You are on page 1of 15

CONCEITOS BSICOS

Ivan Camargo Reviso - Abril de 2007 1) Introduo A disciplina de Converso de Energia faz parte da rea de Sistemas Eltricos de Potncia. Esta rea compreende outras disciplinas como Circuitos Polifsicos, Mquinas Eltricas, Anlise de Sistemas de Potncia e Instalaes Eltricas. O que se estuda, neste conjunto de disciplinas, a transformao da energia e a sua transmisso at o usurio final. Outras disciplinas relacionadas com esta com esta rea de estudo so: Distribuio, Transmisso, Gerao, Proteo, Subestaes, Eletrnica de Potncia, Eficincia Energtica, etc. A histria dos Sistemas Eltricos de Potncia tem incio com Thomas Edison no final do sculo passado (1882) com seu circuito de iluminao pblica da cidade de Nova York em corrente contnua. A crescente importncia da eletricidade fez com que sistemas maiores e com fontes mais distantes fossem desenvolvidos. A gerao e a transmisso passaram a ser feitas em corrente alternada devido, principalmente, necessidade de elevao e abaixamento das tenses. Antes de se falar de mquinas eltricas, ou conversores eletromecnicos de energia, importante recordar alguns conceitos bsicos relacionados com sistemas eltricos de potncia para padronizar a nomenclatura ao longo deste texto. 2) Potncia A potncia instantnea por definio o produto da corrente pela tenso. p = vi Exemplo 1 Dado o circuito da figura 2.1, considerando que a tenso e a corrente sejam puramente senoidais, determinar o valor a potncia absorvida pelo circuito. (1)

carga

Figura 2.1: Potncia em um circuito eltrico

Soluo v(t ) = Vmx cos t i (t ) = I mx cos(t ) Onde: Vmx o valor mximo da tenso; Imx o valor mximo da corrente; a freqncia angular e o ngulo de defasagem entre a corrente e a tenso. Observe que no h nenhuma perda de generalidade em considerar a tenso sem defasagem. Lembrando que:
1 cos a cos b = {cos(a + b) + cos(a b)} 2

(2) (3)

(4)

Ento, da definio:
1 p = Vmx I mx {cos(2t ) + cos } 2

(5)

A potncia instantnea em um circuito monofsico tem uma componente constante e uma componente pulsante no dobro da freqncia da rede. A figura 2.2 mostra o valor instantneo da potncia para um ngulo de defasagem de 30.

2,000

1,500

1,000 0,500 mdia p(t)

0,000 0,000 -0,500

2,000

4,000

6,000

Figura 2.2: p(t) para = 30. Exemplo 2 Calcule o valor mdio da potncia instantnea. Soluo Usando a definio de valor mdio:

Vmdio vem:

1 = f (t )dt T0

(6)

1 P = Vmx I mx cos 2

(7)

Onde P (maisculo) o valor mdio de p (minsculo) a potncia em funo do tempo.


Exemplo 3

Determine o valor rms da tenso e da corrente.


Soluo

Mais uma vez, usando a definio de valor rms (root mean square) ou valor eficaz, tem-se:

V=

1 2 v (t )dt T 0

(8)

ou seja, a raiz quadrada do valor mdio da funo ao quadrado. Como: v 2 (t ) = Ento: V= Vmx 2 (10) V 2 mx {1 + cos(2t )} 2 (9)

Da mesma forma: I= I mx 2 (11)

Os valores de V e I, sem ndice, e em maisculo sero considerados os valores rms das grandezas senoidais. A partir da equao (7) fcil observar que, em um circuito monofsico alimentado por corrente e tenso senoidais, a potncia mdia consumida dada por:
P = VI cos

(12)

Onde cos chamado de fator de potncia.


3) Notao Fasorial

Sendo os sistemas de potncia predominantemente em corrente alternada, intuitivo perceber que as grandezas relacionadas sero senoidais. No fcil trabalhar com grandezas senoidais, por isto usa-se a notao fasorial para representar uma grandeza senoidal atravs de um nmero complexo. pr-requisito para qualquer engenheiro eltrico um bom domnio de nmeros complexos. Dada a funo senoidal f(t): f (t ) = Fmx cos(t + ) Define-se o fasor F como: (13)

F=

Fmx 2

e j

(14)

O fasor F um nmero complexo cujo mdulo igual ao valor rms da funo senoidal e a fase corresponde defasagem entre esta funo e uma outra qualquer tomada como referncia. Os fasores sero notados em negrito ou com uma barra sobre a letra maiscula para caracterizar a diferena entre o fasor (complexo) e o valor rms (real). Outras formas alternativas de representao fasorial da funo so:
F = Fe j

(15) (16)

F = F Ou ainda, na sua forma retangular: F = F cos + jFsen


Exemplo 4

(17)

Dado um fasor F qualquer, qual a funo que determina a expresso no tempo?


Soluo

Partindo de uma funo senoidal: f (t ) = Fmx cos(t + ) f (t ) = Re[ Fmx cos(t + ) + jFmx sen(t + )] f (t ) = Re[ 2 Fmx 2 e j .e jt ] (18) (19) (20)

Da definio de fasor, tem-se:


f (t ) = 2 Re[ F e jt ]

(21)

Portanto, dado um fasor, direta a determinao da grandeza real no tempo. A equao (21) mostra claramente que a definio do fasor elimina a freqncia angular da grandeza no tempo. De fato, como em um sistema de corrente alternada, em regime permanente, a freqncia constante, eliminar esta informao simplifica, sem nenhum prejuzo, os clculos de correntes e tenses em sistemas AC.
Exemplo 5

Determine qual a relao entre um fasor de tenso e um fasor de corrente quando a tenso senoidal estiver aplicada em uma indutncia pura.
Soluo
i (t ) = 2 I cos(t )

(22)

ou, usando a notao fasorial:


i (t ) = 2 Re[ Ie jt ]

(23)

Lembrando que a relao entre tenso e corrente em um indutor dada por:


d dt di (t ) v(t ) = L dt v(t ) =

(24)

tem-se:
d jt Ie ] dt v(t ) = 2 Re[ jLI e jt ] v(t ) = L 2 Re[

(25)

Voltando definio de fasor, tem-se: V = j L I (26)

Portanto, neste caso, a relao entre os dois fasores um nmero puramente imaginrio.
V = j L I

(27)

A relao entre o fasor de tenso e o fasor de corrente , por definio, a impedncia do circuito. Pode-se fazer um procedimento anlogo para o resistor ou para o capacitor (inicialmente descarregado) e obtm-se respectivamente:
V =R I
V 1 = I jC

(28)

(29)

O produto da indutncia pela frequncia angular chamado reatncia indutiva. O inverso do produto da capacitncia pela freqncia angular chamado reatncia capacitiva. Ambos (no MKS) so dados em ohms.

X L = L
XC = 1 C

(30) (31)

Portanto, com estas definies, pode-se reescrever as


V = jX L I V = jX C I

(32)

(33)

Exemplo 6

Considere um circuito composto por uma resistncia de 1 em srie com uma reatncia indutiva de 1. Se for aplicada uma tenso cujo valor rms igual a 1 V, qual ser o valor da corrente circulando por este circuito?
Soluo

As impedncias em srie se somam, portanto:

V = ( R + jX L ) I

(34)

O fasor de corrente ser dado em relao a uma referncia escolhida arbitrariamente. usual escolher a tenso como referncia, portanto:
V = 10

(35) (36)

I=

10 10 = = 0,707 45 = 0,5 j 0,5 A 1 + j1 1,4145

Como foi dito, fundamental o domnio de nmeros complexos e as transformaes de polar para retangular necessrias para operaes com este nmeros.
Exemplo 7

Considere uma carga monofsica composta de um resistor de 1 em paralelo com uma reatncia capacitiva de 1. Se esta carga for alimentada pela mesma fonte de tenso do exemplo anterior, calcular a corrente.
Soluo

A corrente no resitor dada por:


IR = 10 = 10 A 1

(37)

A corrente no capacitor dada por:

IC =

10 = 190 A j1

(38)

Portanto, a corrente total ser:

I = 1 + j1 = 1,4145

(39)

Os fasores, por serem nmeros complexos, podem ser representados graficamente no plano complexo, ou seja, no plano definido pelos eixos real e imaginrio. Este diagrama chamado de diagrama fasorial.
Exemplo 8

Trace o diagrama fasorial das correntes e tenses dos exemplos anteriores.


Soluo

O diagrama fasorial do exemplo 6 est mostrado na figura 3.1.

Figura 3.1: Diagrama fasorial do exemplo 6. Observe que a corrente, neste caso, est atrasada em relao tenso. O diagrama fasorial do exemplo 7 est mostrado na figura 3.2.

Figura 3.2: Diagrama fasorial do exemplo 7. Para uma carga capacitiva, a corrente est adiantada em relao tenso.
4) Circuitos Trifsicos

Este item serve exclusivamente para que o estudante conhea a terminologia usada em circuitos trifsicos. Todos os conceitos so dados em um curso especfico. Dado trs circuitos (a, b, c) independentes que so alimentados por trs fontes de tenso senoidal defasadas de 120o.
ea = 2 E cos t eb = 2 E cos(t 120) ec = 2 E cos(t + 120)

(40)

A freqncia angular destas fontes e o seu valor rms E. Representando estes valores pelo seus respectivos fasores tem-se:

Ea = E0 Eb = E 120 Ec = E120
Considerando que a carga instalada em cada um destes circuitos seja a mesma e representada pela impedncia de mdulo Z e fase , a corrente em cada fase ser dada por: (41)

Ia = Ib = Ic =

Ea E0 = = I Z Z Eb E 120 = = I 120 Z Z Ec E120 = = I120 Z Z

(42)

fcil observar que o somatrio das correntes nas fases nulo. No caso das cargas (ou impedncias) serem diferentes, haver a circulao de uma corrente (normalmente menor que cada uma delas) por um circuito chamado de neutro.
Exemplo 9

Um conjunto de tenses trifsicas equilibradas (1 V) alimenta 3 carga cujo o valor da impedncia o mesmo (1 ohm) mas o fator de potncia diferente. Na fase a o fp unitrio. Na fase b igual a 0,92 indutivo e na fase c 0,92 capacitivo. Qual o valor da corrente de neutro.
Soluo

O mdulo da corrente nas trs fases igual a 1 A. O arco cujo coseno igual a 0,92 23o , portanto:
I a = 10 Ib = Ic = Vb 1 120 = 1 143 = Zb 123 Vc 1 + 120 = = 1143 Z c 1 23

(43)

A corrente de neutro ser:

I n = I a + I b + I c = 1 + (0,798 j 0,602) + (0,798 + j 0,602) I n = 0,590

(44)

Mesmo com as cargas razoavelmente bem equilibradas, a corrente de neutro pode assumir valores significativos. No entanto, na maioria dos estudos de sistemas eltricos de potncia, admite-se que a carga seja perfeitamente equilibrada e possvel, neste caso, analisar o que se passa em apenas uma das fases. O que ocorre nas outras seria idntico com 120o de defasagem. A tenso entre a fase e o neutro chamada de tenso de fase. A tenso entre duas fases chamada de tenso de linha.

Figura 4.1: Circuito Trifsico conectado em estrela.


Exemplo 10

Determinar o valor da tenso de linha em relao ao valor da tenso de fase.


Soluo

Diretamente da Figura 4.1, tem-se:


VL = E a E b = E0 E 120 = E(1 + 0,5 + j0,866) VL = 3E + 30

(45)

Observe que os valores de tenso de linha e de fase so completamente diferentes! Confundir estes valores corresponde a errar inteiramente o problema. importante saber que quando se trata de sistemas eltricos de potncia, a tenso dada na placa dos equipamentos, ou a tenso nominal dos equipamentos sempre a tenso de linha. Quando for estudado os valores por unidade (pu) o problema da raiz de trs desaparece.
5) Potncia Trifsica

A potncia trifsica por definio a soma da potncia em cada uma das fases.
P3 = va ia + vbib + vc ic

(46)

Exemplo 11

Calcular a potncia trifsica absorvida pela carga da figura 2 supondo que ela seja equilibrada.
Soluo

No caso de carga trifsica equilibrada as tenses e correntes nas fases esto defasadas de 120o . Tomando os seus valores no tempo tem-se:
P3 = 2 E cos t. 2 I cos(t ) + 2 E cos(t 120). 2 I cos(t 120) + 2 E cos(t + 120). 2 I cos(t + 120) Efetuando o produto, usando a identidade trigonomtrica definida em (4) e lembrando que trs senides defasadas de 120o somam zero, tem-se:
P3 = 3EI cos

(47)

(48)

Como foi dito, mais comum a utilizao do valor da tenso de linha. Portanto, usando (45) obtm-se: P3 = 3VL I cos (49)

A comparao de (48) (ou (49)) com (5) interessante. Observe que a potncia trifsica constante, depende do valor rms das correntes e tenses e do fator de potncia.
6) Potncia Complexa Trifsica

A potncia complexa por definio o produto do fasor de tenso pelo conjugado do fasor de corrente. Considerando um circuito trifsico como o da figura 2, tem-se:
S = 3E I *

(50)

Note que a potncia completa, assim como a impedncia, um nmero complexo mas no um fasor porque no representa uma grandeza variando senoidalmente no tempo. Se a fase do fasor de tenso for e a do fasor de corrente for , esta definio da potncia complexa (usando o conjugado do fasor de corrente) faz com que o ngulo da potncia seja exatamente a defasagem entre tenso e corrente.
E = E I = I I * = I S = 3EI (51)

O mdulo da potncia complexa chamado de potncia aparente. A sua unidade o volt ampre [VA].

Colocando a potncia complexa na forma retangular e fazendo = -, tem-se:


S = 3EI cos + j 3EIsen

(52)

A parte real da potncia complexa trifsica a potncia ativa. A parte imaginria chamada potncia reativa.
Q = 3EIsen

(53)

Portanto, na forma retangular tem-se:


S = P + jQ

(54)

A potncia ativa dada em watt [W] e a potncia reativa em volt ampre reativo [var]. O ngulo , ou o ngulo do fator de potncia da carga, define qual a proporo da potncia aparente que transformada em potncia ativa (o que a prpria definio de fator de potncia) e se a carga est absorvendo ou gerando potncia reativa. Quando a corrente est atrasada em relao tenso (>0), seno de tambm positivo e diz-se que a carga est absorvendo potncia reativa ou que uma carga indutiva. Por outro lado, quando a corrente est adiantada em relao tenso, (<0), Q<0, ou seja a carga est absorvendo potncia reativa negativa, ou, como comumente usado, a carga est gerando potncia reativa. Diz-se, ento, que uma carga capacitiva gera potncia reativa.
Exemplo 12

Qual a corrente absorvida por uma carga trifsica de 10 MVA, 13,8 kV, com fator de potncia 0,8 indutivo quando ela opera em condies nominais?
Soluo

A potncia aparente nominal de uma carga trifsica sempre a potncia trifsica assim como a tenso a de linha. Ento:
S = 3.VL I

(55)

O mdulo da corrente dado por:

I =

S 10MVA = = 418,4 A 3VL 3.13,8kV

(56)

dado do problema que a corrente est atrasada em relao tenso. A sua fase dada pelo arco cujo coseno 0,8, ou seja 36,8o .Tomando a tenso como referncia, tem-se:

13,8 0 3 I = 418,4 36,8

E=

(57)

Exemplo 13

Qual seria o tamanho do banco de capacitores que teria que ser instalado nesta carga para que o fator de potncia passasse para 0,92 indutivo?
Soluo

No exemplo anterior pode-se calcular a potncia ativa e a reativa:


P = S cos = 8MW Q( velho) = S sen = 6M var

(58)

O que se deseja calcular um banco de capacitores trifsicos de forma a mudar o fator de potncia para 0,92. Ento no h nenhuma alterao na potncia ativa e a nova potncia reativa tem que ser igual a:
S(novo) = P 8 = = 8,69MVA fp 0,92

Q(novo) = S 2 (novo) P 2 = 3,4M var A potncia do banco de capacitor dada por:


Q(cap) = Q( velho) Q(novo) = 2,6M var

Observe que o mdulo da corrente da carga passa de 418 A para 363 A. O que implica em uma reduo significativa das perdas uma vez que estas so funo do quadrado da corrente.
Exemplo 14

Calcular a corrente necessria para alimentar uma sala de aula.


Soluo

A carga de uma sala de aula monofsica e composta por 20 luminrias de 32 W e dois ar condicionados de 700 W cada. Para determinar a corrente preciso conhecer tambm o fator de potncia da carga. No caso das luminrias vai-se supor um fator de potncia igual a 0,9 indutivo. O ar condicionado, segundo o fabricante, tem fator de potncia da ordem de 0,92, tambm indutivo.

A carga, desta forma, est completamente definida. P(ar) = 2 . 700 = 1.400 W S(ar) = 1.400/0,92 = 1.521,7 VA Q(ar) = 596,4 var P(luz) = 20 . 32 = 640 W S(luz) = 640/0,9 = 711,1 VA Q(luz) = 310,0 var P(total) = 2.040 W Q(total) = 906,4 var S(total) = 2.232,3 VA Como V = 220 (considerada a referncia fasorial), ento:
2.040 j 906,4 S I = * = = 10,15 23,96 A 2200 V

Exemplo 15

Considerando que a carga de uma escola seja equivalente a 50 salas de aula como descritas no exemplo anterior. Qual a corrente no lado de alta tenso do transformador (13,8 kV/380 V) que alimenta a escola?
Soluo

Trata-se de uma carga trifsica. Os dados de tenso, portanto, so tenses de linha. A potncia complexa total trifsica ser: P = 50 . 2.040 = 102 kW Q = 50. 906,4 = 45,3 kvar S = 111,6 kVA
S arccos(0,914) = 111,6 23,96 = 4,67 23,96 A I = 3V 3 13,8

You might also like