You are on page 1of 3

KIERKEGAARD 3

Crtica a Hegel:

A existncia no se aplica por um sistema lgico Reala a importncia da subjectividade, individualismo contrapondo com o objectivismo e abstracto de Hegel. No pensamento objectivo no h comunicao porque s se analisa a si prprio. O pensamento abstracto de Hegel anula a existncia. Kierkegaard prope uma lgica alternativa. Hegel ignora o tico e o religioso. Para Kierkegaard no h sistema possvel para explicar a existncia. Para Hegel: a) A realidade a totalidade e esta a ideia. b) A realidade totalitria a ideia universal, uma realidade eterna. No se pode ter um pensamento objectivo mas subjectivo. H coisas que no se explicam, s vivendo-as. A verdade no pode ser universal porque depende da existncia de cada. Posso esquecer ou negar qualquer coisa menos o eu. O meu interior e o exterior a mim so coisas diferentes contrariamente a Hegel. Hegel: v a religio como um absoluto. Kierkegaard: no se pode mediatizar o absoluto cristo. No sistema de Hegel no temos comeo nem concluso. A verdade particular, a existncia a verdade. O destino no est predefinido. O pensamento constri-se em funo da existncia. Construiu o seu pensamento consoante a sua existncia, construiu a sua filosofia consoante o seu viver. A verdade no universal, cada um tem de encontrar a sua verdade. Tem de haver um imperativo moral que constitua um todo uno sendo apenas uma expresso da existncia de cada um. A verdade um movimento. A verdade s tem sentido se a vivermos. O pensamento nunca absoluto por estarmos em constante movimento existencial. A subjectividade a condio da verdade e a existncia sua necessidade. Os requisitos da existncia so a verdade e a paixo. Viver lutar contra o pensamento porque se penso no vivo e se vivo no penso. Mas para existir tenho de pensar, eis o paradoxo.

Existncia Subjectividade singular:

Estdios Estdio esttico:


Vive-se em constante tenso. O desejo dirige-nos. O objectivo o prazer mas este inatingvel o que remete para um desespero.

Este resultado leva passagem para o estdio tico. o estdio do sedutor que vive no momento. O fsico decisivo neste estdio.

Estdio tico:
O dever domina. Toma-se conscincia da importncia da moralidade. O casamento torna-se uma obrigao justa. O dever torna-se uma auto-escolha em que o homem se torna numa pessoa. Estdio da abstraco. O indivduo torna-se uma generalidade para poder actuar segundo o dever. A prpria pessoa torna-se o homem geral. O dever vem do nosso interior. A aco por dever tem em mira a felicidade. Logo quando no se atinge a felicidade o dever desmorona-se. Ao cair na generalidade tica, o homem perde-se no plural por esquecer o indivduo que . Como requer o geral acaba por no resolver todos os casos problemticos. O colapso do estdio tico leva passagem para o estdio religioso. A tica o arrependimento, com este afirmo-me e nego-me (ao negar a minha aco) logo, contraditrio, um impasse. Frente ao pecado a tica arruna-se e cai no particular.

Estdio religioso:
Domina a f. No se pode incluir a razo porque um campo de paradoxos. Tem lugar a esperana e o eterno. Admitimos a nossa culpabilidade; aceitamos o sofrimento e esperanamo-nos na f. O desespero j no tem lugar aqui. A salvao a f, esta o contrrio do pecado. Reconhece-se a dependncia para com Deus. Esperana + crena = f. A f torna-se um pecado porque no racional.

Angstia e desespero:
Angstia e desespero esto automaticamente ligados vida. A possibilidade de escolhas na vida tem uma patente negativa, isto , leva-nos ao desespero. A liberdade do desejo leva angstia. Ter de realizar o eu leva angstia. A salvao do desespero a negao do finito remetendo-se para a f, temos aqui temos um paradoxo. O desejo a dialctica, a porta da transcendncia. Temos de passar pela angstia e desespero para aceder salvao. Quem se vira contra Deus no cura o desespero e vive numa falsa despreocupao.

Dialctica e paradoxo:

A sua dialctica inclui contradies, estas so necessrias e levam a paradoxos. A sua dialctica convm problemtica do existente. Hegel: contradio separada. Kierkegaard: angstia que leva a uma contradio constante. O paradoxo essencial na existncia. A f angustiante por ser incerta. Hegel: une o homem e a natureza. Kierkegaard: descreve-os como separados e levados a unirem-se s pela f. A dvida no interroga e existncia da f mas pe em causa a f como meio para a salvao.

Significado da obra:
Solues racionais e abstractas no so a chave da salvao, esta ser permitida pela f. Apresenta um mtodo de vida, um mtodo prtico. O ponto de partida o indivduo, este ir se procura na f. Ele no aponta para uma filosofia de vida mas para um mtodo existencial. O indivduo a realidade concreta. Filosofar ter uma viso geral que obrigatoriamente nos leva a considerar os existentes. Apela importncia da diferena existencial. Viver ir sendo, a vida no definida.

You might also like