You are on page 1of 4

VERDADES E PERIGOS SOBRE A CEIA DO SENHOR

VERDADES E PERIGOS SOBRE A CEIA DO SENHOR Introduo A Ceia do Senhor um ato de culto que tem a forma de uma refeio cerimonial, na qual os servos de Cristo participam do po e do vinho, para comemorar a morte de Cristo e celebrar o novo relacionamento segundo a aliana que eles desfrutam com Deus. A Ceia do Senhor um sacramento institudo por Jesus Cristo. Deve ser praticada pela igreja at que Cristo volte. Os elementos da Ceia, o po e o vinho so smbolos do corpo e do sangue de Cristo. Cristo est presente na Ceia espiritualmente e fisicamente. A Ceia do Senhor mais do que um simples memorial, um meio de graa. H 4 verdades essenciais da f crist que devem ser estacadas, sempre que a igreja celebra a Ceia: 1. Olhando para trs A morte de Cristo Porque todas as vezes que comerdes este po e beberdes o clice, anunciais a morte do Senhor. (1 Co 11.26) A cruz de Cristo o centro da mensagem crist. No h evangelho sem a cruz de Cristo. Ele ordenou que sua igreja relembrasse no seus milagres, mas sua morte. Devemos nos lembrar porque ele morreu, como ele morreu, por quem ele morreu. 2. Olhando para frente A segunda vinda de Cristo anunciais a morte do Senhor, at que ele venha. (1 Co 11.26) H um momento de expectativa em toda celebrao da Ceia do Senhor. A segunda vinda de Cristo a grande esperana do cristo num mundo onde o mal tem feito tantos estragos.

3. Olhando para dentro O auto-exame Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e, assim, coma do po e beba do clice. (1 Co 11.28) No somos juzes dos outros, devemos examinar-nos a ns mesmos. No devemos fugir da Ceia por causa do pecado, mas fugir do pecado por causa da Ceia. A ordem bblica : examine-se e coma! 4. Olhando ao redor A comunho esperai uns pelos outros. (1 Co 11.33-34) Somos um s corpo, um s po. Reunimo-nos como famlia de Deus, irmos em Cristo, filhos do mesmo Pai. O amor deve ser o elo que nos une. Na Ceia encontramo-nos com o Senhor e com os nossos irmos. Na Ceia os cus e a terra se tocam. H 3 perigos em relao Ceia que precisamos evitar: 1. Participar da Ceia do Senhor indignamente Por isso, aquele que comer o po ou beber o clice do Senhor, indignamente, ser ru do corpo e do sangue do Senhor. (1 Co 11.27) A nossa dignidade a conscincia da nossa indignidade. Assentar-se mesa do Senhor de forma leviana, irrefletida e despreparada comer e beber juzo para si. Precisamos ter convico do nosso compromisso com Cristo e com sua igreja antes de participarmos da Ceia. 2. Participar da Ceia do Senhor sem discernimento Pois quem come e bebe, sem discernir o corpo, come e bebe juzo para si. (1 Co 11.29) O crente precisa discernir o Corpo de Cristo partido na cruz, ou seja, a obra da redeno em seu favor e tambm discernir o Corpo de Cristo, que a igreja. No podemos assentar-nos mesa com mgoa dos irmos. Isso gera fraqueza, doena e morte.

3. Participar da Ceia do Senhor sem autojulgamento Porque, se nos julgssemos a ns mesmos, no seramos julgados. (1 Co 11.31,32) No podemos ser condescendentes com ns mesmos nem complacentes com os nossos pecados. Devemos julgar-nos a ns mesmos para no sermos condenados com o mundo. Precisamos agir com rigor com ns mesmos e com profundo amor e pacincia com os nossos irmos. Existem 4 questes para as quais eu gostaria da sua ateno: Por Que, Quando, Onde e Como devemos tomar a ceia do Senhor? Primeiramente, vou responder a estas perguntas com trechos das Escrituras, para depois explic-las mais detalhadamente. POR QUE? Fazei isto em memria de mim. (Lc 22.19) Porque todas as vezes que comerdes este po e beberdes este clice anunciais a morte do Senhor, at que venha. (1 Co 11.26) QUANDO? E no primeiro dia da semana, ajuntando-se os discpulos para partir o po (At 20.7) Porque todas as vezes que comerdes este po e beberdes este clice anunciais a morte do Senhor, at que venha. (1 Co 11.26) E perseveravam na doutrina dos apstolos, e na comunho, e no partir do po e nas oraes. (At 2.42) ONDE? Porque onde estiverem dois ou trs reunidos em meu nome, a estou eu no meio deles. (Mt 18.20) Se pois toda a igreja se congregar num lugar (1 Co 14.23) ajuntando-se os discpulos para partir o po, havia muitas luzes no cenculo onde estavam juntos. (At 20.7,8) COMO?

Porque eu recebi do Senhor o que tambm vos ensinei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi trado, tomou o po; e, tendo dado graas, o partiu e disse: Tomai, comei: isto o meu corpo que partido por vs; fazei isto em memria de mim. Semelhantemente tambm, depois de cear, tomou o clice, dizendo: Este clice o Novo Testamento no meu sangue: fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memria de mim. Porque todas as vezes que comerdes este po e beberdes este clice anunciais a morte do Senhor, at que venha. (1 Co 11.23-26) Finalizando O cristo, ao desfrutar desse bendito privilgio, no deve se esquecer de julgar a si mesmo. Participar dos smbolos (po e vinho), que trazem memria o amor de Cristo, sem exercer um julgamento prprio, comer e beber indignamente, falhando em discernir o corpo e sangue do Senhor. Paz! Este estudo foi visualizado: 1015 vezes

You might also like