You are on page 1of 19

AO NA CONSTRUO CIVIL

1. Histrico
Estruturas metlicas tem sido usadas desde o sculo XII, quando eram empregados tirantes e pendurais de ferro fundido como auxiliares em estruturas de madeira. No sculo XVI tornaram-se comuns as estruturas de telhado em ferro fundido. A partir de 1750 comearam a ser construdas cpulas de igrejas e pontes, estas com estruturas em arco ou treliadas, com elementos em ferro fundido trabalhando a compresso, podemos dizer que tem incio o uso de estruturas metlicas em escala industrial. A primeira ponte em ferro fundido foi a de Coalbrookdale, na Inglaterra, vencendo o Rio Severn com um vo em arco de 30 metros, edificada em 1779.

Ponte Coalbrookdale Em Wearmouth, tambm na Inglaterra, em 1796, foi construda uma ponte mais arrojada, com seu arco vencendo 70 metros de vo. Devido boa resistncia a corroso do ferro fundido, vrias destas obras esto,
Dcio Zendron Pg. 1

ainda hoje, em bom estado de conservao. Na primeira metade do sculo XIX houve um grande progresso nas tcnicas de clculo estrutural, e iniciou tambm a produo do ferro laminado, que tem desempenho superior ao ferro fundido. Nesta fase foi construda a Ponte Pnsil de Menai, em Gales, com vo central de 175 metros, que foi concluda em 1826. Neste perodo tambm iniciou-se a construo de edifcios industriais com estruturas metlicas. No Brasil, o ferro fundido comeou a ser produzido em 1812, e a primeira obra em ferro fundido, moldada no Estaleiro Mau, em Niteri no estado do Rio de Janeiro, foi a Ponte de Paraba do Sul, no Estado do Rio, com cinco vos de 30 metros, estruturados em arcos atirantados, com o arco em ferro fundido e o tirante em ferro laminado, construda em 1857, estando em uso at hoje. No perodo entre 1850 e 1880 foram construdas vrias pontes ferrovirias, com vos treliados, sendo que, no entanto, ocorreram inmeros acidentes com estas construes, o que tornou patente a necessidade de serem feitos novos estudos e de se utilizar um material de melhor qualidade. Concluiu-se que o material ideal era o ao, j conhecido desde a antigidade, mas que no estava disponvel, de forma competitiva, por falta de um processo de fabricao. Este problema ficou resolvido em 1856, quando Henry Bessemer desenvolveu um forno que permitiu, j em 1860, a produo de ao em escala comercial. A primeira ponte com estrutura de ao foi edificada entre 1867 e 1874, em Eads, sobre o rio Mississipi, com vo central de 158 metros e dois vos laterais de 153 metros. Em 1867 foi desenvolvido o processo Siemens-Martin para a produo industrial de ao, mais econmico que o processo Bessemer. A grande utilizao em edifcios iniciou por volta de 1880, nos Estados Unidos, na cidade de Chicago. De 1900 at hoje houve um grande aperfeioamento das teorias da estruturas, foi inventada a solda eltrica, conseguiu-se aos de alta resistncia mecnica e a corroso, e comearam a ser edificados, de forma corriqueira pontes, edifcios, torres, etc, com estruturas cada vez mais arrojadas. Com a inveno do elevador, em 1852, por Elijah Otis viabilizou-se a construo de edifcios altos, pois o problema de locomoo para os andares elevados, que era uma forte restrio ao uso de edificaes com muitos pavimentos, ficou resolvido. Algumas obras notveis, de estrutura metlica, ainda em uso: A j referida ponte Coalbrookdale (Inglaterra), em ferro fundido, vo de 30 m, construda em 1779; Britannia Bridge (Inglaterra), viga caixo, com dois vos centrais de 140 m, construda em 1850; Brooklin Bridge (New York), a primeira das grandes pontes pnseis, 486 m de vo livre, construda em 1883; A ponte ferroviria Firth of Forth (Esccia), viga Gerber com 521 m de vo livre, construda em 1890;
Dcio Zendron Pg. 2

Brooklin Bridge - New York A Torre Eiffel (Paris), 312 m de altura, construda em 1889; O Empire State Building (New York), 380 m de altura, construdo em 1933; A Golden Gate Bridge (San Francisco), ponte pnsil com 1280 m de vo livre, construda em 1937; A Verrazano - Narrows Bridge (New York), ponte pnsil com 1298 m de vo livre, construda em 1964. O Edifcio Empire State Building, em Nova Iorque, concludo em 1921, com 102 pavimentos e altura total de 381 m. sem as antenas de TV e alcanando 448,7 m. com as antenas, foi edificado em 15 meses por 3000 homens. Foi durante muitos anos o maior edifcio do planeta. Na sua estrutura foram empregados 58.000 toneladas de ao. A rea da base do edifcio de 7.780 m2, e o peso total da edificao de 380.000 toneladas, suportados por 200 pilares. Apresentamos, a seguir, alguns exemplos do arrojo e do grande desenvolvimento alcanado pelas estruturas metlicas: Maior vo treliado: ponte sobre o Rio So Loureno, em Quebec, no Canad com um vo de 548 m. Maio vo em viga reta: ponte Rio-Niteroi, sobre a Baia da Guanabara, com um vo central de 300 m. e dois laterais de 200 m. Ponte sobre o estreito de Verrazano, em Nova Iorque, com vo pnsil de 1298 m. Ponte cruzando o Estreito de Akashi no Japo, inaugurada em 1998, com vo pensil de 1990 m. Edifcio SEARS Tower, em Chicago, com 120 pavimentos e altura total 445 m. sem as antenas e 520 m. com antenas de radio e TV. Ponte Humber Bridge, na Inglaterra, concluda em 1981, com 1410 m. de vo pnsil.
Dcio Zendron Pg. 3

Ponte de Saint Nazaire, no rio Loire, na Frana, possui um tabuleiro metlico de 720 m. de comprimento suspensos por cabos retos (estaias) formando um vo central de 404 m. e dois laterais de 158 m. Ponte Herclio Luz, em Florianpolis, com 339,5 m. de vo pnsil e comprimento total de 840 m. o maior vo livre em ponte do Brasil.

O arrojo nas obras em ao trouxe, tambm, alguns contratempos como a Ponte Tacoma Narrows, em Washington, com 854 m. de vo pnsil, que foi derrubada por efeito de galope, provocado pelo vento. Construda em 1940, rompeu 4 meses aps sua inaugurao. O consumo de ao por habitante / ano no Brasil se mantm constante, em torno de 100 kgf., por vinte anos. Em pases mais desenvolvidos e com uso intenso de estruturas em ao esse ndice encontra-se na faixa de 300 a 600 kgf.

2. Vantagens e desvantagens do uso do ao na construo.


Vantagens: ADMINISTRAO DA OBRA: As etapas de construo ficam mais definidas e simplificadas. As estruturas so fabricadas em indstrias, deixando o canteiro de obra livre para as demais etapas da obra. Possibilidade de reaproveitamento dos materiais em estoque e de sobras de obras. FUNDAES: So bastante aliviadas. Devido a alta resistncia estrutural possvel executar estruturas mais leves e vencendo grandes vos. LAJES: As formas se apoiam nas vigas metlicas, que esto niveladas, e dispensam o uso de pontaletes, liberando o pavimento para servios complementares. ALVENARIAS E REVESTIMENTOS: As estruturas de ao servem de referncia de prumo e nvel, devido a sua preciso milimtrica, o que acelera a execuo e melhora a qualidade. INSTALAO ELTRICA E HIDRULICA: Os elementos estruturais j vm preparados de fbrica com furos para passagem dos dutos. PRAZO DE EXECUO: Como as estruturas podem ser fabricadas simultaneamente com as fundaes e, utilizadas imediatamente aps montadas, a velocidade de execuo muito rpida. MO DE OBRA: bastante reduzida e, afeta at o servio de pedreiro e de acabamento que fica reduzido devido a preciso da montagem dos elementos estruturais. CUSTO FINANCEIRO: Como o prdio fica pronto em prazo menor, os rendimentos da explorao comercial da edificao so antecipados, e o cliente final pode dispor da edificao mais cedo.
Dcio Zendron Pg. 4

Como desvantagem podemos relacionar: FABRICAO / TRANSPORTE: Limitao da execuo em fbrica devido ao transporte at o local da montagem. TRATAMENTO SUPERFICIAL: Necessidade de tratamento superficial dos elementos estruturais para proteo contra corroso atmosfrica. MO DE OBRA: Necessidade de mo de obra e equipamentos especializados nas etapas de produo e montagem. FORNECIMENTO: Limitao de fornecimento de perfis para uso estrutural.

3. Ao, ferro gusa e ferro fundido.


O ao uma liga metlica constituda basicamente por ferro e carbono, com outros elementos, em pequena quantidade, para imprimir caractersticas especiais, sendo obtido a partir do refino do ferro gusa. Como refino entende-se a diminuio do teor de carbono ( at um valor mximo de 2 % ) de silcio e de enxofre que so extremamente prejudiciais ao ao. O ferro gusa o produto de primeira fuso do minrio de ferro e tem cerca de 3,5 a 4,0 % de carbono. utilizado como matria prima em fundies e siderrgicas. O chamado ferro ( no confundir com o elemento qumico ferro ) em termos tcnicos conhecido como ferro fundido o produto da segunda fuso do gusa, que tratado com adio de outros materiais para se chegar a um teor de carbono entre 2,5 e 3,0 % o que lhe confere propriedades diferentes do ao. Encontramos ferro fundido com teor de carbono de at 4,3 %.

4. A usina siderrgica
a usina siderrgica quem realiza a transformao, conhecida como reduo, do minrio de ferro em ao, pronto para o uso comercial. Existem dois tipos de usinas: a siderrgica no integrada que aquela que produz o ao a partir da sucata ( COSIGUA, Eletro Ao ); a integrada que o fabrica a partir do minrio de ferro, passando pela transformao do gusa em ao ( CSN, Aominas, Usiminas, etc.). A Companhia Siderrgica Nacional CSN comeou a operar em 1946.

Dcio Zendron Pg. 5

5. Propriedades do ao
O ao como um dos materiais mais importantes para uso estrutural, tem suas propriedades bem definidas e, entre elas podemos destacar:

Alta Resistncia Mecnica alta capacidade de absorver esforos, principalmente se comparado com outros materiais disponveis. Ductilidade Fragilidade Resilincia Tenacidade Dureza Fadiga capacidade de se deformar sob ao do carregamento. o oposto da ductilidade, produz ruptura brusca. a capacidade de absorver energia mecnica em regime elstico. a capacidade de absorver energia mecnica com deformao elstica e plstica. a resistncia ao risco ou abraso provoca ruptura em tenses inferiores s obtidas em ensaio esttico devido ao efeito da ao repetitiva em grande nmero

Devemos, ainda, destacar algumas propriedades mecnicas de conhecimento necessrio para o dimensionamento de elementos estruturais de ao.

MDULO DE ELASTICIDADE:

E = 205.000 MPa = 2.100 tf / cm = 12 x 10-6 / C

COEFICIENTE DE DILATAO TRMICA: MASSA ESPECFICA:

= 77,0 kN / m = 7,85 t / m = 0,30

COEFICIENTE DE POISSON NO REGIME ELSTICO:

MDULO TRANSVERSAL DE ELASTICIDADE: G = E / (2.(1 + )) G = 78.850 Mpa = 788 tf / cm2 COEFICIENTE DE POISSON NO REGIME PLSTICO: p = 0,50

Dcio Zendron Pg. 6

6. Influncia da composio qumica.


A composio qumica determina muitas das propriedades do ao, importantes nas aplicaes estruturais. Alguns elementos qumicos esto presentes nos aos comerciais devido aos mtodos de obteno e outros so adicionados para atingir objetivos especficos. Relacionamos no quadro abaixo, alguns elementos qumicos, e seu efeito quando presente na composio do ao:

ELEMENTO QUMICO

PONTO DE FUSO C

CARACTERSTICA DOS ELEMENTOS DE LIGA NOS AO

Alumnio

660

o elemento mais forte das ligas. um forte influenciador da sensibilidade ao envelhecimento. Eleva a resistncia a oxidao. empregado como elemento de liga em ligas de im permanente. A partir de ligas de Cobre-Berlio, so fabricadas molas espirais para relgios, sendo elas no magnetizveis. Possui alta dureza e resistncia a corroso. Melhora a tmpera total, mas diminui a resistncia a corroso. Aumenta a resistncia a oxidao dos materiais condutores de calor. o elemento de liga mais importante e de maior influncia nos aos. Com o aumento do teor de carbono eleva-se a resistncia e a temperabilidade dos aos, porm diminui sua ductilidade, soldabilidade e usinabilidade com ferramentas, com levantamento de aparas. O teor de carbono praticamente no tem influncia sobre a resistncia corroso provocada por gua, cidos e gases aquecidos.

Berlio

1283

Boro Clcio Carbono

2040 850

Csio

775

um elemento de purificao, pois um forte desoxidante e promove a dessulfurao. Melhora a resistncia oxidao nos aos termoestveis. Proporciona excelentes condies produzindo aparas pequenas. de usinagem,

Chumbo Cobalto

327 1492

Empregado como liga em aos rpidos, aos para trabalho a quente e em materiais altamente resistentes ao calor.

Dcio Zendron Pg. 7

ELEMENTO QUMICO

PONTO DE FUSO C

CARACTERSTICA DOS ELEMENTOS DE LIGA NOS AO

Cobre

1084

Eleva a resistncia a trao e o limite de alongamento dos aos, diminuindo sua maleabilidade. Aumenta a resistncia a oxidao atmosfrica. Eleva a resistncia mecnica dos aos e reduz ligeiramente sua ductilidade. Reduz a soldabilidade. Torna o ao quebradio. Sua presena prejudicial sendo tolerado teores de 0,025 a 0,030%. Sua presena prejudicial ao ao. um elemento deteriorador do ao. Os torna frgeis e quebradios, reduzindo a maleabilidade. Eleva a resistncia mecnica e reduz ligeiramente a ductilidade e a soldabilidade. Refora a capacidade de tmpera profunda. Eleva a resistncia a trao, a resistncia ao calor e melhora a soldabilidade Aparecem em conjunto e so estabilizadores em ligas de ao quimicamente estveis. Eleva a resistncia mecnica dos aos, enquanto reduz ligeiramente a ductilidade. Eleva a resistncia a flexo por choque. Estabiliza a estrutura dos aos, elevando a resistncia a trao e seu limite de alongamento.

Cromo Enxofre Fsforo Hidrognio Mangans

1920 118 44 * -262 1244

Mobilnio Niobio/Colombio Tntalo Nquel

2610 1950 3977 1453

Nitrognio Oxignio Selnio Silcio Titnio

* -210

* -218,7 prejudicial ao ao. Reduz as caractersticas mecnicas, principalmente a resistncia a flexo pr impactos. 217 1410 1812 Melhora o resultado de usinagem. Eleva a resistncia oxidao, a resistncia mecnica e a massa especfica. um metal durssimo, empregado em aos austenticos, aos resistentes corroso, para a estabilizao intercristalina. Aumenta a resistncia mecnica dos aos, eleva sua dureza, torna resistente ao calor e oxidao.

Tungstnio

3380

Dcio Zendron Pg. 8

ELEMENTO QUMICO

PONTO DE FUSO C

CARACTERSTICA DOS ELEMENTOS DE LIGA NOS AO

Vandio Zircnio

1730 1860

favorvel na qualidade dos aos destinados a construo mecnica e para ferramentas. Aumenta a vida til de materiais condutores de calor.

* Ponto de liquefao

PROPRIEDADES C
RESISTNCIA MECNICA DUCTILIDADE TENACIDADE SOLDABILIDADE RESISTNCIA A CORROSO DESOXIDANTE

ELEMENTOS Mn + Si + S + + + + P + + + + Cu Ti + Cr + Nb + -

+ -

LEGENDA: ( +) efeito positivo (-) efeito negativo

7. Principais tipos de Aos Estruturais


A seguir esto relacionados os aos especificados pela ABNT (Associao Brasileira de Normas Tcnicas) para usos estruturais em perfis, chapas e tubos. Relacionamos, tambm, os aos ASTM (American Society for Testing and Materials) de uso permitido pela NBR 8800. A designao dos aos estruturais, bem como suas caractersticas mecnicas, esto listadas no Anexo A da NBR-8800.

Dcio Zendron Pg. 9

7.1. AOS NORMALIZADOS PELA ABNT Ao para perfis de elementos estruturais.

NBR-7007 AOS PARA PERFIS LAMINADOS PARA USO ESTRUTURAL Classe / Grau MR-250 MR-290 AR-345 AR-COR-345A AR-COR-345B fy (Mpa) 250 290 345 345 345 fu (MPa) 400 415 450 484 484

NBR-6648 CHAPAS GROSSAS DE AO CARBONO PARA USO ESTRUTURAL Classe / Grau USI-SAC-300 USI-SAC-350 USI-SAC-450 CG-24 CG-26 fy (Mpa) 300 350 450 235 255 fu (MPa) 400 500 570 380 410

USI-SAC marca comercializada pela USIMINAS

NBR-6649 CHAPAS FINAS A FRIO DE AO CARBONO PARA USO ESTRUTURAL Classe / Grau CF-24 CF-26 fy (Mpa) 240 260 fu (MPa) 370 400

Dcio Zendron Pg. 10

NBR-6650 CHAPAS FINAS A QUENTE DE AO CARBONO PARA USO ESTRUTURAL Classe / Grau CF-24 CF-26 CF-28 CF-30 fy (Mpa) 240 260 280 300 fu (MPa) 370 410 440 490

NBR- 5004 CHAPAS FINAS DE AO CARBONO DE BAIXA LIGA E ALTA RESISTNCIA MECNICA Classe / Grau F-32 / Q-32 F-35 / Q-35 fy (MPa) 310 340 fu (MPa) 410 450

NBR-5008 CHAPAS GROSSAS DE BAIXA LIGA E ALTA RESISTNCIA MECNICA E A CORROSO ATMOSFRICA Classe / Grau t < 19 mm 19 mm > t < 40 mm 40 mm > t < 100 mm fy (Mpa) 345 315 290 fu (MPa) 480 460 435

NBR-5920 / NBR-5921 CHAPAS FINAS DE BAIXA LIGA E ALTA RESISTNCIA MECNICA E A CORROSO ATMOSFRICA (A FRIO / A QUENTE) Classe / Grau Laminado a frio Laminado a quente Bobinas laminadas a quente fy (Mpa) 310 340 310 fu (MPa) 450 480 450

Dcio Zendron Pg. 11

NBR-8261 PERFIL TUBULAR DE AO CARBONO, FORMADO A FRIO, COM OU SEM COSTURA, DE SEO CIRCULAR, QUADRADA OU RETANGULAR, PARA USO ESTRUTURAL Classe / Grau B - CIRCULAR B - QUADRADO C - CIRCULAR C - QUADRADO fy (Mpa) 290 317 317 345 fu (MPa) 400 400 427 427

AOS ASTM DE USO PERMITIDO PELA NBR-8800


(PARA PERFIS ESTRUTURAIS)
Classe / Grau fy (Mpa) AOS CARBONO ASTM A-36 ASTM-570 Grau 33 ASTM-570 Grau 40 ASTM-570 Grau 45 250 230 280 310 400 360 380 410 fu (MPa)

AO DE ALTA RESISTNCIA MECNICA ASTM A-441 ASTM A-572 345 290 485 415

AO DE ALTA RESISTNCIA MECNICA E CORROSO ATMOSFRICA ASTM A-242 ASTM A-588 345 345 480 485

Dcio Zendron Pg. 12

PARAFUSOS E BARRAS ROSQUEADAS


As especificaes relacionadas a seguir so aplicveis a parafusos e a barras redondas rosqueadas empregadas como tirantes e chumbadores. Os parafusos e barras fabricados com ao temperado no podem receber solda e nem aquecimento para a montagem. Os parafusos de ao ASTM A 325 so disponveis tambm com resistncia a corroso comparveis a dos aos AR-COR-345 ou ASTM A 588.

AOS USADOS EM PARAFUSOS E BARRAS ROSQUEADAS


Especificao fy (Mpa) fu (Mpa) REBITES ASTM A 502 ou EB 49 415 Dimetro Mximo (mm) Tipo de material

PARAFUSOS ASTM A 307 ISO 898 ASTM A 325 245 635 415 390 825 100 36 1/2 < d > 1 1/2 < d > 2 1/2 CARBONO CARBONO CARBONO / TEMPERADO TEMPERADO

ASTM A 490

895

1035

BARRAS ROSQUEADAS ASTM A 36 ASTM A 588 250 345 400 485 100 100 CARBONO RESISTENTE CORROSO

Dcio Zendron Pg. 13

8. MTODO DOS ESTADOS LIMITES


Para os efeitos da NBR-8800, devem ser considerados os estados limites ltimos (ELU) e os estados limites de servio (ELS). Os estados limites ltimos esto relacionados com a segurana da estrutura sujeita s combinaes mais desfavorveis de aes previstas em toda a vida til, durante a construo ou quando atuar uma ao especial ou excepcional. Ex: a ruptura mecnica do elemento estrutural.
Os estados limites de servio esto relacionados com o desempenho da estrutura em condies normais de uso. Ex: o deslocamento excessivo

Chamando: Sd solicitao de clculo. Rn resistncia nominal. - coeficiente de minorao da resistncia do material. Tem-se: S d Rn

8.1. CARREGAMENTOS
As aes a considerar so classificadas de acordo com a NBR-8681 Aes e Segurana nas Estruturas em: PERMANENTES (g): peso prprio da estrutura, de revestimentos, pisos, material de acabamento e equipamentos. ACIDENTAL (q): sobrecargas de ocupao da edificao, moblias, divisrias, vento, empuxo de terra, variao de temperatura, etc. EXCEPCIONAIS (e): exploses, choques de veculos, abalos ssmicos, enchentes, incndios, etc.

8.2. COEFICIENTES DE MAJORAO DOS ESFOROS


8.2.1. Majorao dos carregamentos Para o mtodo dos estados limites as cargas resultantes das diversas aes a que est submetida a estrutura deves ser majorada pelos coeficientes de ponderao previstos na NBR-8800.
Dcio Zendron Pg. 14

Chamando: S esforo nominal - coeficiente de majorao (minorao) das aes Sd solicitao de clculo Tem-se: A combinao para os casos normais de uso e durante a construo:

Sd = g.g + q1.q1 + (qj.j.qj)


Quando houver cargas excepcionais:

Sd = g.g + E + (q..q)
Onde: g carga permanente q carga acidental q1 carga acidental predominante E carga excepcional - fator de combinao leva em conta a possibilidade de ocorrncia simultnea. g coeficiente de majorao (minorao) da ao permanente q coeficiente de majorao da ao varivel. Os valores dos coeficientes de majorao (minorao) das aes esto relacionados nas tabelas a seguir: COEFICIENTES DE PONDERAO (MAJORAO OU MINORAO) PARA AES PERMANENTES - g Combinaes Normais Durante a Construo Excepcionais Grande Variabilidade 1,4 (0,9) 1,3 (0,9) 1,2 (0,9) Pequena Variabilidade 1,3 (1,0) 1,2 (1,0) 1,1 (1,0)

COEFICIENTES DE PONDERAO (MAJORAO OU MINORAO) PARA AES VARIVEIS - q Combinaes Normais Durante a construo Excepcionais Recalques diferenciais 1,2 1,2 0 Variaes de temperatura 1,2 1 0 Aes de uso 1,5 1,3 1,1 Demais aes variveis 1,4 1,2 1,0

Valores entre parnteses correspondem aos coeficientes favorveis segurana.


Dcio Zendron Pg. 15

Cargas permanentes de pequena variabilidade so os pesos prprios de elementos metlicos e pr fabricados com rigoroso controle de peso. O efeito de temperatura citado no inclui o gerado por equipamentos, o qual deve ser considerado como ao decorrente do uso e ocupao da edificao. FATORES DE COMBINAO - Aes Sobrecargas em pisos de bibliotecas, oficinas e garagens. Contedo de silos e reservatrios. Cargas de equipamentos, incluindo pontes rolantes e sobrecargas em pisos diferentes dos anteriores. Presso dinmica do vento. Variao de temperatura 0,65 0,60 0,60 0,75

Os coeficientes devem ser tomados iguais a 1,0 para aes variveis no relacionadas na tabela.

9. BARRAS TRACIONADAS
Ponte Alamillo. Sevilha, Espanha. Mastro de sustentao inclinado, sem ancoragem, e tirantes de ao em forma de harpa.
Projeto Santiago Calatrava

9.1. Dimensionamento de barras trao. Uma barra de ao submetida ao esforo normal de trao ter duas regies distintas de avaliao:

Dcio Zendron Pg. 16

Trecho Y: regio da barra onde o escoamento generalizado no permitido, pois inutilizaria a barra devido ao alongamento excessivo. Trecho U: regio com tenso no uniformes devido ao posicionamento dos conectores onde no pode ocorrer ruptura ltima da pea. Denominando: Nd esforo normal de clculo. Nn Resistncia nominal fora normal. - coeficiente de reduo. Ag rea bruta. Ae rea lquida efetiva. O dimensionamento da barra tracionada atender: a) No trecho Y com seo transversal de rea bruta. Nn = Ag . fy - com = 0,90 b) No trecho U com seo transversal de rea efetiva. Nn = Ae . fu - com = 0,75 A resistncia da barra ser o menor dos dois valores obtidos e tem-se como condio de projeto: Nd Nn

9.2. reas de Clculo.

A seo transversal de uma barra pode ou no conter furos para a colocao de conectores.

Dcio Zendron Pg. 17

Teremos ento a seo transversal sem furos e a com furos, definindo uma rea bruta Ag e uma rea lquida An.

rea Bruta Ag Ag = b . t A rea bruta dos perfis industriais pode ser obtida das tabelas dos fabricantes. rea Lquida An d dimetro do furo para efeito de clculo (dimetro a descontar para clculo da rea lquida). d dimetro do conector (parafuso ou rebite). Para um furo padro: d = (d + 1,5) + 2,0 = d + 3,5 mm. Onde: 1,5 a folga mxima entre um furo padro e o parafuso. 2,0 o dano produzido pela abertura do furo por puncionamento. An = (b - d) . t Furos em Ziguezague

Dcio Zendron Pg. 18

s - espaamento longitudinal entre furos consecutivos. g - espaamento transversal entre furos consecutivos. t - espessura da pea.

O aumento da rea lquida devido ao rasgo inclinado na seo em ziguezague definido pelo comprimento terico da linha de ruptura expresso, para cada segmento pela expresso: (s2/4g) O acrscimo de rea definido por: (s2/4g) . t rea lquida efetiva Ae. Para compensar a distribuio das tenses de maneira no uniforme, adota-se um coeficiente de reduo Ct. Ae = Ct . Ag Valores de Ct Ct = 1,0 - quando a transmisso do esforo feita por todos os elementos da pea. Ct = 0,9 para perfis I e H onde bf 2/3.d e perfis T cortados destes perfis com ligaes nas mesas, tendo, no caso de ligaes parafusadas o nmero parafusos maior que trs por linha de furao na direo da solicitao. Ct = 0,85 para perfis I e H onde bf < 2/3.d e perfis T cortados destes perfis e todos os demais perfis, incluindo barras compostas, tendo, no caso de ligaes parafusadas, o nmeros de parafusos maior que trs por linha de furao na direo da solicitao. Ct = 0,75 para todos os casos quando houver apenas 2 parafusos por linha de furao na direo da solicitao.

Dcio Zendron Pg. 19

You might also like