You are on page 1of 14

Manual da Formao em Massagem de Relaxamento

A massagem uma extenso das formas de contacto fsico que todos necessitamos e gostamos. A massagem de relaxamento usa toques e movimentos especficos para confortar, relaxar, aliviar dores, embelezar, acalmar e at dar apoio emocional. A nossa reaco natural quando nos aleijamos esfregar a rea magoada para aliviar a dor. Estamos instintivamente conscientes do poder curativo do toque. A massagem ensina-nos a usar o toque para fins teraputicos para relaxar e acalmar o corpo e a mente. Hoje em dia, com tantos problemas devido ao stress, uma massagem pode ter um efeito profundo e positivo no nosso bem-estar. A massagem era considerada um luxo desnecessrio, hoje valorizada por muitos como um dos meios mais eficazes para combater o stress e relaxar; mas tambm pelos seus muitos benefcios fsicos e mentais, incluindo expulsar toxinas, aliviar dores musculares, aumentar a flexibilidade, aliviar a dor crnica, reduzir as dores de cabea de tenso, melhorar o sistema imunitrio, provocar um sono descansado e melhorar a concentrao.

COMO FUNCIONA A MASSAGEM O corpo humano constitudo por diferentes sistemas, entre eles o muscular, o nervoso, o esqueltico, o linftico, o cardiovascular e o digestivo. Cada sistema afectado directa ou indirectamente pela massagem. Aps uma massagem, os seus msculos devem ficar relaxados, os sentidos apurados, o sistema esqueltico realinhado, o sistema linftico purificado, a circulao melhorada e o sistema digestivo a funcionar melhor. (disfunes como a obstipao podem ser aliviadas atravs da massagem). O primeiro efeito da massagem no corpo uma ligeira vermelhido da pele na rea massagada isto indica que o fluxo sanguneo para essa rea aumentou. A melhoria da circulao ajuda a aliviar muitos problemas musculares, quando um msculo est tenso e rgido devido ao stress ou a leso, contrai-se. Ao contrair-se, extrai algum sangue, diminuindo a circulao para ele e fazendo com que as fibras musculares se unam e sequem. Em casos graves, resduos e toxinas acumulam-se nas fibras musculares e surgem tenses ou ns , que parecem pedras alojadas dentro do msculo. Se no forem tratados, o corpo interpreta esses ns como ossos e cria calcificaes. Os resultados podem ser extremamente dolorosos. Quando massaja um msculo tenso e contrado, aumenta o fluxo sanguneo para ele, o que ajuda a separar as fibras musculares. Como consequncia, as toxinas e os resduos so expulsos das clulas e eliminados do corpo atravs da urina, da defecao e da transpirao. Quando um sistema corporal afectado negativamente, os outros sistemas tambm sofrem o impacto. Msculos tensos e contrados afectam o sistema esqueltico, puxando gradualmente os msculos do alinhamento, acabando por provocar mais dores e reduzir a mobilidade. A massagem relaxa e alonga os msculos, o que, por sua vez, realinha o esqueleto. Depois de uma boa massagem, a pessoa fica mais direita e sente-se mais alta. Os benefcios fsicos de uma massagem esto intrinsecamente ligados melhoria do estado de esprito. Aps uma massagem os nveis de ansiedade diminuem e dorme-se melhor. Uma pessoa descansada sofre menos de exausto e de fadiga e lida melhor com o stress. A capacidade de concentrao aumenta e as dores de cabea de tenso desaparecem.

OS MSCULOS A massagem uma manipulao do tecido muscular do corpo. Assim, para ser um bom massagista, tem de conhecer a estrutura dos msculos no corpo. Uma massagem incompleta se s for tratada parte do msculo. Pode aprender muito sobre a sade dos msculos e o estado das fibras musculares atravs do toque. medida que as suas mos se tornam mais sensveis, notar que um msculo saudvel parece flutuar e oferece menos resistncia, enquanto que um msculo tenso mais rijo e denso ao toque. Com a prtica, conseguir sentir com mais eficcia a forma como os msculos reagem ao seu toque.

Perfil do profissional de massagem Saber Fazer Saber Receber Saber Estar/Ser Saber Aprender Saber Mudar/Adaptar

Cdigo de tica em Clnicas, Hotis e SPA s: - Compromisso dentro da equipa com a qualidade e o profissionalismo - No permitido entregar o nosso contacto pessoal - No permitido qualquer forma de discriminao perante colegas ou clientes - Melhoramento contnuo em treinos, formao e testes avaliao - Respeito pela confidencialidade de fichas e conversas com clientes perante as colegas. - Pontualidade, chegar antes da hora para fardar, maquilhar e preparar a sala.

Antes
A primeira impresso muito importante. Isto inclui a Porta de entrada, o acesso ao gabinete; a apresentao

pessoal e a atitude.
Para aprofundar ler Merabian pesquisador americano sobre o peso da linguagem corporal. Importante a linguagem corporal - 60% da avaliao vem do contacto visual, o tom de voz conta uns 32%, e as palavra, o que se diz conta uns 7%.

Algumas regras para o profissional: Uniforme limpo e passado, no usar jias ou relgio, se usar brincos devem ser discretos, crachs para o lado direito, cuidar de unhas, verniz e cabelos aspecto sempre impecvel, no rosto maquilhagem suave, usar calado s de gabinete, sempre impecvel. - no fumar ou beber ou comer no gabinete, - chegar com antecedncia para fardar e maquilhar. - cuidado com o barulho, induzir o falar baixo, evitar rudos agressivos.

O estado do Gabinete
- o cliente deve mergulhar num universo polissensorial. - o cliente deve ter um sentimento de exclusividade. ser o primeiro, o nico - ir retocando os detalhes ao longo do dia, velas, flores, ptalas impecabilidade de limpeza e arrumao

- msica suave, cheiro agradvel, arrumao, luminosidade fraca, temperatura morna, tudo adequado - marquesa com materiais confortveis ao toque.

Antes de iniciar o tratamento - indicar a casa de banho e propor ida - confirmar se retirou relgios, fios, anis, desligou o telemvel - apresentar-se, apresentar o tratamento, os benefcios os diferentes passos que vai passar, a durao. - preencher a ficha de cliente e assinar se for primeira vez, seno ter j a ficha consigo - verificar as contra-indicaes e perguntar se h alguma rea que precise de mais ateno. - se houver contra-indicaes e ele quiser mesmo assim faz-lo assinar termo de responsabilidade - encaminh-lo dizendo para se despir, onde pendurar a roupa, como se deitar na marquesa - sosseg-lo referente nudez pode despir-se e ficar com roupa interior , s descobrimos as partes a massajar durante o tratamento. - sair do gabinete para o cliente se trocar e bater porta antes de voltar a entrar. - nunca sair durante o tratamento.

Durante

- o cliente est sempre coberto, e descoberta a parte a tratar - para virar o cliente, pedir e depois levantar a toalha do lado oposto onde estamos, ficamos isoladas e a toalha do nosso lado bloqueada com a perna. - perguntar como se est a sentir, confirmar o conforto antes de iniciar e no decorrer do tratamento, acerca da presso, ou som, ou temperatura, etc - precauo em no gerar barulho, apertar frascos, pousar algo - colocar materiais juntos sobre toalhinha, para sugerir que estamos a trabalhar de forma organizada e limpa - o cliente est deitado, lavamos as mos sempre antes de iniciar o tratamento na sua presena. - verificar a linguagem corporal do cliente durante - induzir ao silncio, pedir para respirar fundo e deixar todo o mundo exterior l fora (toda a agitao, confuso e negatividade) a partir de agora s pensamento positivo. - sugesto quando o cliente fala muito dizer-lhe que aproveite melhor o tratamento, sugesto 1 : para ele visualizar um espao, uma praia onde ele gostaria de estar ou sugesto 2: visualizar uma cor envolvendo-lhe o corpo e a entrar em todas as clulas a regenerar e relaxar. - ter os produtos de venda ao pblico expostos numa bandeja - nunca aceitar interrupo de colega ou outro. - perguntar ao cliente se est tudo confortvel, na prxima pode trazer sua prpria msica ou cheiro.

Pontos a ter em ateno: a- acolher bem novos colegas ajudar no treino e acompanhamento. b- negociar com o espao uma percentagem sobre venda de produtos, tratamentos ou packs (mnimo 5%) c- conhecer ou definir mtodo de abertura e fecho do dia, durante o dia confirmar com check list d- proibido ou evite vidro na rea de massagem.
Exemplo da alnea c - Fardar, abertura da porta, ler livro de ocorrncias (dirio de registo faltas, reclamaes, elogios

e problemas), ver horrios das marcaes do dia, ver emails ( dar respostas em menos de 24h), tirar fichas dos cliente do dia, preparar fichas novas se necessrio, confirmar stock de material ( toucas, toalhas, chinelos, cotonetes, cabides, etc) repor o necessrio disposio, verificar limpeza interior e exterior dos espaos (limpar se necessrio), ver nveis de sabonete, papel higinico, toalhas descartveis, gua no termo para preparar ch, stock de guas, etc Fecho- confirmar marcaes para o dia seguinte, escrever no livro de ocorrncias qualquer coisa nova, at ideias a partilhar, sugestes, preparar fichas para o dia seguinte, fazer contas, desligar tudo, apagar velas, roupas sujas, repor, limpar e arrumar para o dia seguinte se houver tempo. Observar se h ranhuras, bolores, coisas avariadas tudo deve brilhar, estar pintado, polido, etc

PREPARAO DA MASSAGEM ENQUANTO PROFISSIONAL INDEPENDENTE

com consultrio prprio ou deslocaes a casa do cliente Tudo o que precisa para fazer uma massagem de duas mos, mas se pretende aliviar os msculos doridos e tensos, escolher um leo ou uma loo adequados ajuda a tornar o tratamento mais eficaz. Tente usar leos essenciais pelas suas qualidades teraputicas e crie um ambiente relaxante, ajustando a luz e a temperatura deixando a pessoa confortvel. Ingredientes para uma massagem leos catalisadores ou base: Os meus leos preferidos so o de granha de uva e o de ssamo extrado a frio porque so leves e fceis de usar, mas tambm pode usar o de girassol ou de amndoas doces, o de grmen de trigo e se quiser pode ento acrescentar leos essenciais a qualquer um destes leo base. O azeite bom para massajar os ps e apesar de o poder usar noutras partes do corpo, evite a cara, pois pode entupir os poros. Regra geral precisar de 20ml (4 colheres de ch) de leo para massagem corporal completa. Ou cerca de 5 ml (1 colher de ch) para costas ou pescoo ou ombros. Para a massagem facial use apenas 2 ou 3 gotas. Loes: so pr-preparadas e tendem a ser gordurosas. Use loes leves sem perfume e sem cor e acrescente um leo essencial. A loo evapora-se rapidamente, por isso reaplica-se mais vezes do que quando se massaja com leo. leos essenciais: estes extractos de plantas concentrados tm de ser adicionados a um leo base ou a uma loo sem perfume. No os aplique na pele sem diluir. Junte 2 a 5 gotas de leo essencial a 20ml de leo base. Ingredientes naturais: a fruta fresca como a papaia, o kiwi, anans, morando, banana e a manga so hidratantes naturais. Tambm contm enzimas que desfazem as clulas mortas da pele, esfoliando-a e rejuvenescendo-a. <Use cerca de trs partes de pur do fruto para uma parte de leo. Toalhas muitas de diferentes tamanhos, klenex. Criar o Cenrio Uma marquesa o ideal para fazer a massagem, mas em casa pode improvisar utilizando um futon ou colocando vrios cobertores no cho para criar uma superfcie firme mas acolchoada. As camas no so ideias pois absorvem a presso dos movimentos mais fortes e so desconfortveis para o massagista. Quando a pessoa est deitada de bruos coloque uma toalha enrolada ou almofada sob os tornozelos para evitar cibras nos ps e aliviar a presso nos joelhos quando massajar as pernas. Pode ser confortvel para mulheres com peito grande uma toalha dobrada debaixo da clavcula e do peito. A melhor posio para os braos ao lado com as palmas viradas para cima, mas algumas pessoas sentem-se mais confortveis com os braos acima da cabea. A posio pode ser ajustada durante a massagem. Quando a pessoa est deitada de costas, coloca-se uma almofada sob os joelhos para os apoiar e evitar que fiquem tensos. Tambm se pode colocar uma toalha dobrada sob o pescoo para ajudar a mant-lo direito. A temperatura corporal desce durante a massagem, por isso, mantemos a sala quente, ligeiramente acima do normal, se a sala for fria ou tiver correntes de ar, a pessoa ficar tensa. Cubra as reas que no est a trabalhar com uma toalha ou cobertor e mantenha os ps da pessoa quentes.

Criar ambiente

Uma massagem pode ser feita em qualquer lugar e em qualquer altura, mas pode torna-la especial se preparar a sala e criar um bom ambiente. Mantenha as luzes baixas e evite uma iluminao superior brilhante, que pode ser desconfortvel se estiver deitado de costas. Neste caso pode cobrir os olhos com uma toalha turca pequena ou outro. As velas proporcionam uma luz subtil e calmante. As toalhas e os lenis devem estar limpos e engomados, seno podem tornar-se desconfortveis. Experimente usar tecidos de texturas luxuriantes como veludo e sedas ou espalhar algumas ptalas de flores frescas na rea de massagem. Pode acrescentar um gota ou duas de leo essencial a um difusor, mas no exagere, e no use purificadores do ar qumicos os aromas so pesados e desagradveis. Finalmente a msica deve ser suave e apenas instrumental, pois pode ser uma distraco. Crie um ambiente de paraso pacfico e calmo. Arrume bem a sala. Todas as preocupaes ficam porta. Os chinelos (lavveis ou descartveis) so boa ideia pois os ps ficam escorregadios depois da massagem, seno uma toalha turca ou klenex para retirar o excesso. Mantenha o leo de massagem mo.

Como aplicar o leo Deite o leo na palma da sua mo e no directamente no corpo da pessoa e esfregue as mos uma na outra para as aquecer e ao leo. Use leo suficiente para cobrir a rea a massajar com uma leve pelcula. As suas mos devem deslizar facilmente sobre a pele. Respirao Antes de iniciar coloque as mos espalmadas nas costas pea pessoa que inspire pelo nariz e expire pela boca enquanto faz o mesmo. Sinta qual dever ser o ritmo da massagem atravs do ritmo da respirao. Sempre que possvel, um bom massagista adapta os seus movimentos respirao da pessoa o movimento comea quando a pessoa inspira e termina quando ela expira. Presso Inicie a massagem com movimentos suaves para aquecer os msculos e prepar-los para um trabalho mais profundo e para estimular o fluxo

No incio da massagem apresente as suas mos ao corpo da pessoa, colocando-as espalmadas na parte superior ou inferior das costas mantendo-as l durante 15 segundos. Isto indica pessoa que a massagem est prestes a comear e tambm uma boa altura para sincronizar a sua respirao.

Costas e Perna posterior Presso palmar forte mdia suave Punhos nos ps linha mdia Pata de urso nos calcanhares, sobe em pata de urso presso glteos, Presso nos trapzios 5 Descobrir as costas Passar o leo com os antebraos, 3 linhas A partir da anca subir em N e desenhar em 8 nos ombros, descer em N e desenhar 8 nas ancas Massajar trapzios em simultneo Desenhar 3 crculos num ombro esquerdo mos abertas, depois 3 com dedo Desenhar linhas perpendiculares entre omoplata e coluna. Subir com pequenos belisces pelo rebordo da omoplata. 1 esq. Depois dto. Desenhar 4 linhas da anca aos trapzios e da anca s omoplatas, 2x cada. 1 com os polegares, depois com palma mo. 1 lado esq, depois dto. Serpente ao lado da coluna Pata de urso nos trapzios, descer palmas pelos dois lados da coluna, presso anca, subir em zigzag repuxando Pontos nos glteos, 6 pontos, 3 em sentido descendente e outros 3 sentido ascendente Destapar a perna e passar leo 3 linhas com polegares sobrepostos depois com palma primeiro na perna depois na coxa 2\3 vezes cada. Linha da vescula linha da bexiga Desenhar 8 na parte posterior do joelho. X5 Estiramento com os antebraos e presso no p com cotovelo 3x Levantar a perna: massajar glteos, massajar coxa, massajar calcanhar com rotao polegares Descolar os gmeos Estiramento.

Virou Ps Passar leo, abrir o livro. Ponto do plexo, do rim e da bexiga

Massajar tendo de Aquiles e malolos em simultneo P esq. Punho desliza at pulso Pinar rebordo exterior do p Movimento em zig-zag, subir pela linha mediana e abrir dedos Ponto do corao e fechar o livro.

Perna anterior Destapar a perna, Passar leo Linha do estmago, linha do fgado (com uma mo no hara) Desenhar 8 no joelho e estiramento 4 pontos no joelho, massajar a volta do joelho Espremer a perna, afloramento e descer em prece. Repetir a perna direita.

Brao Espalhar o leo no brao , ombro , passar o brao por baixo dos ombros 3 x Presso apertando o brao do ombro ao pulso e do pulso ao cotovelo. Desenhar 8 - 5x e estiramento em prece com os antebraos. Massajar a mo, massajar os dedos, massajar costas da mo, abrir, ponto IG Abrir palma e ponto corao, Afloramento, cobrir o brao com toalha e presso palmar sobe e desce para tirar excesso.

Pescoo e decolet Aquecer em v Espalhar o leo em V, presso com dedos sobrepostos no plexo Ponto do pulmo, ponto da vescula Puxar o pescoo com deslizamento 4x Virar para a direita e massajar o pescoo em crculo deslizando para o ombro e puxando por trs at nuca 2x Puxar o pescoo com deslizamento 4x Repetir do outro lado

Levantar as costas e deslizar at nuca Presses na nuca e sair puxando o cabelo

Rosto Presso no terceiro olho com o dedo mdio, crculo leve, aprofundar at ficar esttico 4 linhas na testa, 3 pontos cada Linha por baixo da sobrancelha, 3pts Linha por baixo dos olhos, 3pts Linha nas maas do rosto, 3pts Linha sobre o lbio superior, 3pts Ponto no queixo Contorno do maxilar, 4pts Massajar suavemente, em crculos, as fontes com a zona tenar (opcional: drenagem nas mesmas linhas com presso forte, mdia e suave)

Cabea Pontos aleatrios com as pontas dos dedos Rodar a cabea para a direita e fazer pequenos crculos em direco ao ponto VB21 Movimentos em zig-zag tambm em direco ao ponto VB21 Repetir do outro lado 5 linhas, presso com rotao Sair puxando o cabelo Presso na nuca e no terceiro olho em simultneo

Fechar com estiramento dos braos e pernas

Bibliografia Costa, Larry Massagem Mente e Corpo, Editora Civilizao, 2003

Formao Massagem de Relaxamento Teste de Avaliao

1 Uma senhora de Trs-os-Montes com 55 anos, vem ao seu Gabinete com um voucher que a filha lhe ofereceu pelo seu aniversrio. Esto as duas na recepo/hall. Estendendo-lhe a mo. - Bom dia, Sou a ________________. a senhora Amlia Brito certo?! Sou a sua terapeuta/massagista. - Bom dia menina! Tenho marcao consigo para agora, no ?. A minha filha insistiu para eu vir, mas sinceramente, a primeira vez que vou fazer isto, j fiz fisioterapia, mas massagem a primeira vez Isto coisa de artistas de cinema, no? Eu no tenho idade para estas coisas. Converse com a senhora, explicando-lhe: a) O que a massagem b) Quais os benefcios para ela c) O que vai acontecer quando ela entrar na sala de massagem

2 Quais so para si as chaves para dar um ptimo atendimento?

3- Quais os aspectos materiais mais importantes para dar uma boa primeira impresso. (pessoal e cabine)

4 O profissional de massagem de relaxamento pode vir a detectar problemas no sistema sseo ou muscular do cliente. Que fazer num caso desses.

5 Indique alguns cuidados a ter na massagem de relaxamento

a) Antes de iniciar sesso b) Durante a sesso

6- Faa uma lista do material que poder levar para uma massagem ao domiclio.

Bom trabalho! Filomena Santos

De futuro, encontro-me vossa disposio para dvidas e questes que se apresentem no decorrer da vossa prtica profissional. Por email ou telefone, contactem-me. Obrigada.

"Ouve estas palavras, pois provm de todas as almas. So palavras simples, mas tm poder." *No adores dolos, smbolos, deuses nem homens. Venera somente o conhecimento, a Liberdade e a ti mesmo. *Ouve as opinies dos outros e pondera seus mritos, porque os outros podem ver opes que no viste. Porm, segue teu prprio corao para tomar a deciso final. Se no queres fazer isso, ento acautela-te: puseste nas mos de outros o teu destino. *Ningum pode controlar-te nem manipular-te, a menos que o permitas. Tu e apenas tu, s o mestre do teu destino. *No maldigas os outros se a tua vida estiver desordenada, porque, afinal, a escolha da direco est em ti mesmo. Se tiveres de maldizer, maldigas primeiro a ti por te permitires faz-lo. Pois essa degradao no tem propsito. Se estiveres errado, admite-o com franqueza e ento, esfora-te para corrigir o erro. *Nada impossvel. Teus limites so ilimitados. Todavia, se no acreditas nisso, achars que ests certo. *Se encontraste uma injustia, deves corrigi-la. Se fores testemunha de uma Injustia, no dever perder tempo. Se descobres a dor, d-lhe ento o alvio. Porque, se a sina do Homem melhorar, o profeta deve ser o agente da melhora. *Se seguiste a filosofia de outros e nada se acrescentou tua prpria filosofia, ento no passas de um animal selvagem e desperdiaste a tua alma. *Acredita em ti mesmo e no sirvas a ningum, porque os outros no sabem o que bom para ti. Contudo, no te feches s filosofias contrrias, porque s vezes, seus ensinamentos podem esclarecer os teus prprios. *Deixa a moralidade guiar-te, mas no pelo medo. *Abenoado seja quem encontrou a sabedoria e buscou o conhecimento, porque esses so bens mais preciosos que o puro e com eles ganhas o prprio Universo imortal. *Dentro de ti possuis dons incalculveis e poderes que ultrapassam a compreenso. S precisas utiliz-los. *Podes falar a verdade ou enganar, segundo o teu livre-arbtrio. Mas em teu ntimo, sabes a diferena. *Se um homem te engana, olha dentro de ti mesmo para ver porque permitiste a transgresso. Aprende com isso, depois busca a justificativa ou a reconciliao, conforme a tua convenincia. *Outros podem levar-te tentao, mas somente por tua prpria mo podes prov-la. Se mais tarde, buscares a quem culpar, olha para ti mesmo. *Na vida, uns tm mais e outros tm menos. O que te importa? A paz e a felicidade tm sua origem dentro e no fora de ti. *Faz o que quiseres de tua vida. Doa livremente, ama livremente e nada exijas. Nisso encontrars a verdadeira felicidade e no haver qualquer razo para o desapontamento. *H conhecimento em todas as coisas, em todas as aces, em todos os lugares. Aprende com todas as coisas. Pode vir da boca de uma criana com a mesma facilidade que proferido por um sbio. Ouve sempre, aprende sempre: o Conhecimento est tua volta.

*O conhecimento algo doloroso porque sempre tem seu preo. Aceita o risco e a dor, porque a vida sem risco ou dor no vida. *s mais forte do que pensas, procura a fora que brota de ti. ela est l dentro. Est espera. e em algum lugar, algum precisa mais de ti do que posas imaginar. *Vida e esperana so uma coisa s. Busca teus dons e compartilha-os. Essa a verdadeira razo para estares aqui. * do homem tomar por certo o familiar. Esfora-te contra isso. Questiona sempre, questiona muitas vezes, com isso conservars o que mais importante. O preo de tua alma imortal a constante vigilncia. *As respostas s tuas perguntas esto sempre ao teu alcance. Trazes dentro de ti todo o necessrio para compreender o infinito. Ele est espera de que o encontres. *Quem conhece a si mesmo conhece os outros, porque um pouco de ns mesmos habita o outro. *Enquanto a vida no te der o pior, no ters vivido o melhor. *Tudo o que tens se volta contra ti. Teus instintos so inatos; tuas leis so criadas de modo que no as possas obedecer. Questiona tudo, pois esse o caminho para a Unidade. Acautela-te contra as crenas, leis e aces de outros, a menos que elas te convenham. Deves estar preparado para morrer por isso. *(Cuidado com o que tomas: falas, ouves, vs, e atenta nas tuas convenincias). *Conhecimento (saber) e Razo (ir alm da prpria conscincia) so as chaves para libertares a tua alma. Se as sacrificares, interrompers o crescimento do teu esprito. *"D um propsito vida que te foi concedida, no importa em que condies. Somos lembrados pelo que fizemos e como vivemos: faz da tua vida uma boa lembrana. (...)Guarda o que aqui te dado. Toma as sementes da sabedoria, planta-as, cultiva-as e cuida para que se enrazem." Luis Miguel Viegas Moreira

You might also like