You are on page 1of 36

Curtas e Rpidas

Consumir determinados alimentos juntos em uma refeio pode melhorar sua sade.
AlimenTAo

Combine nutrientes com harmonia


D
Thinkstock/Getty Images

urante a passagem da comida pelo trato digestivo, h interaes entre os nutrientes que podem ser positivas ou no. Nas boas interaes, o nutriente favorece a absoro intestinal, o transporte, a utilizao e o armazenamento da outra substncia. J na interao negativa, o corpo absorve menos do que faria se esses nutrientes fossem consumidos separadamente. Veja como aproveitar o mximo de cada alimento em prol de sua sade:

PRoPRiedAdes
A vitamina C (laranja) aumenta a absoro do ferro no-heme (vegetais em geral, leguminosas e cereais). Essa combinao s no vale para o ferro heme (encontrado nas carnes), que j bem assimilado pelo organismo.

A vitamina A (cenoura) se une ao ferro na digesto e impede que ele se una a outras substncias prejudiciais sua digesto.

Quanto vai custar o txi?


Site que usa os mapas do Google d uma previso de quanto custar a corrida de txi em quase todas as capitais do pas.
seRvios

Graas ao efeito antioxidante da vitamina E (cereais) sobre a gordura (azeite), a vitamina A melhor absorvida pelo organismo.

A vitamina D, ativada atravs da luz solar, contribui para a absoro de clcio nos intestinos, diminuindo sua eliminao pelos rins.

As gorduras permitem vitamina K (brcolis) incorporar-se melhor ao organismo e tambm favorecem a absoro do licopeno (tomate). Uma dica acrescentar azeite ao molho de tomate da macarronada e temperar a salada com azeite.

Vai pegar um txi na sua cidade ou em outra, mas quer antes ter uma ideia de quanto custar a corrida? Pois bem, no site www.tarifadetaxi.com, h um simulador que mostra quanto dar a corrida de um endereo para outro tanto nos horrios de bandeira 1, como de bandeira 2. Uma mo na roda para voc nunca mais ser pego desprevenido, seja porque no tem dinheiro suficiente para pagar o txi, seja porque o motorista tentou engan-lo. O simulador usa os mapas do Google para dar a resposta. Ns testamos o servio na cidade do Rio de Janeiro e os valores foram bem prximos aos fornecidos pelo site .

Thinkstock/Getty Images

veja mais sobre como emagrecer com sade em www.proteste.org.br/nutricaoesaude/emagrecer-com-saude


4 Pro Teste 95 Setembro 2010 www.proteste.org.br

Thinkstock/Getty Images

Cuidados na escolha de hospedagem


Para no transformar seu descanso em preocupao, siga nossas dicas .
viAgens

mais curtas Beleza feminina


Pesquisadores descobriram que as mulheres atingem o auge de sua beleza, atualmente, aos 31 anos e que mulheres entre 27 e 30 anos so consideradas mais atraentes do que garotas entre 18 e 19 anos. Os pesquisadores ouviram mais de 2.000 homens e mulheres britnicos e descobriram que a beleza est muito mais relacionada personalidade do que aparncia. a confiana o aspecto da personalidade que deixa as pessoas mais bonitas. Boa notcia para esse mundo que valoriza tanto a juventude e a aparncia, no?
Thinkstock/Getty Images

etembro e outubro so meses em que muita gente faz viagens rpidas, para aproveitar os feriados. Se voc est pensando em viajar no prximo feriado de 7 de Setembro ou de 12 de Outubro, fique de olho nas nossas dicas para no ter dor de cabea: Se for possvel, antes de contratar, v at o hotel ou pousada ou pergunte a seus conhecidos se algum j se utilizou dos servios. Amigos sempre tm dicas muito valiosas. Nunca deposite o valor da

reserva em nome de pessoa fsica. Prefira sempre a conta da pousada ou do hotel e no deixe de perguntar e consultar o seu CNPJ. Antes de viajar, se informe sobre o que est coberto no pacote contratado: refeies, passeios, etc. O ideal ter uma confirmao por escrito. Caso tenha feito a contratao de dirias, o check-in deve ocorrer no mesmo horrio do check-out. Uma diria corresponde a um prazo de 24 horas. Se restar alguma dvida, ligue-nos: (21) 3906-3900.

Os aditivos dos McNuggets


No h motivo para alarde com os aditivos base de petrleo.
em PRimeiRA mo
Thinkstock/Getty Images

Recall TV lG
a lG est fazendo um recall dos 66,1 mil aparelhos de TV modelo lCD Time machine fabricados entre dezembro de 2007 e novembro de 2008. Capacitores e transistores defeituosos acarretam desligamento automtico. a queima da fonte de alimentao impede que eles liguem novamente. Os televisores envolvidos no recall so os do modelo 32lB9RTB/32lB9RTa, nmeros de srie 712az at 811az, e modelo 42lB9RTa, nmeros de srie 802az, 804az, 806az e 808az. Para informaes sobre como proceder, ligue para 0800-7268160.

ma reportagem da CNN, rede jornalstica americana, denunciou que os nuggets do Mc Donalds trazem aditivos a base de petrleo. A empresa confirmou o uso de TBHQ e Dimetilpolissiloxano nos nuggets. Fomos atrs desta notcia para saber se os consumidores estariam em risco e no h motivo para alarde. Esses aditivos so classificados como antioxidantes e antiespumantes, respectivamente, e so liberados para serem usados, entre outros alimentos, em leos e gorduras. Esses aditivos so regulamentados em todo o mundo. Quando respeitados os limites mximos de uso, no trazem

prejuzos sade. De todo modo, h estudos que relacionam os aditivos citados ao desenvolvimento de cncer, quando consumidos em altas quantidades. Porm, esses estudos ainda no so conclusivos. Se voc quiser ter uma alimentao o mais livre possvel de aditivos, consuma alimentos frescos.

errata
na edio no 94 (ago/2010), erramos ao afirmar que a prestadora de servios TVa Digital utiliza tecnologia radiofrequncia para transmisso de sua programao. a TVa usa o sistema DTH (via satlite).

veja o nosso estudo sobre aditivos em www.proteste.org.br/alimentacao/pesquisa-aditivos


www.proteste.org.br

Pro Teste 95 Setembro 2010 5

S para Associados

benefcios de todo
Voc pode escolher desde um crdito pessoal at remdios com desconto. E falar com a PROTESTE ficou mais fcil.

conVnios
"As parcerias firmadas pela PROTESTE permitem que o associado tenha acesso exclusivo escolha certa, isto , a produtos e servios com a melhor relao qualidade/ preo do mercado."
Carla Alexandre, coordenadora de Planejamento

CDb

Rentabilidade e segurana em uma nica aplicao


O CDb PrOTESTE/banif rende 100% do CDI para aplicaes a partir de R$ 2 mil. Para contratar, voc precisa abrir uma conta no Banif. Entre em contato com a agncia mais prxima.
www.proteste.org.br/cdb-banif

SEgurO DE vIDA

CrDITO PESSOAl

Proteja sua famlia contra imprevistos


O Seguro PrOTESTE/ACE possui todas as coberturas mais importantes. Conforme seu perfil, voc pode pagar por ele menos da metade de um seguro equivalente.
www.proteste.org.br/convenio/seguro-de-vida

Emprstimo pela metade do custo de mercado


Voc pode contrair um emprstimo pessoal com 51% de CET, enquanto os bancos cobram em mdia o dobro.
baniffinanceira@bancobanif.com.br ou convenio@proteste.org.br.

MEDICAMENTOS E OrIENTAO EM SADE

ASSISTNCIA AuTO, MOTO E vIAgEM

Remdios com desconto e informao para sua sade


O convnio PrOTESTE/ePharma oferece cerca de 1,5 mil medicamentos com descontos de 15% a 60%. Voc tambm pode receber orientao sobre estresse, medicamentos, alimentao saudvel e atendimento mdico.
www.proteste.org.br/epharma

Viaje protegido, e cuide de seu veculo tambm


Voc tem direito a 20% de desconto ao contratar os servios de assistncia auto, moto ou viagem.
www.mondialtravel.com.br/proteste
Em todos os convnios citados, se voc tiver algum problema com o fornecedor, pode e deve recorrer PrOTESTE para intermediar seu caso.

6 Pro Teste 95 Setembro 2010

www.proteste.org.br

do tipo
sEu contato

gora falar com a PROTESTE ficou mais fcil. Para melhor atender voc, a PROTESTE investiu em uma novo sistema de telefonia, em que as ligaes podero ser atendidas com mais rapidez e eficincia. Nossa meta responder sua chamada em at 30 segundos. Ao entrar em contato com a PROTESTE, tenha em mos seu nmero de associado. Quando for solicitado, digite seu nmero e voc receber um atendimento personalizado. Os nmeros para contato permanecem os mesmos. Veja abaixo.

No perca no ms de outubro o lanamento da nossa mais nova parceria...

falE conosco
Tel.: (21) 3906-3800 - Fax: (21) 3906-3999 Tel.: (21) 3906-3900 - Fax: (21) 3906-3999 Ou envie-nos um e-mail: acesse www.proteste.org.br, entre em Contatos e veja em qual campo se enquadra sua situao Av. Lcio Costa, 6420 - salas 101 a 106 Barra da Tijuca - Rio de Janeiro Horrio de atendimento: 9h s 18h (segunda a sexta)

dVidas administRatiVas dVidas juRdicas

Fabiane Arajo
Consultora PROTESTE

A PROTESTE ganhar muitos crditos com voc!

www.proteste.org.br

Teste

Sorvetes de creme adoam sua vida


Quando consumidos com moderao, no fazem mal ao organismo. E se voc optar pelos produtos sem acar, pode incrementar sua dieta com muito sabor - e sem culpa.
ueridinho das crianas, o sorvete de creme tambm faz boa presena entre os adultos, ainda mais quando a opo (gelada) para a sobremesa. Por isso, analisamos sete produtos para conferir at que ponto o consumo seguro para a sade. E descobrimos que, quando degustado com moderao, o sorvete no faz mal, principalmente se voc optar pela verso sem acar. As cinco marcas com acar que selecionamos para o teste comparativo foram bem avaliadas. As duas opes sem acar tambm receberam tima avaliao e revelaram a presena de fibras em sua composio (veja mais informaes no quadro da pg. 10). Como no existe valor dirio recomendado para a presena de acar (sacarose), utilizamos como base a recomendao da Organizao Mundial da Sade, que considera que apenas 10% das calorias ingeridas em um dia devam ser provenientes de acares simples. Analisando as amostras em pores de 60 g (equivalente a uma bola), todos os produtos se saram bem. Com exceo dos sorvetes sem acar, praticamente no h diferena entre os teores de

Como fizemoS o teSte


Selecionamos cinco sorvetes com acar e dois sem acar para avaliar caractersticas como a qualidade fsico-qumica, higiene e rotulagem. tambm realizamos um teste sensorial com consumidores, que analisaram aspecto, odor, cor e sabor de cada um dos produtos. Anlises fsico-qumicAs Avaliamos a composio nutricional e a quantidade de edulcorantes artificiais (adoantes) e a densidade aparente (presena de ar).

acar dos produtos testados. No teste comparativo, os sorvetes com menor valor energtico e teores de gordura (total, saturada e trans), sdio, acar e com maior teor de clcio foram mais bem avaliados. Com relao ao clcio, importante para a formao de ossos e dentes, Molico e Kibon Light (ambos sem acar) so os que mais apresentam o mineral, com 14% da ingesto diria recomendada para adultos. Nenhum dos produtos testados apresentou gordura trans em sua composio e todos esto em dia com as normas de higiene.

Carrefour erra (at ao contrrio) no rtulo

Na avaliao da qualidade das informaes dos rtulos, todas as marcas traziam as informaes obrigatrias. Entretanto, a maioria pecou ao no mencionar as informaes opcionais, que julgamos igualmente importantes. Apenas nos produtos de marca prpria (Qualit, Carrefour e Great Value) constava a data de fabricao que ajuda voc a optar pelo produto mais fresco. E nenhum dos sorvetes informava a validade aps a abertura. Quanto veracidade das informaes nutricionais, diversas mar-

hisTria do sorveTe
Historiadores afirmam que os habitantes da China, da Babilnia e do antigo Egito foram os primeiros a preparar sorvetes e outras sobremesas geladas. Para refrescar o calor na corte do imperador Nero, os romanos fabricavam uma espcie de sorvete com gelo e mel e usavam, como aromatizantes, sucos de fruta e vinho. Entretanto, foi o viajante Marco Polo, no sculo XIII, quem trouxe do Oriente uma novidade (hoje indispensvel) na confeco dos sorvetes: o uso de leite como ingrediente. Com isso, as receitas foram aprimoradas e se tornaram exclusivas das famlias reais da Frana e da Inglaterra. Ou seja, apenas os nobres desses dois pases podiam consumir. Aps seis sculos, as receitas foram integradas aos hbitos alimentares do planeta, graas aos italianos (pais do sorvete artesanal) e aos americanos (pais do sorvete industrial).

8 Pro Teste 95 Setembro 2010

Perkins

www.proteste.org.br

Apesar da avaliao positiva, os sorvetes no devem fazer parte da alimentao diria das crianas

veja em nosso siTe


Fibras alimentares previnem doenas: www.proteste.org.br/ nutricaoesaude/fibras

www.proteste.org.br

Pro Teste 95 Setembro 2010 9

Thinkstock/GettyImages

Teste
delcia na medida cerTa
A composio nutricional de um sorvete depende, essencialmente, das matriasprimas utilizadas em sua fabricao. Pode-se dizer, em relao ao perfil nutricional, que as cinco marcas de sorvete de creme com acar que selecionamos para o nosso teste so semelhantes. Para adultos com uma dieta de 2.000 kcal/dia, uma bola - ou uma poro de 60 g - considerada a medida certa, pois no ultrapassa 15% das necessidades dirias nutricionais (equivalentes s de um lanche), nem o limite aceitvel de consumo de acar para essa refeio, que de 7,5 g.

Uma bola de sorvete de creme contm de 6 a 7,5 g de acar.

Duas bolas de sorvete podem conter de 12 a 15 g de acar.

Apenas os produtos de marca prpria apresentam a data de fabricao, o que permite a voc escolher o produto mais fresco.

sem acar e sem culPa


Quem precisa controlar o acar - como os diabticos e as pessoas em processo de emagrecimento - pode ficar sossegado, pois a sobremesa est garantida. Isso porque nosso estudo englobou, alm de cinco marcas de sorvete convencionais, dois produtos sem acar, que podem dar um pouco de sabor para quem evita doces. Constatamos que, alm de seguros para o consumo, eles so uma boa fonte de fibras, com cerca de 4 g para cada poro de 60 g (os sorvetes com acar no contm fibras em sua composio). De modo geral, os produtos tiveram tima avaliao em todos os quesitos (veja mais na tabela da pgina ao lado). Se voc riscou o acar e a gordura da dieta, pode degustar o sorvete sem acar - e sem culpa. Mas ateno: por conter edulcorantes artificiais (adoantes), esse tipo de sorvete no deve ser consumido por gestantes e crianas.

o sorvete Kibon Light possui, em uma bola, 35 kcal a menos que a verso tradicional.

Pesquisas mostram que os atributos mais valorizados na escolha do sorvete so marca, tipo de embalagem e qualidade

cas extrapolaram o limite de 20% de diferena (para mais ou para menos) que a legislao brasileira define entre os valores dos nutrientes declarados em rtulo e o valores encontrados em laboratrio. O sorvete Carrefour, por exemplo, errou nos itens carboidratos e gorduras (total, saturada e trans). No caso da gordura trans, um fato curioso: embora o Carrefour afirme empreg-la na composio, a anlise revelou que o produto livre dessa substncia.

marcas agradam aos consumidores

Para ser macio e transmitir a agradvel sensao de cremosidade ao paladar, um bom sorvete precisa ter a quantidade correta de ar incorporado sua composio. Nesse aspecto, todos os produtos esto dentro do limite estabelecido pela legislao, sendo que Nestl e Molico apresentaram maior densidade. No teste sensorial com os consumidores, o sorvete mais apreciado de um modo geral foi o Kibon (nosso melhor do teste, que recebeu melhor avaliao no aspecto, cor, odor, sabor e avaliao geral) seguido do Great Value (nossa escolha certa). O sorvete da Nestl foi o que apresentou melhor perfil de textura, segundo nossos consumidores. Se voc optar pela nossa escolha certa ao invs do melhor do teste, pode levar duas embalagens ao preo de uma. Entretanto, por se tratar de um produto de marca prpria da Wal-Mart, o sorvete Great Value pode no ser encontrado na sua regio. Apesar da avaliao positiva dos produtos nos testes, o consumo de sorvetes por crianas deve ser espordico, por conta da presena de gordura saturada e da sacarose. E jamais fazer parte da rotina alimentar diria dos pequenos.
www.proteste.org.br

10 Pro Teste 95 Setembro 2010

sorvetes de creme

preo (r$)
Valor energtico (kcal/60 g)

resultados

Gordura saturada

Tradicional (com acar) Kibon GReAt VAlue nestl quAlit cARRefouR sem acar molico Creme sem adio de acares Kibon Creme Light 9,99 - 14,79 11,58 - 18,01 62 61 n/a n/a B B A B A A A A A B A A B B 82 71 11,20 - 17,98 8,28 - 8,94 10,20 - 16,49 8,49 - 11,48 7,99 - 9,90 96 110 98 95 115 C C B C C [B[ [B[ [B[ [B[ [C[ [B[ [C[ [C[ [B[ [B[ [B[ [A[ [C[ [C[ [A[ [A[ [B[ [C[ [A[ [C[ [B[ [B[ [A[ [B[ [B[ [B[ [B[ [B[ [B[ [A[ [A[ [A[ [B[ [B[ [C[ 76 74 74 68 63

como ler a tabela


Preos Referem-se embalagem de 2 litros, com exceo do Molico (0,7 litros) e do Kibon Creme Light (1 litro). Coletados em Braslia e nas capitais de BA, PR, RJ (mais Niteri), RS, SC, SP (mais Guarulhos). Higiene Analisou a presena de micro-organismos (inclusive os que tm capacidade de se desenvolver em baixas temperaturas). Densidade aparente Verificamos a presena de ar na composio dos produtos.

Sorvetes de creme A escolha certa


76
Kibon Creme CremoSSSimo
Foi o produto mais apreciado pelos voluntrios na anlise sensorial. entre R$ 11,20 e R$ 17,98

Sorvetes de creme sem acar A escolha certa

82
moLiCo
Seguro para o consumo de diabticos e de pessoas que querem emagrecer, alm de uma boa fonte de fibras. entre R$ 9,99 e R$ 14,79 o pote de 700 ml

O melhor do teste A escolha certa O barato do teste

Muito bom Bom Aceitvel Fraco Ruim

74
greAt vALUe SAbor Creme
Entre os sorvetes de marca prpria, foi o mais bem avaliado em nosso teste. entre R$ 8,28 e R$ 8,94

71
Kibon Creme Light
Se voc no encontrar o Great Value em sua regio, consulte a tabela acima e escolha entre os bons produtos.

Tem um pouco mais de gordura que o Molico, mas foi igualmente bem avaliado na anlise sensorial e tem preo mais baixo. entre R$ 11,58 e R$ 18,01 o pote de 1 litro

Bons produtos

www.proteste.org.br

Pro Teste 95 Setembro 2010 11

Anlise sensorial

maio de 2010 (entre... e...)

Gordura total

Rotulagem

Densidade

Higiene

Acar

clcio

AVAliAo finAl

agrecer Veja como em em sade com ste.org.br/ www.prote / icaoesaude nutr comemagrecersaude

Presso a
Presso alta um risco tanto a curto quanto a longo prazo. Mas a presso baixa tambm perigosa.
presso arterial aquela exercida pelo sangue sobre a parede das artrias de grande circulao. Quanto menor for a capacidade dos vasos sanguneos, maior ser a presso arterial; j quando h dilatao (o alargamento) dos vasos, cai a presso. Existem trs fatores que determinam a presso arterial: a quantidade de sangue bombeada do corao, o volume de sangue nos vasos sanguneos e a capacidade destes. A presso exprime-se em centmetros (cm) ou milmetros (mm) de mercrio (Hg). A presso arterial considerada normal quando a mxima inferior a 14 cmHg (140 mmHg) e a mnima, inferior a 8,5 (85). A partir dos 18 anos, uma presso de 12 por 8 considerada tima.

Sade

Controle-a para viver melho


Exames de rotina so importantes
Na primeira fase, a hipertenso arterial no apresenta sintomas, mas, medida que os anos vo passando, eles comeam a aparecer. Os mais comuns so: dor de cabea, falta de ar, enjoos, viso turva que pode estar acompanhada de zumbidos, debilidade, sangramento pelo nariz, palpitaes e at desmaios sendo que muitos desses sintomas tambm podem ser sinal de presso baixa. S que quanto mais tempo passar sem diagnstico e tratamento, maiores os riscos de suas consequncias. Por isso, importante ir ao mdico regularmente. Geralmente, a hipertenso descoberta pelo mdico de clnica geral quando procede a um exame de rotina. O tratamento da hipertenso no cura a doena, mas permite evitar as suas consequncias. prolongado e no deve ser interrompido ou alterado, exceto por iniciativa do mdico, mesmo que a presso parea controlada. Caso contrrio, a situao do doente pode ficar pior do que antes de iniciar o tratamento.

Ter hipertenso muito perigoso

Quando a pessoa comea a apresentar presso mxima superior a 16 cmHg e mnima superior a 9,5 com frequncia, se caracteriza um problema de hipertenso. Se o valor mnimo for superior a 10,5, existe hipertenso grave. Se chegar ao estado grave, a pessoa pode sofrer um acidente vascular cerebral (AVC), ter reduo progressiva da acuidade visual, sofrer um espessamento das artrias com formao de placas de ateroma (o que reduz a circulao sangunea para os
12 Pro Teste 95 Setembro 2010

rgos vitais), ter um enfarte e/ou sofrer deteriorao da funo renal e atrofia dos rins, e at uma morte instantnea. As causas que provocam a presso alta so variadas. Em muitos casos, o fator desconhecido. Entre as causas conhecidas esto as doenas dos rins, das glndulas (endcrinas) e do sistema nervoso; o abuso de certos medicamentos; e a gravidez. Existe uma predisposio familiar para a hipertenso. As pessoas com parentes prximos que sofram de hipertenso devem medir a presso regularmente. O excesso de sal na alimentao, a ingesto

de lcool (mesmo em doses moderadas) e o estresse fazem aumentar a presso de forma excessiva em pessoas geneticamente predispostas ou com histrico de hipertenso. O uso de contraceptivos orais no causa, diretamente, hipertenso, mas pode acelerar o seu aparecimento. E a incidncia de acidentes cardacos e cerebrovasculares maior nos hipertensos fumantes do que nos no-fumantes. Portanto, se tiver tendncia para a hipertenso, procure deixar de fumar. Alm disso, convm evitar o aumento de peso.
www.proteste.org.br

Thinkstock/Getty Images

Presso baixa nem sempre ruim

J quando a presso muito abaixo do ideal, caracteriza-se a hipotenso, que consiste em uma presso persistentemente abaixo de 9 por 6. Contudo, esses limites podem variar de uma pessoa para outra. Por exemplo, se sua presso mxima de 11,5, mas sua presso mnima de 5, voc pode sofrer de hipotenso. Mas raramente a presso arterial baixa significa uma doena ou um problema grave. A grande maioria das pessoas que se queixa de presso baixa so sadias. Mas se a presso for demasiadamente baixa, pode no proporcionar oxignio suficiente e nutrientes s clulas, se tornando, ento, um problema. A hipotenso pode ser: teraputica, quando resulta da administrao de medicamentos anti-hipertensores, antidepressivos, etc.; ortosttica, quando ocorre no momento em que a pessoa se levanta rapidamente (sbita diminuio da circulao cerebral); ou devido
www.proteste.org.br

avanada idade do paciente, com alterao dos centros nervosos vasomotores. Tambm o calor demasiado pode provocar essa reao no organismo, j que ele faz com que as artrias sejam dilatadas, facilitando a circulao do sangue e diminuindo a presso. As situaes mais graves, ou seja, os choques, podem ser causados por hemorragias externas abundantes, envenenamentos, intoxicaes severas, desidrataes, reaes alrgicas, entre outros fatores. Outras causas comuns de hipotenso incluem a gravidez, problemas cardacos ou na glndula tireoide, o diabetes, a deficincia de vitaminas, a anemia e o uso de certos medicamentos. A hipotenso arterial tambm pode ser o resultado de um mau funcionamento nos mecanismos que mantm a presso arterial. Por exemplo, se existir uma perturbao na capacidade dos nervos para conduzir sinais, os mecanismos de controle de compensao podem no funcionar corretamente.

14% dos bitos no mundo so atribudos hipertenso. No Brasil, o problema afeta 36% dos homens e 30% das mulheres

veja em noSSo SiTe

Como medir a sua presso e dicas para manter a presso estvel em: www.proteste.org.br/saude/comotirar-pressao-arterial

Pro Teste 95 Setembro 2010 13

Thinkstock/Getty Images

hor

arterial

Teste

e economiz

R$ 600

COMO fIzeMOs O teste

Geladeiras: o caro a porta


s geladeiras com acabamento em inox so um charme. Mas o desempenho delas no difere em nada da verso tradicional (em geral branca) da mesma marca. Portanto, antes de optar por uma geladeira prateada, pergunte-se: vale a pena gastar entre R$ 600 e R$ 1.600 a mais, por exemplo, no caso de nossa escolha certa branca, pelo charme e a promessa de maior durabilidade da de inox? Ou ter a comodidade de no precisar descongelar a geladeira j satisfaz as suas necessidades? Os problemas encontrados nas geladeiras testadas so os mesmos de sempre, ainda que em menor escala: diferena entre o volume medido e o anunciado, instabilidade na temperatura do congelador e temperatura alta na gaveta de legumes. Ou seja, se voc acompanhou os nossos testes anteriores de geladeiras (set/08, out/05, abr/04 e mar/04), no se surpreender com os resultados. A seguir, as particularidades que encontramos.

Nas sete geladeiras frost-free (trs com acabamento de inox e quatro brancas), checamos: se o volume anunciado era real; o desempenho; o consumo e a segurana eltrica. Consumidores testaram o conforto das geladeiras. Desempenho Inclui capacidade de congelamento, manuteno da temperatura em falta de energia e a estabilidade da temperatura no refrigerador e no congelador.

Analisamos geladeiras frost-free com acabamento em inox e tradicional e no h diferena de desempenho entre as verses.

Consul congela duas vezes mais rpido

As anlises de velocidade de congelamento foram feitas na temperatura externa de 32. Para congelar um alimento (passando-o da temperatura ambiente de 20 para -18), as geladeiras levam entre 4h01' (Consul) a 8h50' (Electrolux). A velocidade de congelamento um dos poucos aspectos em que encontramos uma diferena to grande de resultados (mais que o dobro) entre as marcas. De todo modo, o resultado da Electrolux ainda considerado aceitvel de acordo com a nossa avaliao. J na estabilidade, analisamos a capacidade de manuteno da temperatura na geladeira em trs temperaturas externas: 16, 32 e 43. Somente Electrolux no conseguiu manter as temperaturas do congelador abaixo de -18 em nenhuma das trs avaliaes. O modelo da Consul, mesmo a 43 externos, manteve a temperatura do congelador em -19. Em relao ao refrigerador, o ideal seria que a temperatura oscilasse entre 0 e 4. No encontramos
www.proteste.org.br

14 Pro Teste 95 Setembro 2010

Thinkstock/GettyImages

428 a 445 338 a 387 52%

as temperaturas dentro da geladeira


Veja as menores e as maiores temperaturas encontradas nas vrias partes da geladeira no teste de estabilidade, na temperatura ambiente de 32o .

o volume (em litros) que as geladeiras testadas comportam, anunciado pelos fabricantes.

CongelADor mais baixa: BrAstemp mais alta: eleCtrolux

-18,9o -15,4o

o volume medido em laboratrio (em litros) realmente disponvel para alocar alimentos nas geladeiras.

prAteleirA mDiA mais baixa: eleCtrolux mais alta: BosCh

5,5o 14,9o

a maior diferena entre o volume anunciado e o medido, encontrado na parte de refrigerao da Brastemp.

temperaturas inferiores a 0. Mas muitos refrigeradores tm temperaturas maiores que 4. A Bosch, pior avaliada nessa etapa do teste, deixa a gaveta dos legumes em 10 nas trs temperaturas externas. A Electrolux foi a melhor, com a temperatura na gaveta de legumes variando entre 5,1 (a 16 no ambiente externo) e 8,5 (a 43 no ambiente externo). Em casos de falta de energia, a 32 do lado de fora, a Brastemp consegue manter a temperatura interna em nveis adequados para no estragar os alimentos por 5h30', com a porta da geladeira fechada, claro. As geladeiras testadas no consomem muita energia eltrica, demandando cerca de 10 kWh/ms para cada 100 l. Calculamos o quanto esses aparelhos pesariam na conta de luz em dez anos e os valores variaram entre R$ 401 (Consul) e R$ 555 (Brastemp), levando em considerao as tarifas praticadas atualmente no Rio de Janeiro e em So Paulo. Uma dica para economizar energia regular a geladeira de acordo com a temperatura externa. No vero, a geladeira precisa de mais fora do que no inverno. Cheque como melhor ajustar a sua geladeira no manual de instrues.

gAvetA De legumes mais baixa: eleCtrolux mais alta: BosCh

7,3o 16,4o

sem dificuldades para manuse-las

Ao final de nossas anlises tcnicas, um painel de consumidores avaliou se as geladeiras eram fceis de manusear, se tinham boa acessibilidade, se os manuais de instrues traziam informaes claras e suficientes, se eram fceis de limpar e se os controles eram fceis de operar, entre outros aspectos. Todas as geladeiras foram bem avaliadas e no encontramos diferenas significativas entre as marcas. Cabe ressaltar que essas geladeiras j so do tipo que no precisam descongelar e j trazem diversas funes, como dispenser para gua.
www.proteste.org.br

pesquise sempre preos antes de comprar uma geladeira. As diferenas so grandes. nossas indicaes custam at 10% menos nas lojas virtuais que nas tradicionais

maior cordo: 1,70m

Os cordes de alimentao das geladeiras tm entre 1,54 m (Consul) e 1,70 m (electrolux). fios muito curtos atrapalham a mobilidade das geladeiras para limpeza, por exemplo, e nem sempre alcanam as tomadas na parede, necessitando de uma extenso.
Pro Teste 95 Setembro 2010 15

Teste
refrigerador frost-free preo (r$) resultados
Capacidade de congelamento Estabilidade do refrigerador Comprimento do cordo de alimentao (cm) Estabilidade do congelador

Volume anunciado (l)

Consumo de energia

Acabamento inox BrAstemp ATIVE! 490 eleCtrolux Celebrate Blue Touch BosCh Space Acabamento branco BrAstemp ATIVE! 490 (BRJ49BB) Consul Bem Estar 490 eleCtrolux Celebrate Blue Touch BosCh Space 432 433 428 445 2.399 - 3.000 1.799 - 2.400 2.400 - 2.940 2.200 - 2.800 [C[ [C[ [A[ [B[ [D[ [D[ [D[ [D[ [B[ [B[ [B[ [B[ [A[ [A[ [B[ [A[ [D[ [D[ [C[ [E[ [B[ [A[ [C[ [B[ [A[ [B[ [C[ [B[ [B[ [B[ [B[ [B[ [C[ [C[ [A[ [C[ 66 65 65 60 432 428 445 3.490 - 3.999 2.999 - 3.599 2.899 - 3.699 [C[ [A[ [B[ [D[ [D[ [D[ [B[ [B[ [B[ [A[ [B[ [A[ [D[ [C[ [E[ [B[ [C[ [B[ [A[ [C[ [B[ [B[ [B[ [B[ [C[ [A[ [C[ 66 65 60

como ler a tabela


preos Coletados em julho de 2010, nas capitais de BA, ES (mais Vila Velha), MG, PR (mais So Jos dos Pinhais), RJ (mais Niteri), RS, SC e SP (mais Campinas e Guarulhos) e em Braslia. resultados A coluna "falta de energia" reflete a capacidade de a geladeira manter a baixa temperatura interna em caso de falta de energia eltrica, para que os alimentos no se estraguem.

Refrigerador - Inox A escolha certa

Refrigerador - Branco A escolha certa

66
brasteMp atIve! 490
muito bom na estabilidade da temperatura do congelador. entre r$ 3.490 e r$ 3.999

65
eleCtrOlux Celebrate blue tOuCh
o mais seguro e tem o refrigerador mais estvel. entre r$ 2.999 e r$ 3.599

66
muito bom na estabilidade da temperatura do congelador. entre r$ 2.399 e r$ 3.000

65
Muito bom na capacidade de congelamento e na estabilidade do congelador. entre r$ 1.799 e r$ 2.400

O melhor do teste A escolha certa O barato do teste

Muito bom Bom Aceitvel Fraco Ruim

brasteMp CONsul atIve! 490 brJ49bb beM estar 490

Bons produtos

16 Pro Teste 95 Setembro 2010

www.proteste.org.br

Segurana eltrica

Facilidade de uso

Falta de energia

julho de 2010 (entre ... e...)

Volume real

inox das Teste com o cas em: di geladeiras e org. br/ ste. www.prote ticos/ eletrodomes eira inox-gelad

AVAliAo GlobAl

Certificao Florestas com pedigree


Adotar prticas ecologicamente sustentveis ajuda a natureza, a economia e a sociedade.
destruio das florestas tropicais ao longo das dcadas de 1980 e 1990 foi o ponto de partida para a criao dos certificados florestais. Por conta da presso da comunidade internacional contra o uso predatrio de florestas tropicais (principalmente aps a ECO 92), as indstrias tiveram que rever seus conceitos e adotar polticas ambientais sustentveis. Com isso, a produo de produtos florestais certificados tornou-se uma prtica economicamente vivel para os produtores, que beneficia no s o meio ambiente, como tambm as comunidades que vivem no entorno da mata e os consumidores, que adquirem produtos ecologicamente corretos. Existem dois tipos de certificao: a do manejo, concedida s empresas que promovem a reduo do impacto da explorao como um todo (com conservao da biodiversidade, segurana do trabalho, regularizao fundiria e boas prticas trabalhistas) e a da cadeia de custdia, que atesta a origem da matria utilizada em um produto. No Brasil, a certificao florestal atualmente concedida pelos programas CERFLOR (coordenado pelo Inmetro) e FSC Brasil. Apesar de atuantes, esses programas s conseguiram certificar, at o momento, menos de 2% da rea florestal brasileira. Ao contrrio dos consumidores de outros pases em que as boas prticas ambientais esto mais consolidadas muitos brasileiros no tm conscincia da importncia dos produtos com selo de origem. Por isso, sempre que possvel, opte por matria-prima certificada ao construir sua casa, escolher seus mveis ou mesmo comprar um caderno, livro ou papel para impresso. Quanto mais aumentarmos a preferncia por produtos certificados, mais florestas sero preservadas.

Pro Ambiente

Tim Robberts /Getty Images

Manejo consciente promove benefcios


Certificar uma floresta pode resultar em diversas vantagens: Reduo do impacto ecolgico do aproveitamento florestal; Conservao da capacidade de regenerao das florestas nativas; Preservao dos habitats de vida silvestre e proteo dos recursos hdricos; Apoio ao desenvolvimento econmico das populaes locais; Garantia de respeito aos direitos dos trabalhadores e das comunidades locais; Garantia de melhorias constantes nas prticas de manejo florestal; Oportunidades de interao e

cooperao entre os envolvidos no sistema (como proprietrios florestais, organizaes sociais e ambientais) na soluo de problemas; Alternativa economicamente vivel s prticas destrutivas, com segurana social s comunidades e aos funcionrios das empresas florestais.

www.proteste.org.br

Pro Teste 95 Setembro 2010 17

Teste

StockFood/Latinstock

Bebedouros bebem energia


Testamos seis bebedouros, mas no indicamos nenhum. O desempenho ruim e o consumo eltrico altssimo.
como fizemos o teste
s bebedouros com sistema eletrnico de refrigerao testados so certificados compulsoriamente pelo Inmetro. O foco da certificao a segurana eltrica. Mesmo assim, ainda encontramos falhas de segurana eltrica na maioria dos produtos. Falhas que no trazem risco sua vida, mas no deveriam existir. Se no bastasse, os bebedouros no apresentam bom desempenho em sua funo principal: gelar a gua. E consomem quase tanta energia eltrica quanto uma geladeira de 340 litros. Com tantos problemas, no indicamos a compra desse tipo de produto. Se voc quer usar os gales de 20 litros de gua mineral e no tem um suporte, mais vale comprar um que no prometa gelar a gua. O meio ambiente e seu bolso agradecem.

como ler a tabela


Preos Coletados em julho de 2010 em Braslia e nas capitais de ES, PR e RJ (mais Niteri), RS, SC e SP (mais Campinas e Guarulhos). Segurana Libell e Masterfrio no possuem plugue tripolar, como exigido pela norma. J Mallory e Masterfrio no trazem isolamento eficaz dos fios. Como os fios no esto perto de regies metlicas, a falha no representa risco aos consumidores. IBBL, Latina e Britnia no apresentaram problemas de segurana eltrica.
O melhor do teste A escolha certa O barato do teste Muito bom Bom Aceitvel Fraco Ruim

J que testamos gua mineral em garrafo, testamos tambm bebedouros. Afinal, no nada prtico entornar um galo de 20 l para encher apenas um copo de gua, no? Nesse contexto, levamos para o laboratrio as seis marcas mais representativas do mercado de bebedouros que tambm gelam a gua. o intuito era analisar o desempenho do produto no processo de refrigerao da gua, o consumo eltrico, a segurana eltrica, a versatilidade e a facilidade de uso dos produtos. DesemPeNHo medimos a temperatura em que saa 1 l de gua a cada duas horas, na temperatura ambiente de 32o. medimos tambm a temperatura em que saa o segundo e o terceiro copo de gua com 150 ml, aps o aparelho ficar sem ser usado por 24 horas, em temperatura ambiente de 32o.

A gua resfria, mas no se mantm gelada

Nossa avaliao de desempenho contemplou dois ensaios distintos. No primeiro, simulamos a retirada de 1 l de gua a cada duas horas. Neste ensaio, a temperatura mais baixa em que o primeiro litro de gua saiu foi de 2,8 no Masterfrio. Porm, uma hora depois, o litro de gua retirado j estava com temperatura em torno dos 10 em todos os aparelhos. Na oitava retirada de um litro de gua, a temperatura chegou a 18,2 no Masterfrio e 21,3 no Britnia. De todo modo, aps oito horas de teste, nenhum aparelho forneceu gua com temperatura inferior a 16. Na segunda etapa de nosso teste de desempenho, tentamos simular o que aconteceria quando uma pessoa tentasse beber dois copos de gua gelada (150 ml cada) aps chegar da rua. Nessa situao, pelo menos, os aparelhos forneceram gua em temperatura inferior a 10. Mas o Masterfrio

n/a No avaliado

Bons produtos

No compre!

18 Pro Teste 95 Setembro 2010

www.proteste.org.br

o quanTo cada bebedouro consome


A maioria dos bebedouros consomem quase tanta energia eltrica quanto uma geladeira de 340 litros. Um absurdo, se pesarmos que esse aparelho usado nas residncias, majoritariamente, para economizar energia com o abrir e fechar da porta da geladeira. Consumo da geladeira de 340 litros (45 kWh/ms)
Mallory Master Frio libell latina iBBl Britnia
0 10 20 30 40

o bebedouro que menos consome energia eltrica tambm no compensa porque tem o pior desempenho entre os testados

45

50

bebedouros

Preo (r$)

resultados
Consumo de energia (kWh/ms)

A PROTESTE reivindica
como pode um aparelho que serve apenas como suporte para gua e seu consequente resfriamento consumir quase a mesma quantidade de energia eltrica que uma geladeira de 340 litros? A PRoteste considera este consumo abusivo e, portanto, notificou o inmetro solicitando que os bebedouros do tipo testado sejam includos no Programa Brasileiro de etiquetagem em eficincia energtica (PBe). o consumidor desconhece o consumo elevado de energia desses aparelhos e com a etiqueta Nacional de conservao de energia (eNce) poder comparar as diversas marcas disponveis no mercado. Alm disso, por se tratar de um produto de certificao obrigatria pelo inmetro, a PRoteste est alertando sobre as falhas de segurana eltrica e de desempenho destes aparelhos para que haja maior rigor na fiscalizao.
AVAliAo FinAl 34 30 28 27 24 23

Manual de instrues

Junho de 2010

Desempenho [E[ [D[ [E[ [E[ [D[ [D[

Versatilidade

iBBl Waterhouse Family lAtinA Acquatronic BritniA Aqua liBell Stilo Eletrnico MASterFrio Neo MAllory rtico

349 - 449 309 - 439 199 - 270 319 - 379 240 - 330 260 - 349

[D[ [C[ [C[ [C[ [B[ [B[

[C[ [B[ [B[ [C[ [E[ [C[

[A[ [A[ [A[ [C[ [C[ [C[

Segurana

[D[ [E[ C [E[ [E[ [E[

se destacou, conseguindo oferecer dois copos de gua em temperatura em torno de 5, o que consideramos um bom resultado.

Aparelhos pesam R$ 170 na conta de luz

A medio do consumo eltrico foi feita simulando o uso desses aparelhos temperatura ambiente de 32 e com umidade relativa do ar de 55%. Os resultados so impressionantes (veja o grfico no alto). Levando em considerao as tarifas cobradas em julho de 2010, no Rio de Janeiro e em So Paulo, o Mallory pesa no bolso cerca de R$ 170 por ano.
www.proteste.org.br

veja em nosso siTe

Teste com quatro filtros de gua www.proteste.org. br/seguranca/ filtros-de-agua

Pro Teste 95 Setembro 2010 19

Teste

gua mineral contaminada


Thinkstock/Gettyimages

Pela segunda vez, encontramos problemas nos rtulos e contaminao por micro-organismos nos garrafes de 20 litros.

coMo fizeMos o teste

estamos gua mineral vendida em garrafes de 20 litros e constatamos que os problemas encontrados no teste anterior (PRO TESTE, no 51, set./2006) rtulos incompletos e risco de contaminao continuam existindo em algumas marcas.

Plstico envolvendo galo indesejvel

Alm da rotulagem, checamos, em 16 gales de 20 l de gua mineral: MICROBIOLOGIA se havia nas guas micro-organismos e contaminantes que oferecessem riscos sade. AnLIses fsICO-quMICAs Medimos os ndices de pH da gua e sua quantidade de mineralizao.

No teste publicado em 2006, a rotulagem incompleta foi constatada na grande maioria dos produtos. Agora, a histria no mudou muito. Nem todas as marcas testadas apresentaram o nmero do lote, embora, nesses casos, trouxessem a data de envase e a data de validade do produto, atendendo legislao. Mas o ideal que ambas as informaes apaream no rtulo. O nmero de lote facilita o rastreio do produto em caso de problemas, mas a data de envase e de validade tambm so ferramentas importantes para os fabricantes o rastrearem. Apenas as marcas gua da Pedra, Cascata, Fonte Iju, Serra dos rgos e Ouro Fino trazem essas duas informaes no rtulo. Mas os problemas no param por a. Apenas seis marcas informavam sobre a validade aps a abertura do galo: gua da Pedra, Baviera de So Loureno, Cascata, Fonte Iju, Lindia e Superlev. E os garrafes das Cascata, Serra dos rgos, Superlev e La Priori esto envoltos em plstico, o que dificulta o acesso informao e contribui para a poluio ambiental.

A gua mineral envasada no 100% estril. Ao ser retirada de um aqufero, ela perde grande parte de suas bactrias e matrias orgnicas em supenso, que estavam nas superfcies das rochas por onde ela passou. Encont ra mos cont a m i na o por coliformes totais na marca Crystal e por Pseudomonas aeruginosa na gua da Pedra e Fonte Iju. A presena de coliformes totais no significa exatamente que exista contaminao fecal na gua, mas que houve fa lhas nas cond ies de h ig iene du ra nte os procedimentos de limpeza e sanificao, captao e embalagem. E isso pode acontecer ainda mais no caso dos garrafes retornveis, quando sua inspeo, limpeza e desinfeco so negligenciadas. J a contaminao de Pseudomonas pode acontecer tanto na fonte quanto nos equipamentos usados desde a captao da gua at o envase. Quando a contaminao se d pela transferncia de bactrias dos equipamentos para a gua, constitui-se uma falha de processo. As marcas com presena de Pseudomonas receberam "ruim" como nota final.

Micro-organismos indicam falhas

Nitrito muito alm do limite em uma marca

Nos testes feitos em 2006, encontramos a contaminao por nitrato acima do permitido pela legislao. Dessa vez, encontramos nitrito alm do limite. O seu excesso no organismo pode causar a metahemoglobinemia ("sndrome do beb azul")
www.proteste.org.br

20 Pro Teste 95 Setembro 2010

Os coliformes encontrados sinalizam falhas na higiene, mas no indicam contaminao fecal

PASSO A PASSO PArA limPezA


Antes de abrir o garrafo, lave-o por completo com sabo neutro ou limpe o gargalo e a parte superior com uma soluo bactericida (por exemplo, duas colheres de sopa de gua sanitria diludas em um litro de gua, aplicadas com uma esponja). Seque com um pano limpo ou toalha descartvel.

em recm-nascidos e mesmo em adultos com deficincias enzimticas. Neste teste, Mata Atlntica ultrapassa em 72 vezes o limite para esse contaminante (com 1,45 mg/l de nitritos) e Indai fica no limite da legislao. O perigo tambm que o nitrito, em nosso corpo, se transforma naturalmente em nitrosamina, um composto cancergeno. Apesar de todos os problemas encontrados, o consumidor pode confiar em relao potabilidade da gua e sua mineralizao. Constatamos que todas as marcas esto dentro dos parmetros aceitveis quanto aos nveis de pH. E todas realmente contm minerais, sendo que Nova Friburgo, Ouro Fino, Lindia e Serra dos rgos so as marcas com mais minerais.

Retire o lacre e a tampa usando uma faca limpa, cortando de baixo para cima, sem danificar a boca do garrafo.

Troque imediatamente o garrafo vazio pelo cheio, sem tocar o gargalo. Nunca deixe o bebedouro vazio descoberto, para evitar que poeira e outros elementos do ar se depositem na cuba.

oferta muito pulverizada pelos estados

A cada 30 dias, limpe o bebedouro ou o suporte. Tire o fio da tomada e limpe o reservatrio do bebedouro com gua fervente, esfregando com uma esponja, usada apenas para este fim. Esgote a gua pelas torneiras e enxgue.

Ao comprar os garrafes, o consumidor pode ter problemas para seguir nossas dicas sobre quais so as melhores marcas. Isso porque esses produtos so muito regionalizados. Somente duas marcas que testamos aparecem em mais de uma regio pesquisada. Por isso, ao buscar a melhor gua mineral, olhe em nosso quadro na pgina seguinte as indicaes encontradas em seu estado e opte pela melhor entre elas. Ainda assim, apresentamos a escolha certa e a melhor do teste.
www.proteste.org.br

Encha a cuba com gua, coloque trs colheres de sopa de cloro e deixe agir por 15 minutos. Esgote a gua pelas torneiras e enxgue com gua mineral, deixando-a esgotar tambm pelas torneiras. Coloque o novo garrafo e escoe pelo menos trs copos de gua mineral pelas torneiras, para garantir a completa eliminao de sedimentos.

Pro Teste 95 Setembro 2010 21

Marcelo Hardt

Teste
cOmO ler A tAbelA
Preos Coletados em maio de 2010 em Braslia e nas capitais de BA, RJ, RS, SC e SP. Vlidos para quem tem o garrafo vazio para trocar pelo cheio. Sem o garrafo vazio, um galo pode custar at R$ 30 a mais. Microbiologia e contaminantes Indica a quantidade de micro-organismos (c o m o c o l i f o r m e s e Pseudomonas) na gua e se h a presena de contaminantes que possam causar danos saude, como o nitrito.

guA minerAl

PreOS (r$)

reSultAdOS

BAvIeRA de sO LOuRenO sAntA CAtARInA CAsCAtA suPeRLev LA PRIORI IMPeRAtRIz nOvA fRIBuRGO OuRO fInO LIndIA MILfOntes seRRA dOs RGOs IndAI GuA dA PedRA CRystAL fOnte Iju LevssIMA MAtA AtLntICA

5,00 - 7,50 4,99 - 6,00 5,00 - 8,00 5,00 - 8,00 5,00 - 6,50 4,99 - 7,00 5,50 - 8,00 11,00 - 12,00 5,00 - 10,00 3,50 - 5,00 4,50 - 9,00 5,80 - 7,00 7,49 - 11,00 5,00 - 9,00 7,00 - 9,50 4,50 - 7,00

SP SC RJ RJ DF SC RJ RS RJ e SP BA RJ BA e DF RS SP RS SP

Contaminantes

Microbiologia

Rotulagem

Regio

[A[ [A[ [C[ [C[ [C[ [C[ [C[ [C[ [C[ [C[ [C[ [A[ [C[ [C[ [A[ [B[

[A[ [A[ [A[ [A[ [A[ [A[ [A[ [A[ [A[ [A[ [A[ [A[ [E[ [E[ [E[ [A[

[A[ [A[ [A[ [A[ [A[ [A[ [A[ [A[ [A[ [A[ [A[ [C[ [A[ [A[ [A[ [E[

88 88 88 88 88 88 88 87 87 72 0 0 0 0

O melhor do teste A escolha certa O barato do teste

Muito bom Bom Aceitvel Fraco Ruim

n/a No avaliado
Bons produtos No compre!

gua mineral A escolha certa


se voc bebe gua mineral, prefira os gales de 20 l s garrafas, sobretudo se comprados nas distribuidoras. Com o que se paga por 10 l, d para comprar um galo de 20 l e ainda ter troco

98
bAvierA de so loureNo
Foi a gua mineral que se saiu melhor em todos os parmetros de nossos testes. Disponvel no estado de So Paulo. entre R$ 5,00 e R$ 7,50

97
sANtA cAtAriNA
To boa quanto a Baviera de So Loureno, mas custando 17% a menos. Disponvel no estado de Santa Catarina. entre R$ 4,99 e R$ 6,00

22 Pro Teste 95 Setembro 2010

www.proteste.org.br

AvALIAO fInAL 98 97

mbm Garrafes ta lidade: azo de va tm pr ste.org. br/ w w w.prote ar ra faoacao/g va lidade

quantidade de minerais dissolvidos na gua

Mercados Onde esto os


Economize at R$ 3.430 por ano com a nossa indicao nas compras de supermercados.
elo sexto ano consecutivo, voltamos a pesquisar preos nos mercados para apontar onde voc pode fazer as compras do ms gastando menos. Este ano, visitamos 1.054 estabelecimentos, em 21 cidades de 15 estados. A novidade, alm da incluso das capitais de CE, MA, PB, RN, ES e GO ao estudo, que voc conseguir montar, em nosso site (www.proteste.org.br/ guia-de-precos-2010), a sua cesta de compras personalizada. Com isso, voc saber qual mercado mais barato para o seu perfil de consumo. Nas cidades onde h estabelecimentos do

Estudo de preos

tipo "hard discount" (como o Dia, em SP), estes so sempre os que cobram os menores preos para a nossa cesta 1 (composta por produtos perecveis, de mercearia, higiene e limpeza de marcas lderes de vendas). Nas outras cidades, os hipermercados so mais baratos, com exceo de Joo Pessoa, Belo Horizonte e Florianpolis, onde os supermercados so mais baratos.

Os mais baratos em cada regio

A diferena de preo entre o mesmo produto beira os 200% na mesma cidade. Para economizar, pesquise preos de suas marcas favoritas antes de ir s compras.

Comprando nos mercados mais caros a nossa cesta 2 (composta pelos produtos mais baratos, independente da marca), voc pode gastar, ao ano, at R$ 3.430 a mais no Rio de Janeiro e R$ 3.410 em So Paulo. Use o nosso simulador para encontrar os estabelecimentos mais perto da sua casa com os menores preos. Levando em considerao os produtos que escolhemos para as nossas cestas de produtos, os estabelecimentos mais baratos em cada estado foram: Atacado (CE, RN, PE, ES, RJ, GO e em Braslia), Big (SC e RS), Condor (PR), Atacarejo (BA), Mateus (MA), Bemais (PB), Dia (SP) e Supermercado BH (MG).

As maiores diferenas de preos


Os produtos que encontramos com maior diferena de preo foram: vEja Em nosso siTE
Veja no simulador em nosso site o mercado mais barato da sua regio. Se voc no tiver acesso Internet, ligue para a nossa central de atendimento (21) 3906-3800, das 9h s 18h, de segunda a sexta-feira. Os associados podem, via telefone ou site, montar cestas personalizadas e saber onde economizar mais. www.proteste.org. br/guia-deprecos-2010

Salvador Biscoito Maizena Marilan 200 g Diferena: 199%

natal Sabo em P Omo Multiao, 1 kg Diferena: 199%

paraba Desengordurante Veja Multiuso 500 ml Diferena: 197%

www.proteste.org.br

Pro Teste 95 Setembro 2010 23

Thinkstock /Getty Images

Thinkstock /Getty Images

menores preos?

Guia de preos o 6a edi

Teste
e economiz

R$ 180

Autorrdios valem a pena


como fizemos o teste

Direo e msica formam a dobradinha perfeita, ainda mais quando o trnsito est congestionado. E voc pode escolher bons produtos - sem pagar muito por isso.
m tese, todos fazem a mesma coisa. Mas, na prtica, cada aparelho tem uma particularidade. Pelo menos o que constatamos ao testar seis modelos de autorrdios, com capacidade de reproduo de msicas no formato MP3 e as funes CD player e rdio. Em geral, os modelos so bons e valem o investimento, ainda mais se voc costuma carregar centenas de msicas num pen drive ou em um CD e fica horas preso no trnsito. Os rdios mais complicados de controlar e configurar so os da Pioneer e da Kenwood. O AR70 se mostrou mais simples e de interface agradvel. Apenas o Philips possui bluetooth (com essa opo possvel fazer e receber ligaes pelo rdio). Philips e AR70 possuem entrada para cartes de memria, que podem ser uma fonte de msicas. JVC e Sony no possuem a tecla mudo, e sim a tecla ATT que significa atenuador e sua funo reduzir o volume do som. Sua funo a mesma do mudo mas o som no some completamente. Todos possuem portas USB e tocam arquivos MP3 a nica diferena o tempo de acesso aos arquivos. Na reproduo de CD-R e CD-RW (regravveis), h uma diferena na qualidade de leitura no feixe de laser (AR70 e Sony foram os melhores). No teste de sensibilidade a vibraes, o AR70 o mais estvel. No teste da capacidade de recepo de sinal de estaes distantes ou de baixa intensidade de sinal, tanto em mono quanto em estreo, os melhores foram Pioneer e Sony. Na medio tcnica da diferena entre o volume do som do rdio e do CD player, AR70, Philips e Sony

Avaliamos seis autorrdios com cD player e tocador de mP3 , mais entradas auxiliares para equipamentos de udio e pen drives.

apresentaram o problema em todos eles o som do rdio mais baixo que o do CD. J os demais modelos possuem uma opo que, quando ativada, no permite essa diferena de volume. Com relao ao manual de instrues, todos os produtos deixaram a desejar, pois pecam no teor das informaes (que so muito vagas) e na falta de figuras ilustrativas. Com a nossa escolha certa, voc pode economizar at R$ 180 sem deixar de lado a qualidade. Tambm constatamos que vale a pena pesquisar preos em lojas virtuais apesar da presena macia desses produtos em lojas de eletroeletrnicos.

marcas ausenTes do TesTe


Diferentemente do ltimo teste publicado (PRO TESTE n o 50, mai/09), as marcas Panasonic e HBuster no foram includas em nosso novo estudo. A Panasonic informou que descontinuou a linha denominada Car udio. A H-Buster, por sua vez, no renovou sua linha de produtos desde a publicao do teste em 2009.

teste comparativo observamos o manual de instrues, a potncia, o uso do cD player e do mP3 player, ergonomia, sistema antifurto, tempo de distrao e versatilidade, alm da sensibilidade ao sinal e resposta em frequncia.

24 Pro Teste 95 Setembro 2010

www.proteste.org.br

Car Culture/ Collection Mix/Getty Images

autorrdio

Preo (r$)

resultados

Uso como mp3-player

manual de instrues

tempo de distrao

medies tcnicas

sistema antifurto

potncia de sada

conexo UsB

sony CDX-GT637UI pioneer DEH-2280UB Jvc KD-R409UR ar70 MP300 KenwooD KDC-MP8090U philips CEM250X/78

329 - 500 340 - 499 300 - 419 257 - 320 359 - 479 349 - 500

No No No No No Sim

Frontal Frontal Frontal Frontal Traseira Frontal

versatilidade
B C B B B B
Bom Fraco Ruim

Julho de 2010 (entre...e...)

ergonomia

Bluetooth

ar o seu Veja como us em autorrdio org.br/ ste. www.prote eis/ automov autorradio

C D B D D C

B A B B B C

A A C D B B

B D C A C B

A A A B A B

B C B A C B

C B B D A C

B B C B B B

como ler a tabela


preos Coletados em Braslia e nas capitais de BA, ES, MG, PR, RJ (mais Niteri), RS, SC e SP (mais Campinas e Guarulhos) e em Braslia. potncia de sada Medimos nos alto-falantes qual a potncia que os rdios podem gerar e a capacidade de reproduo de sons em volumes mais altos sem distoro. ergonomia Analisamos a interao do usurio com os rdios e avaliamos a facilidade de uso dos controles do rdio, do CD player e do MP3 player. tempo de distrao Medimos quanto tempo o motorista gasta para fazer qualquer tipo de ao com o rdio enquanto dirige seu automvel.
O melhor do teste A escolha certa O barato do teste Muito bom Aceitvel

Bons produtos

Autorrdio A escolha certa


a demanda por autorrdios no Brasil grande: cerca de dois milhes de unidades foram vendidas no pas entre setembro de 2008 e setembro de 2009

72
sony
Foi o modelo mais estvel em todos os testes realizados. entre r$ 329 e 500

66
Ar70
Apresenta o melhor custo-benefcio, com tima ergonomia e o melhor leitor de CDs. entre r$ 257 e 320

www.proteste.org.br

Pro Teste 95 Setembro 2010 25

avaliao GloBal
72 68 68 66 63 61

Uso como cD-player

Muito mais que uma simples dor


Conhea os sintomas, os tratamentos e os cuidados que voc deve ter se sofre deste problema, que pode ser hereditrio e tem cura.
ara quem sofre de enxaqueca, o problema geralmente sinnimo de uma dor sem fim. Para a cincia, a doena nada mais que um desequilbrio qumico no crebro, envolvendo hormnios e peptdeos. Apesar de no escolher idade, perodo da vida (gestantes e crianas no esto livres do problema) ou mesmo o tempo de durao (que pode ser de trs horas ou trs dias), a enxaqueca tem cura desde que voc leve o tratamento a srio e tenha disciplina. A doena pode ser influenciada pela vida e pelos hbitos do paciente e tambm por aspectos neuroqumicos e hormonais. A predisposio gentica tambm um fator decisivo: entre as pessoas afetadas pela enxaqueca, cerca de 80% a 90% herdou o problema de seus familiares. O mecanismo fisiolgico que a provoca alvo de discusses. Ao mesmo tempo que estudos demonstram que a dor pode estar ligada aos neurotransmissores, alguns mdicos acreditam que o problema tem relao com os vasos sanguneos cerebrais. Nesse caso, a diminuio do dimetro das veias provocaria uma reduo do fluxo de sangue, a dilatao das veias e, consequentemente, a dor. Durante uma crise, ocorre a dilatao das artrias extracranianas (ramos da

Enxaqueca
P
cartida externa), que provocam uma inflamao neurognica e a sensao de dor. Outros incmodos sentidos pelos pacientes so nuseas, fotofobia, fonofobia e/ou osmofobia, provocados pelo aumento da temperatura em determinadas reas do crebro. O organismo, por sua vez, libera substncias como serotonina, bradicinina, histamina e prostaglandinas que ajudam a reduzir o desconforto.

Sade

evite a autOmedicaO
No Brasil, a incidncia anormal de casos de enxaqueca pode ser fruto da automedicao indiscriminada. Por ser uma doena progressiva, recomendvel jamais tomar analgsicos mais de duas vezes por semana; caso contrrio, a dor de cabea aumenta e se torna diria, e o remdio pode, com o passar do tempo, fazer o efeito contrrio, provocando a dor (efeito rebound). Quem toma diariamente um analgsico (mesmo que em doses pequenas), pode ficar mais vulnervel enxaqueca do que quem toma uma nica dose mais forte uma vez por semana. Se voc toma analgsicos (ou medicamentos para enxaqueca) mais de duas vezes por semana, deve procurar um mdico e verificar a possibilidade de interromper ou trocar de medicao.

O que voc come tambm conta

O estresse e a m qualidade do sono so dois fatores que podem desencadear uma crise. Luzes muito fortes, cheiros intensos, sons muito altos e a exposio ao fumo tambm devem ser evitados. Mas o que muita gente nem imagina que alguns alimentos podem desencadear uma crise. Na "lista negra" da enxaqueca esto os queijos, a cerveja, o vinho, o caf, o ch, os refrigerantes base de cola, o chocolate, os doces em geral, os adoantes, os cremes, os ctricos, a banana, as nozes, os glutamatos e outros aditivos alimentares, as conservas e os alimentos embutidos. At mesmo um inocente sorvete, num dia de calor, pode fazer mal, devido ao choque trmico que pode causar. A enxaqueca classificada em dois tipos: com aura e sem aura. A aura um conjunto de sintomas que antecedem a

26 Pro Teste 95 Setembro 2010

www.proteste.org.br

Thinkstock/Getty Images

ca
dor de cabea que (em geral) acompanha a enxaqueca ou seja, uma espcie de "aviso" que o organismo emite. O desconforto dura, na maioria dos casos, entre cinco a 20 minutos e pode provocar viso embaada ou dupla, escurecimento da viso (cegueira parcial) de um ou de ambos os olhos, diminuio da fora muscular em um dos lados do corpo, formigamentos, tonturas, diarreia e a sensao de estar vendo pontos brilhantes. Se voc tem mais de dois ataques duradouros por ms, pode investir em um tratamento preventivo. Entretanto, voc precisa ter disciplina, uma vez que as inmeras substncias empregadas nesse tipo de tratamento s fazem efeito aps 50 dias. O tratamento de uma crise, por sua vez, deve ser feito logo aps os primeiros sinais, sempre com a menor dose de remdios possvel. Na fase aguda,
www.proteste.org.br

Estima-se que 12% da populao mundial sofra do problema - e as mulheres so as mais afetadas

entrevista dr. Wilson Sanvito

Identifique os sintomas
Apesar de no existirem exames especficos para identificar a enxaqueca, os mdicos conseguem fazer o diagnstico ao avaliar o histrico do paciente. Os sintomas da enxaqueca variam em funo da zona do crebro que afetada e podem ir muito alm da clssica dor de cabea. Voc tambm pode sentir incmodo na regio dos dentes, dos seios da face e da nuca. Alm da dor, os outros sintomas so nuseas (enjoo), vmitos, averso claridade, ao barulho e aos cheiros, hipersensibilidade do couro cabeludo, viso embaada, irritabilidade, variaes de humor, ansiedade, depresso (mesmo fora das crises) e lacrimejamento. A dor varia de acordo com cada pessoa e existe at quem no sinta dor. Porm, esse o sintoma mais conhecido e sua intensidade, apesar de varivel, vai de moderada a severa na maioria dos casos. Ela pode ser latejante (pulstil), em peso, ou uma sensao de "presso para fora", como se a cabea fosse explodir. A frequncia tambm varivel: voc pode sentir apenas uma vez na vida, uma vez por dia e at mesmo vrias vezes ao dia. A localizao varia de crise para crise (e tambm de pessoa para pessoa), e raramente di no mesmo lugar. Se voc apresentar sintomas no relacionados enxaqueca, sero necessrios outros testes para verificar as causas da dor de cabea. E fique atento: se as dores de cabea se alterarem repentinamente quanto intensidade e aos sintomas, pode ser sinal de algum problema mais grave como meningite, trombose ou mesmo hemorragia cerebral.
Thinkstock/Getty Images

Professor Titular e Livre-Docente de Neurologia da Faculdade de Cincias Mdicas da Santa Casa de So Paulo.

"A enxaqueca pode arruinar a qualidade de vida do paciente ."


Afinal, a enxaqueca tem cura? No, mas tem tratamento: o sintomtico (para debelar a crise) e o profiltico (para prevenir as crises). Algumas formas de enxaqueca podem desaparecer com o tempo, de modo espontneo. Na mulher, por exemplo, comum o desaparecimento na menopausa. Para quem tem enxaquecas frequentes, o tratamento profiltico deve ser iniciado o mais breve possvel, pois eficaz na maior parte dos casos. Que cuidados o paciente deve adotar? Embora a enxaqueca no oferea risco de morte, ela pode arruinar a qualidade de vida e acarretar srios problemas no cotidiano familiar, profissional e social do paciente. Os recursos disponveis para o tratamento so numerosos e incluem medicamentos, orientao psicolgica e dicas para um modo de vida mais saudvel.

repouso, analgsicos ou antiinflamatrios ajudam a aliviar os sintomas. Nos casos mais graves, geralmente prescrito o uso de remdios derivados do sumatriptano e da ergotamina (que pode causar inmeros efeitos colaterais e, com o tempo, provocar dependncia, dores de cabea espontneas e contraes vasculares no corao). Algumas pessoas preferem terapias alternativas para amenizar a intensidade das crises, como acupuntura, shiatsu e quiropraxia. Entretanto, a PROTESTE aconselha que voc faa o tratamento mdico tradicional e investa nesses outros mtodos como forma complementar. Se voc tem enxaqueca, procure adotar um estilo de vida saudvel, com horrios para as refeies e para o descanso. E se fuma, tente largar o vcio.

veja em noSSo SiTe


Faa o nosso teste e descubra se voc tem enxaqueca: www.proteste.org.br/saude/ teste-enxaqueca

Pro Teste 95 Setembro 2010 27

Teste
Thinkstock/Getty Images

Amaciantes
Amaciam e perfumam, mas o efeito diferente em cada tecido. A principal diferena entre as marcas o rendimento.

como fizemos o teste


Avaliamos a eficcia na facilidade para passar, a percepo do odor, o rendimento e a maciez do tecido que os amaciantes proporcionam em condies reais de lavagem.

Facilidade para passar e maciez Utilizamos os tecidos tricoline (comum em camisas sociais) e malha 100% algodo. foi realizado um ciclo normal na mquina de lavar, com 84 g de detergente em p e 5 kg de tecido. terminada a lavagem, programamos a mquina para mais um enxgue e adicionamos o amaciante, na quantidade indicada na rotulagem. os tecidos secaram temperatura ambiente e comparamos a facilidade para o ferro deslizar e a maciez proporcionada no tecido lavado apenas com sabo e nos tecidos com o uso do amaciante.

uso de amaciantes realmente faz diferena nas roupas. Uns mais, outros menos, todos facilitam na hora de passar a roupa e reduzem o aspecto spero deixado pelos sabes em p e pelo atrito durante a lavagem. Porm, se voc quer perfumar suas roupas, saiba que no so todos os tecidos que absorvem o cheiro do produto. Alm disso, entre as 13 marcas testadas, a principal diferena o rendimento.

Difcil saber que quantidade utilizar

As recomendaes de uso so problemticas na maioria dos produtos. Todos indicam uma quantidade de amaciante definida, mas muitos no fazem referncia ao tamanho da mquina utilizada ou quantidade de roupa a ser lavada. Assim, se voc tem uma mquina com baixa capacidade ou decide lavar menos roupas por vez, vai acabar utilizando a mesma quantidade de produto que algum que lava o dobro de roupas. Apenas os produtos Baby Soft e Comfort Concentrado fazem referncia quantidade de roupa (5 kg) para a medida indicada. O Qualit indica que se coloque a quantidade indicada na mquina de lavar, o que mais apropriado. Baby Soft, Fofo, Girando Sol e Carrefour tm um apelo infantil na embalagem, o que atrai as crianas, podendo causar acidentes de consumo. Cuidado, portanto, onde voc guarda o amaciante. E outra falha de rotulagem que muitos produtos no indicam o telefone do centro de intoxicao.

No se engane! a viscosidade do amaciante no tem relao alguma com a eficcia do produto

28 Pro Teste 95 Setembro 2010

www.proteste.org.br

renDIMento refletIDo no Preo


calculamos quantas lavagens em mquina podemos realizar com um frasco do produto, seguindo as orientaes da rotulagem e a diferena grande. O minuano maciez e carinho rende at 31 lavagens mais que os demais. Os outros lavam entre 20 e 24 vezes, exceto o escolha econmica silvestre e sonho azul que fazem apenas 17 e 15 lavagens, respectivamente. Veja abaixo quanto rende cada marca, o que acaba se refletindo no custo da lavagem com o produto.
31 Rendimento (nmero de lavagens)

24 21 23

20

17 15

poupe mais

sonho azul

escolha econmica

comfort concentrado

Girando sol

carrefour

Baby soft

mon Biju

concentrado o melhor para a natureza

Em se tratando de praticidade da embalagem, a diferena est na tampa. Os produtos Sonho Azul, Girando Sol Ocean Azul, Escolha Econmica Silvestre e Poupe Mais Azul no trazem uma tampa medidora, nem um sistema antigotas. A embalagem do Comfort Original Concentrado foi melhor avaliada por ser fcil de carregar e menos prejudicial ao meio ambiente. O produto vem em uma embalagem menor (de meio litro), mas rende dois litros.

ateno ao usar
Antes de adotar uma marca, faa testes com uma roupa de cada membro da famlia para excluir a possibilidade de alergia. O perfume e o ativo amaciante so alergnicos. Se a alergia for ao perfume, a troca de marca pode resolver. Doses maiores do que as recomendadas pelo fabricante no produzem efeito superior. E podem manchar os tecidos. No despeje o amaciante diretamente sobre as roupas, dilua-o antes. Use-o apenas no enxgue. Junto com a lavagem, seu efeito se perde.

Perfume no dura no tricoline, s na malha

Comparando a facilidade para o ferro deslizar sobre o tecido sendo ele apenas lavado com sabo em p com aqueles em que foi adicionado o amaciante ao ciclo de lavagem, verificamos que houve melhora no segundo caso em todos os produtos testados. Para roupas de tricoline, a facilidade proporcionada foi a mesma para qualquer um dos produtos. J na malha, pudemos observar diferenas significativas (veja a tabela). E todos os produtos melhoram a maciez da malha em relao a quando o tecido lavado apenas com o sabo em p. Mas o resultado de um produto para outro no varia muito. J no tecido de tricoline o resultado no foi to igualitrio, mas ainda foi satisfatrio. Quanto ao perfume na roupa, nenhum produto deixou o tecido de tricoline mais cheiroso. Porm, todos perfumaram a malha logo aps a secagem. O perfume, no entanto, nem sempre duradouro: aps 24 horas o aroma proporcionado por Poupe Mais e Carrefour no so mais percebidos.
www.proteste.org.br

Baby soft induz o consumidor ao erro. apesar do nome e da foto de beb na embalagem, o produto tem a composio igual ao amaciante comum

No use amaciante nas roupas de seu beb com menos de seis meses. Por apresentar o mesmo ativo amaciante de um produto comum, o comfort Baby tambm pode causar alergias.

Pro Teste 95 Setembro 2010 29

minuano

comfort classic

Qualit

Fofo

Yp

Teste
aMacIantes Preo (r$) resultaDos
Facilidade para passar maciez perfume aValiaO GlOBal 78 75 71 70 67 67 65 64 63 61 59 56 54 praticidade da embalagem

capacidade (litros)

Junho de 2010 (entre...e...)

rotulagem

miNuaNO Maciez e Carinho QualiT Clssico Azul cOmFOrT Original Concentrado Yp Aconchego BaBY sOFT Toque de Carinho mON BiJOu Pureza cOmFOrT Classic FOFO Tradicional sONhO azul GiraNdO sOl Ocean Azul escOlha ecONmica Silvestre pOupe mais Azul carreFOur Floral Azul

2 2 0,5 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2

3,29 - 5,98 3,99 3,79 - 6,95 3,75 - 6,08 2,89 - 4,99 3,95 - 6,95 4,81 - 8,99 3,75 - 6,99 4,37 - 7,18 2,94 - 3,69 2,39 - 2,89 2,20 - 3,23 2,89 - 3,81

1,52 1,64 2,48 1,90 1,62 2,09 2,95 2,21 2,73 1,63 1,55 1,40 1,60

C A C C D C C D C D C C D

B B A B B B B B C C C C B

A A A A A A A A A A A A A

B B A A B A C A A B B A C

A A A A A B A B A B A B B

A A A A A A A A A A A A A

E E E E E E E E E E E E E

A A A A A A A A A A A C C

A PROTESTE reivindica
A PRoteste no concorda com o apelo infantil nas embalagens de amaciantes, j que no se trata de produtos especialmente destinados ao uso em roupas de crianas e no h diferena na composio dos produtos testados entre os que tm apelo infantil e os que no tm. Alm disso, nenhum amaciante testado tem tampa segura (com travas ou sistema empurra-abre, como exigido pela norma internacional), aumentando a ocorrncia de acidentes. A PRoteste est notificando os fabricantes para que melhorem a segurana das embalagens. A Anvisa tambm ser notificada para que proiba o contedo voltado ao pblico infantil nestas embalagens.

coMo ler a tabela


preos Coletados nas capitais de BA, MG, PR , RJ (mais Niteri), RS, SC , SP (mais Campinas) e em Braslia. Facilidade para passar Comparamos peas lavadas com sabo e com sabo e amaciante, que secaram ao sol, em temperatura ambiente. rendimento Avaliado de acordo com as instrues de uso do fabricante.
O melhor do teste A escolha certa O barato do teste Muito bom Bom Aceitvel Fraco Ruim

Amaciantes A escolha certa

78
miNUANo mAciez e cARiNho
Tem um rendimento bem superior aos demais produtos e d maciez e perfume s malhas. entre r$ 3,29 e r$ 5,98

Bons produtos

30 Pro Teste 95 Setembro 2010

www.proteste.org.br

rendimento A B C B B B C C D C D C C

Tricoline

Tricoline

Tricoline

malha

malha

malha

bo Teste com sa em p em g.br/ ste.or www.prote impeza/ iene-e-l hig o sabao-em-p

mdio para 10 lavagens

Sade

Infertilidade
tem tratamento
O nmero de vulos que uma mulher produz durante a vida limitado e comea a diminuir mesmo antes da primeira menstruao
Thinkstock/Getty Images

Muitas so as causas que podem fazer com que um homem ou uma mulher tenham dificuldades para ter um filho. Mas h tcnicas para resolver o problema.

nfertilidade tem tratamento. E as tcnicas de fertilizao assistida, cada vez mais avanadas, vm se mostrando seguras e eficientes. Nos ltimos 30 anos, milhes de crianas saudveis nasceram com a ajuda da cincia e se desenvolveram normalmente. O primeiro beb in vitro, Louise Brown, nascida na Inglaterra em 25 de julho de 1978, tem hoje seu prprio filho, de dois anos, concebido naturalmente. O decrscimo da fertilidade com o passar do tempo um fato biolgico. As mulheres nascem com um nmero limitado de vulos e, como no h formao de vulos novos durante a vida, esse estoque cai progressivamente com o tempo. Alm disso, medida que a mulher envelhece, seus vulos tambm envelhecem e passam a ter menor capacidade de fecundao. Mas, mesmo na juventude, existem outros problemas que podem

ocorrer no corpo da mulher, dificultando ou at impossibilitando a gravidez por meios naturais, sem a assistncia mdica. As obstrues nas trompas so provavelmente as campes na incidncia de infertilidade feminina. E elas podem ocorrer, principalmente, como sequela de infeces ou endometriose (saiba mais na PRO TESTE no 76 dez/08). As trompas desempenham um papel decisivo na fecundao, pois este o local onde se d o encontro do vulo com o espermatozoide e tambm o caminho que o embrio recm-formado far para chegar ao tero (veja a ilustrao ao lado). Inflamaes resultantes de infeces e cirurgias no peritnio tambm podem se estender s trompas, provocando aderncias. Quando isso ocorre, elas "grudam" no peritnio e perdem a mobilidade. J a sade do tero pode ser afetada pela
Pro Teste 95 Setembro 2010 31

Trompa obstruda a maior causa

www.proteste.org.br

Sade
presena de miomas (tumores benignos da parede uterina) ou plipos (tecidos porosos que se desenvolvem no endomtrio). Esses problemas, s vezes, causam protuberncias que impedem a fixao do embrio. E os distrbios hormonais que afetam a ovulao so relativamente comuns. Os hormnios controlam os mecanismos que provocam a liberao dos vulos e, quando esse mecanismo no funciona direito, isso pode no ocorrer. Outro problema frequente a deficincia do corpo lteo, um tecido presente no vulo fertilizado, responsvel pela nutrio do embrio e por manter a gravidez antes que ele se fixe no tero. los por completo. Predisposio gentica, tumores, medicamentos como os de controle da hipertenso e certas doenas podem alterar o equilbrio hormonal masculino, com reflexos diretos sobre a fertilidade. A baixa produo de testosterona, por exemplo, um dos problemas mais comuns, reduz a produo de espermatozoides e afeta sua qualidade. A diminuio da quantidade, assim como alteraes da qualidade ou da forma dos espermatozoides, so responsveis por 90% dos casos de infertilidade masculina. Tambm pode ocorrer a formao de varizes nas veias da regio escrotal, onde esto alojados os testculos. As dilataes dessas veias prejudicam o fluxo sanguneo local e a troca de nutrientes, levando ao acmulo de substncias txicas e ao aumento de temperatura, reduzindo a produo do esperma. Alm disso, existem distrbios imunolgicos que podem afetar a fertilidade masculina. Em condies normais, os espermatozoides permanecem confinados no interior dos testculos, sem contato com a circulao sangunea. Mas traumas, infeces ou vasectomia podem romper esse isolamento, fazendo com que o prprio organismo, por identific-los como agentes externos, produza anticorpos para combater os espermatozoides.

Quando procurar ajuda


De maneira geral, seria adequado fazer uma consulta a um especialista em fertilidade aps 12 meses de tentativa de gravidez. Mas a idade da mulher um dos fatores determinantes para direcionar o tratamento. Por exemplo, uma mulher de 37 anos que est querendo engravidar no vai e nem deve esperar 12 meses de tentativa para procurar assistncia mdica especializada. O mesmo acontece quando o casal j tem conhecimento de que apresenta algumas condies que predisponha infertilidade. As consultas destinam-se ao casal, no apenas mulher. Analisada a histria clnica do casal, o especialista pode pedir exames aos dois.

Vrios fatores afetam os homens

No homem tambm podem ocorrer diversos problemas que afetam a fertilidade. Por exemplo, as infeces, quando atingem as vesculas seminais ou a prstata glndula responsvel pela produo do lquido seminal , podem alterar as caractersticas qumicas do smen ou possibilitar a ao direta de micro-organismos sobre ele. Existe ainda o risco de esses processos se alastrarem para os testculos ou para os canais de transporte. A consequncia disso a reduo da mobilidade dos espermatozoides, podendo at imobiliz-

veja em noSSo SiTe


Veja mais sobre endometriose em: www.proteste.org.br/saude/endometriose

FerTilidade Feminina diminui a cada ciclo aS eTaPaS do ProceSSo de Peeling


As clulas germinativas, que daro origem aos futuros vulos, so finitas e vo se acabando mesmo antes do primeiro ciclo menstrual. Ao nascer, a menina contar com dois milhes de clulas. Por volta dos 12 anos, quando ocorre a primeira menstruao e a mulher se torna capaz de reproduzir, existiro apenas 400 mil clulas primordiais e esta reserva diminuir a cada ciclo menstrual. direita, veja como acontece a fecundao natural.

Depois da relao sexual, o esperma move-se desde a vagina, atravs do colo uterino e do tero, at a trompa de Falpio, onde um espermatozide fecunda o vulo dando origem ao zigoto.

12 anos
400 mil vulos

25 anos

45 anos
50 mil vulos

Uma vez por ms, um vulo solta-se do ovrio e entra num oviduto da trompa de Falpio.

32 Pro Teste 95 Setembro 2010

www.proteste.org.br

Na fertilizao in vitro, mdicos captam os espermatozoides mais aptos no smem do pai e injetam no vulo da me

Procedimento depende da causa


O tratamento depende da causa da infertilidade. Quando os exames no detectam anomalias corrigveis e a gravidez no surge, recorre-se fertilizao in vitro. Medicamentos Estimulam a produo de vrios vulos por ciclo. Usam-se quando os ciclos so irregulares ou h problemas de ovulao. H risco de mltiplos embries, cistos nos ovrios e, em casos raros, sndrome de hiperestimulao ovrica, com dores, dificuldade respiratria, vmitos e aumento de peso. Inseminao O esperma introduzido na cavidade uterina atravs de um cateter, durante a ovulao. , em alguns casos, a soluo para problemas de ejaculao, espermatozoides em nmero reduzido, com pouca mobilidade ou menos compatveis com o muco cervical. H casos em que a mulher tambm pode ter que tomar medicamentos para induzir a ovulao. Fertilizao in vitro Estimulados por medicamentos hormonais, os vulos deixam os ovrios e so capturados por aspirao. No smen do futuro pai, os mdicos selecionam apenas os espermatozoides mais aptos para a fecundao. Uma injeo certeira de espermatozoide no interior do citoplasma do vulo d incio ao desenvolvimento do embrio. utilizada quando os medicamentos e a inseminao no so o suficiente para resolver o problema. H risco de gravidez mltipla, com casos frequentes de gmeos ou trigmeos. O ciclo de tratamento dura, em mdia, 25 a 30 dias e, na ltima semana, a paciente deve ir quase diariamente clnica. Cirurgia Com um tubo flexvel munido de cmera, possvel remover cistos na cavidade plvica, tero e ovrios e desobstruir as trompas de Falpio. No homem, possvel, por exemplo, aspirar tecidos dos testculos para obter esperma. H risco, embora mnimo, de infeces e perfuraes.

Thinkstock/Getty Images

O zigoto divide-se repetidamente, enquanto se desloca para chegar ao tero. Primeiro, ele evolui para uma slida bola de clulas e depois para uma esfera oca, chamada blastocisto.

sus oFerece TraTamenTo


A Poltica Nacional de Ateno Integral em Reproduo Humana Assistida prev o apoio do Sistema nico de Sade (SUS) para o tratamento da infertilidade. Inclusive, a poltica nacional apoia a reproduo humana assistida a portadores de doenas genticas ou infecto-contagiosas, como Aids e hepatites virais, para que eles no transmitam esses problemas aos parceiros e filhos. J os planos de sade no so obrigados por lei a cobrir despesas com fertilizao. No particular, os preos* variam muito: inseminao artificial Fertilizao in vitro injeo de esperma no vulo R$ 2 mil R$ 8 mil R$ 10 mil R$ 7 a 9 mil (dependendo da tcnica)

Dentro do tero, o blastocisto implanta-se na parede uterina e transforma-se no embrio.

Ilustraes: Marcelo Hardt

Transferncia de embries

* Preos de referncia, no Rio de Janeiro em julho de 2010. Alguns consultrios oferecem descontos para grupos e tambm para novas tentativas (quando os procedimentos precisam ser repetidos).

www.proteste.org.br

Pro Teste 95 Setembro 2010 33

Proteste, Leitor
A nossA equipe
Mrcio Melo Servio de orientao por lei, todo produto tem garantia de, pelo menos, 90 dias contados a partir da compra.

Realmente estou muito agradecida pela interveno da PROTESTE, sem ela eu no teria conseguido entrar em contato com o Departamento Jurdico da Sony.

confiana ParTida

Lvia Castro Servio de orientao Ao mandar uma carta exigindo a entrega de um produto, faa-o por AR (aviso de recebimento) ou protocolo no estabelecimento e guarde cpia.

"tive que esperar quase seis meses para que trocassem meu notebook. Como demorou muito, optei pelo reembolso. no tive mais confiana para receber o mesmo produto consertado duas vezes.

contAte
O nosso servio de informaes quer ouvir voc. acesse www. proteste.org.br, entre em contatos e envie-nos sua mensagem. Por razes de espao, as cartas a serem publicadas podero ser resumidas. no publicamos mensagens que no estejam assinadas.

Troca levou seis meses


omprei um notebook Sony Vaio modelo VPC-CW13FB 4G e 320 GB 14" pela loja Submarino e ele veio com defeito de fbrica. Porm, eu s detectei o problema depois de passados sete dias do recebimento. Ele s vezes funcionava perfeitamente, s vezes no. Quando detectei o problema, telefonei para a Sony, que me indicou uma assistncia tcnica. Levei o aparelho assistncia tcnica indicada, mas eles me disseram que s vo me dar uma resposta em 30 dias. Fiquei insatisfeita porque precisava do computador URGENTEMENTE para trabalhar. Sendo assim, entrei em contato com a Sony via e-mail, mas s recebi respostas padro, que no atendiam aos meus questionamentos. Ento, liguei para o SAC da empresa e, aps alguns dias, me informaram que o notebook estava pronto. Mas o problema voltou. Por esses motivos, estou entrando em contato com a PROTESTE, para que me ajude. Alcineia de Oliveira So Paulo, SP

Aps inteRveno, A soluo:


A pRoteste entrou em contato com a sony requerendo a substituio do produto. em casos como este, o consumidor tem direito de ter o aparelho consertado, troc-lo por outro novo ou devolv-lo e receber 100% do que pagou por ele. nossa associada no confiava mais na empresa e preferiu ter o seu dinheiro devolvido para que pudesse comprar um computador de outra marca. A sony devolveu consumidora o valor pago. A pRoteste aplaude o esforo da associada Alcineia por fazer valer o seu direito, forando a melhoria dos servios de atendimento ao consumidor por desistir da empresa que no a atendeu de imediato, e estimular a concorrncia. sony, fica o nosso apelo para que melhore o atendimento ao cliente.

34 Pro Teste 95 Setembro 2010

www.proteste.org.br

As respostas da pRoteste para as suas dvidas e reclamaes


Minha tV no funciona Mais

comrcio eLeTrnico

Livros no foram entregues


omprei dois livros da empresa Tudo Online Comercial e Distribuidora pelo site da empresa, totalizando R$ 58,48. Realizei o pagamento com o boleto bancrio, no prazo estipulado, mas no recebi o material. Entrei em contato com a empresa, que sempre alega que teve problemas: chuva em So Paulo, fornecedores, finaceiros, que meu endereo no foi encontrado, etc. O que percebi que estou sendo enganado. Vocs podem me ajudar a solucionar este caso? Angelo Hungaro Ja, SP

30 dias em uso, 50 na assistncia

DICAS DA PROTESTE: verifique se a loja cobra frente. dependendo do valor e da localidade de entrega esta taxa pode ser zero. Muitas lojas virtuais disponibilizam um televendas que pode ser utilizado para compras pelo mesmo valor praticado na internet. Ligue e confira, caso no confie na compra pela internet.

DAniel syDoRAk neto De curitiba, pR, comprou um televisor que s funcionou por 30 dias. A tv ficou 50 dias na assistncia tcnica sem soluo do problema. Comprei uma tv de 42" da LG, que funcionou por aproximadamente 30 dias aps a data de compra e apresentou defeito, simplesmente no ligando mais. verifiquei com a LG a assistncia tcnica mais prxima e levei o aparelho at o local, dando entrada do aparelho para conserto. Cinquenta dias depois, o aparelho ainda no tinha sido consertado, por falta de peas. Um absurdo! Quero, ento, a troca do aparelho. a ProteSte notificou a LG, solicitando a troca do aparelho por um novo. a troca aconteceu prontamente, mas isto no minimiza o sofrimento do consumidor, que ficou tanto tempo sem usufruir de um produto que foi pago e com to pouco tempo de uso.

Aps nosso contAto, A soluo


A pRoteste notificou a empresa quanto falta de respeito com o consumidor e pediu a imediata devoluo do valor pago atualizado ou a entrega dos produtos adquiridos. A empresa entregou ao consumidor os produtos ofertados, mas o consumidor deve sempre ficar atento tanto com a confiabilidade da empresa no mercado quanto com os prazos informados. no informar um prazo para a entrega prtica abusiva.

agradecimenTo

Obrigado, PROTESTE!
muito reconfortante saber que podemos contar com uma organizao e com sua competente equipe para intermediar nossas demandas. Ns, consumidores, somos sempre a parte mais fraca e prejudicada nas relaes de consumo. Infelizmente, os nossos fornecedores de produtos e servios conhecem tal fragilidade e abusam do direito ao lucro mesmo com prejuzo de outrm. Por isso, me sinto muito vontade para dizer que, sem a intermediao de vocs, certamente ainda estaria me aborrecendo com a Samsung. Embora ainda no tenha sido resolvido o meu problema, liguei para a empresa e soube que houve uma tentativa de acordo. Aguardo por um final feliz. Desde j, apresento meus sinceros agradecimentos e satisfao em fazer parte dessa comunidade como associado, fiel leitor e aplicador de suas instrues. Roberto Rodrigues Vitria, ES

o cAso Do AssociADo
o associado Roberto comprou um aparelho de home theater da marca samsung, modelo Ht-Z320t/XAZ, que reteu o DvD dentro do aparelho j na quarta vez em que foi usado, no devolvendo o disco. o associado levou o aparelho para a assistncia tcnica, onde permaneceu por mais de 30 dias e no foi reparado por falta de pea de reposio. o associado tambm no conseguiu resolver o problema por meio do sAc da samsung. cansado de esperar e se sentindo lesado, ele entrou em contato com a pRoteste via nosso site, pedindo ajuda. A pRoteste analisou o caso e notificou a samsung pedindo para que o home theater fosse trocado.

www.proteste.org.br

Pro Teste 95 Setembro 2010 35

Proteste em Ao

PROTESTE comemora os 20 anos do CDC


Em evento no Salo Nobre da Faculdade de Direito da USP, entidade prestar homenagem a personalidades importantes para o nascimento do Cdigo de Defesa do Consumidor .
DIREITOS

PROTESTE firmou uma parceria com o Centro Acadmico XI de Agosto, entidade centenria representativa dos estudantes da Faculdade de Direito da Universidade de So Paulo, para marcar as comemoraes pelos 20 anos do Cdigo de Defesa do Consumidor. Como fruto dessa parceria, ser realizado, no dia 13 de setembro, no Salo Nobre da Faculdade de Direito da USP, s 19 horas, o lanamento da revista Turma da Mnica Superendividados. Nesse evento, que tem apoio da Faculdade Metodista, personalidades que contriburam para que o Cdigo de Defesa do Consumidor fosse aprovado e entrasse em vigor sero homenageadas. E a PROTESTE convida todos para aplaudirem: Antnio Hermann Benjamin, Jos Geraldo Brito Filomeno, Kazuo Watanabe; Daniel Fink; Rizzato Nunes; Geraldo Alckmin; Nelson Neri Jr.; Paulo Salvador Frontini e Zelmo Denari. O Salo Nobre da Faculdade de Direito da USP fica no Largo de So Francisco, 95. As inscries so gratuitas e podem ser feitas pelos e-mails: seminario@proteste.org.br ou eventosxideagosto@gmail.com.

O evento ser no dia 13/09, s 19h, no Largo So Francisco. Inscries por e-mail

mais sobre as comemoraes dos 20 anos do cdc em www.proteste.org.br/eventos-cdc-20-anos

eventos cdc 20 anos


Em tempo: a PROTESTE tambm estar presente na Alesp em setembro. Realizaremos uma palestra para o pblico em geral. E faremos um mutiro para a resoluo de problemas da populao em relao ao endividamento. Para mais informaes, visite nosso site.

36 Pro Teste 95 Setembro 2010

www.proteste.org.br

Divulgao

copos plsticos COPOS TERO SElO dE quAlidAdE


O inmetro acatou o nosso pedido e abriu uma consulta pblica para que os copos descartveis tenham certificao obrigatria. A m qualidade dos copos descartveis foi divulgada na PRO TESTE no 88, fev/10. Com a certificao, a PROTESTE espera que o consumidor tenha copos mais seguros, que no rasguem, deformem ou derretam quando receberem caf fervendo, por exemplo.

Associado PROTESTE tem sempre vantagens!


Descontos em todas as nossas publicaes:
De: R$ 99 Por: R$ 69
+ de 30% de desconto

Reviso de contrato questionada


Anvisa atende a pedido da PROTESTE e faz consulta pblica
TElEfOnIA
Silvestre Machado / Opo Brasil Imagens

Aprenda sobre seus direitos como consumidor!

De: R$ 99 Por: R$ 57
+ de 40% de desconto

No deixe de cuidar de seu maior bem: sua sade!

De: R$ 86 Por: R$ 69
+ de 15% de desconto

PROTESTE entrou com representao no Ministrio Pblico Federal para que sejam apuradas possveis irregularidades cometidas no processo de reviso que acontece a cada cinco anos dos contratos de concesso de telefonia fixa (Servio de Telefonia Fixa Comutada STFC), que entraro em vigor em janeiro prximo. A Anatel quer mudar a interpretao sobre a abrangncia do que o STFC (processo de telefonia) para incluir a banda larga. Isso altera o objeto do contrato de concesso e o aproveitamento e a regulao das redes pblicas, o que trar danos ao consumidor e ao patrimnio pblico. Pela forma proposta, o custo da assinatura bsica no cairia mais como autoriza a Lei Geral de Telecomunicaes. E haveria diminuio dos orelhes .

Coleo Guias Prticos: internet, Sade no Prato e Vena a depresso

Na compra de um livro, ganhe este prtico USB Hub

Ligue para:

(21) 3906-3800
Pro Teste 95 Setembro 2010 37

www.proteste.org.br

Horrio de atendimento: 9h s 21h

roteste.org.br www.p

S para Associados

Guia de Preos de Supermercado


Voc j pode consultar o Guia de Preos de Supermercados de 2010 no nosso site e descobrir onde vai fazer as melhores economias na hora de encher a despensa. Aponte seu navegador para www.proteste.org.br/guia-deprecos-2010, monte sua cesta personalizada e v s compras.

ADITIVOS ALIMENTARES: CONHEA MELHOR O QUE VOC COME

orieNtao
Thinkstock/GettyImages Thinkstock/GettyImages

Como evitar multas se a conta no chegou


s vezes as empresas atrasam a entrega das faturas na sua casa e voc corre o risco de pagar multas por vencimento sem ter culpa. Ns mostramos o que fazer para evitar esse transtorno em www.proteste.org.br/ direitos/entrega-faturaatrasada.

Thinkstock/GettyImages

aUXLio-DoeNa
Quandovoc sofre acidentes de trabalho ou pessoais que afetem a sua capacidade de produo, pode receber o auxliodoena. Saiba mais no udio em www. proteste.org.br/direitos/auxilio-doenca.

Voc sabe quais efeitos os aditivos alimentares realmente tm em seu organismo? acesse agora o nosso banco de dados disponvel em www.proteste.org.br/alimentacao/pesquisaaditivos e saiba o que voc est ingerindo.

Thinksto

yImage ck/Gett

Pro Teste
NDICE
estes so os artigos publicados pela prOTesTe nos ltimos 12 meses, do no 85 (out/09) ao 95 (set/10). Ao lado de cada item, esto o nmero e o ms da edio em que o artigo foi publicado. A abreviatura [TC] indica que a matria um teste comparativo. Todos os artigos podem ser consultados na ntegra (formato pdf) pelo associado em nosso site: www.proteste.org.br. assuNto A Acidentes de automvel Afogamento guas minerais [TC] Alcoolismo Alimentao na gravidez Amaciantes de roupas [TC] Anorexia Antisspticos bucais [TC] Aquecedores a gs Aspiradores de p [TC] Atuns [TC] Autorrdios [TC] AVC b Batatas congeladas [TC] Bebedouros [TC] Bicicletas infantis Blu-ray [TC] Bolhas Bolo, misturas para [TC] Bulimia C Cabelo, tinturas de [TC] Cadeiras plsticas Cibras Calor, problemas do Cmeras computador [TC] Caspa Celular, tarifas de Celulares GSM [TC] Celulite, cremes contra [TC] Cervejas [TC] Chs pretos [TC] Chs verdes [TC] Choque eltrico Computadores [TC] Conversores TV digital [TC] Cordo umbilical Copos plsticos [TC] Cremes anticelulite [TC] Cremes vegetais [TC] d Dentes, clareamento dos Desodorantes [TC] Detergentes [TC] para lava-louas [TC] DNA, exames de e Eletrodomsticos, descarte Energia, fontes renovveis Energia eltrica, economia Enxaqueca Ervilhas [TC] Escadas domsticas f Farmcias, preos em Feijes [TC] Ferros de passar [TC] Filmadoras [TC] Florestal, certificao Fraldas [TC] Frangos congelados [TC] Fumo g Geladeiras frost-free [TC] Gravidez, alimentao na h Hastes flexveis de algodo Hemorragias Home theaters [TC] HPV i Idosos N ms/aNo
o

87 88 95 89 92 95 90 92 87 94 88 95 92 89 95 85 94 89 92 90 93 87 88 86 86 94 88 91 86 87 91 91 91 93 92 94 88 86 90 91 90 91 91 89 94 86 89 95 93 89 93 90 88 87 95 89 87 87 95 92 92 90 85 88 85

dez/09 fev/10 set/10 mar/10 jun/10 set/10 abr/10 jun/10 dez/09 ago/10 fev/10 set/10 jun/10 mar/10 set/10 out/09 ago/10 mar/10 jun/10 abr/10 jul/10 dez/09 fev/10 nov/09 nov/09 ago/10 fev/10 mai/10 nov/09 dez/09 mai/10 mai/10 mai/10 jul/10 jun/10 ago/10 fev/10 nov/09 abr/10 mai/10 abr/10 mai/10 mai/10 mar/10 ago/10 nov/09 mar/10 set/10 jul/10 mar/10 jul/10 abr/10 fev/10 dez/09 set/10 mar/10 dez/09 dez/09 set/10 jun/10 jun/10 abr/10 out/09 fev/10 out/09

Impressoras laser [TC] 90 Infertilidade, tratamentos para 95 Internet security [TC] 79 Intoxicao 93 l Lanche para micro-ondas 86 Lava-louas [TC] 87 Lavanderias 94 Leites em p [TC] 89 Lentilhas [TC] 93 Ligaes de longa distncia, tarifas de 91 Ligaes internacionais 92 Liquidificadores [TC] 91 Lixo eletrnico 91 m Macarres instantneos [TC] 86 Mamadeiras [TC] 85 Mquinas foto digitais [TC] 88 Margarinas [TC] 90 Medicamentos, compra de 86 descarte de 90 preos de 93 Mis [TC] 91 Menopausa 87 Miopia, cirurgia de 93 Molhos prontos [TC] 94 MP4-players [TC] 89 Multiprocessadores [TC] 93 n/O Netbooks 86 [TC] 93 No-breaks [TC] 86 Olhos, cirurgia dos 93 p Parto 90 Peeling 93 Planos famlia para celular 88 Plstico 88 Pneumonia 86 Pratos semiprontos [TC] 80 Preos, Guia de 95 Presso arterial 95 Promoes supermercados 89 Protetores solares [TC] 87 q/r Queimaduras 92 Queijos cottage [TC] 94 Reciclagem no condomnio 92 Ressuscitao, manobras de 86 s Sacolas plsticas 93 SACs de celular 86 SACs de TV por assinatura 86 Salames [TC] 85 Shakes para emagrecer [TC] 88 Sono, distrbios do 85 Sorvetes de creme [TC] 95 Sucos de maracuj 85 Supermercados preos em 95 promoes em 89 T Tarifas de ligaes de longa distncia 91 internacionais 92 Telefones sem fio [TC] 92 Temperos prontos 93 Ttano 94 Tinturas de cabelo [TC] 93 TVs LCD 40" e 42" [TC] 92 TV por assinatura 94 w/x Webcams [TC] 86 Xampus anticaspa [TC] 94

abr/10 set/10 abr/09 jul/10 nov/09 dez/09 ago/10 mar/10 jul/10 mai/10 jun/10 mai/10 mai/10 nov/09 out/09 fev/10 abr/10 nov/09 abr/10 jul/10 mai/10 dez/09 jul/10 ago/10 mar/10 jul/10 nov/09 jul/10 nov/09 jul/10 abr/10 jul/10 fev/10 fev/10 nov/09 mai/09 set/10 set/10 mar/10 dez/09 jun/10 ago/10 jun/10 nov/09 jul/10 nov/09 nov/09 out/09 fev/10 out/09 set/10 out/09 set/10 mar/10 mai/10 jun/10 jun/10 jul/10 ago/10 jul/10 jun/10 ago/10 nov/09 ago/10

CoNsElho DIrEtor: Claudio Considera (presidente) EDItor rEspoNsvEl: Airam Lima Jr. (MTb 23629/SP) rEDao: Dhaniel Cohen, Tatiana Maia Lins, Aloisio Aguiar e Carol Herling (redatores); Marcus Vinicius Pinheiro e Deborah Curci (diagramadores). Colaboradores: Cristiane Crelier (textos) e Ana Lcia Pra (textos e reviso) INformao & sErvIos: Leonardo Diz (gerente) e Manoela Medeiros rea tcnica produtos: Srgio Mardirossian (coordenador), Alessandra Macdo (coordenadora tcnica), Priscila Grativol (supervisora), Alex Mesquita, Ana Gabriela Barroso, Carlos Eduardo Vieira, Daniel Barros, Dino Lameira, Fernanda Ribeiro, Laila Vilela, Leslye Martins, Manuela Dias, Marcello Sacco, Marina Jakubowski, Michelle Marques e Tnia Melo. rea tcnica servios: Hessia Costilla (coordenadora), Gisele Rodrigues, Janile Mariah, Vernica Dutt-Ross e Weberth Batista. planejamento: Carla Alexandre (coordenadora). pesquisa: Leonarda Dutra rElaEs INstItuCIoNaIs: Maria Ins Dolci (coordenadora), Polyanna Silva, Tatiana Queiroz, Patrcia Figueiredo e Elisangela Oliveira aDmINIstrao: Elisio Corra (gerente), Arthur Canuto, Cristiano Oliveira, Franklin Junior, Patrcia Aiane, Regiane da Silva e Sarima Aguiar Contact-Center: Ana Paula Rosa, Ktia Tavares (supervisoras), Adriana Saraiva, Alexandre Ribeiro, Aline Costa, Aline Quintino, Ana Carolina Moreira, Ana Meirelles, Carla Gomes, Carla Vasconcelos, Carolina Desidrio, Carolina Hidvgi, Cntia Cordeiro, Cintia Machado, Daniele Macedo, Danielly de Paula, Ftima Amaral, Joziane Costa, Karine Moreira, Lgia Azevedo, Luciana do

Carmo, Luciana Lima, Magno Vieira, Maria de Ftima Tiberio, Marina Calonga, Patrcia Ribeiro, Priscilla Duarte, Priscila Taylor, Rafaela Santiago, Raquel Carvalho, Raquel Dionizio, Rebeca Martins, Rosana Soares, Sheila Souza, Stefan Abrao, Tatiana Ferreira, Thiago Bias e Valria Pinto sErvIo DE INformao E orIENtao: Marcio Melo (gerente), Fabiane Arajo, Gustavo Gonalinho, Karla Prez, Lvia Castro, Mnica Costa e Patrcia Chaves INformtICa: Marcelo Foss (gerente). Desenvolvimento: Adriana Frana, Ana Carolina Ferreira, Jeferson Carneiro, Thiago Pontes e Victor Boisson Infra-estrutura: Edgard Simas (supervisor) e Mrcio Santos Internet: Maurcio Oliveira (supervisor), Diogo Rocha, Gabriella Bougleux, Tadeu Pereira e Wanderley Mayh Jnior sErvIos para o assoCIaDo: Luiz Carlos Ferreira (coordenador), Luciano Souza e Marcelo Machado proDuo E logstICa: Leandro Carvalho (gerente), Alessandro Pinto, Bruno Paradas, Cristina Boia, Julio Esteves e Luana Cavalcanti manuseio: William Arajo e William Campos CoNtrolaDorIa: Magno Azevedo (gerente), Elisangela Oliveira, Leonardo Arajo e Tauana Flix rECursos humaNos: Alessandra Farias (gerente), Ana Paula Grivet, Joana Mucciolo e Patrcia Flix markEtINg: Sandro Leo (gerente) e Luciene Alvarez assEssorIa DE ImprENsa: Vera Lcia Ramos tel: (11) 5085-3590 imprensa@proteste.org.br PRO TESTE uma publicao mensal (exceto em janeiro) da PROTESTE Associao Brasileira de Defesa do Consumidor. O associado entidade recebe a revista.

A PROTESTE... foi declarada Organizao da Sociedade Civil de Interesse Pblico em 3/12/2003. membro pleno da Consumers International (CI), organizao que congrega associaes de consumidores de todo o mundo para a cooperao em atividades em prol dos direitos dos consumidores. faz parte da International Consumer Research & Testing (ICRT), organizao independente que congrega associaes

de consumidores de todo o mundo para a cooperao em testes comparativos. Anuidade 2010: R$ 149,00 (incluindo DINHEIRO & DIREITOS: R$ 222,00) Rio de Janeiro: Av. Lcio Costa, 6420 sls. 101 a 106 Barra da Tijuca CEP 22630-013 So Paulo: R. Dr. Bacelar, 173 cj. 52 Vila Clementino CEP 04026-000 Impresso: Esdeva R. Esprito Santo, 95/117 Juiz de Fora MG tiragem desta edio: 268.000 exemplares

sua associao
Quando voc se associa PROTESTE, est se filiando a uma ONG, um movimento de defesa do consumidor independente, com direito a receber uma revista diferenciada das demais (que no vendida em bancas nem contm publicidade) e contar com nosso apoio para orientar e intermediar seus conflitos de consumo. Portanto, voc no assina uma revista, j que no somos uma editora. Por sermos uma associao, as suas anuidades sero cobradas regularmente, sem comunicao antecipada, at a sua manifestao em contrrio, conforme nosso compromisso com o associado.

www.proteste.org.br

Pro Teste 95 Setembro 2010 39

You might also like