycobacterium tem a particularidade de possuir cerdeos e cidos miclicos, que conferem resistncia a bases, cidos e lcool e de difcil desidratao (po sso impossibilitam a colorao de Gram).

A Tcnica de Ziehl-Neelsen uma tcnica de colorao de bactrias mais agressiva que a tc a de Gram. Ela usada em bactrias que coram mal com o Gram, como os bacilos da Lep ra e da tuberculose, entre outros.

H bactrias que so resistentes colorao, mas que uma vez coradas vo resistir fortemen descolorao, mesmo por cidos fortes diludos e lcool absoluto. s bactrias que possuem a propriedade dizemos que so cido-lcool resistentes (gneros Mycobacterium e Nocardia ). Esta caracterstica devida ao elevado teor de lpidos estruturais (ex. cido miclico ) na parede celular destas bactrias, que provoca uma grande hidrofobicidade, difi cultando a ao dos mordentes e diferenciadores de corantes aquosos. A tcnica de Zieh l-Neelsen evidencia esta cido-lcool resistncia. Segue o seguinte protocolo: 1.Confeccionar o esfregao seguindo as tcnicas atuais de biossegurana; 2.Cobrir a lmina com fucsina fenicada (o mordente o cido fnico); 3.Aquecer a lmina at emisso de vapores ( importante no deixar ferver); 4.Aguardar 5 a 8 minutos; 5.Lavar com gua corrente; 6.Cobrir a lmina com lcool-cido 3% at descorar totalmente o esfregao; 7.Lavar com gua corrente; 8.Cobrir a lmina com azul de metileno durante 1 minuto; 9.Lavar com gua corrente; 10.Secar; 11.Observar. A fucsinaaa fenicada, atuando a quente, vai corar todas as clulas bacterianas e o utras estruturas presentes no esfregao de vermelho (o calor vai derreter os lpidos de membrana, tornando-a permevel). O cido diludo em lcool aplicados vo descorar toda s as bactrias exceto as cido-lcool resistentes, que permanecem coradas de vermelho pela fucsina. Assim, ao serem observadas aps colorao e contraste, com azul de metil eno, encontraremos as bactrias:

A colorao de Gram muito utilizada em bacteriologia permitindo a distino entre bactri s gram positivas e gram negativas. A diferena entre os 2 tipos de clulas relaccion a-se com a estrutura da parede celular das bactrias. Assim a parede celular de ba ctrias ditas gram (+) formada por um camada espessa de peptidoglicano, enquanto q ue a parede celular de bactrias gram (-) formada por uma camada fina de peptidogl icano, rodeada por uma camada externa de lipopolissacarideo e proteina. As Mycobacterium no se coram com GRAM pois sua parede diferente da parede de bactr ias GRAM positivas e GRAM negativa. A parede das Mycobacterium so grossas com gra nde quantidade de lipdeos - cido miclico (60% da parede). Tal estrutura resulta em paredes impermeveis.

You might also like